Como gerenciar pensamentos negativos
Psicologia Positiva 22/09/2016

Como gerenciar pensamentos negativos

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Somos maioritariamente aquilo que pensamos numa base consistente. Este é um princípio extraordinário, pois podemos intencionalmente construir e desenvolver pensamentos que nos sirvam e cumpram os nossos objetivos de vida. A não ser que não consigamos. E, quando não conseguimos, ou quando somos invadidos por pensamentos negativos, intrusivos e indesejados, tudo se complica. Podemos ficar vítimas dos nossos próprios pensamentos, e vermos a nossa qualidade de vida diminuir drasticamente.

Quando os pensamentos negativos tomam o controle de grande parte dos nossos recursos mentais, o sofrimento psicológico pode tomar várias formas, como ansiedade, depressão, fobias, ataques de pânico, preocupação excessiva, ruminações, obsessões, medos, entre outras.

No artigo: Como os seus pensamentos criam a sua mente?, expliquei como se formam os padrões mentais que regulam a nossa vida, que influência consciente podemos ter nesse processo, e o que fazer para termos o controle dos nossos pensamentos e evitar sermos prejudicados pelos pensamentos negativos que nos passam na mente. Para que esta abordagem surta efeito, importa ficar ciente do seguinte pressuposto:

“Não acreditar em tudo o que pensamos.”

Na base de grande parte dos problemas emocionais e problemas psicológicos que nos afetam, está a incapacidade de não termos consciência da frase colocada acima. Se você ficar ciente que nem tudo o que pensa é real, nem tudo o que pensa tem de acontecer como lhe surge na mente e que não tem de seguir ou realizar os conteúdos de alguns dos seus pensamentos, isso, permitir-lhe-á criar o distanciamento suficiente para mudar um pensamento negativo para um pensamento positivo.

Se você conseguir quebrar a ilusão de julgar que é os seus pensamentos negativos, fica livre para poder libertar-se dessa angústia e criar o hábito de avaliar o que pensa, e se aquilo que está a pensar se justifica, se tem relevância, se lhe serve, se é importante, se deve ser descartado, e assim sucessivamente.

A dor emocional advinda da autocrítica negativa, ansiedade, depressão, preocupação e outros hábitos mentais negativos é comum a todos nós. Essas emoções podem ser-nos úteis, como todas as outras emoções elas têm o seu lugar como possíveis sinais de que algo está errado, ou algo está a acontecer na nossa vida que não gostamos ou nos prejudica. Mas, em excesso, essas emoções são simplesmente avassaladoras e certamente não nos farão bem.

Liberta-se de pensamentos negativos

A seguir apresento 5 passos que você pode aplicar quando se encontra numa situação em que os seus hábitos de pensamento negativo estão a provocar sofrimento:

RECONHECER

Reconheça as emoções ou pensamentos que o incomodam. Observe sem julgamento. Depois constate o fato, ou seja, verbalize o que está a pensar ou a sentir. Por exemplo, “Estou a pensar que a vida é injusta.” ou, “Estou a sentir-me revoltado.” ou “Sinto-me desprezado.” Declarar o que pensa ou sente pode tornar os pensamentos mais gerenciáveis e provocar alívio. “Ah, então é isso que está na minha mente.”

Você pode até perceber que os seus sentimentos dolorosos desaparecem passado pouco tempo. O ato de declarar, permite separar-se da sua angústia. Sente-a, mas tem a capacidade de não ficar “colado” a ela, sendo capaz de orientar a sua atenção para pensamentos que podem melhorar o estado em que se encontra.


CERTIFICAR, ACEITAR, PERMITIR

O próximo passo é certificar-se da sua angústia e aceitá-la como a sua realidade atual. Aceitar o seu estado negativo não significa que você gosta de estar nessa condição, nada disso, significa que você é capaz de colocar estes conteúdos mentais desagradáveis à sua frente, ficar com eles, dar-lhes atenção, ao invés de permitir que eles inconscientemente invadam todos os seus sentidos e espaço mental. Você pode dizer para si mesmo, por exemplo, ” Sim, eu estou preocupado com a possibilidade do meu relacionamento terminar.”

INQUIRIR E INVESTIGAR

Nesta fase do processo, você pode usar a sua curiosidade natural para descortinar mais profundamente a sua aflição e angústia. Você pode questionar-se:

  • O que desencadeou este meu sofrimento atual?
  • Quando é que já me senti assim antes?
  • Que pensamentos, sentimentos e sensações estão ligados ao meu estado atual?
  • Quão realista é o meu pensamento?
  • Há ações que eu poderia tomar para mim ou para outra pessoa, que ajudassem?
  • O que eu preciso fazer?
  • Para que pensamentos importa orientar a minha atenção?

Inquirir e questionar permite que você trabalhe positivamente o seu pensamento negativo. Permite que se coloque no lado da solução ao invés da vitimização.

NÃO PERSONALIZAR

Você não é os seus pensamentos negativos, sentimentos dolorosos e sensações desagradáveis. Em vez de se identificar com eles, você pode mentalmente “deixá-los ir” e vê-los a desaparecer como se fossem automóveis a passar à porta de sua casa. Se isso não for suficiente, devido à elevada intensidade dos mesmos, importa perceber que os pensamentos são apenas isso mesmo, pensamentos, e que você pode estar preocupado ou a sentir-se angustiado, mas mesmo assim, consegue organizar o seu pensamento de forma a orientar ações que possam minimizar a dor, ou que o retorno das suas ações possam fazê-lo sentir-se melhor.

Neste processo, o que faz todo a diferença é você não personalizar, não se resumir ao seu sofrimento emocional ou pensamentos negativos. Você é muito mais que isso. No momento em que se sente perturbado pelos seus pensamentos, você continua a ser a pessoa que quer melhorar ou que tem consciência que não gosta de estar como está. Lembre-se do primeiro pressuposto: “Você não é aquilo que pensa.”

AUTOCOMPAIXÃO

Autocompaixão significa ter alguma amizade, generosidade e simpatia por você mesmo. Não é autopiedade, mas sim um reconhecimento e aceitação da sua humanidade, da sua imperfeição, e da sua capacidade para o sofrimento.  No fundo, é aceitar a sua condição de ser humano. É empatia com você, do mesmo jeito que tem para o seu melhor amigo ou parceiro. Você pode dizer para si mesmo: “Tudo fica mais difícil quando penso e me sinto neste estado.” A aceitação  da nossa condição enquanto ser humano, surte o mesmo efeito que o abraço de uma mãe tem quando reconforta o seu filho.

Estes passos podem não funcionar para todas as condições se a pessoa já tiver um padrão mental negativo demasiado instituído, e com isso possa ter desenvolvido algum transtorno psicológico. Mas acredito ser incrivelmente eficaz em muita situações e para muitas pessoas. Como eu digo no meu livro, Como Mudar a Sua Vida Para Melhor:

Dica: Quanto mais compaixão e aceitação você tiver com o seu pensamento negativo, mais fácil será dissolvê-lo e seguir em frente.”

Abraço,

Miguel Lucas

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Comentários
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Rafael Danigno

Interessante, Miguel! Acho que temos que parar sempre para analisar o que está acontecendo em nossa mente, já que dizem que tudo acontece ali primeiro! Recentemente escrevi um artigo bem complementar ao seu, iria adorar ter um feedback!

http://rafaeldanigno.com.br/lideranca/saiba-se-liderar/

Abraços!

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RICARDO RJ

Mais um artigo objetivo e muito enriquecedor para todos nós.Valeu Miguel!

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Bruno

Olá Miguel, gosto muito dos seus textos são muito bons. Eu vou começar uma mudança de hábito radical, eu pesquisei na internet e encontrei um método interessante que se chama ” Técnica dos 21 dias”, você conhece esse método? Eu gostaria de saber se ele funciona de verdade porque tenho uns maus hábitos que atrapalham a minha rotina.

E sobre os pensamentos negativos eu acho eles uma coisa desnecessária que nossa mente traz, eu já fui mais negativo mas sabe o que eu fiz pra mudar? Eu mudei principalmente o estilo de música que eu escutava, pode até parecer bobagem mas música de revolta com teor negativo influenciavam muito no meu comportamento e no meu estilo de vida, não era saudável. Hoje eu sou um homem que procura a paz e a tranquilidade, meu bem estar é importante e vou fazer de tudo pra viver bem e também ser uma pessoa positiva a ponto das pessoas reconhecerem isso.

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Cristiano

Eu tenho pensamentos obssessivos, e tomo depaxan e apraz mas as vezes entro em pensamentos q nao consigo sair e quando acontece isso, eu entro nesse saite leio sobre algum assunto do qual eu estou sentindo e concerteza eu consigo me corrigi, esquece aquilo que me faz mal. Vcs são 10 não vivo sem esse saite estão de parabéns.
Ja me tiraram de cada pensamento ruim e obssessivo que eu achei q nao ia conseguir superar.
Eu so tenho a agradecer por este saite e que deus os ilumine pq estão nos ajudando muito de mesmo.
Sou fã de vcs obrigado de <3

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viviane

Maravilhoso !!! Não existe outra palavra principalmente para quem sofre de transtornos.

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João

Olá Miguel – encontrei hoje o seu site e tenho lido aguns temas muito interessantes! Parabéns pelo trabalho que com ceretza tem ajudado muitas pessoas. Eu mesmo tenho passado por algumas crises de depressão e pânico muito intensas. Tenho uma família maravilhosa que precisa de mim e isso me deixa mal pois sei o quanto eu preciso ser forte. Tenho muitos sentimentos de inutiilidade e caos devido ter trabalhado em alguns projetos e estes não deram certo, por isso hoje estou procurando outro trabalho….o que percebo é que posso dormir bem à noite, mas pelas manhãs quando acordo a situação fica muito ruim. Tais transtornos ocorrem geralmente pela manhã ? É normal isso ? obrigado

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Luna

Oi João, você está passando por um momento de busca, no que eu sou bom? o que eu poderia fazer bem feito? Mas existe um grande medo de fracassar, então essa decisão precisa ser bem pensada e não mais uma tentativa frustrada. Por isso as manhãs são tão difíceis. O período da manhã nos obriga a tomar uma atitude, seja procurar um novo emprego ou voltar a estudar ou mudar de cidade ou colocar em prática um projeto a muito tempo engavetado. É muito normal, não encaro isso como um transtorno. Por exemplo, pessoas que odeiam o seu trabalho mas não o deixam porque precisam do salário, sair da cama pela manhã é a pior parte do dia, pior até do que a hora em que chegam no trabalho. Quero te tranquilizar que todos nós em certo momento da vida passamos por esses questionamentos as vezes eles se resolvem sozinhos ou com a ajuda de amigos e familiares, mas se já está durando meses e você sente que estes sentimentos o impedem de ir em frente é hora de procurar um profissional – psicólogo, psiquiatra, terapeuta – para que ele te ajude a encontrar novamente o teu caminho. Grande abraço.

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amor de volta

SIMPATIA PRA PESSOA AMADA SE ARREPENDER E VOLTAR LEIA SOZINHO
porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo,
mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece.
Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou.
A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou!
AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria
de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você
mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te
INVOCO para que Desenterre mk de onde estiver ou com quem estiver e faça ela ME telefonar ainda
hoje, Apaixonada e Arrependida, desenterre tudo que esta impedindo que mk venha para MIM,
afaste todos aqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ela mk não pense
mais nos outros… mas somente em MIM. Que ela ME telefone e ME AME.
Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).
Publique esta simpatia por três vezes, basta copiar e colar por três vezes em in forum
diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa,
beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama,
algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior
choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor.
Deus vai lhe abençoar e sua vida não será mais a mesma

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Darlan

E aii Miguel . Gostei muito do seu Artigo . Me ajudou muito a gerenciar meus pensamentos de forma positiva . tenho 19 anos . Obrigado por tudo !

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carmen Dellazzari

Foi boa a leitura.Ajudda bastante.Tenho pensamnetos obsessivos á respeito de meu marido, que realmente tem muitas dívidas e tira o meu dinheiro para pagr.ele também tem amante e filha.Ele diz que sou paranóica , pois não tenho prova, mas já vi eles juntos de lomge.

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Carmem

Doutor Miguel bom dia. Já passei um email sobre isso e você não respondeu. Estou frustrada, decepcionada,desiludida com algo que você escreveu. Desisti de fazer o curso, ler os artigos e achar que tenho uma chance,uma esperança para ser mais feliz. Neste artigo Como gerenciar pensamentos negativos, no último item Auto compaixão, no último parágrafo você diz:

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Tiago

Viva Miguel !

Tenho uma crença que é a seguinte: "A ansiedade e os ataques de pânico são perigosos para a saúde física." Compreendo que só o simples facto de ter esse pensamento aumenta a ansiedade, os próprios sintomas, o que me faz ter mais regularmente ataques de pânico. A minha dúvida é : Até que ponto a ansiedade influência o estado de saúde física? É verdade o que penso acerca da ansiedade? Até que ponto é ou não verdade a minha crença?

Obrigado Miguel. Tens um excelente blog.

Aproveito também para te fazer um pergunta pessoal: A área da dependência química nunca te deslumbrou ?

Um grande abraço

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