Alcançar objetivos: comece todos os dias como um vencedor
Motivação 22/09/2016

Alcançar objetivos: comece todos os dias como um vencedor

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


No caminho para o sucesso, assim como para a manutenção dos resultados desejados, a quantidade de energia, confiança e dedicação que injetamos nas nossas ações são a pedra basilar. Os vencedores têm o hábito de fabricar as suas próprias expectativas positivas em antecedência aos acontecimentos. Existem algumas características comuns às pessoas de sucesso, como por exemplo, níveis elevados de energia, grande mobilização de recursos, grande capacidade de mostrar que estão no topo das coisas e nada pode detê-los em busca do seu objetivo.

Alguma vez você já presenciou pessoas que são exímias em alcançar os objetivos a que se propõem? Certamente pode verificar que são pessoas com enorme confiança e uma firme convicção de que não importa o que encontram pelo caminho, pois estão focados e determinadas a terem sucesso.

Quando adotamos a mentalidade de um vencedor tendemos a ser mais criativos, aumentando a chance de nos tornarmos bem sucedidos. A explicação lógica é que com uma autoconfiança elevada, isso permitirá que todas as suas ações e recursos fiquem alinhados, construindo uma forte convicção de que você terá sucesso. Eu pretendo ajudá-lo a construir essa forte convicção.

Quero transmitir-lhe ideias e conceitos que o coloquem num estado de espírito elevado, que aumentem as suas chances de ter uma vida incrível e alcançar o seu pleno potencial. Para começar todos os dias como um vencedor, pondere aplicar algumas das dicas que apresento:

1. Defina um objetivo específico e poderoso que dependa de você mesmo

Um objetivo não passa disso mesmo, é apenas um objetivo. Mas uma meta poderosa é um objetivo que nos aumenta o impulso para a ação e excitação de vida. Ela torna-se viva e muito presente na nossa mente. A nossa mente é ávida em estímulos. Sempre que nos propomos a algo do qual possamos antecipar prazer e satisfação, cria-se uma enorme força de vontade que nos dirige para caminhos que permitam atingir as emoções que queremos vir a sentir no futuro. Não se esqueça, enquanto seres humanos, somos seres emocionais, procuramos sempre uma emoção que nos reforce o esforço realizado.

A meta poderosa uma vez estabelecida, faz com que encare cada novo dia com mais energia. É quase como se conseguisse cheirar, saborear e senti-la. Forma-se uma imagem muito clara na sua mente. É como se tivesse um post-it colado na frente do seu monitor ou no tablier do seu carro, em que lhe relembra aquilo que quer muito fazer e é prioritário.

Crie um “filme mental”  das suas metas, e veja-o na sua mente quantas vezes quiser e quando quiser. Seja a figura principal desse filme, capacite e dê habilidades à sua personagem.

 Walt Disney disse: ” Se você pode sonhar, pode fazê-lo.”

Uma meta poderosa é um sonho com um prazo determinado. O prazo em si mesmo, motiva-o. As pessoas que estabelecem metas poderosas, começam a viver com um propósito. Elas sentem-se energizadas na sua vida e sabem para onde canalizar a sua energia.

Como é que você pode saber se estabeleceu uma meta suficientemente desafiante, poderosa e realista? Para se certificar disso, observe o efeito que a sua meta teve em si. Não interessa o que é essa meta. É o que a meta faz acontecer em você que mais importa.

Ao estabelecer a sua meta poderosa leve em consideração 3 factores importantes para o sucesso:

Estabeleça metas o mais específicas possível. Um objetivo específico tem uma hipótese muito maior de ser realizado com sucesso comparativamente com um objetivo generalista. Para definir um objetivo específico você deve esforçar-se por dar resposta às seis perguntas seguintes:

  • Quem: Quem está envolvido?
  • Qual: O que eu gostaria de realizar?
  • Onde: Identificar uma localização.
  • Quando: Estabelecer um calendário.
  • Quais: Identificar necessidades e limitações.
  • Por que: razões específicas, propósito ou os benefícios de se realizar a meta.

Estabeleça objetivos preferencialmente que dependam de si. Estar dependente de outros ou de circunstâncias das quais você não temo qualquer tipo de controle, irá colocá-lo numa situação vulnerável. Os objetivos que dependem de si permitem:

  • Que se mantenha comprometido
  • Que não se desculpe com os fatores externos ou com os outros
  • Que se mantenha focado nas sua capacidades, competências e habilidades necessárias para a execução do objetivo

Estabeleça objetivos que possam ser mensuráveis, em que possa verificar o seu progresso. Estabeleça critérios concretos para medir o progresso em direção à realização de cada objetivo que você definiu. Quando você mede o seu progresso, você fica no caminho certo. Alcançar a sua meta nas datas estabelecidas é experimentar a alegria da conquista que direciona você a dar continuidade ao esforço necessário para atingir aessa meta. Para determinar se o seu objetivo é mensurável, faça perguntas como:

  • Em quanto tempo quero atingir este objetivo?
  • Quando quero cumprir este objetivo?
  • Como vou saber quando estará cumprida?

Exemplo: “Eu pretendo perder cinco quilos no espaço de 3 meses, para que isso aconteça vou iniciar uma dieta e exercício físico na próxima semana pois quero sentir-me com confiança e orgulhoso do meu corpo”.

2. Alinhe os seus comportamentos com o objetivo

À primeira vista este princípio pode parecer óbvio. Mas se refletirmos um pouco mais, podemos verificar que na azáfama da nossa vida nem sempre o levamos em consideração, e que consequentemente isso aciona a autossabotagem. Vamos Investigar um pouco. O que é essa coisa que você chama de vida?

  • É a soma de todas as suas experiências.
  • São as suas circunstâncias, os seus relacionamentos e os seus eventos memoráveis.
  • É o culminar das suas ações.

A sua vida é a soma de todos os resultados externos que se iniciam a partir dos seus pensamentos, em que maioritariamente você se foca. Deixe-me clarificá-lo. A nossa vida não são as nossas intenções, as nossas esperanças ou até mesmo os nossos sonhos, porque todas essas coisas são apenas conteúdos do pensamento, não estão materializadas.

Não quero dizer que todas as nossas intenções, esperanças e sonhos não tenham valor. Certamente que têm. No entanto, se nada disso se realizar, se não se materializar em ações, não passam de vãs ilusões. E, como isso, a vida pode tornar-se vazia, pode tornar-se frustrante, levando-nos à insatisfação geral. Isto verifica-se quando percebemos que os nossos sonhos não se tornaram realidade ou quando os nossos comportamentos nos encaminharam para uma vida que não gostamos. Por um lado, não conseguimos ser coerentes com as nossas intenções, e por outro, não conseguimos implementar comportamentos que nos conduzissem à materialização dos sonhos de vida.

 A Reter: A vida é o resultado do que fazemos e não do que ilusoriamente dizemos querer fazer, esperar fazer, ou sonhar fazer.

Por exemplo, é muito comum ouvirmos dizer coisas do género: “O António é uma pessoa de bom coração. Mas ele acabou por fazer um monte de erros estúpidos na sua vida.” É um sentimento bom, mas isso não muda a vida do António.

A reter: A sua vida é o que você faz ou fez  e não o que você desejou ter feito.

3. Visualize o que deseja alcançar

A sua imaginação é o limite. A visualização faz uso da imaginação para que possamos simular de forma mais real possível aquilo que pretendemos que se realize no futuro. Não basta visualizar o que você pretende para tornar os sonhos em realidade. A visualização pode ser considerada uma habilidade que estabelece forte relação com a imaginação (capacidade de planejar e simular resultados), com a motivação e com outras habilidades cognitivas, que em psicologia damos o nome de funções executivas. Ao você visualizar o que deseja alcançar, a sua visualização funciona como promotora dos seus resultados. Na verdade a visualização vai ser o combustível para as outras funções executivas, e todas em associação permitem a estruturação de ações para obtenção daquilo que deseja.

A saber: Funções executivas, referem-se à capacidade de engajamento em comportamentos orientados a objetivos, realizando ações voluntárias e auto-organizadas.A capacidade de orientar as imagens, de filtrá-las e canalizá-las no sentido de construir cenários que se aproximem da realidade e, consequentemente motivar-nos e incentivar-nos à sua persecução joga um papel fundamental enquanto potenciador da visualização.

“Sonhe sonhos grandiosos e, naquilo que sonhar, nisso você se tornará.”  – James Allen


Toda a realização começa na mente. Portanto, o que você visualiza na sua mente é aquilo que o influencia, é aquilo que o orienta e conduz, ou não, aos resultados desejados. Escolha conscientemente (Palavras, pensamentos e imagens) o que pretende criar na sua mente para que possa igualmente concretizar-se no mundo real.  Se você acerta no seu alvo ou não, é em grande parte dependente da clareza das imagens criadas na sua mente. De acordo com esta perspectiva, importa levantar uma questão:Quão nítida é a sua visão relativamente ao que deseja obter?

4. Planifique e construa a estratégia para o sucesso

Um objetivo sem um plano de ação orientado para o resultado, é como pedalar numa bicicleta com os pneus vazios. Depois de estabelecer um objetivo, estabeleça um plano: Se você está no sul e quer caminhar para uma cidade a norte, não basta começar a caminhar, tem de certificar-se que está a dirigir-se para o norte. Depois em que tipo de veículo pretende viajar, que tipo de estradas ou caminhos pretende escolher, quantas vezes vai parar para descansar?

Desenhe o seu plano de “ataque”, estabeleça uma estratégia bem definida daquilo que necessita para cumprir o seu objetivo. Coloque-se em terreno e seja você a tomar a iniciativa dos seus movimentos e ações. Ficará surpreendido com o número de vezes que vai virar a sua vida do avesso. Estabeleça sempre os seus objetivos alinhados com aquilo que pretende alcançar e nunca apenas levando em consideração o que pretende evitar.

Estabeleça os objetivo de forma positiva. A partir desse ponto, pergunte-se do que necessita para se preparar para a “luta” no sentido de aplicar os seus conhecimentos, habilidades, competências, forças e virtudes. Foque-se no que tem de bom, foque-se naquilo que possui e que pode tornar-se numa vantagem para alcançar o sucesso.

O nosso cérebro organiza-se sempre no sentido de formular as ideias de acordo com as indicações que lhe transmitimos. Se lhe transmitimos uma indicação específica clara e orientada para algo, a nossa atenção sobre isso expande-se. Todos os recursos disponíveis são mobilizados para fazer cumprir a ordem dada. Ao estabelecermos a ordem temos de ser cautelosos quando e como a formulamos. Três princípios devem estar presentes:

  • Especificidade
  • Clareza
  • Orientação

Com estes três princípios em mente, tente formular a estratégia. A estratégia é a definição de como os recursos serão alocados para se atingir o objetivo. Estratégia, significava inicialmente a ação de comandar ou conduzir exércitos em tempo de guerra. Por exemplo, uma virtude de um general era conduzir o seu exército à vitória. Assim você deve fazer nas “ordens” que dá a si mesmo. Dê indicações concretas e objetivas para que o seu cérebro o conduza à vitória.

campeão

5. Aumente a sua motivação a cada novo dia

A  motivação é primordial se você quer ter um bom desempenho em algo que você faz ou pretende alcançar. Essa força, intenção, energia, vontade ou aquilo que você gosta de apelidar, vem de dentro, tem de pertencer-lhe e viver dentro de si. Ninguém vai ser capaz de influenciá-lo se você for resistente, por isso, a sua motivação é algo que depende de você. Quero dizer-lhe que é possível aprender a criar e a manter o impulso durante tempos difíceis.

Você é a força motriz capaz de manter-se no caminho para o êxito, as outras pessoas podem ajudar, mas no final você detém o poder. Se não aprender como caminhar durante os tempos difíceis, e a enfrentar de forma tenaz as adversidades e os contratempos da vida, terá perdido antes mesmo de começar.

Por vezes, a motivação é temporária ou completamente inexistente. Você pode ter-se sentido animado para começar alguma coisa, pode ser que até tenha feito algumas coisas, para depois, passado algum tempo acabar por desistir.

Quanto mais você pensar em algo positivo, melhor a chance disso tornar-se numa realidade. Mantenha o seu objetivo bem claro e definido na sua mente. Se você quer que algo se realize, como por exemplo sentir-se bem, deve perspectivar que coisas gosta de fazer que lhe dão prazer e satisfação. Em seguida deve focar-se nisso, ter isso presente na sua mente em forma de imagens.  Construa um conjunto de lembretes.

Por exemplo, colocando palavras de incentivo agendadas no seu celular, ou escrevê-las numa folha e colocar na porta do seu quarto, pode relembrar-se antes de ir deitar-se e logo pela manhã antes de sair de casa. Se é algo que você quer que aconteça, deve orientar-se em consciência e não apenas por aquilo que sente (principalmente se forem sentimentos negativos que nessa altura prevaleçam). Faça um plano para dar um pequeno passo todos os dias no sentido de aproximá-lo da realização desejada. Estes pequenos lembretes e ações promovem a sua motivação. Não fique frustrado com o fato de isso ainda não ser uma realidade e continue a focar-se no quão bom será quando lá chegar.

6. Adapte-se às mudanças

Quando você abraça a impermanência da vida, você torna-se mais capaz de reconhecer o tipo de relacionamento que quer, que coisas o reforçam, que valores o orientam, que objetivos mexem consigo, o que gosta de fazer para sentir-se bem. Os motivos que o engrandecem. Que tipo de trabalho ou carreira está mais em sintonia com os seus talentos. E, você desenvolve um autoconhecimento que lhe permite saber que ações podem contribuir para um futuro positivo.

Muitos de nós durante a nossa vida vamos tendo desejo de mudar algo, criar um novo hábito, traçar resoluções no novo ano. Mas será que você é proficiente na implementação das ações que possam promover esse desejo de mudar? Será que reúne informação e estratégias adequadas no sentido de certificar-se que está minimamente preparado para enfrentar aquilo a que se propôs?

Algumas pessoas são melhores nisso do que outros porque aprenderam algumas estratégias simples e eficazes para se regularem e seguirem os seus objetivos, mas também porque construíram uma mentalidade de mudança. Aprenderam a reforçar a sua musculatura emocional. Ao desenvolver força emocional, você cria capacidade para aguentar as mudanças, mas igualmente implementar mudanças na sua vida. É como quando temos alguns músculos fracos no nosso corpo, mas que com treino físico, a sua força aumenta.

Quantas vezes já desistiu de algumas mudanças que tentou implementar? Talvez por falta de disciplina, por falta de motivação, ou por uma questão de incapacidade de gerir as suas emoções, de resistir à preguiça, às tentações e sobretudo manter-se consistente com as suas decisões. Seja qual for a razão, provavelmente algo comum à grande maioria de nós impera. A falta de preparação para os desafios exigentes a que nos propomos.

Imagine tentar levantar uma barra com 150 quilos. Mesmo tentado levantar a barra apenas alguns centímetros do chão seria um feito quase impossível para as pessoas não treinadas no levantamento de cargas pesadas. Por muita motivação, desejo e querer que pudesse ter, provavelmente iria ficar com uma tremenda dor de costas e braços, e não conseguiria mover a barra. Mas, se você começar apenas levantando a barra (sem pesos nela) e pouco a pouco for incrementando peso, a sua probabilidade de sucesso aumentaria passados alguns meses.

A sua mentalidade de mudança, e igualmente os “músculos mentais” que suportam essa mudança funcionam da mesma maneira. Você primeiro tem de começar a aprender a gerir as emoções, a regular o seu comportamentos, a flexibilizar o seu pensamento, a olhar para o lado positivo da mudança, ficando hábil na construção de soluções para adaptação às mudanças da sua vida. Por isso deve propor-se a pequenas mudanças. Ou, pelo menos nos seus objetivos propor-se a mudanças programada no tempo, no esforço e de acordo com a sua capacidade na altura em que se encontra.

7. Tenha um atitude positiva

A maneira de iniciar o seu dia pode definir o desenrolar do resto do seu dia. Nem sempre controlamos tudo o que se passa ao nosso redor, e certamente sofremos influencia daquilo que é o espaço em que a nossa vida se movimenta. Coisas boas e coisas más acontecem. No entanto, nós temos sempre a possibilidade de agir de forma que nos beneficie. Por isso, importa que você ganhe o hábito de agir positivamente no seu dia desde o momento em que se levanta da cama.

Relembre a si mesmo que tem o poder de se autoinfluenciar positivamente. Escolha as palavras, imagens e cenários mentais que possam colocá-lo num estado de ser pleno de recursos de acordo com as exigências, desafios e objetivos que se propõe.

Podemos ter imenso jeito para determinada atividade, termos um talento inato numa área específica, termos conhecimento e capacidade para realizar algo e ainda assim não alcançarmos boas realizações. Na posse da habilidade, algo tem que dar-lhe significado, algo tem de fazer com que possamos perspectivar um reforço à posteriori, e ainda assim o desempenho pode ser fraco.

Mas quando na posse da habilidade, energizado pela motivação e com uma atitude mental positiva, por certo, o melhor resultado possível encontrará o terreno ótimo para poder acontecer. A atitude mental positiva potencia as aquisições necessárias para que estas possam expressar um ótimo desempenho.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
William Tavares

Bravo! The best! Psicologia Positiva.
Enquanto humanos, somos caçadores de emoções.
Nossas ações, esforços e criatividades buscam, lutam para sentir a vida viva através das emoções.
A emoção não é a recompensa, é o combustível. Ela nos faz seguir em frente, querer ficar entre as estrelas, brilhar, brilhar, brilhar…
Adorei a parte que diz: “Não interessa o que é essa meta. É o que a meta faz acontecer em você que mais importa.”
Turma, vamos sonhar, traçar metas e transforma-las em realidade até o ultimo suspiro de vida. Se priorizem, estejam sempre em primeiro lugar na sua ordem do dia.

Miguel, muito obrigado! Seu texto me proporcionou ótimas emoções. Fiquei mais forte.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá William,

Sem dúvida que as emoções são o nosso combustível. São aquilo que nos impulsiona para o objetivo, que dá significado e nos permite realizar o que desejamos, sempre tendo em mente o retorno emocional.

E é como você diz: Vamos lá transformar as metas em realidade 😉

Obrigado pelo seu contributo.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Bubacar sano

Muito,muito Obrigado todos os seus textos é ensina me a maneira de estar na vida,pois estou sempre pelos seus artigos um grande Abraços.

Avatar for Miguel Lucas
Jonathan Kitada

Depois desse texto percebi que tenho que deixar as minhas metas mais claras.
VLW MIGUEL KKK

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Miguel, há muito tempo descobri seu site e provavelmente já li todos seus artigos.Entro somente para ler um pouquinho e acabo ficando horas e mais horas rsrs.

Este artigo veio exatamente na hora certa para mim, assim como outros mas este foi especial.

Bravo! The best mesmo. (Adorei o comentário do William acima),só tenho a agradecer.

Muito obrigada Miguel!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ana,

Fico muito contente por ser uma leitora assídua 😉 já faz parte do Blog!!

Tudo de bom para você. Vamos comunicando por aqui.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Allend

Excelente texto!

Relaciona a teoria de Gestão por Resultados, o Comportamento e Motivação dos seres humanos.
Acredito faltava essa última parte na teoria de gestão por resultados, vai ajudar-me bastante a estabelecer melhor as metas e os meus objectivos.

Abraços

Avatar for Miguel Lucas
Roseana Romualdo

Acompanho suas palavras já há algum tempo e todas elas têm tido um significado enorme para mim. O título deste artigo é bem forte e verdadeiro: semear um pouco todos os dias, preferencialmente incluindo uma certa disciplina (que descobri ser grande aliada) e tirando de lado os pensamentos de fracasso, quando menos se espera, vê-se o quanto já foi colhido. Agradeço imensamente por todos os teus compartilhamentos. Forte abraço e sucesso sempre ! Roseana

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Rosena,

Obrigado pelas suas palavras. Fico esperançado que consiga aplicar os ensinamentos e alcançar o que deseja, sempre acreditando que é capaz de ultrapassar os momentos difíceis.

Força e convicção.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Daniela

Amei, era oque realmente precisava para prosseguir de forma diferente, tenho certeza.
obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Victor Hibbeln

Uau! Que post!

Gostei muito de todos os tópicos! Anotei tudo e apliquei ao meu objetivo. Espero em breve voltar para compartilhar minha conquista!

Abraço e parabéns, Miguel Lucas!

Avatar for Miguel Lucas
Iara Bianca

Muito bom,gostei bastante,também pretendo cursar psicologia,suas palavras estão sendo combustível para mim seguir com meu sonho!

Avatar for Miguel Lucas
CARLOS EDUARDO

SÓ TENHO A AGRADECER MUITO OBRIGADO SEUS TEXTOS ESCLARECERAM MUITAS DUVIDAS EM MINHA CABEÇA. SOBRE CERTOS PERCALÇOS NA VIDA.

Avatar for Miguel Lucas
Helena Henriques

Olá, Miguel!
Agradecida pelos ensinamentos! Tenho visitado com frequência o site e a cada vez que leio um texto novo ganho um tanto de motivação para melhorar algumas coisas dentro de mim. Gostei muito desse texto pq me fez refletir se estou traçando objetivos na minha vida e a importância de o fazer e estabelecer metas para que esses objetivos sejam realizados…. acredito que me estimulou um tanto a buscar mais movimento para a vida! Vamos estabelecer objetivos, as metas, exercitar a execução dessas metas e procurar ter pensamento positivo hehehe, acho que a gente vem aprendendo direitinho…

agradecida mais uma vez pelas boas palavras de incentivo!

Avatar for Miguel Lucas
Iara

Miguel Lucas!
Estou muito feliz com sua página.
Descobri você recentemente e confesso, você tem feito parte do meu auto conhecimento.
Todos os dias passo aqui para aprender um pouco mais com você.
Bravo.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *