Para ter sucesso, estabeleça um objetivo específico e poderoso
Motivação 22/09/2016

Para ter sucesso, estabeleça um objetivo específico e poderoso

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

A grande maioria das pessoas ficam surpreendidas quando percebem que a razão pela qual não conseguem atingir aquilo que pretendem na sua vida, deve-se ao facto das suas metas serem pouco desafiadoras, ambiciosas, vagas e sem poder. Os seus objectivos  nunca poderão ser atingidos se eles não estimularem a sua imaginação e a sua vontade. Aquilo que realmente excita a imaginação é conseguirmos estabelecer uma meta ambiciosa, específica mas ao mesmo tempo que seja realista o suficiente para a levarmos a sério.

Estabeleça uma meta poderosa

Normalmente, um objectivo não passa disso, é apenas um objectivo. Mas uma meta poderosa é um objectivo que nos acorda para a realidade e excitação de vida. Ela torna-se viva e muito presente na nossa mente. A nossa mente é ávida em estímulos, sempre que lhe propomos algo da qual possamos antecipar prazer, cria-se uma enorme força de vontade no sentido de criar caminhos que permitam atingir as emoções que se conseguem vislumbrar no momento que conseguirmos ser bem-sucedidos. Não se esqueça, enquanto seres humanos, somos seres emocionais, procuramos sempre uma emoção que  nos reforce o esforço despendido.

A meta poderosa uma vez estabelecida, faz com que se levante da cama com mais energia. É quase como se conseguisse cheirar, saborear e senti-la. Forma-se uma imagem muito clara na sua mente. É como se tivesse um post-it colado na frente do seu monitor ou no tablier do seu carro, em que lhe relembra aquilo que quer muito fazer e é prioritário.

Seja o Steven Spielberg das suas metas

Crie um “filme mental”  das suas metas , o qual você pode ver quantas vezes quiser e quando quiser. Seja a figura principal desse filme, capacite e dê habilidades à sua personagem.

Tal como disse Walt Disney: ” Se você pode sonhar, pode fazê-lo.”

Uma meta poderosa é um sonho com um prazo determinado. O prazo em si mesmo, motiva-o. As pessoas que estabelecem metas poderosas, começam a viver com um propósito. Elas sentem-se energizadas na sua vida.

Como é que você pode saber se estabeleceu uma meta suficientemente desafiante, poderosa e realista? Simplesmente observando o efeito que a sua meta teve em si. Não interessa o que é a meta . É o que a meta faz acontecer em nós que mais importa.

Ao estabelecer a sua meta poderosa leve em consideração 3 factores importantes para o sucesso:

1. Estabeleça metas o mais específicas possível. Um objetivo específico tem uma chance muito maior de ser realizado com sucesso do que uma meta geral. Para definir uma meta específica deve responder a seis perguntas:

  • Quem: Quem está envolvido?
  • Qual: O que eu gostaria de realizar?
  • Onde: Identificar uma localização.
  • Quando: Estabelecer um calendário.
  • Quais: Identificar necessidades e limitações.
  • Por que: razões específicas, propósito ou os benefícios de se realizar a meta.

2. Estabeleça metas preferencialmente que dependam de si. Estar dependente de outros ou de circunstâncias das quais não temos qualquer tipo de controlo, coloca-nos numa situação vulnerável. As metas que dependem de si permitem:

  • Que se mantenha comprometido
  • Que não se desculpe com os factores externos ou com os outros
  • Que se mantenha focado nas sua capacidades, competências e habilidades necessárias para a execução da meta

3. Estabeleça metas que possam ser mensuráveis, que possa verificar o seu progresso. Estabelecer critérios concretos para medir o progresso em direção à realização de cada meta que você definiu. Quando você mede o seu progresso, você fica no caminho certo. Alcançar a sua meta nas datas estabelecidas é experimentar a alegria da conquista que direciona você a dar continuidade ao esforço necessário para atingir a sua meta. Para determinar se o seu objetivo é mensurável, faça perguntas como:

  • Em quanto tempo quero atingir esta meta?
  • Quando quero cumprir esta meta?
  • Como vou saber quando estará cumprida?

Exemplo: “Eu pretendo perder cinco quilos no espaço de 3 meses, para que isso aconteça vou iniciar uma dieta e exercício físico na próxima semana pois quero sentir-me confiante e orgulhoso do meu corpo”.

A ter em consideração:

Material motivacional

Tenha por perto material que o ajude a manter-se motivado e inspirado, como livros, podcasts, biografias, palestras, sites e blogs. Eu uso o Google Reader para controlar meus feeds RSS, e sempre que posso procuro ler os materiais que me inspiram, pondere esta hipótese. Não recomendo que leia o jornal ou notícias (principalmente os sensacionalistas) até que tenha lido sua dose diária de motivação.

Já estamos sendo bombardeados o suficiente com notícias negativas e violentas, você não precisa procurá-las, elas virão até si. Imprima frases que você gosta, cole num painel. Não importa como, apenas encontre formas de ter esse tipo de material sempre por perto, e não se esqueça de ser o Steven Spielberg das suas metas. trabalhe continuamente na sua motivação.

Pessoas motivadas

Outro ponto importantíssimo para quem quer estar sempre motivado. Relacione-se com pessoas motivadas e positivas, sobre este assunto pode ler o artigo: 5 passos para conseguir uma atitude positiva na vida. Ninguém quer ter pessoas negativas por perto, mas às vezes de forma inconsciente, isso acaba acontecendo. É preciso saber lidar com isso. Todos temos tendência para espelhar o comportamento dos outros, evite isso com as pessoas que têm uma atitude negativa na vida. Quando existem pessoas motivadas e positivas ao seu redor, você automaticamente absorve isso, ajudando-o na sua caminhada para o sucesso das suas metas.

Como complemento

A auto-eficácia  é de extrema importância como promotor de sucesso, está relacionado com os julgamentos que as pessoas fazem com relação à sua capacidade de agir de um determinado modo numa certa tarefa ou situação. Crenças sobre auto-eficácia baseiam-se em parte em experiências com o sucesso e o fracasso. Mark Wohlers era um lançador bem sucedido até perder o controle, ao ponto de jogar a bola para fora ou sobre a cabeça do batedor.

A sua confiança caiu, de um nível bastante elevado para quase zero. Ao tentar recuperar a confiança, ele disse: “A confiança vem com o sucesso. A maneira como joguei outro dia ajudou a construir um pouco mais de confiança…é preciso jogar e ter sucesso” (New York Times, 9/3/97).

As crenças em auto-eficácia têm um impacto amplo nos processos motivacionais. De maneira mais específica, esses efeitos podem ser descritos da seguinte forma:

SELECÇÃO – As crenças em auto-eficácia influenciam as metas que os indivíduos seleccionam (por exemplo indivíduos com níveis elevados de auto-eficácia seleccionam metas mais difíceis e desafiadoras do que indivíduos com níveis baixos de crenças em auto-eficácia).

ESFORÇO, PERSISTÊNCIA, DESEMPENHO – indivíduos com níveis altos de crenças em auto-eficácia demonstram maior esforço e persistência e apresentam um melhor desempenho em relação a indivíduos com níveis baixos em crenças de auto-eficácia.

EMOÇÃO – indivíduos com níveis altos de crenças na auto-eficácia abordam com melhor humor (isto é, menos ansiedade e depressão) do que indivíduos com níveis baixos de crenças em auto-eficácia.

ENFRENTAMENTO (COPING) – indivíduos com níveis altos de crenças de auto-eficácia são mais capazes de lidar com o stress e decepções do que indivíduos com níveis baixos de crenças em auto-eficácia.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”

Receba os vídeos gratuitamente no seu email e aprenda como superar a depressão.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Teresa Coutinho

Nada cai do céu e para conseguirmos alguma coisa, temos de fazer por isso. Tomara todos fossem determinados e tivessem objectivos na vida. Parabéns por tão boas matérias.

Avatar for Miguel Lucas
isabelllinha

Pra variar excelente texto e de excelente ajuda pra todos melhorarem como pessoas, como profissionais.Parabéns pelo blog, parabéns pelo serviço, parabéns pela ajuda…que tb é um forma de caridade. Abraço!!

Avatar for Miguel Lucas
Marco Miasato

Um Artigo super útil e nos leva a ação. Parabéns pela dica e como podemos melhorar como pessoas e também desenvolver nossas capacidades.
Quero muito poder cada vez mais ajudar outras pessoas a aprenderem mais sobre isso.
Abraçøs

Avatar for Miguel Lucas
Tatiana

Excelente artigo… Tenho acompanhado o seu blog e é rico em artigos motivacionais. Contudo, há pessoas para as quais a motivação falha, mesmo quando tentam estabelecer um objetivo acabam por desistir dele, ou porque não vêm resultados ou porque não têm aquela força de vontade que nos induz a persistir ou por outros motivos. Por exemplo, no caso de pessoas deprimidas, tal como já referiu em alguns textos, às vezes o passo mais difícil é esse mesmo: o de criar motivação, uma vez que o seu estado já é caracterizado por uma desmotivação superior ao “normal”. A minha questão é: como é que essas pessoas podem superar essa desmotivação constante? Da mesma forma que sugere no artigo: estabelecendo objetivos, necessitando apenas um esforço acrescido? Isto pode resumir-se na questão: onde é que essas pessoas vão buscar a força que não têm?
Uma coisa que também me intriga e não tenho muito conhecimento acerca disso é o que acontecerá a nível cerebral? Que modificações ocorrem no cérebro de uma pessoa deprimida? E isso remete para a questão: porque é que os antidepressivos não são eficazes em todas as pessoas?
Já são demasiadas questões provavelmente 🙂
Obrigada por partilhar connosco o seu conhecimento. Aprecio bastante o seu trabalho.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Tatiana, obrigado pelo comentário.

Muitas questões (isso é bom)

Superar a desmotivação? a desmotivação estabelece uma forte relação com a ausência de objetivos. Usualmente nós não somos desmotivados, o que parece acontecer é que não temos objetivos de vida que mexam o suficiente connosco (sejam suficientemente significativos) para nos fazer tomar um conjunto de ações.

Buscar a força que não têm? A força está em nós, portanto isso é uma falsa questão. Não existe desmotivação, tal como não existe escuridão, aquilo que existe é ausência de luz, aquilo que existe é ausência de motivação.

Para se fazer luz é necessário uma fonte de energia. Nós somos essa fonte de energia, só que dependemos da nossa força de vontade para projetarmos essa energia na direção que queremos.

Para a questão da depressão remeto para dois artigos da Escola Psicologia:
http://www.escolapsicologia.com/quebrando-o-mito-dos-antidepressivos/
http://www.escolapsicologia.com/sera-depressao-uma-doenca-talvez-nao-saiba-porque/

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Eliana

Tive uma experiencia assim, levei a maior bronca do meu patrão, injustamente, na hora quase pedi demissao, coisa que nao podia fazer, ainda não tinha minha casa propria e minha aposentadoria ainda ia demorar um pouco, então direcionei a minha raiva em uma atitude de daqui a um ano, vou ter a minha casa propria(já tinha um terreno) e lutei para isso marquei uma data, fiz peojetos de planta, construtor, material, tinha um pouco de dinheiro(um pouco só)na data prevista para inauguração da casa eu estava na primeira laje, um ano depois estava inaugurando minha casa e fiz também 3(tres lojas) em baixo. Tudo isso motivada a mudar de vida e consegui, hoje tenho essa experiencia que marcou a minha vida.

Avatar for Miguel Lucas
Tatiana

Após ter comentado o artigo veio-me à mente uma outra coisa que gostaria de partilhar consigo e com todas as pessoas que estiverem a ler. É, de certo modo uma sugestão. Penso ainda não ter lido no seu blog um artigo dirigido aos indivíduos enquanto pais. Não tenho filhos, mas penso que qualquer mãe ou pai quer o bem do seu filho e quer que ele seja feliz. Tendo em conta que a raiz de muitas perturbações emocionais se encontra na infância, como poderão os pais incutir/cultivar a motivação e todas as características relacionadas com um maior bem-estar e felicidade? Como podem ajudar os seus filhos a ser pessoas mais capazes, auto-confiantes e motivadas e felizes? Estava agora a lembrar-me de um provérbio popular que diz “mais vale prevenir do que remediar”. Era interessante ler um artigo sobre esse tema. Certamente, algumas pessoas que acompanham o blog são pais ou tencionam ser e apreciariam essas sugestões. As estatísticas no que toca saúde mental nos anos vindouros por vezes assustam… Gostava que fossem apenas estatísticas, em prol do bem-estar das pessoas, das famílias e da sociedade em geral.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Tatiana, em breve irá nascer mais uma categoria aqui na Escola psicologia.

Iremos começar a escrever esses assuntos na Categoria: Parentalidade

Agradecemos a dica e o incentivo

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
blog nacional

uma pessoa com objetivo, pode viver em qualquer situação, desde que acredite que irá alcança-lo!

isso é real!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Blog nacional, obrigado pelo comentário.

Sim, objetivo e crença nas capacidades são dois fatores que juntos fertilizam as circunstâncias para um bom resultado.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Taciana

Eu adorei seu artigo estou precisando de motivacao, será que pelo fato de eu ter varios fracassos na minha vida que estou desmotivada, sempre que comeco um novo projeto penso que nao vai dar em nada , aonde achar forca para conseguir se motivar, em remedios ou podemos conseguir sem medicamentos…vai ai a minha pergunta Taci

Avatar for Miguel Lucas
Cesar

Muito boa publicação,fico feliz que possamos ter nesse veículo de informação que é a internet,artigos interessantes e não ver aquilo que não presta ter notoriedade na rede.

Avatar for Miguel Lucas
Regina

Miguel, Eu te admiro tanto por tudo que voce escreve ,com tanta responsabilidade e confiança que eu gostaria de fazer modelagem com voce. Perceba aqui que não é inveja. É quando a gente admira muito uma pessoa que deseja ser como ela. Obrigada por compartilhar suas criatividades conosco.

Avatar for Miguel Lucas
carla

gostaria muito de conversar com vc,sei q deve ser muito ocupado,mas seus artigos tem me ajudado bastante!se puder me mande um email,obrigada!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *