Considero o otimismo uma forma de pensamento virada para o êxito. Este tipo de pensamento nem sempre nos conduz à solução desejada. No entanto, na sua raiz está o desejo de encontrar soluções, perspetivar caminhos, abrir horizontes. Não é apenas olhar para o lado bom e positivo das coisas ou da vida. Comporta igualmente a capacidade de olhar para os cenários negativos, mas sempre com uma perspetiva de encontrar recursos que possam potenciar os resultados desejados.
O otimismo é absolutamente essencial para a obtenção de sucesso, atender e superar metas, e para o sentimento de realização. Esta forma construtiva de pensar a vida ajuda-nos a lidar com a mudança inesperada, preocupações e stress, e desapontamentos inevitáveis. O otimismo ajuda-nos a aprender com os erros, em vez de nos sentirmos derrotados por eles.
A reter: O otimismo não serve apenas para fazer-nos sentir mais felizes. Ele também nos dá confiança, ajudando-nos a acreditar em nós mesmos e na nossa capacidade de chegar a uma solução.
O trabalho que realizo na preparação psicológica com atletas tem na sua base o desenvolvimento do pensamento otimista. Os atletas aprendem como definir metas, desenvolvimento do foco nas suas prioridades, permanecer positivo, ser disciplinado, e mobilizar recursos para vencer. Os atletas aprendem a cultivar o otimismo e a desenvolver a autoconfiança. Quer no esporte ou na vida em geral o otimismo não só pode ser aprendido, como também poder fazer parte dos processos e estratégias que promovem os resultados positivos.
Quer aprender a ser mais otimista e confiante? Apresento sete estratégias para treinar o pensamento otimista:
1 – Visualize um “filme” da sua vida todos os dias durante 30 segundos
Criar um filme imaginário da sua vida ideal. Inclua o máximo de detalhes específicos sobre como você se vê, como você se sente, onde você mora, o que você está fazendo, o que você realizou, e como é que a sua vida é. Durante 30 segundos, todos os dias, passe esse filme na sua mente. Pode definir um alerta no seu telefone para lembrá-lo. Este exercício simples de treinamento mental irá impulsionar o seu humor e transformar a maneira que você pensa sobre si mesmo, o seu potencial, e o seu futuro.
Este tipo de exercício é bastante poderoso dado que promove a criação de cenários de êxito, mobilizando os recursos internos no sentido de se colocar num estado de espírito que possa suportar as imagens criadas. O nosso corpo reage às nossas imagens, pensamentos e palavras que criamos na nossa mente. Se forem cenários construtivos, positivos e animadores podem fazer disparar em nós emoções positivas que nos impulsionam para ações que promovem a obtenção dos resultados imaginados.
Para aprofundar o assunto, leia: Visualize o que deseja alcançar
2 – Foque-se na solução, e não no problema
Se você está obcecado com um problema, alimentando a dúvida, ou sentimentos negativos, ao invés, reoriente o seu foco para a solução. Pergunte-se: “O que eu poderia fazer de diferente para melhor a situação?” Substituindo o pensamento focado no problema pelo pensamento focado na solução dá-lhe uma sensação de movimento para a frente, possibilidade, e esperança, que são exatamente as fundações do otimismo.
3 – Procure uma melhoria possível para a situação atual
Adquira o hábito de olhar para qualquer melhoria na situação atual como uma solução, não importa quão pequena possa ser. Por exemplo, a perda de meio quilo de peso corporal pode parecer ínfimo, quando o seu objetivo é perder dez quilos, mas é um movimento na direção certa. Perceber as pequenas mudanças positivas é um comportamento básico que ajuda-o a praticar o otimismo e o pensamento positivo. Ele orienta-o rumo ao sucesso.
Dica: Importa focar-se nas pequenas coisas possíveis de serem realizadas, para que pouco a pouco, as grandes coisas possam serem realizadas.
4 – Encontre o seu treinador interior
É natural ficarmos mais confiantes e ter um melhor desempenho quando temos alguém a incentivar-nos. No entanto, uma componente importante para ser bem sucedido nos seus objetivos é aprender a ser autoconsciente e responsável pelos seus resultados. Uma forma de reforçar essas características é evocando o treinador interior que se encontra alojado na sua mente. Caso não saiba ao certo como agir de forma confiante ou automotivar-se, utilize uma pessoa de referência como modelo. Essa pessoa pode ser alguém que o inspira e que você admira devido à forma como ele pensa e age.
Quando confrontado com uma tarefa difícil, pergunte a si mesmo: “O que Fulano faria se tivesse dois relatórios para realizar e apenas 24 horas para completá-los?” Ao elaborar a resposta colocando-se no ponto de vista do modelo escolhido, as ideias que lhe surgirem poderão funcionar como se fosse alguém a falar para você, só que neste caso será você mesmo, mas com uma atitude mais otimista.
Dica: A capacidade que você pode desenvolver para influenciar-se a si mesmo joga um papel fundamental no caminho para o sucesso.
Aprofundei este assunto no artigo: Dicas e estratégias para potenciar a sua motivação em qualquer circunstância.
5 – Reconheça os seus próprios feitos
Tire alguns momentos todos os dias para fazer a pergunta, “O que eu fiz bem hoje?” Este simples gesto reforça o otimismo numa base regular. As suas respostas clarificam a situação real vivida, eventualmente, ajudam-no a desenvolver a autoconfiança, o que é extremamente importante para o sucesso. Caso a resposta seja negativa em alguns dos dias, o que acredito ser pouco provável, pois certamente acabará sempre por realizar algo de valor nas 24 horas do seu dia.
Mas, caso esse dia possa ter sido catastrófico devido à ausência de realizações positivas, não desespere, acione o pensamento otimista. Torne-se otimista. Em seguida, perceba onde esteve menos bem, e depois perspective um cenário em que se visualiza a ter ações que pudessem ter tido mais êxito. Grave isso na sua memória. Certamente o salto será positivo, pois acabou por aprender algo de valor para o futuro.
6 – Identifique os obstáculos ao sucesso
Que distrações ou obstáculos recorrentemente se opõem entre você e as suas metas? É o seu horário de sono? São os seus hábitos improdutivos? São pessoas negativas? São alguns dos seus maus vícios? São as suas crenças negativas acerca de você mesmo?
Uma chave para alcançar o otimismo é fazer um progresso constante, que significa limitar as distrações. Descobrir maneiras de evitar tentações prejudiciais na sua vida para conseguir mais facilmente desenvolver a autodisciplina a fim de seguir eficazmente as suas prioridades.
Identificar os obstáculos ao sucesso é de extrema importância por dois fatores primordiais:
1 – Sinalizar os estímulos, situações, acontecimentos, ausência de competências, e todas as coisas que possam estar a sabotar os seus esforços, motivação e dedicação às ações que empreende.
2 – Evita que se desmoralize, que se critique e que julgue não ter capacidades ou habilidades necessárias para levar a sua vida em frente.
Para aprofundar o assunto, leia: Quebre as barreiras para o sucesso
7 – Cuide do seu corpo
Um corpo saudável ajuda a gerar pensamentos e emoções positivas. Manter um estado de otimismo é mais fácil quando você se sente bem. Fatores que interferem com a sua capacidade de moderar um bom humor e energia positiva incluem: falta de sono, energia esgotada, má alimentação, e muito pouco exercício. Se você tem metas significativas a atingir, prepare-se para elas, não necessariamente como um atleta, mas com a capacidade física necessária para sentir níveis de energia elevados.
Para Promover um ótimo desempenho e um bom foco mental, é de extrema importância ter uma abordagem abrangente que considera o descanso físico, saúde mental, gestão de stress, ter uma alimentação adequada e exercício físico regular.
Para aprofundar o assunto, leia: 11 Formas de promover a sua saúde e capacidade física
Abraço,
Miguel Lucas
Olá Miguel, seus artigos são maravilhosos. As horas passam e a leitura se torna cada vez mais interessante. Já pensou em publicar os artigos também no idioma inglês? Vc é muito bom no que faz, parabéns!!!!
Olá João, obrigado pelo comentário
Fico contente com a sua apreciação e feedback. Quem sabe um dia a sua sugestão de publicar em Inglês se torne uma realidade, esse seria um grande passo para o blog 😉
Tudo de bom para você.
Abraço
Olá Miguel, eu concordo com o João, seus artigos são muito interessantes, e sempre que estou lendo, cada artigo puxa para outro artigo e as horas passam. Por vezes tenho que ter cuidado pois estou tão entretida na leitura que não vejo a hora passar. Parabéns, abraço.
Olá Ana, obrigado pelo comentário
Fico contente por lhe tirar algum do seu tempo de sono 🙂 é por uma boa causa (desenvolvimento pessoal).
Tudo de bom
Abraço
Olá Miguel estou passando por momentos desafiadores onde o otimismo é primordial para que eu reaja da melhor forma perante os problemas, só tenho a dizer-lhe,
obrigado,obrigado,obrigado…
Artigos de uma qualidade excelente, como nunca deixaram de ser, digo-lhe isso não só para elogiar-lhe mas para informar que acredito que o bem que você faz ao público que realmente o acompanha volta em dobro à você.
Olá Ricardo, obrigado pelo comentário
Fico esperançado que consiga implementar o otimismo nas suas ações e com isso obter os resultados desejados. Força e convicção.
Agradeço imenso as suas palavras de reconhecimento e de bem.
Abraço
Miguel estou adorando as publicações. Elas tem me ajudado muito a manter o foco rumo aos objetivos .. muito obrigado .. leio tudo que você escreve …. um abraço
Olá Pablo, obrigado pelo comentário.
É de grande importância saber que aquilo que escrevo, é de utilidade prática para os leitores.
Bom rumo, bom foco e boas ações 🙂
Abraço
Boa tarde Dr. Miguel Lucas.
É sempre um prazer ler seus comentários, admiro você e a maneira como conduz os fatos da vida.
Obrigado por todo material que sempre recebo em meu e-mail. Puxa ! Quem dera se um dia eu pudesse falar com o Dr. Quem sabe o senhor me daria a chave-mestra para sair desse circulo vicioso chamado falta de confiança! Beijos.
Olá Miguel!
Adoro seu site, ele sempre tem a palavra certa para os momentos que precisamos de apoio!
Você é um ótimo profissional, seus textos são de fácil interpretação e ajudam muito, já frequento seu site a algum tempo e só hoje resolvi agradecer e comentar aqui.
Continue assim, parabéns e muito obrigado por compartilhar sua sabedoria com as pessoas!
Saudações!
Olá Tiago, obrigado pelo comentário.
É enriquecedor saber que leitores atentos como você retiram valor dos artigos, e que eles são percetíveis e exequíveis. Obrigado pelas suas palavras.
Gostamos de o ter connosco. Tudo de bom. Força e convicção.
Abraço
O site se supera a cada dia,venho quase que diáriamente conferir as novidades.Teu trabalho é de muito valor para nós Miguel,meus agradecimentos.
Olá, Lucas, eu sou Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Assembleia de Deus em Foz do Iguaçu/PR, e sempre procuro algo relacionado a ciência da psicologia que complementa algumas pesquisas e esclarecimentos para a didática em sala de aula. Sabendo que somos um ser tricotômico, ou seja, o homem é formado por corpo, alma e espírito, e em nossa alma está embutido nossos sentimentos de alegria, tristeza, dor, desejo, ansiedade, ambição de evolução/crescimento. Agradeço sua gentileza e que Deus abençõe sua vida e que possamos contar contigo. Obrigado.
Olá Valter, obrigado pelo comentário.
É muito satisfatório saber que os meus artigos se cruzam com a religião, e que são levados em consideração para ajudar outros através da sua sabedoria.
Boas aulas e sucessos.
Abraço
Estou gostando muito de ler seu artigos. Eles realmente mexem com nosso psicológico. Tenho muitos obstáculos que atrapalham meu futuro, com a leitura dos artigos estou me sentindo mais forte para enfrentá-los.
Olá Miguel!
Adoro todos os seus artigos. Acompanho tudo pelo facebook tbm. E estou colocando em prática todas as suas dicas. Tenho sentido uma mudança realmente acontecer em mim…Em relação a auto estima, confiança e timidez. Já li todos os seus textos que falam sobre isso. Muito obrigada por escrever textos tão maravilhosos e que ajudam a tantas pessoas. Vc é 1000!
Um abraço.
Muito bom mesmo, amo ler tudo que vc posta e tem me ajudado muito.
Olá Miguel , seu site é tão bom que eu perco o tempo aqui, dá vontade de ler o tempo inteiro!
Olha eu vou tentar treinar meu otimismo eu estou com auto estima lá embaixo, mas eu não era assim isso foi com o tempo , eu fiquei em um ambiente onde as pessoas eram pessimistas ao extremo e aquilo foi me consumindo aos poucos e acabei me tornando como eles. Daí eu percebi que eu precisava me livrar daquelas amizades porque pessoas pessimistas são como uns vampiros emocionais é notável a carga negativa em algumas pessoas mas é uma coisa que não dá pra escapar, se você convive com pessoas pessimistas negativas você se torna um pessimista negativo não dá pra fugir.
Eu vou trabalhar no meu desenvolvimento pessoal e o seu site tem me ajudado bastante, aqui eu tenho certeza que eu vou ter melhoras na minha saúde mental e emocional.
Oi gosto,gosto muito de ler tudo que vc escreve e me ajuda muito,até faço anotações para utilizar no meu dia à dia,obg.