Indiscutivelmente somos seres pensantes. No entanto o nosso pensamento é alimentado e potenciado pela nossa capacidade imaginativa. A imaginação, visualização e criação de imagens mentais são tudo habilidades que nos permitem projetarmos o nosso futuro. A visualização é a habilidade que permite criar imagens que simulamos na nossa mente com base naquilo que desejamos, queremos ou pretendemos que venha a realizar-se.
Podemos imaginar-nos a melhorar-nos e com isso potenciar a nossa vida. Podemos antever na nossa mente um determinado resultado ou até mesmo visualizar algo, como por exemplo, a nossa casa de sonho. A imaginação é o limite. A visualização faz uso da imaginação para que possamos simular de forma mais real possível aquilo que pretendemos que venha a acontecer.
Não basta visualizar o que pretendemos para tornar os sonhos em realidade. A visualização aqui é definida como uma habilidade que estabelece forte relação com a imaginação (capacidade de planejar e simular resultados) com a motivação e com outras habilidades cognitivas, que em psicologia damos o nome de funções executivas. No fundo a visualização como promotora de resultados é o combustível das outras funções executivas, e todas em associação permitem a estruturação de ações para obtenção daquilo que desejamos.
A saber: Funções executivas, referem-se à capacidade de engajamento em comportamento orientado a objetivos, realizando ações voluntárias e auto-organizadas.
A capacidade de orientar as imagens, de filtrá-las e canalizá-las no sentido de construir cenários que se aproximem da realidade e, consequentemente motivar-nos e incentivar-nos à sua persecução joga um papel fundamental enquanto potenciador da visualização. Expliquei este assunto de forma mais aprofundada no artigo, o poder da imagética: podemos imaginar a melhorar-nos?
“Sonhe sonhos grandiosos e, naquilo que sonhar, nisso você se tornará.” – James Allen
Toda a realização começa na mente. Portanto, o que você vê na sua mente é o que o influencia, é o que o orienta e conduz, ou não, aos resultados desejados. Palavras, pensamentos e imagens positivas potenciam a sua mente, escolha o que pretende criar na sua mente para que possa igualmente florescer no mundo real. Clarifique a sua visão de sucesso. Se você acerta no seu alvo ou não, é em grande parte dependente da clareza das imagens criadas na sua mente. De acordo com esta perspetiva, importa levantar uma questão:
Quão nítida é a sua visão relativamente ao que deseja obter?
Obter aquilo que quer
Sem dúvida que devemos utilizar todos os recursos mentais disponíveis para podermos criar uma visão daquilo que queremos, isso é potenciar a nossa mente em função dos resultados que desejamos ver realizados.
Um passo adicional terá de ter lugar para efetivar aquilo que antecipadamente foi visualizado na mente. Falo exatamente de ações intencionais e específicas que possam materializar a visualização. Caso contrário, você estará simplesmente praticando o pensamento positivo inerte.
Quando você tem uma visão clara daquilo que quer e eventualmente do que fazer para tornar esse sonho em realidade, quando se deparar com as possibilidades, você irá reconhecê-las e estar preparado para agir.
No caso das possibilidades não lhe baterem à porta, se a sua visão o inspirar, certamente irá promover um conjunto de ações que só por si criarão as possibilidades necessárias à execução da sua visualização.
A reter: A Visualização por si só não leva a lugar nenhum, mas ainda assim é por onde você deve começar.
A importância de usar a visualização
Faço-lhe a seguinte questão: “Onde você quer estar daqui a um ano?” Sempre que você faz planos, sempre que você idealiza algo ou perspetiva alcançar alguma coisa, imagens mentais correspondentes são criadas na sua cabeça. Tal como referido anteriormente, no exato momento que as imagens são criadas e estejam de acordo com os seus desejos, elas são reais para si.
Todo o seu corpo reage ao cenário que está a viver na sua cabeça. Corpo e mente alteram o seu estado. Você está agora num estado alterado de consciência. Você passou a viver internamente o filme do seu desejo.
Quanto mais pormenores, cores, cheiros, sensações e emoções fizerem parte desse cenário, mais ímpeto, motivação e confiança você terá para passar tudo para ações. A visualização é uma habilidade muito poderosa. A visualização tem o poder de mobilizar todo o seu organismo em prol do resultado perspetivado.
Quando mais você acreditar nos cenários criados por si mesmo na sua mente, mais viabilidade existe em energizá-lo a tomar ações que promovam esses mesmos cenários.
Sem uma visão a vida pode tornar-se aborrecida
Você está entediado, desligado e desiludido com a vida? Se assim for, é provável que lhe falte uma visão acerca do que pretende para si. Você não gastou o tempo e energia necessários para definir o seu futuro. Você está desperdiçando o seu tempo e a sua vida. É como se momento a momento você não idealizasse nada ou não desejasse alcançar nada.
O ser humano sem objetivos, fica sem rumo, fica sem estímulos que despertem e canalizem a energia para a obtenção ou realização de algo. Quando nascemos vimos ao mundo com um ânimo para a ação, para a descoberta e reforço daquilo que queremos fazer e alcançar.
Eu desafio-o a formular uma visão acerca daquilo que gostaria de viver ou alcançar daqui a um ano. Ter uma visão clara e vívida acerca do seu futuro vai animar consideravelmente o seu dia-a-dia. Irá energizá-lo. Irá inspirá-lo e elevá-lo. Acenda sua a paixão visualizando o que deseja alcançar.
A reter: Insatisfação e desânimo não são causadas pela ausência de coisas, mas pela falta de visão.
A visão fornece-lhe propósito
Você é capaz de muito mais. Uma visão clara e concisa fornece uma finalidade. De repente, toda aquela confusão e procrastinação irá dissipar-se. O seu caminho ficará mais claro. Você vai movimentar-se com intenção. Você vai levantar-se e tornar-se a pessoa que a sua visão estimula a que você seja. Você planta a semente e observa algo a crescer. Certamente daqui a uma ano, você vai ficar surpreendido com aquilo que realizou.
“A visão não é apenas uma imagem do que poderia ser, é um apelo ao nosso eu mais elevado, uma chamada para se tornar algo mais.” – Rosabeth Moss Kanter
A visão guia a ação
As nossas realizações não acontecem por acaso (pelo menos na grande maioria das vezes). Para alcançarmos algo que desejamos, mas que consideramos que necessita da nossa dedicação e empenho, é importante ter a noção de que o processo passo a passo, do pouco a pouco favorece a materialização da nossa visão.
Se você todos os dias perguntar a si mesmo: “O que eu posso fazer hoje para mover-me um passo mais perto da minha visão?” Existe uma conversa que você pode ter? Existe um livro que você pode ler? Há um trabalho a ser feito? A sua visão vai orientar a sua ação e levá-lo para o centro do alvo. Você ficará mais próximo de atingir os objetivos desejados.
Se eu não sei para onde quero viajar, fico à deriva, à mercê da vida e dos outros, podendo ir ter a um lugar qualquer. Com um objetivo em mente, você pode orientar os seus passos e ações no sentido de se ir alinhando com o que pretende alcançar.
“Você tem que pensar em coisas grandes, enquanto você está fazendo coisas pequenas, de modo que todas as pequenas coisas caminhem na direção certa.” – Alvin Toffler
A visão leva a resultados
Em última análise, a visão desagua nos resultados. Assim que você começa a desenvolver ações de acordo com a sua visão, a sua mente irá passar a processar as possibilidades com que se depara de forma mais assertiva e funcional.
Eventualmente, você vai tornar-se consciente de que atingir o seu objetivo é inevitável. Você vai perceber que grande parte dos seus pensamentos organizam-se no sentido de procurar soluções que promovam aquilo que deseja alcançar e que previamente viu na sua mente. Você apenas tem que seguir a sua visão. Os resultados irão aparecer.
Aponte a sua mira para o alvo e você irá melhorar significativamente os seus resultados. A sua vida vai florescer. Você vai aumentar a probabilidade de prosperar.
“Muitos dos nossos sonhos parecem impossíveis, depois improváveis, depois inevitáveis.” – Christopher Reeve
Defina a visão que deseja alcançar
Você tem dificuldade em criar uma visão clara para a sua vida? Você realmente sabe onde quer estar daqui a um ano? Isso não é algo que seja ensinado na escola. Portanto, você pode precisar de algumas orientação para descobrir isso.
Apesar da visualização ser uma habilidade natural nos seres humanos, é usual as pessoas não estarem suficientemente cientes disso no sentido de usarem essa capacidade extraordinária na elaboração do seu futuro.
Por exemplo, tente recordar-se do seu primeiro dia de escola. Faça isso agora. Quando acede à sua memória, aquilo que lhe surge na mente são imagens dos acontecimentos que ainda consegue recordar. No entanto, provavelmente algumas das imagens que possam pertencer ao cenário criado na sua mente, são uma construção sua e atual. Ou seja, você está a usar a sua imaginação e visualização para construir o que não consegue recuperar da sua memória.
Para definir a visão que deseja alcançar, o processo é idêntico. Você tem de aceder a imagens que conhece, a coisas que sabe serem reais e utilizá-las como projeções para construir o seu cenário futuro imaginado. Coloque o máximo de pormenores possíveis.
O seu cérebro não distingue cenários reais de cenários imaginados. Por esse motivo, quer você se remete para o seu passado, recordando-o, ou se remeta para o seu futuro visualizando-o, o seu corpo reage da mesma forma.
No artigo: O poder da imagética, podemos imaginar a melhorar-nos?, expliquei o processo das reações físicas que o corpo sofre em resposta às imagens mentais.
A vantagem de visualizar o que se deseja alcançar, é que as imagens estabelecem uma forte relação com os sentimentos e com os pensamentos. Se as imagens que cria acerca do seu futuro, são imagens carregadas de paixão, de desejo e impeto, certamente o seu corpo irá reagir a esse cenário criando (antecipando no seu corpo) os sentimentos que julga ir experimentar quando chegar o momento.
Na verdade, você começa a viver o seu futuro antes de ele se materializar. Isto é extraordinário, porque você começa a organizar-se de acordo com a sua nova realidade. A realidade antecipada. Este processo é utilizado por muitos atletas antes de baterem os recordes desejados. Os atletas treinam diariamente com a convicção que chegará o momento em que conseguirão superar-se e consequentemente superar os seus recordes. Vivem o seu dia-a-dia à luz daquilo que pretendem vir a alcançar.
Para realizar grandes coisas, devemos não apenas agir, mas também sonhar, não apenas planejar, mas também acreditar ” – Anatole France.
Abraço,
Miguel Lucas
Oi querido Miguel, como estás? Amei este artigo. Concordo totalmente com você.
Fiquei pensando sobre o artigo e pensei na parte em que escreves para buscarmos imagens conhecidas. Me dei conta do quanto a televisão ( novelas, filmes…) podem contribuir positiva ou negativamente para guardarmos imagens emprestadas. O quanto temos que fazer uma seleção saudável destas imagens para criar uma visão positiva.
Abraço
Olá Fernanda, obrigado pelo comentário.
Você tocou num ponto primordial, é que através das coisas que na atualidade temos acesso podemos enriquecer muito a qualidade das nossas imagens. No entanto tal como a Fernanda referiu, é importante saber filtrar. Uma boa filtragem daquilo que usamos na nossa mente trará benefícios na hora de manipularmos as imagens e construirmos a visão daquilo que desejamos.
Agradeço a sua colaboração.
Abraço
Prezado Miguel,
Gostaria de perguntar-lhe algo particular.
Como devo proceder para que minha duvida chegue até você.
Obrigada pela atenção.
Cordialmente,
Mirtes
Olá Mirtes, obrigado pelo comentário
Envie um email para: geral@escolapsicologia.com
abraço
Olá Miguel,
Concordo com cada palavra que você escreveu em seu artigo!
O primeiro passo para obter “sucesso” em qualquer coisa, é acreditar que aquilo é possível, há até um pensamento que diz: “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e o fez”.
Parabéns pela reflexão!
Abraço!
Gosto muito de seus artigos .obrigada por nos orienta
Ola, gostaria de saber se è bom colocar datas na visualizaçâo?
Olá Miguel. Também sou psicóloga e é a primeira vez que leio algo interessante escrito por psicólogos na internet. Você teria algum problemma em falar qual é sua orientação epistemológica? Você está realmente de parabéns e me tornei fá do seu trabalho! Obrigada.
Oi amigo,é muito importante a sua orientação para trabalharmos a nossa mente.Digo, por experiencia própria, que não é fácil.Nesta vida de atribulações ás vezes, até mentalizamos, mas não temos paciencia para esperar acontecer e dsistimos no caminho.comigo acontece muito isso e eu fico muito frustrada
Oi MIGUEL , Sou grata por ter encontrado na internet artigos tão interessante como o que você escreve, faz poucos dias que tomei conhecimento, te afirmo que ja estão me ajudando quero ser mais otmista,segura, ter mais confiança em mim mesmo, sonhar mais… um grande abraço e parabens .
Olá Miguel Lucas,
Parece à primeira vista assunto parecido com "O segredo", mas é muito mais do que isso. Sem dúvida que quanto mais pessoas souberem e praticarem o imenso poder das imagens mentais para a prossecução dos objetivos, melhor para todos; o nosso cérebro trabalha com imagens que podem ser visuais, mas não só e quando nos vemos, ouvimos, cheiramos,enfim quando tornamos as nossas imagens mentais vividas, aí estamos a criar uma emoção que cria a motivação para entrarmos em ação, pois sem ação tudo não passa de um sonho… Aprendi uma técnica- em programação neurolinguística- que funciona de forma contrária àquela habitualmente usada para atingirmos objetivos e começa precisamente pela criação de uma imagem muito forte do objetivo ansiado- começa pelo objetivo já concretizado e a partir daí vamos andando para trás com perguntas do género: Ok, estás no teu objetivo, que vês, ouves sentes ao estar ai? Qual foi o passo imediatamente anterior necessário para aí chegares? Que obstáculo encontraste? Que podes fazer para que deixe de ser um obstáculo? Bom, não sei se será muito fácil de compreender, mas a ideia geral é que desta forma os obstáculos se tornam muito mais fáceis de ultrapassar, com uma ideia forte, vivida daquilo que desejamos, o foco está no objetivo, os obstáculos são meros acidentes de percurso…
Continuação de um ótimo trabalho.
Cumprimentos
Parabéns. Muito bom mesmo. Senti uma força superior emergindo do meu ser, após ler esse seu artigo.
Miguel Lucas, você realmente faz a diferença.
Grato.
Euclides.
olá miguel muito boa essa materia pois eu sou uma pessoa muita negativa e insegura e isso me dificulta a realizaçoes mas com essa reflexao vou procurar colocar em pratica para poder imaginar coisas positivas e belas e me esforçar a alcançalas .obrigada.
OI MIGUEL
QUERO PARABENIZA-LO PELOS EXCELENTES ARTIGOS QUE TENS ESCREVIDO.VOCE TEM ME AJUDADO MUITO NESSE PERÍODO . QUE DEUS ILUMINE CADA VEZ MAIS SUA MENTE.FELICIDADES
ABS
quero aprender com voçê aos poucos conseguirei renovar meus pensamentos sempre positivos estou aprendendo muito desde ja agradeço.
amei o site,encontrei-o justamente quando estava decidindo cursar psicologia,percebi que realmente estou no caminho certo,irei explorar as matérias o máximo que puder, sinto que posso ajudar as pessoas que perderam o prazer de viver,como aconteceu comigo.Aprendi a técnica da força do pensamento com o livro PEÇA E SERÁ ATENDIDO é simplesmente magnifico,me acreditar que tudo é possivel.Parabéns pela qualidade das matérias.Um grande abraço.
Prezado Miguel
Realmente a visão criativa ou imagem mental é primordial para a conquista de benefícios nas áreas da vida humana, contudo creio que o sistema capitalista atual e o modus social operandi deste mundo nos afasta do caminho certo, pois a mídia somente noticia reportagens de conteúdo negativo, as músicas a cada dia tem menos letras e mais melodias fazendo com que o ser humano pare de pensar e raciocinar.
Agradeço muito pelo site e por seu pioneirismo em compartilhar estes conhecimentos de valor inestimável para o ser humano, haja vista QUE O HOMEM DESCOBRIU IR ATÉ A LUÁ E, AGORA FALA SE EM MARTE, MERGULHOU EM ÁGUAS PROFUNDAS E EXTRAIU O OURO NEGRO, TODAVIA AINDA É UMA CRIANÇA EM ESQUADRINHAR A MENTE HUMANA QUE É A CHAVE MESTRA DE TODAS AS REALIZAÇÕES.
O resultado do meu sucesso é: imaginação para criar, pensamento para raciocinar se é algo possível e alcançável, e assim decifrar os atos e ações que condizem com o desejo e por último o toque final, a ação! Nada se realiza sem a ação. Ação é o que vai materializar o priduto imaginado
Excelente artigo !!
Primeiro: devemos definir oque exatamente queremos em nossa vida.
Segundo: criar imagens do cenário daquilo que queremos, da forma mais detalhada possivel.
Terceiro: Associar emoções e sentimentos a essas imagens, que consequentemente despertam nossa criatividade e motivação
Quarto: pensar em ações e metas que pouco a pouco vão nos ajudando a chegar cada vez mais perto de nossos objetivos. Logo em seguida implementar essas ações e cumprir as metas que definimos.
É dessa forma que compreendi como podemos poder transformar sonhos(cenários imaginados) em realidade.
Mais uma vez, parabenizo pelo excelente artigo !!
Valeu Miguel muito bom !
Acredito em tudo que foi exposto, adianto que tenho um pouco de dificuldade na parte de concentração, as vezes começo muito bem, dai passo a visualizar, sentir, entrar no pensamento e outro pensamento interrompe meu processo, dai a retomada as vezes fica desconexa e penso será que ao invés de estar a caminho do meu objetivo acabei por me atrapalhar com essa confusão que criei na mente????
Ha quase esqueci!!
Esse pop up do twiter, face, linkedin bem ao lado do campo da leitora do seu post balança tanto e se posiciona automaticamente a medida que vc evolui na leitura até a edição do comentário que meu amigo haja paciência, irrita demais cara, penso que muitos deixam de ler devido a essa investida da midia virtual que não nos larga nunca.
Pequenino desabafo, liga não!!!