5 hábitos destrutivos que geram ansiedade - Miguel Lucas
Saúde e Bem-Estar 22/09/2016

5 hábitos destrutivos que geram ansiedade

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Se chegou até este artigo, provavelmente você está sofrendo com a ansiedade e procura uma maneira de lidar com o incomodo que tem vindo a sentir. Provavelmente você é o principal responsável da manutenção dos sintomas que a ansiedade faz disparar. Não estou querendo dizer que você não tem motivos para sofrer com a ansiedade, de todo.

Provavelmente alguns dos seus pensamentos, comportamentos e crenças estão contribuindo para a manutenção ou aumento da sua ansiedade. Pode parecer um pouco confuso, ou até mesmo ofensivo. Por este motivo pretendo esclarecê-lo acerca de alguns hábitos que podem estar promovendo a sua ansiedade.

Há muitas maneiras que mantêm o reforço da sua ansiedade, mesmo sem você dar conta. Há hábitos destrutivos que fazem disparar os seus sentimentos negativos de tensão e nervosismo. Hábitos que você nem percebe que tem. Felizmente, também há maneiras de mudar. O primeiro passo a ser dado é começar a ficar ciente desses hábitos destrutivos, e isso é exatamente o ponto fulcral deste artigo.

1 – Privação do sono e ciclos de sono de má qualidade

Termos um sono restaurador é uma necessidade absoluta, se você quer ser saudável de corpo e mente. Descansar corretamente e sentir-se restaurado e recuperado não é uma questão de dormir muito quando você sente que deve fazê-lo. É tudo sobre ir tendo a quantidade certa de sono, nos padrões regulamentados.

Em termos simples, você deve certificar-se que tem 7-9 horas de descanso adequado a cada noite, e é aconselhado que vá para a cama mais ou menos à mesma hora todas as noites. Uma vez que você se acostume a fazer isso, vai achar que é mais fácil adormecer, promovendo ainda um sono restaurador.

Se você tem problemas de insónia, deve tentar fazer mais exercício físico durante o dia e beber um chá de ervas relaxantes antes de dormir. Para aprofundar o assunto sobre as insónias, leia: 6 Dicas para melhorar os seus problemas de insónia.

2 – Uso de estimulantes / abuso de substâncias

As pessoas que sofrem de ansiedade devem evitar o uso de estimulantes de qualquer tipo: café, açúcar refinado, tabaco, refrigerantes com cafeína. Esses estimulantes e/ou substâncias vão gradualmente aumentar aos seus estados de tensão interna.

Se sente que a sua ansiedade está a prejudicar a sua vida e pretende aprender a lidar e a diminui-la, você deve comprometer-se consigo e reunir a força de vontade para limitar as suas ingestão de estimulantes.

O abuso de substâncias é ainda mais problemático. É comum, algumas pessoas usarem substâncias para melhorarem o humor como um último recurso desesperado para gerir a sua ansiedade. Esta é apenas uma maneira de transformar um grande problema em dois problemas maiores, já que o vício é o resultado mais provável.

Transtornos de abuso de substâncias, juntamente com transtorno de ansiedade pode ser bastante desastroso, por isso você deve fazer o seu melhor para não confiar em substâncias como o álcool ou drogas (legais ou não) para encontrar a sua zona de conforto.

3 – Levar uma vida sedentária

Há muito poucas pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade que, na verdade, levem uma vida saudável e façam atividade física regular. A causalidade entre ter um estilo de vida sedentário e pessoas que sofrem de depressão ou ansiedade é bastante clara. O sedentarismo e a ansiedade andam de mãos dadas.

Como a maioria das pessoas que sofre de ansiedade, você provavelmente não exercita o seu corpo adequadamente. Você provavelmente tem as suas razões: talvez você não tenha tempo, talvez você não tenha energia suficiente, talvez falte-lhe a força de vontade. Não tem problema. Você só precisa focar a sua atenção e vontade para iniciar algum tipo de atividade de baixa intensidade. Você não tem de progredir de rei do sofá para um atleta de elite.

Se você precisa de motivação pondere ler alguns dos nossos artigos:

pensamentos negativos

4 – Ser vítima da ansiedade

A ansiedade, provavelmente está a arruinar a sua vida e a fazer com que você sinta que está perdendo o controle. Em muitos casos de ansiedade a pessoa sente que a grande maioria das coisas à sua volta está a desmoronar-se, porque ela não consegue encontrar maneiras de lidar com o transtorno de ansiedade.

Assim, é muito fácil a pessoa começar a pensar como se fosse uma vítima da sua ansiedade. Bem, isso não é verdade.

Provavelmente, de forma mais ou menos consciente, você foi contribuindo para os seus estados ansiosos e angustiantes, fazendo algumas escolhas de estilos de vida errados. A minha intenção não é fazê-lo sentir-se culpado. Claramente, não.

A razão pela qual abordei este assunto é para ajudá-lo a entender que tem sido sempre você que tem estado no controle da sua vida, e que adotar uma perspetiva de vítima em nada vai diminuir a sua ansiedade.

Se você sente-se perdido e sem esperança, então deve ponderar a possibilidade de fazer mudanças positivas na sua vida, e aumentar as chances de começar a obter resultados positivos. Leia: Abandone a mentalidade de vítima.

5 – Você contra o mundo

Quando se sofre de ansiedade, principalmente por períodos prolongados, tem-se uma tendência a antagonizar o mundo. É natural. Provavelmente você sente como se ninguém entendesse o seu sofrimento e fosse mal interpretado. Neste estado, vai-se criando a noção que é muito difícil manter o equilíbrio.

Eventualmente você às vezes age de maneiras peculiares e as pessoas podem ser levadas a afastar-se de alguns dos seus comportamentos. Com a sua ansiedade a piorar, aumenta a probabilidade de ir afastando-se daquilo que lhe causa incómodo, pode até ir isolando-se dos outros, parecendo que tudo está a ficar estranho e assustador.

Bem, este é provavelmente o maior de todos os hábitos destrutivos de quem sofre de ansiedade. Se pouco a pouco você se for separando do mundo,  só porque sofre de ansiedade, certamente irá piorar as coisas. Você precisa de tomar medidas na direção oposta.

Abra-se com a sua família e amigos de confiança. Participe num grupo de apoio, onde você pode compartilhar experiências com pessoas que enfrentam problemas semelhantes. Procure um psicólogo, se você pode pagar. Faça o que fizer, certifique-se que abraça o mundo ao seu redor, em vez de afastar-se dele.

Você insiste em alimentar a sua ansiedade?

Ocupe alguns minutos para refletir sobre estes cinco maus hábitos típicos de quem sofre de ansiedade, e seja honesto consigo mesmo. Verifique se você está propenso a esses padrões de comportamento negativos ou não. É importante que entenda que olhar de frente as questões abordadas anteriormente irá fornecer-lhe uma base segura para o tratamento da ansiedade, independentemente da sua opção de escolha.

As suas opções podem por vezes parecer limitadas, mas há realmente muito que pode fazer para manter a sua ansiedade sob controle. Pode ser necessário um esforço considerável e persistência, e pode ser importante implementar algumas mudanças de estilo de vida.

Mas uma vez que você percebe o quão aparentemente ações não relacionadas estão de fato reforçando a sua ansiedade, você vai tomar consciência que é muito mais fácil de entender aquilo que está passando. Lidar com isso vai tornar-se um hábito.

Leia: Consultas online para o tratamento da ansiedade

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”

Receba os vídeos gratuitamente no seu email e aprenda como superar a depressão.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Daniel

Bom eu só tenho elogios a fazer a respeito deste site, quando iniciei a leitura dele, eu sofria com um nível bem alto de ansiedade, graças a estes artigos eu praticamente me libertei uns 90% em relação ao ano passado, algumas coisas nunca saíram na minha mente, uma delas é para conseguir vencer um problema, você tem que saber quem ele é primeiro, por causa dessa frase eu li e reli ínumeras vezes estes artigos e o resultado foi praticamente 100% estar lendo e relendo este blog e indicando sempre, obrigado pelas suas informações!!

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Daniel, obrigado pelo comentário

As suas palavras são de extrema importância. O que relatou é de um enorme valor para nós, pois saber que aquilo que escrevemos tem um resultado nas pessoas (quando aplicado devidamente) é extraordinário. Sinto que o objetivo está a ser cumprido e que conseguimos passar a mensagem de aplicação prática.

Boa continuação. Gostamos de o ter connosco.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Renata José de Carvalho

Adoro escola psicologia . Tenho recebido varias dicas sobre comportamento humano, ainda mais meu caso que sofro de ansiedade generalizada e faço uso de medicamentos fortes. Obrigada por toda semana enviarem para mim artigos de como superar a auto sabotagem da mente .

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Renata, obrigado pelo comentário.

Fico muito satisfeito de podermos ajudá-lo. Agradeço o seu feedback e faço votos para que melhore.

Força e convicção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Diego

Boa tarde Miguel,

Seu blog tem sido extrema importância na minha vida, sou muito grato a você, mas tenho uma pergunta, referente a um problema que ataca a um numero enorme de homens no mundo todo, não sei se você poderá, colocar algo deste genero no blog, mas sobre Ejaculação Precoce, todas essas dicas aqui colocadas são de extrema ajuda para resolucao deste problema tambem não é? você sabe onde posso me aprofundar mais sobre este assunto? e se você tiver algo com certeza irei ler, porque suas dicas me ajudaram 100% em diversas áreas e essa iria muito também!

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Diego, obrigado pelo comentário

Fico contente que as matérias do blog tenham vindo a ajudá-lo. Realmente a ansiedade pode ter um elevado impacto na ejaculação precoce. E, saber relaxar e orientar os pensamentos na hora da interação sexual pode ajudar a minimizar o problema.

Fica o seu pedido em aberto relativamente à possibilidade de escrever sobre o assunto.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Diego

Ola Miguel,

Obrigado, com base nos arquivos relacionados a ansiedade existentes aqui e a resposta que você me deu aqui já entendi, o que quis dizer, Mindfulness, momento presente…etc são exercicios que com certeza, pode ajudar e muito.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Patricia

PQ toda vez q fco frustrada ou muito triste sinto vontade de comer algo e é sempre no meu quarto q quero estar? putzzzz já engordei 30klssss

Avatar for Miguel Lucas
Maria Celia

obrigada pelo artigo, tudo que você falou é meu caso, fumo, durmo tarde, não tenho vida social e nem atividade física, mas trabalho me sinto bem no local de trabalho mas em casa não me sinto bem, sem vida, já tentei mudar meu modo de pensar,de parar fumar mas sinto que as coisas estão fugindo do meu controle. Espero ler mais suas matérias .ABRAÇO

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo RJ

Excelente matéria!Suas orientações me ajudaram muito.A Escola de Psicologia está nos meus favoritos.Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
juliana

esta mim ajudando muito obrigado

Avatar for Miguel Lucas
maria

gostaria de saber como livrar me de complex não sei de que sinto inferior á todas mulheres só penso em serviço não sei me vestir e sair sinto tão pra baixo me ajude

Avatar for Miguel Lucas
nubia santos

ola … eu estou achando que to com ansiedade porque eu sai do trabalho, parei de estuda,engordei um pouco,, estou com meu alto estima baixissimo,muita preguiça e desanimo pra tudo e as vezes muita tristeza .._ por favor me ajude
(seim contar que todos ao meu redor acham que eu estou ótima ,mais só eu sei oque se passa comigo).

Avatar for Miguel Lucas
Henrique

Quanto tempo dura a consulta on line?

Avatar for Miguel Lucas
Ailson Nunes de Souza

Miguel Lucas já fazem muitos anos que sofro com problemas de ansiedade,agorafobia,panico,depressão,tomo medicamentos, já fiz acompanhamento psicologico não tive cura,sofro muito com isso,tenho lido as materias Escola Psicologia,o que devo fazer tenho 57 anos e 11 meses,já pratiquei muito esporte,como arte matcial,joguei futebol de campo de salão,as vezes faço caminhada,todos esses problemas tem prejuducado minha vida profissional,social,familiar e me deixa paralizado,me orienta o que fazer pois não aguento mais.;

Avatar for Miguel Lucas
Wanderlan

Muito obrigado pelas matérias e os comentários aqui abordados, eu acredito que, devemos encarar todos esses problemas ou transtornos, como um alerta ou um basta para a vida que levamos. Sei que não é uma fórmula simples mas, se continuarmos a "plantar a mesma semente, colheremos sempre do mesmo fruto", ou seja, vamos tentar enxergar os problemas ou transtornos emocionais como sinais ou estímulos para partirmos para a ação. Porque ficamos tanto tempo ocupados com nossos pensamentos negativos? Ou nos maltratando( muitas vezes eu particularmente ) vendo o tempo passar e nada de novo acontece? . Ao invés disso, "plantemos uma ou mais boas sementes diferentes a cada dia" , e cultivemos com paciência essa ou essas boas sementes para que tenhamos novos frutos". Vamos construir o domínio de nossas emoções agindo e não, ficando paralisados. Saia do lugar, tenha a coragem de mudar a sua vida, ame a você mesmo e aos outros, aceite seus defeitos mas lembre-se que você tem também qualidades e que o Maior de todos ( JESUS ) não foi reconhecido por muitos humanos, não agradou muitos humanos e que mesmo assim, morreu por todos os humanos! Portanto, quem somos nós para não gostarmos de nós mesmos?

Avatar for Miguel Lucas
Luciana Galloway

Estou amando esse blog. Por favor nao pare nunca! Vc esta me ajudando muito; nao somente a mim mas várias outras pessoas. Esse blog esta muito completo e nao sinto a necessitade de buscar informacoes em outros lugares. Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
negoh

sofro de ans de ansiedade ja pensei em desiste de viver,as souh muito forte meus pensametos nau vao mim vencer..?

Avatar for Miguel Lucas
Adriana ribeiro

Boa tarde, nao sei mais o que fazer da minha vida sofro a 7 anos com esse transtorno, atualmente so tomo calmantes, mais me sinto pessima, so choro.. choro.. sinto muitos sintomas como tonteiras coração acelerado, esses sao os que mais me assusta. vivo assim sem espectativas de vidas, apesar do medo de sair eu enfrento, saio normal, trabalho, moro sozinha. ,mais so eu sei como me sinto, so eu sei o que se passa pela minha cabeça, tenho medo de enlouquecer perder o controle, o pensamento de morte nao me sai da cabeça, é como se eu fosse morrer nos proximos minutos. encontrei esse saite que tem me ajudado bastante com suas materias, leio muito sobre tudo q sinto. obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Vidal

Adriana,eu to nessa. De bobeira não tenho nada e estou sempre preocupado que estou com alguma coisa,e não tenho,mas o que eu tenho mesmo é um grau de ansiedade muito grande,tenho uma sensação que o meu pensamento chega primeiro no local de destino,e que eunão vou conseguir chegar,acredita.att.Max

Avatar for Miguel Lucas
Maria

Ja exp

Passe no médico para mim está resolvendo tomar meio rivoltril de 2mg a noite e de manhã to mar meio paroxetina de 20mg.Espero que eu tenha ajudado o paroxetina foi o que eu me dei bem porque os outros antidepressivos e ansiolítco não me fazia bem.

Avatar for Miguel Lucas
wilyane bruna

olha tenho sede de morte medo i diversa coisas o que eu fasso

Avatar for Miguel Lucas
maria inês steglich

– Li e que fazer só uma pergunta: quanto ao café, só sinto falta de cafezinho, após o almoço. Porém, se não saio de casa, tomo várias vezes, inclusive antes de dormir, leite c nescafé. Algum problema ? Ressalvo que, não tenho problemas p dormir. Ob. Inês.

Avatar for Miguel Lucas
Lionel

Boa noite. Gostei muito desse site! Assuntos. Muitos importates.

Voce disse tudo.pois. tenho ansiedade.
Assim quando tenho assuntos pendentes nem consigo dormir a noite para dormi bebo um cha de camomila bem forte. Com posso esquece isso e dormir naturalmente?

Avatar for Miguel Lucas
daniela teixeira

espero sempre poder receber ajudas sobre esse tema!!

Avatar for Miguel Lucas
daniela teixeira

espero sempre poder receber ajudas sobre esse tema!!danitlrodriguesprof@hotmail.com

Avatar for Miguel Lucas
camila

o motivo da fobia social são de coisas passadas da nossa vida ?

Avatar for Miguel Lucas
lucilaine

Olá bom dia,

Ótima matéria. Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Carlos Alberto

Otimo os seus artigos me identifiquei com algumas situaacoes q passei..gostaria de sa ber mais um abraco

Avatar for Miguel Lucas
Daniela Marcelino Borges de Medeiros

Estava em uma crise de falta de ânimo quando me deparei com esses artigos, que "cairam"em minhas mãos. Após ler alguns deles, pude modificar o meu padrão de pensamento e ficar um pouco mais segura de mim mesma. Uma pergunta: como manter esse padrão de comportamento? Uma vez que melhoro, pioro, melhoro, pioro… Não quero vier "sempre bem", mas manter um patamar menos oscilatório em meu estado de humor.

Parabéns pelo blog, estou repassando a várias pessoas, que também precisam ler algumas dessas informações.

Abraços,

Daniela

Avatar for Miguel Lucas
Fabiana

Estou fazendo tratamento a muito tempo e nunca tive uma explanação do problema de uma forma tão clara. Sofro de ansiedade generalizada com crises depressivas, tomo remédios e faço terapia e não estou conseguindo resultando minha psiquiatra pediu para que me afaste do trabalho por ummês para ver se consigo melhorar, mas está sendo difícil aceitar que tenho um problemo e vou precisar deste tempo para colocar as idéias no lugar, trabalho numa empresa familiar onde os sentimentos se misturam sofri um assalto muito traumático na empresa onde foi o gatilho para uma ansiedade que já existia se tornar uma tortura para minha vida , não consigo achar uma saída está difícil, está atrapalhando em tudo com meus filhos e marido sou muito exigente quero as coisa na hora, fico pensando em várias coisas ao ,mesmo tempo estes pensamento me dão a sensação de que vou enlouquecer .Me reconheci no artigo acima estou com medo estou me afastando das pessoas me encomoda ficar perto das pessoas não consigo confiar em ninguém meu lema hoje"prefiro ficar com os cachorros não me cobram nada so o meu carinho lhe bastam, os alimentam dou carinho e eles não me cobram nada " Tenho medo de estar ficando louca. Não paro fico o tempo todo achando coisa para fazer. Fiquei feliz ao encontrar esta página com seu atigo me reconheci aqe sei que não estou sozinha que tem tratamento e que posso voltar a ter uma vida normal, mas sei que não vai ser fácil, a ansiedade me consome.

Avatar for Miguel Lucas
Moça

Fiquei com ansiedade após ler estes comentários….. Bem acho que foi mesmo depressão …

Avatar for Miguel Lucas
Jully

Olá Miguel,

li seu artigo sobre ansiedade e de fato isso acontece comigo, tenho o sintomas da ansiedade e depressão não elevados. Gostaria de saber se ainda assim você me recomendaria fazer um curso de psicologia? Esse sempre foi o meu sonho mais tenho medo de não ser capaz… Sinto dificuldade às vezes de lidar com os meus problemas mais poder ajudar alguém resolver os dele me satisfaz, eu não compreendo o que acontece comigo.

Abraços!

Avatar for Miguel Lucas
Uma garota

Eu vou salvar este artigo nos favoritos, por que realmente, é como se ele fosse feito pra mim. Sofro de ansiedade e depressão, tenho alguns sintomas depressivos há alguns anos, mas eram sintomas leves. Então esses sintomas começaram a agravar-se e junto com eles veio a ansiedade. Sou sedentária, mas eu me sinto sem forças para sair e fazer algum exercício. Não sei me socializar com as pessoas e elas acabam se afastando. E acabo tendo esses pensamentos de "Eu contra o mundo". Este site parece ter artigos ótimos e estou indo ler o da "Mentalidade de vítima".
Abraços.

Avatar for Miguel Lucas
Daniel

Adorei seu artigo me ajudou muito a ver com outros olhos os problemas da ansiedade.
Miguel Lucas, tenho uma grande problema ao tentar sair do sedentarismo, pois, o maior sintoma que enfrento é no momento que faço qualquer esforço físico, pois, é neste momento que meu coração acelera e todos os penamentos negativos passam por minha mente, mesmo depois de parar a atividade física, meu coração continua batendo acelerado por muito tempo só normalizando quando tomo um calmante, isso também acontece quando vou fazer uma prova, quando fico muito tempo em uma fila de banco, também quando tenho que viajar sozinho para outra cidade. Miguel aguardo "ansioso" por uma resposta que possa me ajudar nesta luta contra a ansiedade. Abraço forte e muito obrigado por ajudar pessoas como Eu.

Avatar for Miguel Lucas
orlando

Adoro este blog acho que me tem ajudado muito tendo eu ser um pouco ansioso ,ler o que escreve e meditar sobre o assunto ajuda muito ,obrigado por isso.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *