Consultas Online para o Tratamento da Ansiedade
Terapias Psicológicas 22/09/2016

Consultas Online para o Tratamento da Ansiedade

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


O número de pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade, ataques de pânico e depressão está atingindo proporções epidémicas. As pessoas estão procurando ajuda por diversos meios, mas muitas pessoas sentem-se desconfortáveis em consultar um terapeuta ou psicólogo na sua comunidade local, ou por motivos de incompatibilidades de horário, distância ou falta de tempo. Na atualidade a Internet oferece às pessoas a oportunidade de obterem a ajuda que precisam, mas na privacidade da sua própria casa, e à distância de um clic.

A Terapia Online está a tornar-se cada vez mais popular como uma primeira escolha para aprender a aliviar a ansiedade, algumas formas de depressão, stress emocional, problemas de relacionamento ou problemas pessoais.

Agora, com a maravilha tecnológica do Skype, as pessoas podem manter uma conversa  cara-a-cara e levar a cabo uma sessão de terapia de aconselhamento com um psicólogo, como se estivessem no consultório do mesmo. Pode ter acesso a Consultas de Psicologia Online, aqui mesmo no site.

terapia online

Abordagens terapêuticas

Há, naturalmente, algumas formas de psicoterapia que podem não funcionar tão bem no formato online, mas para as terapias cognitivas, tais como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e a Terapia  Cognitivo-comportamental com base na Mindfulness e Aceitação, o formato de vídeo online é excelente.

Na minha experiência, existem ainda alguns benefícios acrescidos, porque os clientes sentem-se muito mais confortáveis com a consulta a desenrolar-se a partir de sua casa. Para os clientes que sofrem de agorafobia e ansiedade social, este formato tem vantagens óbvias e muito significativas.

Terapia Cognitivo-comportamental com base na mindfulness e aceitação

Durante as sessões de Terapia com base na Mindfulness e Aceitação, os clientes aprendem a formar um relacionamento estável não reativo com as suas emoções. Isso é chamado de Relacionamento com base na Atenção Plena (Mindfulness), ou “alinhado” com as nossas emoções.

O nosso hábito comum, é claro, não é estar “alinhado” com a nossa dor, mas sim, evitá-la ou fugir-lhe, ou de resistir-lhe  e tentar suprimi-la. Esta é uma resposta condicionada, uma reação instintiva biológica de luta ou fuga, que faz parte da nossa composição biológica. Essa reação primitiva podia ser muito útil aos nossos antepassados para evitar um ataque físico de animais selvagens, mas este tipo de reação condicionada, na atualidade, na grande maioria das vezes não nos ajuda a processar de forma adequada a informação e a resolver o nosso sofrimento emocional.

Na verdade, nos casos de ansiedade o evitamento ou fuga às situações indutoras de mal estar e angústia, é provavelmente a pior coisa que podemos fazer. A resistência ou aversão também é geralmente muito ineficaz e realmente alimenta o problema.

A verdade, é que qualquer forma de reatividade simplesmente piora o problema, fazendo com que a emoção não resolvida promova comportamentos inadequados e negativos, contribuindo para uma estrutura mental negativista. Esta rigidez mental e consequente falta de flexibilidade de pensamento, promovem comportamentos resistentes à mudança dificultando a melhoria.

Psicologia, e mais particularmente a vertente da psicologia positiva, lança um novo olhar sobre os transtornos psicológicos  e problemas psicológicos, suportando-se numa visão construtiva dos aspetos positivos que todos nós possuímos, das nossas virtude e forças de caráter, e que estas nos podem auxiliar na construção de pensamentos, comportamentos e atitudes favoráveis à resolução do problema e consequente melhoria.

A melhoria é possível

Se você tem dificuldade em melhorar as suas emoções negativas, que o colocam num estado confuso, com falta de clareza de raciocínio, que recorrentemente continuam a gerar sofrimento interior e ansiedade, que por sua vez geram reações inadequadas, disfuncionais e atrapalham-lhe o seu dia a dia, quero dizer-lhe que é possível melhorar, é possível resolver o seu problema.


A constante vivência de sentimentos que atrapalham a obtenção dos seus objetivos, nomeadamente o bem estar e a felicidade, podem fazer você entrar numa espiral comportamental negativa, correndo o risco de uma propagação crescente.

Para reverter este processo a seu favor, é preciso vontade e coragem para melhorar. O mais extraordinário é que isso está ao seu alcance. É importante conseguir reconhecer, aceitar e compreender o seu problema, para que possa deixar de evitar e de resistir à ideia de se ajudar, procurando ajuda.

A abordagem é eficaz porquê?

O objetivo central  não é tentar eliminar a ansiedade ou dor emocional, mas levar a pessoa a aprender a experienciar isso exatamente da mesma maneira que uma emoção positiva. No programa de tratamento ou terapia, cria-se um espaço seguro para que a emoção possa ser expressa, sem que seja interpretada como o fim do mundo. Aumenta-se a consciência dos valores das emoções (positivas e negativas) permitindo que elas existam de forma natural, treinando a pessoa a não ser tão reativa e a não oprimir-se pela ansiedade.

Mindfulness, é simplesmente o processo de aprender a estar presente, isto é, a experienciar a emoção sem julgamento. A pessoa aprende a estar na presença da emoção, a sentir as transformações no espaço interior da sua consciência, no fundo aprende a estar com a emoção, observando e aprendendo sobre a emoção. Aprendendo desta forma a saber lidar melhor com as suas emoções e que estas deixem de atrapalhar e possam contribuir para um melhor bem estar e satisfação de vida.

Em suma, precisamos tornar-nos alinhados com o nosso sofrimento interior. Esta qualidade de amistosidade interior é cultivada quando estabelecemos uma relação de aceitação das nossas emoções, e isso catalisa as mudanças necessárias para a melhoria ou resolução do problema.

Acredito que com um programa terapêutico estruturado, os problemas associados à ansiedade podem ser melhorados e resolvidos satisfatoriamente, restituindo o equilíbrio de vida à pessoa que sofre. E isto, você tem acesso aqui no site.

Para uma informação mais pormenorizada, leia o artigo: Consultas de psicologia online, um passo rumo à mudança.

Se pretende a marcação de uma consulta, diriga-se à minha página: =>> Consultas de Psicologia Online

A sua ajuda à distância de um clique!

Clique Aqui para Agendar uma Consulta

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Antonia Chico Noé

Sou estudante do 1º ano do curso de Psicologia. Escolhi este curo para poder perceber melhor estes diferentes comportamentos principalmente do ser humanos. No caso deste artigo, veio muito a calhar porque achei bastante interessante para mim, visto que me deparo com este problema de ansiedade exagerada. Foi bom ler, e consegui aprender mais, porque foi como uma terapia tendo em conta do meu problema. Com estes conhecimentos e conselhos pretendo melhorar o meu comportamento.
Peço-vos um conselho direccionado para mim, porque o meu problema ja precisa de acompanhamento devido o panico.
Aguardo com ansiedade.

Avatar for Miguel Lucas
mariana9988

tenho que procurar ajuda eu acho que to com depressão

Avatar for Miguel Lucas

TENHO 26 ANOS, NÃO SOU MUITO SOCIAL, PQ MIM FECHO PARA AS PESSOAS NÃO CONFIO NAS PESSOAS, SINTO EXTREMA ANSIEDADE QUE ACABO FICANDO PREOCUPADA, COM AS MÃOS GELADAS, AS PERNAS SOMEM, A BOCA SECA, MUITO MAL STAR. O QUE FAÇO??? SOU MUITO INSEGURA, ANSIOSA E MEDROSA. ME AJUDEM OBRIGADA

Avatar for Miguel Lucas
Daniele soares

ja sei que tenho ansiedade e não é das menores, não sei me comportar com o fim de um relacionamento, fico triste em saber que ele deu continuidade e eu parei no tempo, o tempo pra mim parece que não passou, so escuto o tempo cura, vc é bonita, vai encontrar alguem, mas a minha cabeça pensa outra coisa, tentei provar pra mim mesma que podia ser forte e me encontrei com ele, aconteceu que não foi como eu queria, ele não estar nem ai pra mim, e eu fico pensando que ele gosta de mim, e não tem coragem de dar fim na outra, mas eu sei que eu nunca vou existir novamente para ele, mas minha cabeça diz outra coisa e acabo sofrendo e me acabando, tomo apraz para ansiedade, mas parece que não serve…minha familia fica dizendo é bonita vai encontrar outro, por ja to com 35 anos, e so tive decepção….não consigo lidar com isso, queria saber o por que é tão dificil… gente doe demais, tenho que chorar escondido… sinto inveja das minhas amigas estarem feliz e eu não… isso não é certo… mas minha familia diz que isso é besteira… peço ajuda como proceguir.,,,,

Avatar for Miguel Lucas
Asheley Muller

Daniele Soares, se precisar de uma amiga para conversar sobre esse motivo da sua ansiedade, mande-me uma e-mail (asheley.muller.69@gmail.com).
Não sou psicologa, mas quem sabe posso te ajudar. Beijos.

Avatar for Miguel Lucas
Suely alves

oi , faz 1 mes que separei do meu marido , de la para ca venho me sentindo muito triste e ansiosa ,tenho medo de ver ele passar mal, ando sem vontade de comer , e toda manha me da ansiá e mal estar .Conheci uma pessoa que quer me ajudar esquecer ele ,mas mesmo assim essa ansiedade aumentou , eles sao amigos de quarto , e eu quero q ele me ajude nessa faze muito dificil. to com minha auto estima muito baixa me achando magra e feia . Me ajude nao sei que fazer estou tomando antidepressivo reconter .meu email suelyvdmedeiros@gmail.com

Avatar for Miguel Lucas
Suelen Souza

Eu ´preciso urgente de ajuda …sou muito ansiosa chega a me dar fadiga dor no peito …..alguns meses atras entrei em depressao por causa da ansiedade.PRECISO MUITO DE UMA SOLUCAO.

Avatar for Miguel Lucas
lourdes

Boa noite? preciso muito de ajuda, pois sofro muito de ansiedade antecipatória e muito medo de falar em público como podem me ajudar?.

Avatar for Miguel Lucas
valeria cristina da silva

pois tenho uma psioriase pois quando fico nervosa ou ansiosa me cossa muito perco o sono com tanta coceira,

Avatar for Miguel Lucas
Ana Paula dos Santos dos Anjos

Tenho interesse o tempo todo não consigo mais mim controla tô passando uma retada mim ajudem pelo amor de Deus

Avatar for Miguel Lucas
aline

bom eu tenho 19 anos e sofro de depressao,pois na minha infancia meu irmao teve problemas com a policia e hoje em dia me da panico so de ver um camburao e hoje em dia meu irmao esta preso sofro demais em saber do lugar que ele se encontra as pessoas me falam qe quem escolheu esse caminho foi ele eu entendo mas e meu irmao me preocupo demais minha mae e alcolotra bebe de mas e ja teve dois começos de infate ,nao moro com ela e sim sozinha pois eu me importo muito com as pessoas que eu amo do que comigo mesmo preciso de ajuda pois eu passei ppor uma consulta medica eo medico me receito sentralina mas esse remedio me fez mal e pra mim ter outra consulta e dificil marca hoje ea consulta e daqi dois meses ate la fiqei loca nao sei mas o que fazer nao tenho com qem contar,nao sei como reagir nao consigo me envolver com ninguem tudo parece tao ruim nesse mundo nunca vejo as coisas pelo lado bom ja tentei vaga para passar no pscicologo mas meu nome ta na lista de espera ja faz meses … me ajudeeem

Avatar for Miguel Lucas
Rebeca

Sofro com depressão, na verdade nem sei se é isso.
Tem uns 6 anos que estou muito desequilibrada com tudo, qualquer coisa é um motivo para me desequilibrar emocionalmente. As vezes penso que tenho bipolaridade. Ando triste e vejo que vai ser sempre assim. 🙁

Avatar for Miguel Lucas
Paula

Gostei muito. Tinha pânico e fiz um tratamento pela internet, agora já consegui retomar minhas coisas, minha vida, faculdade, namoro, etc. Indico sempre a todos o dr. antonio de albuquerque, o site dele é http://www.neuroemocional.com.br. Indiquei para vários amigos e todos tem me dito que tem tido algum resultado, até uma amiga emagreceu 20 quilos, fiquei impressionada. Achava terapia uma coisa meio boba, mas mudei completamente de opinião.

Avatar for Miguel Lucas
Renata

Geralmente quando fico muito ansiosa passo mal, tenho dores na barriga e ânsias de vômito, mas recentemente quando fui fazer uma entrevista além de tais sintomas já presentes como de costume, eu também "perdi" minha voz, ela ficou irreconhecível, rouca e falhava muito. Como para a vaga era exigido usar a voz não fui contratada justamente por isso, a entrevistadora até me disse que esse meu tipo de nervosismo vai me prejudicar muito daqui pra frente.
Vou ter outra entrevista e não sei o que fazer para se sair bem, tomar calmante? pensei nisso. Tenho medo que esse meu nervosismo com esses sintomas não sejam normais.

Avatar for Miguel Lucas
Larissa

Tenho 14anos ,e desde os12anos tenho tido alucinações, ataques de estresse ,mania de perseguição e é uma coisa repentina que acontece ,quando vou ver já me desequilibrei .

Avatar for Miguel Lucas
carol

Tenho 17 anos e moro com meus pais, passo a maioria do tempo com meu pai pq minha mae trabalha e meu pai como tem problema na perna ele não pode trabalha. Sofri muito psicologicamente na infância, mas só fui descobri e me importa com isso aos 15 e dês de então sofro de depressão, ansiedade e medo de fica sempre sozinha. Nunca contei ao meus pais por medo de eles não entende. E agora sofro não pelo passado mas por sempre ouvir coisas do meu pai, que não sou uma boa filha, que vou fica sozinha pq ninguém gosta de mim e fico com isso na cabeça me torturando e isso acaba fazendo mau ao meu relacionamento, as vezes fico com depressao sem motico nenhum, queria muito pode conversa com uma ajuda profissional……

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *