Um breve poema para libertar-se do medo paralisante
Saúde e Bem-Estar 22/09/2016

Um breve poema para libertar-se do medo paralisante

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Sentir medo faz parte da vida. Não temos como não sentir medo. Esta forte emoção que se faz sentir sempre de forma abrupta, serve-nos. O medo é protetor, ativa o nosso organismo para que rapidamente possamos monitorar o ambiente que nos rodeia à procura da possível ameaça, percebida ou imaginada. A resposta fisiológica de medo, ou seja, as sensações que se fazem sentir no nosso corpo, quando detetamos um “gatilho” que nos perturba, tem por função alertar-nos para algo e igualmente disponibilizar grandes quantidades de energia para a ação. Mas esta resposta, quando é disparada recorrentemente, causa-nos danos.

No mundo moderno o medo tem muitas “rostos”, e a qualquer momento deparamo-nos com os muitos rostos familiares que o medo adquiriu. Medo de não conseguir passar no exame, medo de falar com o chefe, medo de falar em público, medo de perder o relacionamento, medo de não ter dinheiro para pagar as despesas, medo do fracasso. Com tantos medos a serem disparados em nós, a tendência é que o medo, de uma forma geral, se apodere da nossa vida. Quando este processo se faz sentir, desenvolve-se medo de vir a ter medo. O que em muitos de nós se faz sentir na forma de ataques de pânico.

Poema

O medo,
Sinto-o, experimento-o no meu corpo,
Chega abruptamente, invade-me a iniciativa, corta-me a confiança, aniquila-me a esperança,
Prende-me os passos, escurece-me os pensamentos,
Náuseas, nó na garganta, coração a sair pela boca,
O medo toma conta de mim,
Rouba-me os sonhos, enfraquece-me, acinzenta-me as habilidades,
Medo, sempre ele que me impede o sorriso, que me tolda a liberdade,
Medo de fracassar, medo de não falar a coisa certa,
Aquele medo que se transforma em vergonha, que verga a minha opinião, que me inibe de expressar as vontades,
Medo de perder o emprego, medo de deixar de amar, medo do que está para vir,
O medo enraizou-se, domina-me, pensa por mim, age em meu nome,
O medo nunca me defende,
Sim, devia defender-me, porque não o faz?
O medo paralisante, ostracizador, repugnante,
O medo sanguessuga,
O medo que perdeu a sua funcionalidade,
O medo que não me serve mais,
O medo que eu repugno,
O medo do qual eu me liberto,
Agitação, sudação, tensão, dor de barriga, pernas trémulas, não me amedrontam mais,
O medo e os seus sintomas, os seus pensamentos, não são mais o meu medo,
Renuncio ao meu medo,
Eu não sou o meu medo, não quero ser e não mais serei,
Liberto-me, abraço a possibilidade de caminhar tranquilo, confiante e otimista,
O otimismo pinta o meu dia, clarifica-me o pensamento, enaltece-me a vontade, injeta-me energia,
O otimismo promove-me a eficácia, liberta-me a criatividade,
Otimisticamente enfraqueci o medo,
Fortaleci-me, guiei-me, encaminhei-me para o espaço onde existe a possibilidade de aplicar o meu otimismo, sem medo.
 
–  Miguel Lucas
 superar o medo

Somos mais que o nosso medo

Saber separar-se do seu medo, não deixar que ele tome conta da sua vida é fundamental para não deixar que a ansiedade tome proporções desmedidas. Não permita que a sua ansiedade se vire contra você, até que chegue ao ponto de temê-la. Neste poema passo a mensagem da importância de você tomar consciência que não é os sintomas incómodos do medo que sente no seu corpo, como também não é os pensamentos daí advindos. Essencialmente, todas as emoções são parte do ser humano e, portanto, devemos esforçar-nos por tolerá-las e aceitá-las. A Terapia de Aceitação e Compromisso, a qual eu aplico em consulta, começa a ser popular na psicoterapia. A saúde emocional é impulsionada pela aceitação da condição humana, honrando todos os nossos sentimentos. Dito isto, infelizmente, eu observo que muitos problemas pessoais e problemas psicológicos que as pessoas têm, nascem da não aceitação das suas emoções e repugna dos seus pensamentos negativos ou pensamentos intrusivos.


A citação popular de Forest Gump é: “Mamãe sempre diz que a vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que lhe está reservado.” Os pensamentos que nos passam na mente são semelhantes ao que está dentro da caixa de chocolates. Um momento dão-nos alegria, outro tristeza, ou talvez até mesmo, nos conduzam à raiva. Importa que todos nós consigamos abraçar a ideia de dar a nós mesmos permissão para aceitar e honrar todos os nossos pensamentos, mesmo aqueles que não são tão agradáveis. Não temos necessariamente que gostar desses pensamentos negativos, mas também não temos que deixar-nos atormentar por eles. Temos sempre a possibilidade de criar outros mais agradáveis e de acordo com os nossos objetivos. Para que este processo simples possa ocorrer, primeiro, importa sermos capazes de “deixar ir” aquilo que nos perturba e não nos interessa e, depois, substituir a negatividade pela positividade.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”

Receba os vídeos gratuitamente no seu email e aprenda como superar a depressão.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Joshy

"Muitos poblemas pessoais e problemas psicológicos que as pessoas têm, nascem da não aceitação das suas emoções…" e também por não lerem seus excelentes artigos, parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Joshy,

Obrigado pelo seu feedback e pelas sua simpáticas palavras. Sem dúvida que a aceitação das emoções é um fator preponderante para o nosso equilíbrio emocional. Aceitar não é gostar, é sim encarar a realidade. E, quando não gostamos da realidade que estamos a sentir, importa fazer algo para que o retorno das nossas ações nos possam fazer sentir melhor (emoções positivas).

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
andre g. domingos

parabéns um poema muito belo , parabéns mesmo dr Miguel ( ?° ?? ?°)

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Andre,

Grato pelas suas palavras e Smile 😉

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
RI ardo Sierban

Muito bom o artigo, o medo é realmente o que trva as pessoas, já tive e tenho este problema muitas vezes, obrigado por ajuda

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Sierban,

Sem dúvida, o medo é castrador. Fico contente por ajudar e saber que com a informação que disponibilizo ajudo-o no enfrentamento do medo e consequente superação.

Tudo de bom para você.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Eliana

Já perdi muitas oportunidades de trabalho por causa do medo.
Agora estou investindo em mim. Sei que a caminhada é longa, porém necessária.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Eliana,

Fico contente com a sua decisão de investimento pessoal. Costumo dizer:

"Invista em si mesmo, você é o principal acionista da sua vida."

Boa caminhada.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Patricia Moreira Bryn

Ha muitos anos venho sentindo os sintomas da ansiedade e de um tempo pra ca se tornou pior. Estou tentando me libertar e descobri este site. Leio tudo que o doutor Miguel escreve para ajudar pessoas como eu. Parabens pela suas palavras tao bem vindas!

Avatar for Miguel Lucas
Carla

Obrigada, otimo artigo!

Avatar for Miguel Lucas
arlindo candido filho

bom artigo com certeza vai ajudar muitas pessoas

Avatar for Miguel Lucas
Silvana Moretto

Parabéns pelos seus textos, poesias, etc. Nos ajuda muito a nos compreendermos, compreender os outros e também tentar nos ajudar de alguma forma, pois somente quem sofre de ansiedade e depressão sabem o quanto isto nos derruba por dentro, mesmo que esteja td bem por fora, por dentro vc está no caos, está um caco…e quando lemos algo assim melhora, nos anima!! Continue com esse belo trabalho, ajudando tantas pessoas.

Avatar for Miguel Lucas
Marcos Cesar

Parabéns, agradeço as palavras sábias, O POEMA , é uma realidade, ajuda muito,
realmente quem tem ansiedade sabe quanto é sofrido, obrigado pela força que
ajuda pessoas

Avatar for Miguel Lucas
Elaine

Olá, descobri por acaso esse site, que bom que achei. Sou uma pessoa tímida, e muito ansiosa, tenho um filho de 11 anos, não quero que ele fique igual a mim, mas estou percebendo que ele está a cada dia mais parecido comigo, sou separada e a presença do pai não é constante. Crio ele sozinha, estou lutando para mudar e assim poder ajudar meu filho, o que eu poderia fazer para ajudá-lo?!

Avatar for Miguel Lucas
Sérgio

Parabéns pelo poema, aproveito para difundir o grupo APORTA – Associação dos Portadores de Transtornos de Ansiedade, em São Paulo e Rio Grande do Sul, onde qualquer pessoa poderá receber ajuda e apoio gratuitamente. Aqui vai o site: http://www.aporta.org.br/.
Obrigado!!

Avatar for Miguel Lucas
Angela Ramos

Descobri este site,e tambem estou muito feliz,pois o meu problema é ser muito ansiosa,e ter alguns medos,como por exemplo o da morte como é obvio,e levando muitas coisas a paralisar-me!Comecei com uma crise de ansiedade aos 16 anos ,com crises de panico,que se acabou depois da minha separaçao,até aos dias de hoje.Ja la vao 13 anos que nao tenho panico,embora as vezes tenha alguns vestigios,mas procuro modificar o pensamento,e depois passa…um dos problemas que eu tambem tenho é o de ser claustrofobica,pois fiquei uma vez presa num elevador 15 minutos e dai para ca ,nunca mais andei de elevador e tao pouco de aviao,pois necessitava visitar meus familiares e ainda nao consegui!Gostava imenso que o Dr Miguel Lucas,me ensinasse como fazer ,para eu poder de novo a andar de aviao,pois a minha ultima viagem foi em 2000! obrigada pela atenaço ,e tb quero dizer que ja comprei dois livros seus!

Avatar for Miguel Lucas
maria de lourdes da silva alves

oi so loudes faz 8meses que eu esto assim eu nao sei com entro este medo que eu nao tia eu tenho medo de doenca que eu nao tinha eu fez a unha com amiga eu pessei que alicade esta com taminado com adis eu fes o exame nao deuu nada depos eu fui faze odiabeti no dedo no hospital quando a menina me furo duas vez eu nao vei a gulha era mesno veio na minha cabeca que era gunlha que esta na mesa eu se era outra pessoa o era aminha vem na cabeca que eu esto com adise vem dereto eu passo nmal e

Avatar for Miguel Lucas
maria de lourdes da silva alves

eu quero a tua juda eu vejo o tempo mubrado cabeca muito com fusa se arealidade pertuba muito

Avatar for Miguel Lucas
Beca

Olá,
meu maior problema está realmente no medo. Vivo um relacionamento há 4 anos, e por algumas vezes questionei meus sentimentos em relação a essa pessoa. Isso fez com que terminássemos de forma muito dramática, pois nunca aceitei dentro de mim o fato de achar que não o queria mais. Isso me parece muito confuso e me fez e ainda me faz muito mal. É estranho demais pensar tudo isso. As vezes fico bem, por outras me sinto extremamente mal por me prender a esse passado estranho e questionar-me demais. Cheguei a conclusão que sinto medo de não amar. Mas não quero isso para mim. Quero muito me libertar desse medo estranho e poder viver em paz com meu parceiro. Já conversamos sobre isso, porém ainda assim sinto esse medo. Meu maior sonho é me libertar desses sentimentos negativos e poder amar meu parceiro e ser muito feliz com ele ao meu lado.

Avatar for Miguel Lucas
Edivan Vieira

Sua percepção em relação a natureza humana é de suma importancia para todos que apreciam e procura o autoconhecimento.

Avatar for Miguel Lucas
VAL

Olá, Miguel! Este artigo parece até que foi feito pra mim. Pois hoje senti na pele esse medo paralisante.
Tinha que tratar de um assunto importante com meu chefe e toda hora que tomava coragem pra ir na sala dele me vinha à mente pensamentos castradores. Resumindo, perdi a chance e não consegui falar. Mas, amanhã , se Deus quiser, vou conseguir. Depois de ler o seu artigo me senti encorajada. Obrigada por me ajudar.

Avatar for Miguel Lucas
Ellen

Aqui podemos entender um pouco de nós mesmos.E aprender a viver de uma forma mais leve,qdo leio esses artigos ,tenho a sensação de que é possível ser feliz, e por alguns instantes sinto -me livre do medo.Diagnosticada com panico desde os 15 anos de idade até hoje não tive 1 dia em que não tenha sentido medo de ter um ataque de pânico.Não é fácil,é uma luta diária.

Avatar for Miguel Lucas
Camila Carvalho Lopes

Olá Dr. Miguel, boa noite!

Tenho problema com ansiedade generalizada ha quase 10 anos, sofro demais demais, parei até de trabalhar, pois qdo tenho os ataques de ansiedade, sinto-me muito mal, tenho sintomas físicos muito desagradáveis e isso me paralisa de tal maneira, que fico desesperada, neste momento q falo com vc estou me sentindo muitíssimo mal.Não sei mais o que fazer, só não queria ser assim pra sempre.Obrigada por me escutar.Abraços!!!

Avatar for Miguel Lucas
Roselita

belo poema dr. Miguel

Avatar for Miguel Lucas
Camila Albuquerque

Cara não estou passando por uma fase boa na minha vida, tudo acontecendo e uma mente bem confusa e repleta de turbulências….Os seus textos estão me ajudando muito e me incentivando a melhorar e sair disto. Meus parabéns!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *