A saúde emocional significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Todos nós temos um sentido básico do que nos faz felizes e que caminho percorrer para construir uma vida significativa e satisfatória. Como psicólogo, ao trabalhar com um vasto leque de áreas realacionadas com a vida pessoal e sentimental das pessoas, eu tenho sempre um olhar mais apurado para as questões relacionadas com a sua saúde emocional. O questionário que se segue não é um questionário aferido e validade de acordo com o protocolo que tem e deve ser seguido para validar oficialmente um questionário.
A lista de afirmações e/ou declarações que se segue, foram selecionadas com base na minha experiência profissional, contudo servem para que você possa ganhar uma noção mais clara do estado em que está a sua saúde emocional.
O Questionário Abreviado de Saúde Emocional que se segue não pretende avaliar a totalidade da sua felicidade e bem-estar, mas pode ser usado como um exercício exploratório para ganhar percepção acerca do seu estado emocional.
Leia as seguintes declarações e considere responder “concordo” ou “não concordo“.
QUESTIONÁRIO ABREVIADO DE SAÚDE EMOCIONAL
- Eu dou importância a ter respeito por mim mesmo.
- Eu tenho noção da importância do autocuidado e esforço-me para cuidar de mim.
- Eu tenho uma boa noção de como me sinto a maior parte do tempo.
- Eu não tenho qualquer trauma ou necessidades emocionais significativas não atendidas por parte dos meus pais ou cuidadores primários quando era uma criança.
- Eu experimentei o trauma e / ou necessidades emocionais não satisfeitas.
- Eu geralmente não perco controle das minhas emoções de uma forma que habitualmente me coloque problemas de alguma forma.
- Eu reajo a situações difíceis de uma forma esperada e, geralmente, recupero bem.
- Eu tenho um sentimento de compaixão por mim mesmo.
- Eu sou muito bom em perdoar a mim mesmo e aos outros.
- Eu sinto-me ligado e em sintonia com o meu corpo.
- Eu geralmente acredito que vou dar-me bem na minha vida, mesmo se eu me deparar com alguns retrocessos ao longo do caminho.
- Eu acredito que as pessoas em geral podem ser confiáveis e são bem intencionados.
- Eu geralmente não guardo ressentimentos contra as pessoas.
- Faço o melhor que posso para cuidar da minha saúde física.
- Estou ciente das minhas vulnerabilidades emocionais e faço um esforço para praticar a autocompaixão em torno das minhas feridas.
- Eu olho para o futuro com esperança e com um sentido de entusiasmo para o que está por vir.
Avaliação
Não há respostas certas ou erradas neste questionário, mas espero que possa orientá-lo no sentido de perceber quais as áreas sensíveis que necessitam da sua atenção e dedicação. Se o número de respostas “não concordo” for igual ou superior ao “concordo” essas são as áreas que mais necessitam de ser trabalhadas para que possa restabelecer o seu equilíbrio emocional.
Pondere se você pode beneficiar de terapia. Encontre um psicólogo ou terapeuta local para ajudar a orientá-lo no sentido de restabelecer a sua saúde emocional.
Informo que aqui mesmo na Escola Psicologia pode ter acesso a terapia através do meu serviço de =>> Consultas de Psicologia Online.
Para aprofundar o assunto sobre a saúde emocional, pondere ler o artigo: Treinamento para a sua força emocional
Abraço,
Miguel Lucas
Como lider de equipe,vejo o quanto é importante cuidar da vida emocional.Tudo pode ser mudado quando damos mais atenção a esta questão.
Parabéns pelo belo trabalho e o livro.
Olá Como liderar, obrigado pelo comentário.
Efetivamente a saúde emocional é o centro da nossa saúde geral, dar-lhe atenção é promover a prosperidade da nossa vida.
Tudo de bom para você.
Abraço
Eh bom estar de volta ao site, pois este eh um grande aliado da minha saude mental. Estava com saudade, Miguel. ‘")
Olá Lyah, obrigado pelo comentário.
É sempre muito bom ter os seus comentários e ter a sua "presença" aqui no blog 🙂
Abraço
.Estou feliz com o site e sinto que alguns fantasmas vão desaparecendo , com tudo espero melhorar meu dia dia ,
grato
Olá Sergio, obrigado pelo comentário
Fico contente por podermos contribuir para a sua melhoria.
Abraço
Em 1984 tive uma depressão que zerou a minha vida. Busquei tratamento Médico e terapia com Psicólogo. Qundo eu digo que minha vida zerou, estou dizendo que perdi todos os interesses. Ou seja, não queria e me fazia mal ir atrás das coisas que me davam prazer. Até a libido desapareceu.
por essa razão eu defino a Depressão como :"PERDA DOS INTERESSES" Fiz tratamento, hoje estou muito bem, hoje não, a 25 anos que estou curado. Hoje eu ajudo pessoas que têm doênças emocionais. Fiz um curso de Psicanálise e ajudo as pessoas . A depressão tem cura, basta procurar um bom profissional da área. Os artigos que recebo tem me feito muito bem. Os autores sabem o que estão dizendo.
José Martins Capetine
Muito bom Miguel Lucas agora é colocar em prática ,.
Tchê, eu sou daqui de Uruguaiana/RS. Tenho 23 anos e gosto muito de ler o que você escreve, pretendo futuramente também fazer ‘psicologia’ para que assim possa entender mais as pessoas, seus jeitos de pensar, agir e falar. Agradeço pelo ensinamento pois creio eu que além de buscar todos os dias a sabedoria também temos que ter atitudes para por em pratica aquilo de bom que se é aprendido… Muito obrigado e quem sabe futuramente, seria uma honra conhecer uma pessoa de mente aberta, humilde e com um conhecimento desenvolvido perante a sociedade em que vivemos.
Olá, Dr. Lucas
foi muito bom ler os seus artigos e explicações, desde os 34 anos que sofro com estado de panico e fobias.
tomo medicação mas não deixo de estar sempre álerta de poder a qualquer momento surgir esse panico.
tenho uma filha a viver no estrangeiro e não sei se vou conseguir entrar no avião, o meu medo e de não conseguir controlar a falta de ar e tremores no corpo, fico descontrolada.
devo levar medicação para dormir?
se me puder ajudar agradeço,
com os melhores cumprimentos
Maria Reis
Olá!
Excelente post, como sempre!!
Poderia me tirar uma dúvida?
Vai haver um curso de autoconhecimento e estou avaliando se compensa fazer. Primeiro porque fico com o pé atrás por ser em grupo, não gosto de me expor e acho que, se não for para me entregar ao curso, não chegarei ao resultado.
Eu tive situações na vida que já superei e hoje em dia nem me lembro das situações, apenas sei que aconteceram. Porém, gostaria de compreender se algumas características da minha personalidade são consequencias do que vivi. Se são pequenas "sequelas" do meu inconsciente ou se é apenas como eu deveria ser mesmo.
Neste caso, acha que um curso de autoconhecimento é válido? Falaram algo sobre PNL e quem fez me disse que é bem intenso e que muitos "desabaram"… isso me deixou um pouco tensa para fazer, busco apenas compreensão, não quero reviver o que já superei.
O nome é 1234 Você, caso conheça!
Se puder responder, ficarei muito feliz.
Obrigada!!
Olá.
São exatos, 01;41 da manhã de 03.03.13, e desde as 23h do dia anterior, estou lendo seus artigos.
Ontem tive uma aula de psicologia em um curso de faço e me interessei bastante, mediante, o meu dia a dia, minha vida, meu emocional esta totalmente desestruturado emocionalmente.
Parabéns. São artigos maravilhosos, que levados a sérios no dia a dia com certeza, me ajudarão muito
Abraços
olá sou a paula chorar tambem tem a ver om a depressão
Foi muito bom navegar aqui Dr Miguel estou precisando .abraços
ola Dr.Lucas gostei muito de ler seus artigos pois me ajudopu bastante a diminuir minhas ansiedades .pois vinha me prejudicando no dia a dia ,vo começar a seguir as dicas, obrigada.
Os artigos recebidos por e mail tem sido de valores incomensuráveis pra mim.
Abraços
muito obrigado
Eu tive uma experiencia, se é que posso dizer tpdos consideraram como um estupro,mas na realidade tive minha primeira relacao sexual e deu uma hemorragia quase morri. Agora estou com medo de voltar a me entregar a ele. Me ajuda com suas palavras por favor