Simplifique a sua vida: Melhore o seu bem estar com pensamentos práticos
Saúde e Bem-Estar 22/09/2016

Simplifique a sua vida: Melhore o seu bem-estar com pensamentos práticos

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


A vida é complexamente simples. Com todas as vicissitudes inerentes à vida, saber olhá-la de forma simples e prática é o equilíbrio necessário para esbater a sua complexidade. A vida não é estática. A vida é multifacetada na sua essência. A vida é relativa. E o sentido da vida, é aquele que cada um lhe quer dar. Nas suas múltiplas formas a vida deixa-nos espaço para exercermos o livre arbitrio. Temos oportunidade de fazer escolhas que realmente afetam a nossa vida. É no intervalo que ponderamos as nossas escolhas e o momento de passar à ação que temos a possibilidade de simplificar a nossa vida. E, a vida será tanto mais simplificada quanto mais conseguirmos adequar os nossos pensamentos de forma prática aos desafios que nos vamos deparando no nosso dia a dia.

Em seguida apresento algumas sugestões de pensamentos práticos que certamente podem ter o poder de simplificar a sua vida:

FLEXIBILIDADE DE PENSAMENTO

Todos temos uma tendência natural para nos acostumarmos a padrões de comportamentos, a formas de fazer as coisas através de determinados procedimentos a que podemos chamar de hábitos. Esses hábitos têm uma vantagem, eles facilitam-nos a vida. Permitem que possamos agir com confiança e certeza, dado que na grande maioria das vezes conseguimos saber de forma antecipada o resultados das nossas ações. Até aqui tudo bem, os hábitos são vantajosos. No entanto, esses mesmos hábitos comportamentais são suportados por formas padronizadas de pensar, o que pode, por vezes, ser uma desvantagem. Essa desvantagem manifesta-se sempre que necessitamos alargar o nosso ponto de vista ou olhar por uma outra perspetiva aquilo a que estamos habituados. Se assim não fosse, se não tivessemos que nos adaptar e descobrir novas formas de pensar e agir para melhorar problemas, a humanidade não se tinha desenvolvido. A flexibilidade de pensamento é um recurso extraordinário para a adequação e simplificação da vida. Para aprofundar este assunto leia: Como melhorar a sua flexibilidade de pensamento.

“É difícil abrir os olhos para a nossa realidade em constante mudança, com toda a sua grandeza, beleza, força e oportunidades, quando a nossa mente formou opiniões particulares demasiado rígidas sobre essa realidade.” – Miguel Lucas

O SOFRIMENTO É UMA CONSTANTE NA VIDA

Aceitar e permitir que a “negatividade” ocasional desempenhe um papel na felicidade, ajuda a criar o espaço necessário para uma resposta assertiva para a vida. Saber olhar o lado escuro da vida e até mesmo experimentá-la, ocasionalmente, não é o problema. No entanto, olhar apenas o lado escuro e vivê-lo sem uma forte razão, é o problema. Temos de ser capazes de ver o que é.

ABANDONAR A BATALHA ENTRE O DESEJO E O MEDO

Se o impulso para a frente é alimentado pelo seu desejo, então a força do seu desejo determina a velocidade do seu avanço. Por outras palavras, quanto mais você quiser alguma coisa, mais rápido sua energia ou ímpeto se move, e quanto mais rápido você está sendo impelido para a frente, mais certo será o retorno positivo. Quanto mais forte a sua resistência ou crenças limitantes, mais e maiores serão os obstáculos no seu caminho.

Então, o quão você está se movendo rapidamente em direção ao que quer é sempre um produto de quanto você quer e de quanto está contradizendo esse desejo. Se o seu desejo é forte, se você realmente quer algo, o caminho será percorrido mais rapidamente e com uma grande dose de força. Se você tiver um pouquinho de dúvida, você vai ser quebrado através desses obstáculos, e quase de forma impercetível. Se você tem uma forte vontade e igualmente uma forte resistência, provavelmente vai bater nos obstáculos, uma e outra vez, avançando para a frente muito lentamente a cada batida, fazendo com que o progresso seja dolorosamente lento e penoso. Você está a mover-se para a frente, mas a um custo extremo. Abandone o medo, passando à ação corajosa.

pedras

A IMPORTÂNCIA DOS VALORES NUCLEARES

A fim de saber se aquilo que você acha que quer vai fazer o seu coração vibrar, você tem que saber o que são os seus valores fundamentais. Toda a decisão que você toma beneficia em ser baseada nos seus valores nucleares.

“Assim como o seu carro funciona de forma mais suave e requer menos energia para ir mais rápido e mais longe quando as rodas estão em perfeito alinhamento, você terá também um melhor desempenho quando os seus pensamentos, sentimentos, emoções, objetivos e valores estão em equilíbrio.” – Brian Tracy

Como hierarquizar os nossos valores ? Colocar em ordem de prioridade os nossos mais profundos valores faz alguma diferença?Hierarquizar os valores, tem a ver com aquilo pelo qual cada um de nós se movimenta na vida, o que verdadeiramente serve de orientador para a vida e para as decisões. Acresce o fato de se tivermos bem presente a hierarquização de valores, certamente irá contribuir para a diminuição de conflitos internos, seremos mais assertivos connosco e com os outros dentro da nossa perspetiva de vida.

Exemplos de valores nucleares: Conhecimento, coragem, justiça, amor, humanidade, espiritualidade, perseverança, integridade, amabilidade, modestia, perdão, gratidão, compaixão, prudência.

A PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA É CONTRAPRODUCENTE

Pense nisto por um momento. Existem coisas com que você luta diariamente? Claro que existem, todos nós enfrentamos obstáculos na vida. O que aconteceria se você aceitasse a situação, ajudaria alguma coisa? Você pode apontar para um problema realmente ruim, um relacionamento abusivo, uma criança doente, uma doença terminal. E estes são problemas difíceis de lidar, obviamente que sim. Mas, ficar lutando contra isso funciona? Se há uma solução e você pode fazer algo a respeito, a preocupação excessiva não ajuda. Fazer algo sobre a situação, problema ou incómodo ajuda. Se não há solução, lutar contra o problema só faz com que você fique mais stressado e infeliz. Preocupar-se é como estar sentado num baloiço. Dá-lhe algo para fazer, mas não o leva a lugar nenhum.


A citação, atribuída ao Dalai Lama e parafraseada de várias maneiras diferentes, diz:

“Se não há solução para o problema, então não perca tempo preocupando-se com isso. Se houver uma solução para o problema, então não perca tempo preocupando-se com isso “.

MELHORAR A SATISFAÇÃO DE VIDA

A grande maioria das pessoas já tem o que precisa, a fim de desenvolver uma vida mais satisfatória. Você não precisa sair e comprar algo, você não tem necessariamente de obter isto ou aquilo. Você é a matéria-prima. O trabalho de crescimento pessoal não tem a ver com construir uma nova identidade, é um projeto de remodelação. As partes mais fracas podem ser reforçadas, reparadas e melhoradas. As partes mais dominantes, as partes problemáticas podem ser amenizados, disciplinadas, e refinadas, colocadas em segundo plano, em vez de ocupar o centro do palco. O crescimento psicológico é sobre a reorganização do mundo interior, não tem a ver com mudá-lo completamente. A intenção não é criar algo completamente novo, mas sim trabalhar com o que já existe em nós.

“Hoje, amanhã, e o maior número de dias possíveis eu vou fazer tudo que eu puder, com o que eu tenho, com o que eu sou … E vou deixar que aquilo que é suficientemente bom na minha vida seja bom o suficiente.” – Miguel Lucas

“Ninguém fica velho meramente por viver um número de anos. Nós tornamo-nos velhos por abandonarmos os nossos ideais. Os anos podem enrugar a pele, mas a falta de entusiasmo enruga a alma. ” – Samuel Ullman

ESTADO DE FLUXO COM A VIDA

Quando aprendemos a tirar partido das nossas ações, quando aprendemos a envolvermo-nos com as “coisas” que gostamos de fazer, quando nos envolvemos numa boa conversa, quando damos muito de  nós às “coisas” e às pessoas com quem interagimos e apreciamos, certamente o resultado será um retorno positivo. Quando nos ligamos às “coisas” da vida e perdemos a noção de nós mesmos e do tempo, estamos em estado de fluxo (Flow, em inglês). O estado de fluxo, é um estado de bem-aventurança, de total bem-estar e elevado desempenho.

“O mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o lazer, a sua mente e o seu corpo, a sua informação e a sua recreação, o seu amor e a sua religião. Ele mal sabe qual é qual. Ele simplesmente persegue a sua visão de excelência em tudo o que faz, deixando os outros decidir se ele está trabalhando ou divertindo-se. Para ele, ele está sempre fazendo as duas coisas. “ – James Michener

[ads]

CUIDAR DO SEU CORPO

O corpo é o nosso maior bem. Cuidar do corpo é construir a base do nosso bem-estar e felicidade. Por vezes, damos por garantido a saúde e funcionalidade do nosso corpo. Esquecemo-nos de honrar a nós mesmo. Ignoramos os seus alertas, e entramos em sofrimento físico e emocional. A vida torna-se mais difícil, e na hora de precisarmos de todos os nossos recursos disponíveis, aquele que mais nos pode ajudar (o corpo) está gritando ele mesmo (o corpo) por ajuda. Ajude-se a si mesmo, cuidando do seu corpo. Por exemplo, praticar exercício físico de forma regular.

“Desfrute de seu corpo, use-o de toda maneira que puder. Não tenha medo dele, ou o que os outros pensam dele, ele é o maior instrumento que você jamais vai possuir.” – Baz Luhrmann

PERSISTIR NAQUILO QUE GOSTA E É PRIMORDIAL PARA VOCÊ

Traçar objetivos é uma constante na nossa vida. Mas para alcançarmos alguns desses objetivos mais exigente, objetivos que desafiam as nossas capacidades, precisamos persistir. Precisamos manter os níveis motivacionais elevados e o foco naquilo que pode facilitar a sua realização. Precisamos mantermo-nos firmes perante os recuos e os fracassos. A persistência é um requisito básico para a obtenção dos objetivos que necessitam de elevado empenho e dedicação nossa.

Nada no mundo se compara à persistência. Nem o talento; não há nada mais comum do que homens mal sucedidos e com talento. Nem a genialidade; a existência de génios não recompensados é quase um provérbio. Nem a educação; o mundo está cheio de negligenciados educados. A persistência e determinação são, por si sós, omnipotentes. O slogan “não desista” já salvou e sempre salvará os problemas da raça humana. – Calvin Coolidge

Abraço

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Paulo

Tenho 32 anos e sinto-me velho demais para estudar para concursos e trabalhar é como se o meu tempo tivesse passado e acabado para mim como se fosse tarde demais para fazer projetos e realizar sonhos. Sinto-me velho, deslocado dentro da sociedade onde tuto na vida fosse feito somente para os jovens, se vc não é jovem, não tem mais tempo ou não esta adequado para estudar trabalhar fazer projetos e sonhos para se casar, porque o tempo para isso já passou e não pode fazer mais. Me ajudem me sinto deslocado do mundo por não se encaixar nesse padrão que eu faço? por favor me ajudem? será que tenho que mudar minhas crenças? por favor me ajudem?

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Paulo, obrigado pelo comentário

Sem dúvida que as suas crenças são limitante e distorcidas da realidade. Por vezes agarramo-nos demasiado aquilo que sentimos, ao invés de nos orientarmos por aquilo que queremos que aconteça. Certamente quer progredir na sua vida e tem projetos e objetivos para isso, mas está paralisado por aquilo que sente. Passe a movimentar-se por aquilo que quer, por aquilo que pretende, mesmos que no momento sinta que não vale a pena (esse sentimento está baseado certamente numa crença enraizada pelo seu passado, mas que não é adequada nem adaptativa para a sua vida).

Sorte e convicção.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo Rojas Sierban

Olá Paulo, parece que estou vendo-me quando leio o que escreveu, bem só para começar quero informar que tenho 40 anos e me sinto muito mais motivado agora do que quando tinha 20 ou 30.
Sabe porque?Porque já passei, penso eu, pelo o que o amigo está passando e não tive muitos exemplos na família para modelar-me, sendo assim descobri os livros e hoje sou um leitor assíduo de Biografias de pessoas de sucesso e amante da Neurolinguística e Psicologia.
A Universidade de Psicologia é um dos objetivos que quero iniciar até meados do início do ano que vem.
Nunca desista e saiba que um dos melhores remédios é cuidar da mente através do exemplo de pessoas de sucesso.

Um grande abraço!

Avatar for Miguel Lucas
WTF

Paulo, contribuindo…
Falta uns 6 minutos para 0:00 e devo ter chegado em casa do curso para Concurso uns 30 minutos. Estou com 34 anos, trabalho o dia inteiro e encontro um tempo a noite para estudar com o objetivo de ser útil e de melhorar de vida.
Construa seu próprio "padrão" encontre a satisfação em aprender… em viver.
Boas escolhas!

Avatar for Miguel Lucas
Ilídio Barros

Olá Paulo,

Conheces estes livros?

"Como obter o que quer e apreciar o que tem" John Gray

"Sem Limites" Danny Cox

"Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes" Stephen R. Covey

"Vivendo os 7 hábitos" Stephen R. Covey

"O 8 hábito" Stephen R. Covey

"Atitudes Vencedoras" Carlos Hilsdorf

"O poder do subconsciente" Joseph Murphy

"Desenvolva a sua intuição" Shakti Gawain

"Coincidência ou destino" Phil Cousineau

"Um curso em milagres" Helen Schucman

e claro, o mais importante de todos: A Bíblia!

Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Caro Paulo,

Sua primeira e primordial crença equivocada é a de que você não é jovem… Bem, com 32 anos você se considera um velho? No máximo, eu diria que você adquiriu maturidade. Você É jovem, aceite isso. O que pode acontecer é que vc não tem o mesmo "pique" e disposição de 20 anos de idade.

Não sei o que se passou na tua vida entre os 20 e os 32 anos, mas talvez você não tenha conquistado uma ou mais coisas que desejava. Desejava ou deseja? Então, se vc ainda deseja, perdeu o motor principal que alimentava o teu desejo?

Respire fundo, meu caro, olhe para si, para si exteriormente no espelho e para o EU vibrante e pulsante que existe internamente, além de teus olhos que enxergam o mundo. Você ainda quer passar em um concurso? Mande todos os pensamentos desmotivantes para o Lixo, para a p.q.p., questione esses pensamentos!!! QUESTIONE, DUVIDE DELES!

Então esses pensamentos são "A Verdade"? Diga a eles que não existe A verdade e que você constriurá e solidificará uma nova verdade para você AGORA. Sim, a partir de agora. O que passou passou, vire a página. Você acha que pq fracassou uma, duas, três vezes, então fracassará SEMPRE? É isso mesmo? Você acha que esse pensamento te levará aonde? Ele te motiva? Certamente não!

Todo mundo diz que concurso é persistência. É claro que devemos questionar os nossos sonhos, tentar novas saídas, mudar de planos… Será a hora de traçar novos planos? Ou de continuar no projeto ESTUDANDO com AFINCO para concursos com mais AMOR e dedicação? Questione seu coração e encontre a resposta, mas NUNCA desista de si mesmo!

Não me diga que vc é velho, pois eu tenho 31 anos, desse jeito vou pensar que eu já estou idosa! Não há idade para a vitória. A vida é sempre um recomeço. Cerque-se de pessoas boas e siga em frente com seus projetos, não tenha medo de buscar a sua felicidade!

Avatar for Miguel Lucas
raquel

Paulo, eu tbm me sinto assim meu amigo, tenho 41 anos, e estou no segundo ano da faculdade, o que te digo é que isso é falta de planos e metas na vida, falta de amor proprio, estou na terapia e por isso descobri isso, mas te flo, sei q nao é facil mesmo, ver que o tempo passou e que a idade naum volta mais, então pra que ficar se lamentando? agora esta com 32 e quando vc tiver 40 o que tera feito? não desita de vc meu amigo, continue firme e com fé que vc vai conseguir, planeje algo pra vc futuramente…bjs espero ter ajudado.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Raquel obrigado pelo comentário.

Fico agradecido pela sua participação e pelo seu testemunho de ajuda ao colega Paulo.

Tudo de bom para você.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas

Olá, tenho 21 anos e por mais estranho q pareça, me sinto velha por dentro… bom, ate agora nao fiz metade das coisas q gostaria de ter feito, sempre fui bem timida e insegura, isso me fazia desistir antes mesmo de tentar… É péssima essa sensação, ver pessoas da minha idade ou até mesmo mais novas e ver quanta vida elas têm, e quanta perta da minha vida simplesmente passou, e eu nada fiz. Ao mesmo tempo que é horrível, tenho força de vontade para tentar, não penso em desistir, me falta as vezes um pouco de coragem, perdi boa parte da minha vida, mas ainda sou bem nova e tenho toda a vida pela frente. Nunca é tarde para recomeçar. Esse artigo é ótimo e ajudou ainda mais a aumentar a minha vontade.
Boa sorte a todos, muita fé e força de vontade.
Obrigada pelo artigo.
beijos

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Cá, obrigado pelo comentário

Siga forte na sua vida e oriente-se pela sua vontade e desejos. Os sentimentos negativos, eles são incómodos, mas servem para nos "dizer" que algo está a acontecer na vida que não desejamos. Os sentimentos negativos, na grande maioria das vezes não servem para ser seguidos, pois botam-nos abaixo. Siga as suas intenções e desejos fazendo coisas para os realizar

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Dina

Olá, Miguel. Não tenho palavras para expressar o quanto seus textos estão me ajudando a mudar minha visão de mundo e impulsionar novas atitudes. Anotei a frase "vou deixar que aquilo que é suficientemente bom na minha vida seja bom o suficiente", pois me fez perceber quanto tempo já perdi almejando coisas que realmente não faziam parte do meu caminho e esqueci de valorizar o que já conquistei e as possibilidades reais que se apresentam e passam despercebidas.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Dina, obrigado pelo comentário

É uma enorme satisfação perceber que os artigos têm vindo a ajudar e a mudar a sua perspetiva de vida para melhor. Esse é sempre o objetivo principal dos artigos, levar informação que seja possível de ser aplicada de forma eficaz na vida de quem está a passar por dificuldades ou pretende melhorar algum aspeto específico.

Boa continuação na sua jornada de melhoria.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Adriana

Olá Miguel artigo excelente, como todos os anteriores e de muita valia na aplicabilidade para conquista de melhoria na qualidade de vida.
Se possível, gostaria muito (quando possível) que você abordasse o tema "mediação" , principalmente quando nos defrontamos com conflitos em locais de trabalho.
Desde já agradeço,
Atenciosamente,
Adriana

Avatar for Miguel Lucas
Henrique Mendes

Há 1 ano,descobri que tenho TDAH (Transtorno de Défiti de Atenção e Hiperatividade),descobri que todas as emteperes que havia passado,tinha um agente principal,no entanto, "preferi" me culpar por todas elas e pelo meu ‘fracassso’ profisional.
Ao longo do tempo,(quase) todas as respostas foram dadas mas,isto não retira e não muda a realidade,mas se tem um pressuposto de partida,o difícil recomeço.
Não mudou a realidade,por que os problams ainda existem,ainda tenho um certo medo em relação a minha vida,ainda tenho baixa auto-estima e baixa auto-confiança.
Mas tenho confrontado todas as perspectivas errôneas queos efeitos da TDAH vem me causando.
Porém,como ainda tenho baixa auto-estima (amor próprio) e medo em relação a vida?! Quando isso pode mudar?

Avatar for Miguel Lucas
Teresa Coutinho

Não há dúvida que o segredo está na simplicidade. Penso que quanto mais controlamos a situação, melhor será para nós próprios, que seremos felizes por o fazer. Obrigada por tantas dicas de como melhorar o bem estar fisico e psicológico.

Avatar for Miguel Lucas
WTF

Simplifiquei minha saúde mental identificando os estímulos que me causam bem estar e mal estar (mental e físico) assim que eles acontecem. Aprendi a reeditar, interpretar os acontecimentos a meu favor.
Amo o Psicologia!

Avatar for Miguel Lucas
Henrique Mendes

O "acreditar" é essencial!
Pois com ele,vamos mais longe.
Sem ele uma leve brisa já o desmotiva a continuar
Mas já quando acreditamos em nossas metas,sonhos,objetivos e em nós mesmos,
não há tribulação que te tire do curso,rumo a realisação!

Avatar for Miguel Lucas
João Claudio

Miguel Lucas, como sempre você facilita o nosso entendimento através de textos de fácil compreensão, me diga, costuma dar palestras sobre o que escreve aqui? Gostaria muito de te ouvir falar sobre essas lições que melhoram a nossa qualidade de vida. Esse é um dos sites que gosto de visitar quando estou precisando de um "emporrãosinho" pra me motivar. Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá João, obrigado pelo comentário

Em breve irei iniciar aqui mesmo no blog uma nova iniciativa, com Webinares, palestras online sobre determinados assuntos de acordo com aquilo que tenho vindo a escrever, Fique no aguardo 😉

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
WTF

Boa!
Além das palestras, é muito bom que seja criada uma área para discutir e produzir em conjunto alguns conhecimentos na área da psicologia.
Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
not at all

Tirando os erros de português o artigo esta incrível.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Not al all, obrigado pelo comentário.

Ficamos sempre muito agradecidos com todos os contributos que possam melhorar os conteúdos da Escola Psicologia. Assim senso, seria enriquecedor o seu contributo especificando com exemplos os erros detetados.

Antecipadamente grato.
Abraço

Miguel Lucas

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Estava procurando aqui uma maneira de sair de uma situação complicada para mim.Me apaixonei por um Narcisista .É tão complexo e tão dolorida uma relação deste tipo.Não percebi no início e agora dois anos e meio depois me sinto uma presa fácil que não consegue se libertar da tirania. Se tivesse condições,faria uma grande viagem,mas não tenho. Sei que é pedir muito,mas vc teria uma resposta para meu problema? Quero ser mais fria menos vulnerável não ficar mais a mercê desta pessoa.Me ajude se puder.
Um grande abraço,
Ana

Avatar for Miguel Lucas
Max

Miguel
Boa Noite,

Gostaria de obter uma avaliação sua quanto ao meu problema. Tenho feito estudos e pesquisas e rescentimente detectei que possivelmente esteja com uma depressão.
Vejamos:
Nos ultimos 5 anos minha forma de ver a vida veio mudando, vou simplificar dizendo antes e hoje ok!

Antes. Adorava viver e observar os detalhes simples da natureza ao por do sol.
Hoje. Não tenho entusiamo e tenho a impressão que estou cumprindo tabela e estar esperando o fim.

Antes. Adorava se reunir com minha familia e passar o domingo jogando baralho e futebol.
Hoje. Não saiu de casa e fico descansando o maximo.

Antes. Adorava a noite e dormia tarde mas tranquilo.
Hoje. Não consigo dormir e me irrito as vezes pois estou com o olho ardendo e meu horário está chegando para ir trabalhar e não consigo dormir.

Antes. Evitava ser envolvido emocionalmente e deixar transparecer muito menos.
Hoje. Tenho vontade de chorar do nada, simplesmente fico emocionalmente fraco.

Antes. Acordava e tomava um banho e saia feliz e cheio de planos para o dia.
Hoje. Levanto obrigado e saio chatiado,

Antes. Tinha muitos projetos e metas de vida e corria atrás mesmo que não desse certo, tinha varios para realizar. Sempre forte e feliz.
Hoje. Não faço planos e procuro limitar-se em fazer minhas obrigações e ponto.

Meus pensamentos negativos é que minha vida poderia ter sido outra e os fracassos que tive poderiam ser evitados. E tenho o sentimento que já fiz o que tinha que fazer, nasci, cresci, casei, criei meus filhos e estou cansado.

Bom, espero que tenha me expressado o suficiente para vc ter uma opinião.
Tenho 39 anos
Sou casado a 22 anos
Tenho três filhos homens sendo 21, 18 e 4

Se puder dar uma opinião e caso tenha algum conselho a passar ficarei muito grato.

Att.
Max

Avatar for Miguel Lucas
WTF

Max, não tenho qualificação para avaliar a questão. Mas minha vontade de ser útil é maior do que a prudência.
Parabéns! Você ainda tão jovem e já conseguiu realizar um ciclo de vida que muitos não conseguem realizar em uma vida inteira.
Sugiro que busque sentir respeito e gratidão por tudo que passou, que você viveu, das escolhas melhores e piores que tomou, das oportunidades, das adversidades, dos amores, das dores, das admirações e das decepções… creio que todas estas questões tem a finalidade de desbastar nossas imperfeições, contribuindo na construção de uma vida melhor, de uma realidade melhor.
Numa fase da minha vida atolei em um estado de apatia tão profundo que nada mais fazia sentido, quanto mais eu tentava sair, mais o buraco aprofundava. Para voltar a viver comecei a me munir de recursos positivos, pensamentos positivos, relacionamentos positivos, experiencias positivas… tudo que me energizava! Quando consciente, sempre busquei ter pensamentos potencializadores. Ex.: "Se a minha vaca for pro brejo, o brejo vai passar dar leite". Essa linha de raciocínio me ajudou muito! Encontrei meu norte, minha fonte de combustível, de vida, buscando ser útil em todas as minhas ações. Hoje busco viver melhor ganhando saúde, sendo útil e cuidando dos meus recursos.
Que a experiencia de alguns seja útil a todos!
Boas escolhas!

Avatar for Miguel Lucas
Max

WTF
Boa Noite,

Obrigado pela opinião e conselho, vou trabalhar para transformar meus pontos negativos em positivos.

Att.

Max

Avatar for Miguel Lucas
Amanda

Max, desobri hj este site e quero contribuir no caso que expôs. Como afirma, sua forma de ver o mundo se modificou e creio ser algo que acontece com todos, pois viver é dinâmico. Porém, vc afirma sentir que esta mudança foi "para pior", pois perdeu o interesse por certos prazeres, grandes ou pequenos. Talvez seja um comportamento deprimido ou até início de depressão, pois além disso vc destaqua estar mais sensível pois tem "vontade de chorar do nada".

Apesar trabalhar e de teres filho e ser casado, ou seja, não viver solitário e possuir um emprego que é uma ocupação e fonte de renda, vc demonstra uma grande insatisfação com algo, não sei se algo grande e específico ou certas atitudes e escolhas que, somadas, roubaram a sua alegria de viver. Pois, afirma que sua vida "poderia ter sido outra e os fracassos que tive poderiam ser evitados".

Bem, caro amigo Max, não sei que fracassos foram estes, mas te digo uma coisa: todos nós ganhamos maturidade com o passar do tempo, o que nos faz enxergar o passado de modo a imaginar: ah, se eu pudesse ter 20 anos de idade COM A CABEÇA/MENTE/EXPERIÊNCIA que tenho hoje… É amigo, todos nós, sem exceção, faríamos muitas coisas de forma diferente.

O que precisas fazer em primeiro lugar é ACEITAR a tua história. Aceitar, que nem diz a bela música de Frank Sinatra, My Way, conheces a letra? Após essa aceitação, procure AMAR a sua história e ter ORGULHO do que fez de bom. Sim, pq a gente erra, mas também acerta aqui e acolá. Ame o passado e principalmente PONHA amor em seu presente. Ame seus filhos, sua esposa, procure a UNIÃO maior com a sua família propondo coisas diferentes para fazerem juntos, um passeio, assistir um filme juntos, etc.

Aceite que vc mudou e talvez o baralho não te traga mais interesse… Mas que tal aprender algo novo? Ler sobre uma personalidade que admire? Ouvir uma música que te agrade? Enfim, se vc procurar, vc encontra algo que te dê prazer.

Tenho 31 anos e de vez em qnd bate aquela coisa de "ah, a vida é tão igual… Não há mais nada a se fazer e nada me interessa". Ai, após um período com esse pensamento que nos leva à inércia e ao piloto automático da vida, vem intervalos que me salvam. Uma viagem que te faz conhecer novos lugares, culturas, vivenciar novas experiências… SONHAR com outros lugares e outras situações. Vem a PAIXão por uma banda de rock fenomenal – The Beatles, que revolucionou o mundo, com melodias e letras maravilhosas. Dessa paixão, surge o interesse por tocar um instrumento… e uma coisa leva a outra.

Veja a história de Paul McCartney, que aos 71 anos de idade toca e canta ininterruptamente no palco, frente a multidões… O que faz Paul manter-se em turnê mundial, se o cara já tem uma fama estrondosa, pode nadar em dinheiro, pois é um dos mais ricos da Inglaterra… enfim, ele faz isso porque AMA o que faz. Ama e acredita! Ascenda a chama do AMOR na sua vida, procure novos interesses, ame a sua história, a sua família e se realmente, não exite em procurar uma terapia.

Boa sorte, LUZ e PAZ. Como compôs George Harrison, que o SOL entre em sua vida. Coloca ai no youtube "Here Comes The Sun" e deixa as coisas boas entrarem!!!

Avatar for Miguel Lucas
Rai

Olà Miguel agradeço por esta ajudando a tantas pessoas, seus artigos são de fundamental importância para nos ajudar.

Avatar for Miguel Lucas
lu

Ola boa tarde tenho 22 anos e vivo com uma pessoa que tem o dobro da minha idade mas tamos sempre a brigar as vezes chego a pensar sera que se eu tivese com um homem da mesma idade nao seria mais faciel para mim ? Sera que ia ser feliz ? Tambem penso se tivese sozinha nao seria melhor saia tinha uma vida como as minhas colegas sem responsabilidade sera que eu ia ser feliz?
Mas mesmo que ele tem mais idade eu amo ele de verdade mas sinto cansada sinto triste por dentro as vezes quando estamos bem sinto uma rainha nao penso em mais nada so que os problemas comesao tudo de novo que as vezes nem eu compreendo ja estou cansada

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *