A grande maioria das pessoas ficam surpreendidas quando percebem que a razão pela qual não conseguem atingir aquilo que pretendem na sua vida, deve-se ao facto das suas metas serem pouco desafiadoras, ambiciosas, vagas e sem poder. Os seus objectivos nunca poderão ser atingidos se eles não estimularem a sua imaginação e a sua vontade. Aquilo que realmente excita a imaginação é conseguirmos estabelecer uma meta ambiciosa, específica mas ao mesmo tempo que seja realista o suficiente para a levarmos a sério.
Estabeleça uma meta poderosa
Normalmente, um objectivo não passa disso, é apenas um objectivo. Mas uma meta poderosa é um objectivo que nos acorda para a realidade e excitação de vida. Ela torna-se viva e muito presente na nossa mente. A nossa mente é ávida em estímulos, sempre que lhe propomos algo da qual possamos antecipar prazer, cria-se uma enorme força de vontade no sentido de criar caminhos que permitam atingir as emoções que se conseguem vislumbrar no momento que conseguirmos ser bem-sucedidos. Não se esqueça, enquanto seres humanos, somos seres emocionais, procuramos sempre uma emoção que nos reforce o esforço despendido.
A meta poderosa uma vez estabelecida, faz com que se levante da cama com mais energia. É quase como se conseguisse cheirar, saborear e senti-la. Forma-se uma imagem muito clara na sua mente. É como se tivesse um post-it colado na frente do seu monitor ou no tablier do seu carro, em que lhe relembra aquilo que quer muito fazer e é prioritário.
Seja o Steven Spielberg das suas metas
Crie um “filme mental” das suas metas , o qual você pode ver quantas vezes quiser e quando quiser. Seja a figura principal desse filme, capacite e dê habilidades à sua personagem.
Tal como disse Walt Disney: ” Se você pode sonhar, pode fazê-lo.”
Uma meta poderosa é um sonho com um prazo determinado. O prazo em si mesmo, motiva-o. As pessoas que estabelecem metas poderosas, começam a viver com um propósito. Elas sentem-se energizadas na sua vida.
Como é que você pode saber se estabeleceu uma meta suficientemente desafiante, poderosa e realista? Simplesmente observando o efeito que a sua meta teve em si. Não interessa o que é a meta . É o que a meta faz acontecer em nós que mais importa.
Ao estabelecer a sua meta poderosa leve em consideração 3 factores importantes para o sucesso:
1. Estabeleça metas o mais específicas possível. Um objetivo específico tem uma chance muito maior de ser realizado com sucesso do que uma meta geral. Para definir uma meta específica deve responder a seis perguntas:
- Quem: Quem está envolvido?
- Qual: O que eu gostaria de realizar?
- Onde: Identificar uma localização.
- Quando: Estabelecer um calendário.
- Quais: Identificar necessidades e limitações.
- Por que: razões específicas, propósito ou os benefícios de se realizar a meta.
2. Estabeleça metas preferencialmente que dependam de si. Estar dependente de outros ou de circunstâncias das quais não temos qualquer tipo de controlo, coloca-nos numa situação vulnerável. As metas que dependem de si permitem:
- Que se mantenha comprometido
- Que não se desculpe com os factores externos ou com os outros
- Que se mantenha focado nas sua capacidades, competências e habilidades necessárias para a execução da meta
3. Estabeleça metas que possam ser mensuráveis, que possa verificar o seu progresso. Estabelecer critérios concretos para medir o progresso em direção à realização de cada meta que você definiu. Quando você mede o seu progresso, você fica no caminho certo. Alcançar a sua meta nas datas estabelecidas é experimentar a alegria da conquista que direciona você a dar continuidade ao esforço necessário para atingir a sua meta. Para determinar se o seu objetivo é mensurável, faça perguntas como:
- Em quanto tempo quero atingir esta meta?
- Quando quero cumprir esta meta?
- Como vou saber quando estará cumprida?
Exemplo: “Eu pretendo perder cinco quilos no espaço de 3 meses, para que isso aconteça vou iniciar uma dieta e exercício físico na próxima semana pois quero sentir-me confiante e orgulhoso do meu corpo”.
A ter em consideração:
Material motivacional
Tenha por perto material que o ajude a manter-se motivado e inspirado, como livros, podcasts, biografias, palestras, sites e blogs. Eu uso o Google Reader para controlar meus feeds RSS, e sempre que posso procuro ler os materiais que me inspiram, pondere esta hipótese. Não recomendo que leia o jornal ou notícias (principalmente os sensacionalistas) até que tenha lido sua dose diária de motivação.
Já estamos sendo bombardeados o suficiente com notícias negativas e violentas, você não precisa procurá-las, elas virão até si. Imprima frases que você gosta, cole num painel. Não importa como, apenas encontre formas de ter esse tipo de material sempre por perto, e não se esqueça de ser o Steven Spielberg das suas metas. trabalhe continuamente na sua motivação.
Pessoas motivadas
Outro ponto importantíssimo para quem quer estar sempre motivado. Relacione-se com pessoas motivadas e positivas, sobre este assunto pode ler o artigo: 5 passos para conseguir uma atitude positiva na vida. Ninguém quer ter pessoas negativas por perto, mas às vezes de forma inconsciente, isso acaba acontecendo. É preciso saber lidar com isso. Todos temos tendência para espelhar o comportamento dos outros, evite isso com as pessoas que têm uma atitude negativa na vida. Quando existem pessoas motivadas e positivas ao seu redor, você automaticamente absorve isso, ajudando-o na sua caminhada para o sucesso das suas metas.
Como complemento
A auto-eficácia é de extrema importância como promotor de sucesso, está relacionado com os julgamentos que as pessoas fazem com relação à sua capacidade de agir de um determinado modo numa certa tarefa ou situação. Crenças sobre auto-eficácia baseiam-se em parte em experiências com o sucesso e o fracasso. Mark Wohlers era um lançador bem sucedido até perder o controle, ao ponto de jogar a bola para fora ou sobre a cabeça do batedor.
A sua confiança caiu, de um nível bastante elevado para quase zero. Ao tentar recuperar a confiança, ele disse: “A confiança vem com o sucesso. A maneira como joguei outro dia ajudou a construir um pouco mais de confiança…é preciso jogar e ter sucesso” (New York Times, 9/3/97).
As crenças em auto-eficácia têm um impacto amplo nos processos motivacionais. De maneira mais específica, esses efeitos podem ser descritos da seguinte forma:
SELECÇÃO – As crenças em auto-eficácia influenciam as metas que os indivíduos seleccionam (por exemplo indivíduos com níveis elevados de auto-eficácia seleccionam metas mais difíceis e desafiadoras do que indivíduos com níveis baixos de crenças em auto-eficácia).
ESFORÇO, PERSISTÊNCIA, DESEMPENHO – indivíduos com níveis altos de crenças em auto-eficácia demonstram maior esforço e persistência e apresentam um melhor desempenho em relação a indivíduos com níveis baixos em crenças de auto-eficácia.
EMOÇÃO – indivíduos com níveis altos de crenças na auto-eficácia abordam com melhor humor (isto é, menos ansiedade e depressão) do que indivíduos com níveis baixos de crenças em auto-eficácia.
ENFRENTAMENTO (COPING) – indivíduos com níveis altos de crenças de auto-eficácia são mais capazes de lidar com o stress e decepções do que indivíduos com níveis baixos de crenças em auto-eficácia.
Abraço,
Miguel Lucas