O medo pode ser o maior castrador da nossa vida, impedindo-nos de realizarmos alguns dos nossos sonhos. Mas o medo pode também ser um enorme propulsor, impulsionador e protetor. A forma como interpretamos a sensação de medo, conjuntamente com a avaliação situacional desencadeadora desse mesmo medo é que nos pode conduzir para uma solução benéfica ou catastrófica. Na atualidade, o sentimento de medo é subjetivo. Sentimos mais medo construído por nós mesmos, do que propriamente vindo de uma ameaça externa concreta. Podemos sentir medo de perder o emprego, de perder o relacionamento, de fazer má figura, de não correspondermos às expectativas dos outros, de chumbar num exame, de falhar, entre outros.
Todos os medos deste género, podem tornar-se num tormento nas nossas vidas e condicionar-nos a forma como levamos a vida. Podemos passar a sentirmo-nos inseguros, e com isso abandonar grande parte dos nossos sonhos e objetivos.
A boa notícia é que existem estratégias de como vencer o medo de maneira eficaz e com resultados bastante satisfatórios. Em seguida apresento alguns passos que podem ajudá-lo a a enfrentar e a lidar com os seus medos:
Verifique se o medo está paralisando as suas ações
É possível que o medo esteja sufocando os seus sonhos? Responda às questões que se seguem para avaliar se o medo está impedindo a realização dos seus sonhos:
- Você tem medo do fracasso?
- Tem medo do que as pessoas pensam acerca de você (ou que pareça estúpido)?
- Você tem medo de avançar devido a preocupações financeiras?
- Pensar nas tarefas que tem de realizar para ir ao encontro do seu sonho faz com que se sinta cansado, deprimido ou derrotado
- Você prefere o conforto de “jogar pelo seguro”?
Este questionário não tem validade cientifica, mas pode ser de grande utilidade. Todos nós sentimos alguns destes medos. Em algum momento da nossa vida, provavelmente, todos enfrentamos um ou dois dos medos referenciados. Mas se você respondeu sim à maioria das questões acima, o medo provavelmente está a sufocar os seus sonhos.
Como lidar eficazmente com o seu medo e realizar os seus sonhos?
1 – Identificar o medo
Tente identificar em que situações sente medo. Que assuntos, estímulos, desafios, objetivos, tarefas, sonhos, fazem disparar o seu sentimento de medo?
- São as expetativas dos outros?
- É a sua autoestima e autoconfiança diminuidas?
- É a sua autocrítica negativa?
- É o medo de fazer má figura?
- É o medo do fracasso?
- É a ausência de habilidades e capacidades?
2 – Avaliar se o seu medo é real?
Olhe para os fatos e evidências existentes. Existe uma base concreta que justifica o seu medo, ou ele é construído apenas em suposições suas? É externo ou interno?
Por exemplo, temer a perda de dinheiro ou sofrer uma lesão é um medo válido e real. Você tem que avaliar muito bem os fatos e decidir se está devidamente preparado para se propor aquilo que pretende realizar.
Aquilo que você teme é interno? É apenas criado na sua mente? É desencadeado por fatores pessoais e intrínsecos, gerando sentimentos e pensamentos ilusórios? Por certo, esse medo é sentido como real, mas provavelmente baseado em pressupostos irracionais e distorções do pensamento. Mas se esse medo não é externo a você, não representa uma ameaça real, exceto na paralisia das suas ações que o afastam da realização dos seus sonhos e objetivos. Para aprofundar o assunto, leia: 6 estratégias para superar o medo irracional.
“O medo é tão profundo quanto a mente permite.” – Provérbio japonês
3 – Exposição ao medo
Você não pode deixar de sentir medo, pelo menos em algumas situações críticas. Todos estamos geneticamente preparados para sentir medo, e isso é-nos útil ao longo da vida. O que importa você aprender é a lidar com o medo e também a não criar o seu próprio medo, quando este não se justifica. Mas, quando o seu medo irracional e ilusório dispara, caso você pretenda resolver o incómodo gerado, tem que enfrentá-lo e expor-se a ele.
As pessoas que têm medo de falar em público, para aprenderem a lidar com esse incómodo, têm pouco a pouco que expor-se a ele. Claro, existem outros passos a dar ao longo do caminho da extinção do seu medo irracional, mas se nunca o enfrentar, nunca irá criar a oportunidade de submeter-se à experiência que permite ultrapassar aquilo que teme.
Para aprofundar o assunto, leia: Aproveite o seu medo para alcançar os objetivos desejados.
” O nosso maior medo não deve ser do fracasso, mas ter êxito nas coisas da vida que realmente não importam.” – Francis Chan
4 – Construir um plano
As pessoas que acreditam determinadamente que conseguem realizar os seus sonhos, são aquelas que meticulosamente planejam e preparam uma estratégia para o êxito. Quando você enfrenta os seus medos, fica mais fácil de executar aquilo que planejou. Isso é geralmente mais confortável do que viver condicionado pelo medo. Se você se decidir a enfrentar o seu medo, deve fazê-lo o melhor preparado possível, idealizando um plano. Ao ocupar-se da construção do seu plano, este processo só por si, permite que você fique mais confiante na hora de colocá-lo em prática, aumentando a probabilidade de você ser bem sucedido, na superação dos seus medos e consequentemente na realização dos seus sonhos e objetivos.
Você tem que pensar positivo. Você tem que preparar-se. Você tem que tomar uma atitude positiva se quer enfrentar e lidar de forma satisfatória com o medo, é isso que você tem que fazer. Para aprofundar o assunto, leia: Planificação e estratégia, duas armas para alcançar o sucesso.
“O amador acredita que deve primeiro superar o seu medo, então ele pode fazer o seu trabalho. O profissional sabe que o medo nunca pode ser ultrapassado. Ele sabe que não existe tal coisa como um guerreiro sem medo ou um artista livre de pavor”. – Steven Pressfield
Abraço,
Miguel Lucas
Como sempre um excelente artigo, Miguel. Texto lúcido, claro e bem escrito que nos coloca em contato com os nossos "fantasmas" interiores.
Abraços.
Mônica França.
Olá Mônica, obrigado pelo comentário.
Fico muito contente que tenha gostado do artigo e que possa ter contribuído para que fique mais perto de alcançar os seus sonhos.
Abraço
Realmente,um texto maravilhoso,como todos os anteriores.Infelizmente,fui hackiada e não estava tendo acesso aos textos (estou usando o email de minha irmã).Fiquei muito feliz em ter encontrado o artigo no facebook e poder me subscrever novamente.
Olá Marize, obrigado pelo comentário.
Ainda bem que conseguiu resolver o problema, e voltou a conseguir ter acesso aos meus conteúdos. Fico esperançado que continue connosco e tire proveito das leituras aqui no blog 🙂
Tudo de bom.
Abraço
Muito bom o seu texto! Esses textos realmente estão mudando a minha vida. Eu consegui perceber que eu tinha pouca auto-confiança nas minhas capacidades. Agora eu consigo acreditar em mim mesmo!
Estou aplicando positividade e foco em tudo o que eu faço, conforme a série de "Como ser um campeão na vida", que eu li e releio como base.
Muito Obrigado – São Paulo – SP / Brasil
Olá Rodrigo, obrigado pelo comentário.
É com enorme satisfação que leio as suas palavras. Saber que os conteúdos que escrevo estão efetivamente a ser aplicados e a surtirem efeito enche-me de orgulho e motivação. É sempre muito bom ter a confirmação por parte de quem lê, que os meus objetivos estão a ser materializados ajudando a vida de muitas pessoas.
Fico esperançado que continue a melhorar a sua autoconfiança e que isso possa possibilitar alcançar alguns dos seus sonhos. Tudo de bom.
Abraço
Seus artigos são ótimos,estou melhorando muito minha fobia social,seus textos me deixam com mais vontade de lutar pelos meus ideais e sonhos,estou conseguindo aos poucos sair da minha zona de conforto,antes de conhecer seus artigos não conseguia fazer o que faço hoje!Obrigada por compartilhar!
Excelente texto! É muito bom podermos contar com um trabalho como este. Encontro em cada texto seu uma nova maneira de pensar, de libertar certos padrões e medos que adquirimos ao longo da vida e assim crescer emocionalmente. Tenho aprendido muitas coisas e procurado coloca-las em prática. E tenho que dizer que este site tem me ajudado muito, pois os assuntos são sempre abordados de forma simples, porém clara e muito esclarecedora. O que me ajuda a refletir bastante e repensar muitas coisas. Estava precisando muito de ajuda neste sentido quando encontrei este site. E o melhor é que estas informações estão ao alcance de todos, podendo assim ajudar muitas pessoas.
Parabéns pelo belo trabalho! E obrigada!
Olá Priscila, obrigado pelo comentário.
Agradecendo imenso as suas palavras. É muito importante o retorno dos leitores no sentido de eu ficar a saber o que está funcionando na prática. Irei continuar a produzir conteúdos que possam ir ao encontro dos problemas e necessidades de quem vê a sua vida afetada negativamente.
Fico esperançado que continue a conseguir aplicar as estratégias aqui transmitidas e que a sua vida possa prosperar.
Abraço
Sou muito tímido e não tenho amigos , não tenho namorada .Quero mudar mas não sei o que fazer
Como outros artigos excelentes, mais uma vez, gostei muito!! Agradecida."
Como era de se esperar… rs
o artigo mais uma vez surpreende…
sempre nos auxiliando a nos tornarmos "pessoas melhores"
muito obrigado por isso..
abracos