A chave da transformação: Dois princípios que irão potenciá-lo ou sabotá-lo
Desenvolvimento Pessoal 22/09/2016

A chave da transformação: Dois princípios que irão potenciá-lo ou sabotá-lo

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Ao longo da nossa vida vamos edificando a nossa personalidade. Ao mesmo tempo que vamos construindo a nossa forma de ser, de estar e sentir o mundo, vamos tendo o retorno das nossas ações e do nosso estilo de vida. Influenciamos a nossa própria vida através do que somos, do que fazemos e do que pensamos. Esta interrelação pode ser-nos favorável, ou ao invés, prejudicar-nos. Muitos de nós não estamos satisfeitos com o rumo que a vida tomou, não estamos animados, contentes, realizados, motivados com aquilo em que nos tornámos e com a forma como fomos conduzindo a vida.

Gostaríamos de mudar. Mas como mudar “aquele” que se transformou naquilo que precisa de ser mudado? Afirmo que é possível. Existe a possibilidade de tomar um outro rumo na forma como se estrutura a vida, os pensamentos, ações e sentimentos. A chave dessa transformação está enraizada em dois princípios fundamentais:

  1. Os nossos pensamentos transformam-se nas nossas ações

  2. Aquilo que fazemos transforma-se na nossa vida

Uma pergunta fundamental deve ser colocada. Estes dois princípios trabalham a favor ou contra você? Ao longo do artigo, certamente irá reunir elementos que podem ajudá-lo a construir a sua própria resposta.

1 – Os seus pensamentos transformam-se nas suas ações 

Tudo o que você pensa, tudo aquilo que durante mais tempo ocupa a sua mente, é aquilo que mais probabilidade tem de enraizar-se em você. Este princípio funciona tanto de forma positiva como negativa. Independentemente dos conteúdos do seu pensamento, aquilo a que você dá mais atenção, aquilo que você pensa e usa para orientar as suas ações, torna-se nas suas ações.

É importante que entenda que nem tudo aquilo que pensamos se torna nas nossas ações. O que importa ficar bem clarificado é que:

A saber: Aquilo que você pensa de forma regular, e escolhe usar para influenciar as suas decisões na vida, certamente torna-se nas suas ações.

Por exemplo, se você tem o hábito de aproximar-se de pessoas bem sucedidas e motivadas cujas conversas giram em torno de como ter sucesso nos vários aspetos da vida, naturalmente irá começar a enraizar esse tipo de pensamento, aumentando drasticamente a probabilidade de seguir esses passos.

Por outro lado, se você tende a aproximar-se de pessoas negativas, preguiçosos, inúteis, perdedores, que estão constantemente causando problemas e não conseguem ser bem sucedidos na vida, você tende a enraizar essa forma de pensar acerca da vida e com isso pode vir a promover ações insalubres.

A sua vida depende da riqueza dos conteúdos dos seus pensamentos. Este é um princípio concreto e fatual ao qual estamos ligados. Este processo acontece quer você reconheça ou não.

A reter: A sua mente é o solo da sua vida. Tudo o que você semear na sua mente de forma regular, irá colher de retorno. Se você semear ervas daninhas, não pode esperar ter uma colheita abundante de milho.

Ponto-chave:

Você controla as suas ações, regulando ou direcionando os seus pensamentos. Este ponto-chave é massivamente poderoso, pelo que importa treinar a capacidade de manter a atenção nos conteúdos dos pensamentos que possam potenciá-lo. Assim que você reconheça e entenda este princípio e começar a usá-lo de forma proativa na sua vida, certamente irá aumentar o poder de mudar a sua vida para melhor.

Apresento algumas maneiras práticas de colocar este princípio em ação na sua vida:

  • Leia livros que encham a sua mente com pensamentos sobre a direção que você quer ir.
  • Participe em palestras que possam influenciá-lo positivamente.
  • Encontre alguém ou um mentor que o ajude a potenciar as suas habilidades e capacidades.
  • Procure blogs e outros recursos online para direcionar o seu pensamento para uma estrutura mental positiva.
  • Faça tudo que estiver ao seu alcance para mergulhar nas ideias, cultura e atitudes daqueles que você deseja modelar.

O seus pensamentos regulares tornam-se verdadeiramente nas suas ações. É por isso que você precisa proteger-se e direcionar os seus pensamentos, se você pretende alcançar os melhores resultados e ser bem sucedido na sua vida.

Se você pretende aprofundar a informação para desenvolver a chave da transformação, com o objetivo de potenciar-se e implementar o pensamento positivo na sua vida, leia o meu livro: Como Mudar  a Sua Vida Para Melhor.

mudar

2 – As suas ações transformam-se na sua vida

À primeira vista este princípio pode parecer óbvio. Mas se aprofundarmos um pouco, podemos verificar que na azáfama da nossa vida nem sempre o levamos em consideração, e que consequentemente isso aciona a autosabotagem. Vamos Investigar um pouco.

O que é essa coisa que você chama de vida?


  • É a soma de todas as suas experiências.
  • É  as suas circunstâncias, os seus relacionamentos e os seus eventos memoráveis.
  • É o culminar das suas ações.

A sua vida é a soma dos resultados externos que começam a partir dos seus pensamentos, em que maioritariamente você se foca. Deixe-me clarificá-lo. A nossa vida não são as nossas intenções, as nossas esperanças ou até mesmo os nossos sonhos, porque todas essas coisas são apenas conteúdos do pensamento, não estão materializadas.

Não quero dizer que todas as nossas intenções, esperanças e sonhos não tenham valor. Claro que têm. No entanto se nada disso se realizar, se não se materializar em ações, não passam de vãs ilusões. E, como isso, a vida pode tornar-se vazia, pode tornar-se frustrante, levando-nos à insatisfação geral. Isto verifica-se quando constatamos que os nossos sonhos não se tornaram realidade ou quando as nossas ações nos conduziram a uma vida que não desejamos.

Por um lado, não conseguimos ser coerentes com as nossas intenções, e por outro, não conseguimos implementar ações que nos conduzissem à materialização dos sonhos de vida.

 A Reter: A vida é o resultado do que fazemos e não do que ilusoriamente dizemos querer fazer, esperar fazer, ou sonhar fazer.

Por exemplo, é muito comum ouvirmos dizer algo do género: “O António é uma pessoa de bom coração. Mas ele acabou por fazer um monte de erros estúpidos na sua vida.” É um sentimento bom, mas isso não muda a vida do António.

A reter: A sua vida é o que você faz ou fez  e não o que você desejou ter feito.

Ponto-chave:

Os resultados que você obtém nos seus relacionamentos, na sua carreira, nas suas finanças, na sua saúde e todas as outras áreas da sua vida que determinam as suas circunstâncias são um resultado do que você realmente faz. Ninguém se importará por muito tempo sobre as suas intenções se o que repetidamente faz (ou não faz) é insuficiente para alcançar os resultados desejados.

Mesmo você, quando faz uma breve análise aos seus desempenhos, se verificar que raramente materializa as suas intenções, provavelmente irá descredibilizar-se. Este processo pode conduzir à diminuição da autoestima e autoconfiança, promovendo a autossabotagem.

Você pode pensar em si mesmo como uma pessoa boa durante todo o dia, mas, se as suas ações não corresponderem, então, a sua vida não estará rumando ao desejado. Se você realmente deseja uma vida realizada de acordo com o seu propósito, provavelmente, terá de sair da sua zona de conforto. Colocar as mãos na massa e fazer as coisas que você sabe que precisa fazer para obter os resultados que deseja.

Escrevi sobre este assunto no artigo: O poder da ação, fazer o que é necessário ser feito

Colocar estes dois princípios no dia a dia

Veja como esses dois princípios essenciais trabalham em conjunto. Se você não estiver obtendo os resultados desejados numa determinada área da sua vida, então você precisa reexaminar as suas crenças sobre o que acredita ou não acredita, porque os seus pensamentos regulares determinam as suas ações. Comece por avaliar quais os pensamentos que estão na base das suas ações ou ausência delas.

Talvez a sua opinião sobre esse assunto esteja equivocada. Se assim for, então talvez seja hora de procurar uma nova perspetiva. Talvez você precise investir na sua autodisciplina, talvez necessite de mudar pensamentos negativos para positivos, talvez tenha de sair da sua zona de conforto e propor-se a algumas mudanças, talvez necessite de trabalhar a sua flexibilidade de pensamento, talvez necessite entender melhor as suas emoções.

Independentemente do que tiver que mudar, certamente será benéfico tomar uma decisão. Não continue preso em velhas crenças paralisantes, (a sua maneira de olhar para você mesmo ou para o mundo) abra a sua mente com uma nova perspetiva que possa conduzi-lo a uma nova direção mais construtiva.

A reter: potenciar-se ou sabotar-se? A opção é sua.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Lúcia

Oi Miguel, adorei seu texto, parabéns!! Me identifiquei bastante pq assim como vc fala no seu texto, tem muita gente por aí que fica pensando em fazer algo, mas que na hora de tomar uma decisão tem medo de sair da sua zona de conforto; exatamente como eu sou. Eu sou uma pessoa muito indecisa, insegura,ansiosa e etc. Sou tímida, mas quando é pra falar alguma coisa em público, tipo uma apresentação escolar, eu me saio bem, mas quando é pra falar sobre mim, minha vida, meus sentimentos,eu não consigo, até com minha própria família e amigos eu tenho dificuldades de me abrir. Não tenho muitos amigos, mas tenho bons amigos e disso eu não posso reclamar, mas o que faz com que eu não tenha uma relação tão forte de amizade com eles é o fato de eu muitas vezes não confiar totalmente neles a ponto de contar tudo sobre a minha vida. Essa coisa dos pensamentos repetitivos sobre uma determinada questão eu também tenho, penso demais no passado, nas coisas que eu queria ter feito e não fiz e isso me causa um grande arrependimento. Por exemplo, quando eu tinha 14 anos(hoje tenho 16) eu me apaxonei pela primeira vez pelo meu professor de redação, ele nem era bonito mas tinha muito a ver comigo, ele tinha uns 24 anos + ou – , as vezes ele me mandava umas indiretas na sala de aula, me elogiava e tal, mas eu ficava fechada, nunca conversei com ele e por isso nada aconteceu entre nós, nem sequer uma amizade. E o pior é que eu realmente passei a gostar dele de verdade, até hoje eu lembro dele e adoraria conversar com ele. Eu perco muitas oportunidades na minha vida e isso me frusta. "A sua vida é o que você faz ou fez e não o que você desejou ter feito." Essa sua frase tem tudo a ver comigo,pois na minha mente eu vivi essas coisas, mas na realidade não. Eu só conseguiria me relacionar com algum cara que combinasse comigo, mas ao meu redor nunca aparece ninguém assim. Sou BV (boca virgem-pessoa que nunca beijou) até hoje, isso é chato pois a maioria das pessoas da minha idade já viveu essa experiência. Eu sei que isso é um problema imbecil, que tem muita gente por aí com problemas bem maiores; mas o fato de eu nunca ter vivido minha sexualidade não deixa de ser uma preocupação para mim. O problema é que eu acho que isso nunca irá acontecer, pois eu raramente me interesso por alguém. Estou pensando em largar tudo e seguir a vida religiosa, na tentativa de ver um sentido maior em minha vida, ajudar o próximo. Porque eu posso ir pra festas, sair, me divertir, mas nada disso está me preenchendo.Eu sou uma pessoa calma mas quando explodo acabo ofendendo as pessoas, quase sempre a minha mãe e irmã. Eu tento tratar bem as pessoas, justamente porque não quero ser tratada mal( e também pelo fato de eu ser um pouco carente), mas nem sempre é fácil manter boas atitudes, até porque eu sou um ser humano e tenho meus defeitos. Tem pessoas que acham que eu sou sonsa outras acham que eu sou inocente,idiota e outras que me admiram. Enfim, muitas vezes eu não sei o que eu realmente sou; quando eu era criança, eu era alegre e conversadeira, acho que com os problemas da vida eu fui me tornando uma pessoa mais fechada e calada. Muita coisa eu ainda não consegui superar e isso acaba influenciando na minha autoestima. Me dê uma ajudinha aê 😉
Desde já agradeço 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Lúcia, obrigado pelo comentário.

Tal como referi no artigo, depois de estabelecer os seus objetivos de vida, o que mais importa é partir para a ação. Para isso importa tomar algumas decisões baseadas numa estratégia que facilite a obtenção dos resultados desejados. Este processo deve ser suportado por um pensamento positivo e construtivo e não imaginar cenários catastróficos ou negativos como referiu no comentário.

Deitar-se abaixo, ou julgar não ser capaz, ou antecipar maus resultados faz tudo parte de um conjunto de pensamentos distorcidos baseados em crenças irrealistas. Por este motivo importa ser aliada de você mesmo durante todo o processo que a conduza aos resultados pretendidos.

mantenha-se firme nos objetivos. Força e coragem

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
WTF

Potenciar sempre!

Questões > Soluções > Realizações

Analisar todos os ângulos de uma questões. 360°

Escolher uma das alternativas de se chegar a solução.

Interpretar a o resultado a seu favor.

Boas Escolhas!

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo Rojas Sierban

Olá Miguel, estes conceitos são realmente a chave para uma vida de conquistas.
Se levados a sério e colocadas em prática pode-se inverter totalmente toda a concepção que o indivíduo tem sobre os ditos "problemas", mudanças acontecem inevitavelmente.

Parabéns por mais este excelente artigo.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ricardo, obrigado pelo comentário

Sim, certamente que suportado pelas ações em sintonia com os resultados pretendidos o caminho para o êxito será facilitado, e com isso a perspetiva de realização aumenta drasticamente.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Elisangela

Muito bom, adorei!

Avatar for Miguel Lucas
Rose

Olá Miguel!
Já faz um tempo que leio seus artigos, e tem me ajudado muito. Preciso melhorar minha vida em alguns aspectos. Mas sempre que estou começando a caminhar em direção a isso caio de novo em uma angustia de não saber tomar decisões. E isso já vem afetando minha saúde. Eu acabo criando problemas onde não existem, e depois não sei porque agi assim. Peço sua orientação, e desde já agradeço.
Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Rose, obrigado pelo comentário.

Por vezes ficamos confusos sobre que rumo tomar, porque não estamos alinhado os nossos valores com os nossos objetivos. Será importante refletir sobre isso.

Leia: http://www.escolapsicologia.com/tire-o-maximo-de-proveito-da-sua-propria-vida-alinhe-os-seus-valores/

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
RicardoRJ

Ótimo artigo Miguel!Como sempre repleto de material positivo para desenvolvermos em nossas vidas .A escolha lógica é potenciar-se e autoestimar-se sempre.

Avatar for Miguel Lucas
José Lucimar Alves

Parabéns pelo artigo me ajudou muito . Fico feliz por descoberto esse site maravilhoso ..so tenho lhe agradecer;

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Lucimar, obrigado pelo comentário.

Fico contente por ver valor no site. Tudo de bom

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Henrique Mendes

Certa vez ouvi dizer que,"quando os problemas se repetem,é por que você não aprendeu direito com ele,não aprendeu a assimilá-lo /eou eliminá-lo (…)"
É verdade,eu até sei o caminha a percorrer,o complicado,é lidar com os roupantes da TDAH(Transtorno de Défiti de Atenção e HIPERATIVIDADE) que atrapalha,criam situações que não existem,protelo,perco tempo,acabo desistindo de um projeto ou objetivo de vida.
Como posso lidar com isso? Será que fazendo TCC (Terapia Cognitiva Comportamental),terapia com medicamento e psicológica,podem ajudar até que ponto ou o quanto?!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Henriques, obrigado pelo comentário.

O melhor tratamento possível é emparelhar as duas abordagens, a TCC e a terapia com medicamentos (esta se for justificável). A TCC quando bem aplicada tem resultados elevados na superação dos problemas.

Não se detenha no seu sofrimento, procure ajuda profissional.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
vaninha lima

Ajudei muito uma pessoa, e agora só levo patada quando eu ligo,para saber se estar bem, pois no momento não estou podendo ajudar -lo, esse texto foi muito produtivo pra mim, mas gostaria de uma resposta ou conselho do que devo fazer em relação ao problema. Se poder me ajude um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Bruna

Gostei muito de tudo o que eu li Miguel, obrigada pela iniciativa de compartilhar seus saberes conosco. Agora estou colocando em prática, pode ter certeza de que muitas coisas mudarão e seus conselhos estarão sempre na minha cabeceira, muito obrigada estarei aqui aguardando novas postagens. Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Bruna, obrigado pelo comentário.

Fico esperançado que a prática das aprendizagens possam contribuir para o seu desenvolvimento e para a conquista dos seus objetivos. Tudo de bom.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Landis Filho

ola miguel, agradeco pelos seus textos. ha muito leio-os mas so agora estou realmente conseguindo implementa-los em minha vida. acabo de sair de um relacionamento onde me senti em desvantagem emocional muito grande. achei que seria impossive me libertar dessa carga emocional debilitante, mas a cada dia tenho superado e me surpreendido com a minha tenacidade. tenho encarado a vida sob uma nova otica. grandes oportunidades estao surgido. na verdade elas sempre estiveram la mas so agora as percebo e aproveito. nao me iludo achando que nunca mais vou sofrer, vejo-os sob uma nova otica. encaro a dor que a anciedade me causa nas entranhas como sendo uma reacao fisica apenas, e alivio com respiracao profunda e escrevendo o que sinto num papel, que alias eh uma otima opcao.
obrigado de coracao!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Landis, obrigado pelo comentário.

É enriquecedor saber que estou ajudando você a redescobrir a sua força. Fico esperançado que se reencontre e siga os seus objetivos com uma atitude positiva. Certamente conseguirá. Sim recuos acontecem, mas mais importante é acionar a coragem de reerguer-se, isso é o mais importante.

Força e convicção.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Geane

Adorei conhecer esse site, ele tá me ajudando e vai me ajudar a crescer em todas áreas da minha vida…tenho problema de baixo estima e percebi o quanto tenho pra aprender ainda.Obrigada a todos vcs que ajudam a muita gente,que Deus abençoe e recompense por isso.

Avatar for Miguel Lucas
Alexandre

Olá Miguel, parabéns pelo site, conheço apenas a pouco tempo, mas tem me ajudado bastante a me compreender melhor. Sempre reclamei bastante pelo rumo que a minha vida tomou, diversas coisas que havia planejado para mim que não se concretizaram com o passar do tempo. Sabe, sempre me perguntei, por que comigo? Cheguei a ficar um pouco depressivo, com uma baixa-estima enorme. A partir do momento que comecei a ler seus artigos, já me identifiquei bastante. Pude compreender melhor o poder da nossa mente e o quanto eu era responsável por tudo o que estava acontecendo. Já começo a parar de me olhar como vítima da situação e a partir para a ação, para transformar minha vida. E tudo isso tem me feito muito bem. Obrigado pela ajuda!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Alexandre, obrigado pelo comentário

O seu testemunho deixa-me com o coração cheio de alegria. Na verdade o que você relata é o meu principal objetivo quando escrevo. Fazer bem 😉 levar entendimento a quem possa estar a sofrer ou a passar por alguma dificuldade na vida, e passar a conseguir introduzir mudanças que surtam resultado positivo.

Obrigado pelas suas palavras. Boa continuação de melhoria.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Fátima

Olá.

Já lhe escrevi há pouco tempo, dzendo-lhe, s/ exagerar ou mentir, q/ tem sido o meu "suporte" diário… Hoje escrevo somte p/ lhe fazer 1 pergunta: dá consultas de Psicologia online? Em qto ficariam? Bem, mas esta pergunta e o desejo q/ se segue ñ devem passar disso, pq sou professora e estou desempregada, e ñ me parece q/ pudesse pagar as ditas consultas ou comprar o e-book "C/o Mudar a sua Vida p/ Melhor", q/ tenho andado "a namorar" desde q/ acedi ao seu site… Bem, este foi só 1 desabafo. Vou proceder à leitura dos links deste artigo, "A Chave da Transformação (…)", pq me transmitem força, e é tb disso q/ eu preciso!

Cumprimtos.

Avatar for Miguel Lucas
Thiago Monteiro

MIGUEL
Seu trabalho é maravilhoso. Sempre recomendo sua página aos amigos.
Seus textos são claros e objetivos. São de grande valia. Um grande abraço de um amigo daqui do Brasil.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *