Você movimenta-se pela negatividade? Saiba como reverter o processo
Psicologia Comportamental 22/09/2016

Você movimenta-se pela negatividade? Saiba como reverter o processo

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

O pensamento negativo persistente e recorrente pode tornar a vida das pessoas num verdadeiro tormento. Você percebe quando está a ser invadido e condicionado pelo seu pensamento negativo? Você já sentiu como se tudo ao seu redor fosse catastrófico, como se não conseguisse ver nada de útil, de significativo e prazeroso? Quão difícil é para você recuperar dessa sensação de mal estar dentro de si mesmo? Num estado corroído pela negatividade tudo parece estar contra nós, sendo praticamente impossível virmos a ser bem sucedidos.

Focar a nossa energia em recursos físicos e psicológicos que nos promovam a mudança para um estado mais capacitador, é o que nos permite passar da negatividade para a positividade na nossa vida. Quando você está no meio de uma batalha em que é o inimigo de si mesmo, a negatividade torna-se num forte opositor que está determinado a construir um padrão de autossabotagem. Na grande maioria das vezes este processo acontece de forma não consciente, o que faz com que você seja controlado pela sua negatividade. A energia negativa é realmente uma energia destruidora.

Construa uma mentalidade positiva

Pelo contrário, a energia positiva é movimento e crescimento. Quando sentimos isso, quando estamos num estado de positividade, sentimo-nos plenos de recursos. Podemos acreditar que somos capazes de fazer qualquer coisa. Por outro lado, quando o pensamento negativo nos vai sussurrando nos nossos ouvidos, frases como:  “Você nem experimente, não irá conseguir.” Pode fazê-lo acreditar que a negatividade é o único caminho.

Talvez você tenha instituído este tido de pensamento durante toda a vida, mas isso não significa que você não consiga mudar o padrão de negatividade. Só depende de como você quer caminhar na sua vida. Todos temos a capacidade de equilibrar as nossas vidas. Se você tem uma inclinação mental para a negatividade, reconhecer isso é o primeiro passo para a mudança.

Agora é o momento para fazer uma mudança de mentalidade e deixar de fazer autossabotagem. A maneira mais eficaz de você alcançar este objetivo é entender que possuí dentro de si a capacidade de canalizar a sua energia e a sua atenção para onde deseja.

Otimismo

Reverter o pensamento negativo

Cada vez que você começar a pensar negativamente, mude para algo positivo. Um exemplo pode ser “Eu odeio o meu trabalho e isso aborrece-me imenso, eu não vou levantar-me para ir trabalhar hoje.” Para reverter positivamente este processo, você poderia pensar: “Não gosto deste trabalho, mas presentemente não posso perdê-lo, isso colocar-me-ia numa situação muito difícil. Pelo menos com o dinheiro que recebo consigo sobreviver.

É apenas uma pequena modificação no discurso, mas o resultado final é muito mais positivo e construtivo. Com esta mudança no pensamento, você consegue retirar algo de positivo de uma situação negativa ou desagradável.  A vida não é estática, nada permanece igual por toda a vida, quer queiramos ou não. Se você acrescentar a esta sábia análise, a sua força, o seu querer e uma estratégia para melhorar a sua condição de vida, certamente acelerará o processo de mudança para melhor.

O pensamento negativo pode ser viciante. Se vamos ficando condicionados a pensar desta forma ao longo dos anos, e isso nos prejudica, em seguida, temos de condicionar-nos a pensar de uma maneira positiva. Isso não quer dizer que consigamos a todo o momento pensar positivo. Mas assim que você comece a reverter o processo e a sair da negatividade, fica mais fácil instituir o pensamento positivo na sua vida. Aprenda a ser paciente com você mesmo. Se você estivesse a sofrer com um padrão negativo de pensamento, e fosse meu cliente, eu diria o seguinte: “Pare, e escute a si mesmo. A sua forma de pensar tem ajudado a que você caminhe para onde deseja?” A verdade dói, mas se você está sempre procurando avaliar negativamente as situações ou a si mesmo, o pensamento negativo irá consumi-lo.

Pergunta: Você é alguém que é viciado no pensamento negativo? (vício significa que sempre que algo dá errado na sua vida, você pensa negativamente e permanece aí)

Para que você possa entender o processo de reverter a sua negatividade, deixo um vídeo que gravei:

Como transformar um pensamento negativo para positivo

Link do vídeo: http://youtu.be/MicMqK184QU

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
William Tavares

Gostei! Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Rogério Souza

Muito esclarecedor. Muito obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Paulo

Miguel,
Nós somos o que pensamos ou aquilo que fazemos? Muitas vezes deixamos que nossos pensamentos tomem conta de nós e façam nos agir contrariamente aquilo que desejamos e queremos. Fazemos isso, porque de um certa forma falta nos a auto estima, temos medo, vivemos as inseguranças da pior maneira. Muitas vezes, agimos contrariamente aos nossos pensamentos, para provarmos a nos próprios que estamos no comando, e quem manda sou EU….A grande questão aqui é alinharmos nossos pensamentos com as nossas acções e moldarmos o nosso comportamento àquilo que é a nossa matriz do nosso SER…e é aqui que para a grande dificuldade a construção da nossa matriz …a nossa identidade…e por mais que tentamos contrariar os pensamentos negativos …é preciso antes mais definirmos o que SOMOS e aquilo que é o nosso SER
Desde já o meu obrigado pelos teus artigos sempre preciosos para a introspecção ….entretanto vou ficando na descoberta do meu SER

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Paulo,

Nós somos um acumulado de várias coisas. E as nossas ações também são movidas por várias coisas, não sendo igual para todos. No entanto aquilo que importa percebermos é que somos maioritariamente aquilo que regularmente pensamos. Sendo que se tivermos consciência que aquilo que regularmente pensamos não nos serve, podemos decidir pensar de uma outra forma.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Wagner Ferreira

MIGUEL, EXCELENTE TEXTO, PARABÉNS.
HÁ ALGUM TEMPO ACOMPANHO O BLOG E COMENTEI OUTROS TEXTOS.

SÓ ESTOU VOLTANDO AQUI PARA LHE DIZER QUE ESTE SITE FOI E É MUITO IMPORTANTE PARA MIM, POIS SEUS ARTIGOS ME AJUDARAM EM MOMENTOS MUITO DIFÍCEIS.

OBRIGADO POR PARTILHAR SEU CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA, QUE CONTINUE MOTIVADO A FAZÊ-LO SEMPRE, E QUE DEUS O ILUMINE AINDA MAIS.

UM ABRAÇO

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Wagner,

É sempre recompensador ler os seus comentários.

Fico muito motivado a continuar a escrever, e sinto que o meu objetivo é alcançado sempre que percebo que os artigos estão a ajudar.

Tudo de bom.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Fonseca

Miguel

Quero te parabenizar e agradecer pelo artigo, sou uma pessoa totalmente negativa. Demorou para que eu pudesse assumir isso, mas luto pela mudança todos os dias.
Sinto que esses pensamentos me paralisam e que torna-se um ciclo vicioso o qual muitas vezes não consigo superar.
Mais uma vez parabéns e obrigado pelas informações!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Fonseca,

Fico muito contente que o artigo possa ter contribuido para o aumento de consciência acerca do que pode ser feito com os seus pensamentos negativos.

Força, persistência e foco.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Augusto

Cara, que belo texto, sou tão negativo que o pessimismo já é rotineiro, funciona como uma auto defesa para evitar as frustrações da vida, conseguir conduzir os pensamentos negativos para positivo é tão complicado, mas n custa nd tentar. Mais uma vez parabéns, sucesso.

Avatar for Miguel Lucas
Josinaldo Silva

Não consigo compreender como a seguinte frase possa ser positiva e construtiva:

Não gosto deste trabalho(Isso é positivo?), mas presentemente não posso perdê-lo, isso colocar-me-ia em situação muito difícil(Onde está o algo positivo?). Pelo menos, com o dinheiro que recebo consigo sobreviver.(Isso não é lamentação?)

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Josinaldo,

Se você não gosta de um trabalho e por decisão sua você permanece nele: Do que vale a pena apenas lamentar-se?

Sim é positivo, porque se você permanece nele (mas sabe que não gosta), certamente é porque tem coisas positivas agregadas. Então importa ter consciência delas, e abordar isso também pelo seu lado positivo.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Cristina

Olá, adorei o texto. Muitas vezes me pego pensando de forma negativa, mas é tão engraçado, porque para ajudar as pessoas ao meus redor sou super positiva…
Sou negativa no meu eu, dentro do meu ser e sinceramente vou tentar melhorar neste aspecto, tentando ser positiva pra mim como sou para os outros.
Mais uma vez, obrigada pelo excelente texto!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Cristina,

É isso mesmo, seja positiva para si mesmo como é para os outros. Isso é uma excelente estratégia.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Rafael Lira

Muito esclarecedor e instrutivo, parabéns pelo trabalho. Suas palavras inteligentes e construtivas fortalecem o caminhar de muitas pessoas.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Rafael, obrigado pelo feedback.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Neuza Miranda

Obrigada, tem me ajudado. Parabéns pelo trabalho.

Avatar for Miguel Lucas
Cesar

Parabens ae pelo artigo… muito bom mesmo…

Avatar for Miguel Lucas
susangela olimpio

Gostei muito da dica,penso muito negativo,mas depois desse texto e vídeo meu pensamento ira mudar muito,obrigada vc me ajudou muito,abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Thabata

O sentimento de ciumes em excesso pode ser considerado um sinal de depressão? Uma pessoa com qual briguei por esse motivo me disse palavras duras dizendo que eu era horrorosa,enfim palavras duras..essa pessoa e mais outras. Uma situação desagradável. Eu fico toda hora indo no perfil dessas pessoas e depois disso me sinto pra baixo, me menosprezando chatiada e com isso. É um sinal de depressão ou apenas negativismo?

Avatar for Miguel Lucas
andre domingos

Dr Miguel sempre sensacional …muito bom !!!

Avatar for Miguel Lucas
Eliane

Obrigado Dr por suas explicações. És muito inteligente e simples em suas palavras.

Avatar for Miguel Lucas
cristiana

Meu nome é Cristiana, sou do brasil, e gostaria de agradecer pela ótima explicação. obrigada.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *