Tire o máximo de proveito da sua própria vida: Alinhe os seus valores
Desenvolvimento Pessoal 22/09/2016

Tire o máximo de proveito da sua própria vida: Alinhe os seus valores

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Por vezes, o que mais atrapalha a nossa vida é o nosso estado de dúvida, de incerteza e de confusão. Quando não sabemos bem que caminho tomar, que possibilidades escolher, que decisão optar, ficamos num estado de conflito interno. Este conflito interno pode corroer-nos por dentro, retira-nos autoconfiança, ficamos fragilizados e à mercê da divagação mental que nos pode empurrar para um estado elevado de confusão. Neste estado de ser, geram-se sentimentos de mal-estar, de angústia, e por vezes de desesperança. Num estado mais problemático, instala-se a ansiedade. A vida não toma o rumo pretendido e mais parece andar à deriva. Mas perante tal cenário, o que pode ser feito para restaurar o equilíbrio emocional e ficar seguro das decisões a tomar?

A RESPOSTA ESTÁ CONTIDA NA CLARIFICAÇÃO DOS VALORES

O que significa tirar o máximo proveito da sua vida? Acredito que significa fazer coisas que estão alinhados com os seus valores, com as coisas que são mais importantes para você. A chave é estabelecer e ficar ciente do seu próprio conjunto de valores. Exemplos de valores pessoais são:

  • Divertimento
  • Ajudar os outros
  • Interagir com os outros
  • Aprendizagem
  • Honestidade
  • Justiça
  • Amizade
  • Realização pessoal
  • Igualdade
  • Conforto

As nossas escolhas, decisões, ações, pensamentos e sentimentos sofrem um influência direta dos nossos valores pessoais. Aquilo que atribuímos maior significado ao longo da vida ou num determinado momento, joga um papel tremendamente poderoso na orientação que nos dá para dirigirmos a nossa vida. Se não sabemos bem aquilo que valorizamos, aquilo a que damos significado, certamente iremos ficar confusos nas decisões a tomar, ou tomar decisões que não nos servem e que podem vir a comprovar-se como catastróficas para a nossa vida. Para que você possa tirar o máximo proveito da sua vida, importa saber com o máximo de precisão possível quais são os valores pelos quais se rege.

ALINHE A SUA VIDA COM OS SEUS VALORES

Uma vez que você tenha uma boa compreensão dos seus valores pessoais, importa que sejam o móbil orientador das suas ações. Como referi anteriormente, quando não temos bem ciente os nossos valores, ou as coisas na nossa vida que nos motivam, que mexem connosco e que nos fazem sentir bem, ou ao invés, que nos fazem sentir mal, podemos seguir por caminhos que nos dificultam a vida ou que nos conduzam a problemas.

Quando fizer uma avaliação realista do impacto que os seus valores têm na sua vida e começar a fazer mudanças constantes bem alinhadas com os seus valores, certamente estará a aumentar a probabilidade de ser bem sucedido. No entanto, por vezes, cometemos alguns erros que podem assombrar a materialização dos nossos valores nas nossas atividades do dia a dia.

Em seguida apresento alguns desses erros:

1) Viver de acordo com os valores de outras pessoas. Isto é, quando você investe o seu tempo e esforço fazendo algo que outras pessoas ou a sociedade em geral dizem que você deve ou tem de fazer, mas isso realmente não coincide com os seus valores. Por exemplo, ter que construir uma família, porque é isso que a maioria das pessoas faz, apesar de, pessoalmente, você realmente não querer uma família nem ter necessidade disso para ser feliz. É por isso que é importante ter clareza sobre o que importa para você, e avaliar as ações que toma com base nos seus próprios valores.

2) Gratificação instantânea. Isto é, quando você faz algo que satisfaça rapidamente um dos seus valores, embora existam alternativas que exigem mais tempo e esforço, mas em termos de qualidade são radicalmente melhor. Por exemplo, conversar com um amigo no Facebook quando você pode convidá-lo a sair e conversar cara a cara. Embora a segunda opção possa ser muito mais gratificante se a conexão for um valor importante para você, ter que convidá-lo, sair de casa, e ir a algum lugar para conhecê-lo atrasa a gratificação, mas vale a pena.

3) Não sair da sua zona de conforto. Isso significa fazer as coisas pelo seguro sem correr alguns riscos ou incertezas nos resultados, em vez de desafiar a si mesmo. Certamente alguns dos seus valores pessoais para serem expressos ou materializados, necessitam que você alargue as suas experiências, interrelações e oportunidades.

Por exemplo, talvez você valorize a liberdade financeira, e poderia conseguir alcançá-la iniciando o seu próprio negócio e transformá-lo num sucesso. Mas isso implica correr alguns riscos e incertezas, e você teme isso, optando por ficar no seu trabalho das 9h às 17h, que é confortável, mas não em termos de progressão na carreira e no incremento financeiro.

valores

CAMINHAR PELA VIDA: ESTRATÉGIAS CAPACITADORAS

Qual é a maneira mais rápida de obter o que você quer? Arrisco a dizer que é saber o que quer. À primeira vista pode parece muito simplista, mas tal como eu, provavelmente também você poderá constatar que muitas pessoas estão frustradas vivendo uma vida que elas não querem. Certamente isso não acontece porque conscientemente desejam ter a vida que não pretendem, de todo. Talvez os momentos de dificuldade, de confusão, de falta de clareza nos seus próprios valores, de medos, de percepções de incapacidade, tenham feito chegar onde provavelmente não gostariam de estar. 

Por vezes a nossa história vai-se construindo sem traçarmos um rumo para onde pretendemos caminhar. Sem termos a noção do que queremos, do que gostamos, do que mexe connosco, do que valorizamos e do que queremos construir. Se não sabemos para onde estamos caminhando, como podemos saber se lá chegamos?


“Todos nós queremos o progresso, mas se você está na estrada errada, progresso significa fazer uma reviravolta e caminhar de volta para o caminho certo e, nesse caso, o homem que se volta mais rápido é o mais progressista.” – CS Lewis

De acordo com a mensagem da frase anterior, uma estratégia capacitadora, é perceber se não está satisfeito com a sua história de vida, e fazer de outra forma. Perceba o que pode mudar no seu dia a dia que esteja mais de acordo com os seus valores, com os seus objetivos e sonhos. Perceba se tem as habilidades, capacidades e conhecimento necessário para suportar os seus objetivos. Se tiver ótimo, siga nesse sentido. Se não tem, ótimo na mesma, pode agora ir ao encontro do que julga ser preciso para reunir condições para aumentar a probabilidade de ter sucesso face ao que quer. Aprofundei este assunto no artigo: Mude a sua história, se está insatisfeito faça algo de diferente.

Coloque os seus desejos, sonhos e objetivos alinhados com os seus valores, e com tudo isso em mente coloque-os à prova. Perceba se existe chão para caminhar, se é razoável. De repente aquilo que julgava ser muito valorativo, pode não ser assim tão emocionante  ou tão exequível como à primeira vista pensou. Se assim for, redefina as suas ideias acerca do que pretende realizar, mas sempre com os seus valores em mente. Os Valores colocam-no sempre em cenários nos quais se irá rever e encontrar significado. Ao invés, se na análise a que se propõe encontra realmente lógica, se percebe em si força necessária para se propor à mudança, siga em frente, a sua vida está a caminhar para o máximo proveito.

IDENTIFIQUE OS SEUS VALORE PESSOAIS

O exercício que se segue  permite identificar os seus valores e crenças pessoais, e avaliar se eles estão alinhados com os seus objetivos e sonhos. Para obter o benefício a partir deste exercício, não avance até ao final. Leia o primeiro passo e execute-o antes de continuar a ler o próximo passo.

Lista de valores pessoais:

1. Escreva uma lista com os dez valores mais importantes para você no momento presente de acordo com os seus objetivos de vida. Escreva os valores que vêm à sua mente quando você pensa sobre o que pretende alcançar e o que o faz mover nesse sentido.

2. Em seguida posicione esses valores na ordem da sua importância de acordo com seus objetivos atuais. Do mais importante para o menos importante.

3. Depois pense em algumas pessoas que você admira muito pelos exemplos e conquistas de vida, (exemplo: família, professor, treinador, Oprah, Anthony Robbins, Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá). Escolha uma dessas pessoas que você admira, e pense sobre o que elas conseguiram nas suas vidas, que valores elas seguiram, e quem beneficiou.

4. Ao pensar numa das pessoas que admira, considere o que elas tiveram que fazer para conseguir o que elas têm ou realizaram. Liste os dez valores que você imagina terem sido importante para essa pessoa, a fim de ter conseguido tudo o que você admira.

5. Agora pense sobre como seria a vida dos seus sonhos. Que tipo de pessoa você seria, o que estaria fazendo, de que forma você  estaria vivendo de acordo com a sua visão?

6. Por fim, liste os dez valores que você acha que seriam importante para conseguir realizar a sua visão de vida futura. Enumere  esses valores por ordem de importância. Reflita sobre esses valores pessoais que julga serem necessários como orientadores para a realização dos seus sonhos. Compare as diferenças dos valores listados no passo 1. Isto dá-lhe uma grande clareza de  pensamento a respeito do que você necessita trazer para a sua vida para melhorar o alinhamento entre os seus desejos internos, suas ações e resultados, e os valores que tem ou que necessita trabalhar ou mudar.

Abraço.

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
William

Miguel,
Eu sei o que quero! Eu sei que posso! Eu sei como fazer!
Mas o meu Resultado ainda está muito a desejar.
Atualmente, a única resposta que encontrei para meu baixo desempenho
está no funcionamento do meu Cortex Pré Frontal (TDAH).
Estou com baixo nível de foco e disciplina… Será que são por razões químicas?

É possível alterar a química no sistema nervoso através de intervenções nos processos mentais e comportamentais?

Avatar for Miguel Lucas
William

COMPLEMENTO:
Paul Ekman, Professor Emérito da Universidade da Califórnia em San Francisco, é um pioneiro no estudo das emoções e expressões faciais. Sua pesquisa em mais de 200 tipos de sorrisos demonstrado que você realmente pode alterar o seu estado emocional e sistema imunológico, sorrindo ou franzindo a testa. Quando os indivíduos Ekman pesquisa foram treinados para controlar os músculos faciais e voluntariamente formar sorrisos, seus processos fisiológicos alterados imediatamente e seus hormônios mudou drasticamente. Então, quando você sorri, você altera a química do seu sangue.

O Seneca Lucius estóico escreveu certa vez: "É parte da cura querer ser curado."

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá William, obrigado pelo comentário.

É importante contextualizar o conteúdo do artigo, pois ele refere-se a circunstâncias ditas "normais" de vida. Perante um transtorno, doença ou incapacidade é comum termos mais dificuldades em alcançar o pretendido dado que os obstáculos podem estar associados a alguma condição física.

Relativamente à questão que colocou. É sabido no mundo cientifico que qualquer alteração comportamental, e/ou pensamento que altere o nosso estado de ser, paralelamente existem alterações químicas no organismo que suportam esse mesmo estado.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Neuza Miranda

Excelente artigo. Muito esclarecer e de simples entendimento. Já esta me ajudando.
Abraços.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Neuza, obrigado pelo comentário.

Fico contente que o artigo possa estar a ser útil.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ana de Araújo

Esses dias tenho feito um esforço enorme pra cumprir as tarefas de minha competência no trabalho, justamente porque acredito que as práticas e a cultura organizacional, principalmente no meu setor, vão na contramão e ainda confrontam os valores mais importantes pra mim. Amo o que faço e sou muito grata à Empresa por todo o aprendizado e desenvolvimento na minha carreira profissional, mas infelizmente não dá mais. Pedi demissão e me dispus a treinar alguém para me substituir, mas até isso está difícil, sinto até que a angústia e a incerteza de ter feito a coisa certa, o medo de não conseguir outro emprego rápido me acometem de tal forma que até sinto dor de cabeça, dor no corpo etc. ou talvez seja consequência do esforço que faço pra dar conta das atividades. Foi bom esclarecer que agi corretamente, já que não posso mudar a empresa e não posso nem desejo mudar os meus valores. Existe alguma forma de aliviar esssa tensão?

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ana, obrigado pelo comentário

Por vezes, agir de acordo com os nossos valores, como foi o seu caso, acometem-nos algumas dificuldades e angustias que estão relacionadas com as incertezas futuras. Isso é uma reação normal à mudança.

Uma forma de aliviar a tensão é associar o esforço acrescido que está a fazer a algo mais elevado que a levou a tomar a decisão. É ter a consciência que agiu de acordo com aquilo que defende e que dá significado e do qual se orgulha. Isso permite não ficar em conflito consigo mesmo. E assim, mesmo enfrentando algumas dificuldades, pode aceitá-las e resolvê-las de espirito tranquilo.

Força e coragem.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Sara

Eu como todo mundo, tenho meus problemas, mas na maioria das vezes não sei lidar bem com eles. As pessoas ao meu redor querem que eu vá á um psicologo,psiquiatra, mas eu não quero ir porque quanto mais eu falo sobre meus problemas, mais me sinto mal. Tem coisas que é melhor esquecer, eu não preciso ficar toda hora lembrando o passado, me sinto melhor quando estou com a mente vazia, pensar demais nem sempre é bom. Tenho crises de choro e me sinto frequentemente desanimada. Não sei porque eu me sinto mais assim quando estou na escola, e o fato da coordenadora de lá ficar conversando comigo e sabendo da minha vida, fez com que eu deteste mais ainda o ambiente escolar. Realmente eu preciso melhorar minha alimentação ou até tomar remédios, pois sozinha eu não consigo me manter animada, estou muito apática e a maioria das coisas perdeu a graça pra mim. Só não sei se vou conseguir me abrir com um psicologo, não gosto muito de falar sobre mim e acho que falar de problemas só piora. Todo mundo tá percebendo minha situação e isso está me deixando envergonhada. Me dê uma ajudinha aí……..

Avatar for Miguel Lucas
Cíntia

Querida Sara!! Escreva uma carta e nela relate todas as suas dificuldades e aflições, mas escreva em uma forma de desabafo, sem se importar com outras pessoas e isso ira te ajudar a repensar algumas coisas sobre você mesma. Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
José Lucimar Alves

Maravilha de artigo Miguel adorei muito , agora colocar em prática , e poder dar um novo rumo na minha vida , ser uma pessoa diferente em busca do meus sonhos difícil é , eu sei , mas tenho certeza que posso apesar da limitação do lugar , seja desfavoravél tenho a consciência que coisas melhores existe para nós mas para isso a mente e o corpo tem que ter uma sintonia muito grande e que no dia-dia eu não perca pelo desanimo,desgate,mesmice. Seguir em busca dos meus sonhos essa sim é um fator predimionante para um ser humano viver intesamente nunca desanimar.

Avatar for Miguel Lucas
Carol

Infelizmente a leitura do artigo não me ajudou, mas foi muito bem escrito, e me deixou triste… Justamente porque não sei o que quero, não tenho sonhos, objetivos, não faço nada de especial. Não gosto de nada. Não sei o que fazer. Não consigo identificar valores na minha vida, apesar de já ter pensado bastante. Às vezes não sei porque estou onde estou fazendo oque estou fazendo, porque nada combina comigo. Quando não estou dormindo, me distraio lendo(ficção), vendo séries, lendo coisas inúteis no ocioso… E vivo só das necessidades e obrigações. O artigo me fez ver isso. Parei de ler em ‘lista de valores pessoais’ porque não tenho. Me resta perguntar… Como definir esses valores, quando nada parece gratificante e motivador? Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Susana

Meu Deus!!! sintome igualzinha!!!
sinto vergonha de mim mesma quando me perguntam o que fiz no fim semana e eu respondo: nada!
tenho 2 filhas de 8 anos, não tenho paciencia para fazer nada com elas, só me apetece tar na cama. detesto ir trabalhar, nada me mete piada…
Já fui a psicologos, psiquiatras, sou medicada para a ansiedade e panico há 6 anos e nada muda em mim.
Penso muitas vezes no tempo que ando a perder, estou com 33 anos e não vivo nada…
Como posso mudar isto?

Avatar for Miguel Lucas
Leandro

Olá Susana, não tenho experiência profissional alguma na área, mas minha esposa sofre de alguns transtornos psicologicos à muitos anos.
O tratamento medicamentoso ajudou a estabilizar o quadro dela, mas a pouco tempo ela começou a ter melhoras significativas com ajuda de tratamentos alternativos como acupuntura e reflexologia.
Experimente passar por um bom profissional e calcule você mesma os resultados.

Avatar for Miguel Lucas
Mary

Também sinto isso. Apesar de ter uma vida que não é ruim, parece que eu nunca quis nada, só fui conseguindo as coisas, porque os outros me disseram que era importante, que era necessário. Se dependesse de mim, ficaria em cima da cama. Estou paralisada, estagnada na vida, quando deveria continuar avançando, mas a ideia de que "ah, tá bom, já cheguei até onde podia" está me limitando. É um pensamento que vem muito forte. Não consigo definir valores, nada me motiva.

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo RJ

Artigo muito esclarecedor!Temos os melhores valores dentro de nós,é só buscá-los com determinação!

Avatar for Miguel Lucas
simone

É muito difícil se desprender das amarras que me prende acho que isso me atrapalha sou presa em dois pontos: Estou desempregada só consigo me envolver em ações voluntárias, e sou muito incomodada por gordinha e quero muito ser magra mas a ansiedade em conseguir isso acaba me atrapalhando e fico procurando respostas pra tudo isso.

Avatar for Miguel Lucas
Cândida

Exatamente hoje estava precisando muito ler palavras como essa escritas no artigo 6 Estratégias para superar o medo irracional. Estou tirando a carteira de motorista A e B, e estou enfrentando um medo muito forte nas aulas de moto. O Local das aulas é um ambiente fechado por muros e temos que fazer o percurso em um espaço pequeno, então a todo momento penso que vou bater no muro e começo a suar frio, e não consigo evoluir nas aulas. Semana passada cheguei a cair, pois quando vi que o instrutor estava longe de mim, o medo foi tão forte que desequilibrei e cair, pensei em desistir…Mas hoje decidir que vou enfrentar esse medo, não vou deixar ele me dominar, e vou tirar minha carteira A e B. Sempre leio seus artigos, gosto muito e digo sem vacilar que o que você escreve tem ajudado muita gente a entender melhor a vida. Abraços…..

Avatar for Miguel Lucas
Graça Ribeiro

Estou maravilhada com os artigos que tenho recebido são conhecimentos valorosos para o crescimento intelectual-emocional do indivíduo. Parabéns pela pesquisa socializada!

Avatar for Miguel Lucas
DORAICE MARIA DA GAMA

787-Gostei muito vou seguir os conhecimentos adquiridos através do que li. São conhecimentos valorosos para melhorar nossa vida. obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Jailton A Batista

Miguel, muito obrigado! seu artigo é excelente e muito objetivo! será de grande valia.

Avatar for Miguel Lucas
Leo

Miguel, parabéns pelo texto! Há alguns anos faço terapia e não conseguia entender muitas coisas. Uma delas era a constante insatisfação na vida, apesar de aparentemente ter conseguido muito. Quando li seu texto, parece que encontrei a chave que abria todas as portas dentro de mim! O interessante é que essa questão de valores foi abordada em algumas sessões pelo meu psicólogo, mas talvez pelo momento que passava não consegui observar a importância que isso tudo possui. Agora, vendo o quanto alguns valores são importantes e como eu me sentia satisfeito quando tomava atitudes que seguiam-lhes, posso dizer que sinto que encontrei o que faltava em minha vida. Agora sei onde estou e para onde devo seguir!!! Espero que outras pessoas, assim como eu, consigam ver a importância dos valores na nossa vida.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *