Orientações para potenciar a vida
Motivação 22/09/2016

Orientações para potenciar a vida

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Todos nós necessitamos de motivação, energia e inspiração para a realização dos sonhos e objetivos de vida que perspetivamos. Nos momentos difíceis quando o infortúnio nos bate à porta e o desânimo se instala, existem algumas linhas orientadoras que podem facilitar a eficácia dos esforços e atitude que colocamos em marcha. Foi com esta ideia em mente que compilei algumas frases e textos que fui publicando na página de fãs do facebook da escola psicologia ao longo do ano de 2012. Fico esperançado que possam incrementar ânimo, esclarecimento, energia e motivação para potenciar as estratégias que pretende colocar em ação para levar os seus objetivos e sonhos a bom porto.

AUTOCONFIANÇA

Autoconfiança é o combustível para o Sucesso. O sucesso está fortemente relacionado com a capacidade que se tem para dirigir os pensamentos para o que pode aumentar as probabilidades de eficácia dos nossos comportamentos e ações. O que dirige os pensamentos somos nós mesmos através do nosso diálogo interno. E, para que a motivação dispare, devemos visualizar-nos a ser bem sucedidos.

“Acreditar em si mesmo e seguir os seus sonhos pode não ser o essencial para o seu sucesso, mas será certamente o primeiro passo a ser dado. Alimente o seu sonho no terreno fértil da autoconfiança.”

MANTER A ATENÇÃO NO OBJETIVO

A capacidade que temos ou que podemos desenvolver para manter a nossa atenção no momento presente, pode ajudar-nos a distanciarmo-nos do nosso passado (principalmente o passado castrador). A capacidade de percebermos que a vida continua e que podemos construir novos pensamentos e sentimentos, permite-nos sermos livres de grande parte dos condicionalismos que nos provocam dor emocional incapacitante. Liberte-se.

“É exatamente a capacidade de manter a imagem do meu sonho na minha mente, que me incentiva diariamente a manter-me na rota traçada.”

PODER DE DECISÃO

Não deixe que as suas falhas, angústias, incertezas, medos, pensamentos e sentimentos negativos se transformem no seu carrasco. Não deixe que isso determine as suas ações e muito menos quem você é. Você tem de decidir os seus objetivos e o que pretende ser, por você mesmo. Pelo seu estado de ser mais elevado, positivo, otimista e esperançoso.

Faça uma monitorização à sua mente:

  • Verifique se você está focando a sua atenção no que pode dar certo ou no que pode dar errado?
  • A escolha e resultado dependem de você?
  • Que tipo de diálogo interno está usando?
  • As palavras são construtivas, positivas e alinhadas para a solução, ou ao invés emanam negatividade?
  • A escolha e resultado dependem de você?

Se dependem de você, escolha o que melhor lhe serve.

ELEVE-SE

Decida a elevar-se….
Olhe para dentro de si mesmo e escute. Escute de perto.
É o seu ser que está falando:
Levante-se! Eu preciso de você. Eu quero você. Eu sou você. Escolha-me a mim.
Olhe para dentro de você e escute de perto.

…Decida a elevar-se

alempensamento

ACIMA DOS PENSAMENTOS

Pensamentos negativos tenho-os às vezes, se não estiverem de acordo com os meus objetivos e valores rapidamente percebo que não devo segui-los, não lhes dou “ouvidos”. Sei que foi um qualquer estímulo que fez despoletar alguma das minhas frustrações, indignações, mágoas, angústias, ressentimentos, desânimo, desmotivação e que esses pensamentos depreciativos não representam aquilo que sou ou que pretendo vir a ser.

Viro a minha atenção para a ideia que tenho de mim, daquilo que sei que sou capaz, que pretendo fazer e, rapidamente a voz do pensamento negativo enfraquece. Não o alimento e pouco a pouco ele deixa de persistir até que se desvanece. Passadas algumas horas é como se nunca tivesse assombrado a minha mente. A ideia que eu tenho de mim mesmo sobrepôs-se ao “poder” ilusório que eu por escassos momentos dei a algo que não tinha qualquer valor.

Eu sou muito mais que um pensamento. Os pensamentos passam na minha mente, mas sou eu que lhes dou o poder de ocuparem o meu tempo, vontades e orientação. Eu não sou aquilo que penso, eu sou aquilo que quero pensar e que permito orientar as minhas ações, ideias, e sentido de vida.

– Miguel Lucas (em “www.facebook.com/escolapsicologia)

DESABAFE E RECUPERE

Expresse o seu desalento, a sua perda, o seu fracasso, a sua desilusão. Chore, grite, sinta a intensidade dos seus sentimentos de angústia, de saudade, de desespero. Hoje deite tudo cá para fora, não prenda as suas emoções e aquilo que lhe vai na alma. Afinal de contas você não é de ferro e, tal qual um guerreio, chega a hora de tirar a armadura, descansar, indignar-se, limpar as feridas e libertar toda a pressão que tem sido o embate com o lado menos bom da sua vida.

“Permita-se ser humano. Expresse o lado da sensibilidade humana, retê-la é diminuir-se. Se transporta em si mágoas, hoje seja humano. Abrace-as, conforte-as e deixe-as ir.”

POTENCIE-SE

“O que vou fazer hoje e todos os dias do ano para atualizar a mim mesmo, de forma a que me torne na versão mais grandiosa, verdadeira e extraordinária daquilo que julgo ser?”

[ads]


PERSISTA

Chegou ao final de um período e você ainda não conseguiu alcançar alguns do seus objetivos. Ou até tenha mesmo recuado um pouco, não desanime. Caminhe mais um pouco…reveja o que não deu certo, perceba o que podia fazer melhor. Coloque mais impeto e força renovada na próxima etapa, pouco a pouco você chega lá.

Falhas, recuos, perdas, contratempos, quedas, catástrofes, abalos, dificuldades, obstáculos, sempre existirão nas nossas vidas. Quando a vida se torna difícil uma palavra de ordem pode auxiliar-nos como farol numa noite de nevoeiro. Essa palavra é:

REERGUER-SE….dentro do possível, levante-se e siga em frente!

Na sua caminhada de superação de alguns dos seus medos e obstáculos ao desenvolvimento do seu potencial, provavelmente existirão momentos em que você vai tropeçar, em que vai recuar um pouco, não fique alarmado. Esse processo é comum acontecer, mantenha-se firme e coloque os olhos no seu objetivo final.

A BENÇÃO DA SAUDADE

“Saudades, são memórias impregnadas de emoções vividas intensamente, que deixam uma tatuagem interna de algo que para todo o sempre permanecerá connosco. Se lembrou, gostou, se gostou, recordará a saudade.”

olhodemedo

A ILUSÃO DO MEDO

O medo é como um veneno tóxico, parece que você não pode livrar-se dele, por qualquer meio impedindo-o de viver a vida que você sempre quis viver. Algumas pessoas “paralisam-se” com medo delas próprias ficando continuamente preocupadas com os eventos que poderão ocorrer no futuro. De um modo geral eu diria que todas as preocupações com o sucesso, têm uma coisa em comum: o medo do fracasso.

Nota mental: Eu tenho sempre em mente que não há razão para ter medo do fracasso, se não quiser fazer a pergunta: “O que teria acontecido, se eu tivesse tentado?”

AS COISAS SÃO O QUE SÃO ENQUANTO SÃO

Todos nós ouvimos o ditado comum: “as coisas são o que são”, dizendo-nos que tudo o que está acontecendo é simplesmente a realidade da experiência atual. Mas isso não é toda a verdade. Temos de acrescentar o seguinte: “As coisas são o que são enquanto são.” Isto fala de uma realidade maior – o que está acontecendo não é permanente. Este provérbio pode enriquecer as nossas vidas, ajudando-nos a passar por momentos difíceis com mais graça e também iluminando o que existiu de precioso na vida, antes de piorar, e que as coisas são temporárias e certamente irão voltar a mudar para melhor.

Podemos ainda acrescentar:

“As coisas são o que são, enquanto são, até que deixem de ser”

ESTÁ REALMENTE FELIZ NO SEU RELACIONAMENTO?

Se sim, ótimo. Se você é infeliz e já tentou fazer as coisas funcionarem e não encontra uma solução para o entendimento. É importante que avance com uma outra questão complementar:

Eu quero continuar infeliz neste relacionamento?

Se sim, pois pouco há que possa fazer. O problema não está resolvido, mas a decisão está tomada. Se não, pense numa estratégia para terminar o seu relacionamento e seguir em frente. Não estou a querer simplificar o que por vezes parece ser um trabalho de Hércules.  O que lhe quero transmitir é que por ser difícil não quer dizer que seja impossível. É importante no entanto, perceber se está preparado para enfrentar as consequências e ir ao encontro daquilo que deseja.

DÁDIVA DA VIDA

Está passando por um período difícil da sua vida? Anda desanimado, desesperançado, sem motivos que lhe deem satisfação? Coloque a sua mão sobre o seu coração. Sinta o batimento cardíaco. Isso é chamado de propósito. Você está vivo, por uma razão. Não Desista! Existe sempre a possibilidade de reencontrar um novo significado na vida. Faça coisas nesse sentido.

LIDERE-SE PARA UM NOVO RUMO

Liderarmo-nos é a capacidade que todos nós temos para deliberadamente seguirmos aquilo em que focamos a nossa atenção. É a capacidade de monitorizar o ambiente envolvente procurando formas que facilitem a obtenção dos resultados pretendidos.  É a capacidade de regular os nossos estados internos (por exemplo acalmar a nós mesmos) para que possamos criar pensamentos positivos que nos sirvam.

É a capacidade de percebermos que os nossos pensamentos são eventos mentais e não acontecimentos em si. É a capacidade de dizer não àquilo que sabemos que nos prejudica. É eliminar a ilusão acerca da ideia que existe algo em nós superior à capacidade de conscientemente construirmos pensamentos que facilitem a obtenção do que queremos realizar. Você possui autoliderança para regular-se a si mesmo em prol da sua melhoria de vida e do seu desenvolvimento pessoal.

“O desejo é o ponto de partida de toda a realização, não uma esperança, não uma vontade, mas um profundo desejo pulsante que transcende tudo.” – Napoleon Hill

Abraço

Novo usuário?
Comece aqui
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”

Receba os vídeos gratuitamente no seu email e aprenda como superar a depressão.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Ester

Miguel, quero parabenizar o seu trabalho e desempenho no percurso deste ano que passou, sei que como ajudou a mim, ajudou também muitas outras pessoas que se beneficiaram com seus artigos ricos em auto ajuda. Foi um presente de Deus.
Desejo que o novo ano que se aproxima seja mais intenso em todos os sentidos da sua vida e que seus sonhos mais profundos sejam realizados !! Deus Abençoe hoje e sempre !!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ester. obrigado pelo comentário

Fico muito agradecido pelas suas palavras e pelos seus votos. Um ótimo ano de 2013 para você também. Que a força, coragem e motivação o acompanhe ao longo de todos os dias do ano.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
MARINA MORENA

A ajuda vem quando dela precisamos. Assim, sou grata por todos os seus artigos postados.Esclarecedores,

úteis se quisermos mesmo fazer algo por nossa saúde mental. Feliz AnoNovo!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Marina, obrigado pelo comentário

Fico contente com o fato dos conteúdos postados poderem ajudar. Tudo de bom para você e um ótimo ano de 2013.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Christian Andresson de Aguiar Santos

Quero um ebook grátis, curto muito psicologia motivacional

Avatar for Miguel Lucas
luis carlos silva

dr. li este artigo com muito interesse e adorei faz sentido , sinto-me tb orgulhoso de de lhe escrever esta agradecimento . a vida napo está facil para iim neste momento mas estou a começar a tomar uma medicaçao e espero que começe a fazer e feito.estou doente.abraço carinhoso.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Luis, obrigado pelo comentário

Agradeço as suas palavras e fico esperançado que consiga manter-se motivado na sua recuperação. Certamente é possível voltar a sentir-se bem. Persista na sua vontade de ultrapassar os obstáculos.

Força e convicção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
WTF

Miguel, parabéns pela soma de idéias úteis
que ajudam a viver melhor!
Vejo que a Psicologia está para a Mente,
assim como a Atividade Física está para o Corpo.
Ambos úteis na busca da perfeição…
Indispensáveis na construção de uma vida
que vale a pena ser vivida.
Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá WTF, obrigado pelo comentário.

Sem dúvida que investirmos no nosso capital psicológico é uma mais valia para a vida. Corpo e mente são inseparáveis e a sua forte interligação podem potenciar a vida.

Abraço

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *