Força e motivação para a vida
Motivação 22/09/2016

Força e motivação para a vida

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Força, esse conceito a que tantas vezes nos referimos, essa expressão e manifestação que sentimos, que desejamos e trabalhamos para melhorar. Seja força física, força mental, força emocional, força de vontade, a noção de força está implicita em todas as manifestações humanas. E, quando a perdemos, a nossa vida sofre um abalo terrível, tudo parece perder o sentido. Quando a força nos abandona, a vida torna-se mais difícil, menos suportável e mais angustiante. Tal como a força, a motivação faz parte da condição humana. Todos desenvolvemos um motivo para a ação, um significado face a algo que nos move intensamente para um objetivo. Com força e motivação ficamos com o espírito elevado e sentimos ímpeto para a ação.

A grande maioria dos pensamentos, conceitos e ideias que compõem este artigo foram sendo postados por mim nas redes sociais da Escola Psicologia.

 A GRANDEZA DA MOTIVAÇÃO

Uma pessoa motivada, movida por uma paixão, orientada por um forte objetivo, com um sonho vívido na sua mente, pode até por vezes ser bobo, cair no exagero, obstinar-se cegamente. Sim, aos olhos dos outros pode parecer que está possuído de uma vontade ridícula. Mas não será essa vontade que nos move, que nos leva a caminhos dantescos, que nos oferece recompensas significativas? Sem isso, o que seríamos? Deambularíamos à mercê de uma vontade cinzenta, com objetivos insalubres, que nos levariam a sentir coisa nenhuma.

Valorize a sua energia épica enquanto a tem. Faça disso o seu porta-estandarte. Ilumine-se com o seu forte desejo. Encante-se com o sonho. Porque, quando isso lhe fugir, você vai querer mover o céu e a terra para ter de volta. Abrace a sua motivação, expresse-a, sinta-a a vibrar. Certamente você vai abençoar o retorno desse fulgor.

A FORÇA DENTRO DE VOCÊ

Ei, você. É, você mesmo. Eu sei que você tem força, tem sonhos, tem vontades e desejos. Provavelmente você pensa muito nos seus medos, incapacidades, e isso quando vira preocupação paralisa-o, inibe-o. Talvez quando você perspetiva o seu futuro, quando olha para a frente, é a ansiedade da preocupação que lhe provoca angústia. Olha para tudo e não vê nada. Quantas vezes você já disse a si mesmo que deixará de chorar, de se lamentar, de sonhar, de desejar ser feliz, mas acabou não cumprindo. Claro, a força da vida vive em você, e sempre que a anula, ela manifesta-se. Olhe-a de frente, ajude-a a germinar, ajude essa força vital a vingar. Eu sei que a voz do medo é tremendamente assustadora, mas o abraço da esperança é mais forte. Certamente você ama a vida, você deseja a felicidade.

Você pede conselhos aos amigos, pede força a Deus, porque apesar de tudo ainda sonha, ainda sonha em ter o sentimento de alegria ao peito. Quantas vezes, à noite, nos seus pensamentos, surge a mensagem, “amanhã, quando acordar quem me dera que tudo pudesse estar resolvido, sentir-me bem.” Sim você quer, você quer rumar em frente. Você gosta da vida, você importa-se com ela. A cada segundo da sua vida você é a sua maior força, mas pode igualmente ser o seu pior inimigo.

Certamente conhece muito bem os dois caminhos, o caminho em que é o seu maior aliado ou o seu pior inimigo. E, sabe melhor que ninguém qual serve os seus objetivos mais grandiosos. Siga o seu caminho escolhido.

SOMOS FORÇA

Somos força na angústia
Somos força na tristeza
Somos força nas dificuldades
Somos força quando nossos amigos precisam de nós
Somos força na perda
Somos força em cada tentativa
Em cada lágrima…
Em cada abraço
Quando fazemos as pazes
E nossos coração perdoam
Somos energia do corpo
Somos fome da alma
Somos força em cada passo
Somos força em cada recuo
Somos força, simplesmente…
Em cada respirar somos força!

lifeforce

ACEITAR A ADVERSIDADE

Quando aprendemos a aceitar a adversidade como uma parte natural da vida, começamos a trabalhar melhor com as adversidades que possam surgir, impedindo que o pensamento pessimista se instale e consequentemente fica-se melhor preparado para lidar com a situação problemática.

A SOBERANIA DA CONSCIÊNCIA

Trago na consciência visões de mim mesmo, dos meus valores, dos meus limites, do que gosto, do que desejo, do sentido de justiça, de como quero caminhar no mundo, do meu passado, de onde venho, do respeito pelos outros, dos meus impulsos, das minhas fraquezas, do meus receios, dos meus sonhos, da minha força. E, nos momentos difíceis, quando as emoções negativas me obscurecem o raciocínio, quando a mente grita desesperadamente por clareza de pensamento, sou salvo pelo conteúdo da minha consciência. Conteúdo esse que, pouco a pouco, em momentos oportunos lá fui colocando cuidadosamente. Cuidadosamente fui colocando na minha consciência aquele que sou. E quando aquilo que não sou emerge, a minha consciência alerta-me para ser aquilo que sou.

EXPRESSAR A TRISTEZA

Tristeza, sim, é minha…

Se eu dissesse que acordei sem vontade para nada, que apoderou-se de mim uma enorme tristeza, que é difícil fazer coisas banais, mesmo sabendo que o dia está lindo, que os meus amigos continuam a gostar da minha presença, e que posso fazer aquilo que gosto, e que, mesmo sabendo que tenho muitas coisas para fazer, como tomar duche, tomar o pequeno almoço, sair para o trabalho, organizar a semana e marcar umas quantas reuniões, que a vida não pára e que não devo prestar atenção a esta enorme sensação de falta de energia. Se eu disser que estou assim, o que você me diria?

Se eu disser que não me apetece conversar, nem sequer abrir a caixa de correio, nem colocar no lixo aquela casca de banana que permanece há dias na mesa da sala, como você reagiria?

Provavelmente dir-me-ia, anima-te, tristezas não pagam dívidas, toma um antidepressivo que provavelmente tens depressão. Não te sintas assim, há pessoas em piores situações que tu (mesmo não sabendo nada a meu respeito), que aguento muito mais do que imagino, para rezar a deus, fazer Yoga, ir para um retiro espiritual.

Sim, está tentando ajudar e, com a melhor das intenções certamente, mas continua tentando animar-me, mas provavelmente verbaliza isso porque também não tolera a tristeza, olha para ela como um inimigo.

A tristeza é olhada quase como uma “doença” intolerável e contagiosa, que é melhor repudiar, sintoma por sintoma. Falta de energia? Medicamento. Não expressou alegria, e sente-se prestes a rebentar? Isso não. Vá já ao seu médico.

A verdade é que eu lido bem com a minha tristeza, com a melancolia ou ligeiro abatimento e deceção. Quando fico triste, é normal, tudo está normal comigo. Porque ficar triste é um sentimento como outro qualquer, é tão legítimo como a alegria e o contentamento. Estar triste não é sinónimo de estar deprimido

A depressão é na verdade muito incapacitante, detestável, ferozmente incisiva e complexa. Ficar triste é receber um conjunto de informação na forma de sensações corporais que nos alertam e fazem desviar a nossa atenção para nós próprios, para a frustração ou desapontamento, para a perda ou insucesso, é sentir o peso da vida num dia mais sombrio, por vezes, sem razão aparente. As razões existirão, no entanto, é preferível saber que a tristeza é um estado que vem e que vai, que vai dando o ar da sua graça ao longo da vida, sempre disposta a alertar-nos para as ameaças, (pequenas ou grandes) sempre que se justifique. A tristeza é nossa aliada.

A REALIDADE DA VIDA

A vida por vezes bate forte, a vida exige que eu caminhe em frente mesmo ferido, mesmo sem vontade. A vida exige que me sustente, me puna, me critique, me culpabilize. A vida exige também que me apoie, me acarinhe, me eleve, me engrandeça, me desculpe. Claro que importa as vezes que vou ao chão, preferia não ir. Mas importa muito mais que me disponha a erguer-me, que me disponha a não mandar a toalha ao chão.

Eu exijo que me levante. Eu exijo que perante os momentos sombrios, procure em mim a força necessária para continuar. Para continuar a estar disposto que a vida exija de mim. Isso é uma condição da vida, e eu exigi combinar comigo mesmo:


Não desistir de mim.

PROATIVIDADE

Não espere por dias bons, promova-os.
Não dependa dos outros, responsabilize-se por você mesmo.
Não repudie a tristeza, aceite-a, entenda-a e desapegue-se dela quando sentir que é o momento.
Valorize o que já tem, e mantenha os seus olhos no que pretende alcançar.

MANTENHA OS OLHOS NO OBJETIVO

Todos nós temos imensas capacidades, virtudes e forças que nos permitem alcançar a grande maioria dos nossos objetivos. O que por vezes nos impede de sermos bem sucedidos perante a mudança, é a nossa resignação. É a nossa paralisia da vontade em abandonarmos a nossa zona de conforto, e propor-nos aquilo que sabemos que é melhor para nós.

COMPARTILHE A SUA FORÇA 

Com tantas coisas negativas a acontecer no mundo que fogem ao nosso controle, tem coisas que podemos decidir a favor do bem dos outros. Podemos decidir:

“Expressar a nossa simpatia;
Ser atenciosos;
Ter compaixão;
Dar a mão a quem está necessitado;
Ser justos;
Dar crédito aos outros;
Ouvir as ideias dos outros;

A favor do nosso próprio bem:
Acreditar em nós;
incentivar-nos;
Orientar o nosso pensamento para o positivo;
Alinhar as ações com os desejos;
Praticar o otimismo e evitar a vitimização;
Olhar as nossas forças e melhorar as nossas fraquezas.”

Façamos acontecer coisas boas para nós mesmos e para os outros. A decisão depende única e simplesmente de nós!

EXPRESSAR A FORÇA DE FORMA POSITIVA

“Entre todas as escolhas da minha vida
eu escolho o lado positivo…
O lado da solução;
Do empurrar-me para a frente;
De elevar os meus sentimentos;
De relembrar a minha força;
De alimentar a minha esperança;
De promover a energia no meu corpo;
De olhar o lado bom da vida;
De aguentar os maus momentos
e seguir o meu caminho com vitalidade e entusiasmo… “

SEJA FLEXÍVEL E AUMENTE A SUA FORÇA

“É difícil abrir os olhos para a nossa realidade em constante mudança, com toda a sua grandeza, beleza, força e oportunidades, quando a nossa mente formou opiniões particulares demasiado rígidas sobre essa realidade.”

O PODER DE DECIDIR

“Talvez de todas as minhas crenças,
A maior delas seja esse meu ímpeto que me leva a acreditar
que tenho poder de decisão sobre os meus pensamentos
e, que aqueles que vão ao encontro dos meus objetivos,
predominam”

[ads]

VOCÊ É A SUA FORÇA

Olhe para dentro de você, o que sente?

Se for ansiedade: não se projete no futuro, remeta-se ao presente, ao que pode ser feito, e faça.

Se for tristeza: Fique com ela, abrace-a, acarinhe-a, e quando for o momento certo, recorde-se que sabe rir.

Se for desesperança: Entenda que ainda não fez tudo, e que a sua força vive em si e que depende de si, da sua vontade para olhar o caminho. Caminhe.

Se for dor: Aceite-a. A verdadeira força está em aceitá-la, suportá-la e superá-la. Alie-se a você mesmo, juntos serão mais fortes. Engrandeça-se, rejubile-se, incentive-se, grite bem alto: “Eu sou a minha força.”

Nos momentos de aflição, de desânimo, de profunda tristeza, quanto o fracasso bate à porta, fica-se angustiado, desgostoso, eventualmente deprimido. Nesses momentos a nossa energia fica esbatida. Afastamo-nos da nossa força vital. Esquecemo-nos da nossa coragem e combatividade. Geramos autopiedade. Ficamos hipersensíveis. A memória das nossas qualidades fica difícil de recuperar. As coisas boas que nos aconteceram parecem não pertencer-nos. Deambulamos na nossa pele, à mercê das investidas dos pensamentos negativos e derrotistas. No entanto, apesar de alguns acontecimentos serem bastante dolorosos, é o nosso pensamento que gera a maior dor. É a forma como pensamos acerca de nós que mais nos bota abaixo.

Relembre-se da força que existe dentro de si, relembre-se da sua capacidade de dar uma boa gargalhada, de se motivar, de puxar por si. Imagine o que diria a um amigo que tivesse a passar pela mesma situação que você. E, depois, diga isso a si mesmo. Mantenha essa voz amiga perto de si. Alimente-a com esperança, com a vontade que outrora teve. Procure os caminhos da solução, não percorra mais os caminhos da desgraça.

Agora vá, e profetize aquilo que ainda julga estar ao seu alcance. Agarre-se a essa ideia, deixe fluir a sua força. Sim, você ainda tem uma réstia de força. Pegue nela, amplie-a e coloque-a ao seu serviço. O seu melhor pensamento é o seu melhor amigo. Vá, faça o que estiver ao seu alcance pensando de forma positiva e, munido dessa centelha de força certamente edificará uma esperança concreta. Certamente irá aumentar a motivação para a vida.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”

Receba os vídeos gratuitamente no seu email e aprenda como superar a depressão.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Michele Negreiros

Tive uma decepção muito grande a dois anos e meio, com um relacionamento que eu achava que seria duradouro, pois ele me traiu eu não acreditei, eu perguntava a todo momento se ele estava feliz comigo ele dizia que sim e que eu era a melhor mulher que ele teve,mas ele teve a coragem de termina ainda falando detalhes, faltando uma semana para o Natal ele planejava a ceia comigo e fez o que fez, ele foi embora dizendo que queria viver mas eu era a mulher da vida dele então eu sem força deixei ele ir sem brigas,eu na época queria morre tentei de tudo mas minha familia me deu força p/ continuar, com o tempo observei que eu estava sofrendo por uma pessoa que nunca me amou, eu estava preste p/ fazer uma cirurgia de risco e ele me tratava igual uma criança eu achava aquilo lindo.
Ele bebia e se descontrolava eu pensava comigo, meu Deus será que vale a pena casar com um homem desses, que quando bebi se descontrola. Então a vida me fez o favor de tira-lo.Hoje sou uma pessoa estremamente nervosa anciosa devido o que eu passei, quero muito mudar me torna uma pessoa mas tranquila
Estounum relacionamento com uma pessoa legal que me trata super bem mas as lembranças do passado faz eu briga com meu atual parceiro ele não tem culpa de nada. Só quero ser feliz mas me pego as vezes lembrando do meu ex…meu coração acelera e doi, mas peço a Deus que um dia eu acorde e fale não lembro de nada que eu passei com meu ex.

Avatar for Miguel Lucas
William

100 Motivos… 100 Ações…
100 Destino… 100 Sentido… 100 Significado…
100 Objetivos… 100 Resultados… 100 Aprendizados… 100 Vida…
TODOS nós temos:
Habilidades e Limitações,
Oportunidades e Ameaças.
Foque e aproveite as Habilidades e as Oportunidades.
Respeite e esqueça as Limitações e as Ameaças.
Ao longo da Vida cairemos várias vezes e chegaremos a repetir o mesmo buraco…
Mas lembre de que cair é inevitável… já levantar é opcional.
Boas Escolhas!

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Olá!
Acompanho seus artigos e comprei seu e-Book, e gosto do que leio, mas esse artigo foi o melhor de todos, juro! Aqui você escreveu conciso, direto e resume muitos outros artigos! Parabéns, na minha opiniäo, aqui está seu melhor artigo, diz tudo e para mim disse tudo o que eu precissava que alguém me dissesse. Muito obrigada por estas palavras tão certeiras Miguel!!! Eu o imprimi e vou ficar lendo, tenho uma batalha grande profissional e pessoal esta semana, e espero que ao ler e reler este artigo, eu mantenha a forca para seguir em frente!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ana, obrigado pelo comentário.

Fico imensamente grato pelas suas palavras, e fico igualmente contente que o artigo a tenha "tocado" ao ponto de ir ao encontro daquilo que procurava.

Fico esperançado que consiga dar uma alavancada nos seus objetivos. FORÇA 😉

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo Sierban

Olá Miguel, excelente artigo, com um leve toque de poema!

São textos como estes que me fazem enxergar o lado bom da vida e que os problemas não foram feitos para deixar-nos deprimidos e sim para aprendermos com eles e aumentarmos a <b>FORÇA E MOTIVAÇÃO PARA A VIDA</b>.
A dor é para aprender e melhorar.

Obrigado por mais este excelente artigo.
Abraços,

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ricardo, obrigado pelo artigo.

É como tenho expressado em alguns artigos, a dor é nossa aliada. Claro que quando a intensidade da dor ultrapassa os nossos limites, ela é insidiosa e prejudicial. Mas, na grande maioria das vezes suportamo-la e conseguimos ultrapassá-la e quando isso acontece, nós crescemos.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Marcos Ribas

Ótimo post sempre é bom conseguir visualizar o lado bom da vida problemas sempre temos o que nos diferencia deles sao nossas atitudes.

Avatar for Miguel Lucas
Joana

Adorei, também imprimir para ler várias vezes, tenho certeza que vai me ajudar nas minhas dificuldades.
A partir desta leitura muitas coisas vão mudar em mim.
Sou Grata a vc por me enviar esse texto tão cheio de luz

Avatar for Miguel Lucas
andre g. domingos

inspirador muito bem escrito se tivesse que descrever em em duas palavras seria:
muito bom!
se fosse só com uma:
excelente!!
parabéns Miguel!

Avatar for Miguel Lucas
Mara

Sim Miguel concordo com o que todos disseram acima sobre seus artigos, você é iluminado sabe escrever as coisas com conhecimento de causa, saiba que está a mudar a vida de muitas pessoas desacreditadas com suas palavras tão incentivadoras e certeiras….Deus te abençoe e ilumine mais ainda para que você continue a mudar VIDAS!!!!!!!! Grande abraço.

Mara.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Mara, obrigado pelo comentário.

Agradeço imenso as suas palavras, são também para mim palavras de incentivo e motivação. Ter o privilégio de contribuir com conteúdos que podem chegar às pessoas que mais precisam é um motivo que me impulsiona acontinuar.

Tudo de bom

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Marga

Adorei esse texto. Vou imprimir para ler mais vezes, pois veio no momento em que eu mais precisava.

Te admiro muito.

Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Henrique

Caro Miguel

Venho lendo seus artigos a algumas semanas poi estou enfrentando muitos problemas na minha vida, e seu trabalho vem me ajudando de mais, desde que comecei a ler tenho mudado meus conceitos atitudes e pensamentos para melhor. Venho te agradecer de coração pelo trabalho e lhe dizer que vc ajuda muito mais pessoas do que pensa e que Deus te abençoe por isso sempre!

Forte Abç!!

Avatar for Miguel Lucas
ricardo

Adorei o artigo, mas já me faltam as forças para lutar por aquilo que nunca vou alcançar, apenas no trabalho vou tentando esquecer, o resto…. um segundo de cada vez, todos falam que é um dia, mas não é, bastam 8 segundos
abraços

Avatar for Miguel Lucas
Laryssa

Muito bom seus textos!!! Todos os dias leio um, reflito e tento aplicar no meu dia suas mensagens =) Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Maria Elizabeth Dalmaschio Ferreira

Por acaso descobri hoje seu texto e o achei maravilhoso. Deus o abençoe! Que você continue a escrever coisas assim, tão boas. Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Fatima

Grata por este artigo maravilhoso, estou compartilhando em um grupo de mães que perderam seus filhos (Descanse em paz siga seu cominho de luz). Mararvilhosooo.
bj

Avatar for Miguel Lucas
GILMARA RIBEIRO(MAMARA)

MIGUEL LUCAS,agradeço ao Sr. Deus,por ter conhecido seu trabalho que de forma tão grandiosa,vc
compartilha com o mundo,parabéns que esse seu potencial de luz se eternize,pois tenho certeza que suas palavras tem salvado vidas EMOCIONAIS.Deus continue lhe abençoando,amo vc,amo o seu
TRABALHO.

Avatar for Miguel Lucas
Sergio Jose Heuser

Bom Dia, este é o melhor artigo que tenho lido na minha vida, simples mas objetivo direto, parabéns é realmente fantástico, muito obrigado. abraço.Sergio José Heuser. Lajeado RS.

Avatar for Miguel Lucas
lidia silvestre

Boa tarde Miguel Lucas muito obrigada pelos artigos que me envia, para mim são uma benção têm me ajudado muito, e vão sempre ao encontro do que estou a passar na altura, estou ha 3 meses de baixa ,sinto-me esgotada , não tenho dinheiro para consultar um psicólogo e então vou encontrando alento nas suas palavras…muito obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Silvia

Olá, Miguel.

Excelentes textos que vêm de encontro aos meus questionamentos sobre a depressão. Estou em um processo de auto desafio e ir a fundo nessa questão é o quê me fará ter êxito. Obrigada pela forma que você vem norteando essa questão tão delicada que rouba a qualidade de vida de boa parte da população mundial.

Beijo no seu coração.

Silva

Avatar for Miguel Lucas
Luciana

Olá Miguel,

Minha depressão dura já 2 anos e meio, perdi emprego, amigos, apoio de familiares, perdi a confiança nas pessoas e em mim, ainda não consigo caminhar na rua sozinha, e muito menos reunir mais de cinco pessoas me dava pânico, todos dizem que sou negativa e invejosa, quando me cadastrei para receber seus e-mails sinceramente achei que não iria fazer muita diferença, mas pela primeira vez em muito tempo que eu percebi que preciso começar a exercitar a positividade para melhorar minha vida, voltar a sonhar, as vezes é difícil pois ainda existe momentos e pessoas que fazem voltar tudo que eu luto pra esquecer e não sei como agir nestes momentos, a tristeza toma conta de mim e não sei o que fazer, como reagir quando me tratam mal.

Luciana

Avatar for Miguel Lucas
Neuza

Olá Miguel, quero expressar meu contentamento por vc enviar e-mails, com visões tão claras de como podemos elevar nossas forças e viver melhor.Gratidão e parabéns pela entrega e boa vontade em compartilhar e ajudar o próximo.

Avatar for Miguel Lucas
Nara Barbosa

Ola Miguel, quero expressar meu sincero agradecimento a você, por ter escrito este artigo. Hoje estou em um dia ruim e este artigo parece que foi escrito para mim, o qual veio de encontro com o que eu estou a sentir e, me fez refletir e agora graças a vc estou me sentindo bem melhor. Obrigada pelos seus ensinamentos . Que Deus te ilumine e que possas estar sempre nos passando essas mensagens de Fé esperança e amor.

Avatar for Miguel Lucas
Polyana Mayara

Adorei seu artigo, estou em uma fase não muito boa em minha vida. Esse artigo ira me ajudar muito em decisões futuras!
ótimo trabalho!!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *