5 maneiras de melhorar drasticamente o humor
Motivação 22/09/2016

5 maneiras de melhorar drasticamente o humor

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Os estados de humor têm uma forte influência na nossa vida. Os estados de humor influenciam a forma como pensamos, sentimos e agimos no mundo. Saber regular o nosso humor é uma vantagem para sermos assertivos e tomarmos decisões acertadas de acordo com os nossos objetivos de vida. Nem sempre conseguimos garantir uma estabilidade no humor, por vezes o humor diminui e com isso pode surgir o abatimento, a angústia, a raiva, a irritabilidade, e nos casos mais severos conduzir-nos a algum tipo de transtorno psicológico como a ansiedade ou a depressão. Poucos de nós foram ensinados a regular as nossas emoções indesejáveis e, portanto, poucas pessoas são capazes de manter um nível constante de humor “bom” o dia todo.

Infelizmente, existem momentos ao longo do dia que, quando o nosso humor diminui podem afetar negativamente os processos e os resultados de uma situação. As sugestões que apresento mais abaixo podem ser usadas antes de qualquer evento importante, e igualmente  quando você reconhece que preferiria estar num estado de humor melhor.

1. SEJA GRATO

Pode parecer “cliché” sermos gratos por aquilo que temos ou conseguimos fazer, ou expressar gratidão aos outros. Com as imensas tarefas que temos de realizar diariamente, e com o apurado detetor de mal estar que possuímos no nosso organismo, que nos empurra a atenção para o que não está bem na nossa vida, ou para aquilo que nos causa sofrimento, dor, desilusão, angústia, ansiedade, irritabilidade, entre outros, tendemos a não olhar para o que temos de bom ao nosso redor.

Nos próximos cinco minutos faça um exercício de gratidão. Tome consciência dos seus cinco sentidos (ou se for o caso, para o máximo de sentidos funcionais) e tente observar o máximo de estímulos que consegue tomar consciência e dos quais gosta, tira prazer e satisfação. Faça isso. Seja tão específico quanto conseguir. Observe a sua capacidade de ouvir os sons de que gosta, de ver as paisagens que o inspiram, de cheirar, de tocar e de saborear tudo o que o faz sentir-se bem. Tome consciência do quão importante tudo isso é na sua vida, e que está ao seu dispor e alcance.

Em seguida você pode tomar consciência das pessoas que o influenciaram positivamente, seja grato pelas pessoas que melhoraram a sua vida. Você pode agradecer o seu trabalho, os seus bens materiais  o seu carro e todas as outras coisas na sua vida que a tornam mais fácil e melhor. Eu particularmente, muitas vezes penso e sou grato por este magnífico planeta sem o qual nada disso seria possível.

Tomar consciência de tudo quanto é bom ao seu redor e ser grato por isso, no inicio  pode ser estranho, mas, certamente num período breve você irá perceber o enorme benefício de ter abraçado a prática da gratidão.

Dica: A gratidão é uma das muitas formas de saber apreciar, de saber envolver-se e ligar-se às coisas boas que existem na sua vida.

2. PRATIQUE O SORRISO

Não quero transmitir a ideia de que se você tem motivos para estar mal humorado, que deverá desatar às gargalhadas, nada disso. O que pretendo transmitir, é que se você está com o seu humor em baixo e pretende elevá-lo, pode utilizar o sorriso como uma forma simples e eficaz para sentir-se melhor. E, para que consiga sorrir é necessário que se abra a essa possibilidade. É importante que se predisponha a ser simpático para com as outras pessoas, e consiga prestar atenção às situações ou conversas que podem promover o seu sorriso. Ainda assim, pode sempre forçar um pouco, ouvindo anedotas, ver um filme cómico, ou conviver com aqueles amigos mais animados e brincalhões. Pode ainda você mesmo dizer uma piada ou descrever uma experiência sua que tenha sido engraçada. O mais importante de tudo, é realmente estar predisposto a mudar o seu humor usando o sorriso.

estado de humor

3. ESCOLHA AS SUAS PALAVRAS

As palavras têm um enorme poder em todo o nosso ser. As palavras podem transmitir-nos energia, alegria, impulso, motivação e assim, terem um enorme impacto positivo. Ao pensar ou dizer palavras capacitadoras ou calmantes, você vai mudar o seu humor para melhor. Em seguida apresento algumas palavras poderosas, pondere utilizá-las ou escolha as suas próprias palavras que mexem consigo de forma positiva.


Palavras capacitadoras:

  • Magnífico
  • Maravilhoso
  • Espetacular
  • Perfeito
  • Glorioso
  • Soberbo
  • Extraordinário
  • Bombástico

Palavras calmantes:

  • Pacífico
  • Sereno
  • Tranquilo
  • Paz
  • Calma

4. RESPIRE PROFUNDAMENTE

A respiração consciente é uma das formas mais rápidas de abandonar os pensamentos negativos e focar-se  no momento presente. Inspire e expire de forma lenta e profunda. Concentre-se nas sensações físicas da respiração. Foque a sua atenção no ar que entra e sai pelo seu nariz. Sinta o ar fresco que entra e sai à medida que vai respirando de forma lenta e profunda.

Se você está stressado, ansioso, angustiado, irritado ou frustrado, há dois métodos que você pode usar depois de estabilizar a sua respiração com o método anterior:

  • A – Tape a sua narina direita e inspire e expire pela narina esquerda. Faça o mesmo processo mas desta vez usando a inspiração e expiração usando a narina direita e tapando a esquerda.
  • B – Inspire pelo nariz e expire lentamente pela boca.
A respiração intencional e focada nas sensações físicas que resultam da inspiração e expiração, permite relaxar o corpo e ao mesmo tempo, mesmo que temporariamente, a mente afasta-se dos pensamentos que têm vindo a dar suporte ao estado de mau humor ou humor diminuído.

[ads]

5. ENVOLVA-SE COM AS SUAS AÇÕES

Relembre um momento em que você foi criança. Tente avivar as imagens que guarda acerca da forma como se envolvia nas suas brincadeiras. Visualize a alegria, a excitação e o envolvimento que você tinha nas coisas que fazia quando era jovem. Essa capacidade de tirar proveito, gozo e satisfação das tarefas que realizamos, por vezes, na idade mais avançada vai-se perdendo. Muitos de nós perdemos ou enfraquecemos a habilidade de nos envolvermos profundamente nas atividades que nos dão satisfação, alegria e gozo.

Ser for o seu caso, envolva-se nas brincadeiras com os seus filhos. Se não tiver filhos, envolva-se nas atividades que gosta de realizar, foque-se nisso. Certamente irá usufruir do fenómeno do envolvimento, que dá origem a outro fenómeno, que é esquecer-se de si mesmo, do tempo e das arrelias da vida. O envolvimento com aquilo que interage e gosta, promove o seu bem-estar, e consequentemente melhora o seu humor.  Envolva-se nas atividades que lhe dão prazer, envolva-se com as pessoas que gosta, com o livro que adora ler, com a música que gosta de ouvir, entre outras coisas. Quando fluímos com aquilo que fazemos, e gostamos, é libertado no nosso organismo um químico (endorfina) que nos faz sentir bem. O envolvimento e imersão com as atividades que praticamos promovem o bem-estar.

Abraço

 

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Eliziane, obrigado pelo comentário

😉

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Géssica

Muito bom!
Adorei!
Certamente vou por em prática na minha vida 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Géssica, obrigado pelo comentário

Fico esperançado que a prática das dias e estratégias propostas possam ser eficazes na sua vida.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Cássia

Eu preciso muito de ajuda. Será que você pode me aconselhar?
Eu entrei para faculdade de direito. Sabe, sempre foi um sonho e eu sempre gostei. Sempre quis ajudar pessoas, fazer o que é correto e justo. Só que eu estou perdendo isso, pois eu não consigo me expressar.
Teve uma apresentação na sala. A sala tem umas 170 pessoas e cada uma teve de pegar o microfone para falar seu nome e o porquê de ter escolhido aquele curso. Só precisei me levantar e mesmo assim eu não conseguia. Eu estava tão tremula que meu braço estava pesado e para segurar o microfone eu precisei das duas mãos e mesmo assim minha garganta estava super seca e eu falei baixo demais. Não conseguia falar. Meu corpo tremia muito, minhas bochechas também. Ainda quando terminei levei uns 10 minutos para me acalmar completamente. Minhas bochechas estavam super vermelhas, as pessoas me falaram que eu estava bem vermelha. Eu não lembrava nada do que dizer, só o que eu estava pronunciando para mim mesma como se fosse um mantra. E eu tentei e tento, sempre pensar positivo, falei "vai dar tudo certo"… Só que quando chega na hora não dá. Já na outra aula tivemos que fazer a mesma coisa e eu pensei que ficaria mais calma, estava respirando fundo e mentalizando que eu iria conseguir e dessa vez foi ainda pior, pois comecei a gaguejar só para dizer o meu nome. Eu não sei o que fazer ou ou onde procurar ajuda ou com quem procurar ajuda. Isso é tão ruim que eu até esqueço do porquê que eu escolhi direito. Eu penso não ser boa em nada, por mais que eu me esforce para dar certo fica pior. Tô triste. Pois, eu sinto lá no fundo que eu posso, mas meu corpo sempre me trai.
Eu já tenho 22 anos e estou começando a faculdade agora, não queria parar, mas também não quero continuar assim. A maioria fala super bem e mesmo nervoso não dá nem para perceber. Eu não sabia nem como andar de tanto que eu estava tremendo. Tremendo tudo.
Por favor, me ajude… Diga-me como eu posso melhorar ou o que fazer. Eu tento sempre aplicar o que você diz em seus artigos, pois respeito muito o que você diz. Eu estou perdida, me sentido frustrada e traída por mim mesmo. Sempre penso coisas boas e quando chega na hora eu não consigo me controlar. Nada do que eu faço funciona.
Desculpe escrever tudo. Agradeço se puder me ajudar.

Avatar for Miguel Lucas
Katty

Ola, Cassia!
Eu nao sou psicologa mas me senti na obrigacao de compatilhar com vc algo que me ajudou tempos atras…
Eu tive que fazer alguma coisa pra aumentar a minha renda e resolvi dar aulas de idiomas em escolas, estava morrendo de medo, na faculdade nem conseguia fazer exposicoes direito, ficava muito nervosa e travava.
Menti, disse que tinha muita experiencia e dentro de uma semana la estava eu de frente para a uma sala de aula cheia com alunos calados olhando fixamente pra mim!!!! Naqueles primeiros minutos tentei de tudo o que tinha lido em cursos de oratoria, olhar um ponto fixo, imaginar os expectadores nus, etc… Estava apavorada e o nervosismo era visivel, meu proprio corpo me traindo no momento em que eu precisava me mostrar segura. Foi entao que eu pedi para os alunos se apresentarem e aconteceu algo que mudou o "dali em diante" um dos alunos travou ao se apresentar, logo outro mais, e assim, foram varios os alunos que assim como eu ficaram nervosos ao falar em publico.
Na minha cabeca, naquele momento tudo ficou claro: somos todos iguais, todos temos temores, traumas, vergonhas, segredos, e todo aquele leque de emocoes e comportamentos que nem sempre mostramos. Aquilo me liberou, hoje quando vejo alguem com vergonha de dancar ou falar em publico, lembro daquela que fui e que todos nos fomos ou somos em algum estagio da nossa vida.
Esse novo estado de conciencia me ajudou, fora isso com o tempo trabalhei a linguagem corporal para que os meus alunos nao dormissem rss… Hoje nao dou mais aulas, mas isso me ajudou a lidar com situacoes de extrema exposicao no meu trabalho.
Espero poder ter aportado algo, como disse nao tenho formacao nessa area. Um abraco e boa sorte, tenho certeza que vc vai tirar de letra!
Katty
*teclado sem configuracao no portugues*

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Cássia, obrigado pelo comentário

Sem qualquer dúvida na hora da exposição pública/apresentação a ansiedade toma conta de você. O que lhe acontece nada tem a ver com com falta de competências ou habilidades. Importa que procure ajuda profissional no sentido de aprender estratégias que permitam regular os níveis de ansiedade.

Para mais informações leia: http://www.escolapsicologia.com/medo-de-falar-em-publico-saiba-como-melhorar/

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Claudia

Ola Cassia, como estas?

Olha, li o que escreveste e senti-me quase na obrigacao de responder porque comigo aconteceu quase igual…Tambem comecei a faculdade no ano passado e comigo aconteceu exactamente o que te aconteceu a ti, mas numa turma mais pequena ainda! Eu estou a estudar em Londres, e aqui no primeiro ano os seminarios (onde temos de debater os assuntos entre todos, incluindo a professora) sao relativamente pequenos, umas 20 pessoas no maximo. Tive prai uns 4 meses com aulas de seminario todas as semanas e se falei 3 vezes acho que foi muito. Sempre que passava pela minha cabeca abrir a boca para dar uma opiniao ou debater um assunto, o meu coracao comecava a bater tanto que eu achava que se abrisse a boca ia comecar a gaguejar e nao ia sair nada, sem falar no tremer de pernas e maos. A minha situacao se calhar e um bocado mais dificil porque eu fiquei com mais medo ainda por ter de falar em ingles e ainda nao tenho muita pratica. O pensamento que me passava sempre pela cabeca tambem era que eu nao sei o suficiente para debater qualquer assunto (o que e uma estupidez porque todos ali estavam no 1 ano e todos sabiam o mesmo que eu). Enfim, depois disto fiquei com tanta vergonha dos meus colegas que ate hoje nao me consigo aproximar de quase ninguem porque tenho a sensacao que me acham esquisita. Tudo isto fez com que eu me desmotivasse do meu curso e sinceramente nao sei se vou conseguir passar para o 2 ano, porque as minhas notas foram muito fracas.

Ajuda nao te trago porque nem eu me consigo ajudar (ainda), mas escrevi isto aqui sobretudo para que percebas que nao es a unica e que isso acontece com muuuuita gente e e’ um problema que da para ultrapassar!

Um abraco!

Avatar for Miguel Lucas
Ana Cristina

Gostei muito! Deu que pensar!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ana, obrigado pelo comentário.

Fico esperançado que o artigo possa ter ajudado.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
José Lucimar Alves

Olá Miguel Lucas , sou uma cara muito ansioso , e através desse artigo pode me ajudar muito na minha vida , pois sou muito tímido , me atrapalha muito mas aos poucos estou conseguindo reeditar minha vida e graças a você Miguel Lucas que tantos artigos a dispor , vejo que é só colocar em prática seguir em frente que sei que posso ser uma pessoa melhor em buscar dos meus sonhos e sair da minha vida a zona de conforto que tanto me atrapalha.
Peço desculpa pelos erros ortográficos . obrigado
pela atenção .

Avatar for Miguel Lucas
Elizaberh Cruz

Muito bom ! abcs

Avatar for Miguel Lucas
Daniela cristina dos santos

Eu preciso de ajuda pois eu me irrito facilmente perco a paciência facilmente não consigo disfarça qualquer um ver na minha cara no meu tom de falar eu queria mudar muito isto eu gostaria de me manter mais tranquila controlar meu gênero forte ,Mas eu ajudo todas as pessoas que puder o único problema e me controlar.me emburro facilmente me estresso muito com as coisa

Avatar for Miguel Lucas
Lumena Moutinho

ola obrigada pelo seu conhecimento e or dividir esse conhecimento com o publico. E pessoas como eu necessitadas dessa forca espiritual ou psiquica poderem tirar partido e praticar para um progresso na nossa vida,achei tudo muito,muitooooooooooooo, intessante. Muito obrigada,
Mena

Avatar for Miguel Lucas
Antonio Wilson Valadão

Rapaz, cada artigo que leio em seu blog, fico mais entusiasmado. É muito bom saber que existem pessoas como você. Tem me ajudado muito. Parabéns.

Avatar for Miguel Lucas
Robson

Muito bom essa avaliação em torno do tema Humor, uma das engrenagem da vida muito importante para o desenvolvimento mental,físico,e o mais importante o social, pois sem interação não vivemos somente existimos…

Avatar for Miguel Lucas
Jean Vitor

Uma forma que eu utilizo nas outras pessoas para melhorar o humor delas é deixar elas desabafar o problema, concordar com ela e dar motivos validos para isso (se ela estiver certa, se estiver errado eu só balanço a cabeça mostrando que concordo, mas não digo nada) e logo em seguida tento distrair a pessoa com qualquer assunto, assuntos pendentes, coisas engraçadas, e até chamo a atenção da pessoa para coisas mais importantes do que aquele problema que a deixou de mal humor.

Avatar for Miguel Lucas
ELIANE RIBEIRO

Muito , muito bom, como sempre, obrigada, ganhei o dia.

Avatar for Miguel Lucas
Ana Laura

Eu sempre fui bem humorada. As pessoas sempre comentavam que mesmo séria meu semblante aparentava um leve sorriso. Hoje não sou mais assim.
Depois de uma série de acontecimentos em minha vida, sinto-me ansiosa a todo momento, assustada, irritada e sem nenhuma vontade de socializar.
É muito triste essa forma de viver.
Colocarei suas dicas em prática e espero bons resultados!
Obrigada Dr.!

Avatar for Miguel Lucas
Joh

Nossa gostei muito dessa técnica da respiração.

Avatar for Miguel Lucas
Waldesangela

Achei ótimo!!! Parabéns.

Avatar for Miguel Lucas
eliane

Como todos os seus artigos. Maravilhoso! Parabéns! Compartilho sempre seus artigos , aprendo muito com eles ,tem me ajudado muito e com certeza ajuda a outros também.

Avatar for Miguel Lucas
Raquel Moreira Soares

Miguel Boa Tarde!
São ótimos esses artigos que vc faz. Obrigada.
Vou começar praticar. Abcrs

Avatar for Miguel Lucas
Elmira Veloso

Gostei muito!

Agradecida!

Avatar for Miguel Lucas
eliane

Olá, como é maravilhoso tentar ajudar as pessoas que tem seus problemas e se sentem sozinhas!!!
Que Deus sempre ilumine sua mente de psicólogo. Obrigada!!

Avatar for Miguel Lucas
Gizelma Mesquita

Muito boa…leituras assim nos motivam a buscar o melhor que existe em nós.
Parabéns..Vou praticar essa tecnica de respiração.

Avatar for Miguel Lucas
Raquel

Miguel Magnífico suas palavras. Sou Grata Raquel BH

Avatar for Miguel Lucas
geovano

Gostei muito das dicas e vou praticar aqui .

Avatar for Miguel Lucas
Elmira Veloso

Como medida para mim, ,Gostei muito!!!

Avatar for Miguel Lucas
L. Guerra

Funcionou direitinho comigo, todas as dicas. A da gratidão é a melhor, acaba nos induzindo a lembrar porque valeu a pena viver até agora, acaba causando a sensação de que o mau humor é realmente insignificante.

Avatar for Miguel Lucas
Mr.Chagas

Obrigado! Por me faze ver que com simples coisas posso ser feliz

Avatar for Miguel Lucas
Kaline

Realmente ajuda muito! Atualmente curso Psicologia e espero poder auxiliar as pessoas tanto quanto você nos ajuda. 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Nucelia

Amei isso e muito bom vou fazer tudo que está aí

Avatar for Miguel Lucas
Lourival

Eu preciso de ajuda pois eu me irrito facilmente perco a paciência muito rápido não consigo disfarça qualquer um pode notar no meu tom de falar eu queria mudar muito isto eu gostaria de me manter mais tranquilo controlar meu geneo.

Avatar for Miguel Lucas
marcio

Estava lendo um livro e teve uma frase que me chamou a atenção "…quando você tiver uma dificuldade converse com pessoas que tenha a mesma dificuldade e você achara uma saída…, isso tem me ajudado muito em minhas dificuldades.

Avatar for Miguel Lucas
Tâmara Rafael

muito obrigado
eu sou muito mal humorada mas gostaria muito de mudar porque a minha vida se tornou um sofrimento
raridade me ver a sorrir
mais facil me irrito com tudo me ajudem

Avatar for Miguel Lucas
Luiz Paulo

Olá, por um acaso muito grande encontrei seu blog, seus textos estão me fazendo repensar tantas coisas boas, que é impossível descrever.. COM TODA CERTEZA vou colocar tudo em prática, e de uma coisa pode ter certeza, todos os dias estarei aqui lendo algo!! Muuuuito obrigado!!

Avatar for Miguel Lucas
kleia

Ai que vontade de dar um abraço no Miguel!

Adorei a técnica da respiração.

Obrigada Miguel!

Avatar for Miguel Lucas
larisa

Meu nome e Larisa .Tenho muitos problemas de relacionamento com as pessoas,levanto sempre de pessimo humor !Tomo antidepresivos e calmantes mas mesmo assim estou sempre nervosa e digamos sempre pronta para o "ataque".O que posso fazer para mehorar?

Avatar for Miguel Lucas
josé raimundo

excelente abordagem, excelente exercício, mas a angústia as vezes é tanta que não conseguimos fazer exatamente como está sendo ensinado, o que peço a sua colaboração para vencer esse momento.
abraços
joséraimundo

Avatar for Miguel Lucas
sandra

Olá.Já faz alguns anos que eu tenho dificuldades para me relacionar com as pessoas, já tive problemas na faculdade, muitas pessoas não gostavam de me ter em seus grupos embora fosse inteligente, algumas pessoas me falavam que eu precia uma pessoa antipática, acho que é a expressão do meu rosto que demonstra mau humor. Eu quase não sorrio mas não me sinto infeliz, tenho um mau humor expressivo pois isso distancia as pessoas de mim, já tive problemas até no trabalho, pois eu acho que era a forma que eu falava, talvez grosseira, irônica, parece que causa uma cera irritação e desconforto nas pessoas. Sempre tem alguém que se queixa de mim dizendo que eu pareço antipática, mau humorada e a consequencia disso é que não tenho amigos. E eu já me sinto triste com isso. Me ajude não quero mais ser assim, mas parece impossivel mudar, as vezes acho que devia fazer uma plastic pra mudar a expressão do meu rosto pois incomoda as pessoas.

Avatar for Miguel Lucas
Jone Jc

Olá Cassia , boa tarde, como sua postagem é de 2013 , tenho certeza que voce já esta muito melhor, mas se achar necessário , tenho pequenas dicas que podem te ajudar, após tomar muito remédios , encontrei por acaso uma solução facil e barata, voce pode tomar café expresso ou capuccinos pela manhã , voce pode encontrar em postos de combustivel, padarias já pronto, ou em pó nos supermercados, para preparar em casa. Preste atenção no efeito, e vá dosando conforme necessario ! Quando for demais , diminua !! Não tome à noite, pois tira o sono, a menos que queira ficar acordada !! Se voce tem pressão alta, tome muito pouco, e controle a sua pressão sempre ! Não há segredo e é eficiente !! Existe também um auxiliar fitoterápico, chamado : Hiperum Furaculum, conhecido popularmente como "Hiperó" voce encontra em farmacias , casas que vendem produtos naturais, nem receita precisa, mas procure encontrar a dosagem adequada para voce!! Ele ajuda os neurônios a se comunicarem , mas o resultado demora alguns meses para aparecer ! Se quiser, puder entrar em contato comigo, escreva. jione350@gmail.com. Abraço Jone

Avatar for Miguel Lucas
Maria

gostei das dicas vou usa-las ,pois tenho muitos pessamentos negativo e ando com falta de animo pra sair,obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Raul Felipe Paz

Obrigado, muito útil <3

Avatar for Miguel Lucas
Roney Ortiz Quesada

Palavras Capacitadoras, fantástico!!!!!!Muito Obrigado!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Antonio

Muito bom mesmo. Aliás os conteúdos de seus artigos são sempre excelentes.

Avatar for Miguel Lucas
Schneider

Muito obrigado pelas dicas. Realmente são muito úteis, certamente vou praticá-las.

Avatar for Miguel Lucas
Danieli Alves

Parebens! Muito lindo teu trabalho. A pscicologia e realmente algo fascinante. É a pro
fissão q qro seguir, e ajudar a tantos cm voces já tem ajudado. Fique com Deus!

Avatar for Miguel Lucas
Natiele Milhomem

Nossa, muito bom.
Me ajudou bastante, obrigada.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *