Ações, conceitos e dicas para promover o seu bem-estar
Psicologia Comportamental 22/09/2016

Ações, conceitos e dicas para promover o seu bem-estar

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


O conceito de bem-estar é alargado, podendo abordar atividades de lazer, de autocuidado, de realização pessoal, de harmonia familiar, de autoestima, de tranquilidade financeira, paz de espírito, entre outras.  As sugestões que faço para a promoção do seu bem-estar estão relacionadas com a sua vida interior e com a forma como se relaciona consigo mesmo, com as coisas ao seu redor e com os outros. Apresento alguns conceitos de desenvolvimento pessoal, que exigem a prática autoconsciente de atividades que visam o aumento do autoconhecimento, através da autorregulação, apreciação, gratidão e libertação das limitações autoimpostas.

Expresse-se genuinamente

Não deixe ninguém dizer-lhe como você deve pensar ou agir só porque você é um homem ou uma mulher, preto ou branco, Brasileiro ou Americano, religioso ou ateu, pobre ou rico. Você tem um potencial ilimitado, que só pode ser limitado quando você acredita que a sua identidade social é realmente quem você é. Quem você é não é um objeto perfeitamente mensurável. Há uma enorme elasticidade em que você pode ser. Cabe a você decidir a forma que você dá a si mesmo.

Saia da sua zona de conforto

Você tem medo de enfrentar algo novo? Quando você tenta fazer algo novo, abandona o seu desejo de estar no controle. É a ânsia de antecipadamente querer saber os resultados, o desejo de controlar e a incapacidade de se render que cria o medo. Entre na incerteza de cabeça erguida. Na grande maioria das vezes a vida é incerta.

Pare de esconder-se. Deixe de paralisar-se pelo medo e pelas dúvidas jogando-se no chão. A vida é especial. É um dom especial. Agora pegue no dom que é a sua vida e desfrute. Decida canalizar a sua energia a seu favor e usufrua.

Pratique a gratidão

Se você quer viver em paz, alegria e abundância, deve decidir promover essas experiências tão frequentemente quanto possível, e deve ser grato por elas. A gratidão é a conexão entre quem você é e a magnificência da vida.

Se há dias em que você tira enorme satisfação de algo que come, se existem momentos de alegria que você se lembra, se já superou algum problema de saúde, se você já visitou algum lugar maravilhoso, se você já se sentiu realizado com algo que alcançou, se você se lembra de uma ou de todas as opções acima, então você tem alguma coisa para expressar a sua gratidão. Seja Grato!

Pratique a condescendência e a tolerância

O que ouvimos, fazemos e esperamos na vida é sempre baseado em nossas próprias experiências pessoais. Quando nos relacionamos com os outros, temos que entender e esperar que possamos não estar na mesma página ou no mesmo livro de experiência.
mulher zen

Perante os recuos permaneça firme

Se você quer ser bem sucedido e levar uma vida significativa, não tenha medo dos recuos. A vida está cheia de recuos. Você irá falhar. Você provavelmente vai falhar muitas vezes. Vai ser doloroso. Vai ser desanimador. Às vezes as dificuldades colocam à prova a sua essência. Não se deixe sucumbir. Permaneça firme.

Não desista só porque as coisas parecem difíceis. Você já investiu muito, e nunca se sabe, apenas mais alguns dias de esforço e dedicação, algumas semanas a fazer a coisa certa, mais alguns meses crente nas suas capacidades, e você poderá ser bem sucedido. Lembre-se, você é o seu principal aliado. Mantenha-se em pé e continue acreditando, porque você poderá estar mais perto do que pensa para cumprir os seus desejos. O resultado vive dentro de você. Mantenha-se firme!

Aprecie as suas vitórias

Comemore as suas pequenas conquistas durante o dia. Os nossos dias são preenchidos com tarefas que completamos e depois passamos à próxima. Os dias podem tornar-se muito robóticos. Para apreciar o que você faz, dedique alguns momentos para celebrar a conclusão de uma tarefa e/ou acontecimento agradável. Isso pode ser tão simples como parar e dizer: “Yahoo, trabalho bem feito”, ou dar a si mesmo uma pequena recompensa.

Alivie o seu fardo, concentre-se em tudo o que é ou foi extraordinário na sua vida. Aprenda a encontrar alegria no momento, quando você tem razões para expressar a sua alegria. Seja grato pela sua respiração, saúde, casa, família, amigos e tudo o que é maravilhoso.

Comemore a sua luta e sucesso. A vida é cheia de altos e baixos. É um processo de aprendizagem. Não se apegue nas suas dificuldades, obstáculos e medos. Desistir pode ser uma opção, mas nunca é o caminho. Tenha um sentimento de admiração sobre o desconhecido. Aprenda a desfrutar a sua viagem e as suas escolhas. Mantenha a calma e continue com um sorriso em seu rosto. Escolha ser livre, livre de decidir que passos dar.


liberte-se das mágoas

Quando acreditamos que estamos perdendo o controle, agarramo-nos firmemente ao que receamos. Quando o nosso maior medo se apodera de nós, cerramos o punho e os dentes, fechamos os olhos e seguramos nele. Temos que aprender a deixar ir. Quando chega o momento de crescimento e mudança, devemos ter a coragem e a fé de deixar ir. Esforce-se por deixar ir aquilo que o magoa ou contribui para a sua destruição. Abra espaço para algo melhor.

Pratique a atenção Plena (mindfulness)

Atenção plena é colocar o nosso foco no momento presente. É mais fácil do que você pensa. Pronto para experimentar? Deixe a sua mente vaguear. Em alguns momentos durante o seu dia pare o que está fazendo e deixe a sua mente divagar (contemplar). Se você estiver num escritório sem janelas deixe a sua mente focar-se em algo que lhe traga grande alegria. Imagine isso na sua mente, em seguida, contemple as sensações felizes no seu corpo. Se você tem uma janela para olhar para fora, observe até onde a sua vista alcança. Deixe-se absorver por algo que lhe traga tranquilidade e paz de espírito. Tente não pensar, mas se o fizer, não tem problema. Quando você retornar à sua tarefa, certamente vai sentir-se mais relaxado e revigorado.

Ou, por exemplo:  Defina o estado de espirito para o seu dia. Antes de sair da cama para começar mais um dia frenético, fique quieto por alguns momentos. Nesses momentos faça algumas respirações e diga a si mesmo como você deseja ser nesse dia. Use uma afirmação ou diga algo que tenha significado para você. Assim como: “Hoje, estou iniciando mais um grande dia!” Ou ” Hoje, eu estou indo motivado para todas as minhas tarefas.”

Deixe de conduzir a sua vida em piloto automático

Descubra se você está levando a vida em piloto automático:

1. Você está em constante movimento? Você move-se de uma atividade para outra, com pouca ou nenhuma pausa entre elas.

2. Há momentos em que você não tem nenhuma lembrança daquilo que faz.
3. A sua mente está constantemente a correr para a frente para a próxima coisa.
4. Ao falar com alguém, você raramente olha diretamente no rosto, ao invés, você olha para depois desviar o olhar, ou olha para o relógio, ou olha para o seu celular.
5. Você vai junto com as outras pessoas, mesmo quando você não quer.
6. Você resiste ou rejeita novas idéias.
7. Você gosta das coisas como elas sempre foram. Você realmente não gosto nada de novo ou diferente.
8. Você não tem idéia do caminho a tomar na sua vida, nem para onde está caminhando.
9. Os seus interesses e hobbies são os mesmos desde que você era uma criança.
10. Cada dia / semana / ano são iguais ao último. Parece que nada muda na sua vida.

Alinhe as suas ações com os seus desejos

Você tem de saber porque quer mudar antes de comprometer-se com os passos necessários para alcançar o que pretende. O seu desejo de mudança, é o que irá determinar o seu comprometimento para a mudança, e isso requer que você elimine da sua consciência todas as supostas autosabotagens que o impedem de ser bem sucedido. Através de um processo consciente, seja coerente nas suas ações, para que estas suportem o seu desejo de mudar algo para melhor.

Olhe para os seus sucessos, fracassos, realizações como feedback

Não importa se os seus resultados são positivos ou não, olhe para isso como informação que lhe é disponibilizada e que lhe serve para perceber como chegou aos resultados. Quando você fizer isso, pode olhar para trás e ter uma visão mais objetiva do que está acontecendo. Muito provavelmente, o que você vai perceber é que às vezes as coisas que parecem ser positivas não são tão positivas como à primeira vista possam parecer. Por outro lado, coisas que parecem negativas podem realmente ser alvo de correções. Este tipo de perspectiva pode ajudá-lo a trabalhar mais em planos alternativos para os seus futuros objetivos, dando-lhe alternativas e preparando-o melhor para lidar com o inesperado.

Ao perceber e utilizar o mecanismo de feedback na sua vida, isto permite desenvolver a sua flexibilidade de pensamento. Ser demasiado rígido em algo pode ser contraproducente. Para ter sucesso, às vezes temos de mudar completamente a nossa abordagem. Então, perspectivando grande parte das coisas como feedback, pode ajudá-lo a encontrar uma solução mais adequada, e assim enfrentar mais preparado e capacitado as barreiras para o sucesso.

Faça valer o seu querer

“Imagine, idealize e perspective o seu querer,
Lapide-o, passe-o a pano, dê-lhe lustre,
Olhe para o seu querer, e perceba que foi forjado nos seus valores, objetivos e significados de vida mais profundos,
Não é um querer qualquer, não me refiro ao querer ter isto ou aquilo,
Refiro-me ao querer seguir as suas palavras,
Querer seguir a educação que teve, e se esta não lhe serve, querer melhorá-la,
Se quer ser mais compassivo, mais empático e simpático, seja,
Faça valer o ser querer, sempre que quiser ser mais otimista,
sempre que quiser olhar o lado bom da vida, olhe,
Sempre que quiser mudar a sua opinião, porque aprendeu com a sua experiência, mude,
Se que ser melhor humorado, ser mais contente e construtivo nas suas palavras, seja,
Faça valer o seu querer quando quiser apoiar a sua opinião, quando quiser rumar contra a maré, quando quiser dizer não ao preconceito,
Quando quiser dizer sim à igualdade de género,
Quando quiser dizer não ao racismo,
Quando quiser dizer “gosto de você,
Diga tudo isso com toda a sua convicção,
Diga porque você pode,
Você pode ser mais assertivo, mais carinhoso, mais recetivo às opiniões do outros,
Claro que você pode, se você quiser fazer valer o seu querer,
Você pode melhorar o seu estado abatido, a sua desesperança e falta de motivação,
Sim pode, se fizer valer o seu querer,
Você, eu e os outros, somos todos “aquele” que pode, quando queremos fazer valer o nosso querer,
Queira aquilo que você quer e faça por isso.”

Abraço,

Miguel Lucas

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Comentários
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Mauricio Dellani

muito bom esse posto, quando eu li eu pensei em uma coisa, quando a gente não encara os desafios da vida, quando a gente não sai da sona de conforto, muitas vezes não enxergamos o quanto podemos fazer a diferença, o quanto somos e podemos ser fortes, o quanto que a gente pode ser capaz, e nem percebemos como é tão bom, gratificante ser firme e superar as dificuldades e ter os desejos cumpridos. e quando não nos conhecemos, parece que temos uma tendencia a não ter uma auto estima muito elevada mesmo, e a auto sabotagem flui nos pensamentos na vida social. vejo por experiencia própria, quando eu trabalhava em uma lan house, quando comecei eu era muito timido, eu acreditava que eu não iria conseguir trabalhar lá, e ai eu começava me sentir um fracasado ao mesmo tempo, alguém que não consegue enfrentar com firmesa, eu me sentia assim, usando um termo vulgar, eu me sentia um " frocho ". porem quando o tempo foi passando, eu estava saindo da zona de conforto, com a pressão do dia a dia eu me obrigava a ter que fazer o que eu tinha mais vergonha de fazer tudo porque eu era timido, ai eu acabei descobrindo nessa pressão de trabalho, de que eu era capaz sim. Eu passei a mesentir confiante, eu parei de me autosabotar, eu vi que todo nós podemos, e que bastava um imprrãozinho só pra eu começr a superar. Faz 4 anos que eu deixei de trabalhar já, mas sai com a conciencia de que eu pud me conhecer melhor, e fiquei grato e ainda sou grato por isso, até hoje quando lembro me sinto feliz. Por isso achei esse post exelente, parabéns por seu trabalho, parabéns por ser um psicologo exelente.

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Mauricio Dellani

Esqueci de comentar também, em relação a autosabotagem, que eu li em seu post mas não lembrei de comentar. bem, posso dizer que o que eu pensei em relação a isso, é que não importa se erramos ou se somos timidos, o que importa é que erros apensas fazem parte da vida, mas não estão em nossa vida pra significar que não somos capazes, pois como você falou em um dos seus posts, não somos os nosso pensamentos, muitas vezes quando erramos já logo nos sentimos fracassados, mas temos que entender que não somos nossos pensamentos, porque não existe barreiras pra superar tudo o qe aparentamos ou pensamos ser. é só.

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RICARDO RJ

Texto excelente,muito útil e inspirador para todos nós.Muito grato!

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PiresPortugal

Dr. Miguel Lucas é o melhor autor português que conheço em Psicologia do pensamento positivo. Alguns dias tenho a impressão de que a sua leitura me ajuda muito. Mas tenho dias negativos em que as sugestões de pensamentos positivos têm quase o efeito de um palhaço num funeral. Um psicoterapêutico com predominância em medicamentos para a depressão bipolar aconselha a não abusar de psicologia do pensamento positivo online. Para certos casos e certos momentos pode ser melhor a sugestão de pensamentos positivos e para outros os medicamentos?

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