Abandone a autopiedade e agarre a vida nas suas mãos
Motivação 22/09/2016

Abandone a autopiedade e agarre a vida nas suas mãos

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


A autopiedade é o estado psicológico que uma pessoa pode desenvolver em situações adversas percebidas, em que não aceitou a situação e julga não ter confiança nem competência para lidar com aquilo que enfrenta. Você sofre desta avaliação deturpada de si mesmo? Sim, é uma avaliação deturpada que nos afasta das nossas capacidades, desligando-nos de nós mesmos. Ficamos presos nos sentimentos negativos, julgando sermos vitimas do mundo em geral. Isso faz com que a nossa força vital diminua, sentimo-nos impotentes e ficamos paralisados, deixando de ajudar a nós mesmos. Ilusoriamente acreditamos sermos incapazes de melhorar o estado em que nos encontramos. Este é o grande dano da autopiedade.

Como se desenvolve esta crença de vitimização de nós mesmos?

Os caminhos podem ser tantos como pessoas existentes no mundo. Mas a desesperança é a palavra-chave. Autopiedade e desesperança andam de mãos dadas, estabelecem uma forte relação entre si. Quem pensa em si mesmo como alguém que sente pena de si mesmo, anula a habilidade de procurar soluções.

A autopiedade é uma construção mental que emerge quando nos sentimos impotentes para lidar com um determinado problema, ou quando não queremos lidar com o problema. Como se acreditássemos que alguém deveria resolver o problema por nós, ou que é injusto estarmos a passar pela situação dolorosa.

Importa parar de sentir a pena que tentamos evocar nos outros acerca de nós. Ficar preso na autopiedade, alimentá-la e ruminar nisso, certamente piorará a situação que possa estar a enfrentar. Há que terminar este processo autodestrutivo. O “como” vem da aceitação da autopiedade. No momento que a aceitar pode perceber o processo que o levou a construir essa ideia acerca de si mesmo. A partir desse ponto você pode ser capaz de assumir o controle dos seus pensamentos. Para ajudar este processo você pode recordar momentos passados em que se sentia afortunado, em que conseguia superar as suas frustrações, em que conseguia encontrar soluções para os seus problemas e como encarava corajosamente as dificuldades que se colocavam no seu caminho. Você ainda tem essas capacidades e ainda consegue recrutar esses recursos resilientes. Recorde-se disso, fique ciente disso, use esse conhecimento em seu próprio benefício.

autopiedade

Não fique à espera que resolvam os problemas por você

Ninguém pode viver a vida por você. Você tem que assumir a responsabilidade da sua própria vida e o que acontece nela. As outras coisas e as outras pessoas podem certamente ajudá-lo em determinadas circunstâncias. Mas você é o principal responsável.

Você pode sair por aí culpando a sociedade, ou algumas pessoas pelos seus problemas. Nas finanças. Na saúde. Você sempre pode encontrar bodes expiatórios para julgar e sentir-se melhor sobre si mesmo. Você pode procurar constantemente suporte nos outros, ficar na sua sombra, dependente. Você pode fazer isso para o resto de sua vida, se quiser. Mas será o melhor para você? Acredito que não. O que tiver que ser feito, é você quem tem que assumir a responsabilidade e fazê-lo, diretamente ou indiretamente.

Sim, as coisas nem sempre podem seguir o caminho desejado. Você vai cair e tropeçar e provavelmente você vai ter má sorte de vez em quando. Mas você pode sempre concentrar-se em si mesmo e fazer o que pode ser feito com o que tem, em qualquer situação que possa surgir na sua vida. Não fique à espera dos outros ou que algo que está fora do seu controle aconteça. Você é que tem de ir ao encontro daquilo que pode melhorar a sua vida.


Foco nas intenções

Já ocupei muito do meu tempo nos caminhos tumultuosos da lamentação e ressentimento, escrutinei tudo o que não alcancei, as borradas que fiz, o que deixei fugir, o que não aproveitei. Hipotequei muito dos meus recursos mentais a comparar-me pela negativa com os outros, a punir-me pelo olhar crítico de quem nada tem a ver com a minha vida.

Felizmente, aproveitei as minhas experiências dolorosas para perceber que a magnitude da vida vive em mim, na minha consciência, nos meus valores, vontade e fé.

Mudei o meu foco para as minhas intenções, desafios, objetivos, sonhos e ambições. Passei a dedicar o meu tempo no empurrar-me para a frente, no olhar a forma como solucionar os meus problemas, e promover as ações que me conduzam à satisfação e realização de vida. Porque tudo se torna mais fácil e mais encantador quando acredito na minha capacidade para realizar os meus sonhos e, principalmente desenvolver-me a mim mesmo.

– Miguel Lucas

Lembre-se que você tem uma escolha acerca da forma como deve responder às suas adversidades. Essa escolha vai afetar muito a sua felicidade na vida. Você pode ter a mentalidade de vítima, pensando que a felicidade só pode ser sentida quando as circunstâncias se alinham em seu favor, sentindo-se impotente e amargo quando as coisas não funcionam do jeito que você quer. Ou, você pode adotar o princípio de que a sua vida é da sua responsabilidade e determinar-se a fazer o que é necessário para promover a felicidade, apesar de todas as circunstâncias adversas que possam acontecer com você. Estas são as únicas duas escolhas. Então, propositadamente e conscientemente faça a escolha que melhor lhe serve. A sua felicidade, maioritariamente depende daquela que você escolher.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Adriana

Olá Miguel, boa tarde!!
Quero mais uma vez agradecer-te pelo trabalho humanitário que você nos oferece.
Seus textos nos proporcionam maior autoconhecimento e com seu empenho e dedicação você faz com que os mesmos se complementem, pois, lendo o atual lembrei-me de outro que você escreveu: "Abandone a mentalidade de vítima" escrito em 18/04/11, oferecendo uma sequência de observações que nos provem bem-estar.
Deus abençoe a ti e tua família.
Atenciosamente.,
Adriana

Avatar for Miguel Lucas
Marks

Realmente seus textos tem o Dom de nos elevar.
Venho passando por um situação super complicada, pois venho de uma separação (1 ano e meio) e o termino de um namoro (de 8 meses) e mudei de estado, deixando meus filhos longe..
Desde que comecei a ler seus textos tenho me sentido bem melhor.
A distancia dos filhos… da namorada (que acredito Amar muito) e dos Amigos me faz sofrer muito…
So posso dizer um muito obrigado!!!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Adriana, obrigado pelo comentário.

Tudo de bom para você, fico esperançado que os conteúdos contribuam para o seu desenvolvimento pessoal.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Maira

Boa Tarde, Miguel,

Amei seu site e tudo que disponibliza. Tem me ajudado, mas as vezes me sinto sem ânimo até de ler e assistir um vídeo.
Eu tenho um comportamento estranho. Não gosto de falar com as pessoas ao telefone, não tenho vontade, pois não sei como agradar e conduzir uma conversa. Sempre desagrado por se quieta, e não puxar assunto. Não sou muito comunicativa, e quando fala, falo coisas repetitidas. Vejo pessoas comunicativas fazendo amizades com todo mundo, e eu não consigo. Sou muito sincera e transparente, talvéz seja isto. As pessoas brincalhona agradam mais, as pessoas falsas são mais amadas, pois mentem sobre seu interior.
Teria algum livro para me indicar. Quero mudar, tento mais não consigo. Sinto que tenho medo de aproximações, não tenho condições de pagar psicológios, mas sempre precisei de tratamento.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Maira, obrigado pelo comentário.

Indico-lhe o meu livro: Como Mudar a Sua Vida Para Melhor: http://www.escolapsicologia.com/como-mudar-a-sua-vida-para-melhor/

Tem ajudado milhares de pessoas, certamente encontrará nele algumas respostas que procura.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Angelica

Olá, Miguel!
Gosto muito dos seus artigos. Com quase todos me identifico. Já li o livro Como Mudar Sua Vida Para Melhor. Encontrei respostas e caminhos a seguir. Mas descobri que, muitas vezes, já sabemos qual caminho seguir, só nos falta motivação ou coragem para fazê-lo. E que a capacidade que temos de solucionar nossos problemas está ligada à nossa autoconfiança, que, por sua vez, depende da visão que temos de nós mesmos.

Obrigada
Angelica

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Angelica, Obrigado pelo seu comentário.

Fico contente que tenha gostado do meu livro, e acima de tudo que tenha sido útil na sua vida 😉

Tudo é uma decisão, até aplicar aquilo que já sabemos.

Tudo de bom para você.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Angelina

Olá Miguel, gostaria de lhe parabenizar pelos sbelissimos textos, me vejo como personagem de muitos deles. Há pouco tempo, descobrir que sou um tanto perfeccionista, e quando as coisas nãosaíam como planejado, me entristecia e por diversas vezes me comparava e no final me sentia inferior. Logo depois me via tentando até conse guir. Escutei bastante aquelas vozes negativas, descobri que me fiz de vitima muitas vezes.
Você se tornou uma inspiração para mim, acredito que daqui a alguns meses estarei cursado a minha sonhada psicologia, cada vez me apaixono mais pela area. Bom parabéns, continue nos dando lições.
Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Rafael

Olá, Miguel Lucas! Sou brasileiro e cheguei a este site por desespero, admito. Tenho lido os seus textos e estes têm sido de fundamental motivação à minha vida! Sei que o processo é demorado, difícil mesmo, pois tenho 22 anos e mudar meu jeito de pensar requer muita dedicação e força de vontade! Bom, estou escrevendo para agradecê-lo, pois quase sempre tenho me sentido "afogado", sem saída e seus escritos têm me auxiliado bastante! Preciso encarar a vida com mais motivação, sem me cobrar tanto, aprender a lidar com os sentimentos negativos para eles aparecerem cada vez menos, enfim, ser feliz! Abração

Avatar for Miguel Lucas
marcos

muito bom as palavras que confortão agente.

Avatar for Miguel Lucas
Rosini

Olá Miguel, obrigada por me proporcionar essa oportunidade de ler este texto, pois, estou passando por vários problemas e um e um dele é o autopiedade, aliás, isso eu trago da minha infância. Meu pai abandonou minha mãe c 5 filhos pequenos, eu era a menor c 6 anos, mas me lembro de toda dificuldade que passamos, e ainda o mais velho dos cinco que trabalhava e ajudava, levou um tiro, e ficou paraplégico. Aí sim tudo piorou, e nunca nada foi fácil para mim, nem para meus irmãos. Enfim sobrevivemos, mas trago muitos traumas de infância, adolescência e 2 casamentos infelizes. Desculpe tomar tanto o teu tempo. Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Fabricia

. Ola Miguel. Adorei suas palavras. Hoje mesmo estive com minha piscologa, e falamos justamente deste tema. A falta de confiança em mim… A pouco tempo descobri que tenho pipolaridade. E também estou numa forte depressão. As vezes me sinto frustada, triste. Com a minima vontade de sair de falar com as pessoas. Sinto medo de twnta de construir algo e falhar de decpicionar as pessoas que amo. Mais como nada e facil. Tento segui em frente ser forte. E vendo tuas palavras percebo que tenho que me ama ainda mais. Ter que seguir e tomar minha dependencia.. O meu amor próprio… Obrigada pelas tuas palavras. Me ajudaram bastante…. Beijinhos e espero que me responda…..

Avatar for Miguel Lucas
Guilherme

Ola Miguel

Comecei recentemente a acompanhar seu site. lo pouco ainda, mas o que li ja gostei muito.
Passo por uma fase complicada, onde eu parei de acreditar em mim. levei muita porrada de uma só vez (perca de emprego, divida, fim de namoro). No começo me entreguei um pouco a bebida, mas agora ja diminui muito meu ritimo quanto a isso. O que você me sugere a ler ou assistir para eu recuperar minha confiança?
Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Angela

Bom dia,adorei os textos escrito,pois sao textos fáceis de compreender,com um conteúdo e uma realidade vivida por cada um de nos,sao textos de motivação ,autoestimas,fazendo com que olhamos a nossa realidade,nos trazendo próximo de nos mesmos,sou psicoterapeuta holista,e uso muito a sua praticas….obrigada e que Deus lhe abençoe sempre.

Avatar for Miguel Lucas
Fábio Alves

Um passo de cada vez, e no fim teremos feito uma grande jornada.

Muito obrigado por esse texto, Miguel. Eu estava precisando muito ler isso.

Um grande abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Jamir Tessari

Miguel muito bom este seu trabalho ajuda e ajudará muitas pessoas que como eu as vezes se sentem desanimados devido as circunstâncias e situações da vida..

Muito obrigado pelo seu trabalho.

Avatar for Miguel Lucas
paulo victor reis

Miguel, você é realmente um anjo

olha, esse trabalho é fundamental para milhares de pessoas, que só não o divulgam mais por vergonha. Sim, vergonha.

Eu vejo como fundamental abandonar esta mentalidade de vítima e partir para a ação. Enquanto se buscar algo que não se tem como primordial, a desesperança vai andar lado a lado.
É preciso valorizar todo os dias o que se têm, parar de reclamar, adotar uma postura mais otimista e curtir tudo o que se pode. Aquela coisa que antes era considerada tão importante vai ficar em segundo plano uma hora ou outra, até pq não somos perfeitos. E aí está a graça da vida.

Avatar for Miguel Lucas
Allan

Ótimo texto, Miguel! Me identifiquei com ele. Me fez refletir sobre minha vida.

Avatar for Miguel Lucas
Magali

Olá Miguel….estou neste momento em minha Vida, e esta dificil mesmo me reconhecer e mudar, mas busco dentro de mim muita Esperança, Força e Coragem. Tenho certeza de que vou conseguir. Muito Obrigada por estas palavras.
Vou ler várias vezes este artigo para eu me aceitar.
Eu quero VIVER!!!! Viva a Vida.
Muito Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Patrícia

Olá Miguel!
Estou numa longa fase auto destrutiva. Venho sabotando minha felicidade e sucesso ha 15 anos, que foi quando meu ex-marido me deixou para ficar com outra mulher. Levou com ele toda minha energia positiva, auto confiança, boa auto estima, e todos os meus sonhos. Tenho um filho que na época tinha apenas 4 anos e que também sofreu as consequencias da minha dor por todos esses anos.
Estou tentando me conscientizar dessa mudança tão necessária. Já estou com 41 anos, e posso garantir que nunca mais fui feliz. Me preocupo muito, minha vida esta passando, quem sabe até acabando.
O que você me indica?
Desde já, muito obrigada!
Um abraço

Patrícia

Avatar for Miguel Lucas
Michel Frank

Olá Miguel. Eu tenho esse sentimento de autopiedade. Fico me fazendo de vítima, querendo que os outros tenham pena de mim. Mas lendo seu texto eu percebi que tenho que parar com isso urgente, e procurar minha felicidade, metas e sonhos. Deixar de ser a vítima e fazer de tudo pra promover o caminho de sucesso na minha vida. Muito bom o que vc escreveu. Você é um excelente psicólogo.. obrigado por suas palavras, vou por em prática!

Avatar for Miguel Lucas
Christiano

Olá amigo,

Parabéns pelo texto inspirador. Consegui me enxergar em suas palavras. A escolha que fazemos é que nos guia para frente, rumo à felicidade que merecemos.
A lamentação só serve para petrificar os sentimentos ruins que muitos teimam em ruminar.

Um abraço

Christiano

Avatar for Miguel Lucas
Mentor

Preciso abandonar esse sentimento autodestrutivo.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *