5 Formas poderosas para lidar com a tristeza - Miguel Lucas
Saúde e Bem-Estar 22/09/2016

5 Formas poderosas para lidar com a tristeza

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Você sente-se triste? Talvez pareça uma escuridão que se espalha por todo corpo. Talvez haja uma razão específica para você estar chateado. Talvez não haja (pelo menos não uma que justifique a sua tristeza no momento). De qualquer maneira, a tristeza parece ser algo que suga a sua energia.  você quer que desapareça. E as lágrimas podem acumular-se nos seus olhos. O seu coração literalmente dói. Talvez você sinta que não consegue respirar. Ou talvez você se sinta entorpecido. Talvez esteja inquieto e inseguro.

Quando nos sentimos tristes, é muito fácil cair no desespero. Podemos dizer coisas como “Eu não posso fazer isso“, “Porque isso está acontecendo?” Ou “Isso nunca vai melhorar“. Mas você pode, e certamente irá melhorar.

Em seguida, apresento cinco formas para lidar com a tristeza e recuperar o seu bem-estar emocional:

1. Deixe-se ficar temporariamente com a sua tristeza e depois encontre uma solução

Dê permissão total (e espaço) a si mesmo para sentir quaisquer sentimentos que surjam. Reserve algumas horas ou um dia, não deixe que se demore mais do que isso. Uma maneira poderosa de processar a sua tristeza é através do registro no diário. Anote os seus sentimentos e pensamentos associados. Nomeie-os. Anote as sensações que se expressam no seu corpo. Anote as razões que você encontrar para a sua tristeza. Anote exatamente o que está incomodando. verbalize para si mesmo. Deixe que se manifeste.

Escrever as suas experiências e depois lê-las permite ganhar uma perspectiva do que está acontecendo com você. Ou seja, você pode fazer algo sobre aquilo que está deixá-lo triste.

Quais são algumas soluções ou alternativas eficazes? Você também pode achar útil participar de atividades que ajudem a libertar os seus sentimentos, especialmente se não estiver confortável em sentir os seus sentimentos. Essas atividades podem incluir: pintura, escultura, colorir, dançar, praticar desporto ou praticar yoga, entre outras.

Para aprofundar o assunto, leia: Tristeza, qual o seu propósito?

2. Concentre-se no seu diálogo interno

Ouça como você fala para si mesmo quando está triste e diminua o volume de pensamentos inúteis. Os pensamentos negativos que registou no passo anterior, substitua-os por pensamentos de apoio e compressão do momento que enfrenta. A chave, é claro, é que esses pensamentos soem verdadeiros para você, em oposição a afirmações otimistas vazias.

Por exemplo, você pode pensar automaticamente: “Eu não consigo fazer nada certo“. Em vez de dizer “Acredito em mim mesmo”, diga: “Isso não é verdade. Eu sou bom em (_________). Também pode falar para si mesmo palavras agradáveis. Se você pensa “Nunca irei sentir-me melhor“, ao invés, diga: “Pequenos passos fazem uma grande diferença. Tomar um duche quente pode ajudar a sentir-me melhor, ou posso dar um passeio. Também posso ligar a um amigo ou fazer outra coisa que eu goste.

3. Relaxe o seu corpo

Feche os olhos, respire lenta e profundamente à medida que vai criando na sua mente uma imagem de algo agradável e pacífico. Deixe simplesmente o seu corpo descansar e reabastecer.

4. Alimente os seus sentidos

Quando usamos os sentidos para nos fazerem experienciar boas sensações, somos reabastecidos, nutridos e a nossa mente, corpo e alma ficam revigorados. Por exemplo: você pode ouvir música calma, acender uma vela, sentar-se perto de uma janela aberta e cheirar os aromas que surgirem. Pode olhar para a natureza, dar um passeio, ou comer algo que possa saborear com calma e avivar o seu paladar. O que tende a atrair os seus sentidos? O que os acalma e eleva?

5. Priorize o sorriso

Num momento de tristeza profunda, sugerir que a pessoa sorria não é sensato. No entanto, a capacidade para sorrir continua lá, e até mesmo algumas situações ou acontecimentos que se justifique o sorriso irão acontecer quando você se sente triste. Por isso a sugestão para priorizar o seu sorriso tem lógica.

Rir é uma maneira fácil e significativa de ajudar a superar tempos difíceis. O riso estimula o nosso sistema imunológico, reduz o estresse e estimula as hormonas  do bem-estar, diminui a dor e muito mais. E o riso não precisa ser espontâneo. Precisa sim de ser enquadrado com algo que justifique o riso.

Procure o que realmente faz você rir. Por exemplo, você pode ler um livro engraçado ou assistir a vídeos engraçados. Ou rir de uma piada que um amigo contou.

É vital sentir a nossa tristeza. E é igualmente vital acalmarmo-nos de maneira saudável e significativa. De fato, pode ajudar a refletir sobre o que acalma, conforta e eleva quando você não está triste. Crie uma lista de opções que lhe façam sentido. Desta forma, quando você se sentir triste e quiser sair desse estado, use com sensatez algumas das opções da lista.

O caminho mais poderoso que podemos seguir para lidar com a tristeza é senti-la, processá-la por completo e selecionar uma maneira reconfortante e útil de seguir em frente.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Ana Lúcia Simão

A vários anos tenho lido os artigos do Miguel Lucas e com certeza eles tem me ajudado muito a superar os meus problemas. Leituras que nos fazem refletir sobre o que se passa com a gente e nos apresentam um caminho para superar nossas angústias. Muito obrigada Miguel Lucas, você tem me ajudado muito e Parabéns pelo seu lindo trabalho! Gratidão

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *