Tristeza: Qual o seu propósito?
Saúde e Bem-Estar 22/09/2016

Tristeza: Qual o seu propósito?

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


A próxima vez que você se sentir triste,  considere não colocar esse sentimento de lado. Você acha que é o único a preferir evitar a sensação de tristeza ao invés de lidar com ela e a olhá-la de frente? Garanto-lhe que não, a maioria de nós não aceitamos este estado de abatimento, este estado melancólico que nos envia para um banco de memórias de perdas, erros, fracassos, dificuldades, dor e angústia.

Mesmo aqueles que consideramos supostamente mais fortes, até esses não gostam de falar abertamente sobre sentimentos negativos, pois temem que isso lhes retire capacidades, discernimento e os enfraqueça. Todos nós, em geral, evitamos os sentimentos negativos. Ninguém gosta de ter de lidar com eles.

De fato, uma das tendências mais consistentes que verifico na minha prática clínica é que tanto homens como mulheres repudiam a tristeza, como se de alguma forma fossem traídos por esse sentimento. Imagine, por exemplo, um executivo de publicidade expressar tristeza para um grupo de executivos numa sala de reuniões. Certamente ninguém se iria sentir confortável, nem sequer a mensagem seria transmitida de forma entusiasmada e enérgica.

Quando nos sentimos deprimidos ou em baixo, normalmente sentimo-nos letárgicos e sem energia, como se não estivesse acontecendo nada de estimulante. Outros sentimentos negativos, como raiva, são muito mais atraentes porque sentimos que de certa forma nos dão capacidade, sendo mais apelativo: Você sente-se energizado, sente que sabe para onde dirigir o seu ímpeto e para quem. Mas a tristeza faz-nos sentir fora das coisas, é uma dose de nada, um sentimento amorfo que reduz o ímpeto, como se ficássemos ligeiramente anestesiados.

A TRISTEZA É INFORMAÇÃO QUE PRECISA DA SUA ATENÇÃO

No que diz respeito à tristeza, o problema é que as pessoas não a aceitam pelo seu verdadeiro propósito (objetivo). Mas sim, com toda a certeza, a tristeza tem o seu propósito bem definido. O objectivo da tristeza é para o fazer sentir (lembrá-lo e alertá-lo) que algo foi perdido, que algo aconteceu que não lhe serve ou lhe provoca mal-estar. E é tarefa do sofredor fazer o trabalho mental de descobrir o que é que o incomoda. Isto aponta para um problema mais amplo que muitas pessoas enfrentam no seu dia-a-dia.

Por vezes quando nos sentimos tristes no meio do turbilhão de coisas que temos para fazer, simplesmente desejamos que rapidamente esse sentimento se afaste. Passamos rapidamente para a tarefa seguinte, sem percebermos a verdadeira razão por nos sentimos dessa maneira. Algumas vezes esta estratégia pode comprovar-se eficaz.

Mas, se o assunto/situação for realmente pertinente, a tristeza irá fazer-se sentir novamente, só que agora noutro contexto, sem causa aparente. Nesse momento, temos mais dificuldade para identificar as razões, ficamos confusos. À medida que a tristeza se vai instalando, a nossa atenção vai-se dirigindo para o nosso mal-estar.


Sem percebermos o que se passou, tentamos a todo o custo, evitar, repudiar esse sentimento que nos causa uma enorme angústia, esse sentimento que pode vir a interferir com a nossa funcionalidade. Numa primeira fase os nossos corpos ficam lentificados, essencialmente, para nos ajudar a focar e resolver um problema que pode estar a surgir nas nossas vidas. Quando visto como temporário e como um subproduto positivo da nossa longa história humana, podemos superar a tristeza de uma forma rápida e positiva.

Por outro lado se continuarmos a desejar não nos sentir assim, e não prestarmos a atenção devida podemos sair prejudicados. Se não tentarmos perceber que o nosso sentimento de tristeza nos está a enviar uma mensagem, que está a enviar-nos informação na forma de uma sensação física e emocional, outros problemas associados podem surgir, tais como depressão, ansiedade, fobia social.

Dica: A tristeza é informação subtil que nos “obriga” a dirigirmos a nossa atenção para algo que necessita de ser resolvido, melhorado ou compreendido.

TRANSFORME A SUA TRISTEZA NUMA VANTAGEM

Como é que você pode usar a sua tristeza com uma vantagem? A tristeza deve ser vista como um estado temporário e útil. É normal ficar triste. A tristeza existe para ajudar-nos, por exemplo, a resolver um problema pessoal. Quando você se protege, evita  e abafa todo esse sentimento, ou procura as pessoas para que o animem, você  está a perder a oportunidade de perceber algo útil para si.

Em primeiro lugar, que você tem a habilidade para fazer mudanças sólidas ao que lhe provocou perda ou mal-estar que justifique a tristeza e, segundo, que tem capacidade para persistir e para lidar com a situação, até que a alteração tenha efeito. Reforçando novamente a ideia, a tristeza, assim como todas as emoções, é um estado temporário, os nossos corpos não suportarem o impacto emocional por muito tempo, assim, devemos usá-las (emoções e sentimentos) a nosso favor, enquanto as sentimos.

Lembre-se: A tristeza pode ajudar-nos a ter/fazer melhores decisões. Muitas vezes, sofremos a dor emocional de modo que aprendemos a evitar certos comportamentos e a fazer melhores escolhas na vida. Quando algo não funciona para nós, ficamos propensos a tentar fazê-lo de forma diferente da próxima vez.

Apresento algumas maneiras de experimentar a tristeza normal de uma maneira saudável e permitir que esta emoção seja vantajosa na sua vida:

  • Permita-se estar/ficar triste. Negar tais sentimentos pode forçá-lo ao recalcamento, fazendo com que numa fase posterior a sua força se faça sentir provocando mais dano. Chore se você sentir essa necessidade. Provavelmente irá sentir alívio depois de chorar.
  • Se você se sentir triste, aceite estar triste durante algumas horas ou um dia. Use a sua tristeza para fazer uma introspeção, decida ficar sozinho, ouvir música melancólica, e observar os seus pensamentos e sentimentos. Planejar um determinado tempo para expressar a sua infelicidade temporária, pode ajudá-lo a sair desse estado.
  • Pense no contexto em que emergem esses sentimentos de tristeza. São relacionados a uma perda ou a um evento infeliz? Geralmente não é tão simples como descobrir a “causa ” da tristeza, mas talvez seja possível compreender os fatores envolvidos.
  • A tristeza como resultado de uma mudança. A tristeza pode ser resultado de uma mudança que você não esperava, ou pode sinalizar a necessidade de uma mudança na sua vida. A mudança geralmente é stressante, mas é necessário para o nosso crescimento.
  • Estar temporariamente triste não é depressão. A depressão é diferente de tristeza.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”

Receba os vídeos gratuitamente no seu email e aprenda como superar a depressão.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
vinicius

parabens pelo post…. compartilhar os conhecimentos conosco, eh um dom dos humildes… agradeço por isso…

abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Vinicius, obrigado pelo comentário.

Partilhar é uma palavra de ordem na Escola Psicologia. É isso que nos move, levar o máximo de esclarecimento para os leitores e contribuir para a melhoria das suas vidas.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
vinicius

tambem ficou melhor para eu encarar conceito de eudemonismo…

Avatar for Miguel Lucas
Edivaldo Alves

Olá Miguel,

De fato a tristeza deve ser encarada como um sinal, andei pensando sobre esse assunto e conclui: Quando sentimos uma dor fisica seja dor de cabeça ou no estomago sabemos que o nosso corpo esta nos alertando que algo esta errado, que falta algo, assim também funciona a tristeza ela vem para nos mostrar que falta algo.
muito bom esse artigo… Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Edivaldo, obrigado pelo comentário.

Pensou, e julgo que pensou muito bem, o exemplo que deu é muito bom, a ideia é mesmo essa mesmo algumas coisas que nos provocam dor é-nos útil e necessária para o bom desenvolvimento da vida.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Tania Steinke

Estava me sentindo triste, mas sei a causa e sei o que vou fazer para tentar resolver. Porém a tristeza persiste por um tempo espero que até segunda já consegui resolver este dilema dentro de mim. Suas palavras me foram muito útil. Obrigado.Parabéns pelo artigo.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Tania, obrigado pelo comentário.

A tristeza é isso mesmo, um sentimento temporário que remete-nos para dentro de nós, promovendo a possibilidade de perceber as razões pelas quais o nosso estado de humor está a ser afectado e igualmente promovendo a reorganização dos pensamentos que permitem formular um conjunto de hipóteses para minimizar e/ou resolver o problema ou situação. O quer descrevi foi o benefício do propósito da tristeza.

Sorte e convicção

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Marciel

Parabéns pelo artigo
De fato, eu pude compreender melhor esse sentimento, e consegui ligar tudo o que foi dito no artigo com esse sentimento que vivo sentindo diariamente. Muitas vezes a tristeza vem do nada, sem ao menos saber porque estou triste.

Muito obrigado pela ajuda. E dexa eu te perguntar… Qual a diferença entre a tristeza constante (quase todo dia) e a depressão?

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Marciel, obrigado pelo comentário.

Marciel a tristeza “constante” talvez seja um exagero de percepção. Se monitorizar a tristeza em grau (0-10) durante um dia vai verificar que provavelmente oscila bastante, logo não será constante. Normalmente a tristeza tem um alvo específico, enquanto um estado deprimido generaliza-se a um vasto conjunto de situações e áreas de vida.

Mas para um melhor esclarecimento leia: http://www.escolapsicologia.com/olhe-depressao-como-ela-e-a-depressao-e-diferente-de-tristeza/

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Adorei o artigo. Pude perceber que o que eu sinto é um processo normal. Acontece comigo exatamente como detalhado no artigo. Tristeza em pequenos períodos do dia, mais comum na hora do almoço (quando paro de realizar as minhas atividades) ou em momentos de espera (filas de banco, salas de espera em geral). Aparentemente está tudo bem, estudo, trabalho, sou bonita. E eu sei que o sentimento está relacionado sim a perdas. Perdi meu pai muito pequeninha, depois a meu padrasto, tive dois namorados e eles terminaram comigo. Falta da minha vida a presença masculina. Tem sim alguns caras que querem ficar comigo, mas eu não gosto deles. E os que eu gosto, não querem ficar comigo. Sei que tudo tem o seu tempo, que talvez eu ainda não esteja pronta para encontrar a pessoa ideal, ou vice e versa. Mas faz falta. A tristeza chega. Eu reconheço, choro… tento pesar sobre os motivos. Mas estou cansada de esperar. Faz mais de 3 anos que a tristeza está aqui para me lembrar de que falta algo! Hoje eu estou com 24 anos, só me pergunto, por quanto tempo mais terei que sentir essa tristeza, e se um dia, de fato, eu vou voltar a ser feliz. Quando eu namorava, eu era muito feliz. Me pergunto se um dia vou encontrar outra pessoa que eu goste e que goste de mim…! Aí, sim. A tristeza vai desaparecer como um passe de mágica!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ana, obrigado pelo seu comentário.

Agradeço a sua partilha.

A tristeza é um sentimento comum a todos nós, é funcional quando associado a alguns acontecimentos de vida e por períodos curtos. Depois cabe a cada um de nós perceber que podemos fazer algo para mudar esse sentimento. Fazer algo para não ficarmos presos no passado. A forma de ficarmos presos no passado é revivendo sentimentos que estabelecem uma relação forte com coisas que já não estão a acontecer no presente momento.

Avance para aquilo que quer na sua vida fazendo coisa nesse sentido. O bom sentimento acabará por emergir.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
adisia

ACHO A MAIOR HIPOCRISIA FICAR TAPANDO O SOL COM A PENEIRA.TÁ TRISTE FICA TRISTE.NÃO PRECISA FICAR FELIZ SÓ PORQUE ALGUEM OU ALGUMA COISA QUER QUE VOCE REAJA NA HORA.FICO TRISTE E NÃO QUERO QUALQUER AGRADO PARA MUDAR MEUS SENTIMENTOS.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Adisia, obrigado pelo comentário.

O que foi colocado no artigo, foi para esclarecimento de alguns equívocos que todos nós em alguma altura da nossa vida tendemos a ter.

Claro que ficar triste não é pecado, mas o que mais importa é que as pessoas possam entender e saber como podem mudar.

A critica atroz não adiciona qualquer benefício.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
ELIANE RIBEIRO

Parabéns pela clareza nas explicações fornecidas em seus textos, fico admirada e feliz em saber que existem seres humanos tão esclarecidos e com tamanha e tão útil sabedoria.Espero que seu caminho permaneça sempre iluminado e que continue ajudando a humanidade no que mais necessita- o conhecer a si mesmo.

Avatar for Miguel Lucas
deise

Obrigada pelo artigo,
Tenho me sentido triste, confusa e sem esperança ultimamente, bem como descreve o texto…e aparentemente sem motivo.
Ao lê-lo me senti menos culpada por ter este sentimento, pois minha vida é muito boa.
Mas creio que deve estar realmente faltando alguma coisa, que às vezes acho que sei o que é e às vezes não…não tenho com quem conversar sobre isso, acho que vou mesmo procurar ajuda profissional, sei que no fim a resposta estará dentro de mim mesma, mas é tudo tão confuso e não consigo sair dessa letargia..

Avatar for Miguel Lucas
PONCE LEON.

OI. ESTOU MUITO TRISTE, ULTIMAMENTE, POR UMA PERDA E POR UM ERRO QUE COMETI. QUERO E VOU VENCE – LÁ, EM NOME DE JESUS CRISTO DE NAZARÉ E COM A AJUDA DE VOCES. VOU COLOCAR EM PRÁTICA, O QUE LI ACIMA. PRECISO DE AJUDA. ANO QUE VEM, EM NOME DE JESUS ESTAREI ADENTRANDO NA FACULDADE DE PSICOLOGIA. QUE DEUS ABENÇOE À TODOS.

Avatar for Miguel Lucas
Marcelo

Mto bom percebi ki a tristeza é um alerta ao melhoramento mental..

Avatar for Miguel Lucas
michele pontes

adorei a materia.. muito boa me ajudo muito. parabéns

Avatar for Miguel Lucas
Obrigada por compartilhar. Texto muito bem escrito de fácil compreensão. Parabéns.

Raquel

Avatar for Miguel Lucas
Eduardo

Obrigado. Muito difícil identificar causas, ter a liberdade de se abrir para procura-las… Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Debora

Adorei
Sinto essa tristeza sem explicação aparente. Ela vem por três a cinco dias. Fico mal. Os sintomas que você descreveu nesse texto são os que sinto por longos dias de. Tenho medo de não conseguir sair desses momentos
Questiono tudo e parece que não pertenco a esse mundo e me sinto deslocada. Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
DRY ALVES

Perfeito é tudo que sinto e tudo que eu pensava…………..parabéns !

Avatar for Miguel Lucas
Luciana

Gostaria de agradecer, pois estou me sentindo triste e procurei na net " por que estou me sentindo triste?" Sei que devemos nos permitir ficar triste, só não podemos permanecer. A via é difícil e encará-la às vezes não é fácil. Aí bate aquela tristeza que não combina com a gente e que não sabemos de onde vem. Ao ler seu artigo eu pude compreender. Muito obrigada. Hoje vou me manter introspectiva e pensar em minha vida. Estou um pouco indecisa ou não quero ver o que está me fazendo infeliz. Um abraço, Luciana

Avatar for Miguel Lucas
Rosana Januario

Sim esse texto me fez refletir sobre algumas coisas, no entanto, qual o tempo para ficar dentro da tristeza, pois estou nessa sessação a mais ou menos uma semana e sinto que a cada dia ela aumenta. Já até sei a causa, no entanto, não tem solução só preciso esquecer uma situação para deixar de ficar triste, na verdade desenterrei uma história que agora esta me fazendo sofrer em dobro… Queria muito me sentir bem…

Avatar for Miguel Lucas
Rosana Januario

Corrigindo "Sensação" desculpe, posso até sentir tristeza para pretendo expressar de forma correta

Avatar for Miguel Lucas
João Goulart

Minha mente não consegue confiar em artigos sobre como lidar com sentimentos de sites de psicologia em geral, que dirá de um que vende consultas on-line. Cuidado, moçada! O povo as vezes te faz crer numa ideia que simplesmente acaba te fazendo buscar ajuda profissional, que raramente é necessária in factum.

Avatar for Miguel Lucas
Alan Souza

Miguel Lucas. Obrigado pelo post. Minha Irmã esta passando por esses sintomas de tristeza que você sitou, e irei imprimir, e darei a ela com certeza uma copia desse post. Ela esta passando por tantos Psicólogos e não está vendo alguma melhora. Eles dizem que ela é muito ansiosa e que ela tem que controlar essa ansiedade. Pois estava com essa tristeza tão profunda, que ao terminar de ler esse post, me ajudou muito, pois não consigo mais ver a tristeza como um problema, e já tenho praticamente a resposta da minha tristeza. Muito obrigado mesmo. você não sabe o quanto de pessoas que você esta ajudando com esse post. Mais uma vez obrigado, e que Deus abençoe você e sua família. Valeu mesmo.

Avatar for Miguel Lucas
Cleber Melo

Obrigado pela ajuda, consegui através do texto entender o que sinto.

Avatar for Miguel Lucas
Paulo Henrique

pra quem sofre de amor , isso serve tanbém ????

Avatar for Miguel Lucas
ione

Boa Noite eu estou triste sempre,ainda mais agora terei que passar por uma cirurgia cardiaca,meu marido não liga para mim enfim acabou o amor entre ambos a muito tempo e todas as vezes que tento tomar uma decisão aparece um problema que não deixa eu tomar qualquer decisão tenho 2 filhas e somente 1 se importa comigo.

Avatar for Miguel Lucas
Menina de DEUS

OIlá . só gostaria de perguntar se isso causa depressão .. pq eu estou super triste,mas tbm não quero ficar em depressão .. OBRIGADA !!!!

Avatar for Miguel Lucas
Caio

Parabéns. Sem dúvida, essa humildade melhora os seres humanos. Obrigado.

Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Bia

Sr. Lucas, seu artigo é muito interessante e me ajudou bastante em um momento de tristeza. Suas palavras me fizeram entender que descobrir o foco de tal sentimento nos leva a achar soluções sem desperdiçar muita energia. Sofri, localizei o motivo e estou trabalhando para mudar algunas coisas em minha vida. Sei que outros momentos tristes estarão presentes no decorer de minha vida, mas graças ao seu artigo estarei mais preparada para sentir, analisar e transformar a tristeza em força positiva. Desde já agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
Maristela

Bom dia, Miguel

Muito obrigada por seu post. Sem nos conhecermos, você me fez um grande bem. Deus lhe pague! Abs

Avatar for Miguel Lucas
juraci

eu era uma pessoa muito alegre..e um belo diia a minha mae me bateu bastante ate eu ficar branca pq eu comia oxinha de flango

Avatar for Miguel Lucas
CLEITON

OLÁ DOUTOR MEU NOME É CLEITON AUMA SEMANA PERDI MEU IRMÃO NUM ACIDENTE SOU DIABETICO E ME SINTO TRISTE E SEM APETITE E AINDA ACHO QUE POSSO TA DE NOVO PERDENDO PESO JA QUE GANHEI 10 ISSO É NOPRMAL MEI EMAIL É CLEITONN_ARAUJO@HOTMAIL.COM AGRADEÇO SE PUDER ME DAR UMA SOLUÇÃO

Avatar for Miguel Lucas
Priscila Santos

olá!!!
Eu sou uma pessoa extremamente ansiosa, há uma semana atras, eu vi um papagaio cantando no youtobe, e fiquei com muita vontade de ter um, ai eu pesquisei tudo sobre papagaios na net. Falei com meu marido, e ele me disse que é caro um bichinho desse e nós nao temos condição de comprar…

Avatar for Miguel Lucas
joanderson

CARA TAVA MUITO PRECISANDO DE AJUDA EM RELAÇÃO AO ASSUNTO TRATADO…
ME AJUDOU MUITO LER ESSE POST, SOU GRATO CARA ME ESCLARECEU MUITA COISA A MEU RESPEITO E MEUS SENTIMENTOS.. MUITO OBRIGADO ..

ASS: ALGUÉM QUE SE SENTE SUPER CONFORTÁVEL EM SABER QUE MEUS SENTIMENTOS PODEM ME BENEFICIAR EM ALGO ATÉ OS MAIS INDESEJAVEIS !!!

Avatar for Miguel Lucas
camila

ola , eu me sinto triste do nada isso é normal? e fico estressada td hora minha idade? 11

Avatar for Miguel Lucas
RENATO DE MEIRA ALVES

por que eu estou triste? eu sou pobre e nunca tive nada na vida !, meus pais não presta, eu acreditei e coloquei todas minhas fichas em um sonho impossivel.eu criei uma falsa ideia de que se eu ganhasse na mega-sena uns milhoes,todos meu problemas seria resolvido,pois assim teria minha casa,meu carro, e nao ia mas passar hulmilhacao de ninguem,eu iria ter uma vida social que nunca tive.

mas jogo todo dia e nao ganho nada,estou sufocado,sem ar,sem saidas, queria tanto um trabalho mas ninguem me ajuda.

me sinto sozinho,sem dinheiro e sem nada,sem amor.

acho q a melhor saida e morrer.mas vou dar mas uma chance pra mim.vou me isolar do mundo e de todos.vou ficar no meu quarto por dias,meses e anos, vou fazer nada.vou ver se deus me ajuda.

odeio sentir isso,odeio minha vida,odeio esta aqui falando isso,mas achei que alguem de vcs poderia me ajudar.quem de vcs tiver um bom coraçao e poder me alugar um quarto e me ajudar arrumar um emprego eu dou a minha vida a vc.

me ajude,por favor, meu whatsaap 55 27 9 9515 0074. viber 55 27 9 9527 3246. deus mandou vc pra mim ajudar.

Avatar for Miguel Lucas
Jula

Renato, só li sua msg agora e ja faz 2 anos
espero que esteja bem
E que Deus lhe abençoe

Avatar for Miguel Lucas
thamyany

o seu post ficou incrível..eu acordei me sentindo tão pra baixo, com muita vontade de chorar por q dentro de mim a muitos sentimentos misturados e guardados e sou bem insegura e uma frase citada me motivou a ver que eu era uma boba pensando assim vc me ajudou muito nessa manhã…

Avatar for Miguel Lucas
anônino#

ola, Miguel.
adorei seus pensamentos. hoje, realmente estava precisando ler, ouvir algo tipo…
Mas me diga uma coisa. o que a gente faz quando descobre o motivo de tal tristeza,mas se for resolver o que era pra ser resolvido,ira causar mais sofrimento,pois depois de tanto tempo,outras conquistas vieram,,e são boas…mas mesmo depois de tanto tempo e conquista, a sensação de falta, vazio permanece dentro da gente?

Avatar for Miguel Lucas
regina pereira

Caro Prof. Miguel Lucas, parabéns pelos artigos, lidos com louvor. Parabéns pelo saber partilhado. Você tem religião? É cristão?

Avatar for Miguel Lucas
Nick queiroz

Então… É nosso dever saber o que nos incomoda? A tristeza veem para alertar-nos? Mas e se quiser-mos esquecer o que ocorreu isso faz agente mudar de comportamento no futuro?

Avatar for Miguel Lucas
Virgínia

Olá Miguel
Muito bom o artigo,no meu caso estou passando por um momento triste pq recebi uma boa proposta de emprego na minha área e a recusei por dois motivos ,o primeiro pq fiquei com medo já que faz um tempo que não trabalho e o segundo por que não gosto de trabalhar nessa profissão. Meu marido ficou chateado e disse que eu era fraca e que deveria procurar algo para fazer da minha vida. Eu sei que tudo isso aconteceu para eu avaliar e refletir a minha vida, só que agora eu não sei como mudar ,eu sei que preciso mas não sei como.

Avatar for Miguel Lucas
thati

nossa…. não costumo dar importância a psicólogos pelos seus textos mais jornalisticos que psicólogos. Esse texto desse rapaz está de PARABENS. Fantástico e vou usar a tristeza recorrente a meu favor. sucesso a esse rapaz tão bom no que faz.

Avatar for Miguel Lucas
Aparecida Pereira Proença

Gostei muito do texto, está de parabéns.

Avatar for Miguel Lucas
Paula Oliveira

Muito obrigada Miguel, me ajudou bastante. Sucesso !!

Avatar for Miguel Lucas
natiele

uuuuuuuuaaaaauuuuu e legal

Avatar for Miguel Lucas
Pâmela

Tenho 15 anos e não sei se estou em depressão, mas acho que chorar não seja rotina obrigatória de um ser humano, assim como comer, ir ao banheiro e dormir. Todos os dias eu choro. Eu tento dominar a mente e não lembrar de coisas que me deixam triste, procuro imaginar meu futuro e em seguida eu fico com medo de não conseguir. Não tenho amigos e realmente não vou mudar e ser uma idiota pra entrar em grupinho, eu acho que sou muito careta/certinha pois eu não falo da vida de ninguém e quando alguém vêm falar de uma pessoa pra mim, eu corto na hora. É meu jeito e eu não mudo. Creio que a paz estaria decretada se cada um cuidasse da sua própria vida. Eu nem acredito que eu queria ser adolescente logo, eu não sabia que seria assim e que as pessoas eram assim. Eu me sinto sozinha, quando saio, é sozinha. Sou vegetariana, amo os animais, e vejo eles melhores que as pessoas. Quando eu estou no escuro do meu quarto, e não tem ninguém para me julgar, é eu que entro em um processo de autosabotagem, eu começo a pensar no que me foi dito e eu não descanso nunca. No dia seguinte eu tenho que ir e enfrentar tudo de novo. Escola, lugares que eu tenho que ir (por ex: dentista). Vontade de sair eu não tenho. Eu tenho vontade de sair dessa experiência de ser sozinha. Tenho saudade de sorrir até a barriga doer, hoje nem sorriso forçado eu consigo dar. Mas se eu fosse sair, iria para aonde? Com quem? Então é melhor ficar em casa, talvez ir até o portão, sentar na calçadacom fone de ouvido, curtir a melancolia e fingir que isso é uma vida

Avatar for Miguel Lucas
Watcher

Sinto isso desde meus 13 anos, hoje com 24, posso te dizer uma coisa, isso passa, a gente aprende a gostar da própria companhia, aprende a não se sentir sozinhos, mesmo sem ter com quem falar, mas não vou mentir, sinto falta de ter com quem sair, gosto muito de natureza, mas não como a maioria… gosto de ir e ficar parado observando, nada de beber ou coisa parecida, se quiser conversar monitoramento8@gmail.com. ( uso esse e-mail, pq não coloco o pessoal publicamente… # antisocial

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo

Olá meu nome é Ricardo mim sinto irritado,triste qual todos os dias,com raiva, com vontade de sumir pra bem longe,com ódio de pessoas..As vezes penso que nada vai da certo em minha..já pensei muitas vezes de tirar minha própria vida..não consigo sair do meu passado que mim marcou muito com muita tristeza,sinto faltam do meu pai que eu não a conheci..alguém poderia mim falar como faço pra sair dessa vida?

Avatar for Miguel Lucas
tais

vc tirou as palavras da minha boca, tambem não sei oque fazer, ta td tão ruim, não tenho amigos (as) ta dificil conviver assim não consigo nem sair de casa quase, tenho muita raiva e ódio das pessoas, e tenho medo. ja me tratei com psicologas e não deu melhora. não sei oque faço preciso de amigos de viver de sair de sorrir, mas não oque vejo é somente umonte de pessoas vazias. tbm preciso muito de ajuda. me sinto como vc.

Avatar for Miguel Lucas
Joana

Seu post é esclarecedor e ajuda. Parabéns!
Faço palestras e resolvi pesquisar mais. Vi seu artigo que organizou melhor meu discurso.
Também no lado pessoal entendi mais sobre o que me acontece. Obrigada. Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Maria sena

www bbnradio org

Avatar for Miguel Lucas
Maria sena

gostaria que vc colocase estes nomes na oraçao
Maria sena e Cleber Oliveira presiso que ele volte pra mim

Avatar for Miguel Lucas
Maria sena

presiso falar com vc como conversei estes dias deu e pai e vai me aguda
me fes um bem a suas palavras

Avatar for Miguel Lucas
Maria sena

estou muito nervosa presiso de aguda

Avatar for Miguel Lucas
Neves Gonçalves

Parabéns pela publicação pessoal… Sérvio muito de consolo.

Avatar for Miguel Lucas
Guilherme

Bela publicação!Pena que esse estado prossegue comigo a muito tempo!

Avatar for Miguel Lucas
Maria sena

presiso de ajud me sinto muito so e triste

Avatar for Miguel Lucas
Maria sena

presiso de ajuda me sinto muito so e triste

Avatar for Miguel Lucas
Cássio Roberto Mendes Silva

Gente eu estou procurando ajuda eu estou me sentindo muito triste sem vontade de fazer algo, eu não vejo nada que me interessa, estou me sentindo só, alguém tem uma palavra para me confortar?

Cassio Mendes

Avatar for Miguel Lucas
Ferruccio do Brasil

Caro Miguel,
o ponto forte do texto é enfrente sua tristeza,deixe que ela exista ,preste atenção nela.
Use-a.
Muito bom, leio bastante e essa abordagem é inédita para mim.

Avatar for Miguel Lucas
Ferruccio do Brasil

Caro Miguel,
o ponto forte do texto é enfrente sua tristeza,deixe que ela exista ,preste atenção nela.
Use-a.
Muito bom, leio bastante essa abordagem é inédita para mim.
A partir dessa premissa original,consigo resignificar muitas outras .
obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Mel

Gostei muito da matéria, estou vivendo um dia de profunda tristeza,sem motivo!!!

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Muito longo. Quem tá triste não vai nem metade.

Avatar for Miguel Lucas
nubia rafaela

Seu documentário foi bem pertinente na minha atual situação.

Avatar for Miguel Lucas
Francisco

Prezado Miguel, excelente artigo. Objetivo e claro. Leitura introdutória muito importante para compreendermos melhor a depressão. Parabéns!.

Avatar for Miguel Lucas
Milma

Gostei muito destas suas palavras, tenho ficado triste constantemente, porém já tive depressão em outra época, então penso que consigo fazer a diferença, mas estava confusa com o que realmente venho sentindo e com este texto tudo ficou claro para mim, esta minha tristeza que vai e volta, sim tem um motivo, agora ficou bem claro que tenho que resolvê-lo.

Eu não estava conseguindo me entender.

Obrigada!
Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Lich

Não tenho amigos. Já tive vários no passado porém sempre fui abandonado ou deixado de lado. Toda vez que tentei fazer amizade, sempre achava que aquelas pessoas eram idiotas hipócritas (e realmente eram). Então fiquei sozinho. O problema é que mesmo não querendo fazer parte de um grupo, toda vez que os vejo conversando em algum grupo ou postando alguma foto o sentimento que vem é ao mesmo tempo de agunia, solidão, raiva e principalmente tristeza. Não consigo fazer parte de um grupo (por não querer ou por ser diferente) e isso realmente mexe muito comigo. Eu já tentei mudar mas não consigo lidar com esses sentimentos. Só sei guardalos e fingir que nada aconteceu. Enfim, queria sim encontrar a felicidade mas não consigo nem lidar com minha tristeza

Avatar for Miguel Lucas
Vali

Adorei parabens! Pude compreender o que se passa comigo excelente artigo. Quero chorar e vou chorar preciso chorar. Colocar para fora tudo para poder talvez fechar um ciclo doloroso em minha vida.obrigada vc me ajudou muito.

Avatar for Miguel Lucas
Geisane

Obrigada por suas palavras! Pela terceira vez perdi algo que desejava conquistar. Isso fez com que eu me sentisse como se tudo por dentro de mim fosse escuridão. Desejei não vervninguem no momento era como se eu tivesse perdido meu mundo! Os meus sonhos! Só agora senti vontade de chorar! Agora não sinto mais vontade de tentar novamente. O medo de acontecer novamente me domina!

Avatar for Miguel Lucas
MARIA

Me sinto triste a muito tempo e não consigo tomar uma decisão, por medo das coisas se tornarem ainda mais dificieis, não sei o que fazer, me sinto muito sozinho, sem ter ninguém de confiança para me desabafar e que me compreenda.

Avatar for Miguel Lucas
luis

Tal ves seja por ter 60 anos que este sentimento se acentuo mais, ja fui em psicólogos na procura de uma solução ou orientação para minha angustia; todos so me escutaram por varias hora e me deixaram a ver navios.
A verdade é que eu não sou feliz mais acredito que ela pode existir, e tido sucesso Professional social e ate econômico mais não é tido no âmbito amoroso, creio que é isto é que me esta causando esta cuasi insuportável ANGUSTIA OU TRISTEZA.
Amo minha familia e gostaria de pervalvar, mais me parece que em cualquier momento poço me encher de coragem e ir em bora, falta coragem para enfrentar mais uma ves este mundão.
O brigado por o tempo que dispuso par ler esta.

Avatar for Miguel Lucas
Elias

As vezes me sinto não sei se triste ou com sentimento de culpa ou as duas coisas juntas, mas não sei a razão. Tento entender o motivo de estar assim e não encontro, isso acontece mais durante a noite, e olha que amo a noite e sua tranquilidade.

Avatar for Miguel Lucas
Paulo

Toda a minha vida tive tristeza constante…nao tenho forcas para procurar. Neste momento so desejo o fim da vida. Parabens pelo post.

Avatar for Miguel Lucas
Mari

Isso não resolveu meu problema só piorou….

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo

Verdade que costumamos ficar tristes devido as dívidas do dia dia a situação vao se embaraçando e vai ficando complicado e tbm quando temos problemas na justiça ou um relacionamento mau definido de altos e baixos …o que podemos fazer de melhor é enfrentar as adversidades do dia dia e ver o que melhorou e não insistir em vivenciar os mesmos erros pois senão se torna uma tristeza permanente na vida ..e ver se bm o que está fazendo mau e simplesmente por uma questão lógica se afastar do problema mas não esquecer de resolver esses que já são seus .. acredito que já será um grande passo para manter seu equilíbrio emocional…e ter muita fé em deus também ajuda muitos problemas com as alterações de sentimentos..

Avatar for Miguel Lucas
eliane

boa tarde,
a tristeza vai e volta. muitas vezes entendo que foi resolvido pq ela se foi. sei pq ela esta ali. tenho vergonha de assumir meus erros e fracassos de comportamento. ela esta aqui ja ha algum tempo. tenho muito medo dela. pq qd vem, chega com força. tenho medo de não conseguir sair. não tenho muitas amizades. praticamente não as tenho. descobri que sou eu que afasto que não quero. não me sinto boa o bastante pra esse mundo para essas pessoas não me enquadro. me vejo sozinha. não tenho ninguém de confiança q possa conversar e desabafar, acho que ninguém pode resolver ou responder ou ouvir. antes eu chorava agora é difícil. isso me preocupa. meu silencio me incomoda. mas é mais forte. não luto mais. espero passar. mas doí. a vida fica sem sentido. de verdade cinza. que horror. não gostaria de me sentir assim. tento encontrar sentido nas coisas e na vida imaginando fazer coisas como dançar, mas o tempo dinheiro não permite. odeio academia. descobri isso recentemente. não sou uma pessoa sociável. parece que ver muitas pessoas sorrindo interagindo me incomoda. pq não vejo motivo. é tudo tão vazio…

Avatar for Miguel Lucas
Gilson de Souza

Gostei,muito bom parabéns muito confortante,é bom compreender um pouco nossos sentimentos.

Avatar for Miguel Lucas
Agmar

Obrigado pelo post… Ajudou a mim e a muitos.

Avatar for Miguel Lucas
rebeca

eu me sinto muito triste desde quando fiz 6 anos e não consigo ter felicidade nessa vida.

Avatar for Miguel Lucas
Charles

Estou me sentindo assim pois há 6 meses me mudei com minha família (esposa e filha) radicalmente, ou seja, me mudei de trabalho, cidade, estado e casa.
Estou me sentindo muito mal, um total vazio pois as coisas além da mudança não andam bem com meus negócios. A situação política e econômica no país se agravou, infelizmente o estado em que estou morando, entrou em estado de calamidade(quebrou), ninjas vendas despencaram.
Com isso além de preocupado, o vazio impera em mim.
Não sei como resolver.
Se alguém puder ajudar de alguma forma, será bem vindo.

Avatar for Miguel Lucas
Bruno Sato

Maravilhoso! Li, refleti e entendi como funciono… preciso destes minutinhos de tristeza para pensar e se reinventar. Assim, me torno mais feliz, um pouquinho a cada dia.

Avatar for Miguel Lucas
Maria das Graças Oliveira Milhorance

Olá bom dia! gosto por demais, ler seus artigos ,tem me ajudado muito.

Avatar for Miguel Lucas
Jordan S.

Problema não é ficar só triste.O problema é na hora da tristeza as pessoas se afastarem de você por que você esta triste isso acaba te forçando a ignorar a tristeza como muitos ignoram, por que cai entre nós ninguém gosta de ficar perto de alguém deprimido.

Avatar for Miguel Lucas
alexandre

tenho minha mae doente de alzaime e deu um avc cada dia esta pior sinto tanto a sua falta ela me conprendia me dava sempre as palavras certas para seguir em frente sinto falta dela e nao queria perder . ela vai me deixar sozinho queria tanto ter uma namorada e nao tenho sinto me mesmo triste por nao ter com quem desabafar

Avatar for Miguel Lucas
Anabela

Ando embaixo,triste,a minha vontade e so ficar trancada no neu quarto e dirnir para n pensar muito na minha situacao. Sem trabaalho, sem dinheiro. Nao posso acompanhar meus amigos. Nao posso dar a minha filha. Ums vida melhor a n ser meu amor.els ve wuando estou truste

Avatar for Miguel Lucas
Anabela

Ando embaixo,triste,a minha vontade e so ficar trancada no neu quarto e dirnir para n pensar muito na minha situacao. Sem trabaalho, sem dinheiro. Nao posso acompanhar meus amigos. Nao posso dar a minha filha. Ums vida melhor a n ser meu amor.els ve quando estou triste e sente. Estou num buraco sem saída. So tristeza. É tridte n ter dinheirodito,ate para psgaro certas contsscoisas, wue me feixam preocupada e mais embaixo fico

Avatar for Miguel Lucas
carleana santos

estou mim sentindo triste com frequencia ,e isso faz tempo do nada fico com essa sensação ,estou ficando com medo e querendo ficar sozinha .oque eu faço preciso de ajuda

Avatar for Miguel Lucas
Carla

Até algum tempo atrás eu era muito feliz, transbordava alegria, contagiava as pessoas c minha Felicidade…Agora Nw consigo mais sorrir, Nw consigo ser feliz, mas finjo qdo as pessoas estão perto de mim, Nw deixo perceberem q estou triste(sou uma falsa alegre).So consigo pensar em morrer, já cogitei a ideia de acabar c minha vida, só Nw sei como…minha vida era perfeita, e em um minuto apenas, tudo mudou…só estou desabafando p ver se melhora um pouco… Nw espero ajuda…obrigada

Avatar for Miguel Lucas
David

Olá!
Olha, vou ser bem sincero. De todas as matérias e artigos que li sobre o tema, esse foi o mais assertivo e coerente. Tenho frequentemente esses "momentos tristes". Geralmente, até gosto, porque muitas vezes isso estimula minha criatividade e imaginação, que tento expressar por meio de contos ou fotografias. Mas percebo em mim, uma certa necessidade de reconhecimento, que outras pessoas me enxerguem como eu sou. Me sinto diferente dos demais, mais perceptivo, racional, especial. E não digo isso de uma maneira soberba, é só o que sinto. E parece que as atividades corriqueiras têm me entediado facilmente. Não consigo me encaixar em um emprego facilmente, pessoas do meu convívio do nada se tornam pedantes e irritáveis. Não tenho muito com quem falar sobre minhas teorias universais ou coisas que passam na minha mente todo o tempo. Meus amigos me acham meio doido, embora digam que sou inteligente e tal. Enfim, deu pra perceber a enorme bagunça que é minha mente (eu espero). Não sei nem porque estou escrevendo isso, talvez seja um desabafo ou uma maneira involuntária do meu subconsciente expor o que é ser eu. Acho que resumindo, não quero passar desapercebido pelo mundo. Um dia vou deixar de existir e por isso quero deixar minha marca, que as pessoas saibam que eu existi e como foi existir. Acho que as artes seriam de ótima ajuda, mas me falta a ação, tudo é só teórico. Bom, de qualquer forma, valeu o espaço pro desabafo espontâneo. Haha

Valeu.

Avatar for Miguel Lucas
Daniel

A tristeza precisa ser encarada como real e deve ser sentida para que também possamos aprender a contá-las. Precisamos diagnosticar a real tristeza em nossa vida para usarmos a ação correta contra ela e por fim darmos lugar ao problema resolvido. Quem camufla a tristeza com sentimentos bons ou motivação positiva está encubando o momento que é inerente aos seres humanos. Lágrimas foram feita para os fortes e precisam ser usadas. Assim como a falsa alegria existe, pior do que ela, só a falsa tristeza controlando um ser de tal modo que apenas viverá achando que a vida será feira de alegrias e não é. Tudo tem que ser vivido, chorado, sorrido, alegrado, entristecido, tudo em seu devido tempo e veracidade. Ficarmos tristes para não permanecermos tristes. Encaro assim a vida!

Avatar for Miguel Lucas
gleysiane

A minha tristeza vem sem que eu entenda o motivo, passo tempos bons e depois derepente a tristeza vem e invade..
fico tão mal

Avatar for Miguel Lucas
Crislayne

Ótimo artigo!
De fato estava precisando ler algo assim. As vezes bate aquela dúvida: se permitir ficar triste por um momento ou tentar driblar esse sentimento?
É preciso reconhecer nossa fragilidade e respeitar nossos momentos que

Avatar for Miguel Lucas
Crislayne

Ótimo artigo!
De fato estava precisando ler algo assim. As vezes bate aquela dúvida: se permitir ficar triste por um momento ou tentar driblar esse sentimento?
É preciso reconhecer nossa fragilidade e respeitar nossos momentos que por vezes, servem como trampolim para o amadurecimento.
Obrigada e grande abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Hérica Ferrari

Maravilhoso artigo!

A tristeza é um sinal de alerta dizendo assim: É preciso mudar, prestar mais atenção em você.
A depressão é diferente de tristeza. Sempre pensei estar com depressão por sentir triste.

Bom isso! Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
JAILSON

Gostei muito do comentário, essa tristeza tem invadido muito o meu ser, pois sou dirigente de uma congregação evangélica, mim sinto muito rejeitado, e é como Senhor comentou tentamos agradar, e fica pior. Não sei como resolver ou agir.Mim ajuda. fico pensando que todos não gosta de mim.

Avatar for Miguel Lucas
ana paula

Quando procurei este assunto na net até q estava um pouco triste, mas devo sofrer de alguma doença q ainda não sei o nome, pois eu até q gosto de me sentir triste as vezes me dá inspiração para desenhar (quando estou alegre é mais difícil expressar isso no papel) e curto sentir minhas "foças" com musicas tristes somente para me jogar mais rápido no fundo do poço, pq eu sei depois que vc chega bem lá no fundo o único caminho que lhe resta é subir. Então encarem a tristeza como algo normal, caso vc não saiba como fazer isso é só se lembrar sem a tristeza vc não saberia oq é felicidade. OBS: FICAR TRISTE É NORMAL, NÃO FICAR QUE É ESQUISITO!!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *