9 conceitos a lembrar quando a vida se torna difícil
Motivação 22/09/2016

9 conceitos a lembrar quando a vida se torna difícil

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Inevitavelmente ao longo da vida todos nós enfrentamos momentos difíceis, momentos de recuos, perdas, decepções, angústias, fracassos, alguma forma de doença. Muitos são os acontecimentos que catalogamos como difíceis de ultrapassar. Quando passamos por dificuldades, por vezes, tendemos a não conseguir perspectivar melhorias, e com isso sofremos. Ainda que nem todo o sofrimento possa ser suprimido, se conseguirmos manter uma atitude positiva e uma perspectiva otimista, por certo, o alívio será maior. Com alguns conceitos em mente, é possível atravessar os momentos tumultuosos com mais esperança e resiliência.

Apresento 9 conceitos para levar em consideração quando a vida se torna difícil:

1. Pare de queixar-se por tudo e por nada

Quando a vida está ficando difícil, importa tomar consciência que irá deparar-se com muitos obstáculos ao seu bem-estar. Aceitar a realidade e agir de acordo com os fatos torna-se primordial. Para que isso seja garantido, a primeira coisa que você tem a fazer é parar de reclamar. Não se precipite nesse comportamento de vitimização. Queixar e lamentar-se como se não merecesse o que está a enfrentar, deixa-o numa situação muito vulnerável face ao problema real. Turva-lhe o pensamento, retira-lhe energia e coloca-o num estado de ressentimento crónico. Nada disto irá ajudar a fortalecê-lo para superar o problema. Mantenha-se firme na sua possibilidade de melhorar a situação, fazendo coisas de acordo com aquilo que quer que aconteça. Mantenha-se no caminho da solução, sem reclamação.

2. Não pense no seu problema de forma catastrófica

Não pense no problema de forma catastrófica. Obviamente que nem todos os problemas têm o mesmo impacto na nossa vida, e por vezes saímos a perder. No entanto, a perda é sempre subjetiva, felizmente temos a possibilidade de retirar ensinamentos perante a realidade dos acontecimentos. Na grande maioria das vezes, os problemas que enfrentamos são o caminho para o crescimento e aprendizagem. Exigem de nós, colocam-nos à prova, fazem-nos partir para a ação, experimentar novas abordagens, novas formas de pensar e agir.

Se perante um problema, o aceitarmos enquanto realidade ou manifestação da vida, conseguimos libertar a nossa mente e todos os nossos recursos para o que mais importa, encontrar uma solução ou forma de lidar eficazmente com aquilo que temos entre mãos. Não se esqueça que a sua felicidade é totalmente baseada na sua perspectiva. Então, ou fica a ruminar no problema ou foca-se em encontrar soluções para ultrapassá-lo.

3. Pare de comparar-se com os outros

Em tempos difíceis, costumamos fazer comparações com os outros. Comparar-se por excesso ou por defeito, ou seja, com quem você acha que está melhor, ou com quem você acha que está pior, e isso pode causar-lhe mais problemas do que benefício. Siga os seus valores, os seus interesses, aquilo que lhe é significativo, que o faz sentir-se bem, o que dá sentido à sua vida, aquilo que você necessita. Cada pessoa é única, e você é único na forma como enfrenta as dificuldades, e igualmente naquilo que aprende ou tira proveito. Seja grato pelas coisas que você tem, pelo alimento que come, a roupa que veste, a casa em que vive. Seja grato pelas coisas que asseguram a sua vida. Certamente ter objetivos de alcançar mais e melhor não é prejudicial. No entanto, passa a sê-lo no momento em que contribui para a infelicidade e sofrimento.

resiliência

4. Tenha fé que as situações mudam

Quando estamos passando por maus momentos, muitas vezes pensamos que não há nenhuma maneira de sairmos disso, pensamos que nada vai mudar. Mas acredite, mudará. Tenha fé em si mesmo, momentos ruins não duram para sempre, de fato, nada permanece para sempre igual. Acredite que as coisas não vão ser assim para sempre. Eles vão mudar, mas você precisa tomar alguma iniciativa para que as coisas mudem de acordo com os seus objetivos. Alinhe as suas ações com a sua fé, permaneça firme e positivo, orientando-se sempre pela “estrela” da solução.

5. Aprenda com os fracassos e erros

Ainda que pareça cliché, aprender com os fracassos será sempre uma palavra de ordem. Se você está falhando, isso significa que você está fazendo algo, você está experimentando alguma coisa. Se você não falhou, isso pode significar que você ainda não experimentou nada. Aprenda com os erros, aprenda a fazer melhor da próxima vez. Observe as pessoas que alcançaram grande feitos e realizações na vida, todas têm histórias de fracassos e erros. Não olhe as suas falhas como desvalorização pessoal ou falta de valor, ao invés, considere-as como novas oportunidades de aprendizagem. Assim, aprenda com os seus fracassos e aproveite cada um deles para perceber o que tem de fazer diferente na próxima oportunidade.


6. Não deixe que a sua felicidade dependa apenas das suas realizações

Quando desejamos muito algo, colocamos toda a nossa energia, atenção e pensamentos nisso. As nossas emoções estabelecem uma forte relação com aquilo que desejamos muito. E, por esse mesmo motivo quando algo não acontece como desejamos, as emoções fazem-se sentir. As emoções negativas expressam-se com grande intensidade e ficamos à sua mercê. Não permita que o seu bem-estar e felicidade dependa exclusivamente dos seus desejos e objetivos. Existem certamente atividades, pessoas e acontecimentos que você dá como garantidos dos quais poderá tirar prazer, satisfação e alegria. Por exemplo, você pode estar a ter problemas em ser promovido, daí advindo mal-estar, mas provavelmente ao mesmo tempo tem amigos que gostam de você, ou vive num país sem guerra, ou tem uma boa relação com os seus pais.

Estou certo que existirão muitos motivos na sua vida para retirar deles alegria, motivação, energia, esperança e força para resolver todos os outros problema que possa estar a enfrentar.

7. Se você quer mudar alguma coisa, comece mudando alguns dos seus comportamentos

Ralph Waldo Emerson disse: “Nada pode trazer paz, a não ser você mesmo.” Estou certo que alguns acontecimentos exteriores a nós mesmos podem contribuir para a nossa paz interior e bem-estar. Mas, na grande maioria das vezes, a incapacidade de nos comportamos de forma diferente perante as dificuldades é o que nos impede de voltar a sentirmo-nos bem. Esforce-se para perceber de que outras formas poderia passar a agir perante o momento difícil que enfrenta, no sentido de minimizar o seu incómodo.

Sabermos ser flexíveis e adequar o nosso comportamento com o objetivo de aliviarmos a nossa dor emocional, é um comportamento promotor de bem-estar.

8. Celebre as pequenas vitórias

Algumas pessoas estão tão viciadas em monitorizar o ambiente que as rodeia à procura do que está mal, que não têm espaço nas suas mentes para comemorarem as pequenas vitórias do dia a dia. Ao ficar-se obcecado pelos problemas, como se estivéssemos sempre em constante ameaça, o mundo torna-se num lugar ruim para viver. Com este conceito em mente todas as pequenas coisas boas que acontecem na nossa vida passam para segundo plano, ignorando-se tudo o que poderia fazer sentir-nos melhor.

Num estado de ressentimento com o mundo, a pessoa não se permite ser feliz. Não se permite divertir. Permita-se experimentar a felicidade, comemore pequenas vitórias, e mais importante, tente concentrar-se nas alegrias, e não apenas no seu sofrimento.

9. Acredite em você e nas suas ações

Acredito que seja possível a todos nós superarmos a grande maioria dos nossos desafios. Para que isso possa acontecer, nos momentos difíceis temos de permanecer firmes e acreditar em nós mesmos. Não deixe que os problemas tomem conta de você. As suas ações e esforços certamente irão fazê-lo sair do problema. Primeiro, você tem de acreditar nisso. Assim que você acredite, o problema está a caminho de ser resolvido. Coloque-se em ação agora mesmo. Mude o que tiver de mudar, procure a informação que necessitar, aproxime-se das pessoas que possam ajudá-lo. Vá em frente, planifique os seus passos e ações e adote uma atitude virada para a solução.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Tiago

Escola Psicologia,

Ralph Waldo Emerson disse: ”Nada pode trazer paz, a não ser você mesmo.”

Lembra-me uma frase de Buda que diz : "A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Alias, tem muitas frases de Buda interessantes, ele era um psicólogo antes mesmo de existir esta área do saber.

O texto tem ótimos conselhos, como sempre.

Tiago

Avatar for Miguel Lucas
RICARDO RJ

Excelentes orientações,muito úteis para todos nós.Paz e sucesso sempre.!

Avatar for Miguel Lucas
Bia

Muito bom, ajudou a aliviar meu sofrimento e a espantar meus pensamento negativos. Sei que estou sofrendo por antecipação, gostaria muito de controlar isso, mas não consigo, parece ser mais forte que a minha vontade.
Sinto-me infeliz por não conseguir deixar que a minha felicidade dependa das minhas realizações. Isso é meio que uma paranoia, ficar pensando que tudo vai dar errado para mim… eu já estou cansada de mim. :/ Obrigada pelo texto.

Avatar for Miguel Lucas
joana alaone

pois é a realidade ta emcada um de nos……. e para tal é necessário crer em ti mesmo

Avatar for Miguel Lucas
Fazolia

Lindo texto.Ajudou-me a reflectir sobre a minha situação pois estou passando por uma dificuldade muito grande pra mim.Tenho chorado quase todos os dias mas eu conheço a minha força e vou superar tudo isso.

Avatar for Miguel Lucas
elaele

Muito legal este site, sério, tenho lido quase todos os posts de vocês. Eu achei estes 9 conselhos ótimos, consegui refletir bastante sobre os momentos ruins que já tive. Se soubesse dessas dicas antes, talvez teria tomado decisões melhores. Deixo meu convite aqui para você conhecer meu site também, é um portal de perguntas e respostas sobre como pensam homens e mulheres: http://elaele.com.br

Até mais.

Avatar for Miguel Lucas
Beatriz

Muito bom ler essas coisas ajudam, só que muito dificil na pratica, como dizem só o tempo vai curando devagar e as coisas que vc faz pra melhorar tb,mas tempo cada um tem o seu as vezes uns; tempo pequeno outros; um tempo enorme que não passa. penso que quando a razão predomina sob a emoção a cura é mais rápida, infelizmente pra mim a emoção predomina, sofro demais, choro demais principalmente por relacionamento. No momento estou ainda em fase de esquecer uma paixão que quase me detonou. Realmente vejo que uns saem tão rapido das dores do término pra outros como dizem a fila não anda, nada acontece. confesso que fiquei muito enfraquecida, decepcionada, desiludida, luto pra sair disso, até acho que estou melhor, mas continuo triste, descrente, solitária, tentando voltar da ilusão do vicio que criei.

Avatar for Miguel Lucas
Bia

O que eu mais preciso hoje é de paz interior, não paro de pensar nesse apego nesse vicio por uma situação que não posso mudar e que mesmo assim desejo pra minha vida. é impossivel permanecer dessa maneira. me desespero, fico angustiada, sei que nada disso adianta só me faz mal. Acho que só morrendo pra acabar logo com isso. O tempo passa, melhoro, mas é oum tormento ficar assim. Tenho a impressão de que nunca vou sarar.

Avatar for Miguel Lucas
Marcos Oliveira

Olha bia nos últimos dias estava assim como você me sentindo triste sem perspectiva da vida. ..Você tem que acreditar em Deus e em você mesma. ..Se a vida não esta como você deseja não desanime …Talvez a sua felicidade está nas pequenas conquistas e você não percebe por causa de sua tristeza. .Tire isso do seu coração e acredite firmemente que você não é menos que ninguém. ..Você pode ..Você tem tudo para vencer basta você realmente querer. ..abraços

Avatar for Miguel Lucas
Ana Manifesta

Foi muito bom, ter contacto com este site, e o meu muito obrigada! ao autor, pelos conselhos sábios. por que textos como estes têm ajudado muita gente.

Avatar for Miguel Lucas
Cláudia

Esse site é maravilhoso, ótimos textos. Reflexão que eu estava procurando. Desde que passei a pensar positivamente e acendendo minha fé em Deus, estou conseguindo superar e lidar com o problema que venho passando. Parabéns pelos textos!

Avatar for Miguel Lucas
Raphael Ferreira

Nada pode trazer paz, a não ser você mesmo.”

Avatar for Miguel Lucas
Alberto Molina Amaral

Muito bom o texto, certamente estará me ajudando no momento de dificuldade que estou passando na minha vida nesse momento. São essas palavras que confortam a nossa alma e também aumenta a nossa fé perante as dificuldades da vida, essa não é a primeira e nem a última dificuldade que provavelmente passarei em minha vida. A vida não feitos de momentos felizes e tristes. Devemos aprender com as frustações, fracassos e perdas em nossa vida para que possamos ser seres humanos mais felizes.

Avatar for Miguel Lucas
Marcia Adrianny Oliveira

Maravilhosas reflexões!! Parabéns Miguel Lucas!!!

Avatar for Miguel Lucas
Roseli

O poder estar dentro de nós mesmo,
nós que fazemos o Milagres que está dentro de nós
assim como a Paz nós é que fazemos
Muito bom seu texto…
Não consigo sair da cama, ou a Cama não me larga….

Avatar for Miguel Lucas
Mário

Boa tarde, estou em uma fase complicada e gostaria de trocar uma ideia por e-mail em particular? É possível? Aguardo. Um abraço

Avatar for Miguel Lucas
GRILO - ANGOLA

Gostei do artigo porque apareceu num momento exaro em que estamos enfrentar dificuldades variadíssimas. prometo seguir este caminho para algumas soluções.

Avatar for Miguel Lucas
Jolie

È muito difícil pensar que não vamos conseguir ir em frente por causa dos problemas,mas sempre existe uma luz no fim do túnel, devemos ser fortes e corajosos para conseguir encontrar a verdadeira luz,as perdas são necessárias, e com elas vem o aprendizado "!"!"!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *