Fortaleça o seu sistema imunológico através da regulação emocional - Miguel Lucas
Saúde e Bem-Estar 22/09/2016

Fortaleça o seu sistema imunológico através da regulação emocional

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Na atualidade é fácil sentirmo-nos impotentes, pois todos enfrentamos esse inimigo invisível conhecido por Covid-19. É um inimigo onde não vale a pena mobilizar os exércitos para vencer. Mas atenção, cada um de nós possui o seu próprio exército que usamos para nossa própria defesa. É o nosso sistema imunológico. Possuímos células especializadas, como as células T e glóbulos brancos que atacam germes e vírus invasores. E quanto mais saudável o nosso sistema imunológico, mais eficaz é contra esses invasores. Então, fortaleça-se, mantendo o seu sistema imunológico na sua melhor forma possível.

De uma perspectiva emocional, a chave para manter o seu sistema imunológico forte, em vez de sabotá-lo, está na maneira como você lida com as suas emoções e como reage a todo o estresse provocado pela situação que enfrenta. A sua mentalidade não pode combater os vírus, mas pode fortalecer o seu sistema imunológico ou ao invés, prejudicá-lo.

Cérebro emocional

O cérebro e o sistema imunológico estão em constante comunicação nesse delicado equilíbrio que pode ser interrompido por qualquer tipo de estresse físico ou emocional. A conexão mente-corpo não é apenas uma teoria. A modulação da resposta imune (a nossa defesa contra a infeção) é mediada por uma complexa rede de sinais entre o seu sistema nervoso, sistema endócrino e sistema imunológico, incluindo também as suas emoções.

Estressores (eventos que representam uma ameaça) por causa do seu impacto nos dois principais sistemas, podem causar desregulação do sistema imunológico. Esses sistemas libertam hormônios em conjunto com eventos negativos e emoções negativas.

Apenas um exemplo é a libertação de cortisol que pode provocar múltiplas alterações imunológicas adversas quando prolongada. O seu corpo-mente não possui recursos ilimitados e está sempre fazendo escolhas para onde enviar a sua energia. Uma das opções básicas é entre defender e proteger, ou manter, curar e crescer.

A ameaça atual do coronavírus é um perigo para o seu sistema imunológico por três razões:

O perigo é real e sério, não há uma data de término clara e há muita incerteza. Isso reune as condições necessárias para uma resposta contínua e intensa ao estresse, podendo enfraquecer o sistema imunológico. Mas não tem necessariamente de ser assim!

O que pode ser feito?

Desenvolver a capacidade de perceber que estamos na presença de uma determinada ameaça ou gatilho, que faz disparar emoções negativas em nós e conseguir não reagir de forma automática, evitando assim reagirmos negativamente, é o processo que pode permitir agredir menos as nossas defesas imunológicas e consequentemente evitar ter abalos emocionais devastadores.

É importante saber identificar a grande maioria dos gatilhos que temos dentro de nós (determinadas memórias, crenças, formas de interpretação, frustrações, expectativas, mágoas, rancores, ciúmes, medos) assim como os gatilhos exteriores (atividades, situações, cenários, acontecimentos, lugares, pessoas, compromissos, tarefas, conversas) que mexem connosco e que nos alteram o nosso estado de ser através da ativação de determinadas reações emocionais pejorativas (ansiedade, desânimo, irritabilidade, raiva, decepção, arrependimento, sentimento de culpa, angústia, nojo, vergonha, abatimento, injustiça).

No fundo, este processo, permite que se desenvolva a capacidade de sentirmos que o nosso corpo está a transformar-se internamente, que o nosso humor está a alterar-se negativamente. Para que, depois, conscientemente, consigamos dar indicações a nós mesmos para não seguirmos esses sentimentos e pensamentos negativos, e ativarmos um conjunto de estratégias psicológicas que permitem regular esse mesmo estado, para um estado mais capacitador, e com isso ficarmos mais capazes de lidar com as situações desafiadores.

Neste sentido, quero dar-lhe a conhecer o meu livro: Clique aqui => Desenvolvimento de Habilidades emocionais

Os ensinamentos, conceitos, abordagens, pensamentos e passos que encontra no livro estão direcionados para ajudá-lo a tomar melhores decisões, a adequar-se melhor às circunstâncias que enfrenta e a lidar de forma mais eficaz com os outros ou com situações desafiadoras.

Promover uma sensação de controle e positividade durante esta crise

A sua mentalidade mais eficaz é aquela que promove uma sensação de controle. Opte por uma abordagem mental construtiva. Experimente esta crise como um desafio a ser superado. É fácil esconder-se ou esconder-se dos perigos que você enfrenta. E essa pode ser a sua tendência normal. Isso pode fazer com que se sinta desamparado e ainda mais estressado.

Tente ser otimista e esperançoso. Esta é uma oportunidade para cultivar a positividade. O otimismo e a esperança ajudarão a fortalecer o seu sistema imunológico. Embora seja difícil ser positivo durante esse período, descobrir como você pode ser positivo reduzirá o impacto do estresse.

Para aprofundar este assunto, leia: 8 maneiras para manter-se positivo na sua vida

É claro que existem muitas preocupações, mas assim que você as resolva, deixe-as ir por um momento e mude para uma atitude mais positiva. Pense no que você tem ainda para viver.

Se ao invés as emoções negativas, o medo e o desespero tomarem conta de si, o sofrimento emocional instala-se e os seus recurso físicos e mentais ficam comprometidos, diminuindo as suas defesas imunológicas. Mas não tem de ser assim, você pode aprender a gerenciar as emoções e consequentemente ficar mais preparado para responder às exigências emocionais e físicas que a pandemia nos “obriga” a enfrentar.

O primeiro passo no seu fortalecimento imunológico é desenvolver abordagens psicológicas e recursos emocionais começando com o desenvolvimento de habilidades emocionais.

Para ficar a conhecer o meu livro clique aqui => Desenvolvimento de Habilidades Emocionais

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
João Pires

Muito inteligente e oportuno. Se não manifestar discordância tenciono publicar uma selecção como segue: “Fortaleça o seu sistema imunológico através da regulação emocional” de Miguel Lucas, é o melhor artigo sobre o que me parece mais importante de milhões de horas de informação na TV, publicações e online. (? Com autorização do autor Miguel Lucas
segue a minha seleção do mais importante. pode ler o artigo completo aqui: ): “… cada um de nós possui o seu próprio exército que usamos para nossa própria defesa. É o nosso sistema imunológico. Possuímos células especializadas, como as células T e glóbulos brancos que atacam germes e vírus invasores. E quanto mais saudável o nosso sistema imunológico, mais eficaz é contra esses invasores. Então, fortaleça-se, mantendo o seu sistema imunológico na sua melhor forma possível… a chave para manter o seu sistema imunológico forte, em vez de sabotá-lo, está na maneira como você lida com as suas emoções e como reage a todo o estresse provocado pela situação que enfrenta. A sua mentalidade não pode combater os vírus, mas pode fortalecer o seu sistema imunológico ou ao invés, prejudicá-lo… O cérebro e o sistema imunológico estão em constante comunicação nesse delicado equilíbrio que pode ser interrompido por qualquer tipo de estresse físico ou emocional. A conexão mente-corpo não é apenas uma teoria. A modulação da resposta imune (a nossa defesa contra a infeção) é mediada por uma complexa rede de sinais entre o seu sistema nervoso, sistema endócrino e sistema imunológico, incluindo também as suas emoções. Estressores (eventos que representam uma ameaça) por causa do seu impacto nos dois principais sistemas, podem causar desregulação do sistema imunológico. Esses sistemas libertam hormônios em conjunto com eventos negativos e emoções negativas… a libertação de cortisol pode provocar múltiplas alterações imunológicas adversas quando prolongada. O seu corpo-mente não possui recursos ilimitados e está sempre fazendo escolhas para onde enviar a sua energia. Uma das opções básicas é entre defender e proteger, ou manter, curar e crescer.
A ameaça atual do coronavírus é um perigo para o seu sistema imunológico por três razões:
O perigo é real e sério, … reune as condições necessárias para uma resposta contínua e intensa ao estresse, podendo enfraquecer o sistema imunológico. Mas não tem necessariamente de ser assim! …
Desenvolver a capacidade de perceber que estamos na presença de uma determinada ameaça ou gatilho, que faz disparar emoções negativas em nós e conseguir não reagir de forma automática, evitando assim reagirmos negativamente, é o processo que pode permitir agredir menos as nossas defesas imunológicas e consequentemente evitar ter abalos emocionais devastadores.
É importante saber identificar a grande maioria dos gatilhos que temos dentro de nós (determinadas memórias, crenças, formas de interpretação, frustrações, expectativas, mágoas, rancores, ciúmes, medos) assim como os gatilhos exteriores (atividades, situações, cenários, acontecimentos, lugares, pessoas, compromissos, tarefas, conversas) que mexem connosco e que nos alteram o nosso estado de ser através da ativação de determinadas reações emocionais pejorativas (ansiedade, desânimo, irritabilidade, raiva, decepção, arrependimento, sentimento de culpa, angústia, nojo, vergonha, abatimento, injustiça)… este processo, permite que se desenvolva a capacidade de sentirmos que o nosso corpo está a transformar-se internamente, que o nosso humor está a alterar-se negativamente. Para que, depois, conscientemente, consigamos dar indicações a nós mesmos para não seguirmos esses sentimentos e pensamentos negativos, e ativarmos um conjunto de estratégias psicológicas que permitem regular esse mesmo estado, para um estado mais capacitador, e com isso ficarmos mais capazes de lidar com as situações desafiadores.
Neste sentido, quero dar-lhe a conhecer o meu livro: “Desenvolvimento de Habilidades emocionais”. …
Opte por uma abordagem mental construtiva. Experimente esta crise como um desafio a ser superado. É fácil esconder-se ou esconder-se dos perigos que você enfrenta…
Tente ser otimista e esperançoso. Esta é uma oportunidade para cultivar a positividade. O otimismo e a esperança ajudarão a fortalecer o seu sistema imunológico. Embora seja difícil ser positivo durante esse período, descobrir como você pode ser positivo reduzirá o impacto do estresse… leia: 8 maneiras para manter-se positivo na sua vida … mude para uma atitude mais positiva. Pense no que você tem ainda para viver… você pode aprender a gerenciar as emoções e consequentemente ficar mais preparado para responder às exigências emocionais e físicas que a pandemia nos “obriga” a enfrentar.
O primeiro passo no seu fortalecimento imunológico é desenvolver abordagens psicológicas e recursos emocionais começando com o desenvolvimento de habilidades emocionais… ” Mais: https://www.miguellucas.com.br/fortaleca-o-seu-sistema-imunologico-atraves-da-regulacao-emocional/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+escolapsicologia+%28Escola+Psicologia%29.
Tenciono publicar aqui: https://piresportugal.wordpress.com ou https://onu-w-gov.blogspot.com.
Desde já agradeço a autorização que espero receber.
Com um abraço
Pires

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *