Aprenda a apreciar as coisas da vida redirecionando a sua atenção
Desenvolvimento Pessoal 22/09/2016

Aprenda a apreciar as coisas da vida redirecionando a sua atenção

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas
Digo com todo a certeza que o objetivo mais comum de todos nós é querermos ser felizes. Queremos sentir alegria, bem-estar e realização pessoal. Queremos concretizar os nossos sonhos e com isso ganhar a noção que estamos a caminhar no caminho que queremos percorrer. Mas o que dizer quando algumas destas coisas ficam comprometidas? Quando a nossa atenção se fixa em todas aquelas coisas que nos retiram energia, que nos mandam abaixo, que nos fazem temer o futuro? Ou quando nos percepcionamos ilusoriamente incapazes? Por vezes, para construirmos a vida que queremos desfrutar livremente a cada momento, exige muito mais trabalho, muito mais autodesenvolvimento do que muitos de nós acreditamos ser necessário. Perante isto, o que pode ser feito?

Libertar-se da preocupação

Se estamos constantemente preocupados com o futuro, como podemos aproveitar o presente? A resposta é que não podemos. Então, como podemos libertar-nos da preocupação? A resposta é simples, mas trabalhosa. Primeiro, para as pessoas que estão a ser afetadas na sua vida pela ansiedade, julgando nem ter grandes motivos para que isso aconteça, ou que enfrentam uma situação que usualmente não causa ansiedade aos outros, podem estar a sofrer de algum transtorno de ansiedade que necessite de ajuda profissional, seja terapia ou medicação, ou ambas. Felizmente, no entanto, este grupo constitui na realidade a minoria das pessoas.

Para a maioria de nós não passamos a maior parte de nossas vidas inundados em preocupação. Ainda assim, importa saber que não estamos imunes a picos de experiências de ansiedade, principalmente quando pensamos sobre determinados aspetos do futuro que podem facilmente obstruir a nossa capacidade de aproveitar o presente. Que impedem de aproveitarmos a vida na sua plenitude.

Parte do problema, é que, para que você possa ficar totalmente imerso no momento presente, tem de abandonar a grande parte dos seus pensamentos, para que apenas experiencie. Para que apenas viva a sua experiência na totalidade no momento presente. Mas a humanidade, evoluiu pensando, e não apenas sobre qualquer coisa, mas especificamente sobre o futuro (ser capaz de pensar no futuro e planejá-lo deu-nos uma enorme vantagem de sobrevivência).

Para aprender a gostar de nós mesmos, para progredirmos, para nos tornarmos melhores pessoas, ou sermos promovidos no emprego, nós não podemos parar de pensar completamente e viver apenas no momento presente, temos sim, de pensar no futuro. Mas devemos pensar no futuro apenas quando nos serve fazê-lo, e não quando isso não nos beneficia. Mas como podemos aprender a fazer isso?

atenção

A capacidade de dirigir conscientemente a nossa atenção

Os nossos cérebros são máquinas de movimento perpétuo. Nós não conseguimos realmente parar de pensar, mesmo quando estamos totalmente imersos no momento presente. Mas se estamos ou não estamos experimentando fluxo depende se estamos orientando os nossos pensamentos para o nosso interior ou para o experiência naquele momento. (O “eu” que pode escolher entre dirigir a atenção para os nossos pensamentos ou para a nossa experiência, é separado de ambos.) Isto é, nós não podemos realmente impedir-nos de ter pensamentos, mas podemos impedir-nos de prestar atenção a esses mesmos pensamentos no momento que tomamos consciência deles. Principalmente quando esses pensamentos nos perturbam, nos retiram capacidade, nos botam a baixo.

A melhor maneira de parar de prestar atenção aos pensamentos que geram ansiedade, não é à força, tentando resistir-lhes  (os estudos mostram que isso amplia-os). Em vez disso, temos de ser capazes de focar conscientemente a nossa atenção em outra coisa que nos possa mudar o estado incómodo em que nos encontramos. Como? Com outros pensamentos que nos permitam gerar novas sensações e sentimentos. O ideal seria que qualquer atividade que estivéssemos a realizar no presente fosse suficiente para nos distrair dos pensamentos intrusos, mas isso claramente não é o que frequentemente acontece.

Se estamos constantemente a ser distraídos por uma obsessão, por exemplo, com uma situação futura, que nos atrai consistentemente a atenção para longe do momento presente, temos de encontrar um pensamento alternativo que nos distraia para longe dessa obsessão. O pensamento alternativo precisa ser prazeroso e não produtor de ansiedade. E nós não podemos simplesmente ir procurá-lo quando a preocupação obsessiva aparece. Precisamos tê-lo pronto. Necessitamos que essa capacidade de focar intencionalmente a atenção em algo prazeroso ou vantajoso esteja treinada. Isso tem de ser feito até ao ponto em que você consiga focar-se no seu próprio “pensamento funcional”, para que consiga empurrar-se para longe da ruminação obsessiva sobre o futuro, e assim, possa desfrutar o presente.

Por isso, três passos importante têm de ser assegurados por você:

1 – Saber que tipo de pensamentos obsessivos ou perturbadores não são bem-vindos.

2– Criar antecipadamente pensamentos de substituição (em forma de crenças e/ou diálogos internos que pode dizer para si mesmo, ou até de imagens).

3 – Focar a sua atenção intencionalmente no “pensamento funcional” previamente criado no passo 2, no momento que se sentir perturbado por outro tipo de pensamentos.

Perder e recuperar a atenção

A melhor maneira de treinar a sua atenção, é gastar algum do seu tempo a aprender a reconhecer quando a perde. No momento em que perde a sua atenção relativamente ao que estava a realizar, ou onde ela deveria continuar, você fica com a possibilidade de treinar o redirecionamento da atenção. O treino de colocar a sua atenção onde pretende, efetua-se no processo de perdê-la e recuperá-la. Na verdade funciona como se tivesse a exercitar um músculo num processo de contração extensão. Por cada vez que perde a sua atenção e a consegue recuperar, você está a fortalecê-la como se de um músculos se tratasse. Você está exercitando a atenção.

Desfrutar dos nossos momentos presentes (ter a mente focada na experiência) pode parecer algo que devia acontecer naturalmente e não necessitasse de esforço, mas na verdade muitas vezes é bastante difícil. As pessoas que meditam sabem que a prática do foco no presente pode melhorar a capacidade de fazê-lo, e por isso fazem-no. Apesar de ser útil colocar a nossa mente (atenção) no futuro, devemos treinarmo-nos a fazer isso apenas o tempo suficiente para construir visualmente algo benéfico. Ao ficarmos a ruminar demasiado no futuro, colocando-nos em cenários catastróficos e improváveis de acontecer, isso pode comprometer a nossa capacidade de desfrutar a vida que realmente vivemos.

Abraço,

Miguel Lucas

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Comentários
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Aline

Bom dia, gostaria de lhe agradecer, pois tem complementado em minha vida estudar seus artigos.
Que Deus continue te abençoando.

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Miguel Lucas

Olá Aline,

Grato pelas suas palavras. Fico muito contente por poder contribuir para o seu desenvolvimento pessoal.

Abraço,

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sandra

Muito bem escrito seu texto. Um aprendizado que ajuda muito para melhorar nossas atitudes diante de certas situacoes que nos afligem. Adore.

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Miguel Lucas

Olá Sandra,

Obrigado pelas suas palavras. Tudo de bom para você.

Abraço,

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josivaldo

Boa noite, Miguel Lucas o mais interessante dos teus artigo para mim é que, já faz algum tempo em que logo após eu ter passado por um momento "difícil" na vida, e após ter meditado sobre o assunto, chego a uma conclusão em minha vida. É ai é que está a questão, minutos após ter tido as conclusões, geralmente chega um e-mail teu para mim, com teus artigos, assim como este, que confirmam que meus pensamentos ou minhas conclusões estão na direção certa, ou pelo menos eles coincidem com teus artigos. É como que se teus artigos estivessem em sincronismo com as conclusões que chego, e isso para mim é importante. Bom, como acredito que na vida nada é por acaso, acredito que teu trabalho é muito importante para muitas vidas, assim como está sendo para a minha, e portanto sinto-me grato pelo teu trabalho e vontade de contribuir com ele, e tão logo eu puder assim o farei.

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Miguel Lucas

Josivaldo,

A vida por vezes manifesta-se de formas muito particulares e inteligentes.

Eu irei continuar a publicar artigos, fico esperançado que a grande maioria possa acrescentar algo de positivo na sua vida.

Estamos Juntos 😉

Abraço,

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Cristina

Bom dia Miguel Lucas. O que mais preciso no momento é tirar os pensamentos obssessivos da minha mente. O seu texto vem me mostrar o caminho a seguir, que não é fácil. Obrigado mais uma vez.
Um grande abraço.

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omar

Meu caríssimo, seus artigos tem me ajuda bastante é como se ao escrever pretendes atingir a minha alma todavia não se ilude com os elogios continue trabalhando bastante. Um forte abraço.

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MAFALDA

palavras boas de se ler a essa altura que estou a passar por um momento um pouco complicado no meu trabalho e um trabalho que me deixa desgastada ao mesmo tenho vontade de deixar mas por nao ter outra oportunidade em vista acabo ficando mais ja nao aguento

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Rosana

Miguel,

Parabéns pelo site!
Leio seus posts há vários anos e sempre aprendo coisas novas, muito úteis e de excelente qualidade aqui.
Gosto muito da maneira como escreve, sempre muito didática e com dicas práticas, o que é muito importante para o crescimento e o desenvolvimento das qualidades que todos possuímos.

Desejo muito sucesso à você,
Rosana

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Leandro

Sensacional, como sempre! Mais uma vez, obrigado 🙂

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Edmundo

Obrigado…continua fazendo esse trabalho excelente

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Lays

Miguel, seu trabalho é excelente! Muito obrigada pelos seus textos.. eles me confortam e me iluminam!
Bjs

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Paula

Miguel Lucas você é um excelente profissional.

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Elder Chagas Coutinho

Vc e um genio, peco a Deus que seu seu nome entre pra historia e peco que Deus lhe de a recompeca pelo seu trabalho.

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SImone

Excelente! Me ajudou muito. Obrigada!

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