Abrace a vida: Liberte-se da sua prisão psicológica e limitações
Desenvolvimento Pessoal 22/09/2016

Abrace a vida: Liberte-se da sua prisão psicológica e limitações

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Todos nós ao longo da vida vamos construindo um modelo do mundo. Vamos acumulando experiências que nos fazem ter uma ideia acerca de nós mesmos, do nosso potencial e das nossas limitações. A sociedade, educadores, amigos, familiares, contribuem para a construção da grande maioria das nossas crenças. Aquilo em que acreditamos tem uma forte influência na forma como experimentamos o mundo, e igualmente na forma como interpretamos a nossa história de vida.

A necessidade que temos para construirmos certezas que nos ajudem a caminharmos seguros e confiantes, pode conduzir-nos a excessos de catalogação, a excessos de “ses” e “deverias”, tornando-nos pouco flexíveis na forma como pensamos, sentimos e agimos. Por vezes, a nossa forma de ser e de interpretar o mundo leva-nos a criar barreiras e obstáculos ao nosso bem-estar e felicidade.

Num esforço para nos adaptarmos e adequarmos ao mundo, em retorno, todos nós vamos criando limitações ilusórias, criando prisões psicológicas que nos fazem sofrer das mais variadas formas.

Em baixo apresento um texto representativo da construção das nossas limitações, preconceitos e prisões psicológicas:

“Em mim habitam muitas limitações, preconceitos e insensibilidades impostas pelos outros, pela sociedade e cultura.
Às vezes tão incisivas que me fazem olhar para mim de forma rígida, cheias de “ses” e “devias”,
Critico-me a mim, aos outros, às coisas, aos ricos, aos pobres, aos muçulmanos, aos cristãos, aos gays, aos do norte, aos do sul,
Sempre com a dose certa de malícia, suficiente para obscurecer a minha bondade, empatia, compaixão, solidariedade,
Tudo isso por medo, por tomar partido, por proteção, por vaidade, por supremacia, talvez até por sobrevivência,
Dia a após dia, vou ficando encarcerado pela minha maledicência que me afasta do amor,
O amor, tantas vezes esquecido,
justifico esse esquecimento pela mágoa, pela “casca” dura que o olhar com desdém construiu,
Vivo dentro dessa fortaleza que me afasta da humanidade,
Que me mantém longe da expressão livre e simplista da minha mais profunda natureza – o amor e a capacidade de ser amado,
Nos recônditos da prisão que construí á minha volta, sempre no pressuposto de me proteger, de afastar “aqueles” que julgo serem diferentes (piores),
Isolei-me de todos, inclusive dos que julgo serem iguais a mim,
Olhei mais profundamente e à minha volta vi tantos iguais a mim, também eles presos nas suas prisões construídas por eles próprios,
Eu, eles, e os outros, estamos vivendo em prisões que nos obrigam a distanciarem-nos,
que nos obrigam a deixarmos de nos expressarmos livremente com as convicções que deveriam ser respeitadas,
Que nos impedem de nos ajudarmos,
que nos impossibilitam de nos olharmos como iguais num mundo que é de todos e para todos,
Talvez todos, eu você e os outros devêssemos abrir as nossas próprias prisões (corações) e contribuir para que outros abram também as portas das suas próprias prisões (corações),
Corações abertos são a expressão de uma alma fraterna.
Vamos abrir os nossos corações.”

– Miguel Lucas

Construa autoconfiança abraçando a incerteza

A confiança é muito mais do que ter certezas absolutas. É sobre estar disposto a ir além da sua zona de conforto, quando não há absolutamente nenhuma evidência de que você vai conseguir. Pense nisso desta maneira. A autoconfiança é baseada na sua capacidade de orientar-se e confiar nas suas próprias habilidades, sabendo que não importa o que aconteça, você vai sempre dar o seu melhor para atingir aquilo a que se propõe.

Você tem medo de enfrentar algo novo? Quando você tenta fazer algo novo, abandona o seu desejo de estar no controle. É a ânsia de antecipadamente querer saber os resultados, o desejo de controlar e a incapacidade de se render que cria o medo. Entre na incerteza de cabeça erguida. Na grande maioria das vezes a vida é incerta.

Assuma a responsabilidade das suas escolhas

Ninguém está vindo para salvá-lo. Você tem que assumir a responsabilidade da sua própria vida e o que acontece nela. As outras coisas e as outras pessoas podem certamente ajudá-lo em determinadas circunstâncias. Mas você é o principal responsável.

Você pode sair por aí culpando a sociedade, ou algumas pessoas pelos seus problemas. Nas finanças. Na saúde. Você sempre pode encontrar bodes expiatórios para julgar e sentir-se melhor sobre si mesmo. Você pode procurar constantemente suporte nos outros, ficar na sua sombra, dependente. Você pode fazer isso para o resto de sua vida, se quiser. Mas será o melhor para você? Acredito que não. O que tiver que ser feito, é você quem tem que assumir a responsabilidade e fazê-lo, diretamente ou indiretamente.

Sim, as coisas nem sempre podem seguir o caminho desejado. Você vai cair e tropeçar, e provavelmente você vai ter má sorte de vez em quando. Mas você pode sempre concentrar-se em si mesmo e fazer o que pode ser feito com o que tem, em qualquer situação que possa surgir na sua vida. Ninguém está vindo, você é que está indo. Indo ao encontro de melhorar a sua vida.

liberdade

Escute a si mesmo

Não podemos esperar estar no controle das circunstâncias da nossa vida, quando não conseguimos controlar a nossa mente por cinco minutos. A reflexão e autorregulação é a prática diária que vai permitir manter-se firme e confiante nos momentos mais inoportunos. É a arte de escutar a si mesmo. É uma prática que nos permite sintonizar e ajustar as principais áreas das nossas vidas: a mente e o espírito.

Tome algum do seu tempo para ficar consigo mesmo, sem julgamento. Observe-se, tranquilize-se, viaje consigo sem sair do seu lugar. Respire, inspire e expire, nesse intervalo vive a sua tranquilidade.


Apoie a si mesmo

Alimente a sua mente com a abertura para excelência. Alimente a sua mente com palavras de incentivo, com palavras calorosas e motivadoras que permitam ir ao encontro daquilo que deseja. Procure em si, procure nos outros, e naquilo que o rodeia uma forma construtiva de se elevar, de puxar por você. Agite a sua inteligência e permita-se a usá-la em seu favor. Não se deixe oprimir pelo seu humor diminuído, não se deixe ofuscar pelos seus medos, não se deixe travar pelos seus fracassos e não se deixe desanimar nos recuos. Olhe para si, procure em si, você é capaz de empurrar-se a si mesmo na direção daquilo que pretende alcançar.

Respeite a si mesmo não criticando, julgando, ou negando o que você sente. Fortaleça-se com muito descanso, alimentos saudáveis, tempo de silêncio, e não se esqueça de divertir-se.

Seja você mesmo

Tenha a coragem de ser exatamente quem você é, sem desculpas. Admita seus erros sem mandar-se para baixo. Liberte-se de toda a vergonha! Liberte toda a culpa! Você não pode viver plenamente se estiver escondendo-se atrás de quem você era. Concentre-se no que é, neste momento, que é você mesmo.

Caminhe liberto de ressentimentos

Se você sabe que a sua vida é uma viagem e pretende torná-la no seu destino divino, você deve aprender a viajar com pouca bagagem! Desfaça-se das atitudes abrasivas, apetites viciantes e medos irracionais que você deixou acomodarem-se no seu coração e mente. Carregue um pouco de verdade, uma cápsula de coragem, um punhado de fé, um bolso cheio de paz de espírito, e faça-se ao seu caminho!

Construa algo sempre que necessário

Remodelar a nossa vida em períodos de mudança é um processo familiar. Como um castelo de areia, estamos constantemente a mudar, recriar, remodelar a nós mesmos à medida que vamos sendo influenciados por nossas famílias, amigos e ambiente ao nosso redor. À medida que crescemos, fazemos escolhas para adicionar novos comportamentos e eliminar outros. Nós construímos túneis e pontes para ligar a nossa vida com pessoas significativas, vamos construindo muros e fossos para nos proteger do perigo.

Tempestades frequentes e ondas fortes, de tempos em tempos quebram os nossos castelos. Quando a tempestade passa, muitas vezes tiramos algum tempo para retiro e reflexão. Às vezes, nós escolhemos fazer alterações em nosso castelo de areia, esforçamo-nos para torná-lo um pouco mais perto de nossos próprios pontos de vista e sonhos. Não se apegue demasiado ao seu castelo, prepara-se para o momento em que ele se desmorona, e construa um novo sempre que isso lhe fizer sentido. Você é o construtor da sua vida!

Alivie o seu fardo

Concentre-se em tudo o que é ou foi extraordinário na sua vida. Aprenda a encontrar alegria no momento, quando você tem razões para expressar a sua alegria. Seja grato pela sua respiração, saúde, casa, família, amigos e tudo o que é maravilhoso. Comemore a sua luta e sucesso. A vida é cheia de altos e baixos. É um processo de aprendizagem. Não se apegue nas suas dificuldades, obstáculos e medos. Desistir pode ser uma opção, mas nunca é o caminho.

Tenha um sentimento de admiração sobre o desconhecido. Aprenda a desfrutar a sua viagem e as suas escolhas. Mantenha a calma e continue com um sorriso em seu rosto. Escolha ser livre, livre de decidir que passos dar.

Eu olho para mim,

Onde sinto o calor do sol,
Onde posso vislumbrar a beleza cintilante das estrelas,
Onde posso sentir a leveza da minha respiração,
Onde a compaixão cresce,
Onde a minha alegria me acalenta o coração,
Olho para mim e vejo o reflexo de tantas outras pessoas,
Onde se expressam através do meu conhecimento,
Onde se misturam com as minhas ambições,
Onde se manifestam nos meus sentimentos,
Eu olho para a minha força,
Sinto-a a vibrar a cada desafio,
A crescer na profundidade da minha alma,
Eu olho e vejo imensas formas da vida se expressar em mim,
Onde posso reconstruir-me a cada decepção,
Onde posso relembrar-me das minhas conquistas,
Onde posso amar e ser amado,
Olho para mim e percebo tudo aquilo que posso realizar,
Como é bom olhar para mim e sentir o pulsar da vida,
Olhando para mim, sinto-me bem-aventurado,
Olhar e poder ver a beleza de estar vivo e poder crescer dentro de mim,
Olho e vejo-me a transformar-me na vida e a vida a transformar-se em mim,
Eu e a vida somos ambos a mesma coisa,
Como é bom olhar-me, ver-me, ver a vida a fluir e eu a fluir com a vida.

– Miguel Lucas

Pense nisto: “O que vou fazer hoje para atualizar a mim mesmo, de forma a que me torne na versão mais grandiosa, verdadeira e extraordinária daquilo que julgo ser?”

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”

Receba os vídeos gratuitamente no seu email e aprenda como superar a depressão.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Tatiane Ferreira

Adorei seu blog e tenho lido todas as matérias. Estou passando por um momento difícil e na busca por ajuda achei esse espaço maravilhoso.Tenho encontrado ferramentas para educar a mente, deixando-a mais forte pra que o medo não me paralise diante dos desafios. Muito obrigada por estender seus conhecimento de forma gratuita. Você tem me ajudado.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Tatiane, obrigado pelo comentário.

Agradeço o feedback acerca do benefício da implementação das "ferramentas" que disponibilizo através do artigos.

Força para os seus objetivos.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Zípora Prado

Olá, Miguel! Amei a sua postagem. Eu preciso muito aliviar o meu fardo. Você faz uma colocação onde diz que precisamos aliviar nosso fardo. Eu gostaria muito de fazer isso. Mas como fazê-lo se sou muito negativa? Seria uma experiência libertadora. Você poderia falar sobre as pessoas negativas e pessimistas? Gostei das informações e vou tentar aplicá-las em minha vida. Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Zípora, obrigado pelo comentário.

Em resposta ao seu pedido, deixo um link para leitura: http://www.escolapsicologia.com/liberte-se-da-sua-carga-emocional-negativa/

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
elaele

Muito bom os textos deste blog. É um excelente site para aprender a olhar para dentro de si e começar a buscar coisas novas na vida. Da para crescer muito com estes artigos. Deixo meu convite aqui para você conhecer meu site também, é um portal de perguntas e respostas sobre como pensam homens e mulheres: http://elaele.com.br

Até mais.

Avatar for Miguel Lucas
Giliardy

Não lembro quando fiz a assinatura da newsletter do site, mas desde a primeira que recebi, sinto um enorme prazer em lê-las.
Miguel, parabéns pelos textos que escreve e as dicas que disponibiliza neles.
Creio que muitas pessoas encontram respostas para suas dúvidas e angústia, através destas leituras.

Abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Evandro

Olá meu amigo Miguel.. tudo bem!
Tive sindrome do panico e graças a pessoas/profissionais como vc consegui sair deste problema terrível.. a única coisa que me atormenta é o momento de ir dormir.. o simples fato de deitar na cama e saber que vou dormir me tira sempre o sono e rolo na cama por horas.. se estou assistindo um filme acabo dormindo as vezes se não tenho a "preocupação" de ir dormir.. vc teria alguma dica para me dar?

Muito obrigado por seus textos sempre incríveis.
Abraço!!

Avatar for Miguel Lucas
Dinora sabina

Olá Miguel!
Sou Sabina sou psicóloga e encontrei seus textos na internet
Comecei a ler. São bons e instrutivos.
Tenho consultório atuo como clínica e atendo muitos depressivos. Estou montando grupo de auto ajuda para trabalhar com pacientes em crise.
Caso tenha algum matéria específico a indicar ou seu. Lhe serei grata pela indicação.
Grande abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Dinora, obrigado pelo comentário.

Fico muito orgulhoso por saber que tenho colegas que valorizam o meu trabalho, isso permite-se também continuar a partilhar conteúdos que possam ajudar a todos, pacientes e profissionais.

Relativamente ao pedido, por favor envie um email para: geral@escolapsicologia.com

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Leonardo Nascimento Rodrigues

Olá, Parabéns pelo blog! Que Deus continue te iluminando, e que as suas palavras possam edificar muitas pessoas que passam por situações difíceis nessa vida. Psicologia vai muito mais além do que aconselhamento, do que simples palavras, Psicologia é amor ao próximo, digamos assim. Estou cursando Psicologia, e o meu objetivo é poder ajudar muitas pessoas a se encontrarem nesse mundo que é imenso, onde infelizmente existe muitas coisas ruins, mas que não deixa de ser solucionável para quem tem coragem de lutar por uma vida melhor.

Avatar for Miguel Lucas
Paty

Desde que descobri seu sitel e tenho feito das leituras um ritual diário, minha forma de pensar e encarar a vida se tornou muito mais otimista.
Miguel Lucas, gostaria de agradecer e parabenizá-lo por esse trabalho incrível que você faz, proporcionando aos seus leitores esses textos mais que incentivadores e sim transformadores.
Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
carla

Escrevo para agradecer por partilhar tua visão de mundo esperançosa e teus conhecimentos. Estou em tratamento há muitos anos, com altos e baixos e leio algumas coisas aqui ja tem um tempo. Por vezes é uma benção e um alívio acessar palavras de conforto e amparo emocional. Muito obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Gonçalo Ribeiro

Obrigado por partilhar tais conhecimentos. se todos desse-mos mais importância a vida, tudo seria melhor.

Avatar for Miguel Lucas
Nilton

Pra mim foi um dos melhores blogs que encontrei para ler naqueles dias em que a gente se encontra a não sentir o brilho da vida.
Acredito que muitas pessoas assim como eu, passam por momentos ou até dias sem motivação sem ver brilho em nada.
Só tenho a agradecer pelos artigos sempre um melhor que o outro.
Me sinto muito mais tranquilo e calmo quando leio os seus artigos.

Avatar for Miguel Lucas
maria leonilda

Ola, agradeço a Deus por ter encontrado seu blog e receber por e-mail esta ajuda, espero que nunca pare de enviar essas mensagens maravilhosas. esta me ajudando muito e estou muito enterreçada em seus livros e vou adquiri-lo conforme minhas condições.muito obrigada e que deus lhe abençoe muito pela sua atitude de ajudar as pessoas. continue

Avatar for Miguel Lucas
Cristina Rodrigues

Obrigada!
Obrigada!
Obrigada!
Suas palavras farão parte de uma nova fase em minha vida DE HOJE EM DIANTE.

Continue … seu trabalho é maravilhoso " LIBERTAR PESSOAS"

Avatar for Miguel Lucas
Paola Rocha

Excelente! A cada texto que leio me apaixono ainda mais pela Psicologia

Avatar for Miguel Lucas
tamires

ola amei o artigo este porem tem muito haver comigo, sou filha unica, me casei a pouco tempo sai da casa dos meus pais no qual convivi com ele os meus 26 anos, mas ai começou a aparecer o grande medo de perder eles, meu pensamento esta praticamente voltado pra esse lado o medo da morte de meus pais… o medo de ficar sozinha, meus dias estão ficando escuros e sombrios, pois, em minha mente tinha criado a minha vida e a do meu esposo vivendo a o lado deles e cuidando deles, ai veio o casamento a saída de casa e junto com tudo isso o meu medo. não sei se isso vem muito da minha insegurança de meu pai ser alcoólatra. mas em fim preciso da sua ajuda. amei muito o texto. estive em tratamento pisco logico a um tempão atras…mas nada adiantou, não sei se eu não acreditava no trabalho da psicologa por ser minha colega de trabalho, mas em fim com esse texto pude desabafar muito obrigado e aguardo ansiosa seu retorno.

Avatar for Miguel Lucas
rafaela

amei o seu trabalho,isso faz com que soubemos o valor de nos mesmo não importando do que os outros falam ou pensam,mais cabemos a nos mesmo se jugar e olhar pro nossos erros..não se culpar e saber o nosso limite…amei o blog pois refletimos sobre o valor da vida…parabens!!!

Avatar for Miguel Lucas
José Carlos

Caro Miguel, este texto foi simplesmente um dos mais profundos, consistentes e inspiradores que tive a oportunidade de ler. Mer ajudou muito e apartir de de agora pretendo sempre ler teus artigos. Muito obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Alzira Sousa

Olá, Miguel!!!! Gostei muito de ler, ou seja, cada palavra me tocou profundamente e me fez refletir sobre o que realmente importa: o meu bem estar. Muito obrigada! Continuarei sempre lendo. Abraços

Avatar for Miguel Lucas
Susana Pequito

Olá Miguel,
Descobri o seu blog na passada semana ao procurar material sobre o tema paixão, desejos, intensidade do fogo, com o propósito de me inspirar para uma aula de Biodanza SRT.
Esta semana a minha procura vai ao encontro do tema emoções e sentimentos.
Ao ler os seus textos e poemas senti um impulso enorme para partilhar que:
Sou uma apaixonada por desenvolvimento humano e estou deliciada com as suas palavras.
Um sentimento de arrebatamento pela vida brota das minhas células
Grata Miguel por ofereceres ao mundo este presente tão precioso.

Avatar for Miguel Lucas
renato

Miguel esto imprecionado com seu conhecimento Sigmund Freud sentiria um imenso orgulho de voce. Um abraço

Avatar for Miguel Lucas
Nara Dutra

Gosto muito da maneira suave como escreve e trata de assuntos que fazem sofrer tanto… seus textos são leves, claros e tem um poder muito grande de dar um up!, rss . Muito obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Emanuel

Gostaria que publicasse algo que comente a libertação dos cárceres da vida . Quando li " Eu olho para mim" , senti a necessidade de uma reflexão de vida . E a cada momento vi a minha vida como se fosse um filme , sendo eu o escritor e o autor . Mas o diretor era DEUS me abençoando e na platéia estava JESUS CRISTO me observando . Foi preciso repetir várias vezes algumas cenas . Parabéns !!!

Avatar for Miguel Lucas
Mafa

Olá, Miguel…

Que textos maravilhosos…é como estivesse escrevendo para mim em determinada ocasião. Parabéns!

Você me encanta sempre!!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *