3 Razões para deixar de preocupar-se com os seus pensamentos negativos
Psicologia Positiva 22/09/2016

3 Razões para deixar de preocupar-se com os seus pensamentos negativos

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Os pensamentos negativos podem tornar-se a nossa maior dor de cabeça. Os pensamentos negativos são o principal conteúdo da preocupação excessiva e igualmente das ruminações que nos ocupam a mente. Os pensamentos negativos em si mesmo não são um problema. Ninguém é imune aos pensamentos negativos. O que usualmente agrega problema aos pensamentos negativos que possamos ter, é aquilo que pensamos acerca desses mesmos pensamentos. E, se aquilo que pensamos acerca desses pensamentos negativos nos encaminha para pensamentos pessimistas, derrotistas, catastróficos ou deprimidos, torna esses pensamentos negativos num problema para a nossa vida.

“O que quer que você lute, você fortalece, e o que você resiste, persiste.” – Eckhart Tolle

Você já se pegou a ser crítico, a julgar-se, ou cheio de medo e preocupação? Você fica usualmente muito preocupado e angustiado com os pensamentos negativos que tem? O seu humor diminui drasticamente quando os pensamentos negativos disparam na sua cabeça? Se algum destes cenários costumam acontecer-lhe recorrentemente, então este artigo pode ajudá-lo.

Nós vamos aprendendo que os pensamentos negativos são ruins, que eles são “tóxicos”, que são desprezíveis, e que aprisionam a nossa felicidade e por aí diante. Nós vamos aprendendo que para nos sentirmos seguros e confiantes devemos banir os pensamentos negativos das nossas vidas. Vai crescendo em nós uma repulsa acerca dos pensamentos negativos, de tal forma, que quando eles se abatem sobre nós, julgamos que temos um problema grave, ou que somos pessoas tristes, ou deprimidas, ou pessimistas. Não, não é necessariamente assim. Essas aprendizagens não correspondem à realidade e prejudicam-nos a vida.

PENSAMENTOS NEGATIVOS E ANSIEDADE

Alguns dos nossos padrões de pensamento negativo podem fazer disparar a ansiedade. A ansiedade não é algo que tem vida própria ou que está ausente de avaliações da nossa parte. A ansiedade e as preocupações têm a sua origem no conjunto de pensamentos e comportamentos que se tem depois da avaliação de um determinado pensamento negativo que nos aparece na mente. Quando a ansiedade se torna um problema na vida de alguém, os padrões de pensamento negativos tornaram-se um hábito prejudicial. É quase como se tivéssemos crescido acostumados a ter pensamentos preocupantes. A boa notícia é que todos os maus hábitos podem ser quebrados e este não é exceção. Você é capaz de aprender a aceitar os seus pensamentos negativos e com isso facilitar a mudança para pensamentos positivos.

Quando se sofre com a ansiedade há três pensamentos insalubres que podem emergir. O primeiro é pensar negativamente acerca dos pensamentos negativos, o segundo é o pensamento obsessivo, o terceiro é a forma de pensamento “e se”.

Então, o que você faz com todo esse lixo negativo que se instala na sua cabeça? Como você lida com isso, e como consegue mudar um pensamento negativo para um pensamento positivo? Se você está tentando evitar não ter pensamentos negativos, certamente não tem sido bem sucedido, dado que esse processo é contraproducente.

A saber: O problema não está em ter pensamentos negativos, mas sim no que se faz a partir deles.

Vamos então reestruturar algumas crenças negativas acerca do pensamento negativo para crenças positivas:

1. É NORMAL TER PENSAMENTOS NEGATIVOS

A mente humana tem em média sessenta mil pensamentos todos os dias, e desse total de pensamentos, algumas pessoas têm 60% a 70% de pensamentos negativos. Pensamentos do género:

  • Eu não sou bom o suficiente.
  • As coisas nunca vão dar certo para mim.
  • Eu nunca vou ser capaz de reduzir a ansiedade.
  • Eu não sou inteligente o suficiente.
  • Eu não sou atraente o suficiente.
  • Eu não consigo estar sozinho.
  • Deve haver algo de errado comigo.
  • Eu sou o único a passar por isso.
  • Tudo está contra mim
  • A sorte não é minha aliada

A maioria de nós somos inundados com pensamentos negativos. Até mesmo as pessoas que são mais positivas, em determinados momentos do seu dia ou da sua vida são invadidos por pensamentos negativos. E esta é a grande notícia. Esta é a crença que deve ser reestruturada. Os pensamentos  negativas são uma parte normal do funcionamento humano. Isto significa que você não tem que se preocupar excessivamente com o fato de, por vezes dispararem na sua mente alguns pensamentos negativos. O que realmente importa é aprender a lidar com os pensamentos negativos de forma construtiva. Isto leva-nos à segunda boa notícia:

pensamentos negativos

2. VOCÊ NÃO TEM DE SEGUIR OS SEUS PENSAMENTOS NEGATIVOS

Você realmente não tem que seguir ou acreditar nos seus pensamentos negativos. É tão simples como isso. Passo a explicar. A nossa mente dispara pensamentos negativos perante determinados estímulos (internos ou externos) no sentido de chamar a atenção da consciência. Este processo ocorre, numa tentativa de repor o equilibro físico ou emocional que possa estar a ser afetado por uma determinada situação que esteja a ocorrer. A partir deste processo, o que anula o beneficio inicial dos pensamentos negativos é a interpretação pejorativa, derrotista, pessimista, ansiosa ou deprimida que se possa ter. Primordialmente, podemos partir do principio que todos os pensamentos que temos não são bons ou maus, ou seja, simplesmente cumprem um objetivo. Se percebermos esse objetivo, não nos fundirmos aos pensamentos negativos, e ficamos cientes que nós não somos os nossos pensamentos, colocamo-nos numa posição vantajosa para podermos retirar valor da informação que nos chega à mente na forma de um pensamento.

A saber: Os pensamentos são apenas uma parte daquilo que uma pessoa é. E, a pessoa é o “todo” que consegue pensar acerca do seu próprio pensamento.

Ser capaz de separar os seus pensamentos do senso que tem de si mesmo, é um dos processos mais úteis que você pode desenvolver para mudar qualquer mau hábito, inclusive os pensamentos negativos.

Faça o seguinte exercício mental. Pense em si mesmo como sendo composto de várias componentes.


  • Pensamentos
  • Sensações físicas
  • Comportamentos
  • Sentimentos
  • Consciência
  • Estado de ser

Isto significa que você não é os seus pensamentos. Você é muito mais. Os seus pensamentos são uma ferramenta que pode usar para organizar a sua vida deliberadamente.

A saber: Todos os seus pensamentos e percepções são filtradas através do seu sistema de crenças, e é esse filtro que faz com que os pensamentos negativos que chegam à mente possam ser interpretados negativamente. A negatividade é criada no filtro.

Você não tem que analisar os seus pensamentos desagradáveis de forma negativa ou preocupar-se com eles de forma excessiva. Eles são apenas pensamentos. Se você realmente quer diminuir a sua frequência ou não permitir que se enraízem ao ponto de se tornarem num padrão negativo de pensar acerca de si mesmo e da vida, pare de orientar-se pelos seus pensamentos negativos. Analise-os, perceba o que está verdadeiramente na sua raíz, e que informação útil pode retirar.

Você não é aquilo que pensa, você não é os seus pensamentos. Você é aquele que decide se aquilo que surge na sua mente ou aquilo que está a pensar lhe serve ou não.

Você pode ou não seguir um pensamento negativo que se forma na sua mente, essa é um decisão sua. E você pode sempre decidir ser construtivo acerca do seu pensamento negativo. O que nos leva á terceira boa notícia: 

3. VOCÊ PODE SER POSITIVO ACERCA DOS SEUS PENSAMENTOS NEGATIVOS

Como já referi anteriormente, não há nada de errado em ter um pensamento negativo. O que mais importa é perceber o seu objetivo, a sua raíz e enquadramento. No exato momento que toma consciência que está a ter um pensamento negativo, tem a possibilidade de acionar uma análise positiva acerca do pensamento negativo, utilizando as premissas atrás referidas (objetivo, raíz, enquadramento). No entanto, após uma breve análise, se continuar a não perceber a razão dos seus pensamentos negativos, e se estes não estão de acordo com a sua forma de olhar o mundo, então é simples, não lhes dê importância, simplesmente não os passe à ação, ou não lhes dê ouvidos.

Perante a consciência de que está a ter um pensamento negativo, evite  saltar para “avaliações negativas” do género:

“Eu não sou bom o suficiente. Se eu fosse bom o suficiente, eu não teria tido este pensamento negativo em primeiro lugar. “

[ads]

Este tipo de avaliação negativa acerca do seu pensamento negativo acontece porque você rejeita, tem medo e abomina os seus pensamentos negativos. Para que os seus pensamentos negativos diminuam, ou deixem de ser mal interpretados, é necessário dar um primeiro passo muito importante. É necessário aceitar os seus pensamentos negativos. É preciso olhá-los de frente, deixá-los permanecer na mente o tempo suficiente para perceber que são apenas pensamentos, e que nada de mal podem causar-lhe. Bem, podem causar-lhe mal ou problemas, se você se confundir com eles, ou se fundir a sua identidade a eles e, com isso passar a agir de acordo com o conteúdo dos seus pensamentos negativos. Mas este cenário só é possível se você se permitir a fazê-lo.

A opção oposta e bem mais favorável, é decidir ser positivo acerca dos seus pensamentos negativos.  Da próxima vez que você tiver um pensamento negativo que o faça sentir-se desconfortável, tente o seguinte:

Observe o seu pensamento, como: “Ah, olá pensamento. Eu sei que aquilo que estou a pensar pode não ser útil para mim, isto é apenas um pensamento. Oh, bem, eu posso continuar a ruminar nisto, mas também posso decidir não fazê-lo, até porque eu tenho coisas para fazer hoje, então, vou fazer o que tenho a fazer, e volto a dar atenção a este pensamento mais tarde.” Esta é uma forma positiva de abordar um pensamento negativo.

Ser positivo acerca dos seus pensamentos negativos é uma decisão. Certamente é necessário treino, dedicação e persistência até ganhar a disciplina mental necessária para orientar a sua atenção consciente  e ativa para onde determina e quer que ela esteja. Mas difícil não é impossível, e certamente vale o esforço e empenho.

Abraço,

Miguel Lucas

 

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Ilídio Barros

"Todos os meus temores caíram sobre mim
e aquilo que eu temia veio atin­gir-me." Jb 3, 25

"Não tenhas receio; crê somente." Mc 5, 36

Avatar for Miguel Lucas
Lucio

Voce deve ser bem baixo pra postar um comentario pessimista desses em um site justamente de pessoas tentando controlar seus pensamentos negativos

Nao e porque voce sabe a biblia de cor que tem lugar garantido no ceu nao.

Avatar for Miguel Lucas
Ilídio Barros

Lucio,

"Voce deve ser bem baixo pra postar um comentario pessimista desses em um site justamente de pessoas tentando controlar seus pensamentos negativos"

Acredito que a "minha" primeira frase lhe possa ter suscitado algum tipo de aversão à minha pessoa, contudo, não se esqueça da segunda ;), por experiência própria, posso-lhe garantir ela é a melhor resposta ao problema dos pensamentos negativos.

"Nao e porque voce sabe a biblia de cor que tem lugar garantido no ceu nao."

Concordo! 🙂

Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Ilídio Barros

Onde se lê: "posso-lhe garantir ela"
Leia-se: posso-lhe garantir que ela

Avatar for Miguel Lucas
Ilídio Barros

Lucio,

Na linha daquilo que eu disse anteriormente gostaria de acrescentar o seguinte: Temos pensamentos que nos levam a ficar DEPRIMIDOS quando deixamos de acreditar no nosso dom de atrair e obter o que queremos; tornamo-nos CRITERIOSOS (juízos de valor) quando deixamos de acreditar na nossa capacidade de ver o lado bom nos outros e nas circunstâncias adversas; somos PERFECIONISTAS quando deixamos de acreditar que a vida não é nem nunca será perfeita; ficamos CONFUSOS quando deixamos de acreditar que podemos ver com clareza, de entender ou de dar um sentido ao que a vida nos apresenta; somos incapazes de COMEÇAR algo quando acreditamos que não estamos prontos ou preparados para executar o que decidimos fazer; ficamos bloqueados pela INDECISÃO quando deixamos de acreditar na nossa capacidade ou força interior para encontrarmos a nossa direção e persistirmos; ficamos INDIFERENTES quando deixamos de acreditar que somos capazes de sentir os vários desejos das nossas almas; experimentamos ANSIEDADE quando deixamos de acreditar que tudo vai correr bem; REPROVAMOS os outros por causa da nossa infelicidade quando deixamos de acreditar que temos a capacidade de nos curarmos a nós mesmos da doença e da infelicidade; RESSENTIMO-NOS com algo ou alguém quando deixamos de acreditar na nossa capacidade de dar e receber amor; experimentamos a AUTOPIEDADE quando deixamos de acreditar na nossa capacidade de reconhecer, apreciar e aproveitar as muitas bênçãos, dons e talentos que recebemos da vida; ficamos imersos em CULPA quando deixamos de acreditar na capacidade inata que temos de nos amarmos a nós mesmos e de perdoarmos os nossos erros.

Cumprimentos.

Avatar for Miguel Lucas
Dri

Parabéns, pelos versículo de Jó Historia linda, apesar dos sofrimentos , acredito que teve momentos que também teve pensamentos negativos, mas quando colocamos o Senhor na nossa vida e no nosso pensamento negatividade vai embora.
Palavra de Deus pode ser muito consoladora. Se humildemente aceitarmos suas verdades, talvez percebamos que nossos sentimentos negativos aos poucos vão sendo substituídos pelo consolo e pela paz que só Deus pode dar.

Avatar for Miguel Lucas
samyr

Cara muito obrigado..que Deus te abençoe..
Isso foi o sufiçiente pra mim

Avatar for Miguel Lucas
WTF

Conhecimento Salutar!!!
Aperfeiçoei meu Sistema de Crenças e passei a classificar meus Pensamentos em úteis e inúteis para cada Questão vivenciada.
Busco direcionar a maior parte do tempo a produção dos pensamentos: meus e alheios.
Quando recebo e analiso o pensamento, e encontro a sua utilidade, passo a alimentá-lo para que ele possa progredir… se materializar… acontecer… Quando não encontro a sua utilidade, olha que sou bem criativo…eee , paro de alimentá-lo ao ponte dele desaparecer.
Somos… composto de um corpo físico e mental. Ou vivemos, ou deixamos nosso corpo viver por nós, com toda a programação que recebemos desde a infância: úteis e inúteis.
Boas Escolhas!

Miguel, como aperfeiçoar a disciplina mental? Você tem algum artigo sobre esse assunto?

Avatar for Miguel Lucas
Lucianaweb

Como diferenciar um pensamento negativo de um pensamento realista?

Avatar for Miguel Lucas
Ilídio Barros

Boa pergunta!

Luciana,

"Quando você sente dor, a mente acredita em algo e a alma diz que não é verdade." John Gray

Penso que esta frase responde à tua pergunta.

Cumprimentos.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Luciana, obrigado pelo comentário.

Um pensamento negativo pode ter várias formas, impacto e prejuízo, no entanto podemos considerar um pensamento negativo sempre que seja formado por informação que na sua raíz retira capacidade, recursos, diminui o humor, aumenta a dúvida, mina a autoestime e acima de influencia a pessoa a olhar apenas para o lado catastrófico, pejurativo e redutor das situações e problemas que enfrentamos.

Quem distingue os pensamentos somos sempre nós através de uma análise que tem de ser cruzada com as nossas intenções, objetivos, desejos e cursos de ação que queremos tomar. Se um determinado pensamento se encaminha para nos retirar clareza de pensamento e nos afasta dos nossos objetivos saudáveis, estamos na presença de uma pensamento negativo

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Cheferson Amaro

É bem simples. Pergunte-se: "Quem está pensando?" normalmente os pensamentos negativos somem. Outra boa coisa é a prática da meditação. Grande abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Mari

Olá Miguel,
Tenho lido tantos livros de auto ajuda e outras coisas, faço psicoterapia, e cheguei a pensar que minha mente não tinha mais jeito, estava cansada de lutar, de tentar ser positiva, dai encontrei este site. Acho que não existe outra pessoa como você, com tanto conhecimento sobre o que escreve e que ajuda tanto pessoas como eu. Você é maravilhoso.
Eu sofro com uma ansiedade muito grande devido aos pensamentos negativos, qualquer dor ou mal estar já penso que tenho doença grave, que vou morrer logo e sem alcançar meus objetivos, na minha mente eu crio a certeza que isso vai acontecer. O resultado é muita tristeza, não faço mais planos porque penso que não vão se concretizar. A psicóloga que me acompanha ha 2 meses, talvez por falta de experiencia não me ajuda muito, fala que se morrer enterra, e que tenho que viver o momento, mas é complicado viver o momento achando toda noite que vai morrer enquanto dorme. Pior de tudo é que muitas vezes me veio pensamento de coisas que acabaram acontecendo, isso reforça meus medos.

O que será que causa esses pensamentos?
Porque será que perdi o controle sobre meus pensamentos e mesmo sabendo que o controle depende de mim não consigo exerce-lo a ponto de não ter confiança na vida.

Se puder me esclarecer com sua sabedoria ficarei imensamente grata,

Mari

Avatar for Miguel Lucas
Mayara

Olá Mari. Eu passei e ainda estou passando quase pela mesma situação que você, e parece até um jargão, Mas Deus pode te curar. Não se entregue aos pensamentos, sei que é dificil e muitas vezes demora para desaparecerem, mas na medida que você vai resistindo, eles vão perdendo a força.. Fale com Deus, seja sincero, abra seu coração ele sabe lidar com seus anseios, medos, duvidas, pensamentos negativos… e ele quer te ajudar!!! Ele te conhece melhor que você mesmo, melhor que um psicologo, peça ajuda a ele, Creia, tenha fé nada é impossivel para Deus.

Avatar for Miguel Lucas
Guilherme (Brasil)

Descobri o site EscolaPsicologia.com.br há poucos dias. Isso porque comecei a procurar algumas informações em relação ao meu comportamento autodestrutivo (sabotador). Eu sei que eu posso resolver, porém, parece existir uma força dentro da gente que nos impulsiona para baixo. Acredito ser esses pensamentos negativos que vai minando a nossa autoestima, confiança e sonhos.

Eu tenho um problema muito grande de imediatismo. Eu gostaria de fazer tudo num prazo muito curto, e como sei que não será possível, acabo não fazendo. Dois anos depois, por exemplo, olho para trás e vejo que se tivesse feito nesse instante estaria pronto. Com isso, sempre que começo projetos que duram muito tempo, acabo parando no meio do caminho, pois vou ficando desestimulado em continuar por saber que ainda resta muito tempo para concluir.

Outra coisa que é muito forte em mim, são os pensamentos NEGATIVOS. Eles são tão fortes que me prendo o dia todo com eles em minha mente. Surgem histórias mirabolantes em minha mente, que parece que estou até tendo um pesadelo acordado. Geralmente são relacionadas aos meus medos que, muito provavelmente nunca irão acontecer, e mesmo que acontecessem, existiria diversas formas de se contornar.

O mais curioso disso tudo é que eu sou extremamente consciente desses problemas que tenho, porém, não dou um passo a frente para conseguir superá-los. Aliás, eu sempre tento resolvê-los, mas sucumbo com menos de uma semana de tentativa. E assim tenho seguido minha vida, que, a propósito, não é ruim. Tenho trabalho, família e saúde, e, mesmo assim, sofro com essa situação.

Bom, queria apenas contar um pouco da minha história, para que outras pessoas possam ver e quem sabe se identificar.

Parabenizo o site escolapsicologia.com.br pois, devido o fato de eu ter encontrado esse site com tantos artigos interessantes e pessoas com problemas semelhantes ao meu, estou iniciando novamente uma tentativa de me livrar desses pensamentos negativos que me empurram para baixo e podando diversas oportunidades que me surgem, mas que as deixo passar por isso.

Parabéns!!!

Avatar for Miguel Lucas
Jandeilson dos Santos Alves

Posso Ficar ansioso por estar com medo de estar ansioso?

Avatar for Miguel Lucas
Michael Santos

Acredito que sim pois eu mesmo já fiquei assim.

Avatar for Miguel Lucas

Miguel ! Obrigada por ter me ajudado, só pode ser inspiração de Deus estas palavras maravilhosas que tens escrito, eu estava com um pensamento negativo me tirando o sono, levantei hoje liguei o computador para procurar ajuda e encontrei . Parabéns

Um grande abraço !!!

Avatar for Miguel Lucas
selma santos

Estou estudando psicologia, nas sou muito ansiosa as vezes tenho algumas crises de choro e fico muito pra baixo. o que devo fazer.

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo RJ

Muito bom teu artigo Miguel!Os pensamentos negativos são grande motivo de sofrimento para a maioria das pessoas.Essa tua abordagem terapêutica de "conversar" com o pensamento,aceitando que ele existe sem se confundir com ele,é uma notável ferramenta para se lidar com essa situação.Muito obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
mario sergio

Muito bom o artigo Miguel,tenho depressão,agora mesmo tenho passado por uma crise terrível ,me acho o último dos seres humanos ,nada pra mim tem dado certo,um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Anderson

Tive depressão, sindome do pânico e transtorno de ansiedade de uma só vez,
comecei a me ajudar depois que li um livro chamado " COMO EVITAR AS PREOCUPAÇÕES E COMEÇAR A VIVER" passe um periodo me medicando pois foi necessário. Hoje estou livre com a ajuda de DEUS em primeiro lugar. Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
marcelol

MIGUEL.QUE DEUS O ABENÇÕE,CONTINUE A AJUDAR AS PESSOAS COM ESTES ARTIGOS,TE AGRADEÇO POR ME AJUDAR A SUPERAR E COMPREEDER MEUS SENTIMENTOS E PENSAMENTOS,E ASSIM PODER TAMBÉM DE ALGUMA FORMA AJUDAR AS OUTRAS PESSOAS,UM GRANDE ABRAÇO!

Avatar for Miguel Lucas
Elisabete Monteiro

Obrigada pela a ajuda. Sempre tive a ideia que o segredo de conseguir ultrapassar as minhas crises de ansiedade, de pânico e depressão, era simplesmente "não pensar". Tenho consciência e acredito plenamente nos pensamentos. Considero-me uma pessoa de "pensamento positivo", mas sei, por experiência própria, que existem momentos que não conseguimos controlar esses malditos "demónios". Todas estas sensações, emoções e mau estar, que quem tem estas crises sente, não é mais do que o acumular de pensamentos, revoltas e angústias que andam ao nosso redor dias e dias, semanas e semanas, meses e meses, sem nos apercebermos. Um conselho que dou a mim própria é: o problema é admitir o que se passa comigo, depois de descoberto… é não pensar nele de forma negativa, mas sim como um alicerce para encarar a vida com um sorriso no rosto. Basta ter uma pequena tontura, que começo automaticamente com uma crise de ansiedade e pânico. Faz-me logo o clic na cabeça "eu não estou nada bem, ninguem me entende, estou perdida, vou desmaiar, e não quero que ninguém se aperceba" Ou seja, um pânico total… o que faço??? espeto um unilan e passado alguns minutos, fico totalmente zombie e com a certeza de estar na realidade, mas mal passam 4 horitas, aí estão as crises novamente em força… E ando nisto aos anos!!!! Sabem uma coisa, vou tentar começar a não dar importância a estes sintomas. Já o fiz uma vez e deu certo, agora preciso de força suficiente para voltar a fazê-lo. Mais uma vez muito obrigada. Elisabete

Avatar for Miguel Lucas
Débora Santos

Muita força! E bom saber que não somos os únicos a pensar de forma negativa!

Avatar for Miguel Lucas
Anderson

Tive depressão, sindome do pânico e transtorno de ansiedade de uma só vez,
comecei a me ajudar depois que li um livro chamado " COMO EVITAR AS PREOCUPAÇÕES E COMEÇAR A VIVER" passe um periodo me medicando pois foi necessário. Hoje estou livre com a ajuda de DEUS em primeiro lugar. Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Bruno

Isso tudo é verdade! , Eu estou passando por um momento tão difícil que parece que minha vida está estagnada , tudo passando e eu aqui parado e eu não me conformo com isso. Eu quero mudar porque estou cheio de planos e no meio das minhas idéias sempre aparece um ponto negativo e eu acabo desanimando e isso é péssimo , eu quero mudar e eu vou mudar!

Avatar for Miguel Lucas
leia

Ola Miguel muito obrigada pelo seu trabalho,sofre de ansiedade a muito tempo,sou evangélica e sei que esses pensamentos São diabólico, e vem para tirar nossa paz e fé em Deus e tentar destruir nossos sonhos e planos que Deus tem planejado para cada um de nos, quando tenho esses pensamentos logo,penso que Deus é quem cuida de mim e meu futuro pertence a ele e não posso mudar o que já estar determinado por Ele,sei que Ele cuida de tudo.para vc ter uma idéia estou com viagem marcada para um lugar lindo com minha família,mas há pensei em desistir por medo de não defrutade morrer edeixar meus sonhos para trás, mas, longo penso que Deus é quem o dono ds minha mas vida
Tem um veículos na bíblia que diz.Tu conservaras em faz aquele cuja mente está firme em ti.Isaías 26.v3 me pego muito com está passagem é quando descanso meu coração. DEUS ABENÇÔE A TODOS?

Avatar for Miguel Lucas
Lukz

Excelente explicação , falou tudo , é pensar e nao agir de acordo com o pensamento sendo ele negativo , tu tem um conhecimento e explicaçao mt fera , valew truta

Avatar for Miguel Lucas
luis

eu sou um estudioso da biblia e sofro por causa dos pensamentos negativos mas postar um texto
negativo da biblia em um lugar onde pessoas estao procurando positivo é pra cabar, amigo voce só
vai ajudar alguem se for igual ao apostulo paulo que dava leite aos fracos e alimentos solidos aos
fortes, se voce se considera forte e nao tem pensamentos negativos bom pra voce agora use sua
força e de leite aos fracos e nao pauladas biblicas, e se jó passou por aqueles poblemas nao
quer dizer que tambem passaremos, pois a biblia diz que só jó passou por aquilo, em uma epoca que o diabo pedia permissao, hoje ele nem pode subir mais ao ceu ele só acusa em nossas mentes,
amigo use a biblia p/ ajudar e nao para destruir uma pessoa.

Avatar for Miguel Lucas
luis

miguel nao sei se voce conhece a biblia mas voce seria um bom dicipulo pois voce ajuda as pessoas
a sair dos poblemas ajudar uma pessoa é amar o proximo e voce ama voce provou que é
abençoado e forte abraso,

Avatar for Miguel Lucas
Carla

Miguel, passando apenas para agradecer pelos seus artigos e vídeos que tem me ajudado bastante. A mente humana é mesmo muito complexa. Mas você tem me ajudado a entender mais sobre essa complexidade e a me desapegar dos pensamentos negativos. É um trabalho árduo, com recaídas, mas sempre recorro ao seu sitio para me lembrar de não fazer tempestade em copo d’agua. Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
fernada sales

olá Miguel Lucas, antes quero dizer que suas 3 dicas, me abriram o meu pensamento…
mas fiquei com duvidas, em relação a: pensamentos negativos, afetam os meus atos? meu tratamento com as pessoas? eles podem causa algum sintoma em minha vida?
Abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Matheus

Boa Noite, eu sinto um grande desconforto que me incomoda, e é bem difícil de explicar, sinto uma sensação na testa até o nariz que parece com a sensação de alguem mandar você plhar para o dedo da pessoa e aproximar até a sua testa, essa sensação é tão tuim que me incomoda muito, e para parar de incomodar tenho que colocar a mão na testa para passar essa sensação, isso me pertuba muito mas muito mesmo, queria uma resposta pois ja estou ficando sem jeito de lidar com isso que não sei como é, por favor me ajude, Obrigado !

Avatar for Miguel Lucas
Edson Junior

Cara valeu pela dica vou começar a exercitar …

Avatar for Miguel Lucas
willian

Gostei muito da matéria! Vai me ajudar muito a combater alguns pensamentos aqui. DEUS ABENÇOE A TODOS.

Avatar for Miguel Lucas
Luci

Olá Miguel, vc me ajudou muito. Vc responde dúvidas por e-mail?

Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Sara

Bem , estou a começar a pobredade , ando a ter pensamentos que não quero , por exmplo mortes eu morrer e essas coisas . Tenho medo de estar louca , será que estou mesmo ?! Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Pedro

Recomendo fortemente a pesquisa, a qualquer um que se interesse por esse aprimoramento mental descrito no texto, da técnica de meditação vipassana , me interessou muito e eu me inscrevi para um curso.

Avatar for Miguel Lucas
João Silva

Também lido com isso de maus pensamentos, mas para os afastar aos poucos, é um pouco difícil, mas é não dar importância por mais que esses mesmos pensamentos sejam graves!

Avatar for Miguel Lucas
Marcio Alexandre

Atualmente a internet está lotada de artigos ligados a Lei da Atração (Livro – O Segredo por exemplo). Muitos autores da fão falada lei da atração fazem afirmações de que os pensamentos criam a nossa realidade, pois por um mecanismo que nunca foi realmente explicado, o universo se move de acordo com seus pensamentos. E de se notar que essa teoria pseudo – cientifica se tornou um "vírus" prejudicial na vida das pessoas, em especial naquela que sofrem de algum transtorno mental/emocional. As pessoas tem pensamentos negativos naturalmente como o artigo acima cita, no entanto, aquele que crê na lei da atração redobra seu estresse em relação a esses pensamentos por acharem que eles se concretizam na vida apenas pelo fato de ter pensado em frases negativas, imaginado cenas feias ou pior ainda, passa o dia inteiro preocupado com o sonho que teve na noite passada, fica então exausta de tanto tentar corrigir os pensamentos, fica horas e horas tentando pensar apenas em imagens bonitas e positivas e acaba tendo uma forte fadiga cerebral. Em outros casos algumas pessoas até conseguem ter uma avalanche de pensamentos positivos, muitos não se realizam e a pessoa depois de certo tempo acha que não sabe usar bem a lei da atração e fica frustrada (ainda mais porque quer comparar seu fracasso na lei da atração com histórias contadas por gurus e treinadores no assunto que afirmam que com eles tudo é as mil maravilhas. Eu estudei a Lei da Atração desde a adolescência, através de livros que falavam de mentalismo, seicho no ie,, quando o filme o segredo apareceu eu me empolguei (comprei o livro, li e reli, anotava em um caderno o que eu desejava, fazia desenhos, visualizava a cena. Alem disso houve uma época que exaustivamente fazia leitura de sutra sagrada seicho no ie, meditação Shinsokan para atrair coisas positivas. Tudo isso tomava meu tempo, deixava meu cérebro cansado e com pensamentos repetitivos e não resolvia minha vida na pratica, sem contar que inibir de forma forçada os maus pensamentos é algo que parecia agravar mais meu desgaste cerebral. Eu já fiz até curso voltado a teoria do pensamento positivo e com segurança atualmente digo "Muito cuidado com essa proposta da lei de atração, ela pode ser prejudicial a saúde e muito perigosa. O artigo desse site é ótimo, é de forma realista e não de form magica que podemos vencer nossos problemas!

Avatar for Miguel Lucas
Marcio Alexandre

Em nossas vidas devemos auto-analisar nossa forma de pensar (concordo plenamente), devemos nos motivar com pensamentos e imagens mais positivas (também concordo), devemos planejar o que fazer e é claro agir de forma concreta, pois ficar somente no pensamento, na visualização nada resolve se você não colocar o plano em prática. Na Lei da Atração bastaria pensar e colocar o sentimento naquilo que deseja, mas vamos ser realistas, se não agir, simplesmente não sai nada.
Existem pessoas que pensam e visualizam bem menos do que outras e conseguem o que quer pois coloca o plano em ação. No entanto ainda sim não podemos nos enganar, temos de ter metas realistas, não adianta querer comprar uma Ferrari sendo um jardineiro (por exemplo) somente por ter esse desejo, você vai conseguir um carro de acordo com suas condições econômicas. Se a Lei da Atração fosse real, na época de meu fanatismo neste assunto, eu já teria ganho na megassena somente pela força do pensamento. (De acordo com uma teoria pseudo – cientifica que afirma que nossos pensamentos criam partículas virtuais que se tornam concretas ao entrar em contato com partículas reais encontradas na natureza e transforma essa matéria e/ou atrai por uma força magnética aquilo que desejamos).

Os chamados gurus da Lei da Atração querem se apoiar em Física Quântica para justificar tais leis, mas quantos desses gurus são formados em Física, e quantos desses gurus são Mestres, Doutores ou pelo menos especialistas em Física Teórica, Quântica ou astro – física???

E porque o físico Stephen William Hawking, considerado o homem maís inteligente do mundo não se curou de sua enfermidade apenas com o poder do pensamento? A resposta é simples: Stephen William Hawking sabe que a Física Quântica não funciona dessa forma, e afirmo que ele compreende todo os aspectos da física teórica de uma forma muito superior a qualquer guru da lei da atração. Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Lais Pereira

Muito bom esse conteúdo!!!
Ajudou muito, diz exatamente td e explica td!!!
Obrigada Miguel, você não sabe o bem que fez com esta publicação.
Um abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo

Estou começando a ter pensamentos negativos do nada. Antes eu não era assim, comecei a ter isso depois do término de um relacionamento. O que poderia ser???

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *