Utilize o seu poder de foco para alcançar o que deseja
Motivação 22/09/2016

Utilize o seu poder de foco para alcançar o que deseja

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Todas as pessoas foram abençoadas com o poder de foco. Este poder que faz uso da sua atenção pode levá-lo a realizar proezas incríveis. Depois de tomar consciência desse dom, você pode usá-lo a seu favor numa grande variedade de situações. Importa que você entenda a importância do seu poder de foco e aprender a usá-lo. A mente é uma ferramenta que todos utilizamos para alcançar aquilo que pretendemos na vida. Mas, primeiro, você tem que dizer a si mesmo o que você quer. E se você disser isso sentindo a emoção adequada, o impacto é dez vezes maior.

Ao invés, se você deixar os seus padrões de negatividade tomarem a dianteira, eventualmente fazendo com que se foque naquilo que não quer, que está faltando, que você teme, ou o que está errado nas coisas, então isso irá canalizar a sua energia para fora daquilo que mais importa. Se você persistir nesses padrões habituais de pensamento, isso fará com que não consiga focar a sua atenção em algo novo que pretende realizar.

Você tem exemplos na vida cotidiana que suportam a premissa do poder de foco. Porque, obviamente, muitas pessoas no passado e no presente conseguiram imaginar a sua vida para além do que era a sua realidade concreta, e ao ficarem focados nisso, algo novo e inédito tornou-se a nova realidade. E se eles não tivessem pensado nisso, e não tivessem ficado antecipadamente animados com isso, ignorando o que desejavam, nada de novo poderia ter-se manifestado. Este é apenas um simples fato, ou a lógica se você quiser. O caminho para a mudança começa na sua capacidade de foco.

Se você alinhar o seu poder de foco com os seus sentimentos positivos, isso irá orientá-lo para o que você quer. A sua mente é o veículo perfeito para explorar novas ideias e pensamentos para mudar a forma como você se sente e imaginar o que você quer, e o seu foco fornece alavancagem para melhorar todo o processo uma vez que você decida o que quer.

Assim, importa acelerar o seu inventor interno e começar a criar ideias positivas, excitantes e novas, que nada tenham a ver com a realidade (se esta não for a desejada) ou com o indesejado. Ficar focado irá fornecer mais e mais ideias, promovendo pensamentos positivos, e consequentemente trazer experiências mais positivas para a sua realidade.

Pense nisto: Se em toda a história da humanidade as mentes brilhantes não tivessem imaginado e focado em coisas que eles queriam, apesar da falta daquelas coisas na sua realidade, eu acredito que ainda estaríamos vivendo na idade da pedra.

poder de foco

O Poder que você tem para alcançar os seus objetivos

O seu super poder pode ser descrito numa única palavra: foco. Quando você direcionar toda a sua atenção, capacidade, talento, recursos e esforços numa direção específica com elevada intensidade, isso coloca-o num estado facilitador para fazer acontecer o que deseja.

“A maioria das pessoas não tem ideia da capacidade gigante que podemos comandar imediatamente quando focamos todos os nossos recursos para dominar uma única área de nossas vidas.” – Tony Robbins

O foco é uma capacidade gigante, um super poder, que você tem à sua disposição para dominar as suas circunstâncias. O problema é que geralmente não conseguimos focar a nossa atenção por um período longo ou numa só coisa, e quando ela se dispersa, diluiu o nosso esforço até ao ponto em que somos ineficazes. Quando mais você conseguir manter a sua atenção naquilo que importa, maior será o seu poder de realização.

Coloque o poder de foco a funcionar na sua vida

Talvez a maioria das pessoas desconheça o poder surpreendente do foco e, portanto, não o aproveitam efetivamente nas suas vidas. Isso é um desperdício, porque o foco não lhe custa nada e ainda pode criar resultados extraordinários. Em seguida apresento três passos que irão promover a aprendizagem da utilização do seu poder de foco:

1. Escolha um único objetivo a focar. Não quero dizer-lhe que você não pode ter vários objetivos que pretende realizar a curto, médio, ou longo prazo, nada disso. Mas sim, que deve focar-se exclusivamente num de cada vez, dedicando-lhe o tempo suficiente e adequado para a realização do seu objetivo. A dica simples é: escolha um objetivo de cada vez para trabalhar.

Você precisa decidir o que é mais importante para si e, em seguida, fazer por isso, com toda a sua força até alcançar o que pretende. Dedique-se de corpo e alma ao seu objetivo, focando-se intensamente e sentindo as emoções associadas à obtenção do seu resultado. Não deixe que nada o distraia, nem por um momento, e permaneça firme na sua ideia e ações necessárias para a materialização da realidade pretendida.

2. Eleve o nível de intensidade. Depois de selecionar um objetivo, então você deve colocar tudo o que tem para alcançá-lo. Deve tornar-se numa grande alegria. Adicione o máximo de benefícios e sentimentos associados ao seu objetivo, isso irá fazer com que o seu foco permaneça mais tempo sobre o assunto. Proponha-se a fazer alguns sacrifícios para conseguir o que deseja, dentro dos limites do razoável. Pergunte a si mesmo: “O que estou disposto a fazer para alcançar esse objetivo?”

Se você não está disposto a deixar para segundo plano algumas coisas que gosta mas que não são prioritárias, a sua intensidade não será a suficiente. Talvez, você precise reconsiderar a direção que está indo. A intensidade é o combustível que você precisa para levá-lo implacavelmente para o seu desejo. Faça da sua meta aquilo que mais tempo absorve a sua energia.

3. Monitorize o seu progresso. Eu quero enfatizar o valor de manter o controle do seu progresso em direção ao seu objetivo. Você precisa ser capaz de quantificar, documentar e analisar os seus progressos ao longo do caminho. Este é um passo crucial e fundamental para manter o seu foco, para que a sua mente não vagueie e a sua motivação não diminua. Você não pode ignorar a monitorização do seu progresso. As grandes metas levam tempo para atingir e ao longo do caminho muitas coisas podem acontecer:

  • Você pode encontrar alguns grandes obstáculos e resistências
  • Você pode estagnar num patamar
  • Você pode ser tentado a desistir
  • Você pode facilmente esquecer o quão longe você chegou

A questão não é se estas coisas podem acontecer, elas quase certamente irão acontecer. É por isso que acompanhar o seu progresso é tão importante. Isso ajuda a manter o foco e a lembrá-lo dos seus sucessos passados, permitindo ainda medir o quão longe ou desviado do objetivo você está.

“Eu não me importo quanto poder, brilho ou energia você tem, se você não a aproveitar e orientá-la para um alvo específico, e mantê-la lá, você nunca vai realizar tanto quanto as suas habilidades permitem.” – Zig Ziglar

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”

Receba os vídeos gratuitamente no seu email e aprenda como superar a depressão.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Rafaela

Miguel, parabéns pelo excelente artigo!! Veio na hora certa. Obrigada!!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Rafaela,

Fico sempre muito contente quando vou ao encontro das necessidades dos leitores.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Maria Isabel Barbosa

Olá Miguel, adorei o artigo, mas, a minha mente anda tão dispersa, que não consigo focar um objetivo.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Maria Isabel,

Comece pouco a pouco e no inicio não seja demasiado exigente. Usualmente quando estamos a passar por alguma dificuldade queremos que isso se resolva de um dia para o outro, mas por norma isso é impossível. Assim sendo, seja persistente e avance com calma praticando um pouco todos os dias.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Ian

Pura verdade Lucas,interessante,porei em pratica.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ian,

Usualmente para que existe uma mudança efetiva, inicialmente temos mesmos de fazer isso: Colocar em prática. Depois, pouco a pouco vai-se aferindo aquilo que for necessário até chegar ao resultado pretendido.

Força e persistência.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Paulo Moraes

Excelente artigo! Faz todo o sentido, as vezes perdemos o foco e não reconhecemos tudo o que já conquistamos até agora!

Avatar for Miguel Lucas
Edianara

Artigo maravilhoso, estou fazendo o curso de Psicologia e este artigo me ajudou muito a dirigir melhor meu foco nos estudos

Avatar for Miguel Lucas
damaris

vou operar e preciso de ajuda para emagrecer ,gostei muito de ler sobre foco obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
José João do Nascimento

Olá Caro Miguel, estou gostando muito do seu trabalho. Parabéns mesmo! Em relação a este artigo tem muito haver comigo. Estou com 45 anos e vivo lutando para priorizar algumas coisas para atingir meu objetivo principal hoje, que é me estabilizar financeiramente. Sou servidor público em cargo comissionado, sofro muito por não ter segurança da minha estabilidade. Estou tentando iniciar uma experiência de Renda Extra através da Internet, e tem momentos que fico bastante motivado depois me desanimo por ver resultados. Preciso muito de ajuda, pois fico pensando que já é muito tarde e irei conseguir meu objetivo. Será Falta de Foco???

Avatar for Miguel Lucas
Lu

Ai, José João, também tenho passado por isto, e tenho certeza que é falta de foco e apego a coisas pequenas e inúteis. Vamos tentar vibrar mais alto em nossas tarefas acreditando que o que fazemos é muito bom e que nós somos seres dignos de vencer!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Iara

Boa noite Miguel!

Parabéns pelos artigos.
Trabalho na área financeira/Banco faltando pouco para aposentar-me e atualmente estou fazendo MBA em Liderança e Coaching. Pretendo atuar com palestrante e o meu foco é MOTIVAÇÃO e o seu material caiu como uma luva.
Muita clareza e objetividade. Parabéns vou navegar muito em seus artigos e comprar os livros.
Foco… Resultado.

Avatar for Miguel Lucas
Iara

Parabéns Miguel Lucas!
Sem foco torna-se impossível atingir os nossos objetivos.

Avatar for Miguel Lucas
Leonardo

To num momento muito confuso da minha vida, e sou jovem demais pra ter tanto conflito mental… 21 anos e já pensei em desistir da vida muitas vezes, mas serei mais que isso. Obrigado!!

Avatar for Miguel Lucas
Marcello Longo

Página excelente! "Caiu" em minhas mãos justamente num momento muito difícil no qual estou passando,revigorei meu ânimo,adquirindo novas expectativas onde minhas idéias estão começando a retomar seu devido equilíbrio.
muito obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Armstrong Luiz de Carvalho Cerqueira

Artigo resumido e objetivo. Parabéns Miguel! Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Ilma Soares Vieira

Muito bom ! . Realmente é preciso que a gente tenha FOCO pra se alcançar o sucesso, a prosperidade. Eu vejo que o que desvia a mente do Foco é a dúvida. A dúvida deixa agente indeciso, num dilema numa incerteza, não saber o que quer e a gente acaba nem com uma coisa nem com outra.
O que atrapalha o foco são a ansiedade, os pensamentos intrusivos, as compulsões do Ego. O ego atrapalha a mente da gente do foco.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *