Técnica eficaz para lidar com pensamentos perturbadores - Miguel Lucas
Saúde e Bem-Estar 22/09/2016

Técnica eficaz para lidar com pensamentos perturbadores

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Os pensamentos intrusivos, preocupantes ou ansiosos têm vindo a dificultar a tua vida e a tirar-te a paz de espírito? Os pensamentos perturbadores aparecem-te na mente em forma de preocupação perturbadora? Invadem o teu ser a qualquer momento e em qualquer sítio, sobre qualquer assunto? Retiram o teu foco e a tua atenção e mudam o teu estado de ânimo? Perturbando depois também aquilo que estás a realizar ou queres vir a realizar?

Por exemplo, se te encontras no teu local trabalho, se te encontras numa reunião importante, se estás numa fila à espera de resolver algum assunto, ou eventualmente também podes estar a estudar ou a trabalhar sobre algo que requer toda a tua concentração e foco, e de repente chega à tua mente uma preocupação exagerada, na forma de algo que pretendes vir a resolver ou de algo que temes poder vir a acontecer e isso começa a deixar-te muito angustiado, muito ansioso, aquilo que podes fazer é uma técnica que se chama –  adiar a preocupação.

Saber adiar a preocupação

Atenção, adiar a preocupação não é livrares-te dela, não é não quereres envolver-te com ela ou com o assunto dessa preocupação, mas sim agendares mentalmente essa preocupação e esse assunto para que lhe possas dar a devida atenção, e a merecida atenção, no local certo à hora indicada por ti.

Operacionalizando esta técnica, aquilo que deverás fazer é o seguinte:

Sempre que tomas consciência que esses assuntos perturbadores te aparecem na consciência, que aparecem na tua cabeça no local indevido à hora errada. Deves mentalmente fazer uma nota e dizeres algo do género: ”

hoje ao final do dia por volta das 19h30 quando eu chegar a casa vou dirigir-me ao meu quarto, vou sentar-me tranquilamente e vou dedicar 20 minutos a explorar este assunto, a pensar sobre aquilo que me preocupa, qual a melhor forma de resolver, a melhor forma de lidar com estes pensamentos angustiantes.”

Agendar a preocupação

A eficácia desta técnica de adiar a preocupação segue um princípio da prioridade do teu cérebro, ou seja quando estás num determinado local, se te entra um pensamento perturbador na forma de preocupação, é porque essa preocupação é importante para ti, o que certamente fará com que começas a questionar-te acerca disso.

Aquilo que acontece é que se não agendares, se não deres a real importância ao conteúdo dessa preocupação, isso irá funcionar como aquela criança que quer a tua atenção e tu não lhe dás, e ela constantemente vai ter contigo para que te voltes para ela e para que lhe dês um minuto da tua atenção.

O nosso cérebro funciona mais ou menos da mesma forma.  Se estás num determinado local, a resolver um assunto importante e chega essa preocupação? Ela funciona como se fosse uma criança que quer a tua atenção, mas tu nesse momento não lhe podes dar, mas como não lhe dás, ela vai outra vez querer a tua atenção e entras num círculo perturbador, certo?

A forma de te tranquilizares e dares um descanso ao teu cérebro, porque isso passou a ser uma prioridade para ele, é agendar essa preocupação. Ele vai continuamente chamar a tua atenção, a forma do teu cérebro ficar tranquilo, é programares detalhadamente o momento em que vais atender a esse pedido ou a essa necessidade. Nesse momento, adias a preocupação fazendo uma nota mental de agendamento, e durante esse período de tempo o teu cérebro vai tranquilizar-se, não te vai chatear mais com o conteúdo dos pensamentos intrusivos até que voltes a esse assunto na hora agendada.

Se os pensamentos perturbadores te invadem constantemente, experimenta esta técnica na prática e percebe se funciona e de que forma é que isso te pode ajudar e te pode dar mais confiança para lidar com as preocupações excessivas e inoportunas.

Abraço,

Miguel Lucas

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PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires,

Se não manifestar qualquer oposição, tenciono publicar no meu eBook em preparação “Tempo é Vida” num capítulo que se chamará: “MdMTé=Melhor dos Melhores para Tempo é Vida” o que segue: Miguel Lucas é o melhor psicólogo online em português com mais e melhores informações gratuitas e a justo preço sobre pensamentos intrusivos, perturbadores, preocupantes ou ansiosos que roubam tempo de vida, tiram a paz de espírito e a concentração num único objetivo de cada vez para ser mais eficiente. A sua melhor lição: Se estiveres a estudar ou a trabalhar sobre algo que requer toda a tua concentração e foco, e de repente chega à tua mente uma preocupação exagerada, na forma de algo que pretendes vir a resolver ou de algo que temes poder vir a acontecer e isso começa a deixar-te muito angustiado, muito ansioso, aquilo que podes fazer é uma técnica que se chama – adiar a preocupação: agendares mentalmente essa preocupação e esse assunto para que lhe possas dar a devida atenção, e a merecida atenção, no local certo à hora indicada por ti. A eficácia desta técnica de adiar a preocupação segue um princípio da prioridade do teu cérebro, ou seja quando estás num determinado local, se te entra um pensamento perturbador na forma de preocupação, é porque essa preocupação é importante para ti, o que certamente fará com que começas a questionar-te acerca disso. Aquilo que acontece é que se não agendares, se não deres a real importância ao conteúdo dessa preocupação, isso irá funcionar como aquela criança que quer a tua atenção e tu não lhe dás, e ela constantemente vai ter contigo para que te voltes para ela e para que lhe dês um minuto da tua atenção. … Mais: https://www.miguellucas.com.br/tecnica-eficaz-para-lidar-com-pensamentos-perturbadores/ “Técnica eficaz para lidar com pensamentos perturbadores.

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