Entender a ansiedade: Coisas que pode fazer quando os sintomas atacam
Terapias Psicológicas 22/09/2016

Entender a ansiedade: Coisas que pode fazer quando os sintomas atacam

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Se você tem ansiedade, ou sente-se ansioso de vez em quando, certamente não está sozinho. Em cada ano, aproximadamente uma em cada cinco pessoas sofrerá de algum problema psicológico. Desses, os problemas de ansiedade são os mais comuns. É um pouco reconfortante saber que a ansiedade é comum, e há coisas que você pode fazer quando sofre com a ansiedade.

O sentimento de ansiedade é uma experiência humana comum que pode manifestar-se quando somos confrontados por algo que consideramos desafiador ou ameaçador para a nossa segurança ou bem-estar. Entender a ansiedade é fundamental para saber diminuir os sintomas incómodos e voltar a sentir-se bem.

A ansiedade pode restringir a vida da pessoa

Tais situações, quer se trate de uma entrevista de emprego, ou sair da nossa zona de conforto viajando para um novo destino, ou participar de um evento social, pode despertar sentimentos de medo. Os sintomas físicos sentidos podem incluir respiração superficial, pulsação acelerada, suores e agitação, incómodo na barriga, tensão muscular, entre outros. Além disso, as mudanças de pensamento são caracterizadas por uma tendência a superestimar o que poderia dar errado e subestima a sua capacidade de lidar com isso.

Quando a ansiedade é suficientemente intensa, ela pode mudar os comportamentos das pessoas, levando a que evitem as situações que acham desconfortáveis ou que apenas façam algo se tiverem um plano de fuga ou com alguma pessoa da sua confiança por perto. Isso pode restringir a participação das pessoas em tarefas e eventos cotidianos, como evitar encontros familiares ou participar de festas, o que pode contribuir para sentimentos de solidão e depressão.

A boa notícia é que existem medidas que você pode tomar para minimizar os efeitos da ansiedade.

Como a ansiedade envolve uma mistura de pensamentos, sentimentos, sensações físicas e comportamentos, você pode aprender estratégias que interrompam a ansiedade em qualquer um desses níveis. Estar ansioso pode fazer disparar um resposta de “luta ou fuga”, que promove o disparo de adrenalina e outros hormônios responsáveis pelo sentimentos de pânico e desespero.


É importante lembrar que todas as pessoas ficam ansiosas em algum momento, especialmente quando estão fazendo algo novo, ou desafiador, ou fora da sua zona de conforto. Na maioria das vezes essa ansiedade é moderada, de curto prazo, conectada com a situação particular e não interfere com as tarefas diárias.

No entanto, se você notar que está regularmente a sentir-se preocupado e tenso e os seus sentimentos de ansiedade são intensos, prolongados, acontecendo sem qualquer gatilho particular, ou interrompe as tarefas do seu dia-a-dia, importa informar-se devidamente e procurar formas de aprender a lidar com a sua ansiedade, como mostro no vídeo em baixo, ou procurar ajuda profissional para uma avaliação e respetivo tratamento.


Link do vídeo: https://youtu.be/lxLopVifFyc

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Fernanda

Excelente!
É exatamente a leitura do que sinto!
Ao assistir o vídeo, me compreendi melhor!
As mensagens do querido Miguel Lukas, falam muito comigo há bons anos!
Obrigada, Miguel!
Vc é uma bênção!
Forte abraço brasileiro!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Fernanda,

Fico muito contente por me acompanhar há vários anos e eu poder contribuir com alguns ensinamentos que têm vindo a ajudar.

Tudo de bom.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Carlos Constantino

Informações clara e precisa.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Carlos,

Obrigado pelo seu retorno.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Fátima Maia Rocha

Gostei muito, pois passei por um processo de pânico e foi muito ruim,fui parar na emergência muitas vezes, tomei muitos remédios andava dopada o dia inteiro,mas aos poucos com a ajuda de Deus e das mensagem que ia me aparecedo, enclusive o seus vídios,me ajudaram muito.Nao tomo mais remédios, ainda tenho um pouco de ansiedade mas me controlo bem, e só queria agradecer. Deus o Abençoe

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Fátima, ainda bem que já largou os remédios.

Continue no bom caminho e fico esperançado que os meus vídeo possam continuar a ajudar a superar a sua ansiedade.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Rosana

Miguel,

Excelente post!
Sempre aprendo muito aqui no Escola Psicologia.
Gosto muito da sua maneira didática de explanação, além dos exercícios.

Abraços,

Avatar for Miguel Lucas
Rosana

Miguel,

Eu gostaria de mudar meu e-mail para recebimento da newsletter, mas não estou encontrando aqui no site o link. Poderia me enviar?

Obrigada,

Avatar for Miguel Lucas
Cristina

Dr Miguel
Muito obrigado pelos seus conselhos e pela forma fácil com que nos transmite conhecimentos.
Soube da sua página por um amigo que me recomendou a sua leitura, estou a atravessar uma fase menos boa da minha vida, tem me ajudado imenso, mais uma vez fica o meu agradecimento, bem haja.
Um abraço ( a melhor forma de carinho que existe ).
Cristina

Avatar for Miguel Lucas
Demetrius Ribeiro

Eu sofri muito com ansiedade por muitos anos.
Sentia até dores no estômago por conta disso.
Hoje graças a Deus estou livre disso… Mas seu video é bastante abençoador

Avatar for Miguel Lucas
Silvia Helena Rodrigues Gibello

Muito bem vindo! Hoje estou deveras anciosa e as palavras do Miguel me ajudaram muito, pois é exatamente assim que estou sentindo, ou sela, estou pre-ocupada com o que vou fazer e aquilo que pode acontecer. Vou tentar me preparar, pelo sim ou pelo não, controlando assim esse estado.
Parei de tomar calmante recentemente, e estou determinada a não tomar mais, eu não quero mais tomar, então tenho que dar respostas ao meus sentimentos.
Valeu! Muito obrigada Miguel.

Avatar for Miguel Lucas
Diego Marques

Olá Miguel

Tenho muitos problemas com ansiedade e seu blog me ajuda muito.

Saudações brasileiras para você, você é um anjo na Terra.

Abçs

Avatar for Miguel Lucas
Ana Paula

Muito boa explicação Miguel ! Estou passando por uma fase ruim, que me faz sentir tudo isso que você falou…as vezes não consigo nem respirar..=( Estou fazendo alguns exames, minha endocrinologista me falou que eu possa estar com uma forte crise de ansiedade. Me sinto muito desmotivada e cansada.

Avatar for Miguel Lucas
Clara Coelho

Dr. Miguel o vídeo explica exactamente as circunstâncias em que me encontro. Muito obrigada por esclarecer tão bem todos estes pontos.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *