Como impulsionar a motivação rapidamente?
Motivação 22/09/2016

Como impulsionar a motivação rapidamente?

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

De uma forma muito simples, podemos dizer que ter motivação é ter um motivo para a ação. É aquela sensação de fogo, de paixão, de desejo e arrebatamento que nos preenche sempre que sentimos um forte impulso para realizar algo, para nos aproximarmos de alguém, ou quando estamos desejosos que algo aconteça ou se realize. É o sentimento tremendo de envolvimento com a ação, tarefa, acontecimento ou pessoas que nos preenche e faz vibrar. É aquele instante em que sentimos uma enorme força de vontade para ir no caminho de algo em que perspectivamos um reforço que nos enche o espirito de contentamento e felicidade. Mas, o que dizer quando toda essa energia e vontade, a que chamamos motivação, nos abandona? O que fazer quando perdemos o impulso para a ação?

Quem não experimentou já o forte desejo de começar algo que sabemos ser bom para nós e que pode mudar a vida para melhor, para passado pouco tempo depois, pouco a pouco vermos o nosso ímpeto, energia e vontade esvanecer-se. A motivação é composta e construída por uma panóplia de fatores, mas o que aponto como aquele que tem mais peso, é a emoção. E, na sua essência as emoções são voláteis, são impermanentes e fluidas, o que quer dizer que têm altos e baixos. Quando estamos a atravessar um desses momentos de diminuição da motivação, aquilo a que nos propusemos anteriormente fica certamente negativamente afetado.

Para que você possa mais rapidamente voltar a elevar os seus níveis motivacionais, apresento em seguida algumas formas muito eficazes para reabastecer e impulsionar a sua motivação:

Passo1: O negativo

Sente-se num lugar calmo. Feche os olhos por alguns minutos. Em seguida faça as perguntas que se seguem usando a sua imaginação e capacidade de projetar-se no futuro:

  • Como será a minha vida daqui a cinco anos, se eu continuar a permanecer no mesmo caminho, como tenho estado até agora?
  • Como será provavelmente a minha vida? tornar-se-á pior para mim e talvez até mesmo para as pessoas ao meu redor?

Pode ser desconfortável visualizar um cenário pouco satisfatório, mas tentar ver as consequências negativas tão vividamente na sua mente pode alavancar a sua motivação para recomeçar novamente a caminhar para a sua mudança positiva.

rocky

Passo 2: O positivo

Em seguida, tente perspectivar o outro lado das coisas. Tente encaminhar a sua mente para uma vertente positiva. Feche os olhos por alguns minutos e pergunte-se:

  • Como será minha vida daqui a um ano, se eu me mantiver ligado aos meus objetivos e continuar a impulsionar-me para a frente?
  • Como estará a minha vida daqui a cinco anos, se eu me mantiver no rumo estabelecido?
  • Como irá a minha vida melhorar, não só para mim, mas para as pessoas ao meu redor que eu amo, se eu me mantiver no caminho?

Esforce-se para colocar o máximo de pormenores na construção do seu cenário positivo. Se possível tente sentir as emoções que você julga vir a viver se tudo acontecesse da melhor maneira possível para você e para as pessoas significativas para a sua vida.

Passo 3: A sua motivação pessoal

As duas questões anteriores, funcionam tanto melhor quando mais vividos e detalhados forem os cenários construídos por si. No entanto, para que o processo fique completo e possa ser eficaz é necessário refletir sobre as perguntas e consequentes respostas que elaborou, no sentido de encontrar o seu motivo pessoal ou razões para fazer levar os seus objetivos em frente e manter a motivação elevada.

Por exemplo, ficar em melhor forma física poderia ajudá-lo a tornar-se mais otimista e com mais energia. Esta é uma estratégia que utilizo na minha vida pessoal. Acredito que para manter o ritmo exigente de trabalho e igualmente regular o meu humor para níveis ótimos, o exercício físico promove-me o ganho de energia, a qual eu depois mobilizo para os meus projetos de vida, para as pessoas que gosto e para o investimento no meu bem estar geral.

Mas, para realmente encontrar o coração da sua motivação, feche novamente os olhos, invista mais alguns minutos na continuação do exercício e continue procurando uma resposta mais pessoal, se você ainda não a encontrou. Uma das respostas pode ser que você queira fazer uma alteração positiva nos seus hábitos de promoção da sua saúde, porque se você não fizer isso, então pode não ter a energia suficiente para investir nas suas áreas de paixão, ou para se divertir, ou para estar com os seus amigos ou familiares.

A vida é como uma autovia com muitas faixa de rodagem,  temos de ir avançando e investindo nas várias áreas de interesse e nos vários papéis que representamos ao longo da vida, e isso requer uma constante motivação para investirmos o nosso tempo e atenção.

Por exemplo, se você quer  tornar-se mais eficaz no trabalho, pode ser porque você gostaria de ser promovido e vir a ganhar mais dinheiro para dar mais segurança financeira para os seus filhos e familiares. As nossas ações, desejos e sonhos têm sempre uma forte razão associada, e nem sempre temos uma perceção clara daquilo que nos move. Assim sendo, faz todo o sentido levantar algumas questões, analisá-las, respondê-las e tentar associar-lhe os gatilhos necessários para impulsionar a motivação rapidamente.

Invista neste exercício mental que certamente irá ajudá-lo a redirecionar o seu foco e assim reabastecer a sua verdadeira motivação. Pegue numa folha de papel, ou utilize o seu smartphone e escreva a resposta o mais específica e pormenorizada possível, contendo também o impacto emocional que você julga poder vir a experienciar. Coloque essa folha de papel num local onde possa ver todos os dias, ou copie o que escreveu na folha de papel e programe um lembrete no seu smartphone (caso possua um), de forma a que seja avisado diariamente.

Existem alguns bons lugares, como o seu espaço de trabalho, a sua mesa de cabeceira ou a sua geladeira. Isto tornará mais fácil manter os seus objetivos sempre vívidos na sua mente. E, você pode praticar este exercício sempre que precisar de uma recarga motivacional.

PALESTRA EM VÍDEO

Se não tem conseguido encontrar estratégias para aumentar a sua motivação, pondere adquirir a minha Palestra em Vídeo: Motivação, Equilíbrio Emocional e Felicidade.

Nesta Palestra você irá aprender a potenciar as estratégias necessárias à obtenção dos seus objetivos, sonhos e propósitos de vida. Você ficará a saber impulsionar a sua motivação, potenciar os seus sentimentos melhorando o controle sobre si mesmo, e sempre que necessário superar-se perante as dificuldades da vida. Não perca esta oportunidade, e veja a sua motivação, felicidade e bem-estar a serem potenciados!

Para conhecer a palestra clique na imagem em baixo:

palestra motivacao

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”

Receba os vídeos gratuitamente no seu email e aprenda como superar a depressão.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Ricardo Rojas Sierban

Miguel, acmpanho a equipe já a algum tempo e a qualidade do blog como um todo fica cada vez melhor.
A mente humana é um assunto que me deixa fascinado e apesar de minha formação ser outra existem duas coisas que quero fazer em minha vida, Psicologia e Neurolinguística.
Pode ter certeza que todos da equipe tem grande influência em minha vida e em meu trabalho.

Um grande abraço e muito sucesso.

PS: Miguel era o nome do meu avô, sendo assim o seu eu não esqueço mais…rs.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ricardo, obrigado pelo comentário

Fico muito agradecido pelas suas palavras e por ser um seguidor dos nossos blogs 🙂

Fico esperançado que possa enriquecer mais os seus conhecimentos na área que gosta. Tudo de bom.

Miguel é um bom nome 😉

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
João Claudio

Seu Blog é muito interessante, tanto o Blog quanto a Fan Page. Obrigado por compartilhar conhecimentos tão úteis que ajudam a nós aspirantes á psicologia e a outras milhares de pessoas. Vez em quando passo aqui pra ganhar inspiração para postar na minha Fan Page, e eu agradeceria muito se curtisse minha página, com certeza uma honra.

http://www.facebook.com/pages/Motiva%C3%A7%C3%A3o-em-foco/532480803435491

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá João,obrigado pelo comentário.

É sempre um motivo de orgulho podermos inspirar os leitores. Desejo-lhe força no seu caminho profissional e sorte para a sua página.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
João Claudio

Obrigado Miguel, valeu por curtir. 😉

Avatar for Miguel Lucas
WTF

Bom conteúdo!
Resultado Atual X Resultado Desejado.
Penso que quando acordamos, aumentamos nosso grau de consciência, passamos a admitir que somos os maiores responsáveis pelos resultados alcançados.
Para mudar o destino, mude a direção.
Já a motivação tem relação com a velocidade.
Encontre, crie, invente um destino e vá vive-lo.
Boas escolhas!

Avatar for Miguel Lucas
José Lucimar Alves

Parabéns Miguel Lucas ótimo artigo , nada melhor que colocar em prática e mudar para melhor
!!

Avatar for Miguel Lucas
Antonio Wilson Valadão

Miguel. seu blog é simplesmente sensacional. Você é muito claro naquilo que escreve. Pode ter certeza, seus artigos Têm me ajudado muito. Parabéns.

Avatar for Miguel Lucas
edevania silva

preciso-de-ajudar-pois-vivo-numa-drepessao-que-nao-saida-me-ajude-vivo-angustiada–um-despereo–sem-motivaçao-me-ajuda-por-favor

Avatar for Miguel Lucas
Victor

Olá Miguel Lucas, já li seu site há um tempo atrás quando estava buscando ajuda em relação a fobia social, ao medo de falar em público, o que estava me deixando muito depressivo e debilitado mentalmente. Agora ingressei no curso de Educação Física e no 3º semestre estou tendo a matéria Psicologia da Aprendizagem e do Esporte, e sempre fui fã de psicologia, tanto que pretendo cursar ainda depois da minha graduação. Sou muito fã do seu trabalho pois não é qualquer pessoa que pensa no próximo a ponto de disponibilizar tantas informações positivas, formas de ajuda, enfim, tudo que ajuda-nos a refletir sobre nós mesmos e conseguirmos encarar o que muitas vezes é apenas fruto de um desenvolvimento de personalidade com fatores negativos e lá na terapia a minha psicóloga trabalha de forma semelhante a algumas ideias suas, e estou me recuperando bem, ainda tenho algumas barreiras a quebrar mas tudo tem seu tempo certo para acontecer, e com pensamentos racionais e positivos isso se torna mais fácil. Acho a área muito importante, acredito até mesmo que todas as escolas e ambientes de trabalho deveria ter um psicólogo. Enfim, vim aqui para expressar os meus minhas ideias, espero que o site continue a crescer assim como o seu trabalho também e de todos aqueles que contribuem para isso dar certo. Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
zinho

gostei ja deu jeito

Avatar for Miguel Lucas
raquel

miguel gostei do seu blog eu procurava ler artigos motivadores pq a vida é imprevisivel
temos de sempre buscar ser um pouco melhor ler procurar e é claro praticar
coisas boas. valew

Avatar for Miguel Lucas
Liane

Miguel, receber os emails tem sido de grande ajuda, as suas observações são concisas, diretas, numa linguagem que fala diretamente para cada pessoa…muito bom! Eu percebo que preciso me motivar para melhorar a minha vida mas me sinto frustrada quando percebo que só passando num concurso público poderei me estabilizar e, sinceramente, nunca aspirei esse tipo de trabalho e perceber que essa pode ser a única alternativa me angustia demais e aí toda a motivação vai para o ralo…não pense que não gosto de estudar, eu gosto, mas não me desvinculo da sensação que continuo a não ter as rédeas sobre a minha vida, razão que me levou até aqui…

Avatar for Miguel Lucas
claudete

Bom dia Miguel, gosto muito dos seus artigos nos ajuda fortemente isto faz com que consigamos nos colocar em pratica , e ate mesmo ajudar outras pessoas que precisam de nos fico feliz por este traba-lho maravilhos.Desde ja te agradeço que tu continues bravamente ajudando .

Avatar for Miguel Lucas
GERMANO

Nenhum comentário após 15 de julho do ano passado.
O que está havendo?
O Blog está perdendo o charme?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *