A arte das autoverbalizações positivas
Psicologia Positiva 22/09/2016

A arte das autoverbalizações positivas

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Em todas as minhas área de atuação como psicólogo, o desafio mais importante que enfrento e o qual também me proponho a realizar é a criação de mudanças saudáveis e sustentáveis para as pessoas. A forma de realização desse objetivo é ensinando técnicas, abordagens e conceitos poderosos e simples que as pessoas possam aplicar no seu dia a dia, usando tudo isso para fazer progressos significativos naquilo a que se propõe e viver uma vida mais feliz.

Quero realçar um conceito que expressa a valorização e satisfação com a vida, envolvimento pleno com a vida, que é conscientemente estabelecer uma elevada conexão intencional com as nossas ações e acontecimentos de vida. É querer estabelecer uma conexão significativa com todas as áreas da nossa vida e contribuirmos com todo o nosso ser. 

Na agitação da vida moderna, por vezes, tendemos a movimentarmo-nos em piloto automático, com objetivos “desnudados”. Com frequência, parece que agimos num sistema simplificado de E (estímulo) – R (resposta), estamos em A e precisamos chegar a B. Tudo o resto recebe pouco mais do que um olhar de passagem. Quando fazemos as coisas em modo automático passamos ao lado da essência da nossa vida.

“Pare de gritar com o filme, você nunca o irá mudar dessa forma. Mude o filme no projetor. Você é o projetor.” -David Icke

Na obsessão da execução das tarefas diárias ou expectativas de vida, corremos o risco de não apreciarmos o sumo da vida, olhamos o mundo pelo lado bidimensional, perdendo a experiência completa a 3D. O mesmo pode acontecer com as conversas que temos conosco mesmos. Na verdade, na grande maioria das vezes não estamos cientes que falamos para nós mesmos, e muito menos aquilo que falamos.

Importa que você ganhe consciência que a todo o momento fala consigo mesmo, para que fique ciente do tipo de discurso que tem, e igualmente do impacto que isso tem em você e consequentemente na sua vida. Por este motivo, nos meus programas de melhoria ou em consulta, o ensino da autoverbalização deliberada positiva é um conteúdo de extrema importância.

verbalizar

O que é a autoverbalização deliberada e como a podemos praticar?

A autoverbalização deliberada envolve estar ciente do que falamos para nós mesmos, tendo noção da perspectiva tomada e do impacto que isso tem em todo o nossos ser. Você tende a assumir a responsabilidade de como se sente, ou “culpa” os outros por aquilo que sente, pelas situações que enfrenta e pelas circunstâncias da sua vida?  Por exemplo, quando você se sente perturbado pelo passado, olha para o seu passado como algo fixo e sólido, que continua a condicionar negativamente a sua vida?

Esta perspectiva é incapacitante, porque atribui poder ao seu passado sobre você, no momento presente. Você voluntariamente dá-lhe o poder de incomodá-lo. Muitos de nós sentimos, pensamos, falamos e agimos com essa perspectiva incapacitante.

Quando se aborda a questão do passado, temos de ser cautelosos e clarificadores, a única realidade acontecendo agora é a nossa forma de pensar e sentir sobre o passado. Quando percebemos e reconhecemos isso, podemos mudá-lo.

Expliquei de forma aprofundada este tema no artigo: Como libertar-se das angústias do passado

O poder de mudança pode ser materializado acionando o poder das autoverbalizações deliberadas positivas. Apresento um exemplo:

“Fico preocupado com o meu passado” pode ser alterado para “Eu preocupo-me com o meu passado. “

Há uma enorme diferença entre estas duas perspectivas. Na primeira assume-se que o passado tem o poder de afetar-nos. Na segunda atribuímos o poder de decisão a nós mesmos e como o passado nos afeta. Esta é uma distinção muito valiosa. Esta nova forma de estruturar as palavras faz da pessoa um observador ativo e participante na sua própria experiência.

Mais importante, este processo dá-lhe o poder de transformar a sua experiência atual no que você escolher ser. Lembre-se desta ideia simples: a sua reação a um acontecimento é tão importante quanto o próprio acontecimento, assim a forma como você reage a um acontecimento cria a sua perspectiva (a sua realidade construída). A responsabilidade é sua, quer esteja ciente disso ou não.


Se você é a pessoa que está criando a sua perspectiva dos acontecimentos de vida, você é o único que pode mudar essa mesma perspectiva. Você pode pensar, falar, agir e sentir de forma diferente. As pessoas ou as circunstâncias não fazem nada para você psicologicamente. Você é que constrói psicologicamente tudo para si mesmo.

Apresento mais alguns exemplos de mudança de perspectiva através das autoverbalizações deliberadas positivas:

  • Ela faz-me ficar muito zangado

Eu deixo-me ficar zangado com ela

  • O meu pai faz-me sentir incapacitado

Eu deixo-me sentir incapacitado quando estou com o meu pai

  • A vida é tão incerta

Eu sinto incerteza sobre a vida

  • A notícia deixa-me triste

Eu entristeço-me com a notícia

  • A reunião de amanhã assusta-me

Estou a sentir-me terrivelmente mal com os meus pensamentos sobre a reunião de amanhã

  • O medo leva-me para longe do meu caminho

Por causa do meu medo, afasto-me do meu caminho

Quando assumimos a responsabilidade na nossa conversa falamos no tempo presente, porque o passado, o presente e o futuro só podem ser vividos agora. No presente, tudo o que temos é a nossa reação a coisas que aconteceram no passado. E no presente, só podemos antecipar a nossa reação às coisas que podem ou não acontecer no futuro.

A reação real é da nossa responsabilidade. Lembre-se, as palavras que você usa criam a sua perspectiva da realidade. É o poder da perspectiva e, especificamente, o poder sobre as suas emoções e sentimentos atuais que você pode tomar nas suas mãos. Vai tomar o poder nas suas próprias mãos, ou atribui-lo a coisas fora do seu controle, tornando-se numa vítima?

Aprofundei este assunto no artigo: Poder narrativo, um importante passo para o poder pessoal

Eu acredito na beleza dos nossos sonhos e que ter uma vida plena requer um investimento no desenvolvimento pessoal e no aprofundamento do autoconhecimento. Se você não tem a vida que deseja, pondere investir no alinhamento das suas autoverbalizações deliberadas positivas com os seus objetivos, e dedique algum do seu tempo a isso.

A prática das autoverbalizações deliberadas positivas dar-lhe-ão consciência da sua responsabilidade sobre a sua vida, apresentando-se como uma ferramenta simples para a melhoria da sua capacitação.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Carla

Boa noite,
ontem deram-me o endereço do seu "site". Passeei-me com muito gosto pelos títulos dos seus artigos, tendo lido alguns. Apreciei sobremaneira as estratégias que apresenta, a maneira prática como podemos alterar alguns comportamentos.
Relativamente à importância da nossa história passada no presente uma vez li num livro de psico-magia de um autor de que agora não me recordo o nome que a única "coisa" que podemos fazer é alterar a maneira como o aceitamos e o interpretamos e este tem sido um pensamento que me tem acompanhado e ajudado nos últimos anos.
Apreciei muito a ideia de mudança de perspetiva através das autoverbalizações deliberadas positivas.
O meu muito obrigada por esta preciosa partilha de conhecimentos.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Carla, obrigado pelo comentário.

Certamente que sim, concordo, a maneira eficaz e saudável de alterar o impacto do passado é reinterpretando os acontecimentos e criar uma nova perspetiva.

Agradeço as suas palavras de apreço pela utilidade das estratégias aqui apresentadas.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
LUCIANA

TUDO QUE VC ESCREVE E FALA É MARAVILHOSO!! TRADUZ O QUE EU SINTO E PASSO NA VIDA; SUAS PALAVRAS AJUDAM-ME MUITO A CONTINUAR, A LUTAR, A PERSISTIR… E MUITO OBRIGADA POR TAMBEM AJUDAR-ME COM SEU CONHECIMENTO E AJUDA GRATUITA!!
QUE DEUS O ABENÇOE MUITO!!
FELICIDADES!!
LUCIANA

Avatar for Miguel Lucas
Isobel

Quero agradecer sua iniciativa em ajudar a buscar nossa força e iluminar nossas mentes. Você me ajudou a acreditar que nos somos responsáveis pela nossa felicidade. Leio seus artigos e suas palestras e sinto uma energia muito boa chamada otimismo e sei que cabe a mim dar o primeiro passo para viver plenamente.
Você é lindo!
Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
FERNANDES

Sou grato pela sua preciosa ajuda que me tem proporcionado, pois os seus ensinamentos são muito incisivos sobre pontos do passado, mas também do presente. Sinto que os problemas do passado se repercutem no agora e os do agora, estão ligados a feridas do passado recente. Porque o que pensamos projectamos para o futuro. Realmente assim acontece comigo!… Como sair deste sofrimento que teima a paralisar o meu progresso anímico e destemido.
Um grande abraço deste seu grande amigo seguidor do maravilhoso trabalho.
Atentamente,
Fernandes

Avatar for Miguel Lucas
Flávio

Gostei bastante do seu artigo e partilho da opinião. Se não gostamos do rumo das nossas vidas, só nos cabe a nós alterá-lo. Ficar de braços cruzados, a lamentar, não é o caminho correcto…

Avatar for Miguel Lucas
Beth Ribeiro

Olá, Miguel!
Agradeço imensamente por todos os artigos publicados , pois eles tem me ajudado bastante.
Sofro com uma grande tendência a me preocupar demais com tudo, principalmente a saúde.
Frequentemente penso que tenho algum problema de saúde, isso é meio que automático e intensifica-se quando fico agitada ou irritada.
Fico remoendo muito, pois permito que as pessoas me aborreçam e me deixem irritadas. Sei o grande mal que estou fazendo para mim mesma, mas estou tentando canalizar tudo isso com a ajuda dos seus artigos também.
Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
André

Em nossa vida vivemos no automático, sem perceber e voltarmo-nos para o nosso eu que na verdade é uma das coisas que deveríamos cuidar primeiro antes de tudo em nossas vidas. As palavras tem um grande poder sobre nós já ouvi e li diversos autores falando sobre essa temática de ensino e agora realmente percebo que é verdade na Bíblia tem um versículo que diz, melhor dizendo Deus dizendo a nós: “Digo o fraco eu sou forte”, “Se te mostrares fraco no dia da angustia, a tua força será pequena”. Parabéns ao idealizador deste site que tem ajudado muitas pessoas, a mais de 01 ano leio as matérias no site e indico a algumas pessoas além de curtir a página no Facebook.

Avatar for Miguel Lucas
Rita de Casia

Seus textos me fazem tão bem…!me mostram que atitudes devo tomar ,o caminho que devo seguir
no entanto as vezes me falta disposição estou num momento em que vejo tudo com um desanimo,
me vejo sem expectativas sinto-me tão acabada! então leio estes textos e bum!
acordo. Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
RICARDO RJ

Excelente texto.Muito útil e bastante esclarecedor.Obrigado Miguel!

Avatar for Miguel Lucas
PATRICIA DA CRUZ SANTOS

Parabéns pelo excelente conteúdo que Deus te abençoe grandemente pela iniciativa amei de mais!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *