4 passos simples para lidar com a ansiedade social
Terapias Psicológicas 22/09/2016

4 passos simples para lidar com a ansiedade social

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

O transtorno de ansiedade social, também chamado de fobia social, é um transtorno de ansiedade em que uma pessoa tem um medo excessivo e irracional de situações sociais. A pessoa sente nervosismo intenso (ansiedade) e autoconsciência acerca de um medo de ser observado de perto, julgado e criticado por outros. O medo pode ser agravado pela falta de habilidades sociais ou experiências negativas em situações sociais. A ansiedade pode evoluir para um ataque de pânico. Como resultado do medo, a pessoa resiste a determinadas situações sociais com extrema angústia ou pode evitá-las completamente.

Em resposta a um comentário de uma leitora que retratava o quanto a ansiedade social limitava a sua vida, gravei um vídeo onde revelo alguns gatilhos que fazem aumentar a ansiedade e também 4 passos simples para lidar eficazmente com a ansiedade social e agir com confiança na interação social.

Comentário deixado no meu blog

Não sabia que tudo isso pelo que sempre passei tivesse um nome: ansiedade social. Sempre pensei que eu só era tímida. Me sinto ansiosa e preocupada acerca do que os outros podem pensar ou falar. Quando alguém em um grupo está a falar, eu imediatamente acho que estão falando sobre mim, rindo de mim. É horrível. É como viver aprisionada dentro de mim mesma. Várias vezes sinto que não sou uma pessoas sociável. Não sei agir como os outros. Não sei como fazer as pessoas gostarem de mim. E para os outros parece tudo tão natural! Pra mim é um terror ter que falar com alguém que eu nunca vi ou mesmo com alguém que eu vejo sempre, mas tenho vergonha de falar, não sei puxar assunto. Na verdade até manter a conversa já é difícil às vezes. Às vezes eu queria sumir. Não é fácil viver com medo do que pode ou não se passar na cabeça de quem você nem conhece. Parece uma falta constante de confiança. Também me sinto muito só às vezes. Nem sempre é fácil encontrar alguém para conversar. Tem dias que não converso com ninguém, quando fico em casa. Queria ter mais segurança. Talvez isso me ajudasse a ter mais pessoas por perto. – Juliane

Resposta ao comentário

As questões relacionadas com a ansiedade social estão associadas com uma forma de medo, que tem a sua base na exposição e interação social. O primeiro erro que a Juliane está cometendo é tentar agradar aos outros, julgando que todas as pessoas necessariamente têm de gostar dela. Não se consegue adivinhar o que as outras pessoas vão pensar acerca de nós. Proponho algumas ações e passos para que a pessoa que se encontra nas mesmas circunstância que a Juliane, possa praticar para recuperar a confiança e saber lidar eficazmente com a ansiedade na hora de ter de interagir com outras pessoas.

Pontos a trabalhar:

  • Encontrar um assunto que se sinta confortável para falar e que domine, ou decidir-se a agir com sinceridade, sem temer mostrar alguma vulnerabilidade. Por vezes podemos fazer das nossas “supostas” fraquezas uma enorme força. Quando a pessoa aceita que tem algumas dificuldades, mas consegue dialogar ou brincar acerca disso, funciona como um quebra gelo de conversas, permitindo que se descontraia e dê inicio à interação social.
  • Redefinir o seu autoconceito. Perceber que não é assim tão diferente das outras pessoas, e deixar de botar-se abaixo, deixando de julgar que é menos interessante ou que tem menos valor que os outros.
  • Deixar de querer que todas as pessoas gostem de você. Nós não controlamos as pessoas que gostam de nós. Aquilo que cada um de nós controla e tem poder, é focar a nossa atenção nos nossos valores, nos interesses e naquilo que gostamos. Agindo de acordo com aquilo que somos. Agindo genuinamente permite-nos ficar seguros de nós mesmos.

Passos a dar na preparação dos eventos futuros:

1 – Não ficar alarmado por sentir o incómodo físico. As sensações incómodas são normais de serem sentidas, dado que são disparadas pelas memórias antigas de exposição social. A pessoa não pode não sentir os sintomas da ansiedade na interação social. Aquilo que pode ser feito é aplicar algumas técnicas ou estratégias de redução dos sintomas físicos, para recuperar o controle de si mesmo.

2 – Utilizar a respiração para relaxar e recuperar o controle. Focar a atenção da respiração para voltar a focar-se em si mesmo e deixar de monitorizar o ambiente exterior, deixando também de estar focado nos cenários catastróficos.

3 – Iniciar a interação. Interagir com as outras pessoas, focando a atenção naquilo que pretende dizer, podendo utilizar frases “quebra gelo” que ajudam a relaxar e a retirar o foco da insegurança e medo.

4 – Agir de forma genuína. Os conteúdos das conversas que escolhe ter devem ser acerca dos seus interesses, significados e daquilo que gosta de fazer, envolvendo-se apenas com o assunto que está a ser debatido.

Em baixo pode assistir ao vídeo com a resposta completa ao comentário da Juliane:

Se você se sente sobrecarregado pelo medo e tem vindo a evitar situações que possam fazê-lo sentir-se ansioso, pode ser difícil quebrar esse ciclo. Mas você pode conseguir. Convido-o a conhecer o meu programa online composto por 22 vídeo-aulas práticas onde você irá aprender a lidar com o medo para que ele não o impeça de viver a vida que deseja.

Clique no link em baixo para conhecer o Programa Online – Vencer a Ansiedade:

=>> Quero conhecer o programa online <<=

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.