5 Dicas para ser otimista na sua vida
Psicologia Positiva 22/09/2016

5 Dicas para ser otimista na sua vida

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Todos nós enfrentamos dias ou momentos difíceis. É uma parte da vida. Mas a forma como você reage, pensa e age durante esses momentos difíceis faz uma grande diferença. Com um conjunto de hábitos saudáveis e estratégias mentais assertivas a visão da vida pode mudar de uma maneira muito satisfatória e notável.  Irei apresentar cinco das minhas dicas favoritas para melhorar o otimismo na sua vida. Fundamentos que os nossos ancestrais utilizaram eficazmente durante milhares de anos. Estou certo que ainda continuam atuais e de grande importância.

1. Relembre-se: Nunca é tarde para mudar a sua vida

Talvez possa parecer-lhe como se tivesse estado no mesmo tipo de vida e preso nos mesmos hábitos por tanto tempo, que você ficou preso permanentemente no seu caminho. Mas não tem que continuar a ser dessa maneira. O que mais pode estar a travar a sua mudança pode ser a comparação.

Provavelmente você olha para onde gostaria de estar ou ter, e comparativamente ao momento em que se encontra ou relativamente ao que tem, existir uma grande discrepância. Esta perceção pode conduzi-lo à paralisação. Você acha que o caminho é muito longo ou impossível de ser feito.

Digo-lhe, você pode não ser capaz de mudar a sua vida para melhor agora. Mas se trabalhar com o que você tem, e aceitar onde você se encontra agora, pouco a pouco, com pequenos passos é possível percorrer o caminho da mudança.

Faça apenas uma pequena mudança, se isso é o que é possível no momento. Essa pequena mudança e o sucesso desse pequeno avanço irá dar-lhe confiança e otimismo, e você pode continuar a conquistar pequenas vitórias que podem conduzi-lo à grande mudança.

“Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas qualquer um pode começar hoje e fazer um novo fim.”  – Maria Robinson

2. Não faça uma tempestade num copo de água

É fácil deixar que os pensamentos negativos tomem controle da nossa mente e possamos criar cenários catastróficos a partir de um acontecimento menos agradável. Quando esse acontecimento incómodo faz disparar um gatilho emocional, em consequência a pessoa pode ter tendência para entrar numa espiral de negatividade, e com isso ver problemas em todo o lado.

Então, o que você pode fazer sobre isso? Uma técnica muito útil e de fácil aplicação pode ser implementada em dois passos:

Passo 1: Quando você detetar que está a ficar fora de controle, diga para si mesmo, Para! Esta palavra funciona como uma voz de comando. Funciona como um gatilho de interrupção da escalada de pensamentos negativos que você estaria a iniciar. Esta é uma das técnicas que explico na minha palestra: Como Melhorar a Autoestima e Autoconfiança. Neste caso, isso simplesmente significa que assim que você se torna consciente de que está começando a fazer uma tempestade num copo de água, você deve usar o gatilho de interrupção: PARA! Ou algo semelhante, como por exemplo: Não, não, não, não vou por este caminho novamente.

Passo 2: Ampliar a perspectiva. Depois de você ter travado a avalanche de cenários catastróficos, faça uma questão de perspectiva futura. Qual a importância deste assunto daqui a seis meses ou um ano? Ou até duas ou três semanas? A resposta é quase sempre, nenhuma importância. Estou certo que nesse momento a sua mente começará a ficar calma, e você retomará o controle da situação, sem sair prejudicado.

otimismo

3. Encontre uma maneira mais útil para olhar os seus problemas

A vida ausente de problemas seria vazia. Desde que nascemos a vida é construída na superação de dificuldade e problemas. Foi assim que todos nós aprendemos a andar. Caímos, levantámo-nos, voltámos a cair, voltámos a levantar-nos e assim sucessivamente até caminharmos seguros de nós mesmos.

No entanto, à medida que vamos crescendo, parece que ficamos menos resilientes perante os problemas e dificuldades. E com isso, vem o abatimento, evitamento, desesperança, decepção, vitimização, entre outras coisas. Se partirmos do principio que a vida irá sempre colocar-nos à prova, no momento que enfrentamos a dificuldade devemos tentar perceber que com isso poderá vir também o retorno positivo da superação.

Obviamente que alguns problemas infligem dor e sofrimento, e alguns chegam mesmo a serem insuperáveis ou a fazerem-nos sentir a perda. Ainda assim cabe a cada um de nós, olhar o outro lado. Se você os visualizar de uma forma útil e otimista, isso não garante que você deixe de sentir dor. Mas eles tendem, na grande maioria das vezes a prejudicarem muito menos, ou até mesmo conduzi-lo a construir um caminho em que possa ver um novo significado.

Por exemplo, algumas pessoas detestam a falha ou o fracasso, o que perante essa situação pode conduzi-las a evitar aquilo em que sentiram o insucesso. Deixam de arriscar para não verem o seu ego ser ferido. Esquecem assim a benção da falha. Esquecem que no outro lado do fracasso e falha vive a possibilidade de melhoria e de descoberta, de como ser bem sucedido. Mas para isso é necessário ver a utilidade do problema.

Importa assim ver os problemas de forma diferente e agir sobre eles de maneira útil. Por exemplo, perguntando:


  • O que posso aprender ao superar esta situação?
  • Como pode essa experiência ajudar-me a longo prazo?
  • O que irei perder se ficar travado na resignação perante a dificuldade?
  • Que habilidade ou força poderei desenvolver ao enfrentar positivamente o problema?

“O que nos parece serem provações amargas são muitas vezes bênçãos disfarçadas.” – Oscar Wilde

4. Aprenda a reduzir e a lidar com as preocupações

As preocupações excessivas e irrealistas podem ser muito destrutivas. Mas a maioria das coisas que você teme que aconteçam, provavelmente nunca acontecem. São apenas pesadelos ou cenários improváveis construídos na sua própria mente. E se acontecerem, na maioria das vezes não são tão dolorosos ou ruins como você esperava.

Preocupar-se é na maioria das vezes apenas um desperdício de tempo ao qual você dedica muita da sua energia e atenção. Claro que a preocupação tem o seu benefício, mas apenas o tempo suficiente para elaborar uma solução ou minimização do problema em mãos. Eu sei, isto é mais fácil de dizer do que fazer. Então o que você pode fazer sobre isso?

Apresento 4 passos que explico na minha Palestra em Vídeo: Como Libertar-se da preocupação excessiva:

Passo 1: Aceitação. Você deverá aceitar o incómodo da sua preocupação. Não ficar demasiado preocupado por estar preocupado, pode aliviar-lhe o fardo do conteúdo daquilo que o está a incomodar. Aceitando isso como normal de acontecer. Dessa forma você consegue fazer uma avaliação funcional do problema ao invés de uma avaliação emocional.

Passo 2: Ativação. Você sente o seu corpo a ficar mais ativo e alerta. O que na verdade também é natural. Isso funciona como proteção da possível consequência daquilo que o preocupa. Os pensamento de ruminação são comuns para que você possa assegurar-se que está seguro.

Não fique alarmado por experienciar algumas sensações desagradáveis no corpo. Essas sensações são energia a ser libertada para que a possa utilizar para encontrar uma solução. Use isso a seu favor, sem sentir que está em perigo.

Passo 3: Desapego. Como você pode lidar eficazmente com o conteúdo da sua preocupação em forma de ruminação e sensações desagradáveis? Importa perceber que você não se resume aos seus pensamentos negativos e sensações desagradáveis.

Você está preocupado, mas não é a sua preocupação. Então pode agir sobre o que está a pensar e regular o seu pensamento. Pode distanciar-se do que pensa e sente, e construir novos pensamentos ou dirigir a sua atenção para outro cenário. Um cenário mais positivo e realista.

Passo 4: Ações orientadas. Em seguida você deverá focar a sua atenção em ações orientadas nos seus valores, naquilo que é significativo e pretende alcançar. O alvo da sua atenção e pensamento, deverá ter na base os seus valores, objetivos e desafios, para que você possa colocar em marcha um conjunto de ações alinhados com aquilo que pretende. Este objetivos não devem ser baseados nos medos, receios, dúvidas e proteção excessiva, mas sim, alinhados com o crescimento e obtenção de resultados satisfatórios. Assim você fica no caminho da sua qualidade de vida.

“Quando eu olho para trás para todas estas preocupações, lembro-me da história do velho homem, que disse no seu leito de morte que ele tinha um monte de problemas na sua vida, a maioria dos quais nunca tinha acontecido.”  – Winston Churchill

5. Relembre-se das suas vitórias

Dedique todos os dias algum do seu tempo para responder às seguinte pergunta: “O que eu fiz bem hoje?” Este simples hábito promove o otimismo numa base regular. O foco na situação real vivida, ajudam-no a construir autoconfiança, o que é extremamente importante para o sucesso.

Em alguns dias a resposta talvez seja negativa, o que acredito ser pouco provável, pois certamente acabará sempre por realizar algo de valor nas 24 horas do seu dia. Mas, caso esse dia possa ter sido catastrófico devido à ausência de realizações positivas, não desespere, acione o pensamento otimista. Acione o passo 3 anteriormente descrito.

Em seguida, tente perceber onde esteve menos bem, e depois perspective um cenário em que se visualiza a ter ações que pudessem ter tido mais êxito. Grave isso na sua memória. Certamente o salto será positivo, pois acabou por aprender algo de valor para o futuro.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Dani

Continue com esre trabalho, muito bom!!Esclarecedor e ensina atitudes para serem feitas
na prática.
Abç. Miguel.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Dani,

Obrigado pelo seu incentivo. Vou continuar a trabalhar com a mesma motivação e intenção. Colocar artigos práticos é o meu lema. Importa que as pessoas consigam aplicar na sua vida com o máximo de eficácia.

Tudo de bom para você.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Isália Licença

Muito obrigada Miguel.

As dicas são espectaculares. E promovem mudanças positivas radicais na vida das pessoas.

Avatar for Miguel Lucas
Maria jussara Zubiaurre Pereira

Seus artigos fazem muito bem para os meus relacionamentos do dia a dia!!!! Obrigada!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Erika Cunha

Mais um excelente artigo Miguel Lucas! Faço uma ressalva: como seria o passo 2 do item 2 no caso de assuntos realmente relevantes na nossa vida? Ex.: relacionamento amoroso.

Grata,

Erika

Avatar for Miguel Lucas
Lisy

Parabéns Miguel Lucas pelos artigos que nos servem de inspiração para enfrentar as situações da vida e nos faz repensar nossas atitudes promovendo verdadeiras mudanças. Sou fã do seu trabalho.

Avatar for Miguel Lucas
David

Miguel Lucas, esse é, realmente, um post de alta qualidade.
Muito bom e muito útil.

Grato,

Avatar for Miguel Lucas
ESMERALDO

De momemto fiz um sobrevou de todo texto. Me pareceu interessante!!! Neste momento continua me convidando para outras leituras detalhadas. Nos agradecemos.

Avatar for Miguel Lucas
Gabriela

Vc é sensacional!!! Adorei cada artigo que li ate agora… vc me incentivou mto!!! Parabéns pelo seu trabalho!! Vo manter contato com seus artigos, a partir desse dia. Desde ja agradecida

Avatar for Miguel Lucas
Lucas

Muito bom!
Miguel, ser otimista é muito importante, temos sempre que agradecer pelo aquilo que temos.

Parabéns pelo conteúdo!

Avatar for Miguel Lucas
Carlos Guimarães

Lao Tzu disse: "Conhecer os outros é inteligência; mas conhecer-se a si mesmo é verdadeira sabedoria. Dominar os outros é força, mas dominando-se a si mesmo é o verdadeiro poder ".

A nossa mente não existe para nos fazer felizes ou infelizes, não é essa a sua principal função. A sua principal função é a nossa segurança no mundo físico.
No fundo ela é um pouco como um campo de cultivo, ela faz crescer aquilo que lá cultivamos. Se pensarmos em coisas boas, a nossa vida tenderá a ser boa ou pelo menos mais-ou-menos boa, se pelo contrário pensarmos em porcaria – passo o termo- a nossa vida será uma… pois.
Nós tornamo-nos naquilo que pensamos a maior parte do tempo. Um sentimento de gratificação por quem somos e o que temos, é um dos pontos fortes das pessoas felizes. E todos temos coisas boas. Se nos esforçar-mos em refletir sobre isso, conseguiremos com certeza criar uma lista.
Também se afinar-mos o nosso "motor de busca" para as soluções e não tanto para os problemas, para aquilo que queremos e não tanto para aquilo que queremos evitar, conseguiremos ser mais otimistas. O otimismo é uma das áreas mais estudadas em psicologia, e eu pessoalmente acredito que ele pode ser cultivado em cada um de nós, ao invés do paradigma: "uns têm e outros não". Poderá vir-lhe à cabeça a velha e descomprometedora frase: "falar é fácil", mas temos que ser intencionais. Se voltarmos à metáfora do campo de cultivo, podemos plantar lá plantas sem utilidade, ou se nada fizermos, as ervas daninhas "brindam-nos" com a sua presença. Temos por isso que ser intencionais para plantarmos as plantas que nos são úteis: fazer uma lista de tudo o que temos de bom na nossa vida e dos nossos objectivos, metas e um plano para a sua realização. É fundamental trazer isto para a nossa consciência, como se diz em coaching. Não esquecendo alimentar tudo isso com um sentimento de gratificação. Só para começar…
Podem obrigar-nos a comer o que não queremos ou a ir para onde não desejamos, mas ninguém pode obrigar-nos a pensar naquilo que não queremos sem o nosso consentimento. A nossa mente é o único lugar onde podemos ser realmente livres, e se não o somos, quem é o responsável?
Isto daria uma loooonga palestra…

Abraços a todos

Parabéns pelo trabalho, Miguel

Avatar for Miguel Lucas
RICARDO RJ

Como sempre um excelente texto com ensinamentos preciosos para cada um de nós.Obrigado Miguel!

Avatar for Miguel Lucas
Márcia Adrianny Oliveira

Adoro todos os seus artigos. Quando começo a ler não dá vontade de parar!!! São de muita importância para o nosso dia a dia, já que muitas lutas começam em nossa mente. Estou começando a aplicar em minha vida e vejo realmente os resultados!!! Parabéns e obrigada Miguel Lucas!!!! Sou sua fã! Abcs!

Avatar for Miguel Lucas
Gleidiane

Muito obrigada pelo texto de motivação!Consegui. me ver nesse texto . Parabéns você me ajudou bastante!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *