Resultados de excelência: Foca-te no processo e o resultado manifestar-se-á
Psicologia do Desporto 22/09/2016

Resultados de excelência: Foca-te no processo e o resultado manifestar-se-á

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


É certo que praticamente todos os atletas gostam e desejam obter bons resultados. E para a grande maioria, bons resultados equivale a ganhar ao adversário. É neste objetivo que por vezes são gerados equívocos que dificultam a melhoria dos resultados que se pretendem alcançar. Claro, você precisa de bons resultados para ser bem sucedido, mas a questão é como proceder para obter esses resultados e, ironicamente, a resposta não é o que os treinadores, atletas e pais costumam pensar.

Em primeiro lugar, importa definir os conceitos “resultado” e “processo”. Um foco no resultado envolve dar ênfase aos resultados, rankings, vencer os outros ou medo de perder. Observe que este tipo de foco está em coisas fora de você. Um foco no processo envolve dar importância sobretudo ao que precisa fazer para ter o seu melhor desempenho, como, preparação física e psicológica, técnica ou tática. Em contraste com um foco no resultado, um foco no processo está inteiramente dependente de você.

Alcançar resultados pretendidos sem ter o foco nesses resultados

Agora é hora de discutir o paradoxo do foco no resultado. A maioria das pessoas pensam que, para obter os resultados que desejam, apenas precisam concentrar-se nesses resultados. Mas, é aqui que está o paradoxo, ter apenas um foco no resultado reduz as chances de alcançar-se os resultados desejados. Aqui está o porquê.

Em primeiro lugar, quando é que o resultado de uma competição ocorre? No final, é claro. Se você está focado no resultado, você não está focado no processo, ou seja, o que você precisa fazer para realizar o seu melhor desde o início até ao fim da competição.

Em segundo lugar, o que o deixa nervoso antes de uma competição, o processo ou o resultado? As chances são de que é o resultado, mais especificamente, um mau resultado, como não ganhar ou não conseguir alcançar os seus objetivos. A questão de fundo é que, quando você se concentra no resultado, é muito menos provável que venha a obter o resultado que pretende.

Em contraste, quando se concentra no processo, aumenta as chances de obter os resultados que deseja. Se você se concentrar no processo, isto é, o que você precisa fazer para executar o seu melhor, certamente irá aumentar a probabilidade de acontecer o que deseja.

Dica para atletas: Pense nos resultados apenas o tempo suficiente para criar o estímulo necessário para focar todos os seus esforços e atenção no processo que servirá de base para desenvolver as capacidades, habilidades e técnicas que permitirão preparar-se o melhor possível.

Muitos atletas lidam mal com a perda ou com a inconsistência competitiva, principalmente porque criaram o hábito de avaliar os resultados apenas através da perda ou ganho. Importa igualmente perceber como se perdeu ou ganhou, o que não se conseguiu realizar ou o que fez a diferença positiva, que atitude se teve, como reagiu e agiu perante a desvantagem ou vantagem.

Ao avaliar-se a performance apenas utilizando o fato de perder ou ganhar, fecha-se os olhos a muitos aspetos extremamente importantes para uma lógica de progresso e aprendizagem.

Dica para treinadores:  Se os vossos atletas tiveram um bom dia, não digam apenas “bom trabalho”. Ao invés, ajudem-nos a entender porque eles tiveram um bom desempenho. Se eles tiveram um dia ruim, importa dar-lhes apoio com palavras encorajadoras e identificando as razões da fraca performance. Pode dizer que ainda acredita neles, e ajudá-los a descobrir como melhorar o desempenho na próxima competição.

Rafael-Nadal

Atingir os resultados com o foco no processo

Apesar da minha explicação anterior poder fazer lógica no mundo esportivo, e facilmente perceber-se que isso pode ser o ideal para a mentalidade de um atleta, o que é certo é que na grande maioria das vezes não se consegue deixar de ter os resultados em mente.

No mundo real, os resultados importam e têm um peso enorme para a continuação do processo atrás referido. Como atleta, acredito que você seja competitivo e, provavelmente tem algumas resultados desafiantes em mente.


Na minha prática profissional de preparador mental de atletas, nunca transmito a ideia que não se deve pensar em resultados. Claro que importa objetivar os resultados desejados, mas apenas o tempo suficiente para traçar objetivos. Na verdade, eu assumo sempre que todos os atletas pensam nisso.

Então, sabendo que um foco no resultado durante a performance pode prejudicar essa mesma performance e o próprio resultado, o desafio é o que fazer quando a mente se fixa apenas nos resultados?

Em primeiro lugar, importa tornar-se consciente de que você está focado no resultado. A técnica é simples, você só tem que observar o seu pensamento e perceber onde está o seu foco. Depois de ficar ciente que você está pensando sobre os resultados,  pode tomar medidas para direcionar a sua mente para o que importa.

Reconheça que só pode concentrar-se numa coisa de cada vez, por isso, se tem a capacidade de substituir o seu foco no resultado pelo com foco em outra coisa, nesse exato momento você deixa de pensar nos resultados. A sua mente fica focada naquilo que você decidiu dirigir a sua atenção. De preferência, deve manter a sua mente no processo, nas estratégias, dicas, sensações, atitudes ou pensamentos que aumentem a probabilidade do seu desempenho.

A importância das rotinas pré-competitivas

As rotinas pré-competitivas diz respeito a todo o processo de aquecimento físico e mental que o atleta executa no período que antecede a competição ou o treino. O propósito de uma rotina pré-competitiva é estimular o corpo e a mente para que fique totalmente preparado para executar o seu melhor desempenho e, se bem enraizada, para acionar pensamentos, emoções e fisiologia que o ajudarão a executar uma performance ao seu melhor nível. Então, executar a rotina pré-competitiva, permite ao atleta focar-se no processo, conduzindo a sua mente para fora do foco nos resultados.

Utilize imagens mentais de qualidade. Se está focado nos pensamentos, sentimentos e imagens de um bom desempenho, você não está focado nos resultados. Além disso, as boas imagens irão aumentar a sua motivação e confiança, ajudando a que atinja a intensidade ótima, e para que o corpo fique preparado para treinar ou competir.

Abordei este assunto no artigo: Imagética no desporto, a ferramenta mental mais poderosa para atletas

Se através de algumas das técnicas atrás referidas você não consegue deixar de focar-se nos resultados, na possibilidade de falhar, fazer má figura, ou outra preocupação que ocupe a sua mente, o melhor que pode fazer é tentar distrair-se (ainda que este recurso não seja o mais indicado, porque não ajuda a resolver o problema no futuro).

Por outras outras palavras, você pode distrair-se, conversando com os outros, ouvir música, brincando, qualquer coisa que possa impedi-lo de pensar nos resultados ou nas preocupações associadas aos resultados.

Finalmente, lembre -se porque você compete, por exemplo, pelo amor à competição, estar com seus companheiros de equipe, desafiar-se, querer melhorar, ou simplesmente divertir-se. Ao conseguir colocar-se nesse registo mental você promove fortes emoções positivas, como inspiração, excitação, orgulho, alegria, que lhe darão a energia extra necessária para executar o melhor desempenho que puder.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Cesar Ades

Ótimo artigo!

Ter uma mente preparada faz toda a diferença na hora da competição.

Gostei muito da conclusão: "lembre -se porque você compete, por exemplo, pelo amor à competição, estar com seus companheiros de equipe, desafiar-se, querer melhorar, ou simplesmente divertir-se. Ao conseguir colocar-se nesse registo mental você promove fortes emoções positivas, como inspiração, excitação, orgulho, alegria, que lhe darão a energia extra necessária para executar o melhor desempenho que puder."

Obrigado por compartilhar seu conhecimento!

Avatar for Miguel Lucas
Ismael Batista

Muito bom o artigo.

O foco de quase tudo que fazemos hoje está no resultado e não nos processos. Por isso passamos a não prestar atenção naquilo que estamos fazendo e esquecemos que o resultado simplesmente reflete os processos.

Quando li o título do artigo, imediatamente lembrei de algo que ouvi.
"Quando o caminho é mais importante que o destino."
Recomendo ouvir. Vale à pena. Também trata desse assunto.
http://irmaos.com/missaonaintegra/index.php?id=11221

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ismael, obrigado pelo comentário.

Sem dúvida que a base de todos os resultados são as ações que nos conduzem a ele.

Agradecido pela sua partilha.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
raquel

Oi, vi seu artigo sobre TOC e o senhor ficou de postar sobre técnicas pra superar o comportamento compulsivo.. Tem como me mandar pois não achei em seu site.obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
werton souza

Muito bom mesmo !
Olha fico bastante grato em ler artigos seus e com certeza breve eu estarei adquirindo um de seus livros que abordem o tema motivação, pois tudo aquilo que é construtivo devemos absorver para o nosso crescimento pessoal e também cooperar com o crescimento de outras pessoas…DEUS t abençoe grandemente amigo…parabéns

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Werton,

Estou certo que irá gostar do livro.

Crescer e desenvolvermo-nos é uma dádiva que deveremos abraçar e promover 😉

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
bruno dias

exelente artigo…
de fato e muito importante que nos "Desliguemos" dos resultados um pouco, e que possamos aprender a direcionar mais atencao no processo…
creio que isso e algo que nao so no esporte, mas em varias outros setores da vida, é de imensa importancia..
a lei da atracao e algo que se encaixa aki ..
abracos!!

Avatar for Miguel Lucas
carlos

Tb gosto de ler os artigos mas gostaria de dizer …bem se isto é mesmo assim qualquer equipa se pode tornar campeâ do mundo. Há tanta gente a fazer tudo certo a cumprir o processo fielmente e depois não encontram emprego ou são despedidas,,,Eu concordo com o estimulo do artigo sp é melhor estimular

Avatar for Miguel Lucas
Neusa

Adorei! sempre foco no resultado e não no processo. Vou trabalhar mais isso. Obrigada por compartilhar. abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Ivanildo lima

ola gostaria de comprar olivro como mudar sua vida para melhor,eu não tenho conta paipal mas posso faser transferencia bancaria internacional desde que seja seguro e comfiavel.tambem preciso de algumas dicas de como venser a timides

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *