Lidar com os problemas do passado no presente
Psicologia Comportamental 22/09/2016

Lidar com os problemas do passado no presente

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Você tem dificuldades de lidar com o seu presente, e este tem sido uma repetição das suas experiências passadas? Você tem vindo a evitar lidar com sua situação atual, criando uma fantasia no seu futuro onde se visualiza livre da dor que o tem vindo a atormentar? Se você se identifica com a anterior descrição, certamente sente que a vida está a fugir-lhe. Para quê projetarmo-nos no futuro, ou amarrarmo-nos ao passado quando temos uma crise no presente? Ficamos sem saber como fazer para parar o tumulto que atormenta as nossas vidas. Ficamos “congelados” nos nossos caminhos, ficamos confusos. Ficamos incapazes de ajudar a nós mesmos, e por vezes permitimo-nos “medicar” os nossos problemas. Dê uma boa olhada em como você lida com as questões que geram dor na sua vida.

Você é alguém que tem tendência para ter comportamentos aditivos numa tentativa de diminuir a sua dor?

Por vezes tendemos a refugiar-nos em algo que nos diminua as tensões que estamos a enfrentar. Isto certamente não é um tema novo na sua vida. Se esta é a sua realidade, é essencial aprender a lidar de forma saudável com o seu problema. A primeira posição que você deve tomar é entender que fugir dos seus problemas é o problema. Olhar o problema de frente, aceitá-lo e compreendê-lo pode ser usado ??como uma ferramenta para resolver os conflitos internos ou a paralisação da ação. Por vezes a vida apresenta-nos algumas questões que se repetem. Repetição sem resolução é perigoso, porque o problema vai aumentando.

Não fuja de si mesmo. Reserve um tempo para ser sincero sobre como você lida com as coisas e comprometa-se a mudá-las. O “Como eu faço isso?” está essencialmente em aceitar o seu comportamento e assumir o controle dos seus problemas um de cada vez.

momento presente

Saber lidar com os conflitos internos no presente

Você considera-se uma pessoa que enfrenta os seus problemas e angustias, ou foge dos seus problemas sentindo a necessidade de ocultá-los ou fingir que não existem? Você tem vindo a sentir-se como um fraco e miserável ou você está apenas aliviado porque arranjou uma forma de não ter de lidar com os problemas? Tome consciência se gerou uma opinião depreciativa acerca de você mesmo por não conseguir enfrentar os seus problemas. Tome noção se o seu padrão comportamental tem sido de evitamento.


Depois dessa breve análise, pondere que o seu futuro pode ser orientado de forma mais capacitadora, ao invés do comportamento de evitamento que tem vindo a desenvolver, se for o seu caso. Agora é hora de fazer a seguinte pergunta: “Quero continuar a ter um comportamento de vitimização e evitamento, ou ao invés, vou projetar na minha mente um padrão mental que permita sentir-me capaz de encontrar caminhos para a solução ou minimização dos meus problemas?

Provavelmente a incapacidade de você solucionar os seus problemas está muito mais relacionado com a forma negativa como você vê a si mesmo do que com a dimensão do problema. Esta é a hora de você agir a seu favor. Faça uma lista de todas as coisas que você necessita solucionar, melhorar ou realizar. O que você precisa aprender, organizar, procurar ou obter para concretizar o que colocou na sua lista? Comece a falar para si mesmo sobre o que você se propõe a fazer e oiça a si mesmo a dizer essas palavras vitais. Quanto mais familiares e sinceras forem essas palavras mais capaz você se tornará para enfrentar e solucionar os seus problemas.

“Não vou viver como alguém que só olha o lado negro da vida. Há inúmeras cores para serem apreciadas, nuances de satisfação, um arco íris de emoções, um raiar de alegrias. Há realmente uma paleta de cores vivas nos acontecimentos da vida, basta orientar o meu olhar nesse sentido e pintar intencionalmente os meus objetivos com cores animadas, cheias de energia e que me fazem sentir bem.” – Miguel Lucas

Por último, deixo uma dica: Não ataque o seu problema, se você fizer isso pode sair-lhe o tiro pela culatra. Qualquer coisa que você ataca vai ripostar de volta. Não ataque os seus problemas, eles não são o seu inimigo. Ao invés, enfrente-os, confesse-os, compreenda o que são. Esse é o processo.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Izaias Alves Gomes

Tenho problemas com ansiedade social,e tenho muita vontade de me libertar dessas situações as vezes fico muito tempo sem sair,com minha esposa ou até mesmo com meus amigos,fico em casa lendo,sempre gostei de ler e por isso,demoro muito pra sair de casa,só mesmo de casa para o meu trabalho,e quando acontece deu sair,eu sinto medo de andar no meios das pessoas,me sinto com vergonha das pessoas me verem caminhando e nunca entendi o porque disso. Tenho medo de falar ao telefone,de expressar uma opinião em reuniões de trabalhos com meus colegas,as vezes acontece deu vestir uma roupa,e me sentir desconfortável fico achando que as pessoas estão me achando feio,de mal postura.Quero muito encontrar uma solução para esse problema que me encomoda muito.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Izaias,

Já pensou em procurar um profissional (psicólogo) para o ajudar a resolver o seu problema?
Aqui mesmo no site você pode marcar uma consulta em: http://www.escolapsicologia.com/sessoes-online/

Deixo também um outro link com conteúdo que pode ajudá-lo: http://www.escolapsicologia.com/7-maneiras-de-lidar-com-a-ansiedade-social/

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Val

Tenho um problema mais ou menos parecido…..Na minha juventude era uma moça bonita, sempre preocupada com a balança…..mais tinha uma vida normal.Hoje, com 36 anos , dois filhos, engordei 45 kg, nao consigo emagrecer. ja tentei medicamentos, dieta, nada da certo…Ando perdendo a vontade de viver, nao tenho tido forças para recomeçar….evito sueprmercados, lojas, festas, tenho estado cada dia mais desanimada….as vezes sinto medo de encontrar pessoas na rua que vao me ver e comentar a gordura……Vivo me cobrando nao sair com mes filhos, nao enho disposição nos ultimos dias minha vontade e so ficar deitada….me frusto pois todo dia deito com planos que no ouro dia nao consigo realizar nenhum,,,,,ta dificil…….tenho me sentido fraca…..Ja passei por problmeas na vida de grandes perdas,as pessoas me chamam de GUERREIRA, consigo trazer um sorriso no rosto, mais por dentro as lagrimas escorrem coracao abaixo,,,,

Avatar for Miguel Lucas
Marcela

Olá Val
Li o seu comentário , seria agradável para si iniciar pela auto estima para depois passar ao seu físico. Se quiser entrar em contacto poderei ajuda-la nesses seus aspectos.
marcela93santos@hotmail.com

Grata

Avatar for Miguel Lucas
Roger

Ótimo artigo, muito bem estruturado. Era o que eu estava procurando desde então.

Site muito bem montado, com rápido carregamento e ótimas informações.

Parabéns.

http://www.motivacaopessoal.com/

Avatar for Miguel Lucas
leide fernandes

boa tarde ,eu tenho problemas de carência, ansiedade ,insegurança desconfio da sombra ,por mais q eu escute do meu marido q ele mim ama eu vivo assombrada com a insastifaçao em meu casamento, isso esta mim deixando deprimida sem vontade de fazer nada ,sinto vontade so de chorar o q faço?

Avatar for Miguel Lucas
Alessandra

Olá,
Conhecem a EFT, técnica milenar de cura para sentimentos, crenças e coisas ruins que impedem a pessoa de ser feliz, de ter realização e ser próspera.
Pesquisem pois aliada a psicologia, a eft pode dar uma grande ajuda!.

Avatar for Miguel Lucas
Jenifer Sanna

Bom dia, peço que entre em contato comigo pelo e-mail jenifersanna@hotmail.com é urgente! Obrigado.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *