Está a passar por um mau momento? Mude de canal
Psicologia Comportamental 22/09/2016

Está a passar por um mau momento? Mude de canal

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

É muito comum quando se enfrenta um problema de ordem emocional que às vezes uma pessoa simplesmente não consiga encontrar qualquer quietude, independentemente do lugar em que se encontra. Talvez você tenha um transtorno de ansiedade generalizada, uma dor crônica, ou esteja extremamente preocupado com uma criança ou outro ente querido, ou que tenha sido rejeitado no amor, ou encontra-se com dificuldades financeiras.

Utilizando uma analogia, é como se houvesse um ninho de abelhas no seu peito. Perante o mau momento que se atravessa, o que pode ser feito para temporariamente distanciarmo-nos do problema e encontrar um momento de tranquilidade?

Mude o canal da sua atenção

Às vezes, nada parece funcionar para encontrar paz de espírito. Você percebe que por mais que se esforce não consegue tranquilizar a sua mente o tempo suficiente para aliviar os pensamentos preocupantes. Na verdade, se você tenta encontrar justificações para as razões porque se encontra nesse estado terrível, esse processo faz aumentar ainda mais o incómodo. Ou até mesmo, quando você incansavelmente tenta encontrar uma solução para o seu problema, exacerba ainda mais o seu mal-estar. Provavelmente você continua a sentir-se horrível, oprimido, irritado, com medo, inadequado, ou deprimido. Nesse estado o que pode ser feito?

Às vezes, o mais simples pode funcionar. Experimente mudar o canal. Experimente mudar o canal da sua atenção, tomando algum tipo de ação. Assistir TV, comer um queque, pedir um abraço, sair da casa, algo (não prejudicial) que possa retirar o foco das coisas que estão causando o incómodo ou sequestro emocional.

É obvio, que a mudança de canal não soluciona as causas do problema, e em algum ponto você ainda tem que envolver a sua mente diretamente com o conteúdo do problema e fazer o que puder para resolver o que estiver ao seu alcance.

Para que possa fazer isso, importa que você se restabeleça, tome um tempo para si mesmo e recupere as suas forças e alivie a sua mente da enxurrada de pensamentos negativos com que se debate. Há certamente um lugar para descanso ou lazer que poderá ajudá-lo a reabastecer as suas energias.

Além disso, mudar de canal atencional tem o benefício de tomar a iniciativa para seu próprio bem. Isso ajuda a contrariar o sentido natural, mas prejudicial da desesperança que se faz sentir quando se enfrenta tempos difíceis, e suporta a noção de que você e as suas necessidades importam verdadeiramente para o seu bem-estar geral.

relaxar

Como fazer na prática do dia a dia?

Para começar, dê a si mesmo permissão para mudar o canal da sua atenção. Às vezes as pessoas ficam presas numa situação, relação ou sentimento e acham que é mais nobre, sensato, moral, consciente, ou terapêutico ficar imerso e envolvido com o problema ou incómodo, mesmo que sofra desalmadamente e não esteja ficando melhor.

Com isto não estou a querer dizer que você deve suprimir os seus sentimentos ou fugir disso ao primeiro sinal de desconforto, nada disso. Mas também não é benéfico ficar todo o tempo a chapinhar nas lamentações, vitimizações ou sofrimento emocional.

Em seguida, faça alguma coisa. Não precisa de ser ambicioso. Normalmente, quanto mais simples, melhor. Promova o seu prazer físico, isso irá ajudá-lo a acalmar a sua mente e a relaxar o seu corpo. Por exemplo, faça uns alongamentos, descontraia-se rolando a sua cabeça em torno do seu pescoço.

Cheire uma laranja. Observe uma flor. Escute o vento. Saboreie uma xícara de chá. Trate bem o seu corpo. Coma alguma proteína. Tire um cochilo. Faça uma caminhada. Faça alguns exercícios vigorosos, se puder. Divirta-se. Assista um filme, oiça uma música, assista um show.

Amplie a sua perspectiva. Olhe pela janela. Considere a sua situação a partir de uma visão panorâmica, um ângulo mais impessoal. Considere como alguém (real ou imaginado) que o ama profundamente iria olhar para a sua situação. Pense nisso relativamente aos outros sete bilhões de seres humanos, ou na história da humanidade. (Claro, não para diminuir, demitir ou envergonhar-se da sua própria dor).

Realize algumas tarefas em que possa exercer algum controle e que em retorno o façam sentir-se orgulhoso de si mesmo. Algumas pessoas com depressão relatam-me que quando se propõem a fazer a cama isso dá-lhes uma sensação de realização.

Faça algo simples, por exemplo, dobrar um par de guardanapos, separar os garfos grandes dos pequeninos, endireitar uma prateleira de livros.

Conecte-se com outros (desde que você não se sinta sobrecarregado com isso). Ligue para um amigo. Cuide do seu animal de estimação, se tiver um. Sente-se num café cheio de estranhos a desfrutar da agitação, se isso não o incomodar.

Vá em algum lugar que alimenta o seu coração. Talvez sentar-se debaixo de uma árvore, ou observar o mar. Talvez uma igreja ou um templo. Ou um parque com crianças brincando, um museu, ou um jardim.

Por vezes, a vida é difícil, e alguns dias da nossa vida são mesmo muito difíceis, de tempos em tempos. Faça o que você precisa fazer para mudar o canal da sua atenção para que em retorno fique mais revigorado e capacitado para solucionar os problemas que enfrenta.

Tem dias,

Tem dias que acordo sem vontade, mas cambaleio com os olhos no objetivo,

Tem dias que bate uma ansiedade tremenda, mas foco a minha atenção no meu trabalho,

Tem dias que olho no espelho e vejo alguém esbatido pela dor emocional das perdas, fracassos, desilusões, injustiças, palavras amargas, mas sacudo a poeira das tristezas e saio à rua para mais um dia,

Tem dias, que tudo parece errado, que todo o mundo me olha de lado, e eu sinto-me desajustado, rejeitado, amargurado, sorrio, incentivo-me, olho para o lado e sei que amanhã é mais um dia,

Tem dias que me lembro que já tive muitos dias maus, sorrio, sim sorrio, pois superei todos, e hoje é dia para me sentir um afortunado, um sortudo, um lutador, um vencedor, hoje é mais um dia,

Tem dias que são apenas mais um dia,

Tem dias que sei que posso fazer muito por esse dia,

Tem dias que sei que posso fazer muito por mim e pelos outros,

Tem dias que vale a pena ter consciência de que este foi mais um dos melhores dias da minha vida,

É, tem muitos dias, em que cada dia é uma oportunidade de expressar o melhor que existe em mim,

Tem esses dias todos em que vale a pena dizer: amanhã é outro dia.

Miguel Lucas

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Nana

Palavras bonitas, simples ,que ajudam, nos consolam e dão forças! Obrigada pela dedicação ao próximo! Dormirei mais feliz! Um abraço desde o outro lado do oceano, Brasil.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Nana, obrigado pelas suas palavras.

Fico muito contente que o artigo possa ter ajudado a melhorar o seu dia 😉

Força e convicção.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Alex

O que fazer quando se é muito reprimido, acha que sempre está incomodando, não consegue coragem pra fazer o que gosta, numa conversa em grupo só escuta, acha que sua opinião é irrelevante, desnecessária e não consegue focar mo ponto certo de forma objetiva sempre estando a pensar muito antes de fazer tudo?

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Alex,

Aquilo que eventualmente necessita de aprender são habilidades sociais. Aprender a comunicar aquilo que pretende e emocionalmente equilibrado. Ajudaria se você investisse no desenvolvimento da sua inteligência emocional. No fundo, resume-se a saber gerir as suas emoções e ser assertivo na forma como comunica e se expressa junto dos outros.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Rosa

Gostei Dr.Miguel, veio mesmo ao encontro do que tenho andado a passar, e deu-me uma outra Luz, para saber enfrentar o meu problema, e assim só terá importância e eu lha der…Sou Grata pela partilha.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Rosa,

Obrigado pelo seu retorno. A capacidade de relativizar os problemas e saber conduzir a nossa atenção para outros assuntos, ajuda a resolver o problema original.

Forte abraço,

Avatar for Miguel Lucas
marcos lima

Simplesmente maravilhoso. Adoro, seu artigos, e cada vez que abro meu email e mim deparo com mensagem sua, já sei que vem coisa boa por ai. Vc não tem ideia de como mim ajuda. Como dou aulas em presídio sempre abordo seus assuntos. Parabéns!!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Marcos,

Obrigado pelo seu comentário. Fico muito contente por saber que você gosta dos meus artigo e conteúdos. Mas, fico extremamente orgulhoso em perceber que o conhecimento aqui disponibilizado está chegando a outros pela sua voz.

Sucesso para si e para o seu trabalho no presídio.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Samanta

Obrigada por suas palavras sempre tão sensatas e positivas, Miguel. Sempre leio o que escreve e procuro incorporar ao meu dia a dia.

Avatar for Miguel Lucas
Ilma

Obr! Muito validas as observações!

Avatar for Miguel Lucas
Wild Maria

Belas palavras!
Sempre que leio suas postagens aprendo mais.
Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Kamilla

Boa tarde Dr. Miguel, gostaria de um norte, alguma orientação de leitura ou coisa assim… Isso porque os dias não estão ruins, mas falta motivação. Falta vontade de fazer tudo, de levantar e ir à luta. Quando tinha 17 anos sabia exatamente o que queria, hoje com 23 não consigo escolher um sabonete sem sofrer porque não tenho definições de objetivo. Não sei o que buscar e permaneço vagando na vida enquanto o tempo passa e as oportunidades se vão. Falta vontade de levantar e sacodir a poeira, os pensamentos racionais estão aqui mas o coração está vazio, o interior não sente nada, nem felicidade e nem tristeza. Já venci em algumas coisas e não quero perder por não ter tentado, mas meu interior está vago de vontade de fazer, busca quietude, sendo que até minha respiração sinto curta, como se a preguiça não me deixasse encher os pulmões… por favor, alguma ideia, um conselho breve do que devo fazer pra começar a reverter isso dentro de mim…

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Kamilla,

Pelo que percebo da sua descrição, você não quer estar como se sente! Também diz que o seu problema é motivação e falta de vontade.

ao identificar o problema já deu um primeiro passo para melhorar. Em seguida, perceba que você não é essa ausência de vontade e que a sua maior vontade é querer um rumo para a vida e sentir-se bem. Então, o seu coração não está vazio, ele está sim cheio de vontade de ter significado na vida, de ficar alegre e realizada.

Se essa é a sua maior vontade, resta fazer coisas de acordo com essa vontade de querer sentir-se bem, mesmo estado a sentir-se mal. O sentimento é apenas uma parte de você. Oriente-ae muito mais pelos seus desejos e objetivos do que pelo seu "vazio". Mesmo que de momento os seus objetivos não estejam claros, o seu objetivo pode ser: clarificar os seus objetivos.

Força e convicção.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Lucas

AiAi, eu to numa fase meio dificil… Não tenho praticamente vida social, tenho um poco de medo de tudo, sinto-me julgado a toda hora como se uma necessidade de agradar… que raiva, não quero agradar ngm, mais tenhooooo.
ainda por cima tenho problemas com drogas e medo de pedir ajuda (de novo)
Fica uma sensação que estou a 2 passos de desabar.
mais um desabafo mesmo… vlw

Avatar for Miguel Lucas
Elsa

É revigorante o artigo. Por vezes tenho a impressão que cheguei ao limite, e quanto mais penso no que me incomoda mais vontade tenho de "desaparecer". cheguei a este sítio à procura de algo que me levante. valeu!!

Avatar for Miguel Lucas
D David

Achei muito bonito o poema.
Obrigado por partilhar

Deolinda

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo

Estou insatisfeito comigo mesmo, larguei minha cidade natal e minha mãe para morar sozinho e fazer um curso superior, nesse novo lugar eu já moro a 2 anos, não tenho amigos, e no momento passei a gostar de uma mulher noiva, não sei se é amor ou apenas desejo, no fundo luto contra meus sentimentos, e para piorar tenho baixa autoestima e sou antissocial. Luto para que isso não vire uma depressão. Para mim tudo é em vão, me irrito rápido e fico muito ansioso. O vazio predomina!

Avatar for Miguel Lucas
José

Estou desesperado, já há dois meses que tenho ataques de pânico e isso surgiu após uma desilusão amorosa. Esta desilusão amorosa aconteceu 5 meses depois, após um divórcio que foi complicado. Comecei a ter pânico em estar junto de pessoas do mesmo sexo, com medo de poder fazer alguma coisa. Nunca tive se podermos chamar esta fobia, não consigo estar bem no trabalho nem em lado nenhum. só dentro de um quarto fechado. Já procurei ajuda com uma psicóloga que aconselhou-me ir a um psiquiatra, fui a um psiquiatra, contei a situação receitou-me uma medicação e disse que iria ficar bom. consegui ficar um pouco melhor, as imagens massacrantes que invadiam a minha mente reduziram muito, deixei de pensar tanto no assunto. Mas quando regressei ao trabalho após um mês de férias piorei e muito. sei que se houve maneira destes pânicos entrarem na minha mente, haverá maneira de saírem da minha mente. Mas estou cansado e com uma tristeza imensa, só me apetece chorar, já não sei mais o que faça, não tenho vontade de viver, de trabalhar. Este pânico é e tem sido um massacre para a minha mente.

Avatar for Miguel Lucas
Jane Guimarães

Obrigada Miguel Lucas cada dia estas nos proporcionando grandes aprendizagens.

Atenciosamente, Jane.

Avatar for Miguel Lucas
FRANCIS LARA

OBRIGADA POR COMPARTILHAR TANTOS CONHECIMENTOS DE FORMA TÃO SIMPLES E CUIDADOSA!
POEMA LINDO !! REALMENTE TEM DIAS ASSIM !! OBRIGADA

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *