7 Reflexões promotoras de bem-estar
Saúde e Bem-Estar 22/09/2016

7 Reflexões promotoras de bem-estar

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Tudo muda a todo o momento, e não dá para travar essa dinâmica. Acabou o namoro, acabou o emprego, acabou a série de TV preferida, acabaram as férias, acabou o dinheiro, acabou a paciência. É, tudo muda e tudo acaba mesmo. E nós, é isso mesmo que temos mais certo. A nossa vida um dia termina, agora, amanhã, para a semana, daqui a dez anos. É, não sabemos. Não precisamos esperar pela mudança e muito menos pela nossa finitude para reconhecer o que importa, agora mesmo. Agora é o tempo. Agora é o tempo de expressarmos a versão mais grandiosa, mais sublime e mais extraordinária de nós mesmos. O tempo é agora. Em seguida apresento sete reflexões que podem promover o seu bem-estar e ajudá-lo a construir um caminho mais significativo e feliz na sua vida.

Agradar aos outros

Não importa quem você é, o que pensa, o que faz, algumas pessoas vão gostar e algumas não, algumas irão concordar com você e algumas irão discordar. Não se preocupe com isso, não fique mudando a si mesmo na tentativa de viver de acordo com as expectativas dos outros. Isso só vai criar conflitos internos e confusão. Aprenda a conectar-se com o seu eu verdadeiro. Descubra o que você quer ser.

O que o impulsiona, o que você defende, o que valoriza, o que lhe é significativo, onde pretende chegar, essas são algumas das coisas que permitirão mantê-lo no seu próprio caminho. Agradando a você mesmo. Não quero dizer que não devemos levar os outros em consideração, claro que saber ouvir e saber analisar a viabilidade de uma opinião é uma mais valia. É no entanto importante que essa opinião vinda dos outros se encaixe na sua forma de ser e de estar no mundo.

Intenções pessoais

Gaste alguns minutos refletindo sobre a sua mais profunda intenção. Há muitas questões por trás das nossas intenções, palavras que podem orientar a introspeção: Qual é o meu valor mais profundo? O que faz disparar o meu coração? O que é para mim a liberdade, e como isso me faz sentir? Na correria da nossa vida, muitas vezes é fácil esquecer a motivação fundamental pela qual escolhemos viver. O que estamos fazendo com as nossas vidas? Refletindo sobre valores mais profundos da sua vida pode tornar-se um ritual diário, quando você está dirigindo para o escritório ou a tomar um duche. Quando somos claros sobre as nossas intenções, as nossas vidas movem-se com um enorme propósito.

Por vezes é preciso ficar consigo mesmo:

Para perceber,
Para abrandar,
Para fazer menos,
E abrir-se mais.

Para respirar,
Ficar ciente,
E saborear a plenitude de estar acordado.

refleit

Pratique a apreciação da vida fazendo boas perguntas

Independentemente da situação que você se encontra, fazer as perguntas certas, ou fazer as declarações corretas, pode ajudá-lo a descobrir razões para ser grato ou sentir gratidão. Por exemplo:

1) O que existe sobre esta pessoa, situação ou experiência que eu possa…. apreciar ?
2) Que lição valiosa essa experiência me ensinou?
3) Como posso beneficiar do exemplo dessa pessoa? ( Mesmo que seja um…. exemplo do que não fazer)
4) Qual é característica mais notável e positiva desta pessoa?
5) Como posso injetar um pouco de energia positiva para esta situação?

Se você cultivar o hábito de concentrar-se no positivo, o seu nível de valorização vai aumentar. Você passará a encontrar mais e mais motivos para apreciar todos os aspetos da sua vida, você vai tornar-se um ímã para atrair energia positiva. E essa energia positiva que passará a fluir na sua vida vai dar-lhe ainda mais motivos de apreciação. Agora é com você. Você vai permitir que a apreciação mude a sua vida?

O caminho do bem

Com tantas coisas negativas a acontecer no mundo que fogem ao nosso controle, tem coisas que podemos decidir a favor do bem dos outros. Façamos acontecer coisas boas para nós mesmos e para os outros. A decisão depende única e simplesmente de nós.

Podemos decidir:

Expressar a nossa simpatia;
Ser atenciosos;
Ter compaixão;
Dar a mão a quem está necessitado;
Ser justos;
Dar crédito aos outros;
Ouvir as ideias dos outros;

A favor do nosso próprio bem:

Acreditar em nós;
incentivar-nos;
Orientar o nosso pensamento para o positivo;
Alinhar as ações com os desejos;
Praticar o otimismo e evitar a vitimização;
Olhar as nossas forças e melhorar as nossas fraquezas.

Saber relacionar-se com a dor

Por vezes a dor invade a vida, invade-nos sem convite ou aviso prévio, impõe-se sem pedir opinião, sem quês nem porquês. Rejeitamo-la, odiamo-la, não sabemos lidar com ela. Tira-nos do sério, enfraquece-nos a esperança e o espírito. Não sabemos nem queremos relacionarmo-nos com a dor. Mas ela faz-se sentir, entranha-se na pele, no músculo, e até na mente. Corrói-nos por dentro. Altera-nos os sentimentos e a forma de estar no mundo. Quer queiramos ou não, acabamos por ter um relacionamento com a dor, a dor física, a dor emocional.

Aprender a relacionarmo-nos com a dor, sempre que ela se faz sentir, pode acalmar essa mesma dor. Não, não é fácil, mas é primordial. Não, não a pedimos, mas temos de a acolher. Acolher a dor, aceitá-la, acalmá-la, suportá-la, combatê-la, amenizá-la, são tudo formas de nos relacionarmos com a nossa dor, e, em algum momento terão de tomar a dianteira da nossa atenção. Aceitá-la, acalmá-la, suportá-la, combatê-la, amenizá-la, são tudo formas de superá-la.

O significado da vida

A vida em si não tem necessariamente um significado. A vida tem o significado que cada um lhe quer dar, ou encontra para si. O que para mim é algo excitante para outras pessoas pode ser aterrador. A capacidade que cada um de nós tem para darmos significados particulares às nossas experiências, faz com que seja possível acontecer um fenómeno extraordinário: A vida é aquilo que cada um vive, interpreta, sente, expressa e pensa, na sua relação com o mundo, com os outros e consigo mesmo.

Quem nós somos enquanto pessoas?

Arrisco a dizer que nós somos aquele que pode mudar a si mesmo para melhor. Nós somos a pessoa que tem consciência que comporta em si algumas formas de agir que podem não servir mais, e que tem a capacidade de instituir em si mesmo novas formas de pensar, sentir e agir. Incentivo-o a promover as suas habilidades, as suas virtudes e valores. Elimine os seus maus hábitos e implemente novos comportamentos, formas de pensar e de agir sempre que se verifique serem adequados à realização dos seus sonhos. Eleve-se, tendo a noção que elevação é a capacidade de conduzir-nos e puxar por nós mesmos.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
José Lucimar Alves

Parabéns pelo artigo Miguel ,sou seu fã admiro seu trabalho com conteúdo um melhor quer o outro . Queria ressaltar sobre a dor , tantas vezes nos deparamos com essa sensação que nos impede de lutar seguir em frente , graças a suas palavras noto que para enfrentar a dor devemos aceita-lá , com isso pouco a pouco ela vai embora e tudo vai voltar . Obrigado !

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá José, obrigado pelo comentário.

Agradeço as suas palavras e fico contente que o conteúdo do artigo tenha sido esclarecedor ao ponto de conseguir implementar o conceito na sua vida para que mais facilmente consiga lidar com os problemas e obstáculos que pontualmente possa encontrar.

Tudo de bom

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
KAROLINE

Adorei o artigo, é muito, senão tudo, o que eu tento praticar no meu dia-a-dia!

Avatar for Miguel Lucas
Antonio

Passei somente para te agradecer e dizer que voce me ajudou muiito.obrigado

Avatar for Miguel Lucas
KLEIA OLIVEIRA

É engraçado como os seus textos Miguel encaixam tão perfeitos comigo.
Sabe a vontade que tenho?
De te dar um abraço bem apertado como forma de gratidão.
:0) Adorei! Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
patricia

Muito bom seus textos!
É muito bom encontrar pessoas capazes de transportar essa sabedoria como voce faz.
Principalmente em momentos no qual nos sentimos tristes tentando fugir de nos mesmos, onde essa fuga se torna impossivel.

Avatar for Miguel Lucas
Crislane Duque de Oliveira

Olá Miguel, tudo bem?

Tenho uma história de vida difícil, e ainda estou passando por uma situação familiar muito desgastante, e ainda tenho que enfrentar conflitos internos que estavam destruindo a minha alma! Certo dia sem esperança, e com um sentimento de impotência dentro de mim, decidi sentar em frente ao meu computador e pesquisar um artigo que poderia me ajudar, li várias matérias, então por ajuda divina (penso eu assim) vi uma matéria sua falando sobre sentimentos negativos… logo comecei a ler, ler, ler, quando percebi estava em lágrimas, bateu fundo, era o que precisava ouvir, li outros artigos e tudo parece que foi escrito pra mim, percebi que não era só eu que estava naquela situação! Hoje me sinto mais aliviada, já li diversos artigos seu, tenho feito bastante reflexões sobre os meus problemas, e hoje ao ler este artigo com certeza só veio para acrescentar ainda mais na minha vida.

Avatar for Miguel Lucas
joseli

Olá Miguél, acredito que tanto a tristeza quanto a alegria devem ser subtraídas, pois assim teremos um equilíbrio mental que nos vai favorecer muito, esse controle das emoções nos põe em harmonia. Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
JOSEFA JAQUELINE DA SILVA

gostei muito do artigo, mim ajudou a entender a mim mesma e contribui para entender melhor as outras pessoas q estão ao meu redor.cuidar mais de mim,lidar com meus problemas sentimentais e profissionais,em vez de ocupar mais tempo resolvendo os problemas de outras pessoas ,paço a mim dedicar primeiro a mim,pois só assim terei mais força para ajudar as outras pessoas.

Avatar for Miguel Lucas
lu

Com é bom poder ler sobre certos assuntos tão intimos de cada um, e melhor é saber que não temos que ser fortes o tempo todo não somos, muito informativo, relaxante nos traz de volta ha um lugar real, sem neuras.

Avatar for Miguel Lucas
Hellena

Adorei os artigos, sempre que tiver um tempinho vou ler os textos, pois com certeza será um grande aprendizado e aliado para o meu trabalho e vida pessoal.

Parabéns por disponibilizar seus conhecimentos ajudando o próximo.

Avatar for Miguel Lucas
Paulo Fernando

Parabéns sou seu fã seus textos são sensacionais.

Avatar for Miguel Lucas
E

Parabéns! Texto com leitura facíl, e direto ao ponto!

Avatar for Miguel Lucas
wellington

Parabéns pelo artigo Miguel, muito bom .

Avatar for Miguel Lucas
FABIANO SPEROTTO

fico grato pela força que passa através do conteúdo que li pois esta de parabéns

Avatar for Miguel Lucas
sa cristina

muito bom !!! conheci a poucos dias ,, e comecei a ler os textos ,,,, são incríveis ,,, e dao um animo a mais para vencer todos os medos e desafios que essa vida nos da, as vezes nos sentimos fracos e perdidos , e com esses textos podemos voltar a cabeça pro lugar e começar a agir pra vida voltar a ter sentido e tomar novos rumos ,,,,,,,,, muito obrigada pelas sabias palavras ,,, são de grande ajuda sem duvidas =)

Avatar for Miguel Lucas
REGINA FERNANDES

Parabéns e, se me permite, mencionarei algumas falas suas para o público da terceira idade com o qual trabalho, num momento de recepção de alunos novos. Sou psicóloga, também, especialista em Envelhecimento e gostei do que li. Agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
Marco

A essência da condução pessoal ….

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *