Os benefícios de diminuir a crítica negativa perante a vida
Desenvolvimento Pessoal 22/09/2016

Os benefícios de diminuir a crítica negativa perante a vida

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Nesta época natalina, venho deixar uma mensagem de natal sobre os benefícios de tomarmos uma decisão consciente para diminuirmos a crítica negativa perante a vida. O olhar carregado de negatividade, é um olhar limitado, é um olhar unilateral que transporta uma ideia rígida e preconcebida acerca de algo ou de alguém. Nesta quadra em que todos estamos mais sensibilizados para a proximidade social, é um momento ótimo para se refletir sobre o nosso lugar no mundo.

É igualmente um período que você pode utilizar para tomar consciência dos seus pontos fortes e daquilo que o define como ser humano. Num dos seus momentos de pausa reflita, pense por alguns momentos do que você é feito, procure perceber que valores e sentimentos você tem vindo a comemorar e a viver. Torne isso bem claro na sua mente.

Relembre-se de outros momentos da sua vida em que usou essas virtudes, certamente é capaz de continuar a usar de forma grandiosa os seus sentimentos, pensamentos e comportamentos mais elevados a maior parte do tempo.

Diminuir a crítica negativa

Nesta quadra em que todos vivemos um momento de mais proximidade social, é também o momento mais propicio à reflexão. Ocuparmos algum do nosso tempo para perceber que em todos nós habitam limitações, preconceitos e insensibilidades, às vezes tão incisivas que nos fazem olhar para nós mesmos e para os outros de forma rígida, cheias de “ses” e “deverias”.

Temos de tomar consciência que seria benéfico diminuirmos a critica negativa sobre nós mesmos, aos outros, às coisas, aos ricos, aos pobres, aos muçulmanos, aos cristãos, aos gays, aos do norte, aos do sul.

Importa perceber que a critica negativa é maléfica o suficiente para obscurecer a bondade, a empatia, a compaixão e a solidariedade. Por vezes, por medo, deixamos de enaltecer as minorias, por vezes, por vaidade, deixamos de elogiar o outro, por vezes, por supremacia deixamos de nos olhar como iguais, por vezes, por sobrevivência esquecemos a nossa humanidade.

Amar e ser amado

Nesta quadra podemos refletir acerca do quanto a maledicência nos afasta do amor. O amor, tantas vezes esquecido. Talvez justifiquemos esse esquecimento pela mágoa, pela “casca” dura que o olhar com desdém construiu. Não podemos viver dentro de uma fortaleza que nos afasta da humanidade. Importa voltarmos a relembrar-nos da nossa natureza:o amor e a capacidade de amar e ser amado.”

Se olharmos mais atentamente à nossa volta, iremos ver muitas pessoa iguais a nós, também elas presas nas suas prisões  construídas por elas próprias. Eu, você, os outros, devemos abandonar essas prisões que nos obrigam a distanciarmo-nos. Que nos obrigam a deixarmos de nos expressarmos livremente com as convicções que deveriam ser respeitadas. Que nos impedem de nos ajudarmos.Que nos impossibilitam de nos olharmos como iguais num mundo que é de todos e para todos.


Talvez, eu, você e todos os outros devêssemos abrir as nossas próprias prisões (os nossos corações) e contribuir para que outros abram também as portas das suas próprias prisões (os seus corações). Corações abertos são a expressão de uma alma fraterna.

Neste Natal (de preferência todo o ano) Vamos abrir os nossos corações.

Link do Vídeo: http://youtu.be/3L_uy0f9U5Y

Eu desejo-lhe um feliz e Santo Natal

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
silvana

feliz natal….que você continue nessa caminhada de ajudar o próximo com suas mazelas.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Silvana,

Obrigado pelas suas palavras.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Cristina Coltro

Olá. Miguel Lucas

Queria agradecer-lhe pelos textos publicados aqui, tem me ajudado muito nos momentos difíceis que venho passando, busquei ajuda médica mas os medicamentos que me foram receitados(por vários médicos) foram um verdadeiro desastre, venho melhorado sozinha já que a medicina insiste em químicos e não ouvem os pacientes quando estes relatam os terríveis efeitos colaterais que causam, aos pouquinhos venho melhorando e seus e-mails e textos me ajudam bastante. OBRIGADA!
Desejo a você, toda sua família e a todos que participam deste site…
UM FELIZ NATAL e um ANO NOVO cheio de SAÚDE e PAZ!
Mais uma vez muito obrigada,
Cristina.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Cristina,

É sempre muito gratificante para mim saber que consigo ajudar através dos conteúdos que disponibilizo. Sinto que o meu trabalho e dedicação surtem efeito.

Obrigado pelos seus votos de boas festas. Tudo de bom para você.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
William Tavares

Parabéns irmão Miguel.
Obrigado por todo conteúdo / ensinamento ofertado.
Obrigado por manter minha chama em me tornar Psicólogo acesa.
Parabéns por seu profissionalismo.
Feliz Natal.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá William,

Vamos lá a manter essa motivação para estudar e tirar o curso de psicólogo. Precisamos de muitos profissionais bons para ajudar quem mais precisa.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Ester

Feliz Natal, Miguel lucas!

Quero agradecer por este maravilhoso trabalho ao qual me beneficiei o ano inteiro,

Avatar for Miguel Lucas
Flor

Bom dia Dr. Miguel!! Obrigada pelos seus maravilhosos textos, que sempre me abrem os olhos para as grandes verdades da vida!.. Obrigada, pelos desejos de Boas Festas que me enviou! Desejo-lhe igualmente um otimo Natal e um Ano Novo cheio de Felicidades, Paz, Amor e Vitorias!! Parabéns por ser o excelente Psicologo que é!
Abraço

Flor

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Flor,

Poder disponibilizar informação que leve os leitores a refletir é um "pensamento" que suporta tudo o que escrevo. É isso mesmo que importa fazer, para que depois cada um tome o rumo que deseja.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Paulo

Obrigado Dr Miguel por todas as dicas que vai partilhando e Bom Natal e Feliz Ano novo !!! Boas Festas com votos de mto sucesso pessoal e profissional para 2015 .

Cumps

Avatar for Miguel Lucas
Pedro Katecava Tchiangalala Tchiangalala

Feliz natal para si também vamos abrir os nossos corações isso mesmo….

Avatar for Miguel Lucas
fatima

não entramos no clima de natal, e agora!?

Avatar for Miguel Lucas
Givaldo

Miguel um feliz natal e que o ano de 2015 seja de muita saúde, paz e sucesso.

Avatar for Miguel Lucas
Edijane

Ola Miguel

Venho acompanhando seus textos e confesso que tenho feito Moita reflexões a cerca do que vc fala em cada texto. Tenho passado por problemas emocionais que não tenho o controle dessas emoções. Sinto que cada vez mais fico perturbada. Não tenho tido animo de reagir. Comecei fazer psicanálise, mas não sei se vai ter sucesso. Hoje é natal e não quero estar com minha família por que ela é um dos meus problemas. Hoje me sinto uma pessoa sem força pra lutar.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Edijane,

Mantenha-se firme na sua recuperação. Por vezes as coisas são um pouco demoradas, mas vale a penas acreditar que conjuntamente com a sua dedicação e querer, em breve as coisas possam aproximar-se daquilo que deseja. Vamos lá a fazer por isso. Reuna as suas forças e dê mais um empurrão 😉

Força e convicção

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Vicente

Desejo-lhes um feliz natal ,e uma feliz carreira na sua vida profissional que nos tem ajudado tanto com suas palestras .parabéns!Um abraço Miguel Lucas.

Avatar for Miguel Lucas
MARCELO DOS SANTOS

Acredito que a crítica seja polo e para termos luz é preciso ter dois bolos negativo e positivo, isso em física, emoção e razão é outra coisa, não bem assim. Temos medo da crítica como do terrível não que levamos da garota quem amamos, a decepção é igual, portanto aqueles que se casam e casam bem e suportam a crítica e a negação aparentemente vivem melhor.
O que pude ler de sua crítica negativa da negatividade, pois seu discurso nega a validade e a presença do mal que existe na vida e dentro do bem. Não existe, Sartre pensou isso e escreveu, seria como algo religioso que os textos bíblicos traduzidos para a atualidade exploram sobre o demônio e todas suas histórias de Lúcifer como anjo caído do Céu que queria imitar Deus, que significa luz, anjo não Arcanjo, na hierarquia angeliana. Se pensarmos apenas em Deus como tudo de bom, de luz, bondade e realizações. Não haveria como conceber que o demônio fosse "criado" e concebido para tentar e atrapalhar os filhos de Deus feitos a sua imagem e semelhança.
Portanto, o mal está dentro da consciência de cada qual e cabe a humanidade escolher o caminho, o da Guerra é a loucura de quem a faz e a executa, dois dois lados, mesmos os mocinhos tornam-se loucos para conseguir deter outros loucos, é a insanidade geral, precisam ser chamados à razão pura, plena, real. A paz.
Devemos então praticar a bondade, a positividade desde que conscientes da maldade e da negatividade. Seria algo como o Contrato de Rousseau, "todos os homens nascem bons. A civilização ou humanidade, que o corrompe".
O domínio do homem pelo homem, é a maior negatividade que se tem no mundo, é exercida na religião, na política enfim em todos os sentidos. Parece que é algo cultural, educativo o homem precisa se sentir seguro de que não será submetido, suplantado naquilo que conquistou. Assim ele usa de negatividade e se corrompe para se manter na posição, mesmo que com isso possa perder, a liberdade, o ar puro, a água pura e muito mais coisa, a vida.

Avatar for Miguel Lucas
Marcos José de Souza

obrigado por todos seus ensinamentos e te desejo feliz Natal e Prospero Ano Novo.

Avatar for Miguel Lucas
Marcos José de Souza

obrigado por todos seus ensinamentos o meu desejo a Benção de Jesus Cristo.

Avatar for Miguel Lucas
Marco

Olá Miguel,

Obrigado pelas palavras e pelo belo trabalho que você realiza. Sigo seu site desde 2012 e desde lá ele tem sido uma ferramenta fundamental para melhorar minha qualidade de vida. Você tem ajudado a diminuir o sofrimento e a tornar melhor a vida de muitas pessoas. Saúde e sucesso para você!

Avatar for Miguel Lucas
lm-scastro

Ola – Miguel Lucas

Obrigado pelos insights que envia regularmente. Tem sido de grande apoio e valor.
Muito boa essa matéria – Os benefícios de diminuir a crítica negativa perante a vida. E também o video sobre Desapego do Sofrimento Emocional.
Obrigado pelo Cartão de Natal. Desejo o mesmo a voce.
Que 2015 seja de realizações e muitas alegrias.
Muito obrigado. Que a luz do Criador esteja sobre todos.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *