Eu acredito num conceito simples que pode mudar a sua vida: quem você tem sido até este momento não é quem você tem que ser daqui para a frente. No entanto, quem você é hoje determinará quem você é no futuro. A maneira como você vive sua vida hoje determina a qualidade e a experiência da sua vida amanhã.
Como pessoas autodeterminadas e livres, conseguimos decidir quem queremos ser, todos os dias. E quem somos é uma função do que fazemos, então, se estamos conscientemente a decidir ou não o que queremos, estamos sempre criando o nosso futuro eu. Mas você está criando o seu eu ideal? Quão consciente você está daquilo que quer ser agora mesmo? Simplesmente: Você está no processo, todos os dias, para se tornar ou ser a pessoa que quer ser?
Por que decidir quem você quer ser é importante?
Todos os dias fazemos escolhas, algumas são muito importantes, outras de uma importância menor. Essas escolhas somadas vão esculpindo quem somos hoje, e quem provavelmente seremos amanhã.
Seja aquilo que você escolhe para as suas refeições ou o que você diz para um colega, você tem literalmente centenas de chances todos os dias para definir quem você é. Sem essa direção consciente, a sua identidade é deixada ao acaso e influenciada por padrões e estímulos além do seu controle.
O trabalho que você não completou, a história pessoal de perda ou decepção, o local onde você escolheu viver, ou os filmes que você assiste, tudo isso, por padrão, determinará quem você é, se você não decidir tomar as suas decisões conscientemente. O fenómeno de despertar um dia para descobrir que você está vivendo uma vida que realmente não ama é real. Isso acontece quando você não decide ativamente quem você quer ser.
Sem um capitão ao leme, um navio apenas deambulará pelo mar. Se você quer se tornar uma pessoa melhor, uma pessoa mais satisfeita, você precisa agir. O “truque”, se podemos chamar isso, é estar ciente de cada escolha que você faz e usá-las para construir-se na pessoa que deseja tornar-se. Porque algumas das nossas decisões podem colocar-nos mais próximos de quem queremos ser, enquanto outras decisões podem afastar-nos dessa pessoa.
A boa notícia é que, quando você vê cada decisão como um bloco de construção, você sabe que a próxima decisão sobre quem você quer ser está ao virar da esquina. Estamo-nos criando a cada passo.
No vídeo que se segue falo de algumas “ilusões” que dificultam o processo de mudança e explico alguns passos simples que você pode realizar para mudar alguns comportamentos, atitudes e formas de pensar para que mais facilmente passe a ser quem você deseja. Fico esperançado que os ensinamentos sejam úteis na sua caminhada!
Link do Vídeo: https://youtu.be/GOpjv5suAfI
Abraço,
Miguel Lucas