Aceitação: um elemento chave na fórmula da positividade
Desenvolvimento Pessoal 22/09/2016

Aceitação: um elemento chave na fórmula da positividade

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Um grande número de pessoas lutam com a autoaceitação, mas os que sofrem com a dor crónica, vício, ou outros problemas psicológicos graves incorrem em enormes desafios na área da aceitação. Por isso, a recuperação de tais condições, muitas vezes envolve o progresso em direção a ficar-se bem connosco mesmo. Por mais paradoxal que possa parecer, quaisquer que sejam as mudanças positivas que você quer fazer em sua vida, a aceitação de como e onde você está no momento presente é uma das chaves para avançar.

A Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT em Inglês), a qual eu pratico com os meus clientes, utiliza a dialética da aceitação e da mudança, reconhecendo o valor terapêutico da aceitação em direção à mudança saudável para gerar crescimento, superação e cura.

Citação: Ontem eu era inteligente, então eu queria mudar o mundo. Hoje eu sou sábio, então eu estou mudando a mim mesmo. – Rumi

Aceitar o que não podemos mudar

O poder da aceitação como elemento fundamental para a positividade, pode verificar-se na oração da serenidade: Deus concede-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar as coisas que posso, e sabedoria para saber a diferença.

Tudo que encontramos na vida, em última análise divide-se em duas categorias:

1 – Coisas que podemos mudar ou pelo menos ter alguma influência sobre.

2 – Coisas que não podemos mudar ou influenciar.

Se refletirmos mais aprofundadamente, podemos constatar que todas as nossas experiências, tanto internas como externas, se encaixam em uma dessas duas categorias básicas. Basta reconhecer em que grupo se encaixa o desafio que enfrentamos (seja ele físico, mental, emocional, espiritual, ou interrelacional) para tornar a nossa vida mais gerenciável.

Se o desafio é algo que não podemos mudar, por exemplo, como o fato de estar com dor ou as ações ou atitudes de outra pessoa, temos de aceitar isso, e o nosso foco deverá encaminhar-se para a melhor forma de facilitar a aceitação. Se, por outro lado, o desafio é algo que se pode mudar, por exemplo, a forma como conseguimos amenizar a dor que temos ou como estamos lidando com a pessoa que nos perturba, o problema passa a ser sobre o que precisamos mudar e como fazer as coisas acontecerem do jeito que pretendemos.

É importante ressaltar uma conceito extremamente valioso:

Uma coisa que podemos sempre mudar (por mais difícil que possa ser às vezes) é o modo como reagimos ao que não podemos mudar.

fórmula da positividade


Mas, como é que que podemos aceitar as coisas que não podemos mudar e mudar o modo como reagimos ao que não podemos mudar? Ambos incluem a adaptação da nossa maneira de pensar, a maneira como lidamos com as nossas emoções, e as ações que tomamos de acordo com ambas. A Fórmula da Positividade pode ser o seu grande trunfo.

Na Fórmula da Positividade revelo a maneira como você pode desenvolver a sua mente para entender os seus pensamentos, observá-los, questioná-los ou contestar a sua exactidão e conseguir separar-se deles.

Você aprenderá a construir um espaço para testemunhar as suas emoções e dar-lhes espaço para respirar. Quando conseguimos permitir que os nossos sentimentos negativos simplesmente se manifestem em nós, aceitá-los sem agir reflexivamente e sem colocar qualquer catalogação neles, a sua intensidade diminui e nós experimentamos menos pressão para agir sobre eles.

Fique a conhecer a Fórmula mais positiva do mundo: 

WWW.FORMULADAPOSITIVIDADE.COM.BR

Desta forma, a aceitação plena muda a natureza da relação que temos com os nossos pensamentos e emoções, ampliando a nossa capacidade de responder intencionalmente, em vez de reagirmos automaticamente e impulsivamente. Isso dá-nos a oportunidade de desenvolver as habilidades necessárias para co-existir mais pacificamente com o que não podemos mudar, e exercita-nos a escolha consciente acerca da forma como agimos (interna e externamente), quando apresentados com a necessidade de aplicarmos estratégias de aceitação.

Esta abordagem permite que a pessoa escolha o caminho que quer seguir, optando por trabalhar e comprometer-se com um conjunto de ações que o conduzam ao sentimento desejado, na maioria das vezes traduzido por: “Quero ser feliz “.

O termo Aceitação é um dos elementos chave da Fórmula da Positividade, na qual também está subentendido a ideia de compromisso com a ação. Ao incluir a aceitação da sua experiência interna na sua vida, isto permite que você consiga trabalhar na sua musculatura emocional, permite que você consiga ser mais resistente às suas experiências internas de mal-estar, entendendo-as como manifestações da realidade, colocando-se assim numa situação mais capacitada para acionar os seus recursos, construindo uma solução para os seus problemas.

A aceitação funciona como um antídoto à hipersensibilidade emocional, à hipersensibilidade dos sentimentos negativos. Se nos tornarmos mais cientes de como funciona a nossa mente, e porque razão sentimos as coisas que sentimos, ficamos mais aptos a podermos fazer uma opção de escolha. Ficamos mais aptos para escolhermos a possibilidade de sermos felizes.

Promova a sua felicidade, inscrevendo-se gratuitamente na Fórmula da Positividade:

WWW.FORMULADAPOSITIVIDADE.COM.BR

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Vinícius

Olá Miguel, excelente trabalho!

Estava pesquisando sobre deixar o passado de lado e controlar os pensamentos, e acabei de ler alguns dos seus textos achei bem útil, mas faz 1 semana que eu ando ansioso por coisas da vida e essa minha ansiedade fez com que eu lembrasse o meu passado, e agora tenho acordado assim faz 1 semana já pensando no número 14 que seria a data que uma pessoa que eu conheço nasceu, ou então eu acordo pensando no nome dessa pessoa ou o número 14 ou 4 que é semelhantes, isso faz de 3 à 5 dias acho que tem a ver com minha ansiedade talvez, estou andando muito pensativo, eu queria ajuda com isso eu não quero ficar me preocupando muito por que só pode piorar como você disse em um texto seu semelhante a isso, mas eu quero deixar de lado o passado e ter controle sobre meus pensamentos, ler um bom livro concentrado somente no livro e em mais nada novamente…

Avatar for Miguel Lucas
Vinícius

Complementando quando eu penso em alguma coisa diretamente eu penso no nome dessa pessoa é como se fosse outro pensamento duplo, sem me deixar concentrado em uma só coisa, esse nome não significa nada para mim, mas mesmo assim o nome dessa pessoa vem na minha cabeça ou quando vejo o número 4,14, ou semelhante.

Avatar for Miguel Lucas
William Tavares

Equipe, não consegui acessar os vídeos da Formula da Positividade. Cliquei sobre o link deste post, fui direcionado para outra página, digitei o e-mail e compartilhei no google + e não achei os vídeos. Sugiro verificar o sistema. Obrigado.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá William,

verifique a sua caixa de email, pois você assim que coloca o seu email recebe uma mensagem de confirmação a informar o procedimento.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
William Tavares

Enquanto eu não me aceitava, me sentia como um pássaro sem assas para voar.

Senti na alma a dor pela rejeição paterna. Uma sensação de inadequação sem fim. Cresci mendigando a atenção alheia e me esforçando para fazer todos se sentirem bem, mesmo que para isso eu precisasse sofrer. Comecei a perder o brilho por volta dos 6 anos, foi quando comecei a ter mais consciência do meu entorno. Lutei por anos para me sentir aceito, mas poucas coisas mudavam. Até que eu entendi que não poderia obriga-lo a me amar, nem meu pai e nem ninguém. Aceitei e passei a gostar da ideia de que somos livres para amar quem quisermos. Comecei a brilhar novamente quando libertei e me libertei de tudo que não podia mudar e passei a investir em mim. Ainda consegui eliminar todos os sentimentos negativos, mas a cada dia estou mais no controle das minhas ações e reações. Agora tudo em mim funciona para o meu bem. Ao me aceitar completamente passei me sentir super bem.

Que esse capítulo intimo da minha história sirva para melhorar a vida de mais alguém.

Avatar for Miguel Lucas
Gislene Mattos

Bom dia Miguel!
Obrigada pela reflexão. Começando o dia e suas palavras são e serão importantes. Por hoje deixo um abraço forte.
Gis Mattos

Avatar for Miguel Lucas
wendell

Eu tenho que aceitar, todos os dias eu digo que vou mudar e melhorar, mais quando chega o dia seguinte eu continuo com o mesmo jeito, com as mesmas ações e pensamentos negativos sobre mim.

Avatar for Miguel Lucas
Renato

Apesar de não ser técnico na área, em minha opinião esse é o "exercício", Wendell. As coisas mudam pra melhor. Apenas continue.

Avatar for Miguel Lucas
rodrigues

bons conselhos dr.

Avatar for Miguel Lucas
Renato

Bom dia, Miguel Lucas. É tranquilizante saber que existam pessoas que estudam e se dedicam a conhecer os labirintos do pensar e sentir do ser humano. Seu trabalho é, pra dizer o mínimo, fantástico. Na minha opinião, vc é um daqueles seres humanos que vivem para melhorar a vida dos outros seres humanos. Parabéns e obrigado.
Renato

Avatar for Miguel Lucas
Rafaella

Interessante saber que questões tão subjetivas da mente podem ocorrer com várias pessoas. Eu mesma, possivelmente tenha algum problema de autoaceitação, pois em algumas ocasiões quando sinto que não estou a altura das pessoas que convivo, subestimo a mim mesma e começo a polir a minha meu modo de ser, além disso fico imaginando o que poderiam estar pensando/achando de mim. Está é uma sensação horrível e constante. Muitas vezes deixo de ser eu mesma e hajo moldada pelas imposições da minha mente. Isso atrapalha muito minhas relações interpessoais.
Renato por que isso acontece comigo e o que eu poderia fazer para amenizar esta situação?

Avatar for Miguel Lucas
Rafaella

Interessante saber que questões tão subjetivas da mente podem ocorrer com várias pessoas. Eu mesma, possivelmente tenha algum problema de autoaceitação, pois em algumas ocasiões quando sinto que não estou a altura das pessoas que convivo, subestimo a mim mesma e começo a polir meu modo de ser, além disso fico imaginando o que poderiam estar pensando/achando de mim. Está é uma sensação horrível e constante. Muitas vezes deixo de ser eu mesma e hajo moldada pelas imposições da minha mente. Isso atrapalha muito minhas relações interpessoais.
Renato por que isso acontece comigo e o que eu poderia fazer para amenizar esta situação?

Avatar for Miguel Lucas
Júlia

Adorei o texto, mas me senti confusa quanto ao não agir automaticamente quando aparecem os pensamentos negativos, devo aceita-los para que não se manifestem mais? Quando passei a atacar os meus pensamentos negativos com afirmações positivas me senti um pouco mais corajosa e calma, mesmo que as vezes a guerra de pensamentos me deixam cansada com vontade de desligar. Afinal, como agir diante dos pensamentos negativos? Me inscrevi para receber vídeos sobre a fórmula da positividade, curiosa para descobrir.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Júlia, obrigado pelo seu comentário.

Para um esclarecimento mais aprofundado leia: http://www.escolapsicologia.com/supere-os-seus-pensamentos-negativos-e-barreiras-emocionais/

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Carlos Henrique

Bem, eu sou muito comparativo com as pessoas e não me aceito como sou. Não consigo me sentir bem comigo mesmo e sempre vejo a outra pessoa como melhor que eu em alguma coisa ou em tudo. Quando estou apaixonado sempre me desvalorizo muito e vejo a pessoa como um deus. Tenho baixa estima e, sempre tento fazer as coisas que gosto para me sentir bem ou realizado, mas não vejo valor nelas e procuro fazer coisas que possui valor para as outras pessoas. Me importo muito com o exterior e desprezo muito a mim mesmo; o meu interior. Por favor, teria alguma dica ou ajuda para me dar?

Avatar for Miguel Lucas
JOSÉ Castro

Tenho muita dificuldade de concentração atenção e poder de desisão

Avatar for Miguel Lucas
Mateus

Muito obrigado vc não sabe o quanto fez eu me sentir bem, vc merece tudo de bom parabéns e sucesso

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *