Você quer dar um empurrão na sua vida?
Motivação 22/09/2016

Você quer dar um empurrão na sua vida?

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


A vida nem sempre avança de acordo com aquilo que pretendemos. Muitos podem ser os acontecimentos que nos mandam abaixo, que nos deprimem ou nos deixam ansiosos e com isso instalar-se a desesperança. Quero dizer-lhe que se você está a passar por momentos difíceis, e o sofrimento emocional tem vindo a ser uma constante, o alívio é possível. Ainda que nem todo o abatimento possa ser suprimido, se conseguirmos manter uma atitude positiva e uma perspectiva otimista, por certo, o alívio será maior. A nossa vida é suportada pelos nossos pensamentos.

A forma como organizamos o nosso raciocínio influencia fortemente a forma como agimos e as ações que tomamos na nossa vida. É como base nesta ideia que apresento alguns conceitos a ter em consideração na hora de você necessitar de dar um empurrão na sua vida.

Todas as ideias apresentadas neste artigo foram retiradas do meu livro: “Como Mudar a Sua Vida para Melhor.” Para adquirir o livro clique no link em baixo:

CLIQUE AQUI PARA ADQUIRIR O EBOOK/LIVRO

Lembre-se da sua força

Quando você está a sentir-se para baixo, perceba a relação que existe com os acontecimentos da sua vida, certamente tem uma razão de ser. O que esse abatimento diz acerca daquilo que você valoriza, das suas expectativas, daquilo a que dá significado, das suas necessidades e frustrações? Aceda a esse conhecimento acerca de si mesmo e da sua situação de vida. Entenda que você não é o seu abatimento, que ele se faz sentir em forma de emoção, e que você tem de fazer o trabalho de tradução dessa informação. Celebre esse fato. 

Depois acione a sua capacidade de melhorar o seu humor, lembre-se da sua força, das coisas boas que permanecem na sua vida. Isso não resolve o seu problema, mas coloca-o num estado de espírito capacitador. Envolvido nesse espírito caminhe para onde pretende chegar, alcançar ou conquistar.

Você não necessita de ter tudo o que pretende para ser feliz

Quando focamos a nossa felicidade no futuro, em algo que queremos alcançar para sermos verdadeiramente felizes, podemos entrar num caminho tortuoso e miserável. “Só vou ser feliz quando tiver a casa dos meus sonhos.” Neste exemplo, a pessoa faz uma afirmação absolutista ancorada a um objetivo específico, colocando todas as outras áreas da sua vida em segundo plano. Coloca um filtro extremamente redutor, quer em termos temporais, quer em termos de outros objetivos alcançados ou prazeres experienciados.

Nesse meio tempo, é usual a pessoa sentir-se miserável porque a casa onde vive não cumpre os padrões pretendidos. Se este tipo de pensamento for sendo aplicado ao longo do tempo e generalizado a outros objetivos que a pessoa se proponha, a obsessão instala-se e a felicidade é afetada negativamente.

Cuidado com este ciclo de pensamento a que podemos chamar de armadilha da felicidade. Mesmo que a pessoa atinja os seus objetivos, por exemplo, compre a casa dos seus sonhos ou ganhe mais dinheiro, rapidamente se propõe a outros objetivos e encontrará novos motivos para continuar infeliz e a sentir-se miserável.

Ainda que seja saudável e benéfico traçar objetivos e propor-nos a novos desafios que possam gerar bem-estar e contribuir para a nossa felicidade, é contraproducente colocar a totalidade da nossa satisfação de vida na obtenção de um resultado específico.

Deixe de focar a sua atenção apenas naquilo que vai mal

Aquilo em que focamos a nossa atenção expande-se. Se você desenvolveu um filtro demasiado afunilado para tudo o que possa estar mal, para os erros e fracassos, para os seus e os dos outros, certamente está a ser alvo de estímulos negativos. Não quero passar a mensagem que não devemos prestar atenção para aquilo que não está bem na nossa vida, ou que não devemos analisar os erros que cometemos.

Ter consciência do que acontece de negativo na nossa vida pode ser vantajoso. No entanto, não deveremos ficar presos apenas nos cenários negativos. O que importa fazer é analisar o que precisa de ser melhorado, reparado ou aprendido e depois orientar a atenção e recursos para a construção de uma solução. Ficar a ruminar nos erros ou nas coisas ruins, alimentar tudo isso e desenvolver uma crítica negativa destruidora, nada de bom trás à pessoa que desenvolve essa forma perniciosa de olhar a vida.

 Nova Vida

Liberte-se da autocrítica negativa

Esta é uma armadilha que é fácil cair, porque nós facilmente associamos o nosso comportamento com a nossa identidade pessoal. Na posse de alguns comportamentos que nos podem ter conduzido à situação crítica, e exacerbado pelos sentimentos negativos presentes, tendemos a construir um diálogo interno autocrítico.

A autossabotagem promove o stress e este não só corrói os nossos recursos emocionais, como também tem uma influência negativa sobre a forma como nos conduzimos e a maneira como reagimos aos outros e até mesmo aos nossos comportamentos e ações. Se quando nos encontramos numa fase critica da nossa vida queremos que os outros nos deem o benefício da dúvida e resistam à tentação de nos julgar, não devemos estar dispostos a fazer o mesmo?

Monitorize o seu diálogo interno, não se deixe ser demasiado duro consigo. Seja o seu principal aliado. Tente não culpabilizar-se, mas sim responsabilizar-se pelas ações que possam melhorar o estado em que se encontra. Se a sua voz crítica negativa ecoa na sua cabeça, orientando os seus pensamentos de forma destrutiva promovendo sentimentos negativos, certamente não o ajudará em nada. É primordial que reoriente essa voz, de forma a que o possa capacitar para a ação. E igualmente para a procura de soluções que possam fazer com que se sinta melhor.


Não fique preso no seu passado

Muitas das coisas que estão na origem do nosso sofrimento emocional não são visíveis a olho nu. Mágoas e cicatrizes invisíveis oriundas de decepções acerca de nós mesmos e dos outros podem levar a questionarmos as escolhas passadas, fazendo questões como: “porquê”, “Porque não”, “Porque é que eu não”, e “Se pelo menos”, “Estas coisas só acontecem comigo.”

Apesar do fato de percebermos que nada pode mudar o passado (os acontecimentos vividos), às vezes parece quase impossível “ultrapassar” esses sentimentos dolorosos de oportunidades perdidas, chances falhadas, escolhas ruins, amizades e relacionamentos quebrados e irrecuperáveis. O profundo sentimento de perdas e desilusões, promovem a dúvida acerca das capacidades para superar o problema.

Ainda que não seja possível mudar e/ou apagar os acontecimentos dolorosos vividos no passado, é possível reinterpretar a dor e a perda de forma a libertarmo-nos da mágoa. Apesar de não podermos alterar o que aconteceu, é possível reinterpretar esses acontecimentos de forma a que possamos aceitá-los, percebê-los e superá-los. Ao entrar neste processo de superação de situações consideradas traumáticas ou angustiantes, você deixa de ser refém do seu passado menos bem conseguido.

Mude o que precisa de ser mudado

Ganhar uma noção clara do que se quer mudar é o primeiro passo a ser dado. Quer mudar um hábito de vida que tem vindo a comprovar-se como prejudicial? Quer mudar a sua forma de relacionar-se com o seu parceiro? Quer deixar de fumar? Quer passar a fazer reciclagem do lixo? Quer passar a estudar um pouco todos os dias? Quer iniciar uma poupança?

Primeiro certifique-se do que pretende mudar. Em seguida questione-se acerca das razões que o levam a querer mudar. Qual o significado que essa mudança vai ter na sua vida, no seu dia a dia, na sua relação consigo mesmo, com os outros e com o mundo? Quem vai beneficiar? Você, a sua família, os seus amigos, o seu vizinho, o seu patrão, a comunidade?

Para que a mudança possa ser efetiva e duradoura, fique bem ciente dos seus motivos, eles são um forte gatilho para a ação. Saber os motivos da sua mudança irá alimentar a sua atitude e impulsionam-no a fazer coisas que facilitam a obtenção daquilo que deseja alcançar.

Promova a sua motivação

Como referi anteriormente, saber os motivos pelos quais pretende fazer a sua mudança é um fator preponderante no caminho do sucesso. Quando nos sentimos desmotivados, sentimos menos energia, sentimos menos conexão ao objetivo traçado. Podemos até mesmo sentir dúvidas se conseguiremos alcançar aquilo a que nos propusemos. Evidentemente que num estado psicológico abatido ficamos numa situação desvantajosa.

Se no seu caminho de mudança se debate com a desmotivação, pare. Pare tudo por momentos. Pare o tempo suficiente para reavaliar os seus motivos, consciencialize-se do que quer mudar, porque quer mudar e quando quer, refresque a sua memória, visualize os seus motivos e o quão pretende alcançar o resultado que a sua mudança irá proporcionar.

Faça valer o seu querer

Imagine, idealize e perspective o seu querer,
Lapide-o, passe-o a pano, dê-lhe lustre,
Olhe para o seu querer, e perceba que foi forjado nos seus valores, objetivos e significados de vida mais profundos,
Não é um querer qualquer, não me refiro ao querer ter isto ou aquilo,
Refiro-me ao querer seguir as suas palavras,
Querer seguir a educação que teve, e se esta não lhe serve, querer melhorá-la,
Se quer ser mais compassivo, mais empático e simpático, seja,
Faça valer o ser querer, sempre que quiser ser mais otimista,
sempre que quiser olhar o lado bom da vida, olhe,
Sempre que quiser mudar a sua opinião, porque aprendeu com a sua experiência, mude,
Se que ser melhor humorado, ser mais contente e construtivo nas suas palavras, seja,
Faça valer o seu querer quando quiser apoiar a sua opinião, quando quiser rumar contra a maré, quando quiser dizer não ao preconceito,
Quando quiser dizer sim à igualdade de género,
Quando quiser dizer não ao racismo,
Quando quiser dizer “gosto de você,
Diga tudo isso com toda a sua convicção,
Diga porque você pode,
Você pode ser mais assertivo, mais carinhoso, mais recetivo às opiniões do outros,
Claro que você pode, se você quiser fazer valer o seu querer,
Você pode melhorar o seu estado abatido, a sua desesperança e falta de motivação,
Sim pode, se fizer valer o seu querer,
Você, eu e os outros, somos todos “aquele” que pode, quando queremos fazer valer o nosso querer,
Queira aquilo que você quer e faça por isso.

Para adquirir o livro, Como Mudar a Sua Vida para Melhor, clique na imagem em baixo:

livromudar

Todos ensinamentos anteriores estão descritos de forma aprofundada no meu livro: “Como Mudar a Sua Vida para Melhor.” Acredito que cada um de nós tem capacidade para planejar e organizar antecipadamente um conjunto de possíveis ações para posteriormente decidirmos se nos servem ou não.

Após a leitura deste livro, que não é mais do que uma aprendizagem profunda da tomada de decisões e ao controle emocional inerente a essas ações, você poderá constatar de que todos nós, enquanto seres humanos, temos a capacidade de mudar e ser aquilo que bem desejarmos.

Vivemos num mundo de possibilidades infinitas, onde a aprendizagem está ao nosso alcance, e onde a mudança depende exclusivamente de nós. Sair da zona de conforto, saber tomar decisões, ou simplesmente não ter medo de correr atrás daquilo que se deseja, são apenas alguns dos ingredientes que você vai encontrar ao longo desta magnifica obra, a qual poderá realmente ajudá-lo a mudar a sua vida para melhor.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Henrique Mendes

Miguel;
Seus artigos tem me ajudado na superação de meus medo,ansiedades e angustias.
São como um balsamo. Um alívio na tribulação.

Deixo a você,meu muito obrigado pelo seu trabalho a tantas pessoas.

Avatar for Miguel Lucas
Alexandra

Muito obrigada pela partilha…
Um grande ajuda para quem necessita/quer a mudança pessoal.

Acompanho os seus textos já há algum tempo que me tem ajuda da jornada da mudança, valorização pessoal e superação de situações passadas dolorosas.

Um bem haja pelo seu trabalho.

Cumprimentos

Avatar for Miguel Lucas
Alexandra

Muito obrigada pela partilha…
Um grande ajuda para quem necessita/quer a mudança pessoal.

Acompanho os seus textos já há algum tempo, têm me auxiliado na minha jornada da mudança, valorização pessoal e superação de situações passadas dolorosas.

Um bem haja pelo seu trabalho.

Cumprimentos

Avatar for Miguel Lucas
William Tavares

Mentalidade = Realidade

Felicidade é a capacidade de se sentir bem.

"Toda pedra no caminho
é preciso desviar.
Toda rosa tem espinho
é preciso apreciar.
E quando a vida perder o sentido
é preciso aprender amar."

Avatar for Miguel Lucas
David

Olá, Miguel Lucas,

Realmente esta é uma magni?fica obra. Está fazendo o que passei a acreditar ser impossível: livrar-me de umas correntes que me prendiam desde a infância. Já havia perdido as esperanças nesse sentido!
Ainda não estou totalmente livre, mas estou caminhando para esse resultado, seguindo os ensinamentos desse seu livro e de outros recursos do gênero.
Adquiri o E-book “Como Mudar a Sua Vida para Melhor” em dezembro e já posso mensurar resultados altamente positivos.
Estou me sentindo muito bem e já posso desfrutar de algumas vitórias que julgava irremediavelmente perdidas.
Você é uma pessoa de alta qualidade humana. Um ser que faz a diferença.
Já sou muito grato pelo que tem me proporcionado em termos de valor e qualidade.
Grande Abraço,

David

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá David, obrigado pelo seu comentário.

Fico muito contente pelo seu testemunho, pois prova na prática o objetivo principal pelo qual escrevi o livro: Resultados Positivos na vida das pessoas

Fico igualmente muito satisfeito por você e por tudo aquilo que tem conseguido mudar para melhor na sua vida. Vamos lá a continuar 😉

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
David

Ah, Miguel Lucas,

Não posso esquecer de dizer que adquiri, também em dezembro, a palestra em vídeo: "Superar o passado e promover o futuro" que me causou, juntamente com o E-book, um grande impacto, altamente positivo!
Só posso dizer muito obrigado,

David

Avatar for Miguel Lucas
maria helena

Adquiri o seu livro e com ele estou aprendendo muito e a sua matéria é ótima .
Agradeço e espero cada dia receber mais….
Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Maria Helena,

Obrigado pelo retorno em relação ao meu livro. Fico esperançado que possa encontrar estímulos e estratégias para ir ao encontros dos seus desejos e sonhos.

Tudo de bom para você.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
sandra campos

Parabéns por mais esse artigo que ajuda tato a tantas pessoas. Espero que essa iniciativa perdure por muitos anos alcançando muitas pessoas que com certeza tb são muito ajudadas por vc e suas palavras.

Avatar for Miguel Lucas
Antonio Carlos

Olá Dr Miguel, gostei muito deste artigo, aliás de todos os artigos. Acompanho o senhor na ESCOLAPSICOLOGIA. Confesso que para mim está sendo muito difícil pôr em prática os seus ensinamentos. Eu cismo com televisão, rádio, jornal e até a internet (que eu anida não abandonei) os outros nem chego perto. Acabei de cismar neste instante com uma conta de email onde havia uma propaganda bem grande com um preço cujos os números são marcantes na minha vida. Eu acho que não são coincidências e, sim, pura maldade, perseguição e ameaça. vivo quase todos dias sobressaltado, com muito medo e passando mal emocionalmente e fisicamente. Meu psiquiatra diz que é fruto dos meus traumas, que acabou… tenta reconstruir a minha mente e quando estou melhorando acontece essas coisas e eu tenho que começar tudo de novo, gostaria de estar fazendo um acompanhamento psicológico, mas no momento não posso pagar, COMO EU POSSO OLHAR A VIDA POSITIVAMENTE SE ELES NÃO PARAM DE BATER… acho que nunca vão parar até me destruir por completo… DOR…

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá António,

Acredito que a sua dor é grande, mas não pare de acreditar que com dedicação, conhecimento e prática você será capaz de chegar ao ponto de controlar e regular os seus pensamentos e impulsos.

Continue lendo e aplicando as estratégias que vou divulgando.

Força e convicção.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
vicente

Olá Miguel Lucas ,Tenho aprendido muito com seus artigos,foi muito importante para mim ter descobrido (Escola e Psicologia ) eu esta a passar momentos conflitantes na ária sentimental ,foi uma transformação muito importante para mim,mudei meus conceitos ,olhei para dentro e fora de mim,o meu passado,só sei te dizer que foi uma bênção para mim.Muito Obrigado,Abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Vicente,

O seu testemunho deixa-me muito contente. É importante para mim perceber que os leitores conseguem eficazmente os meus ensinamentos em suas vidas.

Boa continuação na sua caminhada de crescimento e autoconhecimento.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
SIMONE NUNES SILVA

Miguel

É uma travessia bastante dolorosa abandonar o negativismo e abraçar o lado positivo da vida. Muitas vezes somos arrastados pelos pensamentos e sentimentos destruidores, o que vai minguando nossas forças. Na hora em que mais precisamos de apoio e de compreensão profunda a respeito da vida, do mundo e de nós mesmos, você surge com as palavras certas, a compreensão na medida exata, o acolhimento perfeito. Amo sua ajuda; você é meu modelo. Amo sua sabedoria.
Grata, um abraço.
Simone – psicopedagoga.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Simone,

Fico imensamente agradecido com as suas palavras. É mesmo com você diz: "Por vezes somos arrastados pelos pensamentos negativos."

Mas acredito que com conhecimento e estratégias práticas que todos nós conseguimos levar de vencida toda a negatividade. É exatamente esta minha crença que me leva a divulgar o conhecimento que permita dar capacidade às pessoas de tomarem a vida nas suas mãos.

Tudo de bom para você.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Márcia

Olá meu caro.,

Amo de fato tudo que você escreve. Seus ensinamentos faz a vida ser tão simples.

Att,

Márcia

Avatar for Miguel Lucas
Beatriz

Sr.Miguel Lucas
Gostei muito do artigo,pois gostava muito de ter o seu livro,(Como mudar a sua vida)mas não tenho como pagar com cartão de crédito ,gostaria de saber se há outra forma de pagamento,
Pois eu de momento encontro-me a trabalhar na Suíça .
Agradecia resposta,Obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Beatriz,

É possível pagar por transferência bancária. Por favor envie um email com o seu pedido para: geral@escolapsicologia.com

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Juliao Oliveira

Olá Miguel Lucas, estive a ler o livro como mudar a sua vida para melhor, pude peceber que devemos formarar o nossso cérebro com afirmações positivas e afastar o passado ruin. Amei o livro.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Julião,

Obrigado pelo seu retorno relativamente ao meu livro. Fico muito contente que tenha gostado e tenha sido útil.

Tudo de bom para você e continue a trabalhar na sua reestruturação mental 😉

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
lidia silvestre

Olá Miguel Lucas adoro ler os seus artigos pois ando a passar uns maus momentos já estou há 3 meses de baixa médica foi-me diagnosticado depressão ligeira , sou assombrada com pensamentos negativos, tenho ataques de pânico tonturas e sinto-me com falta de forças e é sempre uma benção ler as suas mensagens pois chegam sempre na altura certa…..gostava muito de ter apoio psicológico mas neste momento não tenho dinheiro, tou sofrendo muito…mas mesmo assim obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Edilene Santos Cataldi

Prezado Miguel,

Adoro ler seus comentários e eles me fazem sentir renovada justo no momento em que estou mais precisando de uma orientação. Suas palavras motivam e nos fazem querer viver e dar motivação à nossa vida. Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
Maria

Boa noite Miguel,muito bom tudo que o Sr escreve,gostaria de enxergar
as coisas como o Sr descreve.Obrigada pelas palavras me faz ter a esperança de um dia poder colocar em prática tudo que o SR descreve.Um Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Milena

Olá Miguel,
Primeiro queria agradecer-lhe pelos artigos e pelo blog
Gostaria também de lhe perguntar se poderia escrever alguma coisa sobre Transtorno de Déficit de Atenção em adultos.
Cumprimentos,
Milena

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *