7 Segredos das Pessoas que Triunfam
Motivação 22/09/2016

7 Segredos das Pessoas que Triunfam

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Ultrapassarmos dificuldades na nossa vida, desde um simples medo, como por exemplo, medo de falar em público à superação da morte de um ente querido, é sem qualquer dúvida algo que envolve uma enorme reestruturação pessoal. Envolve um processo por vezes doloroso, trabalhoso, de dúvidas, angústias, tristeza e muita coragem para enfrentar o que nos causa mal-estar. No entanto, muitas são as pessoas que conseguem seguir em frente, encontrar um novo significado, acabando por triunfar.

Mas como podemos triunfar perante a perda, o infortúnio, a dificuldade, a incapacidade e o desespero? Como podemos triunfar quando a vida fica virada do avesso?

INVISTA NA  SUPERAÇÃO

Não é fácil, mas pode ser feito. Na verdade, quando analisamos a história de pessoas que triunfaram sobre a adversidade e o abalo, encontramos alguns dos seus segredos. John W. James e Russell Friedman no livro: The Grief Recovery Handbook, referem que as pessoas que conseguem restabelecer a sua vida, esforçam-se por isso. Trabalharam duro, e investem na sua superação até triunfarem.

Aqui mesmo no blog, existem testemunhos de pessoas que superaram as dificuldades e alguns problemas da sua vida. Descrevi isso no artigo: Existe esperança depois da derrocada e fracasso, espalhe a palavra

Usualmente muitas pessoas têm dificuldade em avançar devido ao peso acumulado da perda não superada. As velhas feridas vão ficando mais pesadas ao longo do tempo. A pessoa vai sentindo cada vez mais dor, não menos. Ressentimento, medo, amargura, tudo isso vai ficando cada vez mais enraizado. Quando você experimenta uma perda, uma profunda tristeza, e não lida com esse sofrimento, não cuida de si e não procura uma forma de melhorar, é como quebrar um osso e esperar que cure por si mesmo. Isso chama-se de autosabotagem. Não vai curar corretamente. Com o passar do tempo a dor aguda pode dissipar-se, mas a funcionalidade completa de movimento nunca é restaurada.

Quando você faz o seu “luto”, ou aprende a lidar de forma eficaz com a situação, ou em última instância procura ajuda adequada, não só aumenta a probabilidade de recuperar a sua funcionalidade de vida, você realmente promove uma maior mobilidade emocional e espiritual e flexibilidade de pensamento. Você é capaz de seguir em frente e eventualmente até conseguir coisas que não conseguiu atingir antes da sua perda. Por vezes, algumas pessoas beneficiam do crescimento pós-traumático.

O crescimento pós-traumático surge com as ações corretas, o lado positivo do desapontamento e da tristeza faz emergir uma nova visão e uma renovada energia que dá lugar à alegria e esperança na vida. O trabalho de quem está em sofrimento é libertar-se da angústia do passado.

Leia: Curar o passado, resignifique os acontecimentos traumáticos numa história capacitadora

Quando você consegue ultrapassar os acontecimentos e mágoas do passado, atingindo um patamar de estabilidade emocional, porém, você pode sentir que está numa zona incómoda.Você pode encontrar dificuldades no apoio para o seu “trabalho de superação” entre o comum dos mortais. Isso porque a nossa cultura ensina-nos em como “alcançar as coisas” e não em como lidar com a situação quando perdemos algo ou alguém. Ainda que esta abordagem seja compreensível, perante a perda e infortúnio tornar-se numa desvantagem.

triunfar

Mas atenção, porém, a superação e consequente triunfo é possível. Há “segredos”  e estratégias que você pode usar para ajudar a si mesmo. Apresento algumas maneiras de transformar a adversidade em superação e triunfo:

SEGREDO 1

As pessoas que triunfam não seguem em “rebanho”. Nem todo mundo que você conhece irá “entender” porque está intencionalmente a trazer à tona “coisas velhas.” Não importa que assim seja. Você não precisa da aceitação dos outros para valorizar a importância do trabalho que está fazendo para superar aquilo que o atormenta. Esta falta de apoio pode fazer com que você se sinta a caminhar contra a multidão. Na verdade até pode estar. As pessoas que triunfam em qualquer domínio usualmente caminham contra a multidão. Você não precisa do apoio de todos, apenas de alguns amigos dedicados ou de um profissional qualificado. É usual ouvir dizer: “Não penses mais nisso” ou “coloca tudo para trás das costas” ou “a vida é injusta”. Como se fosse um dado adquirido que algo de terrível desapareça com um estalar de dedos. Desengane-se, isso não acontece dessa forma.

Na generalidade, quase de forma inconsciente a mensagem que vamos passando uns aos outros expressa-se na seguinte frase:

“Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.” – Sigmund Freud

Mas não temos de viver como se fossemos de ferro. Nós somos humanos e como tal é importante pensar acerca das coisas, dar-lhes a atenção que merecem. Para depois, enquanto seres emocionais, encaixarmos de forma saudável os acontecimentos que constituem a nossa história de vida.


leia: 007, Permissão para ser humano

SEGREDO 2

Sinta a sua dor e depois deixe-a ir. É importante analisar o impacto daquilo que sente, para que possa dar o passo seguinte, que é aceitar a sua dor. Ao aceitar a sua dor, ao tentar compreendê-la como algo inevitável, vivência-a, percebe a ligação que ela tem relativamente ao que você valoriza. Mas, promove igualmente um conjunto de ações construtivas para que consiga voltar a sentir-se bem. Ao trabalhar a sua dor, ao olhá-la de frente, certamente irá perceber que é possível avançar na sua vida, mesmo que no início seja penoso por sentir dor. Mas pouco a pouco, essa dor vai desaparecendo, passando a ser uma memória de um acontecimento passado, bem resolvido.

Leia: Tristeza, qual o seu propósito?

SEGREDO 3

Dê tempo ao tempo. Todo mundo quer saber quanto tempo leva até ultrapassar o seu mau momento. A resposta adequada, é “depende”. Depende da natureza da dor. Depende do apoio que você tem. Depende da sua “história de perda” e quanto a perda atual faz disparar velhas feridas. O tempo de recuperação ou superação que fará você triunfar sobre os acontecimentos, está fortemente relacionado com aquilo que você faz para voltar a sentir-se bem. Não cometa o erro de prematuramente querer sentir-se bem. Perante uma adversidade, a persistência e a capacidade de aguentar o sofrimento faz parte do seu triunfo.

Leia: Tem um problema? Deixe de ser o seu próprio carrasco

SEGREDO 4

Persista na aceitação e na libertação da dor. Em algum momento, durante o processo de recuperação em que você investe energia, esforços e ações é natural que possa ficar cansado de lutar, e pense em desistir. Por vezes abandonar o sofrimento parece ser algo paradoxal, pois você sente-se magoado ou dilacerado e isso parece ser o mais razoável de sentir. Tal como referi anteriormente é importante sentir, é importante não renegar os sentimentos ligados aos acontecimentos angustiantes. No entanto, quando você se esforça para ultrapassar o sucedido é preciso manter-se firme no seu objetivo. Mesmo quando já julgava ter ultrapassado a situação e a mágoa se faz sentir novamente, mais que nunca é necessário aceitar isso como fazendo parte do processo triunfante. Isto pode parecer complicado, porque você pode sentir-se desleal para consigo mesmo por deixar o seu sofrimento para trás. Mas, a razão pela qual você vai ser capaz de seguir em frente é porque isso é possível.

Leia: Porque razão desistimos dos nossos objetivos?

SEGREDO 5

Encontre as dádivas do seu sofrimento. O quê, dádivas? Provavelmente você ficou indignado. Como pode você encontrar dádivas no sofrimento, no recuo ou na perda? Sugiro que procure o lado positivo escondido dentro da sua tristeza. Comece com gratidão e apreço. Faça uma lista de todas as coisas que as suas tristezas e perdas lhe ensinaram sobre a vida. Esta lista pode incluir novas relações, novos entendimentos, relativizar as coisas, qualquer coisa que você ganhou ou aprendeu por causa da sua perda. Se você decidir reclamá-los, certamente irá descobrir uma forma de retirar algum tipo de enquadramento positivo para a sua vida.

Leia: O lado oculto da felicidade

SEGREDO 6

Promova o seu legado. As pessoas que triunfam, eventualmente, acabam por compreender que a sua experiência é imensamente útil para os outros. No mínimo, você sabe como ajudar outra pessoa a ultrapassar as experiências idênticas à sua. Reflita sobre o assunto e perceba qual pode ser a melhor maneira de valorizar o seu sofrimento. O que pode retirar de útil para que outros possam igualmente triunfar.

Se você persistir, certamente encontrará um caminho para o triunfo. E isto leva-nos ao último segredo das pessoas que triunfam:

SEGREDO 7

As pessoas que insistem em triunfar, triunfam. Você não pode controlar um conjunto de coisas terríveis susceptíveis de lhe acontecerem na vida. Mas você pode decidir a forma como reage ao que lhe acontece.

Leia: Flexibilize-se, adapte-se e tire vantagem da mudança

Abraço

Novo usuário?
Comece aqui
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”
Baixe Grátis o e-book “Seja Um Vencedor”

Preencha os seus dados abaixo e receba esse e outros materiais por e-mail.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Bruno César Bulnes

Gosto do seu artigo. Ele conseguiu esclarecer algumas coisas que estavam confusas na minha mente. Mudei a forma como eu encarava a minha realidade.

Abraços.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Bruno, obrigado pelo comentário.

É sempre enriquecedor perceber que aquilo que escrevemos vai ao encontro do esclarecimento de algumas dificuldades dos leitores. fico contente por poder contribuir.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Psicologia Free

Muito bom post! Todos estes segredos assentam no Desenvolvimento Pessoal, essencial para o ser humano conseguir adaptar-se ao meio e conseguir contornar obstáculos com sucesso.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Psicologia free, obrigado pelo comentário.

Fico agradecido pelo reforço que deu da ideia transmitida no artigo.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Guilherme Bento

Quanto mais eu leio e aborso as idéias desse blog, mais tenho vontade de buscar novos conhecimentos. Obrigado, Miguel, por esse excelente trabalho e por compartilhar como todos.
Gostei principalmente do segredo 4. Temos a tendência de querer estar sempre bem e de transmitir isso para as pessoas ao nosso redor, e esquecemos não raro de que precisamos passar por certas fazes, sentir certas coisas, para permitir extrair novos aprendizados das situações mais complicadas, dar-se o tempo necessário para digerir novas idéias e entendimentos, compreender por quê tal situação se desenrolou de tal forma. É necessário dar-se tempo para sentir a perda, até isso precisa ser vivido, todas as fases são partes de um todo.
Já virei fã das Escolas!!!

Avatar for Miguel Lucas
Marilene

Parabéns por nos transmitir um ensinamento tão valioso, isso apenas comprova sua sensibilidade e conhecimento do comportamento humano. Obrigada por suas palavras de ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
Rodolfo Martins

Obrigado

Parabéns

Miguel

Parabéns pelo seu trabalho rico e de muito significado
um grande aliado para tornar a vida mais feliz e saudável
a muitas pessoas .

Avatar for Miguel Lucas
Eugenio Pacelli

Muito bom, lutar sempre focando no objetivo = resultado excepcional. eugenioleite2006@uol.com.br tenho uma receita para o sucesso se quiser entre em contato comigo. Ela e infalivel;

Avatar for Miguel Lucas
Clotildes

Parabens! Ótimo trabalho!
Grata

Avatar for Miguel Lucas
Thais de Paula

Eu lhe devo Parabéns e Obrigada porque os seus posts sempre me fazem perceber que eu tenho capacidade de realizar os meus objetivos,tenho apenas 15 anos e o que quero fazer é ganhar medalhas de olimpíadas científicas para ter chance de morar no exterior,já escutei muitos falando para mim:"Você não consegue,medalhistas assim se preparam desde o ensino fundamental",mas eu penso assim:Essas pessoas não conseguiram e querem me fazer acreditar que eu não consigo,mas eu vou dar o meu melhor.Muito obrigada por me fazer refletir tanto

Avatar for Miguel Lucas
Orminda Rosemeire Firmo Lima

Parabéns! Uma matéria autoexplicativa e direta…bem objetiva..A lei da atração é fundamental p. trilharmos caminhos novos horizontes…brilhante…

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *