Mude o seu guião: Use a tríade cognitiva positiva para melhorar a resiliência
Psicologia Positiva 22/09/2016

Mude o seu guião: Use a tríade cognitiva positiva para melhorar a resiliência

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Ao longo da vida todos nós vamos enfrentando situações que por vezes levam-nos aos limites das nossas capacidades físicas e psicológicas. Com isso, pode surgir uma miríade  de problemas, como ansiedade, depressão, fobia social, ataques de pânico, dificuldades de adaptação, transtornos de personalidade, ou simplesmente conduzir-nos a uma visão negativa da vida. Cada uma destas condições tem as suas especificidades, causando-nos problemas particulares na relação com o mundo ao nosso redor ou com os outros, connosco mesmo, e com a nossa perspetiva temporal de futuro. Na origem do tipo de problemas anteriormente descritos poderíamos considerar algumas áreas, como circunstâncias biológicas, cognitivas e sociais. Em particular, o nosso domínio cognitivo (pensamento), incluindo as nossas perspetivas, interpretações e crenças em relação a nós mesmos, ao mundo, e ao nosso futuro jogam um papel preponderante sobre a nossa capacidade de gerenciar o stress e experimentarmos um maior bem-estar.

As pessoas com uma maior sensação de desesperança e falta de controle sobre a sua vida, pensamentos e sentimentos são particularmente vulneráveis ao stress e problemas psicológicos. Todos passamos por momentos difíceis na vida e, para ter a capacidade de nos recuperarmos das adversidades é crucial construir uma tríade cognitiva positiva para desenvolvimento de saúde psicológica e alcançar satisfação com a vida.

RESILIÊNCIA

A resiliência é a capacidade de recuperarmo-nos e adaptarmo-nos às exigências de situações stressantes e de elevado impacto emocional. A resiliência desempenha um papel central na obtenção de bem-estar psicológico, influenciando positivamente a saúde das pessoas e o seu funcionamento geral. A resiliência pode ser desenvolvida e fortalecida ganhando uma maior consciência emocional, que facilitará o aumento da força emocional, promovendo a implementação de uma padrão de pensamento positivo.

resistir

Uma pesquisa recente no Journal of Counseling Psychology abordou o conceito de tríade cognitiva de Beck, que explora a forma como vemos a nós mesmos, o mundo ao nosso redor, e o nosso futuro. Os pacientes deprimidos tinham uma visão negativa de si mesmos, do mundo ou dos outros, e também do futuro. Quando a perspetiva das pessoas relativamente a essas áreas é negativa, destrutiva, sem esperança e sem capacidade para lutar e lidar com a vida, aumentam o risco de desenvolver problemas psicológicos.

Esta pesquisa revelou, no entanto, que pode haver um outro lado desta tríade. Uma tríade cognitiva positiva pode ser aplicada ao cultivo da resiliência e maior positividade. As pessoas resilientes são suscetíveis de ter uma visão positiva de si mesmas e acreditar nas suas habilidades, ter uma visão positiva das outras pessoas e do seu ambiente, bem como serem otimistas e esperançosas sobre o futuro.

Sem seguida, apresento os três pontos em que a tríade cognitiva positiva se relaciona com o aumento da resiliência: 

VISÃO POSITIVA DE SI MESMO

Olhar para você mesmo de uma forma construtiva e positiva é um grande ponto de partida para a cura de feridas emocionais e ter autoconfiança para lidar com as dificuldades que possa estar a enfrentar ou que surjam ao longo da vida. As pessoas resilientes acreditam na sua capacidade e competência para lidar com as situações difíceis ou inesperadas.


É importante eliminar o seu diálogo interno negativo e aprender a falar de forma construtiva para você mesmo. Quando nos tornamos no nosso principal aliado e deixamos de ser cruéis e insensatos para nós mesmos, deixando de punirmo-nos com diálogos internos autocríticos, tendemos a construir uma visão mais capacitadora e positiva acerca de nós mesmos, promovendo o aumento da autoconfiança. Com uma autoconfiança aumentada ficamos mais capacitados para lidar com a frustração e com a adversidade.

VISÃO POSITIVA DO MUNDO E DOS OUTROS

As pessoas resilientes são mais propensas a encontrar e desenvolver os recursos sociais necessários para a obtenção dos seus objetivos. Elas acreditam que os outros são dignos de confiança, e estão dispostas a buscar recursos úteis e vantajosos quando necessário. Assim, quando vemos o mundo como um lugar benevolente e generoso, começamos a ter interesse nos outros e buscar novas oportunidades e experiências para fortalecer o nosso bem-estar.

Aprofundei este assunto nos artigo: Encare a sua vida com otimismo: Descubra a sua chave mestra

VISÃO POSITIVA DO FUTURO

As pessoas resilientes têm um senso de esperança e otimismo para o futuro. Quando as coisas dão errado, as perspetivas que temos podem fazer ou quebrar a nossa persistência. A perspetiva positiva e otimista dá-nos a sensação de que apesar das dificuldades as coisas vão correr bem, e vamos encontrar uma maneira de lidar eficazmente com os problemas. Esteja ciente de sua perspetiva e crenças sobre si mesmo, o mundo, e o seu futuro, e perceba que mudando os seus pontos de vista pode conduzi-lo a adotar uma atitude mental positiva, e que isso poderá iniciar uma espiral ascendente positiva na sua vida.

Aprofundei o assunto nos artigos: 

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
João Galúcio

Olá, dr. Miguel. Muito obrigado por mais um excelente artigo. Estes site fez maravilhas na minha vida. De forma quase milagrosa pude alterar pensamentos distorcidos que me faziam sofrer inutilmente a muitos anos, mesmo depois de praticar psicoterapia na minha cidade. Como é maravilhoso saber que há pessoas talentosas e inteligentes como o sr., que ainda se preocupam com o bem estar das pessoas. Tudo de bom para você, abraço.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá João obrigado pelo comentário.

É um orgulho enorme saber que você conseguiu implementar com êxito algumas das estratégias e técnicas disponibilizadas nos artigos que publico. Saber que as pessoais conseguem aplicar o que escrevo nas suas vidas é muito recompensador e ao mesmo tempo esperançador, pois permite reforçar a ideia que é possível mudar para melhor.

Agradeço imenso as suas palavras de apreço. Tudo de bom e boa continuação de melhoria.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Erika Graf

Miguel, exelente artículo! Un gusto enorme leer tus escritos! Saudades!!! Éxitos para ti y sigue adelante!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Erika obrigado pelo comentário.

Obrigado pelas tuas palavras. Fico contente que tenhas gostado e espero que seja útil.

É sempre bom ler os teus comentário. Fica bem. Saudades. Tudo de bom.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Erika Graf

Fe de erratas: Yo escribí mal la palabra: "Excelente". haha Saludos!

Avatar for Miguel Lucas
Palestrante Giézi Schneider

Faz cada um acreditar em si mesmo, de ver as qualidades que há dentro de você. Muito bom.

Avatar for Miguel Lucas
sidney

Olá Miguel!!! meu nome é Sidney, bom quero te agradecer por essa oportunidade. Venho de uma família humilde e de uma criação muito difícil, com muitos traumas e neuroses. Desde que obtive conhecimento sobre esse site, não consigo mais me desligar dele. Todos os seus artigos fazem muito sentido para mim, e tem me ajudado a ter autoconhecimento, o que é muito importante para resolver minhas questões. Fiz terapia durante alguns meses, tive que parar por falta de dinheiro e seus artigos vieram numa hora boa. através dele estou obtendo muito conhecimento para lidar com minhas questões e me libertar. Te agradeço muito, e que outros possa ter essa iniciativa como a sua. Desejo tudo o que de bom para você.

Att: Sidney

Avatar for Miguel Lucas
Ana Maria Pedroza

Pregador Miguel,

Seus artigos nos ajudam a encontrar uma melhor forma de trilhar nossos caminhos! Faz-me bem refletir sobre seus ensinamentos.
Abraços
Ana Maria Pedrosa

Avatar for Miguel Lucas
midian ,lima

Olá Miguel Lucas! Lendo um dos textos me deparei com meu eu completamente nu diante do seu texto. Tenho um teste do detran pra fazer, fiz as aulas práticas, mais não consigo assimilar a fórmula da bendita baliza, penso que não vou conseguir, e agora está vindo tudo á tona lendo seu texto, acho que tem haver com com toda a minha vida, e apesar de ser o meu sonho, estou hum passo e a minha me diz que não conseguirei como se fosse um pessoa incapaz.

Avatar for Miguel Lucas
isabelle

Adorei este texto veio bem à calhar,pois me criei ouvindo minha mãe dizer que criança não tinha querer,isso ficou no meu inconsciente e nunca conseguia fazer escolhas acertadas pois não havia aprendido lá atrás,hoje depois de muitas experiências horríveis aprendi a me valorizar e a me recompensar dando mérito as minhas pequenas conquistas,sinto que melhoro a cada dia …Abraço!!!

Avatar for Miguel Lucas
LEILA ANGELICA GRACHEKOSKI

Excelente o artigo, le-lo alimentou minha busca de superação.Em processo…

Avatar for Miguel Lucas
Maria joao

Boas. Já li diferentes artigos com diferentes conteúdos talvez por necessitar de ferramentas para modificar a forma como me sinto mas existe algo que parece nao arrancar . Tenho o sentimento parecido com um isqueiro sem gás , faz faísca mas nao da chama e isto é tramado. Julgo ter desenvolvido uma codependencia e a perda provocou me um vazio emocional muito grande. Mas vou lendo e obrigado na mesma

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *