Estratégias para desenvolver novos hábitos
Motivação 22/09/2016

Estratégias para desenvolver novos hábitos

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Aprendemos maioritariamente pela repetição, essa repetição torna-se num hábito, e esse hábito facilita-nos a vida. Como vivemos num mundo em constante mudança e, como nós somos forçados a mudar pelas condicionantes da vida, alguns dos hábitos adquiridos podem perder a sua função adaptativa e funcional. Alguns dos nossos hábitos ficam desatualizados perante as novas circunstâncias ao ponto de se tornarem prejudiciais. Quando isso acontece é necessário desenvolver novos hábitos.

Os hábitos são difíceis de mudar, especialmente no início. Alguns hábitos são mais profundamente enraizados do que outros, e desses, alguns tornam-se em maus hábitos. Quando pretendemos, por exemplo, adotar uma nova rotina, torna-se primordial despender alguma energia extra em primeiro lugar, simplesmente porque precisamos sair do modo de piloto automático e prestar mais atenção ao que se faz. Os nossos cérebros naturalmente preferem “a rotina usual”, isto acontece em prol da eficácia e do menor gasto de energia. Fazer algo de forma automática ou rotineira deixa-nos libertos para nos dedicarmos a outras coisas. Temos um forte impulso para fazermos o que sempre fizemos, o que prejudica o desenvolvimento de novos hábitos.

É preciso uma enorme dose de motivação pessoal, a fim de fazer uma mudança e implementá-la eficazmente a longo prazo. Proponho que tome um momento para responder às perguntas que se seguem com o objetivo de esclarecer para si mesmo, como a mudança a que se propõe pode alterar sua vida. Anote alguns exemplos para cada uma das suas respostas.

  1. Será que vou passar a sentir-me melhor comigo mesmo?
  2. Isto vai levar a um aumento do sofrimento ou aumento da felicidade, para mim e para os outros?
  3. Qual é o desejo mais profundo do meu coração? O que é de maior valor ou prioridade para mim?
  4. Será que vai melhorar a minha qualidade de vida?
  5. Será que a minha saúde física irá ser melhorada?
  6. Os outros vão beneficiar?

Quanto mais detalhes você puder fornecer, melhor, pois isso irá ajudá-lo a construir uma imagem mais nítida de uma vida mais feliz e mais gratificante. As chances de acertar um alvo aumentam quando você aponta para ele. Então, se você estiver convencido de que esse novo hábito será benéfico, coloque as etapas seguintes em ação:

1 – DIVIDA O OBJETIVO EM PEQUENAS PARTES

Por exemplo, se o seu objetivo é voltar a estudar, faça uma lista descrevendo as ações necessárias para tornar isso real. Então, a cada dia, coloque o seu plano em ação e avance. Mantenha-se focado no presente e vá realizando diariamente as atividades que podem contribuir para seja bem sucedido naquilo a que se propôs.

2 – BAIXE A SUA FASQUIA

Se você tende a ser perfeccionista, provavelmente já experimentou a procrastinação, ou terá sentido uma paralisia nas suas ações. Em vez disso, adote a perspetiva de “bom o suficiente”. Ao invés de esperar até que tenha vontade para estudar uma hora, defina um curto período de tempo, abra o seu livro, e aplique-se plenamente à tarefa em mãos. Quando o período de tempo terminar, você estará um passo mais à frente no caminho do seu objetivo. Provavelmente irá perceber que pode voltar a estudar por um período igual, e assim sucessivamente até que perceba que cumpriu o seu objetivo para esse dia.

3 – CUIDADO COM AS SUAS PALAVRAS

Usar termos como ” tenho que “, ” eu deveria” , ou ” eu devo ” pode fazer-nos sentir um pouco como as crianças ou como se estivéssemos sendo controlados. Se tende a ser punitivo para com você mesmo, como se tivesse uma voz sempre a chamar a sua atenção relativamente ao seu comportamento, substitua as frases apresentadas anteriormente por: “Eu escolho ” e ” eu quero”, esta pequena alteração permite colocá-lo de volta no comando da sua vida. Evite também cair na ilusão da palavra “Não consigo”, especialmente se você a utiliza sempre que se depara com uma dificuldade. Perceba que apesar da dificuldade, certamente você possuí capacidade funcional para realizar as ações necessárias para desenvolver o novo hábito. Então, estando ciente disso, inicialmente substitua a palavra não consigo, por “Não quero”. O que leva a que o desenvolvimento do novo hábito tenha de ser abordado de forma racional, utilizando as palavras, “Eu quero desenvolver o novo hábito” ou “Eu não quero desenvolver o novo hábito”.


Leia, Cuidado com as suas palavras: 8 formas de otimizar o seu diálogo interno

4 – TORNE O HÁBITO AGRADÁVEL

Ainda que no início você tenha de realizar algumas coisas que lhe são difíceis ou que não gosta, tente associar-lhe também algumas forma de prazer e/ou gratificação. Por exemplo, se ouvir algumas das suas músicas favoritas como ambiente de fundo não vai distraí-lo da tarefa em mãos, faça-o. A ideia é associar o seu novo hábito com as coisas que você acha pessoalmente gratificantes. Você pode ainda criar uma imagem mental do resultado final do seu novo hábito e associá-lo às tarefas menos agradáveis que tem de realizar, para sair bem sucedido.

5 – RECONHEÇA O SEU PROGRESSO

Dê crédito aquilo que você tem vindo a fazer para implementar o novo hábito. Reconheça o seu próprio esforço e congratule-se por isso. Celebre com os seus amigos, saindo para jantar. Fale de forma encorajadora para você mesmo: “Bom trabalho”. Tenha também uma atitude consoladora para si mesmo, se necessário: “Foi um dia difícil”. Você tem 24 horas por dia para ser o seu principal aliado e motivador na caminhada para o desenvolvimento do seu novo hábito. Apoie-se, incentive-se e reconheça as pequenas vitórias até chegar à vitória final.

A mudança pode ser assustadora, mas no final, as únicas pessoas que falham são aquelas que não tentaram” – David Viscott

Abraço,

Miguel Lucas

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Comentários
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Irai

Olá Miguel, normalmente não tenho o hábito de fazer comentários, mas hoje não pude não fazer.
Seu artigo veio em um momento tão oportuno para minha vida.
Muito obrigada, sucesso!

Iraí

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Miguel Lucas

Olá Irai, obrigado pelo comentário.

Fico contente que o artigo tenha sido tão oportuno para você. Tudo de bom.

Abraço

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Bruno

Boa tarde,

Parabéns pelo artigo Miguel, ele é muito instrutivo e esta metodologia traz realmente resultados! Tenho aplicado esta metodologia para mudar para melhor uma área da minha vida e hoje, depois de alguns meses, percebo claramente que a prática constante fez com que eu adquirisse esta habilidade. Hoje, não preciso mais pensar para agir de determinadas formas, pois a habilidade já está internalizada.

Abraço,

Bruno.
São Paulo, Brasil.

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Miguel Lucas

Olá Bruno, obrigado pelo comentário.

O seu testemunho deixa-me imensamente contente. É para isso que trabalho, é para isso que me dedico de corpo e alma a transmitir informação prática que os leitores consigam aplicar eficazmente nas suas vidas.

Os resultados que conseguiu demonstram que é possível melhorar, que é possível aplicar com êxito a informação da Escola Psicologia.

Tudo de bom para você e boa continuação.

Abraço

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Mário

Muito bom, me incentivou muito a adotar alguns novos hábitos, como dormir cedo, praticar respiração consciente e meditação e até a comer legumes que eu não gosto. É tudo questão de auto-disciplina e como você aborda no texto bons hábitos nos levam a uma melhoria pessoal e também para todas as outras pessoas ao nosso redor. Pensem assim: se você pudesse ter alguém sempre a te incentivar em todos os momentos do dia destacando suas pequenas vitórias e sendo compreensivo com seus erros, que bom seria! E todos nós podemos ter alguém assim: nós mesmos : )

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Bruno

Gostei da dica vou colocala em practica

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Mirela

Olá Miguel,

Gostaria de perguntar se vc conhece algo referente ao SamE? Sabe informar se tal suplemento é mesmo eficaz contra a depressão?

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Marcieli

Boa noite Miguel Lucas, sempre leio seus artigos, textos , inclusive fiz download do seu livro, realmente interessantíssimos, apos ler me vejo com minhas energias renovadas e sempre disposta colocar em prática o que leio absorvendo para minha vida . Muito obrigada por sua contribuição! Abraços!

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ROBERTO COHEN

Exelentes artigos, gostaria de obter mais informacoes sobre o vosso

Dr.Roberto Cohen

http://www.american-university.org

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Geny

Oi Miguel, gostei muito desse artigo! Sei que preciso mudar alguns hábitos em mim e até começo a fazer, sendo que não consigo me firmar naquilo que começo. Sou daquelas pessoas que sempre começa algo e nunca termina. Um objetivo que tenho é passar num concurso público, mas toda vez que me organizo para estudar fico + ou – uma semana naquele ritmo bom, mas na outra vai me dando um desanimo, uma moleza de acordar cedo e aí quando eu vejo já foi um mês e eu nessa brinadeirinha de deixar para amanhã. Será que você teria algo a me dizer ou um artigo para me indicar? Um abraço!

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analucia

estava muito desmotivada hoje de manha quando comecei a ver seus videos e ler tudo que eu esta precisando ler e ouvir muito obrigado por me ajuda beijos eu fiquei desacreditada de mim depois que meu marido me traiu ainda estou com ele por causa dos meus filho tem 4 filhos com ele talvez algum dia eu largue ele mas agora eu tenho alguém para desabafar obrigada bjs

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analucia

estava muito desmotivada hoje de manha quando comecei a ver seus videos e ler tudo que eu esta precisando ler e ouvir muito obrigado por me ajuda beijos eu fiquei desacreditada de mim depois que meu marido me traiu ainda estou com ele por causa dos meus filho tem 4 filhos com ele talvez algum dia eu largue ele mas agora eu tenho alguém para desabafar obrigada bjs.

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Roman

Não tenho habito de comentar mas,
Comento para me assegurar de que criarei novos hábitos
Valeu pelo Post muito interessante
Mocambique-Maputo

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