Descubra-se, apoie-se e impulsione a sua vida
Motivação 22/09/2016

Descubra-se, apoie-se e impulsione a sua vida

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


O exercício de descoberta de nós mesmos, dos nossos valores, das nossas ações, pensamentos e emoções mais comuns, torna-se uma mais-valia na hora de impulsionar a nossa vida. Importa igualmente que depois dessa análise possamos ter uma perspectiva construtiva do caminho a tomar. Para isso acontecer de forma eficaz, o ato de apoiar a nós mesmos é a atitude que irá suportar todo o esforço e ações realizadas. Em seguida apresento algumas dicas e estratégias que pretendem facilitar todo este processo de procura, apoio e impulso para a sua vida.

Para onde quer que a sua vida caminhe?

De vez em quando, faça o exercício reflexivo de sentar-se tranquilamente e examinar a sua vida e a direção que ela está tomando ou que você pretende tomar. As grandes áreas da vida são comuns a todos nós, dinheiro, trabalho, amor, família, relacionamentos, amigos entre muitas outras. Em um determinado ponto da sua vida, uma ou mais dessas áreas devem ser alvo do seu foco, com o objetivo de fazer uma análise do estado em que se encontram. Se sua vida parece não estar a caminhar na direção dos seus objetivos, você precisa descobrir o que está acontecendo e tomar medidas para reorientá-la. Para que isso se efetive  pode ser necessário fazer algum exame de consciência, meditação e reflexão, mas vale a pena. Pondere sobre isso.

Você é a sua força

Você mesmo, você é a sua própria força. Ela não vem de lado nenhum, está e sempre esteve com você. Por vezes, ilusoriamente a sua força pode parecer abandoná-lo. Provavelmente você pensa muito nos seus medos, incapacidades, e isso quando vira preocupação paralisa-o, inibe-o. Talvez quando você perspectiva o seu futuro, quando projeta os seus sonhos, é a ansiedade da incerteza que lhe provoca angústia. Acredita na superação mas não vê nada disso. Quantas vezes você já disse a si mesmo que deixará de chorar, de se lamentar, de sonhar, de desejar ser feliz, mas acabou não dando ouvidos a isso? Claro, a força da vida vive em você, e sempre que a anula, ela manifesta-se. Olhe-a de frente, ajude-a a germinar, ajude essa força vital a vingar. Eu sei que a voz do medo é tremendamente assustadora, mas o abraço da esperança é mais forte. Certamente você ama a vida.

Você pede conselhos aos amigos, pede força a Deus, porque apesar de tudo ainda sonha, ainda sonha em ter o sentimento de alegria ao peito. Quantas vezes, à noite, nos seus pensamentos, surge a mensagem, “Amanhã, quando acordar quem me dera que tudo pudesse estar resolvido, sentir-me bem.” Essa é a sua força vital a empurrá-lo para a frente. Você gosta da vida, você importa-se com ela. A cada segundo da sua vida você é a sua maior força, mas pode igualmente ser o seu pior inimigo. Certamente conhece muito bem os dois caminhos, o caminho em que é o seu maior aliado ou o seu pior inimigo. Escolha o lado da sua força. Siga o seu caminho escolhido.

Lembre-se das suas vitórias

Utilize as suas realizações e feitos a seu favor. Todos os dias, dedique algum do seu tempo para responder a uma pergunta capacitadora: “O que eu fiz hoje que seja motivo de orgulho?” Este simples hábito promove a sua autoestima e relembra-o das suas capacidades, habilidades e esforço realizado. O foco na situação real vivida, ajudam-no a construir autoconfiança, o que é extremamente importante para o sucesso. Provavelmente, nem sempre a sua resposta será positiva ou do seu agrado, mas se olhar mais profundamente, mesmo nesses dias menos favoráveis você acabará sempre por realizar algo de valor.  Mas, caso esse dia possa ter sido catastrófico devido à ausência de realizações positivas, não desespere, relembre-se da sua força.

Em seguida, tente perceber onde esteve menos bem, e depois perspective um cenário em que se visualiza a ter ações que pudessem ter tido mais êxito. Grave isso na sua memória. Certamente o saldo será positivo, pois acabou por aprender algo de valor para o futuro.

Faça boas perguntas a si mesmo

Fazer boas perguntas a si mesmo é uma hábito de enorme suporte para a sua vida. As perguntas que fazemos a nós mesmos dia após dia têm um enorme impacto na forma como organizamos as nossas ações e objetivos. Por exemplo, quando as perguntas numa perspectiva tendencialmente pessimista, conduzem-nos inevitavelmente para caminhos difíceis ou incertos, prejudicando-nos o foco numa solução viável.

Nublados pelo pessimismo poderíamos fazer a nós mesmos, perguntas como:

  • “Por que isso aconteceu comigo?”
  • “Por que coisas ruins me acontecem o tempo todo?”
  • “Porque nunca tenho sorte nenhuma?”

Importa fazer melhores perguntas, alinhadas com uma perspectiva virada para a solução. Perguntas com uma perspectiva otimista são:

  • “O que posso fazer para melhorar esta situação?”
  • “O que posso aprender com esta situação?”
  • “Qual o passo mais pequeno que posso realizar para começar a resolver esta situação?”

Contemple e seja grato pelo que você tem

Uma forma muito simples e rápida para aumentar a energia positiva na sua vida é praticar a contemplação e gratidão. Deixo alguns exemplos de como pode fazê-lo através de algumas perguntas:

  • O que tenho na minha vida hoje pelo qual posso estar grato?
  • Quem são as 3 pessoas que eu posso ser grato por ter na minha vida e porquê?
  • Quais são as três coisas que eu posso ser grato a meu respeito?

Na grande maioria das vezes caminhamos na nossa vida em piloto automático, damos tudo por garantido. Não estamos cientes das coisas boas que possuímos. Importa aumentar a consciência para todas as coisas boas e de valor que temos. Acredito que quando você enfrenta um problema, ser grato pelo que tem não resolve em nada esse problema, no entanto, pode ajudá-lo a energizar-se e a ficar num estado de ser mais positivo para solucionar o que o incomoda.

impulsionar a vida

Contemplo,

Fico uno com a natureza,

Aproximo-me da sua grandeza,

Relativizo as questões da vida, por momentos pertenço a algo grandioso,

Inspiro, expiro e vivo um momento encantado,

Deslumbro-me, olho para dentro e sinto a liberdade a apoderar-se de cada célula do meu corpo,

Um corpo que sente a brisa do vento, que desvenda as nuances das cores, o chilrear dos pássaros,

Permaneço imóvel,

A tranquilidade é alimento para o espírito,

Os pensamentos lentificam-se,

Quero ficar ali, simplesmente ficar,

Como é bom vivenciar a grandiosidade da unificação com a natureza,

Sempre ali, pronta a oferecer a melhor das recordações,

Sempre ali ávida para interagir na minha experiência,

Inspiro e expiro,

A cada momento sou abençoado por algo que me é dado sem ter que dar nada em troca,

Mas eu troco, apercebo-me que troco olhares, respirações, sensações que me permitem experienciar algo que não tem preço,

Sinto-me leve, livre, energizado e preenchido,

Ali fico a contemplar.

– Miguel Lucas

Não faça tempestades em copo de água

É fácil deixar que os pensamentos negativos tomem controle da nossa mente e criar cenários catastróficos a partir de um acontecimento desagradável. Quando esse acontecimento desagradável faz disparar um gatilho emocional, em consequência você pode ter tendência para entrar numa espiral negativa, e com isso ver problemas em todo o lado. Então, o que você pode fazer para lidar positivamente com isso? Uma técnica muito útil e de fácil aplicação pode ser implementada em dois passos:

Passo 1: Quando você perceber que está a ficar fora de controle, diga para si mesmo, PARA! Esta palavra funciona como uma voz de comando. Funciona como um gatilho de interrupção da escalada de pensamentos negativos que você estaria a iniciar. Neste caso, isso simplesmente significa que assim que você se torna consciente de que está começando a fazer uma tempestade num copo de água, você deve usar o gatilho de interrupção: PARA! Ou algo semelhante, como por exemplo: Não, não, não, não vou por este caminho novamente.


Passo 2: Ampliar a perspectiva. Depois de você ter travado a avalanche de cenários catastróficos, faça uma questão de perspectiva futura. Qual a importância deste assunto daqui a seis meses ou um ano? Ou até três ou quatro semanas? A resposta é quase sempre, nenhuma importância. Estou certo que nesse momento a sua mente começará a ficar calma, e você retomará o controle da situação, sem sair prejudicado.

Aceite o momento que está a atravessar e passe à ação

Se você atravessa um momento menos bom na sua vida, comece por aceitá-lo. Reconhecer o que não deu certo, o que precisa de ser mudado e o que é necessário fazer, são tudo formas de autoaceitação ativa. A autoaceitação não tem a ver apenas com a aceitação dos fatos e dos acontecimentos, mas também reconhecer e assumir erros, fracassos e incapacidades sem sentir-se pior pessoa por isso. A autoaceitação é aceitar o que precisa ser mudado para melhor sem ressentimentos, mágoas ou rancor. A Autoaceitação é comprometer-se com aquilo que você sabe que é necessário ser feito. Mas aqui está a dificuldade de toda a melhoria, é que este é um processo que necessita da sua ação.

Comprar uma TV nova, ir de férias e temporariamente fingir que tudo está bem, mudar de casa esperando que o novo espaço mude a sua mentalidade é mais fácil do que colocar em marcha um conjunto de ações ou fazer um exame de autodescoberta e de consciência realista. É preciso deixar de acionar os padrões autossabotadores, é necessário deixar de passivamente fazer as mesmas asneiras na sua vida.

Talvez, ao longo do tempo e de insucesso em insucesso você tenha construído uma ideia negativa acerca daquilo que tem feito, levando-o a pensar que nunca irá conseguir ser feliz. Anos de arrependimento, um futuro cheio de medo, tudo criado por erros de raciocínio, levando a sua mente a justificar com uma lógica fria o seu estado atual. É importante que você se esforce para perceber que é possível trabalhar em si mesmo, capacitando-se para vir a alcançar o que deseja.

É preciso muita ação e trabalho duro da sua parte. Da minha experiência, a maioria do trabalho duro é realizado nos primeiros meses, nas primeiras tentativas. Mas, depois de ganhar movimento positivo, tudo o que é necessário é uma pequena manutenção. É muito mais fácil manter-se saudável do que é ficar saudável.

Consciencialização: o poder para impulsionar a sua vida

O ingrediente chave que pode ajudá-lo a impulsionar a sua vida é a sua consciência. Tornar-se consciente do que faz, e da forma que pensa e sente, promove a implementação de novos comportamentos. Você tem de ficar ciente que tem a possibilidade e capacidade de mediar as suas ações através da sua consciência. Arrisco a dizer que você já sentiu estar a agir na sua vida em piloto automático, correndo o risco de falar coisas sem considerar o impacto das suas palavras, ou sem se aperceber das consequências das suas ações para os outros e igualmente para você. Ao agir de acordo com aquilo que sente sente e lhe passa na mente, assume que tem de ser assim, e que é assim. Deixando-o numa posição difícil para fazer as coisas de uma outra forma. A consciência é fundamental para sermos bem sucedidos, progredirmos e sermos felizes, porque mudamos maioritariamente por ação consciente.

É crucial que você não seja um crítico negativo de si mesmo. Em vez disso, olhe para si e pergunte: “Ei, o que está acontecendo agora? Como vai a minha vida?” A fim de provocar uma mudança positiva na sua via e alcançar a felicidade, você precisa saber o que está acontecendo. Experimente observar e filtrar pela sua consciência aquilo que perceciona. Muitas vezes as nossas vidas não seguem o rumo pretendido, não porque somos incapazes ou porque não possuímos competências, mas sim por ignorância.  Quando temos consciência, quando entendemos o que está acontecendo, podemos olhar para as nossas vidas e, em seguida, iniciar a mudança que pretendemos e necessitamos.

Eu olho para mim,

Onde sinto o calor do sol,

Onde posso vislumbrar a beleza cintilante das estrelas,

Onde posso sentir a leveza da minha respiração,

Onde a compaixão cresce,

Onde a minha alegria me acalenta o coração,

Olho para mim e vejo o reflexo de tantas outras pessoas,

Onde se expressam através do meu conhecimento,

Onde se misturam com as minhas ambições,

Onde se manifestam nos meus sentimentos,

Eu olho para a minha força,

Sinto-a a vibrar a cada desafio,

A crescer na profundidade da minha alma,

Eu olho e vejo imensas formas da vida se expressar em mim,

Onde posso reconstruir-me a cada decepção,

Onde posso relembrar-me das minhas conquistas,

Onde posso amar e ser amado,

Olho para mim, e percebo tudo aquilo que posso,

Como é bom olhar para mim e sentir o pulsar da vida,

Olhando para mim, sinto-me bem-aventurado,

Olhar e pode ver a beleza de estar vivo e poder crescer dentro de mim,

Olho e vejo-me a transformar-me na vida e a vida a transformar-se em mim,

Eu e a vida somos ambos a mesma coisa,

Como é bom olhar-me, ver-me, ver a vida afluir e eu a fluir com a vida.

-Miguel Lucas

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
William Tavares

A Força está relacionada com o autovalor.
Quanto mais uma pessoa se valoriza, mais força ela terá.
Sem forças nenhuma ideia se transforma em realidade.
Sem forças um buraco se transforma em uma cratera,
um morro se transforma no everest, …
Agora, quanto mais eu me valorizo, mas valor eu passo ser, fazer e ter.

Miguel, sugiro escrever sobre o tema Autovalor de uma forma diferente. Talvez utilizando os atletas de alta performance.

Pelos poderes de Greiscow eu tenho a força! He-Man

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá William,

Sem dúvida, quanto mais a pessoa se valoriza mais ciente da sua força ela está, e com isso mais facilmente a usa na sua vida.

Em breve abordarei esse assunto de autovalor 😉

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
luciana

Amei o artigo…sinceramente ….muito assertivo…facil leitura e entendimento…certamente está me fazendo pensar e acreditar em mim…vamos partir em busca de anular meu ato de "anular" meu objetivo…

obrigada amei

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Luciana,

Fico muito contente que o artigo tenha feito "disparar" em si a vontade de anular a autossabotagem. Vamos lá, você consegue 😉

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Ione Göedert Leite Duarte

Ei, Miguel. Sempre recebo seus emails e adoro. Eu gostaria de comentar sobre o comentário feito acima de Willian. Concordo que temos que nos valorizar a cada momento seja de conquistas ou de perdas que por sinal fazem parte do saber viver. Mas temos que nos lembrar de que tudo na vida tem limites até mesmo eu me valorizar. O excesso gera o desperdício que por sua vez se transforma em perda que só gera mais ansiedades e angustias. Temos também que saber lidar com nossa autoestima rebaixada, com as menos valias que sofremos para que as transformemos em algo a nosso favor e não contra nós. Penso que devemos refletir para ver se a autovalorização excessiva é fruto de complexos de inferioridade e autoestima rebaixada rebaixada latentes. Devemos fazer sempre uma leitura não do que está exposto mas sim do que não estamos vendo. Bem, eu só queria dar meu testemunho. Abraços sinceros.

Avatar for Miguel Lucas
José Caetano

Mais um dos ótimos indicadores de otimismo do Miguel Lucas. Lê-lo e, conscientemente, transformar-se. Avante!

Avatar for Miguel Lucas
Gabriela Camarate

O texto impulsiona a gente , no mínimo , a repensar valores ! A prática depende de nós, e não é dificil, é desafiador !!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Mayara

Adorei!
Motivador!! Somos tendenciados ao pessimismo e por isso esquecemos da nossa força motriz.
O excelente texto serviu para relembrarmos que tudo que precisamos está e sempre esteve dentre de nós.

Motivemos-nos! "A tanta vida lá fora." 🙂

Avatar for Miguel Lucas
Antônio

Muito bom,

Miguel seus textos já me ajudou muito a resolver e superar problemas como a ansiedade, início de depressão e agitação psicológica, ou seja, dificuldades de memorização, fobias. Você tá de Parabéns!!!
Hoje sou outro homem depois de praticar seus ensinamentos sobre os comandos para a mente.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Antônio,

O seu testemunho é muito importante para mim. É exatamente com o objetivo de poder ajudar as pessoas nas áreas que referiu que eu coloca toda a minha energia, através das palavras que escrevo.

Fico muito contente pelas suas conquistas. Obrigado pelo seu reconhecimento.

Tudo de bom para você e boa continuação.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Rosana

Lindos poemas, Miguel. Gostei!

Avatar for Miguel Lucas
Janderson

Muito obrigado, Miguel, Deus te usa através dos teus "posts"! Já me ajudaram muito! Quando estou com algum problema esse "site" traz, justamente, a informação que preciso para superar as dificuldades! Deus te abençoe!!!

Avatar for Miguel Lucas
Carol Costa

Olá Miguel,
Eu simplesmente adoro os teus artigos. É muito clara e didática a forma que você escreve.
Parabéns e sucesso!!

Avatar for Miguel Lucas
Armindo Munguambe

Gostei do artigo, inspirou me a libertar de contagio negativo do dialogo interno, assim como me ajudou a perceber como encarar a vida de forma positiva

Armindo Munguambe

Avatar for Miguel Lucas
Janaína

Parabéns pelo texto Miguel.
Sou uma leitora assídua de seus textos e tenho aprendido muito com suas reflexões.

Obrigadaaa!!!

Avatar for Miguel Lucas
Livia

Eu amei esse texto, apesar de que o li apósapós ter feito essas descobertas sozinha após passar por um problema pessoal. Certamente será o primeiro passo para muitos que precisamenxenxergar seu próprio valor.

Avatar for Miguel Lucas
Jeane

Ótimo tema, parece que foi escrito para mim.
Adorei mesmo 😉

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *