Dentro da cabeça de uma pessoa deprimida
Terapias Psicológicas 22/09/2016

Dentro da cabeça de uma pessoa deprimida

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Na atualidade a depressão é muito comum. Entre cinco a dez por cento da população sofre deste transtorno de humor, até certo ponto, em qualquer momento. Ao longo da vida você tem vinte por cento de probabilidade de ter um episódio de depressão. As mulheres são duas vezes mais propensas a ter depressão do que os homens. Ter depressão não é um sinal de fraqueza. No entanto, quando a pessoa fica deprimida ao ponto de ser diagnosticada com um episódio depressivo maior, geralmente a sua visão e sentimento acerca do mundo é entendido de forma completamente diferente, comparativamente, antes e depois do episódio. Durante um episódio depressivo maior, o mundo parece ser literalmente um lugar cinzento. O que era belo pode passar a parecer feio, chato, ou até mesmo sinistro.

A pessoa deprimida pode acreditar que os seus entes queridos, até mesmo os seus próprios filhos, estão melhor sem ela. Nada parece confortável e agradável, a pessoa sente que não existe nada pelo qual vale a pena viver. Pouco a pouco, a pessoa perde a esperança de vir a sentir-se melhor, a história vai-se propagando ao ponto das experiência de vida irem confirmando a ideia de que tudo é miserável, e sempre será. A desesperança instala-se e mina todas as coisas que davam prazer, alegria e satisfação.

REALIDADE ALTERADA

Num estado deprimido a pessoa altera a forma como se relaciona consigo mesma, com os outros e com o mundo. Toda a visão fica afetada negativamente. Quando essa mudança de realidade acontece, é difícil lembrar ou acreditar no que parecia normal antes do episódio. Aquilo em que a pessoa acredita durante o seu estado deprimido parece-lhe ser absolutamente real, e qualquer coisa que possa ir no sentido contrário ou que entre  em conflito é percepcionado como inacreditável.

Por exemplo, se a pessoa é incapaz de sentir amor por um cônjuge, e alguém lembra a pessoa que costumava sentir amor, a pessoa deprimida pode acreditar firmemente que fingiu para si mesmo e aos outros, embora anteriormente à depressão a pessoa tenha realmente sentido amor. A pessoa fica incapaz de recordar o sentimento de amor, e não consegue  sentir amor durante o seu estado depressivo, e, portanto, conclui que nunca sentiu.

O mesmo processo acontece com a felicidade e prazer. As tentativas de dizer à pessoa que ela costumava ser feliz, e que vai voltar a sentir-se feliz novamente, pode levar a pessoa a sentir-se incompreendida e isolada, porque fica convencida de que não é verdade.

A pessoa fica com os seus sentimentos positivos dormentes. A pessoa deprimida sente-se incapaz de sentir ligação às outras pessoas, coisas e acontecimentos. A pessoa sente uma elevada sensação de perda de significado pela sua vida. Num estado deprimido a pessoa sente-se como se tivesse a ser levada pela corrente forte de um rio e não existisse nada onde fosse capaz de se agarrar.

ENERGIA, MOTIVAÇÃO E PRAZER DIMINUEM DRÁSTICAMENTE

Mesmo que antes do episódio depressivo a pessoa tivesse uma vida normal e se sentisse satisfeita, tudo parece errado e adormecido quando se instala a depressão. De repente, ninguém parece amoroso ou amável. Tudo é irritante. O trabalho é chato e insuportável. A motivação esvanece-se. A paralisia da vontade instala-se. Qualquer atividade exige um esforço acrescido, como se cada movimento fosse feito em areia movediça. O que anteriormente era desafiador passa a ser sentido como esmagador, o que era sentido com tristeza passa a ser sentido como insuportável, o que era motivo de alegria passa a ser sentido sem prazer ou, na melhor das hipóteses, uma gota de prazer fugaz num oceano de dor emocional.

A depressão maior é como uma dor intensa, que não pode ser identificada em qualquer parte particular do corpo. A pessoa sente-se fragmentada emocionalmente. A pessoa sente-se distante dos outros, como se vivesse emocionalmente isolada. Sente-se incompreendida. Ninguém parece entender ou importar-se, e as pessoas parecem hipócritas. A depressão é na sua essência um total isolamento emocional que conduz ao distanciamento físico e social.

estado depressivo

EFEITOS COLATERIAS DOS SINTOMAS DEPRESSIVOS

A pessoa deprimida lida ainda com os sentimentos colaterais dos próprios sintomas da depressão. Ou seja, na avaliação do seu próprio estado, ainda que com a percepção da realidade alterada, a pessoa pode desenvolver vergonha e sentimento de culpa sobre as suas próprias ações ou ausência delas, e igualmente sobre os comportamentos que tem com as outras pessoas. Tudo parece sem sentido, incluindo realizações anteriores que haviam dado sentido à vida. Tudo o que tinha dado à pessoa um senso de valor ou autoestima desaparece. Essas atitudes, comportamentos ou realizações deixam de ter significado, deixam de parecer genuínos, ou são ofuscados pela autoimagem negativa.

Qualquer coisa que anteriormente à depressão tenha causado à pessoa o sentimento de vergonha, culpa, ou remorso cresce e ocupa a maior parte dos seus recursos mentais. A pessoa agrega ao seu estado deprimido outros sentimentos negativos que passam a ser avaliados de forma catastrófica. A pessoa não se sente amada, nem sente  em si mesmo qualidades para ser amada. Instala-se um forte sentimento de que todo o mundo abandonou ou irá abandoná-la.


COMPREENSÃO E ENTENDIMENTO DA PESSOA DEPRIMIDA

Quem nunca esteve ou sentiu o seu estado de humor diminuir de forma drástica durante um período de duas ou mais semanas, o que tenho vindo a descrever pode ser difícil de fazer sentido ou até imaginar. A pessoa que nunca sofreu de depressão pode não compreender o sofrimento desmedido que a pessoa deprimida sente, e consequentemente julgar que a pessoa está nesse estado porque quer, ou que por ação da sua vontade poderia superar o seu problema.

Se você está deprimido, certamente aquilo que tenho vindo a descrever faz-lhe sentido. No entanto, você pode sentir relutância em procurar ajuda profissional ou até achar que não vale a pena tratar-se. Se você se identifica com este tipo de pensamento, pondere ler: Depressão, como aceitar que precisa de ajuda psicológica? Se ao invés, você que está lendo este artigo, não está deprimido, mas pretende ajudar alguém que se encontra com depressão, pondere ler: Como dar apoio a alguém com depressão?

A pessoa deprimida, usualmente é muito renitente à ajuda por parte das outras pessoas. Quando os amigos ou familiares tentam levar a pessoa a olhar para o lado positivo, ser grato, mudar os pensamentos, minimizar ou tentar refutar a realidade da pessoa deprimida, é muito difícil serem bem sucedidos. Em vez disso, a pessoa deprimida fica susceptível a sentir-se frustrada e alienada em relação aos outros. É exatamente nesse momento, e perante esse cenário que a ajuda profissional é necessária e útil.

Se pretende receber informações da Escola Psicologia acerca de como superar a depressão, preencha os dados na caixa em baixo:

[depressao]

O QUE FAZER PARA LIDAR COM A DEPRESSÃO?

Então, o que é que uma pessoa cuja realidade mudou drasticamente necessita? Por favor, tenha em mente que eu estou falando sobre um episódio depressivo maior (depressão severa ou moderada), que se prolonga por um período de duas ou mais semanas. É importante que a pessoa deprimida seja levada a entender, ou possa ter a noção de que no estado em que se encontra de momento, não é capaz de pensar fora do modo de pensamento associado à depressão. É um tempo em que deve evitar a tomada de decisões, ou evitar fazer qualquer coisa significativa que requeira uma perspetiva não deprimida.

Os amigos ou familiares da pessoa deprimida que pretendam ajudar, podem delicadamente mostrar amor e compromisso, mas não devem tentar assumir a realidade da pessoa, nem discutir com ela sobre isso.

A prioridade deve ser dada ao restabelecimento emocional e consecutivamente ao empenho e dedicação na mudança dos pensamentos e das crenças que mudaram a forma como a pessoa passou a olhar o mundo e a si mesma. Eu acredito que a Terapia Cognitivo-Comportamental com Base na Aceitação e Compromisso tem um lugar importante na superação da depressão.

Se você pretende dar um passo definitivo para superar a sua depressão e resgatar a sua felicidade, confira a minha Palestra em vídeo: CLIQUE AQUI

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
WTF

Contribuindo…
Para vivermos "funcionar" precisamos essencialmente de um Corpo "Hardware" e uma Mente "Software". Entendo que um episódio de depressão pode ser proveniente de problemas hormonais e químicos… falta ou excesso, ou problemas com a programação mental… estímulos, experiencias e interpretações acumuladas ao longo da vida. Eu perdi muito tempo tentando me curar sozinho. A ajuda profissional é muito útil.
Boas escolhas!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá WTF, obrigado pelo comentário

Agradeço a sua participação

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Anderson Cristiano da Costa

Prezado Miguel,

Realmente a depressão é um fenômeno bastante comum atualmente. Também sou psicólogo, e recebo no meu consultório pessoas que não sabem mais o que fazer. Sentem-se desesperadas, perdidas e incompreendidas.
Infelizmente muitas pessoas não procuram ajuda profissional, então o quadro depressivo se agrava, e elas se tornam cada vez mais fechadas, e seu sofrimento se amplia alcançando patamares insuportáveis. Nós, profissionais da Psicologia, temos o dever de levar à sociedade informações que demonstrem a importância do autoconhecimento para a nossa saúde. Precisamos informar também que existe a possibilidade de vencer a depressão, e que a Psicologia tem uma grande contribuição a dar.

Ótimo artigo! Parabéns pelo blog!

Abraço.

Anderson

Avatar for Miguel Lucas
alessamdra

amdo com depressao ja faz a algum tempo. mais nesses tempos foi q meu caso ficou mais grave. perdi um homem q eu amava mais do q a mim mesma, so q ele nao via o q eu fazia por ele, ai ele sempre me humilhava, me ximgava, briagavamos direto. e td q eu azia era inutil. alias… tudo q eu fazia ele emtemdia td errado, por causa do ciume e da descomiamca dele. quamdo briavamos ele me xigava de mais e me fazia me semtir um lixo, um nada. eh isso mexeu d mais comigo. pois ele era estudado, formado, iteligemte, ganhava bem e era muito bonito. e eu so tinha boniteza por q de resto eu so trabalhava e nao era td igual ele era. dizia q eu era resto, nao servia p casar, eu so servia para ser usada. e a maioria das palavras dele mexia comingo. e hj estou aq. com depressao pois pemso q ele tem td a razao d falar isso a mim. pois eu nao sou niguem, e numca comquistei nada em minha vida. so sei q eu nao sou um bixo, mais sei q sou um lixo e talvez so sirvo mesmo p ser usada, pois todos os homems so querem cama comigo e nada serio. e me sinto usada. pois niguem dar valor em mim.

Avatar for Miguel Lucas
babi

Nossa ,parece que vc está contando minha história alessamdra,passei pela mesma situação que ainda dói muito mas estou superando,isso já tem 4 meses.Bom o conselho que te dou e é o que estou fazendo e est´ame ajudando muito.Coloquei pra mim como c esta pessoa morreu e o que tenho dela são lembranças algumas boas e outras muito ruins.Procurei cuidar de mim,estou trabalhando ,tenho uma filha desse traste ,ela esta na escolinha,eu levo e busco ,fiz o pedido da pensão ele paga todo mes,descontado em folha ,estou começando a tirar minha caretira de motorista e ja procurando um curso pra fazer pra melhorar minha area profissional..Ou seja estou cuidando de mim e da minha filha .Tem uma frase que eu nunca esqueço,PESSOAS GOSTAM DE QUEM SE GOSTA.esquece isso,pensa como um aprendizado …começa denovo.

Avatar for Miguel Lucas
Rosemeyre

Meninas, meu companheiro de 7 anos esta com depressao vitima de algumas tragedias e desilusoes. Vou dizer que nao e facil ficar ao lado de uma pessoa depressiva. Por vezes ele tambem me trata mal, usa palavras que nao mereço. Eu estou ainda neste relacionamento porque o amo e o quero bem. Sem duvidas tem dias que desejo sumir pra nao ficar mais nessa situaçao. Eu vejo que voces sao mulheres lindas e batalhadoras e precisam de ajuda. Nao deixe que ninguem diga o contrario, no mundo tem milhoes de homens que gostariam de mulheres fortes como voces. Eu estou aqui por amor, mais nao sei como ajuda lo porque nao tenho depressao, entao se vcs puderem me dar conselhos de como tratar uma pessoa depressiva, eu agradeceria

Avatar for Miguel Lucas
Jane

Oi meu marido também está com depressão.
Gostaria de saber como vc se sente com seu marido.
Muitas vezes sinto que eu poderia ajuda lo mais, faço de tudo e ainda ele chora

Avatar for Miguel Lucas
claitochaves@hotmail.com

o melhor remédio nesses casos é o tempo. passei também por isso, e ainda me sinto meio deprimido, mais procurei investir em mim, tais como curso, religião, caminhadas etc, isso ja faz 6 anos, sei que de vez enquanto ainda fico meio pra baixo, mais sei que amanha será um novo dia. Deus te abençoe.

Avatar for Miguel Lucas
gil

jamais se chame vc de lixo, foi Deus quem ti fez e ti fez a mais linda das criatura.
já passei por isso, fazia de tudo e me tratava muito mal. , quando me deixou fiquei com o meu coração negro, busquei ajuda em Deus como sempre, não desisti e em poco tempo fui liberta, espero que vc já superou esta fase, deve se valorizar se ele não ti ma , pode ser certeza que outra pessoa vai ti amar e vc vai ama-lo, sei como é , e tal de amor as vezes nos doamos de mais e sofremos de mais, temos que mudar.

Avatar for Miguel Lucas
RMCSX

Bom..Pessoal..
a vida nos tras muitas coisas, sejam elas boas ou ruins…
Superar uma depressao não é uma tarefa facil, mas tambem nao é impossivel.
Eu nunca tive uma depressao, mas acompanhei de perto um ente familiar.
Só quem vive sabe o quão doloroso é esse mal.
Aprendi a ser uma pessoa forte ao ver o meu ente depressivo, sem forças para viver.
Recomeçar não é uma tarefa fácil, porém faz de você uma nova pessoa, forte e determinada.
que os recomeços possam ser gloriosos na vida das pessoas que tão sofrem com a depressão.

Avatar for Miguel Lucas
Gladnilson Ferreira

Prezado Dr. Miguel Lucas,

Seu texto descreve exatamente como me sinto nos últimos 4 anos. A primeira coisa que fiz quando percebi que estava buscando desesperadamente coragem de morrer foi procurar ajuda com psicoterapia. Fui também encaminhado para tratamento medicamentoso com psiquiatra. Porém meu quadro continuou piorando sempre. Hoje, após 4 anos lutando contra esses sentimentos, já experimentei tratamento com todos os antidepressivos que existem e estou há mais de 1 ano fazendo tratamento com estimulação transcraniana. Com tudo isso, todos os dias eu quero morrer e só não tenho coragem de fazer isso por causa dos meus filhos e porque ainda tenho medo de sofrer dores para morrer (tenho muito medo da dor). Então eu estou acorrentado nesta vida pelos meus filhos e pelo medo da dor. Eu já li tudo que pude à respeito de depressão e não encontrei muita informação sobre casos tão renitentes assim.
Não tenho nenhum problema exterior (dívidas, brigas familiares, vícios e etc) que justifique meu quadro depressivo. Todo problema é que eu não tenho nenhuma vontade de continuar vivendo, a vida não tem graça e a angústia existencial constante está me deixando louco (todos os dias, no meio da tarde a angústia começa aumentar a ponto de meus tiques nervosos e tensão muscular ficarem insuportáveis e eu só sinto alívio tomando Rivotril. Só que conforme o tempo passa o Rivotril parece ir perdendo o poder de me acalmar e as doses estão aumentando. Acho que quando chegar à dose máxima permitida não terei mais como aliviar a angústia.
O interessante é que algumas vezes durante a semana, durante algumas horas, esses sentimentos desaparecem e eu fico feliz e tenho muita vontade de fazer planos e levar a vida; só que algumas horas, como num passe de mágica ou mudança de personalidade, tudo volta como era antes. Isto me deixa muito confuso e dá a impressão de estar ficando louco: como pode o pensamento e a visão da vida mudar tão drasticamente de uma hora para outra no mesmo cérebro? Parece loucura para mim, mas meu psiquiatra afirma que loucura não é isso.
Há 2 anos atrás pedi para minha esposa começar a administrar e esconder os remédios depois que eu tentei tomar tudo de uma vez. Um pensamento que não me sai da cabeça é a possibilidade de encontrar na rua algum ladrão que me mate, já que eu não tenho coragem.
Desculpe escrever tudo isso aqui no seu Blog. Fique à vontade para deletar esse comentário. Fiz isso porque queria de alguma forma dizer que seu trabalho com depressão é muito importante e pode ajudar muitas pessoas, pois tenho aprendido que na maioria dos casos a psicologia tem ajudado muitas pessoas com depressão.

Parabéns pelo trabalho!

Obs. O nome e o e-mail não são verdadeiro pois eu não gostaria de ser identificado.

Avatar for Miguel Lucas
viviane

oi Gladnilson

meu caso é bem semelhante ao seu, e saiba o que descobri: essa depressão q nunca passa e as oscilações de humor, desenham um quadro BIPOLAR. Vc, como eu, precisa de ESTABILIZADORES DO HUMOR. Procure se informar, existem muitas variações na bipolaridade. Consulte outros psiquiatras, converse a respeito…
boa sorte
Viviane

Avatar for Miguel Lucas
Pri

Prezado Gladnilson, infelizmente nos últimos tempos muitas pessoas vem enfrentando esse mal, que é a depressão. Mas não desanime, o tratamento com o psicólogo é tão importante quanto o tratamento com o psiquiatra.
Por favor, não se ofenda, mas além disso é muito importante que vc se apegue a Deus, ore pedindo a Deus a cura, que tire esses maus pensamentos como o de suicídio ou de morte de sua mente, pois não vale a pena…o nosso espírito é vivo e por mais que vc tire sua vida, seu espírito continuará vivo, e além dos sofrimentos pelo qual seu espírito passará na próxima encarnação, a fim de chegar a evolução, terá que enfrentar o problema do suícidio, que só sera postergado para a outra encarnação. Lembre-se que os problemas que aparecem em nossa vida tem a função de fazer com que o nosso amor e nossa fé aumente em nosso Senhor Jesus Cristo.
Fique com Deus

Avatar for Miguel Lucas
Criss

Eu tb já tive depressão ,mas já está controlado, isto é , vejo sentido pra minha vida e tenho metas.
O que dificulta no tratamento da depressão é essa coisa de encontrar a medicação certa e encontrar um bom psiquiatra.
Eu levei uns 2 anos pra melhorar e nesse meio tempo eu desistir de tomar medicação por achar que não adiantava nada, aí eu piorei e fiquei na pior durante 6 meses até não suportar mais e procurar novamente um médico.
O que eu estou querendo dizer é que se pra mim que foram 2 anos já foi difícil e deu vontade de desistir imagine pra quem já tem esse mal mais de 5 anos ou desde adolescente.
É complicado, porém fale ressaltar que não adianta só tomar remédio tem que haver uma mudança na maneira de pensar tb. No meu caso a mudança de pensamento aliado com as medicações foi o que me tirou daquele pesadelo.
Querido boa sorte no seu tratamento.

Avatar for Miguel Lucas
jaino

olha leia o livro sem pânico caso ainda nao tenha lido é método inesplicavel gostei me ajudou mais do que os remedios

Avatar for Miguel Lucas
Gusmão.

Olhe, li seu comentário, mas vou lhe dizer uma coisa, já que vc tentou de tudo em relação a medicina tradicional, por que vc não procura uma ajuda espiritual??? Acho que seria bom pra vc, talvez lá vc encontre uma resposta.
Espero ter lhe ajudado.

Abraços!

Avatar for Miguel Lucas
zaqueu

Mateus 6:25,31
Portanto, vos afirmo: não andeis preocupados com a vossa própria vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento?
Lucas 12:27
Olhai as flores do campo; elas não fiam, nem tecem. Eu, todavia, vos asseguro que nem mesmo Salomão, em todo o seu esplendor, pôde se vestir como uma delas.
Olhai as flores do campo; elas não fiam, nem tecem. Eu, todavia, vos asseguro que nem mesmo Salomão, em todo o seu esplendor, pôde se vestir como uma delas. todavia não é corpo mais do que as roupas? …Filipenses 4:6
Não andeis ansiosos por motivo algum; pelo contrário, sejam todas as vossas solicitações declaradas na presença de Deus por meio de oração e súplicas com ações de graça.

1 Pedro 5:7
lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós!

Avatar for Miguel Lucas
Shyrley

Faço d suas palavras as minhas, eu sofro d depressao a alguns anos..
Eu no inicio, achava q td q eu sofria , era relacionado a minha personalidade. Q a culpa d estar sofrendo era minha.
Eu m culpava tds os momentos e me achava a pior pessoa do mundo.
Me afastei d familia e amigos e pensava somente e fugir e morrer.

Avatar for Miguel Lucas
Shyrley

Faço d suas palavras as minhas, eu sofro d depressao a alguns anos..
Eu no inicio, achava q td q eu sofria , era relacionado a minha personalidade. Q a culpa d estar sofrendo era minha.
Eu m culpava tds os momentos e me achava a pior pessoa do mundo.
Me afastei d familia e amigos e pensava somente em fugir e morrer. O suicidio era algo

Avatar for Miguel Lucas
Shyrley

Faço d suas palavras as minhas, eu sofro d depressao a alguns anos..
Eu no inicio, achava q td q eu sofria , era relacionado a minha personalidade. Q a culpa d estar sofrendo era minha.
Eu m culpava tds os momentos e me achava a pior pessoa do mundo.

Me afastei d familia e amigos e pensava somente em fugir e morrer. O pensamento em suicidio era algo constante em minha cabeça, mas graças a Deus nasci em um lar Cristão, e o medo so peso da mão d Deus é grande.
Porem eu pensava ! Se alguem m matar eu näo terei culpa d nada.
É muito duro esta dor q carregamos dentro d nós, uma dor invissivel, somente nós mesmos para saber o quando doi.
Estou lutando p vencer isto.

Avatar for Miguel Lucas
maria delfina de miranda coelho

Parabens Doutor, pelo blog que criou onde elucida as pessoas de tão grande sofrimento que é a depressão…. Perdi meu marido ha 7 meses, meu irmão há 2 e o meu maior amigo 3 semanas… A explicação que dá acerca desta doença, é precisamente o que sinto… nada faz sentido!!! Sei que deveria procurar um medico especialista, infelizmente não posso… Obrigada por haver alguem como o Senhor para usar as palavra certas que talvez ajudem muita gente a perceber que não é manha,,,Bem haja.

Avatar for Miguel Lucas
Geovanna

Olá! Tenho 21 anos e tenho depressao.
Larguei meus estudos…trabalho…amigos!
A minha vida em instantes virou de cabeça pra baixo.
Eu ficava insuportavel…brigava todos os dias com meu namorado por motivos bobos,eu nao tinha pensamentos positivos,eram so pensamentos negativos.
Eu não via mas sentido pra continuar vivendo, me sentia uma inutil,com baixa alto estima, cheguei a ficar uns 3 meses dentro do quarto, apenas saia pra tomar banho. Quase nao me alimentava direito em 6 meses perdi 11 kg.
Eu sou apaixonada pelo meu namorado e morria de medo de perdelo. Brigava tanto com ele.
E ele foi guerreiro,esta ao meu lado até hoje. Ele foi a pessoa que mais me apoiou e me apoia.
Agradeço a Deus por ter ele em minha vida! Pois com a minha familia foi dificil eles aceitarem que eu realmete estou com depressao,hoje estou fazendo tratamento com sertralina, e graças a Deus estou melhorando. E muito dificil lidar com está doença,pois ela não é somente uma doeça que doi na carne,mas sim uma doença que fere a alma, e uma senção tao ruim.As vezes as pessoas dizem que e uma doença boba,mas somente as pessoas que passam pelo que eu e muitas pessoas passaram sabem dizer o quanto essa doença e horrivel,pois não e uma doença que cura rapidinho,o processo e lento e com muito sofrimento.Mas em fim gostaria de saber como vou saber que já posso começar a parar de tomar sertralina,como vou saber

Avatar for Miguel Lucas
karina

olá…

Não sei se estou com de pressão, mas sei que esta acontecendo td q temia comigo.
Na quarta feira desta semana descobri o qnto meu marido me amava, o q nunk tinha visto, talvez por tapar os olhos, ou pq nos somos bem dificeis.
Tenho um filho lindo, mas ja nao tenho mas aimo p fikr com ele, nem fazer nada.
Trabalhar q sempre amei, ta sendo mto dificil, minha cabeça nao foca em nada, so nos problemas.
passei por uma desgraça mto grande, e agora tenho certeza q algo de ruim acontecera comigo.
Nunk fui de falar mt a respeito do q acontece comigo, guardo mta coisa p mim, mas acho q fikrei da forma q me disseram, em cima de uma cama e sem ajuda…
Estou com mt medo, pois tenho pensamentos idiotas q me atrapalham.
Ñão consigo raciocinar mais nada, e sinto q nada mudara, ao nao ser pra PIOR…

de certa forma, acho q isso me ajudou, falar aq…
mas morro de vergonha de mim…
e nao qro a presenca de nigm por perto.
preciso melhorar pelo meu filhinho.

isso e td q consigo falar…

Avatar for Miguel Lucas
AnaCampos

Karina,sofro de depressão e transtorno do pânico e sei que nessas horas o mais importante é falar e falar para quem acredita,para quem não nos trate como crianças caprichosas.Há 10 anos sofro com isso.Sinto vergonha de incomodar meu marido durante seu descanso, sinto pena de ver meu filho de 30 anos com lágrimas nos olhos quando estou em crise.Sinto pena de mim.Mas uma coisa me chamou atenção em vc: seu filhinho!.Lute por ele!Se quiser me add eu ficaria felíz.Quem sabe nos ajudando a gente não se sinta mais útil?.

Avatar for Miguel Lucas
Flávia

Boa tarde. Sempre procurei esse sintoma de realidade alterada na depressão. Nenhum médico e nem psicólogo falam sobre esse sintoma ( pelo menos os que eu fui não falam), e era e é o que mais me deixa pra baixo. Pois já tive depressão e agora ela só vem antes da minha regra menstrual. E fico deprimida durante uns 10 dias e depois volto ao normal. volta a alegria, os sentimentos pelas pessoas. Incrível como os médicos não falam disso. Muito bom ter lido aqui no site. Agora posso ser tratada e saber que isso vem dessa doença. Parabéns pela página e obrigada pela grande ajuda¹

Avatar for Miguel Lucas
ana lucia

incrível eu sinto a mesma coisa ou pior para não ver ninquem me enfio debaixo da cama pra ele não perceber que estou em casa mais logo passava mais a situação estar ficando pior estou passando mais tempo deprimida e nao sinto vontade de mais nada minha facu esta um desastre de notas baixas eu sou bonita mais me sinto a mulher mais feia que poderia existir, que nenhum homem e capaz de me amar de verdade

Avatar for Miguel Lucas
La Salete Silva

Descreveu completamente a minha situação…é mt difícil, e nunca imaginei sentir me desta forma. É angustiante não nos sentirmos compreendidas, pois cada passo meu é uma incerteza…já sou medicada há 4 anos e as coisas mudaram mt pouco…começo a desesperar pois a únicas coisas que têm mudado é a medicação e as suas doses…já não sei mais k faça…

Avatar for Miguel Lucas
Sara

Olá Miguel,
Estou passando por um episódio de depressão e sinto exatamente da forma como descreveu. A visão e o pensamento ficam completamente alterados. Tudo para mim é negativo e as poucas coisas que me alegram são como ‘uma gota de prazer num oceano de dor". Eu não aceito os conselhos que as pessoas tentam me dizer, pois na maioria das vezes me deixam mais frustrada, culpada e incapaz, visto que tentam me convencer a voltar ao "modelo social e acadêmico". Isto me irrita muito.
Já tentei buscar ajuda médica, me foi indicada a medicação que deveria ser utilizada por 3 meses. Porém mudei de cidade e dependo do Sistema Único de Saúde pública, no qual há uma demanda muito grande de pessoas com o mesmo problema e poucos profissionais habilitados. Assim, já estou utilizando a mesma medicação há 10 meses e não tive os encaminhamentos para os outros profissionais.
Minha situação não melhora, tive que parar de fazer as atividades do mestrado e fiquei incapacitada de trabalhar. Minha família não entende, acha que aos 31 anos eu estou me fingindo de pré-adolescente. Acham que tenho que buscar uma igreja, religião ou coisa parecida, isto me deixa em fúria. Já fui religiosa e só consegui mascarar meu estado depressivo e perder muito tempo.
Neste site encontrei informações muito esclarecedoras, vou continuar lendo e seguir a indicação que está expressa em todos os artigos: procurar ajuda profissional.
Parabenizo a iniciativa e o trabalho realizado aqui. Continuem, pois são nossos anjos sem asas e com muita eficiência!

Avatar for Miguel Lucas
Camila

Oi, sara!! Queria conversar com você. se lê essa mensagem, me manda um e-mail.

Avatar for Miguel Lucas
Bruna

oi gente sinto tudo esses sintomas para mim ta sendo muito dificil pois passa muitos pensamentos ruim pela minha cabeça quem quiser conversar comigo e mim ajudar ta ai meu emaill

Avatar for Miguel Lucas
DILMAR

BRUNA. TAMBEM TENHO DEPRESSAO. QUEM SABE. . UM AJUDAR AO OUTRO. BEIJOS.

Avatar for Miguel Lucas
marcos de jesus costa

Ola,Sara, estava lendo seu comentário espero já ter melhorado, mais vai uma palavra de conforto.
A um proverbio que diz, não bem que dura para sempre, mas não ha mal que não se acabe.
Vc diz que já foi religiosa? isso não quer dizer que cura,busque Jesus, conversa com ele uma conversa franca, por ex Jesus eu não estou legal tira me dessa situação.O Senhor levou sobre si todo mal oh como eu estou, se vc ainda não sarou tenho certeza que Deus te curará.Abraços

Avatar for Miguel Lucas
FRANCISLENE

JA FAZ UM TEMPO QUE ENCONTRO NESSE QUADRO, CHORO, SOFRO, TENHO VONTADE DE MORRER, MAIS GRAÇAS A DEUS E COM AJUDA DE MEDICO E MEDICAMENTOS ESTOU SUPERANDO , AS VEZES TENHO RECAÍDA ,MAIS ME ESFORÇO , ESTUDO E ISSO AJUDA BASTANTE MUITO O SEU ARTIGO , ESPERO QUE SEMPRE TENHA BONS TEXTOS AJUDA BASTANTE .

Avatar for Miguel Lucas
Eduardo

Olá
Eu me chamo Eduardo, tenho 18, sou surdo, tenho a depressão profunda há 3 anos de lutando, tomando varias antidepressivos e também já fui internado no psiquiátrico varias vezes e sofro muito angustia, tristeza profunda e crise choro, sem vontade de viver e até sem vontade de acordar ver o dia e só acordei noite e madrugada, já fui tentativo suicídio em varias vezes por isso fui parado na reabilitação psiquiátrica.
Já não aguento mais de sofrimentos e dores.
Tenho um otimo emprego, agora está o risco em perigo de perder e estou afastando do meu trabalho há 3 meses e ainda precisa de voltar o meu trabalho e eu estou me percebendo que não ficou melhorou por nada e só ficando piorando e comecei fazendo o tratamento transtorno bipolar de humor há 2 meses.
Os meus pais sofrem por de mim e porque eu sofro muito e não saio no quarto e nem queria conversar os meus amigos e familas.
Só aceito conversa com os meus pais, irmãos e de um amigo meu ( melhor amigo).
Eu sempre me sinto deprimido a toda hora e os todos os dias.
Eu não sei mais o que vou fazer minha vida e estou sem vontade de fazer o meu carreira de carro e nem faculdade.
Esses eramos meus sonhos e mas agora eu não quer mais por nada e só quero fique quieto e cala espera a chegar em dia o fim da minha vida.
Já não sei mais o que quero e nem quero de viver.
Não por causa da minha surdez e é outra coisa.
Sinto-me tão inutil.
Eu fazendo tratamento com psiquiatria, psicologias e até tratamento de choque.
Já cansei de lutando contra esses coisas e de tudo.
Não sei mais o que vou falar.
Fuii. ME desculpa, realmente não sei mais o que vou falar mais coisas.

Avatar for Miguel Lucas
Lucas

Oi Eduardo
Eu espero de todo o meu coração que você não se mate, eu estou me sentindo como você, eu sei que não importa o que eu fale, vai parecer que eu não te entendo, mas procure um psicologo em que você confie e peça ajuda, diga a ele que não quer mais viver não aguenta mais, ele vai saber como agir, sua família te ama, seus amigos amam você e não defenda a sua depressão, não use sua surdez como uma arma de culpa, eu sofro de depressão profunda severa desde 2008 quando tinha 14 anos, quando perdi minhas pernas num acidente, as duas foram amputadas, eu sei que assim como eu, você é capaz de reconhecer o amor da sua família e de seu melhor amigo, eu amo você e eles também, por favor, procure um psicologo e peça ajuda pela sua família e pelo seu melhor amigo, se você quiser pode me mandar um e-mail: 778899ma@gmail.com, me chamo Lucas, lhe desejo paz. Um abraço de alguém que te admira muito e torce por você.

Avatar for Miguel Lucas
Eduardo

Oi, Lucas.
Já adicionei o seu e-mail, ok.
Fique feliz por isso que você me disse isso e ainda me deu e-mail. 😀
Sei é difícil de lutar terrível a depressão profunda severa, também tenho.
Nós conversamos lá e-mail. ok.

Avatar for Miguel Lucas
nelson

Tente ir a igreja e converse com padre, Jesus. com certeza te dara uma luz, nao tenha medo nem vergonha ele e o nosso senhor.

Avatar for Miguel Lucas
juliana

nossa Eduardo!! eu me comovi com sua historia, é assim que a gente descobri que os nossos problemas nao sao nada se comparar aos dos outros!! tenha força Du que tudo isso vai passar"!!!

Avatar for Miguel Lucas
Mariá Paloma Utzig de Lara

Oie Eduardo,deve ser muito difícil,mas que tem alguém que te compreende,te ajuda,não vai te julgar,vai te ouvir,te levantar,é alguém maravilhoso,perfeito,morreu por vc lá na cruz,mesmo que dúvide ELE te ama,chame ELE,não importa como esteja,ELE vai estender a mão,te levantar,chame por JESUS nas suas palavras,converse,ore ,chame Jesus Cristo.
Tenha uma encontro com ELE é enesplicavel,aceitei Jesus sou muito feliz por ter ELE,te a paz que o mundo não dá,nada preenche o vazio,se não por ELE.
Faço psicologia se quiser me add no face..( Mariá Paloma Utzig de Lara).converso contigo,sejo sua amiga,quero que conheça Jesus ,ELE é perfeito.ainda to conhecendo é dia a dia,um relacionamento.Minha mãe tinha depressão profunda DEUS curou,mas vai ao encontro Dle,entregue sua vida nas mãos de DEUS.

Avatar for Miguel Lucas
Bruno Borguetti Lara

Olá, doutor! Sei que não é fácil responder a todos os comentários, mas fiquei intrigado com estas duas passagens:

"[…] quando a pessoa fica deprimida ao ponto de ser diagnosticada com um episódio depressivo maior, geralmente a sua visão e sentimento acerca do mundo são entendidos de forma completamente diferente, comparativamente, antes e depois do episódio."

"É importante que a pessoa deprimida seja levada a entender, ou possa ter a noção de que no estado em que se encontra de momento não é capaz de pensar fora do modo de pensamento associado à depressão."

Ligando as duas ideias, poder-se-ia dizer que, mesmo depois de superada a depressão, a pessoa continuaria a pensar negativamente, a não conseguir se enxergar de fora? Pergunto por já ter tido depressão duas vezes e ser nada otimista até hoje.

Parabéns pelo blog! O senhor ajuda muitas pessoas!

Abraços.

Avatar for Miguel Lucas
virginia villela

Tudo o que vc descreveu é o que eu sinto, faço tratamento com antidepressivo Venlafaxina 225 mg /dia e ácido valpróico 500mg/dia, sinto muito sono, tenho pequenas melhoras, porem associado as crises depressivas, ansiedade e pânico. Tudo o que eu queria na vida é poder trabalhar (que já não consigo a tempo) e ter sucesso profissional, ser feliz em um relacionamento, sou divorciada, mas não consigo ninguém, também quem vai querer uma mulher assim? e consequentemente financeiro, por que não consigo trabalhar e passo muita dificuldade financeira, já tive vontade de morrer muitas e muitas vezes, mas penso muito na minha filha, tem 18 anos, moramos só nos duas e ela depende de mim, em suma, eu não vivo , espero o momento que a minha vida termine, não sei mais o que fazer….

Avatar for Miguel Lucas
Jussara

Olá pessoal, preciso de uma ajuda. Sou casada há 17 anos e desde então meu marido apresenta quadros onde fica super irritado comigo , não posso falar nada, não posso contrariá-lo e depois de uns dias ele vira a cara pra mim e ficar sem falar comigo mais de um mês, não entra no comodo que estou, faz tudo pra não ver a minha cara e fica muito difícil conviver. Tenho um filho de 17 anos e sinto que ele isola também nosso filho, ele fica querendo ficar sozinho , no seu mundo e isso tem me afastado dele e talvez eu consiga resistir mais tempo ao seu lado. O que fazer?

Avatar for Miguel Lucas
marcia

Eu tenho depressão desde de que eu nasci a minha vida está fadada ao fracasso fiz faculdade e curso técnico e nem por isso estou empregada,trabalho por conta própria porque ninguém dará emprego para um pessoa com 37 anos sem experiência

Avatar for Miguel Lucas
Flavio Gomes

eu descobri que tenho depressão a 2 anos hoje to com 33 anos eu ja desconfiava pois sempre fui um pessoa triste angustiada desde criança vivia isolado tinha dificuldade em fazer amigos chorava muito do nada tinha vontade de morre sem motivo só por tristeza ate hoje sou assim tentei fazer tratamento com remedio pra depressão e parei de tomar hoje meus sintomas pioraram não imaginar que era tão serio essa doença cada dia é uma vitoria só pelo fato de esta vivo não tentar contra minha vida por que dentro de mim é só o que passa peço a deus que me de força

Avatar for Miguel Lucas
Antonia

boa noite dr, eu gra,cas a deus nunca tive depresáo muito forte, ja tive leve mais me salvei, dela,
mais tenho meu marido, que tem uma forte depresáo, me lembro que quando eu estava gravida de 6 meses ele encontrou uma ex, que náo tinha visto a 25 anos, este homen ficou completamente mudado da noite para o dia,este namorou durou mais de anos eu sofrir muito, meu filho nasceu, depois, que ele tinha mais de anos ele terminou pois ele estava gostando do nene, eu chorava muito e pensava como resolver, esta historia, sem falar que náo era a primeira vez, mais era sempre quando ele estava nás crise,estamos com 4 anos juntos hoje ele quer casar ,mais tenho medo de depois de casar ele se arependa de ter casado, ele me pede desculpas e fala que ele estava mal, que tinha mudado de medicamentos, eu quero saber se e verdade isso que ele diz se as pessoas com depresáo sáo assim mesmos, eu náo acredito muito penso que safadeza mesmos,, pois náo fazia sexos comigo e fazia com a outro, por favor me ajude eu sair ou entrar nesta,,pois náo sei como resolver,

Avatar for Miguel Lucas
Fernando Roman

Tenho 70 anos, Vivi anos traumatizantes durante o período de 24 anos em que lutei contra as doenças de minha mulher e de dois filhos que faleceram. Hoje vivo só ha mais de doze anos, tentei recomeçar a minha vida por três vezes, sem sucesso. Resolvi desistir e vivo entre quatro paredes sem conseguir esquecer as situações que me abalaram muito apesar de uma grande quantidade de medicamentos para combater esta depressão que parece me corroer tanto o corpo como a alma. A vida me parece não ter mais sentido apesar dos esforços que eu faço para sobreviver com a medicação e frequentando uma academia de natação e sem conseguir manter uma vida social, fazer novos amigos, cometendo falhas graves na administração da minha vida como assinar contratos e procurações que me poderão trazer sérios problemas, temor de me aproximar de pessoas e e me envolver em dificuldades,Tudo me parece sem graça e sem sentido sofrendo desnecessariamente, me sentindo inútil e sinto uma vontade gtrande de terminar com tudo isto

Avatar for Miguel Lucas
mauricio

eu me sinto assim!

Avatar for Miguel Lucas
criss

Por que você não tenta frequentar baile, viagens festas da terceira idade? Não tem nada a perder.

Avatar for Miguel Lucas
Najila

ola, infelizmente estou neste quadro de depressão,ja fiz tratamentos com pscologos, senti melhora mas agora esta de mais,não vejo nenhuma graça em nada, e como se o mundo me virasse as costas,não sei por onde começar de novo,pois não confio mais na pessoa que esta ao meu lado sei que ela esta so esperando uma forma de se recuperar de um acidente que sofreu para recomençar a vida,pois eu ja não sirvo mais, pois antes era bonita hoje estou cada vez mais magra e doente .não durmo,não tenho nada para oferecer.eu sinto como se eu fosse um lixo.estou cansada de tudo isso.

Avatar for Miguel Lucas
luiza

Ola gente, eu ando muito depressiva, eu me sinto sozinha, sinto como se eu fosse viver o resto da minha vida com essa dor, mas sabe o motivo disso tudo, e minha familia, minha mae so sabe me chingar de ruim fala que eu sou uma e
Pessoa mal que nunca niguem vai me amar, meus irmaos tambem so me critica so me chinga, eu sinto vergonha de mim
e porisso passo a maioria do meu tempo dentro do meu quarto, chorando e me sentindo um lixo, niguem me ama de verdade, eu sinto uma dor tao grande dentro de mim, ja penssei em me matar, em sumir do mapa, eu nao aguento mais sofrer sou muito nova tenho apenas 17 anos.

Avatar for Miguel Lucas
NomeDavi

Eu tenho faz uns 8 anos e ninguém me ajuda porque eu não consigo revelar e vivo sofrendo terrivelmente esses anos.

Avatar for Miguel Lucas
Renata

Medo, é somente medo q me domina, minha última crise foi há menos de 24 hrs, e ainda sinto meu corpo anestesiado pela crise, não consigo ir trabalhar, sair, viver normalmente….Rir é coisa rara, as vezes me pego rindo e percebo que há muito desconheço minha felicidade. Sofro com isso há anos, teve um momento em que melhorei muito, mas agora devido a diversos fatores familiares e emocionais, não consigo dominar mais meu corpo e minha mente. Vivo como se fosse anestesiada, tenho sempre que estar ao lado de alguém, minha cabeça não consegue racionalizar nada. Tenho 42 anos, e só para registro, a primeira crise de panico que tive foiaos 5 anos de idade vendo papai noel chegar de helicoptero, a sensação de estar presa com todas aquelas pessoas fez com que eu tivesse um ataque e pedisse para minha mãe me tirar daquele lugar, 5 anos, somente 5 anos!!! NÃO SEI MAIS O QUE FAZER.

Avatar for Miguel Lucas
pri21

Então nem sei por onde começar, não gosto muito de falar sobre isso, geralmente perco a cabeça quando falo. Mas quero agradecer pelo artigo, me foi muito útil.
Depois q terminei um relacionamento, venho tentando me encher dar coisas, porem cada vez mais me sinto vazia…amigos um por um , foram desaparecendo, parece q isso nunca vai acabar,as nada faz sentido. O pior de tudo q sou uma covarde , não consigo encarar as coisas de cara limpa. É horrivel !!

Avatar for Miguel Lucas
Marco Antônio

Primeiramente parabéns pela matéria e pelas dicas…. mas muitas delas n]ao funcionam em quem tem depressão profunda nervosa ou transtorno bipolar, eu falo isso pois possuo os dois tipos de problemas, e no mundo hj existem poucos que sabem lidar com tais, essas dicas ajudam a quem tem inicio de depressão, Mas não a quem tem profundamente. mas mesmo assim pode ajudar a muitos.

Avatar for Miguel Lucas
michael

olá bom dia acho q a depressão vem pq existe pessoa possessivas,egoista,que estão querendo dominar a situação q nunca se colocar por baixo nao é a toa q se um milionario perde tudo ele entra em fase de depressao e o incrivel é q diz que é humilde sem ser DEUS ele é o alivio pra todas depressao que existe no ser humano não é psicologo que vai ajudar que nao ajuda!!

Avatar for Miguel Lucas
Catarine

Olha..Falta de Deus..Não é..Eu sempre fui muito espiritual..Tenho Deus e falo com ele todos os dias. Vc que está querendo falar que estamos remoendo o passado está totalmente por fora..vc é aquele tipo que nunca teve depressão, nem tem idéia do inferno que é..daí vem aqui falar que não queremos olhar pra frente e etc..Vc não tem idéia da realidade do que é ter depressão severa..Não deixamos de olhar pra frente..Apenas não conseguimos ter e sentir esperança ou força pra isso..vá se informar melhor antes de falar besteira aqui..Se fosse tão fácil a cura da depressão, aliás se o seu conselho fosse útil..Não existiriam mais depressivos..e nem fabricaram remédios tão caros..acha que as pessoas depressivas já não tentaram fazer o que vc disse ? Pelo amor de Deus..Não vem escrever sobre oq não sabe..vai ler um livro sobre a doença !

Avatar for Miguel Lucas
Paulo

Estava e ainda estou com sintomas de depressão. Inventei de procurar uma psicologa. O que ganhei com isso foram enxaquecas frequentes e uma grande piora nos sintomas da depressão.

Vamos ser sinceros? Psicólogos não sabem NADA sobre comportamento humano. Eles se perdem em teorias e divagações sobre o que eles pensam sobre determinado assunto. Fazem besteira e não cobsegem assumir os erros que provocaram.

Pra quwm tem depressão, o melhor a fazer é procurar um psiquiatra e se entupir de remédios. Não é o melhor a se fazer, mas serámenos destrutivo que procurar um psicólogo.

Avatar for Miguel Lucas
glaucia

Eu começei a não demostrar mais o que sentia, até mesmo conversar sozinha, meu pai ficou doente e minha mãe me roubou mais do 12 mil reais em uma obra que não que ela mesmo super faturava QUEBREI A CASA TODA E FUI EMBORA POIS MEUS PAIS SÃO SEPARADOS , em fim sofrir abusos sexual por 3 homens , 1 por uma mulhe. Porém sendo que uma foi com marido da minha avó, eu lembro como se fosse hoje nem quero contara detalhes que isso me doi em lembrar quando eu tinha 7 anos. Já o segundo foi quando tinha 9, minha mãe tinha amigo que na brincadeira ele me ensinava a boiar na piscina, que prefiro não comentar, outro foi pelo meu ex padastro que nao quero relatar,e a outra foi pela irmã do meu padastro quando eu estava dormindo, quando se é criança vc não sabe distinguir, vem o sentimento e o pensamento o "PORQUE" O QUE FIZ ? Porém NAO ACHAR EXPLICAÇÕES E ENTENDIMENTO O QUE NA VERDADE LEVOU A PESSOAS FAZER AQUILO. EU SENTIA VERGONHA DE CONTAR, MAIS EM FIM MUITOS ANOS GUARDANDO MOSTRANDO DIANTE DA DOENÇA DO MEU PAI, QU ELE TINHA ALGUEM QUE TRANSMITISSE CONFIANÇA, MAIS QUANDO CHEGO A NOITE CHORO POR NÃO SABER MAIS COMO LIDAR COM ISSO, ATÉ PK CORTEI A RELAÇÃO COM MINHA MÃE, PK O FORTE DELA ERA O DINHEIRO, SEI LÁ ACHO QUE TUDO ESTA ERRADO E HOJE ESTOU AQUI PK NAO TENHO SONO E TODOS OS DIAS ASSIM ME TRANCO NO QUARTO E CHORO PK DOI É UMA DOR QUE NAO TEM COMO EXPLICAR, DOI NA ALMA, DOI TANTO QUE VC NAO TEM VONTADE DE SAIR FAZER NADA. É ASSIM QUE SINTO CADA DIA PIOR E NÃO TENHO CORAGEM DE DEMONSTRAR CARINHO OU SENTIMENTO POR NINGUEM, AS PESSOA ME IRRITAM, QUE EU QUERO ESTA SOZINHA SEMPRE.

Avatar for Miguel Lucas
joelma cristo reboli

Boa tarde, meu marido começou a ter uns surtos onde ele diz que eu estou traindo-o não fala coisa com coisa e assim por diante sempre vê coisas onde não existe
O que fazer diante dessa situação?
O que ele tem é uma depressão?

Avatar for Miguel Lucas
Joane

Olá, gente não sei o que está acontecendo comigo, tive muitas frustrações de emprego na vida, o que me levou, há sete anos atrás a um começo de depressão, mas graças a Deus passou, hoje trabalho num serviço que não era o q eu queria, mas aprendi a gostar. Bom isto passou, mas agora acho que tornei a ter outro quadro depressivo do qual está difícil sair e envolve sérias decisões.
Estou noiva, daqui a três meses é o meu casamento, mas a um mês já estou com depressão, penso em adiar o casamento, mas meu noivo não quer porque já temos quase três anos e meio de relacionamento, mas por estar assim não consegui arrumar nem metade das coisas da festa e já falta três meses. Às vezes passa em minha cabeça porque eu não termino, mas eu não quero isto, pois amo o meu noivo e estamos fazendo a nossa casa que eu tanto sonhei, mas infelizmente não consigo sentir mais alegria em minha vida, nem ânimo pra nada, eu nunca vi uma noiva triste…
O pior de tudo é o gatilho que puxou esta depressão, que é um fato do passado, que tenho medo de ficar lembrando quando casar-me. Quando começamos a namorar, após quatro meses de namoro descobri uma traição, ele não havia terminado um caso que ele tinha com uma mulher bem mais velha que ele, a qual trabalhava junto, ela descobriu que ele estava namorando e veio a minha procura contar-me. Na época terminei o namoro, pedi pra ele me deixar em paz, mas ele não me deixou em paz, então dentro de duas semanas a um mês reatamos o namoro. Demorou a voltar à confiança, ainda mais que ele continuava no mesmo serviço, por isso mesmo alguns meses depois houve rumores de que eles nunca haviam se afastado, então ele saiu do serviço. Mesmo chateada continuamos namorando e ele quis noivar pra casar logo, pois eu já era evangélica e mantinha um relacionamento sem maiores intimidades, só noivei quando eu senti segurança de sua mudança e arrependimento e que realmente eu o havia perdoado.
Porém quando marquei o casamento, dois anos após estas coisas, os sentimentos tristes deste passado voltaram em minha mente e com ele também todas as frustações de meus empregos, tornando a minha vida sem gosto, até trabalhar está difícil, fiquei mal, sem vontade de nada, minha vontade é só chorar e dormir. Emagreci bastante, nem coragem de procurar um terapeuta eu tenho, procuro em Deus respostas, assim como minha mãe e irmã, mas a minha fé está fraca.
Agora já voltei a comer, continuo trabalhando, mas faço tudo com grande esforço e sem alegria, pois a vida não tem mais graça pra mim, quando estou com meu noivo sinto alegria e medo, medo de casar-me, mas não sinto vontade de terminar o noivado.
Já aluguei o vestido de noiva, convidamos alguns padrinhos e agora tenho que acertar a festa, mas não sinto nenhuma coragem de continuar ajeitando as coisas, pois estou sem alegria de viver e o casamento já está bem aí.
Queria que no meu passado não tivesse existido tantas dores, mas não posso mudar o passado, então não queria que estas dores voltassem a me atormentar, é como se eu estivesse revivendo todas as coisas ruins de novo e por isto parece que não vale a pena viver, pois quando estou feliz o passado volta e dessa vez parece que ele não vai mais embora, que vou viver sempre assim, sem alegria. Toda hora vem em meus pensamentos que eu perdoei rápido demais e que eu sou uma fracassada na vida, que agora em diante sempre vou lembrar-me da traição e não vou ter mais alegria na vida, que traição no namoro ninguém perdoa arruma outro namorado, que eu fui fraca em perdoar e ainda vou me casar com ele.
E agora não sei o que fazer pra recuperar a alegria de viver, nada me dá ânimo e não consigo tomar nenhuma decisão, eu não quero me casar com esta tristeza, eu que estava tão feliz com o casamento, agora estou como se eu fosse uma viva morta e não consigo ir em frente, o duro é que as pessoas percebem que estou desanimada. Às vezes vem um revólver em minha mente, mas sei que é pecado matar-se, mas o que ou fazer da minha vida, continuar chorando e chorando e a data do meu casamento chegando e as coisas aí para arrumar? Quero a minha alegria e os meus sonhos de volta, sinto-me incapaz de viver e com medo de tudo, uma noiva não pode ser assim… Gente será que isto é depressão mesmo?

Avatar for Miguel Lucas
Cristina Silva

Olá Gláucia, estou vivendo uma história muito parecida com a sua sei que já faz um tempo q VC postou aqui, mas gostaria DD saber se VC superou tudo, e se for sim, como fez p melhorar? E se conseguiu casar como VC esta hoje? Se puder responder agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
Joane

Miguel ,

Obrigada pelos seus artigos, eles realmente tem ajudado muito à varias pessoas que tem passado por esta doença do século, foi bom ler sobre a realidade alterada e as suas dicas para lidar com a depressão, assim você mostrou em cheio o que acontece com a mente dos deprimidos. Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
stefany

Gostei muito ,voce e muito bom, no oque voce fais.

Avatar for Miguel Lucas
liliana

bom dia,realmente nao sei bem se tenho depressao,mas sinto que sim…
tenho quase 21 anos e ja me sinto deprimida ha dois anos e tal..
penso que vem tudo da minha infancia que foi mt dificil,agora estou a viver com o meu namorado desde os 17 anos,foi mt complicado tive que lutar mt para ficarms junts pois ng aceitava e por isso sai de casa tao cedo..
ja ah algum tempo para ca sinto uma grande tristeza dentro de mim,sinto que ng gosta de mim,que ate teem razoes para isso,sinto-me ma pessoa , sinto que so estou bem sosinha sem ng ah minha vota pois acho que ng e verdadeiro quando esta cmg.
Tenho o meu namorado que amo mt mesmo e pensava que era td para ele,mas hje sinto que nao,que e impossivel ele me amar assim tanto.
Tou com medo pois estou gravida de 31 semanas ,mas estou super feliz por isso mas tenho mt medo de n conceguir de n ser uma boa mae e que piore dps…
o meu namorado n compreede que perciso de ajuda ,so confio nele so a ele digo k n tou bem mas acho que ele n acha grave e n me incentiva nem me ajuda a ter ajuda..n sei msm que fazer.

Avatar for Miguel Lucas
joel

Olha o pensamento e esse quem esta com depressão tem vontade de se suicidar para que se amanha não vai estar mais ai!e melhor pensar ddiferente morto eu já estou por isso vou tomar esses remédios mesmo pior não vai ficar e fique esperando a morte,ha meu amigo depois de 15 dias a sua melhora e quase total,não se mate se inrrite com a situação e a fronte! A 15 dias atrás eu suava e tremia muito e tinha muito medo fiquei esperando a morte chegar,hoje estou aqui encentivando! Nada de psicologo e sim um psiquiatra.e viva a vida…

Avatar for Miguel Lucas
Avante!

..muitas coisas relacionadas a esse processo, digo a maioria é falta de Deus.
Ao invés de buscar olhar para frente e resolver as questões pertinentes a você, ficam remoendo o passado ou coisas que fogem da sua alçada.

Depressão é a dor da alma! Cuide muito bem dela!

Avatar for Miguel Lucas
Nathanael

por favor me ajudem, eu sou menino tenho 14 anos e me sinto muito triste msm, eu acho que nos meu 12 anos que se iniciou essa depressão e o culpado disso eu sei que não sou eu e sim meu próprio pai…

tipo ele e pastor e trabalhava o dia todo e de noite ele ia pra igreja , sobrava tempo pra mim?? não.
olha ele e duas caras dentro da igreja ele e uma pessoa e fora ele e tão ruim comigo.
ele parece me odiar eu tenho mais 5 irmão , quando eu e minha irma discutia ele sempre defendia ela e ainda vinha e me batia, sempre ele me ódio… um dia eu me lembro como se fosse hoje , ele me mando sair pra compra umas coisas pra ele, eu fui e quando cheguei na venda não tinha, quando voltei e falei pra ele , ele nem esperou eu termina, pego pelo meus braços e me forçou a ir de novo la e da um jeito(Minha mãe tava la e nem fez nada) , eu fiquei com tanto ódio que sentir fortes dores na minha cabeça…

mais ai eu fui crescendo e crescendo e odiando cada vez mais ele , ate que eu tomei coragem pra responder ele , agora qualquer coisa que ele fala eu respondo , não me importo em apanha já que eu não tenho mais razão pra viver… eles falam que eu sou ignorante , mais não sabe quem e o verdadeiro culpado por tudo isso que eu estou passando , sempre vi os pais dos meus amigos serem bons e cuidar deles , e isso que eu queria não quero mais.

e como eu tava dizendo aos 12 anos eu acho comecei a me entristece , por causa disso.
e isso foi se prologando ate hoje , hoje e pior ainda, passar quase quatro anos com depressão .
pra vcs verem como meus pais nem se importam comigo,eles pensão que esta tudo bem comigo,
eles não sabem cuidar de um filho,pra que me fizeram então?porque?eu devo me suicidar?so assim eles vão reconhecer que estavam errado.

nesses meses pra ca eu descobrir outro problema : meus olhos estão deslocados, eu não tenho o controle deles , tipo eles se mexem pra um lado e pro outro sozinhos,
e adivinha com quem que começou isso,quando estava eu e meu "pai" na sala assistindo vc sabem o ódio que eu tenho dele, e ai eu perdi completamente a concentração na tv e ai não conseguia para de fica olhando ele,não diretamente mais quando meus olhos viram pro lado.
e uma coisa que começou com ele terminou com todos , agora eu não posso ir pra sala assistir porque todos ficam incomodados comigo. eu me isolo aqui no quarto na frente do pc , sei que eu to com problema na mente nos olhos. e agora ele fica falando que eu so fico nos quartos, e ainda falou que eu tava gravido(disse que mulher q fica dentro dos quartos isolada) eu quase dei um murro bem na cara dele so de raiva, mais não dei, e agora??? todos pensão que eu sou assim msm? e ninguém vai me ajudar?

eu sou muito apegado a minha mãe mas ela e igual maria vai com as outras tudo que meu pai diz ela fala que e verdade e concorda com ele, tipo se ela fala que e uma coisa, ele fala que ela nunca diz que ele e certo ai ela vai e diz que ele que e certo… ??
msm assim ela e meu irmão pequeno são os únicos que eu gosto nesse mundo de miséria,sei que tudo isso so esta acontecendo por causa dele…

e como eu poderia falar pra eles oque eu tenho se eu nem falo com ele???
eu poderia fala pra minha mãe sim,mais ai ela contaria tudo pra ele ,e ele e a pessoa mais fofoqueira da cidade aqui, contaria pra todo mundo.

e agora oque eu faço , não tem como eu msm arruma um psicologo ,por favor não tenho muito tempo , estou com vontade de morrer, ppor favor me ajudem.

Avatar for Miguel Lucas
Alain dos Santos Batista

Nathanael, boa tarde!

Você é uma pessoa que já admiro antes mesmo de conhecer, de ter tantas lutas e ter a coragem para buscar a solução.

Assim como você passei por N problemas na vida, inclusive com meu pai, e talvez possa te ajudar, nem que seja como ouvido.

Meu email é alainsantos.jp@gmail.com. Me procure lá para conversarmos.

Avatar for Miguel Lucas
gilvanete

OLÁ ALESSANDRA QUERO TI DZER QUE VC. É MUITO PRECISOSA P/ DEUS VC. TEM MUITO VALOR,EU FUI CASADA E AMAVA MAIS MEU EX. MARIDO DO QUE A MIM, QUANDO EU DESCOBRI QUE FIU TRAIDA EU SOFRI DEMAIS,FOI AI QUE EU COMECEI A TÁ VALOR EM MIM,COMECEI A BUSCA A DEUS C/ EU NUNCA TINHA O BUSCADO,ELE ME TRATOU E ME DEUS MUITA FORÇA P/ VIVER,POIS EU NAQUELE MOMENTO DE TRAIÇÃO EU QUERIA MORRER.HJ EU SÓ QUERO VIVER,ALESSANDRA FAÇA O MESMO QUE EU FIZ,BUSQUE A DEUS ,E ELE FARA TUDO NOVO NA SUA VIDA,,VC A DE ENCONTRA ALGUÉM ESPECIAL QUE TE DARA MUITO VALOR. LEVANTA A CABEÇA E VAI ENFRENTE,LÁ NA FRENTE.DEUS TE ABENÇOI MUITO.

Avatar for Miguel Lucas
Alguém

Bom… Você descreveu exatamente o que eu sinto… Achei interessante algumas histórias aqui nos comentários… Mas não vi ninguém falando sobre "auto mutilação", e é sobre isto que queria lhe perguntar… Eu tenho depressão desde os 12 anos mais ou menos… Hoje tenho 18. Bom eu comecei a cortar os pulso a + ou – 1 ano… No comerço era apenas o pulso esquerdo, depois o direito, depois os braços, pernas, barriga, etc. Eu não consigo mas ficar sem me cortar, uso qualquer coisa, cacos de vidro, facas, espelho quebrado, láminas de apontadores… Cortes por cima de cortes… Pareço um monstro! Não sei como parar, só quero morrer! Minha família sabe, eu os odéio com todas as forças! Ninguém me entende, só sabem me julgar… Me chamam de louca 🙂 Eu só queria desabafar, mas não dá para falar tudo, vcs não acreditariam!

Avatar for Miguel Lucas
joana

noa ter vida nao ter ajuda ninguem para ti ajudar SO DEUS

Avatar for Miguel Lucas
Mara

Calma Nathanael, isso que acontece com vc, tb acontece com outras pessoas. As vezes nos desesperamos por não saber o que se passa na vida de outras pessoas. Todos nós temos uma pessoa em que podemos confiamos… um amigo, um parente… converse, desabafe e busque ajuda. Vc é religioso? Confie em Deus e não desista de você. Não nascemos para provar nada pra ninguém a não ser pra nós mesmo, e pelo que li, você é bom e só precisa que alguém te ouça… Não desista de nada nessa vida e menos ainda de você. Te desejo Boa sorte e tomara Deus que vc já esteja bem. Vou orar por vc!!!

Avatar for Miguel Lucas
Luana

Hoje percebo que á muitos anos venho desenvolvendo sintomas que mudaram minha forma de viver. Minha alegria de viver vem sendo minada desde minha adolescência. Em uma fase da minha vida lembro que fui muito feliz, (o que será que é ser feliz mesmo?), era disposta, tinha vigor, esperanças, alegria de acordar num dia de sol..Estudei, trabalhei, casei, separei, tenho um filho adolescente, lindo, sou formada, ganho bem, tenho uma vida estável. E me pergunto, porque não sou feliz? Tenho transtorno de humor, não suporto ouvir musica (coisa que eu adorava), festas, sair a noite, dançar., tudo que me dava prazer hoje me irrita profundamente. Tomo remédios para controlar a ansiedade, e para dormir, alias dormir é o que da mais prazer..ja fui em psicólogos, mas nada resolve meu problema. Preciso formar meu filho, é o que me preocupa no momento e me mantem ligada, ainda, depois disso, não sei mais o que vou fazer. Vou procurar um psiquiatra, pois até ja pensei em me internar numa clinica de repouso para ver se meu problema não seria mental. Passo dias dentro de casa, mesmo morando na praia não tenho ânimo de sequer dar um passeio, pra caminhar e tomar sol..As pessoas me vêem como uma mulher de fibra, batalhadora, que corre atras dos sonhos, que vai a luta e conquista o que quer…ja me disseram várias vezes isso..e eu não me encontro nessas especificações, apesar de ja ter dado a volta por cima várias vezes na minha vida….acho que cansei.

Avatar for Miguel Lucas
BS

Olá,

Eu estou na mesma situação que a grande maioria de vocês e não tive a mesma coragem de procurar ajuda ainda…
Sou uma jovem mulher bonita, bem sucedida na minha carreira, mais neste momento extremamente infeliz, talvez até por não entender bem o quê estou sentindo….
Sempre fui positiva, bem – humorada, mas fui perdendo isso com o tempo, não sei o quê fazer, o meu namoro está indo mal, o meu trabalho e as minhas relações pessoais… Não consigo fazer amigos, não consigo me sentir bem, sempre me sinto feia, acho que não vou poder me divertir…
Finjo para muitas pessoas uma felicidade que não faz mais parte da minha realidade…
Tenho muitas coisas que amo, mas não sei o quê fazer para cuidar, para ser diferente, estou em um estado que não sei mais o quê fazer ….
As vezes mesmo sem vontade, saiu na hora do almoço para caminhar na rua, só para ver as pessoas sorrindo, para ver se consigo resgatar a felicidade que perdi!
Não tenho vontade de fazer nada e só tenho 25 anos. Já tentei me matar, mas não tive coragem, inclusive tentei em uma viagem que fiz na tentativa de resgatar o meu namoro … Não sei o quê fazer, mais hj na tentativa mais gritante li o blog e me senti melhor, aliviada, compreendida, por ver que esta doença tem cura e existem outras pessoas buscando o mesmo que eu.

BS bennnit.rrd@hotmail.com

Avatar for Miguel Lucas
pamela

Hola, pode entrar em contato comigo passo pela mesma situacao que sua, podemos conversar ..

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Estou muito deprimida há já semanas! Terminei o curso mas nao arranjo emprego! Todos os meus amigos estão a trabalhar e já nem os procuro porque me faz sentir em baixo, a quantidade de vezes que me dizem que nao podem porque estao ocupados e quando podem so falam de trabalho e como é mau o emprego que teem. Nao paro de procurar mas nao arranjo, já fui a varias entrevistas nao na minha area, mas nem assim tenho sucesso!!! Sinto-me uma frustrada e inutil

Avatar for Miguel Lucas
pamela

ana se você ler este email me reponde gostaria de falar cm vc..

Avatar for Miguel Lucas
Marlene Bolanho

Convivo com uma pessoa a mais de trinta e cinco anos, ela apresenta sintomas de depressão: já teve um AVC que veio para aumentar nosso sofrimento, mas ñ aceita ajuda nem dos amigos e muito menos da família. Sabemos que é um caso complicado,gostaria de uma resposta. ( ajuda )

Avatar for Miguel Lucas
Bruno

Ótimo site.
Parabens mesmo.

Avatar for Miguel Lucas
neivadornelles

EU QUERO AJUDAR MEU NAMORADO A SUPERAR A DEPRESSAO E ESTOU AQUI A PROCURA DE COMO EU POSSO AGIR COM ELE E GOSTEI DESTES ARTIGOS SOBRE DEPRESSAO OBRIGADO N E VOU CONTINUAR A LER A RESPEITO OK OBRIGADO NEIVA ;

Avatar for Miguel Lucas
leticia

estou tentando comentar aqui e não consigo

Avatar for Miguel Lucas
leticia

Por favor me respondam! Bom, estou com uma depressão brava, parei o remedio e depois de dois meses a depressao voltou, porem antes estava controlada agora não mais. Estou tomando os remedios novamente mas não melhoro. Nesses meses eu conheci meu namorado, ai quando a depressao voltou eu comecei a achar que não o amo mais, e minha depressão gira em torno dele, de não amar mais ele e etc. Eu gostaria de saber se isso é normal, ou se eu entrei em depressão realmente por não ama-lo mais.

Avatar for Miguel Lucas
Alain dos Santos Batista

Leticia,

Passo exatamente o seu problema porém dentro do meu CASAMENTO! Você tem noção que as vezes penso que não amo a mulher com quem casei!

Isto não passa de uma mentira! Não aceite isto dentro de você, quando nos sentimos "deprimidos", perdemos o amor, a alegria pelas coisas e pessoas e por nós mesmos. Então nos sentimos incapazes de amar QUALQUER pessoa porque não amamos nem a nós mesmos. Pela sequência que você falou, no fundo você o ama, mas você não consegue enxergar isto. Você já esteve "depressiva" antes de o conhecer, e os sintomas voltaram porque parou de tomar o remédio, que não cura ninguém, eles só amenizam o seu estado emocional, diminuem a ansiedade, ou geram serotonina que é um neuro transmissor que auxilia na sensação de bem estar e alegria.

O que cura mesmo é identificar a raiz da amargura no seu coração, onde sua tristeza iniciou, buscar um acompanhamento médico, e principalmente ter uma vida espiritual ativa.
Mas de todas as coisas, a força de vontade é quem vai determinar seu resultado. Peça ajuda a Deus para lhe mostrar onde esta raiz de amargura brotou, pode ser por causa de uma frustação, uma falta de perdão, uma palavra infeliz onde você tomou posse dela.

Alain dos Santos Batista

Avatar for Miguel Lucas
letícia

A minha psicologa diz não ter certeza sobre eu ter depressão. Tava cada vez mais dificil ficar com o meu namorado infeliz. Então eu terminei com ele faz dois dias.. Nesses dois dias eu só choro, não consigo pensar em outra coisa, só paro de pensar quando realmente me ocupo em algo. Caramba como isso é dificil, ta muito dificil 🙁 Obrigado pela resposta, Alain.

Avatar for Miguel Lucas
Alain dos Santos Batista

Boa tarde!

Li a matéria, e também o trecho de algumas pessoas que comentaram aqui.
A depressão é a doença do século, sabe por quê? Porque nunca fomos tão apaixonados pelas coisas desta terra e tão desligados das coisas de Deus. Eu já tive depressão profunda, em um estágio vegetativo, onde tive que me afastar do trabalho e pensava que iria ficar sequelado o resto de minha vida. Achava que minha esperança deveria ser depositada em pessoas, coisas, casamento, futuros filhos. Não que não devemos almejar isto, mas infelizmente as coisas ficam, as pessoas se vão, sonhos se frustão e quando nos deparamos com tudo isto sentimos um enorme vazio.

Hoje recuperei um pouco da minha alegria, voltei a trabalhar, estou casado, e enfrento problemas todos os dias, ainda tenho sintomas de uma tristeza, mas interiormente sei de onde vêm.
A raiz da depressão está quase sempre ligada a uma amargura na alma, uma palavra que entrou e tomamos posse, ou uma frustação, neste caso só um encontro genuíno com Deus (Jesus) para se libertar. E este é um processo que demanda tempo, perseverança, nós somos muito imediatistas.

Quem tem depressão não deve ficar triste por ser assim, o que não pode é aceitar isto em sua vida, a primeira coisa a se fazer é mudança de postura, procurar resolver tudo que não está resolvido no seu interior, na sua mente (coração). Leia a Biblia, ela tem palavras de vida, que realmente curam. Procure pessoas SÁBIAS para te ouvir, que realmente podem te aconselhar algo bom. Procure tratamentos médicos, mas tenha a convicção que os remédios lhe auxiliarão por um tempo, mas não lhe trarão a cura definitiva. A sua cura está em relacionar com Deus e deixar que Ele mude a sua visão, a forma como você enxerga a vida, os problemas e os desafios.

Não se afaste das pessoas, dê um passo de cada vez, procure sorrir mesmo que não tenha vontade, interiormente diga que não está depressivo e se necessário fale em voz alta, as palavras tem poder, isto é comprovado. Peça perdão e perdoe, foque em outras pessoas, existem muitas pessoas que precisam de ajuda, levar curar para outros nos cura também! Temos a tendência de criar um casulo e ficar parado ali dentro, quando lá fora existem muitas pessoas que precisam de nós!

Oro para que todos que leiam este email seja abençoado por Deus.
Creio que você que está lendo este email está curado, pois esta é a realidade, não aceite este quadro, você nasceu para vencer.

Alain dos Santos Batista

Avatar for Miguel Lucas
monique

Olá, tenho 29 anos e há 09 sofro com essa tal depressão, desde de novembro de 2013 que não sentia nada, estava supre feliz, mas, mais ou menos há dois meses voltei a sentir novamente. Parece que tudo desabou, perdi meu chão. Nunca quis ajuda profissional, meus familiares me aconselhava a ir, eu ate ia mas não seguia o tratamento. Hoje sinto necessidade de ajuda e é por isso que na quarta feira irei ao psiquiatra. Dessa vez parece que esse troço voltou( depressão) pior. Não consigo ficar em ambientes barulhentos, me da tonteira vontade de chorar…calafrio. é horrível. E agora preciso de fato de uma ajuda, pois tenho uma filha de 03 anos, e toda vez que ela me ver chorando ela começa a chorar, dizendo que não quer me ver triste.

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Estou me sentindo um lixo,tenho muita amargura o odio e a raiva me dilacera. A culpa e a tristeza invadirão minha alma e eu me odeio, acho que as pessoas também me odeiam ,estou sendo devorada por tudo e todos . As vesses eu me agrido e sinto tanta raiva de mim que me espanco e a morte esta me chamando. Alguém pode me ajudar?

Avatar for Miguel Lucas
Barbara

Também me sinto um lixo, Ana, não consegui encontrar qual é o motivo da minha existência se só sofri na vida. Posso contar nos dedos os momentos de felicidade que já tive na vida, pois foram estes bem poucos. Deus só age quando ele quer, e a provação não combina com depressão. Um deprimido jamais pode ser posto em prova pelas dificuldades da vida, pois se já temos vontade de morrer, imagina ter que ser obrigado a continuar viva tendo que passar pelo que detesta? Não tem jeito, temos um carma que nos escolheu para nos fazer5 sofrer. O mais triste é saber que normalmente acontece com quem tem bom coração, que se importa com o outro, que ajuda o próximo, que é honesto, verdadeiro e só fala o que sai do coração. Vou te resumir, acho que somos marionetes do mal, pois o mal adora derrotar quem é do bem. Busco Deus, acredito em Jesus mas o fardo que eles fazem a gente passar só para provarmos que vos amamos, é extremamente pesado e cruel, e minha carne não está mais aguentando as dores que minha alma não consegue curar. O que eu posso ajudar você é dizer que se precisar de alguém para desabafar e conversar, meu e-mail é quiche-ik.bistro@gmail.com.

Avatar for Miguel Lucas
Dayane

OLÁ !
Me chamo dayane e tenho 22 anos, ja faz algum tempo que me sinto péssima, mudo meu humor do nada sempre que brigo com meu namorado choro muito,fico quieta, so tenho vontade de chorar e por mais que voltamos a nos falar me sinto mal, fico imaginando besteira sobre ele, imagino que ele ta com outra,perco a vontade comer, trabalhar enfim me sinto a pior pessoa do mundo, nesses ultimos dias me sinto estranha,apenas com pensamentos negativos, e sem vontade de viver.Enfim li muitos casos acima que me indentifiquei muito, so gostaria de dizer que gostei do blog acho que é um incentivo para as pessoas seguir em frente por mais que seja dificil.
PARABÉNS PELO TRABALHO.

Avatar for Miguel Lucas
Incompreendida

Obrigada pelos comentarios acima. Eu tambem nunca quiz admitir que a depressao me pegou. Talvez por ser uma pessoa que acredite em Deus e achar que a depressao so atingia as pessoas sem fe’. Talvez nunca quiz assumir com medo do que meu marido iria pensar em relacao a mim. A verdade e’ que o comportamento comecou a se alterar e eu tive que procurar ajuda medica. Tambem dividi com o meu marido o meu sentimento de tristeza e desesperanca que tomam conta de mim. Agradeco os comentarios acima que explicam como uma pessoa deprimida se sente… Eu sinto exatamente a mesmo coisa. Amo o meu marido muito, mas sinto que sou incompreendida. Por consequencia, ele nao se sente amado o suficiente e acaba por virar um ciclo que me deixa profundamente triste. AInda bem que encontrei este site… Com certeza sera’ uma fonte de alivio para o meu sofrimento. Acredito muito em Deus e tenho certeza que com a medicacao que estou tomando e apoio, sairei desta. Nao acreditem que quem tem depressao nao tem Deus, porque eu tenho Deus comigo e a depressao me pegou. A depressao e’ uma doenca e temos que encontrar o tratamento melhor e se porssivel a cura para vivermos uma vida mais feliz.

Avatar for Miguel Lucas
Barbara

Olá, boa noite à todos. Eu tenho uma dúvida e adoraria que alguém pudesse me ajudar. Tenho depressão há 9 anos, e com todo incômodo que ela me causa, decidi procurar um psicólogo, pois acredito que um bom profissional poderá me ajudar a lidar com essa doença psíquica apenas com palavras, sem uso de químicas (fluoxetina); Tenho horror só de pensar em ingerir químicas de qualquer tipo, não tomo medicamento algum e me curo apenas usando minha fé e se tiver que apelar, que seja para chás naturais. Recentemente procurei o SUS por falta de recursos para contratar um psicólogo particular, e, ao fazer a triagem com o clínico geral, imediatamente ele me receitou a tal da fluoxetina mesmo eu lhe dizendo que não ingiro químicas e que eu estava pedindo que me encaminhasse para um psicólogo por saber que este nos ajuda apenas conversando, mas mesmo assim ele disse que seria necessário o uso do medicamento. Eu decidi por não toma-lo acreditando que conseguirei ajuda sem ter que fazer uso de remédios. Este médico me pediu exames de lítio, hormônio tireoestimulante (TSH) e hormônio folículo-estimulante (FSH) sendo que ao estuda-lo, percebi que não temos lítio no sangue. Alguém pode me dizer se este médico procedeu corretamente?

Avatar for Miguel Lucas
sandreana

Olá pessoal eu tenho um filho de 15anos e estou achando q ele esta entrando em depressão de ums três meses pra cá ele parou de ir a escola não quer sair pra lugar nenhum não conversa se irrita facilmente brigou com o único amigo q tinha ja fui a escola pra ver se aconteceu algo não sei o q fazer me ajudem se for possível preciso de alguma orientação do q fazer.obg

Avatar for Miguel Lucas
maraoribe

Depressão é uma doença que, como outra qualquer, deve ser tratada pelo conjunto médico e psicológico adequadamente. Não é novidade e sim, a melhor compreensão do quadro e aceitação e evolução da sociedade.

Avatar for Miguel Lucas
Eu

Olá , vou contar um pouco do meu sofrimento… Tive crises depressivas com 14 anos , fui em pscologas mas por pouco tempo, achava ate graça … Casei aos18 e tive crises depressivas pos parto …. Hj tenho 33 anos e toda vez que iniciava uma nova crise eu falava que eu teria que sair dessa sozinha , sem remedios , e minha mae sempre falava para eu me tratar logo cedo antes que viesse uma crise forte, bom… nunca acreditei em crises fortes , pois o que eu sentia ja era muito ruim… Meu casamento durou por algun anos, nao fiquei ruim com a separação . Fiquei 8 anos sem me apaixonar verdadeiramente , sem namorar, apresentar a familia. Ate que conheci um homem mais velho 17 anos , nossa!!! quanto amor !! Não conseguiamos mais nos separar , ate que ele resolveu eu ir p casa dele, doei tds moveis , entreguei minha casa e fui leliz e contende, nunca brigamos , sempre felizes, porem chegou um dia , do nada ele disse que não me amava mais , e voltou com a ex dele , voltei para minha cidade feito um lixo, sem casa, sem abrigo e com muita dor no peito , vim morar com minha tia, hj estou no ultimo estagio de uma dor … to prestes a perder emprego, não sou mais feliz, nao tenho razao para viver e penso em me matar, tenho filhos, mas n consigo pensar neles pq a dor é tao imensa , sei que homem nenhum vale tanto sofrimento, mas eu n pedi para acontecer isso e sentir o que sinto. Estou tomando calmante e antidepressivo, porem o antidepressivo me deixa ruim , mais deprimida ainda, peco muito ajuda a Deus , vou a missa , ja fiz de tudo para uma possivel melhora e ate agora nada … Não sei mais o que fazer , to pedindo ajuda , ajudaaaaaaa, é muito ruim essa dor , essa angustia que nao me deixa … se eu tivesse uma arma seria facil, mas pensar em outros tipos de suicidio nao consigo por ser doloroso .

Avatar for Miguel Lucas
Solitária

Boa noite! Antes de qualquer comentário, gostaria de parabenizar-lo, pelo site dr Miguel….. Sinto muito.. No momento não estou conseguindo escrever o que gostaria.. Deus nos abençoe e nos livre desta doença da alma e a vc também dr Miguel pela iniciativa de ajudar-nos…

Avatar for Miguel Lucas
Barbara

falou tudo: Doença da alma que só quem passou ou passa, consegue sentir.

Avatar for Miguel Lucas
Barbara

Se eu contar metade da minha grande dor, com certeza não caberia numa página só. Sofro em todas as áreas exceto na saúde, que mesmo depois de ter tentado 5 suicídios, eu ainda tenho. Preciso morrer, não quero de jeito nenhum mais viver, ninguém me entende, sou sozinha nesse mundo, não tenho ninguém que me entenda e que queira me ajudar. Cansei de sofrer vivendo uma vida que não queria ter. Nada me agrada e nem mais o que eu amava fazer. Sou casada porém não sou feliz pois meu marido não me entende e ainda me critica, demais dizendo que estou agindo errado em tudo o que faço, ele só consegue aumentar minha dor deixando-me mais frustrada que já sou. A minha depressão é tão profunda que não consigo nem tomar banho, e a pessoa que vive ao meu lado e diz que me ama, tem coragem de falar bruscamente que eu estou fedendo, que estou horrível, e isso só aumenta cada vez mais. Desde adolescente nunca gostei de fazer sexo, mas hoje eu vivo numa situação em que sou obrigada a fazer, coisa que é horrível e me sinto agredida psicologicamente. Ele teve a coragem de fazer a força comigo por 3 vezes, sabendo que eu não queria. Meu amor por ele só está se esvaindo, por estas atitudes. Tentei por várias vezes conversar com ele a respeito deste e dos meus outros traumas, mas nada é ouvido. Não tenho família e nem com quem conversar pois não sou nativa de onde moro. Detesto morar numa favela de miliciano, lugar horrível e empoeirado, que nem sequer uma praça tem para dar umas voltas e espairecer a mente quente, repleto de centros de macumba, lugar pesado e que só tem gente horrorosa que não se cuida. Sair bem arrumado aqui é fazer papel de palhaço, pois só usam chinelos menores que o pé que são encardidos e mal cuidados. Nada contra a pobreza de dinheiro e sim da de espírito. Respiro inveja por aqui. Tudo que eu mais gostava de fazer na vida eu não faço mais, nem a bobagem de andar bonita, bem vestida, maquiada e na postura. Andar ereto aqui desperta inveja até da minha postura que é imponente. Tenho que andar como se fosse muquirana como eles para não chamar atenção pois isso me incomoda, odeio que me olhem com inveja ou desejo pelo meu corpo. Há 3 dias consegui um emprego que estava me tirando da depressão fazendo me sentir útil e colocando em prática tudo que eu aprendi, e longe de casa estava mais feliz que ao lado dele, mas me colocaram em uma filial cuja fica a 27 km da minha casa, mas o problema não é a distância e sim a agressão física que as mulheres passam pois ficam quase uma hora na fila do ônibus para irem sentadas e sabem o porquê? porque os homens bolinam e se esfregam nas mulheres que vão em pé, e passei por isso no primeiro dia de transferida, e não quis mais trabalhar naquela loja por conta disso, pois para um depressivo encarar situações em que ele fique mais deprimido, é muito complicado, e quando eu explicava para minha gerente o porque de eu não ter ido, ela desligou o telefone na minha cara. A última chance que eu achava que teria para amenizar minha depressão, tornou-se mais desgraçada a minha vida, pois vi realmente que ninguém me entende, nem ela que é mulher e viu o cara abusando de mim, viu eu voltando chorando no ônibus. Insensibilidade total das pessoas com quem me relaciono. Ressaltei apenas os dois últimos motivos que agravaram minha depressão, estou andando morta estando viva. Não sei o que faço mais, estou desesperada pois quero morrer mas não tenho coragem de me matar sem que seja com um tiro na cabeça, mas não tenho acesso a armas de fogo. Alguém me ajude pelo amor de um Deus que só existe quando ele quer.

Avatar for Miguel Lucas
RICARDO

Oiii fiquei muito triste com sua história,se vc quiser conversar comigo,entre em contato no face, ricardobh2011@live.com ,pra gente conversar,não vale sofrer por isso,se eu puder te ajudar.

Avatar for Miguel Lucas
Barbara

Desculpe mas não tenho face, deletei pois não aguento hipocrisia. Tenho e-mail barbaracamel@ig.com.br. Obrigada por ter lido meu desabafo.

Avatar for Miguel Lucas
conceição santos

Muito obrigado por esse artigo eu estou precisando de orienta;’ao minha filha de 33 anos esta de depress’ao.

Avatar for Miguel Lucas
cristina velasco

Muito bom a gente sempre ler e se informar sobre o assunto, sou depressiva e tenho transtorno de humor. Luto com a doenças a mais de dez anos.
Graças a Deus tive uma melhora muito grande pelo apoio da minha família e do meu querer.
Mais tenho consciência que tenho minhas recaídas, só que hoje consigo detectar e acionar os meus botões de alerta e me policiar e reconhecer que tenho um problema e que tenho que me tratar o tempo todo e tentar canalizar para outros focos.
O mais importante é você mesmo se respeitar e não ter vergonha de dizer.ei! estou precisando de ajuda .
tenho problemas da alma, e quero colo ,amor e ajuda pra enfrentar esse momento.
Sozinha eu não consigo.
Acreditem sempre tem solução, as vezes pro depressivo é doloroso mais não devemos desistir de viver por nós e pelas pessoas que nós amamos.
Beijos grandes.
Que a Luz do criador esteja ao lado de todos vocês.

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo

Ola MEU NOME É RICARDO,NO DIA A DIA SOU MEIO ESTRANHO,NÃO ME SINTO BEM NO MEIO DAS PESSOAS,NA MINHA FACE MOSTRO ALEGRIA MAIS POR DENTRO,FICA FERVENDO,O QUE SERÁ HEN?!

Avatar for Miguel Lucas
Barbara

Interessante seu comportamento, e, se vc se considera estranho, então sou também, pois odeio o ser humano com todo ódio do planeta pois a maior parte da dor da minha depressão deu-se por ter que aceitar o quão otária eu fui em acreditar neles, em tê-los como amigos, em esperar reconhecimento e consideração por mim e me frustrar, e consequentemente sofrer. O ser humano é tão hipócrita que não tem ideia do poder das palavras que fala para o outro; outro dia eu fui numa consulta que consegui pelo SUS, e, ao chegar lá, advinha o que a filha da puta da psicóloga me perguntou??? Ela teve a coragem de me perguntar – "Tudo bem"?? ahhh, maluuuco, na hora eu respondi que era óbvio que não, pois se estivesse TUDO BEM comigo, jamais procuraria um tratamento psicológico e estaria em casa dormindo. Vc vê, nem uma pessoa que estuda a mente humana para poder ajudar em sua vida e torna-se uma psicóloga, está livre da merda da hipocrisia, da porcaria do péssimo costume de utilizar praxe para se comunicar. Não, não é educado falar algo da boca para fora, falar algo que não se sente só para demonstrar uma preocupação que não existe e assim se passar por solidário. Um bom dia seria o suficiente para mostrar que ela teve educação. É deselegante ver o outro triste e dizer-lhe; "não fica assim não"… Nossa, essa frase me dá asco.
Ricardo, não pense que vc é estranho, vc deve ser um ser de puro coração que gosta de ajudar o próximo sem interesse algum e não vê isso em ninguém, o que faz com que se sinta estranho. Fato é, ser um bom ser humano realmente é estranho, pois o comum, o normal é ser traíra, invejoso, ganancioso, promíscuo, etc. Pessoas assim são valorizadas e amadas enquanto que as poucas que existem com um coração humilde, sincero e fiel têm seus sentimentos esquartejados pelas horríveis atitudes que a grande maioria dos seres "humanos" é capaz de fazer. Se eu te contasse minha vida, vc com certeza choraria e muito. Também me sinto diferente em relação às pessoas e o pior é ter que sorrir para elas enquanto que minha vontade era de sair matando geral. Sei que isso é hipócrita também, mas ser assim ainda é melhor do que parar numa cadeia e lá viver para sempre.

Avatar for Miguel Lucas
Vadirene

Muito esclarecedor,,, me encaixo , mas Moro no japao, e aki , praticamente nao se trata,,, dEsses sintomas,,,, Muito dificil nao ser entendida ,,,,Por todos ,,, sera q passa um dia

Avatar for Miguel Lucas
gabriel

tenho um caso, com todos sintomas citados busquei ajuda de um profissional, mas depois de 10 sessões ele respondeu que nao compreendia ela para diagnosticar, pois ele tem 32 dois anos e é professora descobriu a dois anos, mas não aceita ajuda sou casado há 14 anos e não quero perde-la para doença, preciso de ajuda!

Avatar for Miguel Lucas
desconhecida

Sou bipolar a quase 20 anos e no momento estou passando por outro episódio de depressão. O que mais me incomoda são as pessoas que não nos entendem e acham que é somente frescura mas não tenho vontade nem de tomar banho. Não consigo sair de casa, acho que todos estão me olhando e me reparando, o medo é constante, tomo litio todos os dias mais, mas estou tomando outros medicamentos para ajudar no tratamento. Estava curiosa e vim pesquisar alguma coisa sobre minha doença. NO MOMENTO SÓ TENHO VONTADE DE FICAR EM CASA DEITADA, TUDO FICA DIFÍCIL, NÃO GOSTO DE FICAR SOZINHA, A SENSAÇÃO DE IMPOTÊNCIA É MUITO GRANDE. Enfim, tudo isso que li é fato e sofro desse mal a muitos anos. Queria uma cura para essa doença.

Avatar for Miguel Lucas
Anne Gwish

Olá, Meu nome é Anne e estou a escrever porque entendo perfeitamente esse estado depressivo, há 1 ano atrás comecei com choros constantes, tristezas, angustias, sentimentos de vazio, desinteresse total pela vida, pessoal e profissional. Passaram uns meses e no dia 27 de Janeiro de 2014 comecei a minha baixa e comecei a tomar Sertralina 50mg juntamente com alprazolan 0.25mg, este estado continuou até finais de julho, foi quando a minha relação terminou, mas até terminar passei por 3 términos da relação, um aborto, promessas em vão, uma traição e problemas familiares. Tudo junto não ajudou a que me sentisse melhor. Muito pelo contrario só serviam para me sentir cada vez mais no fundo do poço. No início de Agosto fiz um exame à Tiroide (ecografia) e foi verificado um nodulo duvidoso que me levou a fazer a biópsia do mesmo. Passado uns dias recebi uma carta para ir a uma consulta com a endocrinologista e o diagnostico era um Carcinoma Papilar, Tumor Maligno, ou seja Cancro. Tenho 32 anos e estou a lutar pela vida. Neste momento fui operada para remover toda a tiroide, que é extremamente importante te-la equilibrada pq os niveis da tiroide são fundamentais no que toca ao equilibrio emocional. Neste caso, sinto-me totalmente desiquilibrada, voltei a deixar de sentir vontade de viver e luto para que cada dia seja passado como se fosse o ultimo.

Avatar for Miguel Lucas
Maria

Oi li o artigo.
Perfeito. Estou num grau de depressão que só penso em morrer. Acho que morrendo deixo livre de agonia eles.
mas não consigo ficar sem eles.
uma dependência física da pessoa.
eu queria de verdade até eu sarar que não me deixasse
sozinha.
Nessa hora penso em fazer tanta coisa ruim comigo.
Ja tô tomando remédio mas acho que não está funcionando.
Quero sair de cas e andar até cansar.
me ajudem por favor!!!

Avatar for Miguel Lucas
Benedita oliveira

Ola ,depois de muitas tentativas de tratamento nenhuma deu certo porque eu nao admitia que tinha depressao achava que eu tinha o controle de tudo inclusive do meu psique, do meu humor,dos meus pensamentos, mergulhei no trabalho,me isolei socialmente,meu casamento acabou,perdi amigos,,me afastei dos meus filhos,me sentia insuportavel ,apesar de ser amavel com as pessoas que me relacionava chegou um momento que me senti como se tivesse que me proteger do mundo,tudo que me falavam eu via de forma agressiva a minha pessoa e sentia medo de ir ao trabalho,ate que um dia nao consegui e so pensava em morrer e ja havia decidido como e onde.
Pedi ajuda para o departamento de Medicina e assistencia social no meu trabalho,fui internada 28dias
Ou morreria ou perderia a memoria pois ja nao dormia,e o pensamento estava super acelerado minava minha energia mental,eu via e ouvia coisas devido a falta de sono,pois trabalhava ate 18hs por dia e nao dormia,me perdia no transito;
Bem hoje estou depois de dois anos de tratamento,12k a menos,tentando recuperar tempo perdido ,dar mais atencao aos meus pais e filhos me sentindo sozinha tentando me reconstruir aos poucos e fica a dica: Procure ajude e siga o tratamento Medico sempre ,nao deixe de dormir,preserve seu relacionamento familiar e amigos ninguem vive sem afeto ,AFETO e necessidade basica se voce so trabalha nao constroi relacoes familiares e amizades ,coma alimentos que faz bem a sua saude ,Dance,faca longas caminhadas ao ar livre. Um abraco

Avatar for Miguel Lucas
Ju

Boa Tarde peço cm o coração na mão q alguem me ajude meu namorado terminou comigo por estar triste.. Se ele tiver esquecido que me Ama quando ele melhorar ele vai lembrar ?

Avatar for Miguel Lucas
joão

a depressão me pegou de uma forma tão louca que fiquei triste e deprimido de mais da conta mesmo, chorei e ate´fiquei melancolico mas , agora estou melhor, tomei uns chás do mato e graças a deus estou melhorando mesmo.

Avatar for Miguel Lucas
TMA

Olá, boa tarde! Tenho 28 anos e sofro de Distimia, li muitos casos aqui e sinto por todos que contra a sua vontade passam por isso. Ao mesmo tempo, é bom saber que existem pessoas que entendem aquilo que você está sentindo e sabem que está fora do seu controle. Tomei lamotrigina por alguns meses durante o ano passado e abandonei o tratamento. Há cerca de 4 meses, retomei o tratamento, pois percebi que meu hurmor estava piorando. Na verdade, ele nunca foi 100%. Nao consigo me lembrar de algum momento na minha vida em que tenha sido plenamente feliz. Sempre tinha algo me puxando para baixo, deixando a vida cinza e triste. As vezes sinto raiva, porque nao mereço passar por isso. Aliás, ninguem merece. Todos aqui só querem ser felizes e infelizmente foram condenados a passar por isso. Eu fico bem por cerca de 1 semana e tudo parece otimo. Depois, meu humor cai e fico deprimida. Nao consigo trabalhar, tudo é dificil. Fico com medo de estragar o meu relacionamento e machucar o homem que tanto amo. Me sinto fraca e culpada. sinto que nao conseguirei concretizar as coisas que tanto quero para mim. Sempre lutei muito para ser feliz, mas parece sempre tao dificil. A cada recaída, me sinto frustrada e triste. Sinto que todo o meu esforço e tratamento nao estao adiantando. Sei que esses pensamentos sao influenciados pela queda no humor, mas na hora tudo o que sentimos é tao verdadeiro. Fico preocupada em dividir isso com meus familiares, pois tenho medo que se cansem de mim, mas ao mesmo tempo é dificil demais carregar tudo isso sozinha. Nunca pensei em me matar, mas já desejei morrer. Desejei que algo ruim acontecesse para evitar ver o estrago das coisas que tanto amo e a perda delas por conta desse meu problema. Fiz terapia por um tempo, mas nao estava me ajudando. Preciso procurar outro profissional, mas no momento, preciso focar financeiramente em outros assuntos. Leio muito sobre a distimia, para tentar entender o que se passa comigo e me sentir aliviada, pois me ajuda a entender que tudo o que se passa comigo é vivido por milhoes de pessoas e nao sou uma pessoa fraca ou derrotada. Sofro de uma doença. De qualquer forma, a culpa e medo de perder quem eu amo pelo cansaço de conviver com alguem assim sempre predominam. Queria tanto encontrar uma forma de passar por isso sem que ninguem saiba, até o momento em que esse problema se estabilize. De tudo o que eu já li, fiquei impressionada e posso dizer que me senti acolhida e menos solitária nesse mundo à parte do qual somos obrigados a conviver, pois conseguiu descrever exatamente tudo o que se passa comigo, desde os sintomas até os efeitos colaterais de tudo o que se passa na minha cabeça. Enfim, usei este espaço para desabafar um pouco, pois sei que quem está aqui passa por problemas iguais ou piores e nao me julgará. Muito obrigada, desejo muita força e paz à todos os colegas que também vivem essa luta diária e só posso dizer que somos guerreiros por viver com isso e no fundo ainda termos a esperança e a garra de lutar para sermos felizes. Abraços!

Avatar for Miguel Lucas
Trindade Machado

Eu lamento muito, não poder elaborar um comentário… mas, creio que vai me ajudar mesmo na condição de deseperânça total o que, chamo de morte da alma!!! Acho horrível! esse estado destrutivo! Mas o que eu li, é muito bom e, bonito! pena! Que parece uma lenda…………

Avatar for Miguel Lucas
Margareth Peres da Silva

Amei as explicacoes, sou casada meu marido sofre de depressao e e esquizofrenico, aposentou se aos 50 anos, por motivo de doenca. A convivencia esta muito dificil, tudo oaborrece, diz q nnguem gosta dele, tem crises e crises, magoa, machuca com palavras. Esta em tratamento a quase 4 anos mas a melhora foi insignificante. Nao estou sabendo como ldar com isso. Sabe onde posso ir, o q posso fazer para ajuda lo e para nos ajudar eu e minha filha vivemos com medo das reacoes dele. Aonde posso ir preciso de ajuda.

Avatar for Miguel Lucas
criss

Eu tb já tive depressão ,mas já está controlado, isto é , vejo sentido pra minha vida e tenho metas.
O que dificulta no tratamento da depressão é essa coisa de encontrar a medicação certa e encontrar um bom psiquiatra.
Eu levei uns 2 anos pra melhorar e nesse meio tempo eu desistir de tomar medicação por achar que não adiantava nada, aí eu piorei e fiquei na pior durante 6 meses até não suportar mais e procurar novamente um médico.
O que eu estou querendo dizer é que se pra mim que foram 2 anos já foi difícil e deu vontade de desistir imagine pra quem já tem esse mal mais de 5 anos ou desde adolescente.
É complicado, porém fale ressaltar que não adianta só tomar remédio tem que haver uma mudança na maneira de pensar tb. No meu caso a mudança de pensamento aliado com as medicações foi o que me tirou daquele pesadelo.
Queridos boa sorte no seu tratamento.

Avatar for Miguel Lucas
Anonymous

Mente Depressiva

Muitas vezes na vida a gente passa por dificuldades, vai de você saber enfrenta-las.
Muito tempo eu queria ou melhor precisava saber os porques? Por que eu não consigo me relacionar com nenhuma garota que eu acho atraente? Por que simplesmente eu travo em certos momentos, Porque eu nasci? Se não sou esperto, nem um pouco atraente ou comunicativo. Varias vezes me peguei pensando nisso, por que eu sempre sou dramático quando algo da errado, por que eu acabo magoando pessoas que só querem meu bem, por que eu preciso ser o drogadinho da galera pra tentar ser alguém, e sinceramente quando me pego pensando nisso, muitas ideias surgem na cabeça, a ideia é sempre eu vou mudar, eu preciso mudar! Só que simplesmente quando durmo e acordo no outro dia, acontece esse pesadelo dia após dia, em certos momentos eu só queria dormir e não acordar mais, sei que isso soa muito dramático, alias sou um jovem de 19 anos que não aprendeu muito sobre essa vida ainda… Eu só queria tentar entender meu papel na terra, e se existe algum lugar melhor, paraíso? quem sabe, o por que eu vim ser essa pessoa vazia, que guarda todos os sentimentos dentro do peito, não consegue nem ao menos conversar com alguém em um momento de solidão e tristeza, realmente não sei se alguém vai ler isso, e se ler não vai ligar a mínima, mas acredito que muitas pessoas sofrem desse mesmo problema, muitos dias acordamos se olhamos no espelho e sentimos desgosto do que vemos. Suicídio? não sou muito covarde para isso, e também acho que não seria a melhor solução, se sim é uma doença "depressão" e sei que tenho todos os sintomas disso, a melhor opção seria procurar um psiquiatra? Ou simplesmente tentar mudar, eu perdi muitos anos da minha vida na frente do computador jogando games online, e sinceramente não me arrependo disso… Só que o fator é que eu tento ser diferente, eu tento ser uma pessoa legal, eu realmente tento. Lembro da primeira vez que senti algo por alguma garota, lembro que todos os dias antes de dormir me pegava pensando nela, imaginando tudo, tudo mesmo o lugar, as roupas, o tempo, como tudo deveria ser, e quando rola a oportunidade de ter uma atitude uma vez na vida, eu simplesmente congelo e converso sobre assuntos aleatórios, ou simplesmente não falo nada. Isso é uma coisa que me irrita de um jeito, que minha vontade e de se jogar de cima de algum prédio, mas como disse eu sou muito covarde para fazer isso. Eu só queria entender como faz para ser uma pessoa diferente, confesso que quando escrevo eu me liberto de um peso nas costas tão grande, que consigo apenas focar minha mente em um lugar tão longe e suave, entro em outro mundo e viajo em uma sensação muito boa, me emociono escrevendo isso, porque isso é uma história real, uma história de um jovem depressivo que só queria ter uma vida igual a dos outros, dormir pensando que alguém dormiu pensando em você, ter momentos com alguma pessoa, se divertir, simplesmente hoje com certeza me sinto um cara derrotado, um cara que não tem a mínima vontade de viver mais, todos os planos que tinham em mente simplesmente acabaram, e isso acontece todos os dias cada vez mais, um desanimo tão grande, que vc não tem vontade nem de sair do seu quarto o dia inteiro, apenas deitar na cama e refletir o quão lixo eu sou. Não vou ficar me auto destruindo, e se isso tudo for paranoia da minha cabeça, e se sim alguma garota me acha atraente, porém não demonstra isso por eu não ter atitude, e como tirar essa conclusão sem saber o dia de amanhã, é muitas perguntas que sinceramente não sei a resposta.
Queria só ter algum principio nessa vida, por que sinceramente todos os dias a mesma rotina, as mesmas coisas, as mesmas atitudes. E sim me apesar de ser maior de idade, acredito que sou muito infantil, não saber lidar com os problemas que a vida da, e se tudo isso for um aprendizado para um futuro que talvez esteja guardado, e porque ter pressa para ser feliz, se vc pode considerar essas batalhas diária como um teste, e que no final vou me pegar pensando, como eu era tão idiota em desistir, em desanimar… Muitas das vezes vejo amigos meu, com uma vida sexual ativa, com alguma garota, saio nos lugares eles sempre conseguem pegar alguém e eu sempre sobro, sobro por ser um babaca, sobro por não ter atitude…
Mas sinceramente eu sei que esse pesadelo um dia irá acabar, sei que posso lutar contra isso, sei que posso ser uma pessoa diferente, uma pessoa que alguma garota ira se interessar, mas hoje eu estou em uma solidão e sofrimento enorme, que eu não tenho vontade nem de continuar respirando e digitando esse texto. Mas como eu sou tão covarde e decidi desabafar pelo teclado, deixo aqui uma experiência de uma mente depressiva que a cada dia que passa, só sente mais desgosto dessa vida sem sentido e depressiva que vivo.

Avatar for Miguel Lucas
marcelo

Boa noite. Meu médico (já me tratei com vários médicos) disse que tenho depressão moderada, mas já tive depressão grave segundo diagnóstico. Ou seja tenho realmente depressão crônica, segundo a minha visão de leigo. Às vezes acho meu sofrimento um fardo interminável e constato que meus familiares não entendem direito o que sinto. Aliás desde a adolescência acho que tenho esta doença. perturba minha ida ao trabalho, constantemente o médico me dá atestado. Além disso, os colegas já SOUBERAM MAIS OU MENOS a minha situação e uns agem com extremo preconceito. A medicação, quero crer está agindo, mas muitas vezes perco o interesse pela vida diante de tais situações. Sinto que até minha fé em Deus enfraquece. Espero encontrar uma saída para toda esta situação. atenciosamente Marcelo

Avatar for Miguel Lucas
Silvana

Olá! Parabéns pelo artigo, está bem explicado e simples.
Eu tenho pânico e depressão e estou me tratando.
Em cada comentário que li a cima, me vi passar por eles,
Espero que todos nós possamos sair dessa e nos ajudarmos.
Fiquem com DEUS!

Avatar for Miguel Lucas
Um deprimido, Welington

Ola, tenho 17 anos e sou gay
Sou aquele tipo de gay q usa roupa apertada, tem voz fina, bunda grande, falo alto, fãlo gírias gay, e muito palavrao
Eu sou deprimido, de uns tempos praça criei pra mim um complexo dr inferioridade, e uma mania de perseguiçao.
Ando na rua e vejo a forma como as pessoas me olham, ouço oq elas falam de mim, e em alguns momentos consigo sentir o pezo de seus olhares , e difícilser afeminado nos dias de hoje e enho medo de sofrer algum tipo fe violência,
Eu sei qe ser assim atrasa a minha vida, tenho menor chance em empregos, sofro mais preconceito
Eu quero mudar, não quero deixar de ser gayy. Só nn qero ser mais esse tipo de gay, qero parecer com um menino hetero normal, não quero chamar atenção só de entrar. No ônibus,
Queria a sua ajuda , qero q VC me ajude a mudar, a evoluir, a progredir,
Não quero mais passar nrua e a pessoas me olharem na ruua. Como se eu fosse um monstro como se eu. Fosse um lixo.
Atenciosamente, Um deprimido.

Avatar for Miguel Lucas
Um deprimido, Welington

Ola, tenho 17 anos e sou gay
Sou aquele tipo de gay q usa roupa apertada, tem voz fina, bunda grande, falo alto, fãlo gírias gay, e muito palavrao
Eu sou deprimido, de uns tempos praça criei pra mim um complexo dr inferioridade, e uma mania de perseguiçao.
Ando na rua e vejo a forma como as pessoas me olham, ouço oq elas falam de mim, e em alguns momentos consigo sentir o pezo de seus olhares , e difícilser afeminado nos dias de hoje e enho medo de sofrer algum tipo fe violência,
Eu sei qe ser assim atrasa a minha vida, tenho menor chance em empregos, sofro mais preconceito
Eu quero mudar, não quero deixar de ser gayy. Só nn qero ser mais esse tipo de gay, qero parecer com um menino hetero normal, não quero chamar atenção só de entrar. No ônibus,
Queria a sua ajuda , qero q VC me ajude a mudar, a evoluir, a progredir,
Não quero mais passar nrua e a pessoas me olharem na ruua. Como se eu fosse um monstro como se eu. Fosse um lixo.
Atenciosamente, Um deprimido.

Avatar for Miguel Lucas
REGINA

Tenho depressão pós traumática há 5 anos.

já fiz todo tipo de tratamento, minha vida mudou, e eu piorei consideravelmente, não tenho perspectiva de vida, não consigo sorrir, tudo perdeu a graça, e não consigo mais sair de casa…..
é o fim, fundo do poço de novo, que fazer????

Avatar for Miguel Lucas
AILTON

BOA TARDE,Meu nome e Aílton,tenho 24 anos não estou passando por nada parecido,mais estou passando ai pra dar uma forca a vocês se tenhas saúde vai a luta, minha mãe acaba por passar por uma cirurgia delicada onde teve que arranca umas das pernas,a alguns dias atras,achei que iria fica depressivo ou algum parecido mas gracas a DEUS estou me saindo ótimo,meio triste e inconformado por que ela só tem 59 anos.Tava lendo alguns comentários e percebi que tem muitas pessoas ai fracas pra vive os por baixo ai galera vamos levantar a cabeça e seguir em frente já ouvirão alguém falar assim,SE DEUS TE DEU SAÚDE DUAS PERNAS E BRACOS FORTES E UM PENSAMENTO BOM VAI A LUTA QUE VOCÊ CONQUISTA O QUE VOCÊ QUERÊ NÃO IMPORTA AS DIFICULDADES O QUE IMPORTA È VOCÊ CHEGA LA NO FINAL E DISSE EU CONSEGUI.

Avatar for Miguel Lucas
Marcos Marins

Olá, não sei se vai chegar a ser lido, mas PRECISO DE AJUDA, a depressão não me deixa viver, até os 22 anos eu era cheio de vida, gostava do que eu fazia, tinha dois empregos e ganhava bem, a depressão se manifestou em mim quando uma viatura policial bateu em meu carro, eu tinha um sonho desde os 15 anos em ter um carro e quando finalmente consegui comprar 1 mês depois uma viatura policial bateu em minha traseira e não pagaram nada, desde então minha vida mudou para pior, cheguei a ser internado com TOC, fiquei encostado pelo INSS e quando voltei me mandaram embora, me revoltei, decidi que nunca mais trabalharia para os outros, montei um restaurante, deu tudo errado, hj tenho uma dívida de mais de 200 mil reais, e o pior de tudo, além de sujar meu nome sujei o de minha mãe por causa dos empréstimos, só não cometo suicídio por que quando penso nessa palavra imagino como seria minha mãe chorando ao lado do meu caixao, me tornei uma coisa que eu nunca fui, uma pessoa invejo de deprimida, não tenho inveja do que as pessoas ao meu redor possuem, tenho inveja de como as coisas fluem normalmente na vida delas e na minha tudo da errado, eu não tenho animo pra nada, antes da depressão eu tinha 72kg, hj tenho 95kg e o corpo cheio de estrias, auto estima é algo que eu queria sentir novamente e não consigo, na verdade tenho sérios problemas em me olhar no espelho, POR FAVOR, se alguém puder me ajudar meu email é marcos_marins1@hotmail.com, hj tenho um filho, ele tem 1 ano, não posso continuar desanimado, eu imploro, se alguém puder me ajude, desde já não tenho dinheiro nenhum, essa desgraça toda já acontece desde 2008, eu preciso readquirir minha auto estima, mas não sei como, parece que tudo me impede

Avatar for Miguel Lucas
Raquel

oi. Eu convivo com uma pessoa que tem depressão. acredito que tenha Transtorno explosivo intermitente também. Ele não quer buscar ajuda. Ele sabe q tem depressão, mas esquece. Diz não precisar se tratar. Que eu sou responsável por tudo que ele sente.
Não sei se tenho algum grau de depressão. Uma psicóloga diz q por sofrer os efeitos de conviver com uma pessoa assim eu posso apresentar algum sintoma. Estou cansada. Me se into impotente e fracassada por conviver com uma pessoa nesse estado. Estou com ele ha 11 anos. Ele sempre foi agressivo e desequilibrado. sempre com altos e baixos. Amo ele muito. Ele faz tudo pra me ver feliz, porém, de um segundo pro outro, se irrita e quebra tudo, me agride verbalmente, me expulsa de casa a os berros, me humilhando e oprimindo. Quando ele tomou Lexapro por 3 meses ele melhorou 80 por cento., mas interrompeu o tratamento e não quis voltar mais. Não sei o que fazer, não consigo convence-lo a se tratar. Ele diz q não é louco. Me ajudem.

Avatar for Miguel Lucas
aline loeff

olá!tenho depressão e vários outros transtornos relacionados um que está me preocupando é quando estou assistindo certo programa de conteúdo infantil e parece que eu pertenço àquele lugar,outras vezes tenho sentimentos de que parece que estou em outra época á muito tempo em que eu era feliz isto tem explicação? alguém pode me ajudar às vezes fico preocupada!

Avatar for Miguel Lucas
sandra rodrigues

nao consigo me inturmar com nimgem poucos amigos que tinha se afastarao de mim sou casada mas vivo muito so meu marido trabalha semana todo aos fim de semana,meche com abelha numca saimos pra lugar algum chamo mas ele numca quer dis que esta cansado fico muito isolada quando saio sozinha um pouco ja sinto vontade de ir enbora logo tranco as portas chora facilmente sou muito emotiva sinto que ninguem me ama ate meu marido ,,,ele descuti muito comigo numca me entende quando quero conversar com ele ele fica bravo nao quer me escutar dis que to enchendo saco dele que sou nojenta ja me isolo e choro muito nao tenho com quem desabafar entao choro ,,,ja pensei em suicidio varias vezes me matar com faca enforcada ,as vezes vejo a faca me vejo enfiando ela na minha bariga choro muito querendo acabar com minha vida ,,,,as vezes acho que viver nao vale apena ..

Avatar for Miguel Lucas
Ilma Oliveira Brasileiro Constantino

Perdi um filho já há mais de 5 anos e ele morreu de Leucemia.Não conhecia a depressão até meu filho Rafael adoeceu,no primeiro ano estávamos com tanta esperança que fiquei um pouco tranquila, pois o seu médico nos dizia que a leucemia dele era uma das mais fáceis de tratar, e que nós descobrimos a tempo. Mas assim que ele entrou na remissão ele teve a recaída e eu não conseguia aceitar e ver tanta tristeza em meu filho, continuamos o tratamento, vencemos muita batalha , mas perdemos a guerra. Meu filho tinha 15 anos e tinha tantos sonhos, era um filho, irmão,neto, sobrinho, primo e amigo, ele era muito carinhoso e atencioso com todos da família e amigos. Entrei em depressão lá no hospital mesmo, sentia tanto medo de ficar sozinha e no fim, no dia 28/10/2009 ele começou a sentir falta de ar logo depois do banho,depois do almoço. aí ele ficou na enfermaria mesmo no oxigênio. O médico, não o dele mas o coordenador dos médicos residentes, dr. Alexandre, simplesmente me disse que o caso dele era irreversível e eu e nossa família ficamos com ele na enfermaria para esperar pelo último suspiro do meu filho. Não existe para uma mãe que lutou tanto para salvar o seu filho e ele também não entregou os pontos, para no final simplesmente espera meu filho morrer. não levou nem 24 horas para ele partir, o que mais me dói era que ele sabia que estava indo e que ele não voltaria para casa, para seus familiares e amigos, eu daria a minha vida por ele, se Deus permitisse, mas mesmo assim eu esperava por um milagre, pois para Deus nada é impossível e hoje desejo que ele me leve para junto do meu filho, mesmo tendo outro, que é mais velho e no momento está me trazendo muita preocupação, não demonstra que se importa comigo, pois não houve os meus conselhos e as vezes é até agressivo. mas para uma mãe, ter 10 filhos e um é a mesma coisa, pois nenhum substitui aquele que partiu e não é porque vc não ama o seu filho que ficou e sim porque a vida perde o sentido quando se perde um filho, sinto vontade de morrer todos os dias.
Ilma, moro em Timóteo. Minas Gerais

Avatar for Miguel Lucas
leticia

Óla , sou casada e de umas semanas pra cá estou chorando horrores , por que acordei muito negativa não sei se amo mais meu marido mais sinto que seu larga ele iriei me arrepender , não sei mais o que estou sentindo, nada pra mim e bom, larguei meu serviço por cismas minha e dali em diante foi perturbando minha cabeça me desabafo com ele dizendo que ele não me merece que e pra ele me larga que não quero magoar sentimentos dele , mais ele luta e diz que ira me ajudar tenho pena dele sinto que não ajudo em mais nada , brincadeiras pra mim não tem mais graças. No começo do meu casamento eu era muito desconfiada dele sendo que ele não fazia nada de errada, ciumes a beça de minha parte isso ia aos poucos me enrritando , era muitas brigas em cimas de brigas de uns tempos pra cá estou assim chorando sempre com medo de perde ele não sou mais animada pra mais nada, confusa de tudo olho pra ele e não sei mais o que sinto por ele meus sentimentos estão confusos tudo esta confuso em minha cabeça noites que não durmo mais é per tubador isso , rezo todas as noites pra deus me abençoar mais não resolve resolve um pouco fico mais calma mais por tudo eu choro sinto uma tristeza imensa por dentro de mim . Mas o pior de tudo e que não aceito medico psicologo acho que isso e s´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´o uma sisma de minha cabeça e que tento entender mais não consigo , não sei se é depressão.

Avatar for Miguel Lucas
camila

Oi gostei muito da matéria foi muito esclarecedora pois venho passando por crises depressiva e eu não entendia como eu poderia esta em tal situação aos 21 anos .
De repente foi como se tudo que superei no passado tivesse voltado no presente e dessa fez eu não tivesse forças para vencer eu não entendia mais na verdade eu nunca superei eu apenas sobreviver .
sei que os principais fatos que mim levaram a tal condição de depressão foi a minha história de vida pois assim que nasci meu pai se mostrou um homem totalmente in responsável pai esse que devia ser uns 20 anos mais velho que a minha mãe ela tinha 19 anos e ele uns 39 /40 mais assim que nasci ele não fazia nada por mim minha mãe conta que ele não comprava talco fraldas da quelas de tecido mesmo e mandava ela pega folhas de malva que uma plata que causa uma reação alérgica quando entra em contato com a pele queima e causa assaduras na pele e isso em qualquer tipo de pele imagina em um bebê recém nascido e o leite que tomava tinha que ser apanhado a dois quilômetros de distância e ele não ia buscar a minha mãe que ia busca encima de um cavalo e deixava eu com ele um dia ela saiu pra busca o leite e eu estava com muita fome chorando muito e ele mim deu caldo de feijão conzido com carnes que tinha pronto em casa esse homem não se deu o trabalho em pensa em fazer alguma coisa mais saudável uma fruta um suco um caldo de legumes algo que não fosse tão pesado essa ação dele mim traz consequências ate hoje fui uma criança que sofreu muito com problemas de estômago e intestino bom pra termina a história com o meu "pai"ele não mim registrou nos meu documentos não tenho pai também .
Minha mãe praticamente fugiu dele com migo em seus braços meus avós contam que ela pulou a janela com migo nos braços que absurdo esse homem aprendia em casa mesmo não sendo um marido que sustenta a casa um monstro bom sei que ele fugiu e arrumou um marido melhor só que viúvo e recém separado com 3 filhos da falecida e um filho da ex a situação financeira não muito boa mais um homem trabalhador e digno de ter uma mulher os filhos 1 adolescentes 1 adulta 2 crianças mais minha mãe não soube conviver com os filhos dele e tinha muitos conflitos e brigas minha mãe engravidou e quando eu tinha 1 a ninho minha irmã nasceu sei que minha mãe ficou com depressão pós Parto poi ela quis fugir do hospital pulou o murro logo depois de da a luz a minha irmã é o que contam
O que lembro da minha mãe lá na casa do pai da minha irmã e de brigas e dele deixando a casa mim levando junto e deixando minha irmã lá era sem rumo na vida ia para casa dos meus avós e logo brigava com eles sei que não era culpa dela pois meus avos não dava apoio pra ela então ela voltava pra casa do pai da minha irma novamente e isso se repetia com muita freqüência minha mãe era muito mal com migo mim batia e espancava lembro que eu com uns 4/5 anos ela bateu com uma lata na minha cabeça sangrou bastante o pai da minha irmã era contra ela judia tanto de mim acho que ela de contava o sofrimento dela em mim quando completei 5 anos ela se mudou de vez de lá pra um barro de barro e faras de 2 cômodos sem água e sem luz e sem banheiro situação sub humana quando chovia a água entrava pra dentro da casa parecia um chiqueiro de porcos ela sempre mim maltratava muito com palavras ,batia,espancava creci sofrendo muito a casa melhorou um pouco ela colocou água e rede de esgoto mais banheiro não tinha só uma lona no quintal com um cano e uma engenhoca pra fazer as necedades uma torneira pra toma banho bom pra mim que era crianças essa coisas não mim causa sofrimento mais a minha mãe os maus tratos dela isso mim matava por dentro desde muito nova eu trabalhava muito pegava agua com 5 anos numa ladeira enorme de uma rua para outra pegava lenha nas costas de uma distância de uns 4 quilômetros ia pescar ainda mais longe pra ajuda ela só foi a escola aos 8 anos de idade e lá vi que crianças podem ser bem cruéis para humilha era muito humilhada na escola por causa da pobreza evidente com roupas velhas sandália um trapo eu era boa aluna apesar de tudo pois bem tem mais historias que não deram pra conta pois é muita coisa e eu iria passa o dia escrevendo vou ressalta alguns fatos marcantes como: pegava reciclagem no lixo para ter dinheiro para compra pão leite ,minha mãe jogou minhas roupas na rua 3 vezes , conhece meu namorado quando tinha 12 anos hoje é meu marido foi mora com ele com 13 anos ,tive meu filho aos 16 anos .
Passei dificuldades com meu marido também e passamos até hoje poi ele também era muito jovem quando fomos mora juntos só 18 anos ainda demorou pra completa 19 e a família dele bem humilde também e também pais separados mais meu marido tinha emprego fixo com registro ele fez empréstimo bancário e alugou casa comprou coisas necessária para mora e foi tudo tao bom nesse período durou 8 meses e o pai dele nos convidou para o estado onde ele morava e largamos tudo e fomos com a promessa de um emprego melhor salário mais alto só que chegando lá foi bem ruim o pai dele não gostou de mim estantaniamente e o embrego era mentira não deu pra ficar lá pois o meu sogro queria mesmo nos separa voltamos sem nada e foi horrível a miséria que passamos nos tão jovens e tão sofridos unidos pelo o amor essa parte de nossa volta foi bem longa e sofrida passamos por tudo juntos e ate tivemos um filho lindo e depois de uns 5 anos voltamos pra São Paulo pois meu sogro deu a casa pro irmão do meu marido e assim pro meu marido também a casa tem duas partes uma mora eu e meu marido e na outra meu cunhado e agora meu sogro ta construído em cima na lage sei que minha vida pode fica pior com a chegada do meu sogro mais não posso fazer nada a respeito a casa e dele e ela já passou isso na minha cara e acho que foi por isso também que entrei em depressão pois tinha esperança da minha vida muda quando fosse adulta mais não mudou tenho medo de mora de aluguel com meu marido e ele fica depressivo também o nosso filho tem apenas 5 anos e da muito trabalho ele deve ter TDA não tenho ninguém de confiança pra tomar conta dele pra mim trabalhar.
Eu tava muito depressiva mesmo mais mim lembrei de como consegue viver com minha mãe foi mim apegando ao senhor Jesus e foi o que fiz pra continuar vivendo orei a Jesus e pedi a ele forças e pra tirar a depressão de mim desse momento pra car melhores muito mais ainda não estou bem mais mim voltou a esperança em uma vida melhor e feliz conseguir enxerga uma luz pois tenho um filho pra criar e um marido.
Meu nome e -imail não são verdadeiros pois acho que se as pessoas descobrem o que passei e passo pode ate piora tudo pois até hoje só encontro humilhações ainda bem que Jesus mim socorre

Avatar for Miguel Lucas
lucia

olá, sou casada há 7 anos, não tenho filho, eu e meu marido sempre nos demos muito bem, nos respeitamos muito. Ele é uma pessoa muito estressada e já passamos por muitas coisas de familiares que absorvemos no nosso casamento. Faz tempo q que observo que ele precisa de um tratamento, é uma pessoa que gosta de tudo certinho e quer mudar o mundo, com isso ele não consegue e sofre. A ROTINA DO DIA A DIA ESFRIOU O relacionamento e esse mau humor dele também. O caso é que de um dia pro outro ele disse não sentir mais atração por mim, ou melhor não sabe o que está passando em sua cabeça, foi ao psiquiatrra foi diagnosticado uma depressão, está tomando remédio, mas começou de pouco tempo. Estou perdida, não sei se é da depressão ou se ele não me quer mais. Socorroooooo

Avatar for Miguel Lucas
Camila

Gostaria de saber por que removeram o meu comentário?
Quem exclui pode responde o motivo comentando que estou acompanhando.

Avatar for Miguel Lucas
kelly

Eu tenho uma capacidade incrível de fazer as pessoas sorrirem,ficarem felizes .Tenho uma percepção de quando vejo uma pessoa triste e ajudo conversando como se nada quizesse ,ate a pessoa confiar em mim e abrir seu coração,não abandono ate a pessoa da a volta por cima,mas eu não consigo me ajudar,eu sou uma pessoa muito triste,gorda ,anciosa e cheia de preconceitos comigo mesma,não gosto mais nem de me olhar no espelho,cada dia pior,sinto vergonha de nim mesma quando estou com meu marido que e mais novo do que eu 14 anos,quando vejo alguem chegando em casa,eu me escondo ,automaticamente eu vou pró quarto,ele não tem vergonha de mim,mas eu tenho!
Sou anciosa e por ser assim começo comer compulsivamente e quando paro ,mais triste eu fico comigo,choro muito sozinha,mas não deixo me verem triste chorando ,perto de outras pessoas eu sorriso,brinco ,sou a palhaça da familia,mas e uma forma de não repararem meus defeitos, uma forma de não me sentir tao ridícula perante as pessoas ,já sendo…Queria muito ,fazer alguma coisa,mas não me sinto motivada a nada ,só a comer e ficar na frente de uma TV deitada ,depois que eu dei um mal jeito no ombro não pude mais trabalhar e depois disso foi pior ,ai que ei não trabalhei mais ,mesmo pq sinto dores constantes,e me entupo nos remédios pra passar a dor,me queixei pro meu marido e ele falou pra eu tirar o braco pra parar a dor..isso me deixou mais triste ainda,agora sinto dores calada,não durmo muito,fico incomodada com dores….choro demais…choro muito e to me sentindo muito infeliz!Não tenho mais nenhuma amizade ,tudo se acabou comigo ,eu só tenho meu marido ,e minhas filhas mas não falo o que sinto pq ninguém liga mesmo….queria uma ajuda

Avatar for Miguel Lucas
tais

Eu me sinto tristeza constante e parece que perdi o controle de tudo na minha vida. A vontade de acabar com toda essa confusão na minha mente é tanta que penso no suícidio, penso nisso o tempo todo, e me sinto mal por saberem que existem pessoas lutando p viver e eu querendo jogar tudo fora. Eu so queria ser normal…sinto falta de me sentir alegre e feliz.

Avatar for Miguel Lucas
Karen

Há mais de 25 anos sofro com depressão. Todos esses sintomas conheço bem, mas já consegui ter vencer algumas batalhas. Já tomei vários antidepressivo, hoje faço tratamento com venlafaxina e olcadil, 150 g e 1g, respectivamente, porém nunca houve um remédio que fosse eficaz de fato, sempre a melhora é pouca e a luta é muita. Hoje já consigo conviver melhor com com as pessoas de casa, porém não estou conseguindo sair sozinha, houve épocas que eu conseguia, mesmo após a doença. Isso é muito ruim me tira a liberdade e autonomia. Em relação aos pensamentos negativos e enganadores que temos quando estamos numa crise, realmente os médicos com os quais já me consultei, nunca fizeram uma abordagem clara sobre isso. O que é de extrema importância visto que ficamos totalmente perdidos em relação ao que sentimos de fato, o que é verdade e o que vamos deixar de sentir quando a crise passar. Sinto como se na hora da crise eu fosse outra pessoa, e já fiz várias pessoas sofrer com minhas ações nessas horas. Atualmente consigo controlar e hoje também é mais forte antes da menstruação, mesmo assim é bem doloroso, mas já consigo entender que é a crise e não exatamente um sentimento normal. O que queria muito agora era nao ter tanto medo de sair de casa sozinha. Desde que um ônibus em que eu estava foi assaltado eu fiquei com esse medo que eu já tinha superado. Infelizmente a violência está aí e é real, e quando estamos assim ficamos muito sensíveis, com medo de tudo e pensamentos negativos. Queria superar isso hoje. Parabéns doutor, pelo blog e por todo seu trabalho!

Avatar for Miguel Lucas
Anónimo

Não sei o que fazer mais, a pessoa que eu mais amava terminou tudo comigo, ainda hoje não entendo o porque.
Era tudo tão bonito, havia sentimento, tudo mas uma depressão deixou-o sem forças e perdeu todo o sentimento por mim e até por ele próprio.
Não o gosto de ver neste sofrimento, e ainda me faz sofrer a mim.
Será que ele voltará para mim de novo quando o sentimento voltar ?
Sinto-me sem chão :'(

Avatar for Miguel Lucas
Adilsom

Vejo diversos relatos de depressão, porem muitos nem depressivo são… Sou casado a 13 anos, tenho 2 filhas uma biológica e a outra de um fruto de um namoro de minha esposa com 19 anos. Hoje com 42 anos me encontro em um QUADRO depressivo mas sem.saber na verdade se é depressão ou apenas brigas do dia a dia… Se é depressão ou apenas desgaste no relacionamento… A única coisa que sinto é uma enorme vontade de mudar, de parar de brigar…mas vejo que por mais que tente não conseguimos….não consigo pensar nem em mim mesmo… Sei que estou indo para o fundo do poço… E minha esposa não me socorre… Ela me afoga… Meu único objetivo hoje ne resume em filhas… Tenho dó delas, sei que minha esposa é uma boa pessoa, mas descontrolada, nervosa… E faz não só eu mas todo mundo viver em um bringa… Pois afinal… Ele cresceu em um ambiente destes… Peco a deus que me erga, e me faça forte para resistir…

Avatar for Miguel Lucas
Vitoria

Eu tenho apenas 17 anos e honestamente não sei por que me sinto triste. Não tenho motivos (tenho uma família saúde casa etc) por isso evito falar com a minha mãe pois ela certamente falaria de como eu escolho me sentir assim é como eh apenas e exclusivamente culpa minha. Faz bastante tempo que me sinto assim e realmente não me lembro como eh me sentir feliz e disposta, me falta vontade de estudar de sair até de tomar banho; o único motivo para eu sair de casa é p beber e fumar pq na boa se eu pudesse fazer isso em casa eu nunca sairia.

Avatar for Miguel Lucas
brian

Sei que me encherao de criticas mas vou postar assim mesmo
ADEUS MUNDO
E quando chegar a hora não sei se terei coragem, o desconhecido como sempre dá medo. São tantos valores, é tanta moral, são tantas críticas e censurar isso me cansa. Por mais que tente sair dessa rede a única coisa que me vem a mente é ela, isso me conduz ao fim porque sei que não a terei mais, tudo bem que bilhões de pessoas já esqueceram, saíram disso, porém eu não consigo, o céu parece sempre horrível, as pessoas não falam mais a tua língua, tudo parece errado, eu estou errado, é muito confuso uma indisposição e resistência em não sair, uma luta, as pessoas estão sempre armadas e dispostas a me atacar, o mundo está cada dia mais cruel e eu também, sinto que fiquei com o sangue a flor da pele e até o vento perdeu a graça, as vezes ele me irrita. Não estou louco ainda, porém isso vai me levando cada dia mais para um lugar particular que só eu consigo ficar é muito ruim, mas ao mesmo tempo é muito bom, um masoquismo sem fim, enquanto não tenho coragem de consumar meus projetos, continuo fingindo que sou forte e continuo com o meu teatro. Sabe aqueles filmes em que o individuo se apresenta como um bom rapaz, mas que quando cai a noite ele se apossa do seu plano senão diabólico mas fantástico, onde o ir e vir fica como uma masturbação e nessa masturbação adormece, já não são os carneirinhos que o faz dormir, são lampejos e devaneios de loucura. É, agora já passou a crise, mas não estou livre, ela fica me namorando alias é a única que me namora é a única que me ama não me abandona e no meu ninho, na minha loucura, na minha ira, no meu ódio ela é tão cúmplice que começo a querê-la em mim.
Será que isso já é loucura? Não sei, mas é tão bom ser louco e nessa loucura vozes começa a ter um sabor amargo, aquelas vozes de mestres experiências que nada significa uma enxurrada de coisas que estão passando. Pessoas passam horas falando coisas que não dizem nada ao contrário cada palavra vai tornando mais pesado o fardo um peso que quase não consigo carregar, sabe é tão insuportável que só de pensar em vozes experientes me dói, vozes técnicas, cheias de estética e padrões normas da ABNT é torturante, e o fim não consigo caminhar assim, não sei até quando vou suportar essa tortura quando o estar aqui se torna muito ruim e o porvir um mistério. O que sera isso ?

Avatar for Miguel Lucas
Afonso

Boa tarde Brian , como o ditado diz é preciso um louco para compreender outro ( bom sentido) . Eu estou a passar por uma situação semelhante , cansado de viver , de ver médicos a entupirem-me em medicamentos , a minha vida resume-se a comer olhar para as paredes . Aliado a isto sinto fobia social , uma sensação estranha quando ando na rua . Se vou a um café começo observo as pessoas; uns falam de política outros sozinhos etc etc. Fico introspectivo começo a conversar comigo mesmo . A isso considero uma crise existencial . Não consigo aguentar-me num trabalho , ter amor . Na medicina dizem que é esquiziofrenia , o espiritismo diz que é mediunidade , os médicos defendem que são crises biológicas. Os psicólogos dizem para não procurar-mos culpados. Teses falam em amígdalas o cortex cerebral e hipotálamo. Existe a TEC

Avatar for Miguel Lucas
Afonso

Boa tarde Brian , como o ditado diz é preciso um louco para compreender outro ( bom sentido) . Eu estou a passar por uma situação semelhante , cansado de viver , de ver médicos a entupirem-me em medicamentos , a minha vida resume-se a comer olhar para as paredes . Aliado a isto sinto fobia social , uma sensação estranha quando ando na rua . Se vou a um café começo observo as pessoas; uns falam de política outros sozinhos etc etc. Fico introspectivo começo a conversar comigo mesmo . A isso considero uma crise existencial . Não consigo aguentar-me num trabalho , ter amor . Na medicina dizem que é esquiziofrenia , o espiritismo diz que é mediunidade , os médicos defendem que são crises biológicas. Os psicólogos dizem para não procurar-mos culpados. Teses falam em amígdalas o cortex cerebral e hipotálamo. Existe a TEC … Eu não sei o que falar com os psicólogos e com os psiquiatras . As emoções sentem-se . Por vezes penso que tenho que nivelar a minha humildade . Saber o que quero . Nesta fase não encontro respostas. Sinto que as pessoas é que decidem por mim. Tive uns episódios de stress e fiquei com um embotamento emocional . Sabe o que não é sentir o homónimo do prazer? Agora por fim à vida eu penso que temos tanta vontade de viver que pensamos em nos suicidar. Isso não resolve nada , é um acto egoísta. Lá porque não sinto emoções acredito que as pessoas à minha volta as tenham . Humildemente sem sentir esse sentimento , pois sou revoltado, vou continuar os tratamentos com o psiquiatra e psicologia. Preciso de desenvolver a concentração e experimentar felicidade. Abraço. Abstraia-se dos pensamentos suicidas e pense ninguém está dentro da nossa mente. Ando a fazer exercícios todos os dias . Se sou infeliz , azar o meu só estou a olhar para o lado negativo da vida. Abraço!

Avatar for Miguel Lucas
jo

tambem estou com esse problema nao aguento
mais. comecei um tratamento com uma psicolo
ga e desisti. pq esta area eiste muitos profissio
nais mas sao poucos que sao bons

Avatar for Miguel Lucas
sara

Olá
tenho 25 anos e tenho uma depressao, seguida de um esgotamento nervoso.
estou medicada desde março deste ano, depois de um tentativa de suicidio.
tudo começou por um erro que cometi num trabalho que fiz para o meu doutoramento (que estou a tirar), passei duas semanas inteiras sem dormir e o meu cerebro so pensava nesse erro a toda a hora. a tentativa de suicidio chegou depois de sentir que ja nao amava mais ninguem no mundo e que nao valia a pena continuar a viver.
apos 3 meses de medicaçao ja me sinto um pouco melhor, ja nao tenho ataques de panico. Contudo sinto me emocionalmente muito confusa. tenho um namorado, namoramos ha 3 anos e antes de isto me acontecer ele era a pessoa mais importante da minha vida. Agora tenho alturas que sinto que ja nao gosto dele, e quando sinto isso fico muito confusa, porque ele sempre foi tudo para mim. nao sei o que faça. o meu psiquiatra diz que é normal colocar tudo em causa.. mas vejo o tempo a passar e eu confusa sempre com isso.. será que nao vou voltar a ser a mesma pessoa? feliz com o meu namorado e familia..

Avatar for Miguel Lucas
jaqui

O blog mim ajudou
a perceber que o que
sinto é mesmo depressão
não gosto de sair mais
de casa sou casada
acabei de fazer 22 anos
mim sinto sem reação isso com
freqüência a

Avatar for Miguel Lucas
Junior

Bom dia.

Sou homem, 46 anos, filho de pais separados desde quando eu tinha 08 anos, divorciado, sem filhos, funcionário público municipal, moro em São Paulo, capital.

Fui casado por 08 anos. Separei-me há 03 anos e meio, e desde então vivo sozinho.

Encontro-me em um estágio de depressão que só tem piorado nesses 03 anos, dia após dia.

Tudo teve início com a minha separação. Mas para chegar ao momento da separação, tenho que contar outro fato. Sou heterossexual, mas nunca fui muito chegado em sexo, desde minha adolescência. Nunca fui como meus amigos, pegadores. Eu sempre na minha, tímido, quase não namorava.

Até que conheci minha ex e nos casamos quando eu tinha 35 anos, e ela 21. Nos primeiros meses tudo ia bem, mas eu, como nos meus poucos namoros, perdia logo o interesse pelo sexo. Minha ex sofreu muito com isso. Já nos últimos anos de casados, raramente fazia sexo. E quando eu fazia, era uma tortura para mim.

Mas eu a amava, e ela me amava. Só que eu não tinha a necessidade de sexo como ela tinha. Aliás, posso dizer que nem necessidade de sexo eu tenho.

Bom, no final de 2011, ela foi embora para a casa da mãe. Ai meu chão desabou. Já não sentia desejo por ela, mas sentia amor. Vontade de estar junto, de andar de mãos dadas, de abraçar, de beijar, de dormir abraçado, necessitava da companhia dela, mas sem envolvimento sexual.

Nessa época, sofri muito, chorei dias, semanas, meses, quase o ano todo de 2012. Fiquei o ano de 2012 sem namorar, sem sair com ninguém. Sou um homem bonito, dizem, que não aparenta a idade, e as mulheres não entendiam como um homem como eu não tinha uma namorada. Perdi o interesse por tudo e por todos.

No final de 2012, depois de 01 ano separado, acabei aceitando o convite pra sair, de uma mulher que conheci na internet. Foi um desastre, pois eu falhei na cama com ela. Isso me levou mais para o fundo do poço.

Depois dessa, acabei entrando em sites de relacionamentos, e conheci dezenas de mulheres, algumas até casadas. Não tinha dificuldade nenhuma em seduzir qualquer mulher. Nova, velha, solteira, casada. Mas, a partir daquele encontro catastrófico, passei a fazer uso de Viagra, Prammil e outros do gênero. Para mim e para elas, foi um sucesso. Seduzia e saia. Mas nada disso supria o vazio dentro de mim. Passei os anos de 2013 e 2014 nessa vida. Não me importava com as finanças, chegavam os dias das minhas folgas, eu pegava um ônibus ou um avião e ia encontrar alguém, em algum lugar desse Brasil.

No final de 2014, conheci uma carioca, e estava até me dando bem com ela. Ia a cada 15 dias para lá. Mas também não deu certo. Agora, já são 03 meses que estou sem ninguém, e nem tenho vontade de encontrar alguém. Descobri-me recentemente assexuado. Nenhuma das mulheres que eu sai souberam de nada da minha vida, da minha história. Quem me vê na rua, não imagina os problemas que carrego e os fantasmas que me seguem.

Minha casa está de cabeça para baixo. Minha vida está de cabeça para baixo. Meu sono está seriamente afetado. Ou passo 10, 12, 14 horas dormindo, e quando acordo, não tenho vontade de levantar, ou passo 24, 48 horas acordado, direto. Minha casa há mais de 01 ano que não arrumo, que não limpo. Apenas lavo semanalmente as roupas que uso. Só tenho forças para trabalhar, e mesmo assim, é um sacrifício, ter que levantar, me aprontar e sair,mas é isso que ainda me mantém. Afastei-me dos amigos, dos parentes. O celular toca e não atendo ninguém. Não tenho vontade de conversar e nem ver ninguém.

Não sei onde vou parar, não vejo uma luz no fim do túnel. Melhor seria dizer, não vejo a luz na borda do poço, pois é como se já chegasse ao fundo do poço. Ninguém sabe de nada. Escondo-me, me fecho, me tranco. Não deixo que percebam isso. Não recebo visita em casa, e se raramente alguém me procura, eu fico quieto, deixo tocando a campanhia até se cansar, desistir e ir embora.

Não sei como sair dessa situação, que se agrava a cada dia. Como disse, tudo começou com minha separação. Não consegui lidar com a separação, com o problema que eu mesmo havia criado. Não aprendi a lidar com a solidão. Deixei esse monstro crescer, me dominar. Dominar meus sentimentos, minhas vontades. De 03 anos para cá, esse monstro, depressão, tomou conta da minha vida. Já não tem mais valor as minhas vontades, os meus desejos e os meus sentimentos. Ele cresceu de tal maneira, que controla meus passos, meu sono, meu apetite, meus sentimentos. Controla a minha vida.

Tenho cargo de chefia na empresa pública que trabalho, e para mim, é uma tortura conciliar os problemas particulares e a depressão, com as atividades e as cobranças inerentes ao cargo que exerço. Sorte a minha que não bebo, e nem tenho vontade, pois seria uma tragédia ainda maior. Entreguei-me ao vício do cigarro, meu companheiro de todas as horas.

Por sorte, vez ou outra, encontro um site como esse, que eu posso desabafar, como fiz agora, sem ser reconhecido.

Avatar for Miguel Lucas
gabriel

ESTAVA ME RELACIONANDO UMA PESSOA MARAVILHOSA QUE ME COMPLETAVA EM TUDO, POREM AO INICIARMOS ELA CONTOU SOBRE TODA A SUA TRAJETÓRIA DE VIDA DAS SUAS PERDAS E DORES QUE CARREGAVA CONSIGO QUE TOMAVA REMÉDIOS PARA DORMIR, MAS ATE ENTÃO ACHEI QUE TODO O MEU AMOR SERIA SUFICIENTE PARA QUE CONTINUASSE A SUA LUTA, ESTÁVAMOS MUITO BEM NUNCA HAVÍAMOS TIDO QUALQUER ATRITO TD NA MAIS PERFEITA HARMONIA, POREM ELA ENTROU EM CRISE PEDIU QUE ME AFASTASSE QUE PRECISAVA FICAR SÓ QUE NÃO QUERIA MAIS O RELACIONAMENTO NAO TEM MAIS VONTADE DE SAIR FK SO EM CASA NAO S ALIMENTA DIREITO E CHORA MUITO…A AMO MT E ESTOU TENTANDO FK DO LADO DELA COMO UMA PESSOA QUE ELA POSSA CONFIAR SEM COLOCAR A FRENTE O MEU SENTIMENTO TENTANDO MOSTRAR QUE ELA PRECISA DE AJUDA PROFISSIONAL, MAS DOI MT VE ALGUEM QUE AMO SOFRENDO E SENTIR A REJEIÇÃO POR PARTE DA PESSOA, POIS A MESMA AFIRMA QUE É NO MOMENTO O QUE SENTE SOBRE A NOSSA RELAÇÃO E COMO SE NADA EXISTIU TD MT VAGO….
CONSEGUIR CONVENCE-LA A VOLTAR AO PSICOLOGO, MAS PERGUNTAS RODAM A MH CABEÇA DEPOIS DA CRISE E POSSIVEL ELA VOLTAR A MIM AMAR?
POR FAVOR SE ALUEM PODER ME AJUDAR
AGRADEÇO

Avatar for Miguel Lucas
margarida silva

Estou em depressão de uns anos prá cá, ultimamente qualquer coisa que acontece e me falam, me deixam mal.Já ouvi que tenho que reagir, que isso vai passar.Algumas pessoas chegam a machucar zombando, desprezando, enviam mensagens como se eu não fizesse nada para sair disso.Vivo sozinha, tenho uma filha de 31 anos que não me visita, nem telefona nada.Eu enviosms pois, ela atende quando quer.Minha mãe está com 84 anos e tenho uma irmã que não quer saber de nada.Sinto que a medicação não está fazendo efeito pois tomo há mais de 8 anos e tenho medo dos atendimentos com psiquiatras que te enchem de remedios.Já fiz terapia várias vezes por anos.Quando estou melhor faço minhas coisas, masagora não estou conseguindo fazer nada, nem mercado.Estou com medo.Já fui internada pela vontade da minha filha que chega e me leva prá internar. A ultima vez foi 2011 onde a médica ia me dar alta e como ela disse pra recepcionista que ia me tirar qdo pudesse, eufui fficando uma pessoa que estava no quarto comigo é que consegiu me tirar de lá.Fiquei traumatizada.Não confio em ninguém mais. Meu nome é anonima.Por favor , me ajude.

Avatar for Miguel Lucas
luis

ola boa tarde eu estou junto a 8 anos a minha mulher teve depresao a 2 ano atraz conseguio ficar melhor porque tinha trabalho e dava para pagar as consultas mas depois o patrao mandou-lhe embora e ai e que ela foi mesmo a baixo eu faco tudo por ela marco consultas para ela ir a medica ela diz que nao vai e liga para o consultorio a desmarcar a consulta e deste mumento ela esta a trabalhar a 3 meses e nao veijo melhoras ela nem se quer fala para mim nem atende o telemovel nem as mensagens faco supresas trago umas rosas ela no dia a seguir mando para o lixo ja vou nisto a 5 meses a fazer isto ate comprei um anel e pedi ela em casamento ela disse logo que nao cria casar com ninguem e quando e foi trocar por uns brincos para a nossa filha de 4 anos eu chego do trabalho pergunto-lhe como foi o trabalho e o dia ela manda vir logo comigo diz que nao me quer ouvir falar mas depois vai ajudar a mae no cafe eu gosto muito dela eu dou por mim a chorar porque faco de tudo e sou o mau da fita agora a mae dela veio com uma conversa a dizer que a filha lhe disse que o nosso amor nao fazia sentido nao sei se e verdade ou mentira porque eu pergunto a minha mulher ela nao diz que sim nem que nao nao sei nada eu ja estou frustrado sem paciencia cansado nem consigo pensar direito no trabalho ja ando a discutir eu alturas estou de folga como ela digo a ela para ir passear com a nossa filha ela diz que nao porque vai ajudar a mae no cafe vou eu e a minha filha so e fico triste porque veijo familiasa passear e eu vou sozinho com a minha filha e a minha mulher em casa preciso mesmo de muita ajuda estou cansado desto tudo ajudem-me

Avatar for Miguel Lucas
natalia aparecida rodrigues

oi meu nome e natalia sou casada tomo remedio pra convulsoes e antidepresivo.. quando eu e meu marido briga ele vive me chamando de louca retardadda doente demental que tenho que me tratar isso e contra lei o que ele faz

Avatar for Miguel Lucas
Bruna Silva

Tudo que você descreve e o que venho passando no último ano. Já sofro dessa tristeza a mais de 18 anos e só tenho 25, sempre tive medo de cair de vez. Há um ano e meio procurei um psicologo, estava desesperada por uma orientação, por um diagnostico. Informei ao mesmo o meu medo de um "colapiso" depressivo, parecia que eu fazia a premonição do que estava por vir. Neste último ano tenho passado a pior das minhas crises emocionais, praticamente não lembro mais quem sou. Não tenho mais alegria em nada, pedi demissão do meu último emprego e voltei para a casa de minha mãe, pelo medo de fazer um mal maior a mim. Pois quando entro em crise só consigo pensar em tirar minha vida. Estou desesperada por um abraço e que alguém realmente queira me ajudar, pois sei que sozinha eu não vou conseguir. Tenho sido forte e lutado contra EU mesma TODOS os dias, pois não há um dia só que não sofra, que não me vergonhe, ou questione o porque de estar viva. Me sinto um estorvo. Fico pensando, sei que não sou a unica a passar por isso, gostaria de ajudar e me ajudar. As vezes me veem lembranças de quando acreditava ser feliz, se como era comunicativa e esperançosa na vida. Sinto saudade do prazer da vida. É horrível uma vida sem cor, neste mundo cada vez mais cinzento.

Avatar for Miguel Lucas
Neusa Peliganga

Tenho 22 anos e tenho uma relação amorosa com alguém de 36 anos de idade. ele quase não me dá atenção no que concerne à conversas de casais e outras, quando tento criar um tema para debatermos ele simplesmente diz uma palavra e logo se cala e muda de assunto, posto no seu assunto eu não posso comentar porque ele diz que "Eu sou mãos velho, não dúvida comigo aceita" e foram tantos meses assim que eu agora aprendi a me calar e a ouvir mais. Agora noto que fiquei com isso, até no seio da minha família e até mesmo com ele, e ainda assim ele fica chateado comigo sempre. Este ano passei por muitas infelicidades e planos não realizados e ele nem sequer me dá uma força. Me encontro numa depressão e tentei conversar com ele e ele me disse que Eu estou perturbada.

Avatar for Miguel Lucas
Neusa Peliganga

Tenho 22 anos e tenho uma relação amorosa com alguém de 36 anos de idade. ele quase não me dá atenção no que concerne à conversas de casais e outras, quando tento criar um tema para debatermos ele simplesmente diz uma palavra e logo se cala e muda de assunto, posto no seu assunto eu não posso comentar porque ele diz que "Eu sou mãos velho, não dúvida comigo aceita" e foram tantos meses assim que eu agora aprendi a me calar e a ouvir mais. Agora noto que fiquei com isso, até no seio da minha família e até mesmo com ele, e ainda assim ele fica chateado comigo sempre. Este ano passei por muitas infelicidades e planos não realizados e ele nem sequer me dá uma força. Me encontro numa depressão e tentei conversar com ele e ele me disse que Eu estou perturbada. será verdade? tenho medo

Avatar for Miguel Lucas
Patricia

Porque as pessoas tem mania de dizer. " depressao???? Como assim???? ela tem tudo, é bonita, tem marido, mãe,casa, carro, dinheiro, como pode ter depressão????! Pra mim é frescura……ta inventando moda agora……
Isso dói e nao sabemos explicar como temos isso tendo tudo de bom. Mas sem forças.

Avatar for Miguel Lucas
Daiana

Olá Miguel Lucas, nos últimos meses tenho sofrido com algo que não sei se é depressão. Eu amava meu esposo e depois de algumas mudanças do nada eu comecei a me desinteressar dele,não tinha mais vontade de beijar nem dar carinho nem nada.Só queria me separar.Consultei duas psicólogas e elas concluìram que eu não o amava mesmo.Me separei, ele sofre, acho que está com depressão,as vezes diz que pensa em se matar. Eu tentei me desapegar dele mas se fico sem falar com ele me da uma angústia, dai tenho vontade de ver ele de vez em qnd mas quando estou com ele não gosto de me aproximar dele.Não sei oque fazer, não tenho condições de pagar um psiquiatra no momento.Pensei em ir à um clinico geral e tomar remédio para ansiedade, inclusive falei p ele fazer isso também. Vi no seu relato que pessoa depressiva pode achar q não ama mais o parceiro.Eu me sinto bem com minha família mas não me sinto bem mais com ele, isso pode ser depressão?

Avatar for Miguel Lucas
eiliapmuller29@gmai.comm

como ajudar uma pessoa depresiva para ela sair dese monto dificil e porcurar ajuda

Avatar for Miguel Lucas
Thaís Alessandra

Boa tarde, eu estou sofrendo isso, mas este sofrimento é mais quando eu estou sozinha ou quando alguém me faz algo que me coloque para baixo.
Eu neste momento estou muito mal, devido a um acontecimento.
Mas uma pergunta, a pessoa que sofre depressão geralmente relembra fatos ruins dentro de sua mente, mas quando o motivo maior da sua depressão foi por causa de uma pessoa, é possível a pessoa depressiva virar psicopata ou sociopata?
Não que seja o meu caso, a minha única arma de defesa para quando alguém mexe comigo quando estou assim é infelizmente a ignorância.
Parabéns pelo artigo!
Aluna de Psicologia, Estácio Uniseb

Avatar for Miguel Lucas
Ainoa Selidone

Obrigada!
De pois é ler este texto e o "COMBATER A SENSAÇÃO INCAPACIDADE E DESESPERANÇA PARTE I e ll" foi como uma luz no fim do túnel, descreveu exatamente como me sinto!
Das seis

Avatar for Miguel Lucas
Ainoa Selidone

Obrigada!
De pois é ler este texto e o "COMBATER A SENSAÇÃO INCAPACIDADE E DESESPERANÇA PARTE I e ll" foi como uma luz no fim do túnel, descreveu exatamente como me sinto! Fazem seus meses que vivo sem sabor com uma sensação de perda de potência e lembro exatamente quando começou e foi uma situação perfeitamente descrita no texto sobre combater a sensação de incapacidade .Já havia comentado isso com uma pesso,mais so aumentavam o questionamento .
Procurei várias maneiras de lidar com isso é aqui encontrei resposta, aliás.Ajuda!Já até sinto uma liberacao na fala pois ate nisso estava sentindo incapacidade .

Obrigada !

Avatar for Miguel Lucas
Michel Ferreira

PT merda seis desabafaram legal, a única coisa que consegue me salvar dos momentos mais dificeis que passo na vida, é graças a deus um meio único na internet que busco quando estou bastante para baixo procurando algo para me segurar e não me afolgar em magoas, por exemplo procuro ver filmes, jogos, series, animes, desenhos, as vezes me ajudam, mas também me entristecem por que me faz lembrar de coisas do passado que eu poderia ter feito melhor, ter ajudado a min mesmo apesar de tudo eu sempre paro para pensar, não vou me render a algo tão idiota como depressão, eu tenho um modo de me livrar pelo menos temporariamente que para min realmente funciona eu grito incessantemente, ou grito FODA-SE CARALHO, pareço um idiota posso até ser mas não vou desistir, me ferir sem ao menos tentar até o ultimo segundo ou até a ultima lagrima do meu olho sair, não é medo de morrer, é medo de morrer sem tentar, como um covarde que simplismente desistiu de sua vida, não posso temer a morte até por que já estamos mortos Romanos 6:11 mas também não posso me entregar de graça, a morte sem salvação.

Avatar for Miguel Lucas
Karol

Tem 2 meses que eu não vejo graça em nada, sinto dor de cabeça, e não sei mais o que fazer. Eu procurei achar um jeito pra que eu conseguisse sair disso. Ter amor pelas coisas de "volta" mas infelizmente não consigo. Eu não aguento mais, não consigo estudar. Nem imaginar uma vida melhor. Preciso de ajuda. E na minha casa todos pensam que é alguma doença.. Que jaja vai passar, cada dia que passa fico mais agoniada, não sinto amor por nada. Nem me sinto amada. Não tenho desejos, nem consigo ter objetivos pra minha vida. Quando eu saio vou pra escola ou pra qualquer lugar. As pessoas falam comigo e as palavras não saem, se saírem saem de uma forma estranha. Eu não me reconheço.. Por favor me ajudem!

Avatar for Miguel Lucas
Silveira

OLÁ.. Estou com um problema… depressão mesmo.. pelo menos é o que parece. Preciso de uma ajuda de um especialista para sair dessa. Estou com casamento marcado, para daqui 4 meses, estava tudo bem.. os preparativos, eu feliz com tudo isso.. com meu noivo.. sempre nos demos muito bem.. aí, do nada, do nada mesmo.. começo a achar meu noivo estranho, feio, achar que nao o amo mais… mas assim..do nada mesmo. Eu estava bem, feliz em realizar o sonho do casamento. ele também… tudo como deveria ser mesmo. agora estou assim… porque será que isso desencadeou??? sempre gostei do meu noivo… sempre gostava das coisa que vinha dele..agora me encontro deprimida..com data marcada para casar… por favor.. me ajudem a sai dessa e ser feliz de novo ao lado dele e realizar meu sonho…do casamento… junto dele..como eu sempre quiz..

Avatar for Miguel Lucas
catia

olá!Seu artigo fala exatamente de mim,os sintomas,voltar à realidade é muito dificil,agora estou tentando ajuda psicológica.Meus filhos nasceram de uma mãe totalmente depressiva,como posso ajuda-los?Eu preciso de ajuda para saber e acreditar que o céu é azul.Bom,não consigo mais falar,é muito dificil voltar ao normal,mas sei que preciso de muita ajuda…não divulgue meu e-mail por favor.Obrigada.

Avatar for Miguel Lucas
bruno

Boa tarde, tudo bem?

gostaria de saber se o café faz mal na depressão

Avatar for Miguel Lucas
Valdemir

Ler a Bíblia diariamente ajuda muito! Experiência própria!

Avatar for Miguel Lucas
Nazareth silva

Bon dia, meu marido ja sofreu de peprecao, ja n toma medicamentos a mais de um ano e meio, mais ele sempre diz sentir is cranios preso, sei que quando se tem deprecao ha um maior espaso a, cabeca deve ser que ele ainda tenha este espaco, como fazer para cobrir este espaco. Nos vivemos em londres e eles ca so passam a vida a dar medicamentos. Por favor ajuda me.

Avatar for Miguel Lucas
Raquel

Ouvir… Instantes mágicos!!! Obrigada pela ajuda!! Boa sorte pra gente!!!

Avatar for Miguel Lucas
marlete a souza

BOA NOITE, VOU SER BE M RAIDA, EU ERDI UMA UMA IRMA QUERIDA E

ME SEAREI NA MESMA EOCA, MEU FILHO COMEÇOU USAR DROGAS.ROCUREI FAZER AMIGOS E TODOS E INCLUSIVE FAMILIARES SE AFASTARAM DE MIM.tOMO rIVOTRIL E CITALORAM, NORMALMENTE MEU MEDICO MANDOU TOMAR AENAS 0,5 DE RIVOTRI, TOMEI 3,0.hOJE ESTOU ENSANDO EM TOMAR TODAS AS CARTELAS E INCLUSIVE DO CITALORAM, CASO VENHA MORRER, VAO DESCOBRIR TALVEZ DAQUI UM MES NINGUEM SE IMORTA COMIGO.TRABALHEI MUITO NA MINHA VIDA, ROCUREI SER UMA BOA FILHA, MAE E IRMA, FALHEI EM TUDO, SFRO DE TAG TAMBEM, A DOR E IMENSA, TODOS FALAM EXATAMENTE, ISSO TUDO E FRESCURA.ENTAO TA..SOU FRSCA, ESERO NAO EXISTIR REENCARNAÇAO. ORQUE NUNCA MAIS QUERO VOLTAR A VIVER….E ISSO AI..

Avatar for Miguel Lucas
Laudiceia

Boa noite.
A dois anos eu tive depressão
Tomo medicamentos até hoje.
Mas fico muito frágil em ouvir notícias ruim e saber de algo que pode deixar a minha mente conturbada.
Gostaria de saber de um especialista psicólogo se durante a medição existe possibilidade da mente ainda ficar meia confusa .até mesmo com pensamentos persistente até deixar vc meio tensa ?
Existe colaterais na mente devido a tantos transtornos que tiver na minha mente é hoje eu não consigo controlar meus pensamentos.
Por favor me ajudem…

Avatar for Miguel Lucas
Magda Araújo da Silva

Olá eu sou a Magda tenho 31 anos mãe de dois filhos lindos e estou passando por um momento muito triste e muita tristeza solidão parece que eu não sou desse mundo não tenho ninguém que no entende o oque eu sinto e um sentimento estranho e um medo de perder as pessoas que eu amo não sei expli

Avatar for Miguel Lucas
william

Então animei e quero saber mais sobre para lutar contra isso eu mesmo ..
Quais livros vc mais indica ?

Avatar for Miguel Lucas
Natalia

Gente, preciso de ajuda, namoro há quase 5 meses, sempre tive um relacionamento saudável, mas faz uma semana que meu namorado está me tratando mal, ele está tendo acompanhamento psicológico, essa semana, a psicóloga disse a ele que ele está com depressão, ontem ele me pediu um tempo, eu não quis aceitar, pois não suporto a ideia de ficar longe dele, comecei a insistir muito com ele, disse pra ele que eu o amo e não quero ficar longe dele, mas ele está ficando muito bravo comigo, não quer mais falar comigo, pediu que temporariamente eu não mande mais nenhuma mensagem e não quer atender as minhas ligações, isso foi pra mim como um golpe, pois ele não tem grandes motivos pra estar agindo assim comigo, é como a de ontem pra hoje eu tivesse me tornado a maior inimiga dele, já fiz de tudo, já implorei pra ele não me deixar, mas é como se ele não tivesse coração, gostaria de saber se esse comportamento dele tem alguma relação com a depressão que ele está. Por favor me ajudem a entender, pois estou sofrendo muito com esse desprezo que ele está me dando.

Avatar for Miguel Lucas
Fred

Tenho 32 anos perdidos devido aos traumas de infância. Já fui diagnosticado com TEPT, mas a terapeuta não foi profissional comigo. Depois desta decepção, encontrei outra que também vacilou. Então desiludi e tento me curar sozinho, lendo e tentando trabalhar o autoconhecimento. Só sei que tenho autoestima -0, ansiedade extrema, sentimentos de menos valia, necessidade de sempre agradar, perfeccionismo extremo e dificuldades de relacionamento. Resultado: vida pessoal, profissional, afetiva/sexual totalmente prejudicadas. E isso aí…

Avatar for Miguel Lucas
Elio

Olá Fred, tenho esses mesmos problemas, e o pior falta de identidade, não consigo fazer nada por mim mesmo, sou casado mas muito infeliz tenho vergonha das pessoas não consigo nem olhar direito nos olhos das pessoas, e pra piorar Sou vendedor, não tenho filhos e me casei na esperança de formar uma Família, ter filhos, conheci uma pessoa totalmente fora deste perfil, me envolvi por pressão da parte dela e acabei aceitando mais sabia que não iria dar certo e hoje vivo muito mal me arrastando com uma tonelada nas costas estou praticamente fechando minha micro empresa, não vejo sentido mais em nada desânimo total, preciso sair disso mas não tenho forças me sinto marginalizado na sociedade inferior a todos, tenho medo de fazer qualquer coisa…

Avatar for Miguel Lucas
Dark Shadom

Tem várias perguntas sobre suicídio, mas no fim as respostas ou são pegadinhas, ou são desestimulantes, e/ou ainda ditas por quem não entende nada do assunto. A verdade é que quem está em estado depressivo crônico quer morrer, mas sem sentir nenhuma dor e sem ter consciência de que está morrendo. Daí nasce esses blogs, posts e várias perguntas sobre o tema. Francamente não creio que seja possível uma morte maravilhosa, ou seja, dormindo e sem dor. Nesse mundo deus só nos reserva tormento, dor, miséria e tudo de ruim e imprestável que possa existir. Não tenha nenhuma dúvida disso. Veja a história se repete e repete-se de forma odiosa. Se deus não teve piedade de nossos antepassados, não teve piedade de todos os pobres que sofrem misérias nesse mundo, não teve piedade de todos que são acometidos por enfermidades horripilantes, tenha certeza, ele não terá nenhuma piedade de você e de ninguém aqui. Deus não irá ajudar ninguém, por mais que ore, que implore que pela. Esqueça dele. Ele não tem piedade de nós, pois para ele somos mortos em nossa natureza. Ele sequer ouve nossas orações. Está tudo registrado na bíblia. Não é nosso pai. Ele só é pai de seres perfeitos e impecáveis. Fica aqui a dica!!!

Avatar for Miguel Lucas
suzane

Se você não acredita em Deus fique com isso para você , agora não venha tentar dizer que ele não existe para pessoas que estão passando por problemas psicológicos pois mesmo que ele não exista a fé a esperança que alguém que acredita em um indivíduo superior possa nos ajudar Isso muda e muitas vezes transforma vidas, sou testemunha disso então não coloque o seu pensamento depressível repugnante e egoísta para que outras pessoas se tornem como você agustiado

Avatar for Miguel Lucas
LeTH

Eu tenho 14 anos e acho que tenho depressão. Mas não sei o que fazer, todo mundo perto de mim só fala "ela tá chata hoje" ou "ela só quer atenção", e isso machuca tanto. Eu sinto como se ninguém se importasse, como se eu estivesse sozinha carregando o mundo nas costas. Me sinto culpada por qualquer coisa, fico desesperada só de pensar no futuro. Não tenho vontade nenhuma de estar viva. Costumo pensar em suicídio mas sempre lembro dos meus pais e de como eles ficariam tristes com isso. Me sinto triste e sozinha toda hora, mesmo rodeada de pessoas, e acabo sempre fingindo que estou bem porque eu sei que ninguém vai nem tentar entender. Eu tenho medo de pedir ajuda e ser ignorada. Eu não consigo confiar em ninguém, nem na minha família. Eles iam falar que é frescura. Me sinto tão perdida pequena e inútil. O que eu faço?

Avatar for Miguel Lucas
Yohana

Olá Letícia, tudo bem? Talvez você esteja em estado depressivo, só não assuma isso, não agarre isso com força e traga isso pra sua vida.. Pense que isso é uma fase, e que vai passar. Suicídio não é solução, isso traria muito sofrimento aos que nos amam, pois mesmo que você ache que eles não se importam com você, eles se importam sim e muito. A melhor coisa que você pode fazer é pedir ajuda sim, sem ter medo de ser ignorada ou mesmo ter vergonha. Peça ajuda enquanto é cedo, quanto mais cedo mais fácil de tratar. Tive um episódio de TOC (transtorno obsessivo compulsivo), quando tinha cerca de 11 anos, e isso me deixou depressiva na época. Eu fui criada pela minha avó e ela nunca imaginou que seria uma doença, então deixou passar sozinho. Aos 21 anos fui fazer um intercâmbio para o exterior, e o TOC voltou, mais forte do que nunca, me causando uma depressão severa, fiquei lá por 8 meses e meio e não aguentei mais.. fiquei em um estado bem grave pois demorei pra procurar ajuda. Tomei remédio por quase 2 anos.. como não fiz terapia, eu voltei a viver normalmente, mas minha visão de mundo é extremamente negativa e deprimida. Decidi parar o remédio por conta própria, descobri que só mudando meus pensamentos e atitudes é que vou sair dessa. Quando estou desanimada, sem esperança e sem vontade de nada, tento encontrar algo que me deixe alegre, nem que seja fazer um exercício físico. O mais importante é ter a família por perto, assim que possível quero retornar a terapia, pois é algo que faz muiiiito bem, ajuda a gente a se entender e ver as coisas de uma maneira melhor, é bom pra todo mundo 🙂 então, não pense em suicídio, pense em aproveitar a vida longa, alegre e cheia de saúde que tu pode ter, tendo filhos, trabalhando, ou sendo dona de casa, corra atrás daquilo que te deixaria alegre, cuidando do coração e tendo paz de espírito, beijão

Avatar for Miguel Lucas
cintia

já tive depre eu acho só que acho que e coisas da minha cabeça as vezes me sinto invisível para os outros já me senti sozinha tive veses que me estressei com varias pessoas e pensei a melhor coisa a era morreu de vez a e entao não iria da trabalho pra ninguem a pessoa morre depois de um tempo e esquecida. triste realidade …

Avatar for Miguel Lucas
MARIANA

NAO SEI QUADO COMEÇO. SÓ SEI QUE JA TIVE MUITAS CRISES. E SEMPRE MAIS FORTES MEU PAI E ALCÓLATRA EU MEUS IRMAOS E MINHA MAE SOFREMOS MUITO COM ELE. PERDI MEU IRMAO EM UM ACIDENTE COM RAIO FAZ TREIS ANOS E MEIO. PERDI MINHA AVO A UM ANO. E A MINHA MAE FEZ UMA CIRURGIA RECENTE DE CANCER DE MAMA.PERDI MEU EMPREGO , MEU MARIDO MIM TRAI.SINTO QUE VIVO FUGINDO DOS PROBLEMAS MAS SEMPRE APARESCEM MAIS E MAIS SOU TRISTE FRUSTRADA SINTO DOENTE SEM ENERGIA SEMPRE INDISPOSTA E SONOLENTA S NAO TENHO VONTADE DE FAZER NADA NAO SAIO NAO TENHO PESPECTIVA DE VIDA NAO TENHO VIDA SINTO MORTA . E ASSIM QUE MEU MARIDO MIM CHAMA MORTA VIVA.

Avatar for Miguel Lucas
DulcineaLins

Meu marido está com depressão, mim sinto impotente ao ajudá-lo faço tudo que posso mais não vejo efeito positivo vejo uma profunda tristeza no coração dele, e isso me entristece . Mia confio em Deus que ele vai se recuperar.

Avatar for Miguel Lucas
Raquel

Boa Noite meu nome e Raquel; este texto parece q foi feito pra mim,e exatamente assim q me sinto.Ha 2anos perdi meu iirmao pra essa doença horrivel;ele tirou a propria vida com 24 anos,desde entao minha vida se tornou escura sem graca alguma, eu sinto como se eu nao fosse importante pra ninguem,me sinto tao sozinha tao triste q as vezes acho q nao vou conseguir vencer essa doenca,eu me culpo muito por nao ter ajudado mais ele.tenho 25anos uma filha de 10 anos e um bbd 3 meses ,confesso q sao eles e minha maezinha q ainda me dao forcas pra continuar mas nao sei ate quando vou suportar ,pensei q com a chegada do meu bb essa tristesa iria passar mas nao passou ,e muito triste vc perder o prazer d viver ,perder o gosto pela familia ,a vaidade vai embora ,vc sente vergonha por estar assim ,nada mais faz sentido ,eo pior q as pessoas q passam tanto tempo do seu lado nao percebe seu grito de socorro …Sempre fui timida ,nao tenho amigos "tenho colegas" entao nnao tenho com quem desabafar ;eo meu marido alem d ser otimo nao percebe q preciso d ajuda .tds os dias penso em coisas terriveis .Infelizmente as pessoas acham sim q eh frescura.Pelo Amor d Deus me ajude nao quero sentir isso .Nao quero morrer .meus filhos sao pequenos ainda e minha mae nao suportaria mais uma pperda!
Desculpe o texto longo.

Avatar for Miguel Lucas
Yohana

Olá Raquel, tudo bem? O ideal seria você procurar um psicólogo, fazer terapia, pois esses profissionais nos ajudam a colocar a mente em ordem, tirar a confusão, fazer a gente se conhecer melhor e olhar o mundo positivamente.. Faça isso por amor próprio, por sua mãe, por seus filhos 🙂 se precisar de ajuda pode falar comigo: yohanaleal_@hotmail.com

Avatar for Miguel Lucas
Paola

Você descreveu como eu me sinto há 4 anos, mas quando a depressão chegou de vez mesmo e eu passdi a me sentir exatamente da maneira que está descrita aqui foi no ano passado. Estou desabafand aqui pois não tenho ninguém para fazer isso, ou que entenda como me sinto, minha família briga comigo e diz que tenho fescura e que não há motivos para ter depressão e isso me deixa ainda mais irritada. Tenho todos esses sintomas há dois anos e não aguento mais.

Avatar for Miguel Lucas
Dudu sales

Amei seu artigo.
tenho 27 anos e estou há alguns meses, passando por um episódio de depressão bem forte.
Vc conseguiu retratar exatamente o que sinto. è bem complicado mesmo a questão das decisões. Vemos tudo negativo e sem solução. perdemos totalmente o senso do que é bom, é como se não existisse mais coisas boas no mundo, apenas hipocrisiae maldade.
-" uma gota de prazer fugaz num oceano de dor emocional." essa frase retrata bem o que passo diariamente, vem 1 minuto de alegria e logo cai a ficha de que estamos pessimos afogados em um poço de lama sem fim ……..

Avatar for Miguel Lucas
Marcos

Bom dia.
Tenho um problema a anos, começou quando tinha meus 16 anos. As vezes tenho uma sensação que não existo. As vezes fico desmotivado. Sinto um peso na cabeça, na parte de trás. Minha pressão arterial é 12/8. E uma sensação que não dá para explicar. Acho que não é pior por que exercito minha FÉ em Deus. Sou cristão . Tive perda com meus 15 anos, foi a morte de meu avô. Aos 8 anos tive responsabilidade de adulto, pois meu pai separou de minha mãe e abandonou ela e nós ( 4 filhos ) eu o mais velho de 8 anos. Por isso fomos criados com nossos avós maternos. O meu avô era a base que eu tinha. Desde já obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Jhonny

Só uma "correção". Pessoas depressivas sentem amor sim, nem que seja voltado à uma única pessoa apenas.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Jhonny, no artigo em momento algum eu escrevo que as pessoas deprimidas não sentem amor, foi você que escreveu ou deduziu isso. O que eu dou é um exemplo de alguém que pode não estar a sentir amor.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Yohana

Olá, tive transtorno obsessivo compulsivo aos 11 anos, como não tratei, retornou aos 21 me causando depressão severa (hoje considero que tenho um estado depressivo, mas não mais depressão forte ou severa). Minha avó me criou e sempre tive por ela o amor maior do mundo, sem explicação, ela sempre foi tudo de mais importante pra mim, e desde meu ultimo episódio depressivo, minha imagem mudou, eu sei que a amo, mas nem sempre consigo sentir isso com clareza, devido a todo o desânimo, me sinto incapaz as vezes de me colocar no lugar do outro, de me importar com o próximo (e sempre me importei muito antes do episódio, queria ajudar a todos). Durante o ápice da minha depressão, as vezes eu literalmente não sabia quem eu era, eu me perguntava, meu nome é Yohana? E eu achava isso muito estranho, não reconhecia meu namorado.. na época estávamos juntos a mais de um ano, e eu conhecia ele há 3 anos, só que tinha dias que parecia que eu não sabia quem ele era.. Eu simplesmente perdi a noção da realidade. Então não é que a gente vira monstros e não tem capacidade de sentir amor.. é que quando você passa por uma depressão nesse nível (onde ocorrem diversas mudanças até mesmo químicas, com diversos sintomas psicológicos e inclusive físicos como falta de ar, perda de peso, problemas de pele, dores de cabeça e abdome, arritmia cardíaca e outros), a gente perde o senso de realidade.. a mente faz coisas!

Avatar for Miguel Lucas
Jk

Três anos de depressão em textos desconexos, repetitivos e cheios de erros:

umhumanochamadojhonny.blogspot.com

Avatar for Miguel Lucas
adan

Olá pessoal.
Boa tarde!
Li alguns comentários e decidi deixar o meu.
meu problema me acompanha a uns quatro anos já.
no começo não aceitava, quando percebi que precisava de ajuda resolvi falar com a minha parceira que não levou a sério as minhas palavra.
ao passar do tempo meu problema se agravou, veio a vontade de me matar para não sentir mais dor.
mais não consegui pelo motivo de ter um bebê de apenas três a ninhos ele sentiria muito minha falta e poderia atrapalhar o crescimento dele.
O problema todo e que não é sempre que penso nele.
às vezes a dor e tão forte que supera o amor que tenho.
Hoje não vivo mais com a mãe devido meu problema aumentar e, ela não ter a estrutura para ajudar.
Não culpó ela.
mais culpo minha família pois estou sozinho nessa luta, tive muitas perdas financeiras e até um tempo atrás supliquei ajuda aos meus familiares contei sobre o meu problema é não fizeram nada.
isso aumentou ainda mais a vontade de ir embora desse mundo.
Hoje estou só lutando pra viver pois tenho um filho que me faz respirar, temo minha mente não suportar tanta e dor e deixar ele só, sem pai.
Não consigo mais trabalhar, não sinto mais fome , pra escrever estas palavras aqui esta sendo difícil.
Não tenho força pra mais nada só espero a hora de ir embora…
Se estiver alguém abençoado por Deus que possa me ajudar a sair desse buraco para que eu possa continuara viver.
Por favor entre em contato.
e que Deus nos ajude.
Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Marivani Aparecida

Olá, preciso de sua ajuda no que diz respeito à depressão, estou namorando um rapaz e ele me confidenciou a pouco que tem depressão e por conta disso problemas sexuais no qual faz uso de viagra. Temos praticamente afinidade em tudo, só que na parte sexual sinto ele completamente travado. E pra piorar ele me disse que não sente atração física o suficiente para uma boa transa, nos gostamos muito e isso torna tudo mais dificil. Minha pergunta é: Essa rejeição dele à mim pode ser por conta da depressão? Eu particurlamente acredito que seja, porque já por duas vezes ele não usou viagra e tudo funcionou perfeitamente, más ainda sinto ele travado. Poderia me orientar por favor? Agradeço muito!

Avatar for Miguel Lucas
Valerie

Gostei mas achei que faltou muita informação principalmente nas diferenças entre a depressao masculina e feminina e PRINCIPALMENTE porque os parceiros masculinos tendem a deixar o relacionamento e se entregar a bebida , navegar na web, trair, enfim se "auto amortecer" e abandonam as compaheiras de forma drastica…Como lidar com isso ja que é imprevisivel e muito doloroso desencadeando muitas vezes a doença na parceira

Avatar for Miguel Lucas
Saulo

Minha mulher está com depressão, nunca lidei com isso, e esta sendo muito difícil suportar a rejeição, o isolamento dela, tem dia que ela quer terminar no outro não quer mais terminar, isso é normal ?? Mas estou lendo e procurando saber mais sobre a depressão amo ela.

Avatar for Miguel Lucas
Saulo

Minha mulher está com depressão, nunca lidei com isso, e esta sendo muito difícil suportar a rejeição, o isolamento dela, tem dia que ela quer terminar no outro não quer mais terminar, isso é normal ?? Mas estou lendo e procurando saber mais sobre a depressão amo ela e quero ajuda lá,

Avatar for Miguel Lucas
lucia

eu tambem sofro muito com a depre mais luto a todo instante para nao me entregar nao consigo acompanhamento … travo p ir… ninguem me entende me faço de forte e ajudo as pessoas mas eu mesmo fico presa a isso… preciso de ajuda pois meu caso e muito serio…. fui traida pele esposo e ele me contaminou minha vida parou…

Avatar for Miguel Lucas
Rodrigo

Minha esposa sofre de depressão, crises de panico e pensa suicídio. Para ela a vida não tem mais sentido nenhum, que nenhum emprego que arranjar ela vai ser feliz e que não vai conseguir realizar todos os sonhos dela pois nao vai dar tempo ou se der só quando ficar velha e não vai conseguir aproveitar a vida como ela sempre quis. Ela me pergunta qual o sentido da vida se é para viver assim? Para mim é bem difícil lidar com isso, pois nunca lidei com pessoas depressivas e é uma barra. Eu tento conversar bastante, dar apoio, explicar as coisas, que é só uma fase, mas parece que nada adianta… ela já toma remédio contra depressão e talz. Eu tenho lido bastante sofre depressão e como lidar com ela.

Avatar for Miguel Lucas
Ramon Oliveira

Meu nome é Ramon Oliveira, tenho 34 anos, sou formado em música pela UFRJ, tive uma vida inteira de muito trabalho e conquistas e fui muito feliz, ouvindo muitas vezes dos meus amigos que sempre fui um exemplo a ser seguido.
Como disse anteriormente, sou músico formado com nível superior e fazia parte de uma Banda Sinfônica de uma corporação militar, onde fiz concurso pra entrar em suas fileiras como 3º sargento no ano de 2002, fiz parte dessa banda por quase 15 anos e sempre tive muito orgulho disso. Durante todo esse tempo tive diversos comandantes, recebi muitas ordens que não concordava e achava errada, mas sempre acatei e após sair do ambiente de trabalho conseguia abstrair e ter uma boa noite de sono em casa. Vale destacar que sempre cumpri meu trabalho da melhor forma possivel e fui elogiado por meus comandantes, chegando a receber a mais alta condecoração da corporação.
O tempo foi passando e fui sendo promovido, o meu respeito pelos demais, sejam eles subordinados ou superiores sempre foi o mesmo, mas eu não sentia esse respeito quando vindo dos meus superiores, o assédio moral era diário e quando eu ia pra casa já não sabia lidar com aquilo. Faço uma pausa aqui pra dizer que sempre dei muito valor a minha saúde e aparência, praticava musculção e corrida, às vezes 7 dias na semana e igual a mim outros colegas do trabalho faziam o mesmo. Sempre trocávamos idéias sobre treino e alimentação e eramos muito próximos.
Estávamos enfrentando tempos difíceis no trabalho, todos estavam muito estressados por conta do assédio que sofríamos do nosso comandante e num belo dia fomos obrigados a fazer um teste físico. Teríamos q correr 2400 metros, fazer abdominais e barras. Tudo normal para a vida militar, se não fosse todo aquele estresse que estávamos passando, os nervos à flor da pele. Na quarta feira, dia 20 de agosto de 2014, as 7 horas encontrei com meu amigo, que aqui chamarei de Rui para preservar sua identidade. Rui regulava com minha idade, na epoca 31 ou 32 anos, também frequentava academia de musculação, participava de corridas de rua, não bebia, não fumava e levava uma vida saudavel. Quando nos encontramos para fazer o teste físico o assunto foi todo o estresse que tínhamos vivido no dia anterior por conta do nosso comandante, imagina, ele ameaçou prender a todos porque estávamos atrasados, sendo que o atraso era dele. Conversamos muito até como uma forma de desabafo, mas conversamos também sobre a nossa tática para a corrida. Quando foi dada a largada, saímos num rítmo forte, teríamos que dar duas voltas num parque conhecido no centro do Rio de Janeiro e a idéia era reduzir um pouco no fim da primeira volta e acelerar novamente no início da segunda. Quando iniciamos a segunda volta, Rui me disse que não estava conseguindo acelerar e disse pra eu ir sozinho, eu estava me sentindo bem e assim fiz. Terminei a corrida, Rui ainda demorou um pouco a chegar e achei estranho, quando ele chegou eu perguntei o que tinha acontecido e ele me disse que não estava se sentindo bem, pedi que ele continuasse a caminhar, ele parou novamente e me disse que estava sentindo uma forte dor no peito, procurei uma ambulância que estava de prontidão e fomos caminhando em sua direção, depois de caminhar uns 20 metros Rui se apoiou no meu ombro e caiu, tentei usar tecnicas de primeiros socorros e chamei por outros colegas militares que estavam por perto. Até hoje quando fecho meus olhos me lembro dos olhos esbugalhados de Rui clamando pela minha ajuda, sem conseguir falar, uma espuma branca saia de sua boca e ele fazia força pra tentar respirar. Saí correndo atras da ambulância e passei por "aquele comandante", disse a ele que o Rui tinha tido um mal súbito e estava sendo levado pela ambulância e ele se limitou a dizer que depois iria lá saber como ele estava. Tentaram reanimá-lo por 40 minutos e não tiveram sucesso.
No dia seguinte ao seu funeral foi publicado em boletim interno uma ordem para que todos os militares que não tinham terminado o teste, o fizesse na semana seguinte. Nesse momento procurei uma psiquiatra e expliquei todo o ocorrido e todo o pânico que eu senti ao saber que teria que passar por tudo aquilo novamente. Me lembro que foi aí que ouvi pela primeira vez a palavra TEPT, mas eu não sabia muito bem o que significava. Fui medicado, mas o preconceito em tomar remédios psiquiatricos falou mais alto e eu não tomei, achei que aos poucos fosse relaxar e esquecer tudo o que tinha acontecido. Essa mesma médica me deu uma licença pra eu não fazer o teste físico. No dia marcado fui lá entregar o atestado e pasmem, o coronel responsavel disse que já que eu não ia participar, que eu ficasse lá pra aferir os tempos dos candidatos, eu disse que não estava me sentindo bem e ele insistiu, fui obrigado a permanecer naquele ambiente.
Tentei voltar a trabalhar, mas as lembranças me vinham a mente a todo tempo, tive varias crises de choro, não conseguia ficar nas rodas de amigos, comecei a ter dificuldades em me relacionar com os colegas de trabalho, aquela alegria que eu sempre esbanjava foi substituída por uma expressão séria tanto no trabalho ou fora dele. Até então nunca tinha enfrentado problemas para dormir mas agora rolava horas na cama até pegar no sono. Nesse momento achei que a melhor coisa que poderia fazer era pedir uma licença especial a que tinha direito. Tirei dois meses pra pensar sobre tudo que tinha acontecido e tentar virar aquela página, fiz uma viagem sozinho, coisa que nunca tinha imaginado fazer antes. O tempo foi passando e fui percebendo que estava perdendo o interesse nas coisas do meu dia a dia. Ir a academia já não me trazia aquele prazer que trazia antes, correr… nunca mais tive vontade em fazer, se corri umas 5 vezes desde que tudo aconteceu foi muito, isso porque me obriguei. Aos poucos fui deixando de jogar o futebol sagrado das terças a noite, depois os das quintas. Estudar música que sempre foi minha paixão e fazia com muito amor era uma tortura, mas tinha que estudar pois precisava estar bem na minha profissão.
Voltei ao trabalho e às vezes ficava 8, 10 horas por dia tocando, entre ensaios na banda do corpo de bombeiros, aulas que ministrava e shows que tinha que fazer a noite e depois, quando chegava em casa não conseguia dormir e já tinha que ir trabalhar novamente. Foi aí que um dia, fui comer uma simples maçã e senti um estalo na mandíbula, procurei um especialista e ao ser examinado fui diagnosticado com um extravazamento da cápsula articular da mandíbula, muito provavelmente acarretada pela grande exigência por eu ser músico de instrumento de sopro e estar tendo insônia, a articulação não resistiu a tanto estresse. Foi essa especialista quem me encaminhou a procurar uma psicóloga. Quando fui a psicóloga pela primeira vez o meu mundo desabou, todo aquele peso que eu carregava e achava que era forte o bastante para superar, aflorou e daquele dia em diante minha vida foi perdendo as cores aos poucos. Da psicóloga fui para a psiquiatra e naquele momento já não havia espaço para preconceitos, iniciei então o tratamento com medicamentos.
Quando comecei meu tratamento psicoterápico fui afastado do trabalho, logo imaginei que aquilo fosse melhorar minha qualidade de vida, afinal não estava mais no ambiente de trabalho que me causava lembranças ruins, mas essa qualidade de vida não veio, muito pelo contrário. A música que sempre foi a única coisa que eu soube fazer foi perdendo a graça. Tentei levar como hobby, até porque eu não conseguia mais tocar como antes por conta do meu problema na mandíbula, mas a cada dia tenho pesado a possibilidade de parar de vez. Cada vez mais eu deixava de ir a academia até parar de vez, discutia com amigos próximos, batia boca no trânsito e não aceitava ver nada de errado acontecendo, me exaltava com tudo e com todos. Me lembro do dia que briguei com minha tia por ela ter feito uma piadinha da minha situação, é claro que ela estava errada por aquilo, mas a minha reação foi pior do que em uma briga de bar, eu a xingava e gritava para todo o bairro ouvir, perdi o controle totalmente das minhas atitudes. Outro dia briguei com um taxista, ameacei agredí-lo e o caso terminou com a chegada da polícia. Eu costumava dizer que eu era uma bala perdida na sociedade, eu mataria alguém ou alguém me mataria. Quanto a piadinha da minha tia, enfrentei a desconfiança dos familiares e pessoas proximas, até de mim mesmo. Cheguei a pensar, que doença é essa que os sintomas não são físicos são só psicológicos?
Eu continuava de licença do trabalho e resolvi voltar para a minha cidade natal, já que morava no Rio de Janeiro só por conta do trabalho, achei que essa fosse a saída para a depressão que eu enfrentava. Mas eu estava enganado, voltar pra casa me fez bem, mas a depressão só aumentava, eu carregava uma mágoa, um rancor, um sentimento de ódio dentro de mim por tudo de errado que eu via acontecer dentro daquela corporação, que eu não conseguia dissolver por nada, cheguei a ter um surto de raiva durante uma sessão de terapia que me fez perder os sentidos. O tempo foi passando e minha namorada sempre esteve a meu lado, ela é uma guerreira, não sei se eu teria a disposição que ela tem. Um dia ela sugeriu que fizéssemos uma viagem, foi muito difícil pra mim, sair de casa para almoçar já era dificil, imagina pra fazer uma viagem! Durante a viagem tentei agir naturalmente como em outras viagens que já tinha feito, mas a sombra de tudo o que tinha acontecido sempre estava presente, em todo momento, cheguei a ter uma crise de choro no quarto do hotel.
Fui afastado definitivamente do trabalho e mais uma vez achei que fosse a chave dos meus problemas, estava enganado novamente. Cada vez mais vou me afastando de tudo, dos amigos, família… Não tenho vontade de sair de casa e nem em casa tenho vontade de fazer as coisas, até escovar os dentes é difícil. Vira e mexe tenho sonhos angustiantes com o meu ambiente de trabalho. Não consigo mais ler um livro porque tenho dificuldades em me concentrar. Não tenho o mínimo de libido. Tenho sempre que ter um remédio S.O.S no bolso por conta da ansiedade. Evito ao máximo o contato com as pessoas e hoje a única coisa me traz uma paz é pensar em me afastar da sociedade. Moro num apartamento no centro da cidade e estou me preparando para me mudar para um lugar bem longe de tudo e de todos. Já faz quase 3 anos que estou nessa situação e tudo o que eu queria era voltar a ter um pouco de alegria nos meus dias.

Avatar for Miguel Lucas
Isa

Oi, a 2 anos fui diagnosticada com depressão, fiz 3 meses de tratamento e n voltei, passou um ano e voltou tudo, fui novamente a psiquiatra e ela disse que eu tinha que fazer, se eu não fizesse tudo direitinho ia só piora, eu fiz 6 meses e parei, fui na pscicologa, a mesma da minha infância e não me dei bem, eu n gosto de perguntas diretas tipo “mas pq vc sente dor?” Se eu soubesse eu já ia estar tentando evitar, eu sou uma pessoa que n entende os sentimentos, utilizo de abordagem piscicologica e tenho certo conhecimento de livros de estudo, mas a mim mesma eu n compreendo, pra mim os sentimentos são confusos, digo a meu marido todos os dias que amo ele, mas o que eu sinto n sei se é amor, pois n sei o que é amor, sei que ele sente amor, mas dentro de mim é confuso demais, eu cheguei nesse site pois sempre que entro em “depressão” tenho crises de tristezas de suicídios de morte eu sinto atração por qualquer um fora do meu cônjuge que seja legal comigo, que seja divertido, quando eu fazia o tratamento ou no meu último emprego que eu só pensava em trabalhar isso n acontecia, eu era neutra, já pedi pro meu marido pra mim ser dona de casa pra n ter mais contato com nenhuma outra pessoa, mas o salário dele não nos sustentaria, ele é uma pessoa maravilhosa e compreensiva, nunca me criticou por isso e eu nunca trai ele, eu geralmente saiu do emprego quando isso acontece, mas esse tipo de coisa só trás mais dor e tristeza, passo madrugadas chorando, imaginando como seria bom se eu voltasse a me cortar ou se eu realmente só morresse de uma vez e acabasse, eu acho que eu não tenho direto de viver!!!!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *