Dê um rumo à sua vida: Deixe de fazer as mesmas asneiras
Desenvolvimento Pessoal 22/09/2016

Dê um rumo à sua vida: Deixe de fazer as mesmas asneiras

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

Quem não passou já pela experiência angustiante de cair nos mesmos enredos, nos mesmos circuitos negativos de auto sabotagem de planos, desejos e necessidades? Prometemos vezes sem conta que desta vez vai ser diferente, que desta vez é que vai ser, para rapidamente percebermos que tudo não passava de uma vazia intenção. Gera-se um ciclo repetitivo de intenção, verbalização, ilusão e constatação de uma só realidade: as asneiras repetem-se uma e outra vez ao ponto de isso fazer parte de nós.

Ciclos de autossabotagem

Você continua repetindo o mesmo padrão autodestrutivo? Você continua a sair com aquele idiota e controlador que prometeu a si mesmo evitar à três relacionamentos atrás? Continua adiando compromissos até ao último minuto, para em seguida, cometer erros drásticos entrando numa corrida para cumprir o prazo? Dorme até tarde, não vai ao ginásio, como em excesso e, em seguida, odeia-se e culpabiliza-se por isso? Se analisarmos logicamente esses comportamentos, eles não fazem sentido.

Porque razão alguém iria manter um conjunto de comportamentos prejudicais para si mesmo, como se estivesse dando um tiro no próprio pé?

Parece que inconscientemente os pensamentos, sentimentos e motivações  “secretamente” guiam as ações, mesmo os comportamentos mais irracionais tomam conta da pessoa. Conscientemente, a pessoa quer completar a tarefa, encontrar um relacionamento saudável e parar de irritar os amigos com os seus constantes atrasos. Mas, no fundo o que parece acontecer, é que os desejos entram em conflito com as intenções conscientes.

As decisões que se comprovam em resultados falhados, juntamente com a constante promessa da pessoa em dizer a si mesmo que desta vez vai conseguir, gera um sentimento de desconfiança sobre si próprio. A pessoa desacredita-se, deixa de se levar a sério. No entanto, tendo a noção real daquilo que deveria fazer (e que por vezes até tenta), e em determinadas situações esforça-se por ter uma atitude positiva, mas que não surte efeito, dado que pelo meio do processo a pessoa inconscientemente acciona a auto-sabotagem. Esta auto-sabotagem emerge das inúmeras tentativa falhadas.

É como se a pessoa estivesse à beira de conseguir chegar a bom porto, e de um momento para o outro desistisse, ou inventasse uma desculpa para não continuar. Isto pode acontecer ainda, porque a pessoa não quer chegar ao fim do processo com medo de ter que enfrentar o resultado que sempre tem obtido: o fracasso.

dar um rumo à vida

Quando a ansiedade obriga à proteção do ego

Eu tenho trabalhado com inúmeras pessoas que, na iminência de realizações importantes, ou mesmo após alguma coisa boa acontecer, tornam-se ansiosas e entram em ciclos de autossabotagem. Pode parecer contra-intuitivo, mas por vezes as pessoas optam por deitar por terra as suas esperanças para não sofrerem desilusões, ou para não serem confrontados com a crítica dos outros. Neste tipo de situação, para além da ansiedade emitir um conjunto de sensações físicas desagradáveis que a pessoa pode interpretar como medo, tende ainda a projetar a noção de incapacidade para lidar com aquilo que pretende alcançar.

De certa forma, quando a pessoa faz autossabotagem ou esquiva-se de tentar obter o que deseja, acciona um mecanismo de defesa do ego. Tenta proteger-se do fracasso, desilusão ou vergonha.

Ao exterminar as suas próprias esperanças, a pessoa de forma  inconsciente está tentando proteger-se da rejeição, desilusão ou fracasso que já aconteceu no passado, e que acredita com toda a certeza que vai acontecer de novo se ela se propuser a fazer o que teme. Provavelmente, você identifica-se com este tipo de situação causadora de dor emocional?

Entenda que existe uma probabilidade elevada de estar a causar a dor emocional a si mesmo, para pelo menos em relação a isso sentir algum tipo de controle na sua vida. Você acredita saber como as coisas vão acontecer, pois, sem perceber, tem preparado o terreno para que isso aconteça dessa forma.

Constatação: Poderíamos dizer que profetiza a sua própria desgraça!

As pessoas costumam dizer que procrastinam porque são preguiçosas. Eu gosto de reformular isso, explicando à pessoa que ela adia constantemente algumas tarefas ou objetivos por medo. Adia uma tarefa difícil porque tem medo que não consiga realizá-la suficientemente bem. Ou, se consegue fazer e depois não resulta naquilo que queria teme sentir-se vazia e desiludida. Não tentar é uma maneira de manter viva a esperança de que as coisas poderão vir a  funcionar no futuro. De que a qualquer momento, quando se sentir preparada ou quando as condições forem mais favoráveis poderá propor-se a fazer.

Constatação: Ilusoriamente protege-se, e conscientemente sofre!

Repetição das asneiras

Também, por, inconscientemente repetir o passado, fugindo ao que teme e não quer  sentir ou viver, a pessoa espera dominar a dor emocional e obter um novo final. Acredita que se conseguir evitar a dor, ou fugindo às sensações físicas desagradáveis que tem sentido (batimento cardíaco acelerado, nó na garganta, desconforto intestinal, náuseas, sudação, tensão muscular, agitação motora, formigueiro no corpo, entre outras), que conseguirá sentir-se mais digno e em controle.

O problema é que raramente funciona. Em vez de dominar e mudar o passado, repete quase tudo textualmente. O que pode ser necessário é aprender um conjunto de estratégias que lhe permita sentir-se mais capacitado para enfrentar o medo e consequentemente vir a ser bem-sucedido por aplicação de competências que julgava não possuir. Este tipo de aprendizagem pode ser possível através de um programa psicológico.

No tratamento, ou no programa de desenvolvimento pessoal você é desafiado a alterar algumas crenças desadequadas e encontrar novas maneiras de abordá-las. De forma resumida, o que se pretende é quebrar o padrão mental de negatividade que é accionado pelo medo e mantido pela manifestação da ansiedade e consequente alteração comportamental.

Como reduzir a negatividade

Em certo sentido, a forma saudável e eficaz para dar um rumo à sua vida, é uma tentativa de reduzir ou gerir a negatividade. Coisas ruins acontecem o tempo todo, mas a forma como as internalizamos, como reagimos a elas, em última análise, é o que determina o seu efeito final sobre nós e sobre a noção de se temos simultaneamente mais ou menos controle do que imaginamos. Nós atribuímos um determinado significado à experiência que temos dos acontecimentos, e não aos acontecimentos em si. Até aquilo que sentimos, de certa forma, depende do significado que é atribuído por nós.

Até porque, quando confrontados com um evento de vida negativo, raramente conseguimos simplesmente decidir  que é, de fato, realmente positivo. Para isso, temos que encontrar uma maneira de acreditar nisso, e isso exige um processo de ressignificação, auto-reflexão e atitude positiva contínua.  Importa para isso, termos a noção que devemos investir no desenvolvimento de uma estrutura mental positiva, destinada a reforçar a nossa força de vontade para enfrentar as vicissitudes da vida, por assim dizer.

É como se desenvolvêssemos uma força de vontade para suprimir a nossa negatividade na sua raiz. Embora todos nós possamos inevitavelmente pensar de forma negativa e ter sentimentos negativos, parece haver apenas três razões básicas para que isso aconteça:

  • A primeira, é porque é inerente à condição humana.
  • A segunda, é o resultado de uma falta de auto confiança, ou crença de que podemos resolver um problema particular.
  • A terceira, é por ser simplesmente um hábito adquirido.

A reter: É importante perceber que o fato de todos termos pensamentos e sentimentos negativos, isso não é problema. O problema está na nossa incapacidade de gerir o seu incómodo. Este incómodo, só pode infligir verdadeiro mal estar e consequência nefastas para nós, se passarmos os pensamentos e sentimentos negativos à ação. O que pretendi transmitir foi, que podemos sempre decidir não seguirmos aquilo que pensamos e sentimos. Que, podemos criar outros pensamentos e sentimentos mais assertivos, mas funcionais e capacitadores, no fundo, que nos sirvam e sejam funcionais para a obtenção daquilo que desejamos.

Os hábitos são definidos como ações que ocorrem automaticamente em resposta a gatilhos específicos, ou sugestões. Tais  gatilhos ou sugestões podem ser externos (decorrentes de nosso meio ambiente) ou internos (decorrentes dos nossos próprios pensamentos e sentimentos). Por exemplo, podemos roer as unhas, quando nos sentimos nervosos. Desligamos as luzes ao sair de uma sala. Ou, podemos reclamar quando as coisas dão errado.

Cada hábito, terá certamente um diferente impacto na nossa vida. Ainda assim, são um hábito, seguem padrões específicos de aprendizagem comportamental e vão-se enraizando na nossa estrutura mental, accionado-se automaticamente, para o bom ou para o mal.

As queixas ou reclamações, também se tornam num hábito, muitas vezes fluem para fora das nossas bocas, sem a nossa consciência. Um conjunto de respostas padrão tornaram-se condicionadas pelas repetições anteriores,  pensando de forma pessimista quando surgem obstáculos ou resultados indesejados.

Não vamos percebendo que ao permitirmos a nós mesmos focarmo-nos no negativo, e pensarmos negativamente, que isso aumenta dramaticamente a probabilidade de continuarmos a fazê-lo, impedido-nos muitas vezes de reunirmos a confiança que precisamos para olharmos para um obstáculo ou dificuldade como um desafio e realmente superarmos isso.

O que podemos fazer para quebrar o ciclo de negatividade?

Se a nossa negatividade decorre de um hábito e não de uma verdadeira falta de autoconfiança, podemos, de fato, extingui-lo como qualquer outro hábito: temos de nos tornar mais vigilantes através da auto monitorização. Alguns estudos mostram que a melhor maneira de vencer a tentação (por exemplo, chocolate) é, deixando de comê-lo. Os estudos mostram ainda, que a melhor maneira de quebrar um hábito ruim é perceber que estamos fazendo isso e, conscientemente, fazer-nos parar. Por exemplo, no ato de roer as unhas, interrompa-o sempre que se deparar a fazer isso, tantas vezes quanto possível.

Ao fim de algum tempo, você ensinou a si mesmo um outro comportamento que deve realizar sempre que tem o impulso para roer as unhas. O primeiro hábito (prejudicial) começa a perder força, o novo hábito ao invés, ganha força. Aos poucos a sua mão deixará de ir à sua boca pela sua própria vontade. Ou seja, pelo hábito saudável instituído pela ação da consciência. E aquilo que fazemos em consciência, é a nossa vontade.

Da mesma forma, quando as suas declarações negativas automaticamente saem da sua boca, se conseguir notar isso, e  interromper-se, mesmo no meio da frase, eventualmente, o impulso automático para ser negativo vai desaparecendo.

Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Cuidado com as suas palavras. 8 formas de otimizar o seu diálogo interno

Infelizmente, porém, talvez a diminuição de gatilhos de negatividade  a que somos expostos nunca venha a existir. Para que a estratégia de paragem do pensamento  possa dar os seus frutos a longo prazo, é necessário, forçarmo-nos a nós mesmos a acompanhar-nos conscientemente e continuamente, o que, para a maioria de nós, provavelmente pode ser muito desgastante.

Numa primeira fase do processo, esta estratégia de identificar os estímulos negativos e interromper os comportamentos dai decorrentes, efetiva-se como útil, principalmente porque habituamo-nos a saber detetar os hábitos que desejamos substituir. Mas, numa segunda fase, é importante, conscientemente implementar os hábitos positivos por substituição dos negativos, ao longo do tempo, para que eventualmente possam tornar-se tão automáticos como os que se pretendem abolir.

A reter: A substituição de pensamentos, sentimentos ou hábitos negativos e/ou prejudiciais, é uma decisão que depende de si mesmo, depende da sua força de vontade para seguir as estratégias que permitem implementar os novos hábitos que facilitarão a obtenção dos resultados pretendidos. Acredite em si, monitorize-se, escolha em consciência e execute as ações necessárias para ser bem sucedido. Você é capaz!

E VOCÊ, O QUE TEM OU NÃO TEM FEITO QUE O IMPEDE DE DAR UM NOVO RUMO À SUA VIDA?

Partilhe nos comentários as suas dificuldades que o impedem de obter aquilo que tanto deseja na sua vida.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”
Receba Grátis os Vídeos “Fórmula da Positividade”

Dê a si mesmo a oportunidade de florescer e ser bem sucedido!

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
Fabiano Dias

Bom dia, Miguel Lucas
Meu nome é Fabiano sou de Maringá no estado do Paraná, Brasil.
Venho através de este agradecer a você pelo seu trabalho no site escolapsicologia, trabalho com web há sete anos sou desenvolvedor e até conhecer seu site ainda não tinha me dado conta o quanto tenho que mudar para conseguir meus objetivos
Seus artigos estão ajudando a me entender melhor analisar e refletir situações e ações.
Sou um iniciante nesta área do conhecimento, mas acredito ter encontrado um excelente guia pratico, saiba esta mudando vidas com seus artigos.
Parabéns e continue com seus formidáveis artigos, muito obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá fabiano, obrigado pelo comentário.

Fico muito lisonjeado com as suas palavras. Fico também contente que a informação contida no artigo tenha sido uma ajuda crucial para se impulsionar em direção aos seus objetivos.

Vá dando notícias suas e do seu avanço.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Thaís

Boa Tarde Miguel,

Também sou do Brasil, e descobri o seu blog há poucos dias. Estou passando por um momento difícil e seus artigos estão me ajudando muito, principalmente a descobrir que minha felicidade está dentro de mim mesma.
Realmente está mudando vidas.

Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Thaís, obrigado pelo comentário.

É isso mesmo a nossa felicidade depende de nós, as coisas que fazemos ou não fazemos no sentido de contribuirmos para o nosso bem estar e satisfação.

Fico contente pela ajuda que os artigos proporcionaram.

Força no seu caminho para a felicidade

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Kleia

Oi Miguel!
Amei esse artigo, excelente!
Percebo alguns hábitos em minha vida que já tentei mudar, mas tenho recaídas digamos assim e acabo frustrando comigo mesma por não conseguir… Aí choro e fico deprimida.
Tento conversar as vezes com pessoas que acredito poder me ajudar mas só ouço críticas, o que me deixa mais mal e me sentir desadequada. Conclusão: Isolamento, solidão. Sem perceber isso acontece e eu acho muito difícil mudar. Eu me esforço, mas não estou tendo êxito. Me dá um conselho?

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Kleia, obrigado pelo comentário.

O fato de perceber que tem de mudar alguns hábitos é o primeiro passo para a sua eficácia. Recaída não é fracasso total, pequenos recuos são comuns quando nos propomos a mudar. O que é importante é ter consciência daquilo que pretende e para onde quer caminhar, persista até que chegue onde quer, encare os pequenos recuos como parte do processo.

Ao falar com os seus amigos, nem todos lhe dirão o que quer ouvir, e muitos deles (inconscientemente) podem até prejudicar.

Faça o que pretende, a solidão, e o isolamento só pioram o seu estado. Se não é esse estado que pretende estar, não fique assim. Saia de casa mesmo sentido que não lhe apetece (siga a sua consciencia, e o seu objetivo) que em algumas alturas da sua vida não vão ser a mesma coisa. Para conseguir levar a melhor sobre os seus hábitos prejudiciais, tem de seguir as coisas através da sua intenção e não através dos sentimentos e pensamentos negativos (isso é o seu problema a manifestar-se e tomar conta do processo) tente reverter isso.

Sorte e coragem

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Kleia

Muito obrigada Miguel, me ajudou bastante!

Avatar for Miguel Lucas
Bruno Rodrigues

Não se pode fazer sempre da mesma forma e esperar um resultado diferente!
“Se fizer como sempre fiz, vou ter os resultados que sempre tive!”

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Bruno, obrigado pelo comentário

A ideia é essa mesma, fazer algo diferente, para obter resultados diferentes. De preferência de acordo com o desejado.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Guilherme Maciel

Não tenho muito a dizer além de parabenizá-lo pelo ótimo trabalho. Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Guilherme, obrigado pelo comentário.

Fico grato pelas suas palavras.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Kellen

Oi Miguel, li seu artigo e realmente constatei algumas coisas que acontecem comigo. Mesmo que eu queira conscientemente uma coisa acontece algo que me saboto. E na parte do seu artigo que fala sobre “repetição das asneiras” me vi nessa situação. Nessa parte do artigo voce diz que podemos aprender estratégias através de um programa psicológico. Então é necessário que eu tenha um acompanhamento psicológico para superar essas repetições inconscientes?

Agradeço sua resposta.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Kellen, obrigado pelo comentário.

Não tem necessariamente que recorrer a um psicólogo (claro que depende dos seus objetivos e espetativas). O que pretendi dizer é que torna-se mais fácil quando sabemos que passos deveremos seguir, e como fazer a respetiva monitorização no sentido de perceber onde estamos a não conseguir obter os resultados desejados.

Tudo tem a ver com a forma como você conversa conseigo mesmo. E igualmente na forma como antecipa os seus “falhanços”. Por vezes não nos propomos a faze bem com receio de falharmos. Neste caso, nem se trata da pessoa fazer asneiras, mas sim evitar fazê-las não se decepcionar. Só que este processo leva a que a pessoa restrinja a sua vida, deixando de fazer o que é necessário ser feito.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Sher

Seus textos são sempre ótimos!

Há anos percebo que tneho um padrãod e comportamento que me faz afundar recais nos mesmos erros, mesmo tendo melhorado em alguns aspectos. O principal, que se tornou uma eterna sabotage, é minha vida profissional. A sensação de que sempre algo vai acontecer mas de não sair do lugr apra agir. O problema é que percebo que isto é muito grave, pois já estou com 27 anos e não me sinto satisfeita, me sinto incapaz para a área que formei. Mesmo sabendo da teoria, colcoar em prática parece um fardo absruso. E isso gera culpa e angústia. Angústia por não agir e culpa por saber que tenho perfeita saúde e não entender o que deve ser feito.

mas seus textos são maravilhosos. Imagino quanta gente tem ajudado com eles. Parabéns pelo trabalho.

Avatar for Miguel Lucas
simone francisca de melo

estou muito feliz em compartilhar o pensamento e a abordagem que nos leva a compreender em simples fatos a importância de estarmos bem e nos modificar em relação ao que nos reserva de uma vida mais feliz.

Avatar for Miguel Lucas
tatiane silva

ola, acabei de me cadastrar no site e li esse artigo
nossa caiu como uma luva, perfeiçao!
eu realmente pensei que era uma pessoa preguiçosa, fiquei feliz em saber que nao é bem assim.
agora mudar, eu vou tentar, mas o medo realmente é um obstaculo dificil de superar.

mas obrigada pelo texto
parabens.
tatiane silva

Avatar for Miguel Lucas
Antonio

Olá Miguel,seu blog é muito importante sobretudo seu trabalho.
Trabalho com vendas de veiculos há quinse anos.Durante dez anos fui muito bem,desde entao sofro de auto estima baixissima.Aquele entusiasmo de viver esta se acabando.Resolvi mudar de atividade mais nao teve o efeito esperado.Tenho me tratado com endocrinologista pois estou com 215,1 nd/dl de testosterona total,enquanto que para minha idade (36),a media seria 800 nd/dl seria esse o problema que tenho?.Se puder me dizer algo agradeço.

Avatar for Miguel Lucas
Luiza Kelis

Bom dia Miguel;

Adorei seu blog…

Ando com muitos sentimentos negativos e ao ler tudo tuas dicas, vi uma possibilidade de mudança na minha vida, acredito sim que posso mudar! Mas é preciso de um guiar… Por que as vezes o que penso e sinto é tão triste que chego até vergonha de comentas com as pessoas que me ama. Agora sei que encontrei ajuda no seu trabalho…. obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Gmayeel Wistemann

Bom dia Miguel Lucas,

Gostaria apenas de parabenizá-lo por seus artigos. Com toda certeza eles tem ajudado muita gente a entender este complexo mundo das relaçõs e do autoconhecimento. Continue com seu trabalho tendo a certeza do bem que faz aos outros.

Avatar for Miguel Lucas
Mario

Desculpe . mas difícil é sair de um cliclo vocioso e sofrido , porque
é como pedir para uma pessoa com depressão para se espertar e sair…
Ideias e até repostas uma pessoa com problema pode saber , mas reagir
é difícil , ou seria só se informar e o problema estaria resolvido .
Ajuda eficas , não encontrei em muitos meios que procurei , bonito é
tantos que me falaram , depende de mim , eu sei , mas se eu estou
distante de mim mesmo não me acho e não acho a força de vontade, isso
é a desmotivação e , se chegamos ao ponto de não se encontar , não
conseguir caminhar , já que num ha caminho , há caminhar , fazer o que , quando palavras e pensamentos não resolvem , fazer o que ?

Avatar for Miguel Lucas
kelly Cristina

Boa tarde Miguel!

Parabéns pelo conteúdo publicado,e venho dizer um pouco da minha história, ja tive vários amigos,porém sempre foram daqueles que não gostavam de ouvir a verdade e outros foram sairam da minha vida e me sinto muito só apesar de ter um marido excelente e um filho muito carinhoso.parece que as coisas estão indo sempre contra mim,tudo que pretendo fazer logo desisto não sei porque, são só pensamentos mas nunca atitudes e isso me deixa bastante frustrada e chego a pensar que sou uma pessoa muito infeliz.O devo fazer para encontrar a verdadeira felicidade?

Abraços!!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Beatriz

Olá, Miguel.

Este artigo é como um passo a passo para implementar uma mudança de hábitos! E acredito que pode ser utilizado em qualquer área da vida, principalmente para desenvolver melhores cuidados com a saúde. Com certeza vou indicar este artigo para os leitores do meu blog.

Avatar for Miguel Lucas
wandson

Oi Miguel obrigado por essas matérias que você nos fornecem, me ajuda muito.
tenho um problema estou desempregado quando saio pra procura emprego fico um pouco desanimado comedo das entrevistas, por não conhecer as pessoas, me sinto incomodado com isso o que eu faço para acaba com essa timidez , sou timido para falar com o publico.

Avatar for Miguel Lucas
Cristina Almeida

Olá Miguel,
Sou de Portugal, tenho 45 anos e foi preciso demorar estes anos todos para que finalmente alguém me compreendesse, o meu muito obrigado. É que em muitos assuntos que aborda, é como se me estivesse a ver ao espelho, já tinha falado neles a vários profissionais de saúde, mas tudo o que faziam era dar-me medicamentos, e a minha cabeça cada vez mais complicada. Com o seu contributo estou a aprender a conhecer-me, a lidar com os meus medos e essencialmente a enfrentá-los. Sempre que me sinto a fraquejar basta-me ler um artigo ou dois, para voltar a ter força para vencer. Abraço. MUITO, MUITO OBRIGADO. TUDO DE BOM PARA SI:

Avatar for Miguel Lucas
celeide fernandes silva

Olá, os seus artigos tem sidos fundamentalis para eu entender algumas atitudes , que eu tinha e infelismente não conseguia compreender. Estou realmente disposta a mudar, tenho o péssimo hábito da procastinação, principalmente em relação a tirar a carta de motorista, sempre paro no meio do processo, acabo deixando vencer o prazo. O pior fico sempre arranjando desculpas. A cabei de ler , o artigo que fala sobre isso. Confesso que é bastante doloroso , defrontarmos com essa realidade. Pretendo colocar em prática, tudo o que li. Obrigada.

Você tem me ajudado muito.

Avatar for Miguel Lucas
josé

olá miguel, primeiro eu gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho que você vem desenvolvendo que é o de ajudar pessoas a se libertarem das suas mazelas, seus medos, suas frustações…
sou muito grato por ter tido a oportunidade de conhecer o seu trabalho que tem me ajudado muito a me desenvolver pessoalmente, espiritualmente e profissionalmente.
bom, apesar de praticar todas as dicas que você vem partilhando com os seus posts, já li alguns dos seus livros várias vezes e sempre que tenho uma recaida volto a lê-los novamente para evitar a ruina.
ultimamente venho atravessando momentos dificeis, pois me formei a 5 anos e prometi a mim mesmo que iria estudar com o objetivo de passar em um concurso, estudo, mas porém não obtenho o resultado desejado, já ídentifiquei o problema, mas ainda não tive forças o suficiente para vencê-lo, pois todas as vezes que tento acontece algo que me desmotiva a estudar e me paraliso sem conseguir dá mais um passo adiante, arrumo sempre esse motivo como uma desculpa … eu sei que preciso estudar, me focar, mas estou me deixando paralisar pelas emoções negativas, seja do trabalho (que ultimamente tem sido muito puxado com as mudanças que estão querendo implementar de qualquer jeito, sem nos dar os meios suficientes, o que tem me aprisionado muito), seja dos noticiários que nos deixa com ar de que precisamos fazer algo para mudar a histária… enfim são tantas coisas que nos bombardeiam que acabo deixando interfiri na minha vida e acabo tendo-as como uma desculpa para não fazer o que realmente é preciso que é estudar para conseguir a minha aprovação… as vezes eu me isolo das pessoas por achar que estão contra mim, não sou de confiar em ninguem por achar que todas são traidoras, pois penso que tenho a sindrome da perseguição, da conspiração… preciso de umas dicas para poder enfrentar tudo isso, o que devo fazer? como agir diante de tais circunstâncias?
me desculpe pela extensa lista…

grato.

Avatar for Miguel Lucas
tais

amei cada palavra acontece que sempre tenho uma motivaçao,mais com o tempo desaparece e "volta tudo de novo"atraves desse artigo pode ver que meu problema é exatamente o medo de tentar,e de nao ser o resultado esperado,e a minha preguiça fisica,gostaria de saber o que faço para ter mais energia?obrigada pelos artigos esta na minha paginas de favoritos abraços

Avatar for Miguel Lucas
Rafael nogueira

Tenho lido constantemente os seus estudos e andam me ajudando bastante, tenho uma dificuldade grande em me relacionar com minha namorada, não por ela nem por outras pessoas o verdadeiro culpado sou eu, tenho medo de que não de certo, tenho medo de traição, tenho preconceito a respeito de seu passado, mas estou procurando ajuda de um profissional e a de voces pra conseguir superar esses medos… Agradeço e muito o que voce me ajuda!

Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
José

acabei de ler seu artigo e… esse ai sou eu, até chorei a ler, primeira vez que chorei assim em anos, não sei porquê mas senti-me muito bem, obrigado

passei por muitos fracassos na vida e identifiquei o meu problema, é exatamente o medo da rejeição e do fracasso que apesar dos meus triunfos nunca me deixa seguir em frente – minha infância foi um verdadeiro pesadelo, não desejo isso a meu maior inimigo… abandonado pelos pais, criado pelos avós, violencia doméstica – alcoolismo, ignorado, obesidade infantil, pensamentos suicidas, bullying, violencia psicologica.. até aos 13 anos era um verdadeiro ser selvagem – gordo, sem higiene, anti-social, roupas imundas, um nojo de pessoa, que levava porrada na escola

mas houve um dia que não me lembro mas que marcou minha vida em que acordei para o mundo e resolvi acordar – devo a minha vida a quem ou o quê me fez acordar nesse dia, se não não estaria aqui nesse dia – um colega meu não muito próximo sei que passou pelo mesmo e não conseguiu se levantar, não sei dele mais, mas me arrependo de nao me ter aproximado dele, se calhar nos podiamos ter levantado juntos :’)))

voltando ao assunto, nesse dia mudei – comecei a me preocupar comigo, com a minha vida, com o meu papel neste mundo, que se tinha que fazer alguma coisa por mim era agora ou nunca – mudei minha alimentação (com 10 anos tinha 79kg e nao era alto para minha idade), comecei a correr, comecei a mudar minha higiene, a preocupar-me mais com a escola e até a mudar minha familia a partir de dentro – aqui não consegui o que queria mas foi positivo

HOJE: tenho 19 anos, vou para o ultimo ano de meus estudos e penso seguir prá faculdade – sou um jovem á primeira vista normal, talvez um pouco atlético pois faço academia – na escola, desde esse dia comecei impondo respeito, ninguem me faz nada nem faço nada a ninguém, apesar de muito timido e calado me relaciono com quase toda minha classe, compreendi os motivos de minha mae e meu pai me deixarem, e meus avós? tentei tudo para haver paz e no fim houve – mas foi com separação, mas felizmente existe paz – eu na minha casa com minha avó, meu avô se mudou mas conseguiu paz – e visito ele sempre, mudou muito, largou o alcool logo…

quem leu até aqui pensa que agora é tudo rosas, certo? não podia estar mais enganado – os traços ficaram – estou mais atlético, mas as varizes ficaram, e eu pneu de gordura localizada que já tentei tudo para tirar mas ja me disseram que no meu caso só cirurgia de lipo e nao tenho dinheiro de momento :S – nos dentes por nao ter tido higiene até aos 13 tava cheio de caries (que com meu trabalhos de verão resolvi quase tudo) – mas é o pneu que parece me impedir de ter autoestima – fora ele penso que tenho um bom corpo, mas ele estraga tudo… e destroi minha autoconfiança

ja me disseram que sou bonitinho e saudavel (agora me cuido e bastante kkk), mas tenho vergonha do meu corpo por causa disso :S sinto-me horrivel porque olhando para os rapazes a minha volta, que traem suas namoradas sinto um nojo deles tão grande, nunca faria isso mas também tenho medo da rejeição por isso não consigo arranjar namorada apesar de no fundo achar que tenho o que é preciso para fazer uma mulher feliz

de resto sou igual a esse exemplo ai do texto, mas o que me levou a isso foi o que contei agora, gostaria de recuperar minha auto-estima que, apesar de ter tido alguns triunfos e ter noção disso, ainda me sinto um falhado (e se calhar sou) e não consigo dar "o salto" na minha vida – não sei que ser da minha vida, que profissão escolher, me sinto perdido, num vazio cá dentro em todos os aspectos – me sinto inútil nesse mundo – nunca ninguém reconheceu meu esforço em nada de bom que eu tenha feito na vida (nem um TPC bem feito, nem uma boa nota num exame, nada) talvez por isso me sinta um zero… alguem me da um conselho? 😀

tive que contar minha história, se você leu muito obrigado ^^ e você está numa situação má dê a volta que também é possivel com você – não acreditava mas foi possivel para mim e voce quase de certeza que está melhor que eu, aproveite seus recursos ^^ mas psicologicamente não se torne como eu :’)

Avatar for Miguel Lucas
Stefania

Parabéns pelo texto, acredito que além de mim muitas pessoas se beneficiaram de suas palavras, então parabéns pela iniciativa.
Espero conseguir sair do círculo vicioso que me encontro, para me dar uma oportunidade de ser feliz,

Avatar for Miguel Lucas
Miguel ANgelo

Muito grato, precisava ler tudo isso e compreender que sendo a vitima sempre eu não poderia sair do buraco que na verdade nunca existiu.

Avatar for Miguel Lucas
MJF

Olá, tive mudanças drásticas em minha vida. Estou desmotivada, tive o fim de um relacionamento intenso mas curto e ainda não me recuperei. Comecei o curso de direito ( ao que antes fazia enfermagem, durante 2 anos), e não me encontrei, não sei o que fazer… nada me faz feliz, me dá prazer! Nem as saídas com minhas amigas, reunião em família, nem focar em ler livros, nada mesmo! Não sei como superar, pois não é bom sentir isso e viver estagnada. Ainda tenho esperança de voltar com meu ex, que já eixou claro que não quer. Mas como tomar esse novo rumo na vida? Sendo que tudo nesta cidade me lembra ele..

Avatar for Miguel Lucas
Ana Monteiro

Boa noite, sou de Portugal, descobri a vossa página li e reli e está lá tudo o que eu sinto, uma infelicidade constante, aliás nunca me senti feliz, eu vivo vivendo sempre os problemas do passado eles me tem acompanhado e andam sempre comigo, momentos de grande tristreza constantemente. Momentos que não consigo fazer nada com medo de não conseguir e de querer tudo rápidamente.
Dias que sou capaz de fazer tudo com um acelaramento incrivel, dá a sensação que consigo levantar o mundo, no dia a seguir estou abatida sem energia e de grandes alterações de humor.
Ando medicada há 8 anos estou farta, o médico diz-me que tenho uma depressão major e assim ando nestes anos todos, tenho momentos de tristreza tão grande por nunca ter conseguido sentir-me feliz.
Sou infeliz, sem auto-confiança, sem auto estima, melhor, sou um farrapo. Obrigado por me deixar aqui desabafar meu problema.

Avatar for Miguel Lucas
Alex de Souza Resende

Olá Doutor Miguel, tenho 20 anos e sinto q minha vida não dá certo, sou muito ansioso e nervoso com as coisas; relacionamentos começam bem e logo já desanimo, projetos q faço não vão pra frente por alguma coisa, sinto dificuldades como tirar carteira de motorista, arrumar emprego, ser feliz, etc…Por favor, me ajude. Anseio muito mudar minha situação desagradável, melhorando meu ciclo de vida negativo e fracassado para positivo e vencedor. Abraço, aguardo resposta.

Avatar for Miguel Lucas
JULIANA LIMA

TUDO QUE VC ESCREVEU EU ME VI NESSAS LETRAS QUE FORMAM PALAVRAS SABE
VIVO DESSE JEITO VAI FAZER A 11 ANOS TENHO MUITA ANSIEDADE,TUDO ISSO PQ NÃO CONSIGO ESQUECER O PASSADO,O PASSADO QUE ME DEIXA TRISTE,CHATEADA,CIUMES E ETC..TUDO ISSO PQ AINDA AMO O PAI DO MEU FILHO E NAO ESTOU MAIS COM ELE,E ME SINTO MAL,SINTO QUE FALTA ALGO PARA ME COMPRETAR SABE E TBM NAO SEI OQ FAZER

Avatar for Miguel Lucas
Tatiana Gomes

Olá gostei muito do artigo, me vejo completamente sabotada por mim mesma, anos se passam e só promessas de que vou mudar, mas ao primeiro sinal de dificuldade volto ao meu ciclo de sabotagem, acesso as minhas janelas killer de minha memória, á poucos dias comprei um livro chamado armadilhas da mente de Augusto Cury, aprendi muitas coisas, mas perdi o livro ontem antes de terminar a leitura, aprendi que tenho que alimentas meus pensamentos criando janelas sadias em minha memória, as dificuldades da minha mente ainda são muitas mas não pretendo desistir.

Avatar for Miguel Lucas
marlon

Nossa estou muito satisfeito em ler esse artigo espero q lendo isso eu consiga aprender a ser positivo… minha vida depende disso…

Abraço obrigado pela ajuda!

Avatar for Miguel Lucas
Ana Gabriely

Olá, amei sua matéria, você me descreveu completamente nela!

Avatar for Miguel Lucas
muitos desses sintomas , se assim podem ser chamados, eu identifico em mim. Gostaria de saber o que devo fazer e se devo procurar um profissional adequado para me consultar.

Esses sintomas precisam de tratamento médico?

Avatar for Miguel Lucas
Ailton

Tenho 47 anos, sou considerado pelas pessoas que me cercam -pessoas estas dos mais variados níveis culturais e étnicos- como sendo uma pessoa inteligente; porém, eu não acredito nisso e "consigo provar" para mim mesmo que eu não sou isso que elas pensam.
Não gosto que digam isso a meu respeito, pois, me sinto como um grande enganador, acho que sou "bom" em induzir as pessoas a pensarem que eu sou inteligente.
Na realidade, me sinto um fracassado, como de fato, a minha situação atual indica. que posso ser considerado isso mesmo.
Porém, uma coisa eu sei que eu sou. RESILIENTE. E a prova maior é o fato de eu estar constantemente buscando "forças e meios’ para que eu possa me reerguer em vários sentidos em minha vida.
Minha auto confiança é praticamente nula, uma hora tomo uma decisão e em seguida outra, oscilo meu humor demais.
Seu artigo me disse o que eu já imagina ou até mesmo sabia.
Porém, ele acrescentou algo em mim; é possível se REERGUER, basta DETERMINAÇÃO e DISCIPLINA.
Acredito que com a ajuda de um profissional, seja um psicólogo, coach ou ambos eu possa "vencer’ e posteriormente, continuar vencendo.
Acredito em DEUS, e ELE é prioridade em minha vida, e com fé Nele ,VENCEREI.
Obrigado pelo toque para me despertar. E parabéns pela matéria.

Avatar for Miguel Lucas
Gal

Nossa, lendo o que vc escreveu senti como lendo algo que eu mesma escrevi, sou desse mesmo jeito, e atualmente me sinto fracassada na vida também, em todos os aspectos. O texto, muito bom por sinal, me ajudou a entender um pouco o que pode estar se passando comigo, porém infelizmente não sinto tanta fé como vc diz ter e dar a volta por cima, por em prática o que o texto manda, e acho que isso é um ponto muito negativo

Avatar for Miguel Lucas
Cris

Olá Miguel, parabéns, amei tudo o que disse, estou passando um momento complicado que eu mesma me coloquei, e suas palavras me ajudaram a entender que eu mesma preciso mudar, pq fico esperando meu marido mudar, mas isso nunca aconteceu, na verdade eu venho a 22 anos só mudando mas de maneira errada, na verdade eu acho que meu casamento já não adianta mais, e com isso fico só me culpando, começo uma faculdade e paro, começo um curso e paro, outra faculdade e nada, e ele não me impulsiona e eu menos ainda, eu mesma me derrubar é triste imagina dois polos me impulsionando para baixo!! Quero mudar minha vida, mas meu trabalho depende do meu casamento, temos um negócio, na qual eu trabalho, temos filhos, não temos casa própria, sou criticada pelo filho mais velho, e a mais nova ama o pai, o do meio fica no muro, o que faço? Por onde eu começo?

Avatar for Miguel Lucas
Reginaschmidt2009@hotmail.com

Bom dia!!! Enviei a pergunta é escolhi a boa resposta!!! parabéns pelo texto, mas principalmente pelo dom que Deus lhe deu de tocar a nossa alma!!!! Só precisamos nos esforçar para colocar em pratica!!!! desejo acompanhar este trabalho de elevar o padrão de pensamentos!!! agradeço !!! e aguardarei ansiosa por estar comigo nesta empreitada!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Reginaschmidt2009@hotmail.com

Pessoal!!!! isso tudo nos ajuda!!!!! Agora descobri um lugar que se chama Brahma Kumaris é uma rede de mais de 8.500 centros de meditação Raja Yoga estabelecidos em 110 países!!! indivíduos de todas as idades e formação participam das atividades!!! o conhecimento espiritual que estudam NUTRE o respeito por todas as tradições religiosas e EXPLICA DE MODO COERENTE A NATUREZA DA ALMA, DEUS, O TEMPO E O CARMA, E DELINEIA UM ESTILO DE VIDA QUE INCENTIVA A CONSIDERAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE VIDA!!!! PRATICAM E ENSINAM UMA FORMA DE MEDITAÇÃO QUE MANTÉM UM EQUILÍBRIO SAUDÁVEL ENTRE NOSSO MUNDO INTERNO E EXTERNO!!!!! PRESTAM SERVIÇO A COMUNIDADE, E ATRAVÉS DE PARCERIAS BUSCAM PROMOVER A COMPREENSÃO ESPIRITUAL, A LIDERANÇA COM INTEGRIDADE E AÇÕES ELEVADAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO MELHOR!!!!! PALESTRAS GRATUITAS E VIVEM DE DOAÇÕES!!!! VENHAM DESCOBRIR COMO PODEM OLHAR PARA DENTRO DE VOCÊS!!!! RUA DONA GERMAINE BURCHARD, 589 tel 3864-3694 !!!! Compartilho na intensão de ajudar!!!!! Obrigado!!!!

Avatar for Miguel Lucas
Juliana

Olá, quando li esse artigo entendi o que está acontecendo comigo, estou me auto sabotando.
Tenho um sonho que é fazer Medicina, porém sempre paro de estudar, todo dia invento uma desculpa pra mim mesma e digo que semana que vem eu começo e isso nunca acontece.
E fico muito mal isso, me sinto fraca, desencorajada. As vezes até choro por não conseguir uma coisas tão simples: estudar e ir atras desse sonho.
O que posso fazer pra isso parar? Esta acabando comigo. Me ajudem!

Avatar for Miguel Lucas
Frederico

Gostei muito desse artigo. Muito bom.
Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Augusto César

Valeu pelas dicas Miguel. Já cansei de chegar nos lugares com o pé esquerdo, e estou querendo fazer medicina! Cara suas dias tão levantando minha estima!!!!

Avatar for Miguel Lucas
soraia

HUM PENSANDO SERIAMENTE EM MIM SEPARA MAIS NAO CONSIGO FALA P ELE SOU MUITO GRATA POR TUDO QUE ELE FEZ POR MIM E ESSA GRATIDAO N PEMITE FALA QUE N O AMO COMO ANTES

Avatar for Miguel Lucas
Sueli Melo

Olá, Miguel Lucas! Não é de hoje que vejo seus vídeos, leio seus artigos e, desde então venho lutando para conseguir superar minhas dificuldades e não consigo. Será que preciso de um psicólogo? veja bem: tenho melhorado a driblar meus sentimentos e pensamentos negativos mas, não consegui ainda a realização da minha CNH que tanto almejo. Nas aulas de rua faço a maioria certo, na maior calma. Se meu instrutor fala que é Teste, já mudo meu comportamento e não controlo minha ansiedade. consequência: faço tudo errado. No Exame é a mesma coisa. Ja sei dirigir mas, isso está me atrapalhando. É o medo exagerado ao ser avaliada. O que fazer?

Avatar for Miguel Lucas
Nei

Miguel tenho 51 anos .me sinto preguiçoso e sem vontade de fazer nada.Sounprofessor de matematica mas estou desiludido da profissão pelos baixos salários e pelo desinteresse dos alunos!Tenho que ganhar mais para fazer frente aos meus gastos.Mas me sinto paralisado sem forças para reage e dar a volta por cima!O que eu faço?

Avatar for Miguel Lucas
R. Junior

Deste site tirei uma dúvida da qual estava me corroendo, ansiedade, esperar saber o que iria acontecer antes mesmo de conferir, sentir mau físico e desânimo, venho agradecer pela ajuda
Hoje é meu primeiro dia que tomarei essa mudança, dia em que tudo vai mudar para melhor na minha vida!

Avatar for Miguel Lucas
valeria

Boa noite, li o texto e me identifiquei muito com relacao a necessidade de mudancas, mas vivo fazendo as mesmas asneiras conforme bem diz o texto. Gostaria de uma visão de sua parte, autor deste texto, sobre a minha situacao de asneira abaixo, na qual nao consigo sair e está empatando as demais areas da minha vida:

Tema: Romance
Tempo: 2 anos
Etapas da relacão:
1- Paixão: Recém havia saído de um casamento de 20 anos. O que chamou atencão e atraiu foi a forma carinhosa, atenciosa como eu e minha filha fomos tratadas. Num momento de extrema dificuldade emocional.
2- Realidade: com o tempo de convivência fui percebendo que as diferencas de comportamento e maturidade estavam cada vez mais visíveis. Mas apesar de tudo, gostava e gosto dele.
Quem sou eu: objetiva, realista, tive uma infância difícil e desde cedo batalhei pelos meus objetivos: trabalho, estudos, faculdade, casamento. Independente financeiramente. Tenho uma filha de 6 anos que precisa de boas referências para um crescimento saudável. Tenho objetivos seja profissionais ou pessoais.
Quem é ele (na minha opinião/e da família dele): Homem de 39 anos dependente emocionalmente e financeiramente da família (atualmente da irmã, pois sua mãe faleceu a 1 ano). Mora com a irmã, não tem condicões de morar sozinho, ter seu auto-sustento (porque não quer).
Trabalhou pouquíssimo na vida, tem 2 imóveis no qual aluga e vive da renda (não adquiriu por esforco próprio, ganhou de herenca dos pais). Fez 2 faculdades pagas pelo pai e não concluiu nenhuma delas. Pensa somente no hoje, sem se preocupar no amanhã. Nao tem objetivos seja pessoais ou profissionais. Tem TOC no sentido de tornar coisas simples do cotidiano em coisas massivas, cansativas.
Tenho a sensacão de que me transformo em um TOC dele, onde me sufoca. Como não tem objetivos e preocupacoes, quer ocupar seu tempo exclusivamente comigo. Me sinto mais sufocada do que quando era casada.

3- Já terminei a relacão algumas centenas de vezes e sempre volto. Boa pergunta, porque? Me dou conta que não consigo viver sozinha. Meu histórico de sair cedo da casa dos pais e entrar num casamento, nunca me deram esta oportunidade. E com isso, entro num circulo vicioso no qual não consigo sair.

Resumindo: Nossas diferencas geram conflitos constantes, intensos, cansativos (sinto que perco energia). Os conflitos sempre são gerados pela minha insatisfacão com seu comportamento (ou a falta dele). Ele sempre na defensiva, e hoje é perceptível que não haverá mudanca por parte dele. Todos estes problemas que vejo nele, ele finge que não existem (é mais cômodo), ou seja, estou sofrendo por um problema que não é meu, e ele não está sofrendo, pois pra ele não é um problema.

Atualmente percebo que este relacionamento esta atrapalhando minha vida em todos os sentidos: emocional, saúde, trabalho, etc.

Parece loucura, porque nao consigo sair de uma relacão que é muito claro que não agrega nada de bom pra minha vida?

Avatar for Miguel Lucas
Claudia

Oi boa noite. tenho muita dificuldade em arriscar levar um Não nunca tive sorte para emprego namoro sempre tive decepções com em serviço em namoro, estou desempregada quero muito trabalhar mudar minha vida mais não consigo…

Avatar for Miguel Lucas
Sabrina

Boa noite miguel
Descobri recentemente seu blog e pra ser sincera achei incrivel, passo por uma situação em relaçao a mim msm, e sinto falta de falar cm alguem q realmente possa me aconselhar, nao sou feliz em minha vida, td q penso em fazer logo desisto e nao tenho aponho de ninguem me sinto soh e me sinto desanimada em meu trabalho, e em relaçao ao meu fisico tbm, msm as pessoas dizendo q sou bonita, o q faço ?

Avatar for Miguel Lucas
Daniel Lima

Boa noite, caro Miguel
pesquisei na net como tomar um rumo na minha vida
e a primeira página foi a sua, li seus dizeres, achei-os super interessante e pude me ver em muitas partes do texto, gostei de suas explicações, sempre procurei leituras sobre esse tema e nunca li algo que realmente pudesse ter algum sentido, porém seu texto explica detalhadamente o que eu venho procurando a algum tempo, vou procurar entender mais e ver onde posso mudar para me tornar alguém melhor, desde já meus agradecimentos meu caro Miguel, fica com Deus e que ele lhe abençoe imensamente, abraços…

Avatar for Miguel Lucas
Igor Benevides

Olá Miguel .
Eu tenho muitos pensamentos negativos na minha vida . Foi criado esses pensamentos negativos por eu mesmo , por que quando mais novo eu deixei muitas oportunidades passar , e isso as vezes me deixa um tanto quanto chateado e eu penso dessa maneira "Pô eu ja tenho 21 anos e agora com tudo que eu errei ,como vou conseguir criar tudo de novo e seguir minha vida de maneira certa. Parece que agora com 21 anos eu realmente me importo com a vida e quero me esforçar o maximo pra recuperar esse meu tempo perdido , O que voce acha Miguel com 21 anos eu ainda tenho chances de ser bem sucedido começando de agora so com o 3 colegial completo??

Avatar for Miguel Lucas
Jonas Mariano

Olá Miguel.
Li um pouco o seu artigo.
Em alguns pontos nele, me identifico bastante. No entanto, a minha curiosidade está em saber…

Confesso que a "negatividade" é a única companheira que tenho.
Me vejo como um verdadeiro fracassado em minha vida.
Jamais poderei contar com ajuda de amigos e familiares porque…
Meus familiares nem mesmo ligam se eu sou feliz, a única coisa que eles se importam de mim é do tamanho da minha carteira.
Quanto a amigos….
Hoje me pergunto se algum dia eu tive alguém que pudesse chamar de amigo?

E muitos ainda dizem que esse meu problema é por ser negativo demais.

Avatar for Miguel Lucas
Marcelo

Tenho cometido os mesmos erros a anos, com uso excessivo de drogas e álcool e atitudes negativas, minha vida entrou num ciclo vicioso, estou desesperado preciso de ajuda, para ter uma nova maneira de viver.

Avatar for Miguel Lucas
Josue Freitas

Boa Tarde
Me chamo Josué tenho 24 anos e seu artigo me fez ver muito minhas atitudes. Eu acho que vivo um ciclo de alguns pontos: eu sei o que estou fazendo de errado, me seguro em um proposito ou algo ou alguém qualquer coisa que visse minha meta , cumpro no máximo um dia ( infelizmente ) e no dia seguinte me vejo fazendo o errado de novo. E isso ocorre na maioria ( em todos pra ser sincero ) projetos, tanto para malhar, ter uma vida melhor na minha casa , faculdade , trabalho , vida pessoal , amigos, familia , namoro TUDO oq antes era um problema hoje afeta quase 100% da minha vida. Como eu vejo que vai ser longo o resultado acabo desistindo ou me vendo falhar.
Tenho talvez um bom costumo que é conversa com vc mesmo , meus pensamentos e meu consciente me fritam pq no fundo sei que to fazendo errado e digo pra mim mesmo amanhã vou mudar , amanhã vai ser diferente , faço um , dois , três dias e pronto ja me vejo vacilando.Depois digo que foi um descuido que não vai acontecer e boom, me vejo vacilando de novo. É triste quando vc sabe os sacrifícios que você tem que tomar , decisões , quando vc percebe que se vc não mudar um dia vai ser tarde e cada demora pra concluir só faz me empurra mais e mais. E o tempo ela não é nossa amiga o tempo passa e passa rápido.

Que desabafo estava precisando disso ! E mais um vez hoje digo pra mim que tenho que melhorar a partir disso, espero que dessa vez eu cumpra !

Avatar for Miguel Lucas
Sol

Ultimamente estou mto negativa,so vejo o lado ruim,imagino o futuro sombrio,nao acredito que posso ser feliz,e desconfio muito das pessoas.me pego pensando negativo coisas que nem aconteceram.ai tento desviar meu pensamento.amei esse artigo parabéns. Muito útil.

Avatar for Miguel Lucas
José Batista

Muito boa a matéria, realmente há um vício de habitos repetidos e acreditamos que estejamos sempre certos, grande equívoco, quando se vê o tempo já passou, a vida já passou!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *