Como posso ser mais positivo na minha vida?
Psicologia Positiva 22/09/2016

Como posso ser mais positivo na minha vida?

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas


Um cliente que atendi em consulta, chegou até mim porque estava profundamente triste e desesperado com alguns acontecimentos da sua vida. Ele tinha acabado de terminar com a sua namorada, que ele amava muito. Relatou-me que era muito ciumento e que estava ciente que algumas características da sua personalidade eram difíceis dele gerir, acabando por fazer coisas que mais tarde acabava por arrepender-se. Mas, para complicar um pouco mais a sua situação, as questões profissionais tinham sofrido um revés, pois um dos seus sócios de confiança do seu negócio, estava saindo, ficando ele com mais responsabilidades. Disse-me: “Doutor, sinto-me um pouco deprimido e esmagado por toda esta avalanche emocional e profissional.” Acredito que quando ele marcou consulta comigo, ele esperava que eu lhe injetasse uma enorme positividade (pois eu sou o criador da Fórmula da Positividade) e que isso o fizesse sentir melhor de imediato. Ao invés, eu consegui que ele conseguisse ficar confortável com a sua tristeza, e a partir daí criou-se espaço mental para eu lhe transmitir um conceito muito importante para a sua melhoria:

“Tudo muda a todo o momento, mas você é o principal criador da sua vida.”

Você é o principal criador da sua realidade

Às vezes é difícil ver o lado positivo da vida quando você se sente decepcionado ou quando um acontecimento o deixa profundamente abatido e a sentir-se desesperançado. Você quer sentir-se otimista, mas simplesmente não consegue ver como a vida poderia mudar ou o que poderia tornar as coisas melhores. Este é um momento perfeito para deixar perceber que você é o principal criador da sua vida. A ideia de ser o criador da sua vida, é você aceitar onde está no momento presente, mas também dar-lhe uma abertura para reconhecer que as coisas sempre mudam e que você pode contribuir muito para alcançar o que deseja.

Com o tempo, você entende o conceito: “Tudo muda a todo o momento, mas você é o principal criador da sua vida“. Ou seja, qualquer situação menos boa que você enfrente, certamente irá sentir tristeza, mas como você sabe que tudo isso não é permanente, abre espaço para aceitar a sua tristeza e igualmente o estado ou situação em que se encontra. Você permite a si mesmo ficar triste sem drama, porque sabe que não vai ficar preso nesse lugar menos bom. Ao tomar consciência que você é o criador da sua vida, abre uma porta para a esperança de que poderá partir para um novo desafio quando se sentir pronto. 

Enquanto conversava com o meu cliente, ele começou a assimilar a ideia da mudança e de ser o criador da sua vida, ao poucos sentiu-se aliviado e, na verdade, um pouco mais feliz. Reconhecendo que a sua vida mudaria novamente, permitiu-lhe sentir esperança e perceber que não estava condenado a ficar preso na sua tristeza. Com o tempo, e com mais algumas sessões de terapia, ele viu que existiam muitos caminhos que poderiam levá-lo a um novo lugar. Talvez ele encontre uma relação duradoura.  Talvez ele consiga criar uma nova oportunidade para o seu negócio.

Então, hoje, se você está a sentir-se triste ou ansioso com alguma coisa, perceba o que mudou, mas igualmente o que você pode mudar e criar para ajudá-lo a sentir-se melhor. Basta aceitar que tudo muda a todo o momento, mas que você é o principal criador daquilo que quer mudar para melhor. Esta ideia abre a sua mente para novas possibilidades. Não importa quão pequena a abertura seja, ao longo do tempo talvez isso vá iluminar o seu caminho para a esperança e para todas as possibilidades que a vida pode oferecer.

“A mudança é inevitável, mas você é o principal criador das suas mudanças futuras.”

mais positivo

Se a mudança é inevitável, temos de aceitar o que não podemos mudar

O poder da aceitação como elemento fundamental para a positividade, pode verificar-se na oração da serenidade: Deus concede-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar as coisas que posso, e sabedoria para saber a diferença.

Tudo que encontramos na vida, em última análise divide-se em duas categorias:

1 – Coisas que podemos mudar ou pelo menos ter alguma influência sobre.

2 – Coisas que não podemos mudar ou influenciar.


Se refletirmos mais aprofundadamente, podemos perceber que todas as nossas experiências, as internas e as externas, se encaixam em uma dessas duas categorias básicas. Basta reconhecer em que grupo se encaixa o desafio que enfrentamos (seja ele físico, mental, emocional, espiritual, ou interrelacional) para tornar a nossa vida mais gerenciável.

Se o desafio é algo que não podemos mudar, por exemplo, como o fato de estar com dor ou as ações ou atitudes de outra pessoa, temos de aceitar isso, e o nosso foco deverá encaminhar-se para a melhor forma de facilitar a aceitação. Se, por outro lado, o desafio é algo que se pode mudar, por exemplo, a forma como conseguimos amenizar a dor que temos ou como estamos lidando com a pessoa que nos perturba, o problema passa a ser sobre o que precisamos mudar (ou seja, criar) e como fazer as coisas acontecerem do jeito que pretendemos. É importante ressaltar um conceito extremamente valioso:

Uma coisa que podemos sempre mudar (por mais difícil que possa ser às vezes) é o modo como reagimos ao que não podemos mudar.

Mas, como é que que podemos aceitar as coisas que não podemos mudar e mudar o modo como reagimos ao que não podemos mudar? Ambos incluem a adaptação da nossa maneira de pensar, a maneira como lidamos com as nossas emoções, e as ações que tomamos de acordo com ambas.

A Fórmula da Positividade pode ser o seu grande trunfo. Na Fórmula da Positividade revelo a maneira como você pode desenvolver a sua mente para compreender os seus pensamentos, observá-los, questioná-los ou questionar a sua exatidão e conseguir separar-se deles.

Você aprenderá a construir um espaço mental para testemunhar as suas emoções e dar-lhes espaço para respirar. Quando conseguimos permitir que os nossos sentimentos negativos simplesmente se manifestem em nós, aceitá-los sem agir reflexivamente e sem colocar qualquer catalogação neles, a sua intensidade diminui e nós experimentamos menos pressão para agir de acordo com eles.

Fique a conhecer a Fórmula mais positiva do mundo clicando no link em baixo: 

www.formuladapositividade.com.br

A aceitação funciona como um antídoto à hipersensibilidade emocional, à hipersensibilidade dos sentimentos negativos. Se nos tornarmos mais cientes de como funciona a nossa mente, e porque razão sentimos as coisas que sentimos, ficamos mais aptos a podermos fazer uma opção de escolha. Ficamos mais aptos para criarmos a possibilidade de sermos felizes e bem sucedidos.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”

Receba os vídeos gratuitamente no seu email e aprenda como superar a depressão.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
geraldo edson peraçoni

Excelente artigo de fácil entendimento. este artigo nos ajuda antes mesmo de buscar um profissional da área.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Geraldo,

O objetivo é mesmo disponibilizar informação para que as pessoas percebam que existe um caminho a ser percorrido que permite a melhoria e a implementação do pensamento positivo nas suas vidas.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Jannaynne Janne

Quero parabenizar o autor do presente artigo!! Muito bom, além de ser de fácil entendimento, nos leva a refletir que a resposta para nossos problemas, não está em negar, mas em aceitar e perceber a luz no fim do túnel.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Jannayanne,

Obrigado pelas suas palavras. Por certo a aceitação é um passo muito importante para dar alguma luz à solução dos problemas.

Tudo de bom para você.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
ana

muito obrigada pelo artigo, muito bom mesmo!

Avatar for Miguel Lucas
Paulo Barbieri

Sou profundo admirador do seu trabalho, tudo que leio experimento na pratica e tenho tido ótimos resultados, mudanças, transformações pessoais, gostaria de algum material seu em audio, teria alguma coisa disponível na net?

Avatar for Miguel Lucas
andre luis martins

Bom dia, sou muito curioso com as leis do universo, da vida, etc…
Acredito sim que somos os CRIADORES DE NOSSAS SITUAÇÕES, mas confesso achar isto relativo. Por exemplo, eu mentalizo a vida que desenho em qualquer área, mas acaba não acontecendo. Passo por situações contrárias às desejadas e acabo me frustrando sempre, embora eu continue acreditando nesta lei. Não seria como uma "criança que deseja brincar na rua sem conhecimento dos perigos" e seu "pai" o proíba por saber que o filho não está preparado para aquela "situação"? Será que temos uma liberdade limitada, até alcançarmos mais maturidade espiritual para REALIZAÇÕES PESSOAIS?
São questões que venho meditando.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá André,

O conceito de sermos criadores da nossa vida, não pode ser visto como ter de acontecer tudo como nós queremos e desejamos só porque pensamos nisso. Este conceito deve comportar a ideia que nós somos o criador das nossas respostas e comportamentos perante os acontecimentos de vida. Você ficar frustrado ou não, é uma criação sua, é uma resposta sua (neste caso negativa) a uma situação da sua vida. Será que você não conseguirá criar um ouro tipo de resposta mais positiva e que ser-lhe útil perante o problema?

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
MArjorie Crawford.

Hallo Dr.Miguel Lucas,
Venho agradecer pelo impressionante trabalho,algo feito com total dominio,equilibrio exato,colocando todos os temas de uma forma simples,limpa,direta.Parabens Miguel,muito feliz por conhecer o teu trabalho,fico grata por cada materia tua,a ajuda tao importante que vc leva para as pessoas.Vc e um ser nobre Miguel,toda minha gratidao,
Fica com Deus,
Marjorie.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Marjorie,

Fico muito agradecido pelas suas palavras e também muito contente em saber que a informação que disponibilizo é bem entendida e de fácil prática.

Tudo de bom para você e o caminho é para a frente 🙂

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
Ricardo Sierban

Miguel, muito bom!

A positividade é realmente necessária para enfrentar os problemas diários, caso contrário não é possível suportar os muitos problemas que acontecem!

Quero aproveitar e perguntar-lhe sobre o "EFT" , realmente funciona?
Muito obrigado pelo conteúdo!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Ricardo,

Obrigado pelo seu comentário.

Na minha prática profissional não pratico a EFT porque não considero relevante para enriquecer a terapia.

Se funciona? Julgo que ao nível da crença, pode funcionar para algumas pessoas.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
ELIO J. SANTOS

Muito bom o artigo; faz bem até para quem pensa que não precisa,. Abraços/

Avatar for Miguel Lucas
Márcia

Miguel, gostaria de saber como comprar o e-book "Ataques de pânico – saiba como superar seus medos". Tentei pelo site do livro, utilizando o pay-pal, mas, após informar meus dados, vem uma mensagem dizendo que não foi possível a conexão do pay-pal com a empresa. Tem alguma outra forma? Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Márcia,

Por favor enviei um email para: geral@escolapsicologia.com explicando o problema e o livro que pretende comprar.

Obrigado.

Abraço,

Avatar for Miguel Lucas
josemuana

primeira coisa eu quero agradecer o autor eu digo este e um bom livro e deseijo obter masi livro pois que tam bem e meu sonho ser um escritor

Avatar for Miguel Lucas
Angela Porto

Miguel… seus artigos são como "Uma luz no fim do túnel" para os meus momentos difíceis.
Obrigada!

Avatar for Miguel Lucas
Giovana Rangel

Boa noite. Estou lendo uns artigos seus e eu estou até me sentindo mais motivada. Continuarei lendo o seu site, pois estou gostando muito do que estou lendo. Seu site é muito bom. Parabéns. Beijos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *