Como manter-se otimista perante a adversidade?
Psicologia Positiva 22/09/2016

Como manter-se otimista perante a adversidade?

Miguel Lucas Publicado por Miguel Lucas

A adversidade é uma condição da vida. Todos nós, em diferentes níveis e em diferentes situações lidamos com a adversidade, desde um grau reduzido, como por exemplo, em tenra idade não termos altura suficiente para alcançarmos o que desejamos, a graus mais elevados, como por exemplo, enfrentar dificuldades financeiras, ou uma doença terrível. A adversidade está em toda a parte. Todas as pessoas têm dificuldades para superar e problemas para resolver  num determinado momento ou período da sua vida. Nunca sabemos quando um evento inesperado vai acontecer. E, sobretudo quando esses momentos ruins ocorrem, pode ser difícil mantermo-nos otimistas.

Entender a adversidade

Quando as dificuldades acontecem, num primeiro momento podemos ter um impulso para pensar de forma negativa, até aqui tudo bem. No entanto, à medida que os dias vão passando e as dificuldades não diminuem, o pessimismo pode começar a assombrar-nos a vida. E, quando isso acontece, para além da própria adversidade acrescentamos um outro problema, que é o pensamento derrotista. Instala-se dessa forma um duplo problema que a pessoa passa a ter de lidar. O duplo problema construído pela adversidade e pela própria forma que a pessoa passou a pensar, cria uma desvantagem de enfrentamento do problema original. Perante este cenário o que pode ser feito?

Uma estratégia bastante benéfica é olhar para a natureza da adversidade e tentar entendê-la. Como referi anteriormente, todos nós temos obstáculos  e problemas que nos desafiam e necessitam de ser superados. Certamente cada um de nós pretende ter uma vida melhor, mas muitas das vezes é mais difícil do que esperamos. Arrisco a dizer que você também experienciou situações inesperadas que teve de enfrentar e lidar com grande custo e pesar.

Essa é a natureza da adversidade. É uma parte inevitável da vida que nos acontece inesperadamente e que é vantajoso saber aceitar. Afinal, isso não acontece só com você, acontece com todos. Mesmo aquelas pessoas que tiveram muito sucesso passam por dias ruins.

Quando você aprender a aceitar a adversidade como uma parte natural da vida, você começa a trabalhar melhor com as adversidades que possam surgir, impedindo que o pensamento pessimista se instale e consequentemente fica melhor preparado para lidar com a situação problemática. Podemos considerar o processo de aceitação como o primeiro passo a ser dado para que consiga manter-se otimista. No entanto, é necessário que o processo seja reforçado com outras estratégias que irão promover o seu pensamento otimista.

mulherfeliz

Em seguida apresento quatro estratégias que irão ajudá-lo a manter-se otimista perante a adversidade:

1. DÊ UM TEMPO PARA SE ACALMAR

A tendência comum em reação à adversidade, é a irritação, que pode conduzir à angústia seguida de desespero. Expressar a raiva e a frustração, numa primeira fase até pode ser benéfico (desde que não prejudique ninguém). Mas, passado pouco tempo, eventualmente, você tem que superar a raiva e olhar para a situação que tem entre mãos. Na grande maioria das situação o que aconteceu não pode ser alterado, de modo que importa aprender a aceitar isso.

Se você não se acalmar, se você não conseguir restabelecer o seu equilíbrio emocional face às adversidades da vida, as probabilidades do pessimismo vir a instalar-se aumentam drasticamente.  E isso pode levar ao ressentimento.

 2. RECUPERE E REFORCE O SEU ÂNIMO

Na presença da adversidade, também existe o impulso para a pessoa emergir em toda a negatividade vivida pelo momento crítico. A pessoa pode gerar a ideia que não existe espaço para mais nada a não ser sofrer com o que está acontecendo. É importante que a pessoa entenda, que pelo fato de dedicar a sua atenção a outros assuntos, ou a outras coisas, por algum tempo, não tem de sentir-se mal por isso. Pelo contrário, é benéfico que possa fazê-lo. Isso irá certamente permitir continuar a levar a sua vida para a frente e a não colocar em “perigo” as restantes áreas fora do problema.

Fazer algo para recuperar o ânimo, não tem de ser olhado como algo que não deve acontecer. Pelo contrário, a pessoa deve investir algum do seu tempo a recuperar as suas energias e bem-estar. Pode ser algo simples, como ir ver um filme ou sair com os amigos. Apenas certifique-se que é interessante o bastante para permitir libertar temporariamente a sua mente para fora do que está acontecendo. Isso não significa ignorar o problema na esperança de que irá embora. Você deve sempre trabalhar nos seus problemas ou situações incómodas. É mais sobre encontrar um espaço para recuperar as suas energias para evitar afundar-se.

3. VISUALIZE UM FUTURO MAIS PROMETEDOR

Quando você está lidando com a adversidade, pode ser fácil pensar que isso nunca vai acabar. Pode instalar-se o pensamento catastrófico que o seu mal estar irá ser permanente, e com isso perspetivar um futuro em que não consegue ver mais nada a não ser maus momentos. Se refletir um pouco sobre esta ideia, provavelmente conseguirá concordar que ninguém consegue prever o futuro com total exatidão. E, se assim é, deixa aberta a possibilidade de acontecer algo melhor do que aquilo que pode estar a julgar vir a acontecer. Por esta razão é que é importante visualizar um cenário em que podem vir a acontecer coisas boas, de acordo com os seus desejos.

Para aprofundar o assunto, leia: Visualize o que deseja alcançar.

Concentre-se nas coisas boas que você tem à sua frente e que ainda consegue fazer ou tem intenção de vir a realizar. Há sempre algo de bom que você pode pensar para o seu futuro se olhar de forma construtiva e otimista. Nem todo o futuro é mau. Ter esperança de que as coisas boas vão finalmente começar a acontecer de novo, e fazer por isso, é certamente vantajoso. O seu otimismo, suportado pela sua vontade de superar a adversidade vai ajudar a reunir forças para construir um futuro melhor. Sem uma perspectiva otimista, as coisas tornam-se muito mais difíceis.

4. PENSE NA ADVERSIDADE COMO UMA CONDIÇÃO DA VIDA

Quase tudo na vida é cíclico. A adversidade não foge a esta tendência. As coisas podem estar indo bem, e de um momento para o outro, algo ruim acontece. Novos problemas apresentam-se de forma inesperada. O lado bom, é que existe também o reverso da medalha, as coisas boas, por vezes, também acontecem inesperadamente. Se tudo é cíclico, então os momentos ruins que você possa estar a passar acabarão por ser seguidos por bons momentos. É apenas uma questão de trabalhar em não deixar-se abater demasiado com a adversidade que enfrenta, a fim de chegar posteriormente aos bons momentos.

PERMANEÇA OTIMISTA

Quando a adversidade bate à porta, não há problema em sentir-se mal por um tempo, desde que você não perca o seu otimismo. Mesmo sentindo-se mal, é imperativo que tome ações que possam minimizar o sucedido e promovam o retorno do seu bem-estar e significado de vida. Continue otimista de que as coisas serão melhores, aja de acordo com essa crença, e em breve, certamente você vai descobrir que o retorno positivo acontecerá.

Abraço,

Miguel Lucas

Novo usuário?
Comece aqui
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”
Obtenha Grátis o Programa “Diga Não À Depressão”

Receba os vídeos gratuitamente no seu email e aprenda como superar a depressão.

Comentários
Avatar for Miguel Lucas
solange

Gostei muito desse texto suas palavras me ajudam muito pois estou passando período complicado da minha vida .

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Solange, obrigado pelo comentário

É sempre enriquecedor saber que conseguimos contribuir para a melhoria de vida dos nosso leitores.

Força e convicção.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
saionara

Antes de conhecer seus artigos. eu era uma pessoa que não tinha forças para reagir as adversidades. Hoje me sinto maravilhosa diante das adversidades reajo consciente acreditando no amanhã bem melhor. Outro item que melhorei bastante foi o meu senso crítico com as leitura dos seus artigos
Sinto-me ótima e bastante agradecida por ter essas oportunidade de acesso ao seus artigos que me engrandeceram psicologicamente e espiritualmente. Vc é 10 . Muito obrigada!!! Abraços

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Saionara, obrigado pelo comentário

Fico bastante satisfeito e contente por saber que tem vindo a ficar mais esperançada com a sua vida. Agradeço imenso as suas palavras e o seu testemunho acerca da eficácia da aplicação das estratégias que colocamos nos artigos.

Tudo de bom.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
luciano

como sempre primordial em suas palavras.

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Luciano, obrigado pelo comentário

Fico esperançado que consiga aplicar Ad estratégias e impulsionar a sua motivação e otimismo.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
andre g. domingos

GOOSTO MUITO ARTIGOS COM TEXTOS MUITO BONS

Avatar for Miguel Lucas
Helena

Prezado Miguel Lucas,
Não imaginas o quanto têm sido útil os seus artigos, cada manhã que abro o e-mail, encontro um artigo seu não páro de ler anquanto não acabar, muito obrigada pelos conselhos e todas as dicas que tem dado para superação de adversidade.

Bem haja!

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Helena, obrigado pelo comentário.

É muito importante sabermos o feedback dos nossos leitores. Fico sempre muito contente por saber notícias felizes por parte de quem nos acompanha e tenta aplicar os nossos conteúdos na sua vida.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
leandro ivan

ler isto me ajudou bastante, estou no fundo do poço e nao encontro forças para me reerguer.

Avatar for Miguel Lucas
Penha

Leandro,

Não sei o que se passae com você, mas saiba que vai superar esta fase, terá forças para reagir.
Acredite!!! Você pode!!!
forte abraço

Avatar for Miguel Lucas
Miguel Lucas

Olá Leandro, obrigado pelo comentário

Certamente terá razões justificativas para estar com o seu ânimo abatido. Fico esperançado que os artigos possam incentivá-lo e fazê-lo perceber que a melhoria é possível. Fique connosco, acompanhe-nos nesta jornada de desenvolvimento pessoal.

Desejo-lhe coragem, persistência e força para superar os seus problemas. Estamos com você em espírito.

Abraço

Avatar for Miguel Lucas
Fábio Costa

Olá Miguel, muito interessante o seu post. Realmente nos momentos de adversidade temos uma grande oportunidade em nossas mãos, ou vamos nos manter na zona de conforto e "morrer" perante a adversidade ou podemos ter a ação de transformar a adversidade em uma incrível mudança de realidade adversa.

E muitas vezes temos que saber qual a nossa real Motivação para isso, gostaria de indicar um post que fala um pouco mais sobre isso:
http://www.equipepolishop.com.br/blog/polishop/motivacao/

Um abraço,
Fábio Costa
http://www.equipepolishop.com.br

Avatar for Miguel Lucas
Ilídio Barros

"É das dificuldades que nascem os milagres." Jean Bruyère

Avatar for Miguel Lucas
WTF

Divino!

Tudo muda o tempo todo! Somos Eternos Aprendizes…

"Somos o resultado das questões que escolhemos resolver." WTF

Avatar for Miguel Lucas
Angela Rie

Olá Miguel =)
Estou aqui para agradecer as suas palavras.
Sempre que tenho um tempo vago leio algum dos seus artigos, sempre me ensinando e me incentivando muito!
Espero que continue com esse trabalho maravilhoso que você faz =)
Obrigada de coração! =) Saudações, Angela.

Avatar for Miguel Lucas
Carlos

Abraços do Brasil,

parabéns pelo site.

Avatar for Miguel Lucas
Shayane Lopes

Um otimo e motivador artigo. Realmente, ao surgirem as adversidades da vida, muitos de nós agimos com desespero achando que aquilo só irá piorar. Não podemos tomar tais atitudes, pois pensamentos e ações pessimistas nos trarão pensamentos e ações pessimistas. Positividade e otimismo sempre…lembrem-se: os momentos ruins são naturais a vida e precisamos vê-los como formas de crescimento e amadurecimento.

Avatar for Miguel Lucas
jose

o comentário é espetacular e o melhor em receber e poder passar pessoas,mais eu tenho uma luta já tentei por duas vezes fazer provas praticas para troca de categoria,nos treinamentos tudo perfeito,mais quando chega a prova ja era,se alguem quier passar alguma orientação eu aceito obrigado

Avatar for Miguel Lucas
Beatriz santos

Olá Miguel tudo bem ?
Em primeiro lugar quero te parabenizar pelas suas palavras elas me ajudaram bastante
pois sou muito otimista, Mais passei por uns problemas, E andava muito triste ai comecei a ler seus artigos e estou vendo a vida de outra forma.

Parabéns

Avatar for Miguel Lucas
wanderley

Li seus artigos e fiquei muito feliz em saber que existem pessoas como vc para nos motivar e até curar com seus artigos. Parabéns!

Avatar for Miguel Lucas
Judithe Decke Gomez

Boa tarde Miguél; não imaginei o quanto poderia ser produtivo o seu artigo. Primeira tarde que abro o site, encontro um artigo Psicologia e Motivação vou continuar lendo, muito obrigado pelos conselhos e todas as dicas que tem dado para a gente. É disso que estamos necessitando. valeu.

Parabéns

Avatar for Miguel Lucas
Alex Oliveira

Miguel Lucas, você não sabe, mas você é muito importante para muitos. Muitos que querem sair de situações muito muito difíceis GOSTARIA DE DAR A INFORMAÇÃO: A UNIVERSIDADE CLARETINO SÃO PAULO – BRASIL- TEM INDICADO SEUS TEXTOS NAS GRADUAÇÕES. Como pode ver a grande importância da sua colaboração pessoal e acadêmica. Agora peço muitíssimo que você escreva um artigo especialmente: Como não bloquear com as situações. Porque as vezes não vale só dar um espaço. precisa mais do que isso. Agradeço pela a aula que você tem nos propostos, e as mudas que nos tem causado. Até mais.

Avatar for Miguel Lucas
Tiago

Nossa realmente adoooooooro ler os artigos da escola da psicologia, já testei algumas coisas e realmente funcionam, agora meu objeto é comandar a minha mente, estou trabalhando pra isso… Obrigado por compartilhar tanta sabedoria com a gente!!!

Avatar for Miguel Lucas
lucimar

Tenho que te agradecer e muito, sempre que leio um artigo seu consigo ver as adversidades de uma perspectiva diferente. Olha que estou passando por bastante problemas de diversos sentidos: doença, conjugal, sao os que aceitando no momento.
abraços do Brasil.

Avatar for Miguel Lucas
Graziela

Também estou passando por uma situação adversa com o meu pai e esse artigo me ajudou muito desde a aceitação até em como me tornar otimista diante da doença. Obrigado!

Avatar for Miguel Lucas
Yago

Poxa, muito bom esse seus artigos Miguel. Tive um episódio depressivo no ano passado, por não saber lidar direito com pensamentos e sentimentos ruins, ainda estou na fase de aprender a lidar com eles de uma forma no qual contribua para a minha qualidade de vida. Só queria saber uma coisa, pressão na cabeça, dores de cabeça e mal estar são normais por tentar lidar com isso? Sinto as vezes minha cabeça esquentar quando tento lidar com eles, tem efeito, mas eu sinto isso. Essa dicas suas acrescentam em muito no que eu aprendi e venho aprendendo na minha vida, pois também sou atleta de rugby e isso é necessário. Obrigado e forte abraço!

Avatar for Miguel Lucas
Ana

Ola Miguel
Gosto do texto alias tenho lido alguns textos seus e incentivo os outros a lerem pois acho que uma forma de aprendermos a olhar para as coisas de outra forma, ou mesmo prepararmo-nos para enfrentar as adversidades da vida. Vivo num País pós-conflito e consequentemente com muitos problemas sociais e não só. A falta de motivação, auto-confiança, e de auto-estima, etc…. é preocupante e avassalador! Quero agradecer toda a força que está transmitindo com os seus maravilhosos artigos! Muito obrigada e um grande abraço

Avatar for Miguel Lucas
Solange Silveira

Gosto muito de ler seus textos. Parabéns pela iniciativa. Obrigada

Avatar for Miguel Lucas
Sandra

Olá Miguel tudo bem? Parece que você escreveu esse artigo para mim, pois é exatamente isso que está acontecendo comigo. Eu e meu marido planejamos fazer algo de melhor em nossas vidas, com ótimas intenções, e deu tudo errado. Minha vida mudou assim de repente. Estou no processo de amadurecimento forçado. Pense como é difícil amadurecer!. Quando falo com Deus, me sinto serena, em paz e otimista, mas de repente sem mais nem menos perco toda minha energia. Graças a Deus estou fazendo terapia e isso está fazendo com que eu caminhe.

Avatar for Miguel Lucas
marcio vallini

Esta matéria não poderia ter vindo em melhor hora para mim, estou passando por uma atual diversidade e esta matéria veio a me trazer a calma e serenidade para aceitar e lidar da melhor forma com o momento.

OBRIGADO E FORÇA.

Avatar for Miguel Lucas
Jader Ioris

Gostei do texto. .. faço das minhas adversidades a motivação para melhorar e seguir em frente em busca de uma coisa melhor.

Avatar for Miguel Lucas
Maria jose

Parabéns Miguel, pois estou colocando em pratica as minhas adversidades para que eu posso pensar mais positivo. Sei que sou muito otimista , mas de vez em quando fico de auto estima baixa. Mas vc me acorda me da um arranco e eu retorno novamente ativada.Obrigado que continue tendo forças para escrever dados motivacionais para nos e que as coloque em pratica quando necessitar. Muita luz em seu redor é o que desejo.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *